News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 26/02

Started by Bruno3429, 26 de February de 2011, 09:25

Previous topic - Next topic

Bruno3429

A UEFA traz alegria mas cansa
Por Pascoal Sousa

Os oitavos-de-final da Liga Europa devolveram sorriso à cidade e ao SC Braga. As competições europeias fazem muito bem ao ego do vice-campeão, mas o corpo acaba por pagar. Após dez desafios da UEFA, no jogo seguinte, os arsenalistas só ganharam por quatro vezes.

Braga despertou ontem com um sorriso do tamanho da Europa. É o futebol o veículo desse sentimento e o SC Braga o portador da mensagem que devolveu a alegria à cidade, depois de a equipa ter alcançado pela quarta vez os oitavos-de-final da segunda competição da UEFA.

Confirma-se que do ponto de vista psicológico as provas europeias constituem importante estímulo para elevar o ego dos jogadores e adeptos e atenuar os efeitos desgastantes de uma época distante do brilhantismo da anterior, quando os arsenalistas lutaram até ao fim pelo título.

A Europa é uma boa aliada do SC Braga? Bom, não é propriamente uma amiga incondicional. Há um preço a pagar para estar neste condomínio privado da UEFA. O conjunto de Domingos costuma receber a factura no jogo imediatamente a seguir, quando regressa às competições internas.

Na fase inicial da época, os minhotos nem encaixaram mal a acumulação de desafios. O primeiro jogo com o Celtic não serve de referência, porque aconteceu na pré-época. Após o segundo duelo com os escoceses, o SC Braga venceu facilmente o Portimonense, mas escorregou em Setúbal antes de viajar para Sevilha.

Olhando para o quadro que A BOLA publica, concluiu-se que após 10 desafios na UEFA os arsenalistas ganharam quatro vezes internamente, empataram por duas ocasiões e perderam quatro partidas.

A Bola

Bruno3429

Custódio convence antecessores
BRUNO FILIPE MONTEIRO

Encarado de lado por alguns adeptos por ter transitado do arqui-rival Guimarães, Custódio tem aproveitado a ausência de Vandinho, habitual proprietário da posição 6, para demonstrar que está pronto para o substituir a qualquer momento. A exibição contra o Lech Poznan foi por todos elogiada e, ainda que por momentos, serviu para calar os que o vinham criticando e duvidando da sua capacidade para render o capitão. Quem nunca teve dúvidas foram Barroso, Mozer e Luís Loureiro, que encontram no médio-defensivo qualidades mais do que suficientes para se impor no onze num futuro muito próximo. Tudo o que acreditam ser necessário é mais minutos, pois foi desde que começou a ser utilizado com maior frequência - não falhou qualquer jogo no mês de Fevereiro - que Custódio melhorou o seu rendimento.

Exceptuando qualquer problema de última hora, Custódio será titular na deslocação à Figueira da Foz. Um estatuto que fez por merecer, segundo Barroso, que apreciou bastante "a entrega que aplicou frente ao Lech Poznan". "O Braga precisa de alguém com a entrega que o Custódio aplicou para dar a volta à situação no campeonato", referiu, a O JOGO, o ex-trinco do Braga, opinião que é partilhada por outro ex-dono da posição 6 dos arsenalistas: Mozer. "Não é fácil entrar e depois sair, mas foi-lhe dada uma nova oportunidade e está a realizar um bom trabalho", elogiou.

Luís Loureiro não seguiu o jogo com o Lech Poznan, mas conhece bem Custódio dos tempos do Sporting (jogaram juntos em 2005/06) e não tem dúvidas de que irá conquistar o coração dos adeptos. "Custódio acabará por ser acarinhado como qualquer outro jogador, porque fará tudo para dar alegrias aos sócios", afiançou o médio que passou pelo Braga em 2004/05.


Opinião dos antecessores

Barroso | O antigo "pontapé-canhão" não mistura profissionalismo com paixão por clubes e considera que Custódio deve ser apoiado


A "entrega" que Barroso viu no médio frente ao Lech Poznan leva-o a crer que as coisas poderão ser ainda melhores no futuro. "Está mais adaptado à equipa e deu provas de que pode evoluir mais com o tempo. Nota-se que está a ganhar confiança e, com isso, também ajuda a equipa", referiu o antigo "pontapé-canhão" dos arsenalistas, que apoiará sempre Custódio enquanto este estiver na Cidade dos Arcebispos. "Ele já não joga no Vitória; é do Braga e merece ser apoiado por todos", sublinhou.


Mozer | Mesmo jogando numa posição mais discreta no terreno, o ex-médio acha que o sucessor tem dado conta do recado


Para Mozer, "o futebol é rendimento", e o que Custódio teve nos últimos encontros deixou-o satisfeito, ao ponto de o considerar um jogador com capacidade para substituir Vandinho agora ou num futuro próximo. "O Custódio tem um excelente trajecto como jogador e pode afirmar-se no Braga, porque tem dado boa conta do recado sempre que é chamado pelo treinador", comentou o ex-médio que actuou no Braga na década de 1990, convicto de que Vinícius é "outra boa opção para a posição de trinco".


Luís Loureiro  O posicionamento táctico é a característica do ex-vitoriano que mais salta à vista do antigo centrocampista


Como ex-companheiro de Custódio no Sporting, Luís Loureiro conhece-o como ninguém e, por isso, não teve problemas em apontar a principal característica do médio. "A sua grande virtude é o posicionamento táctico. Ele sabe que terrenos deve pisar e acaba por ter uma influência positiva nas equipas onde joga", resumiu o antigo centrocampista, que passou pelo Braga em 2004/05. Assim não duvida de que ex-vitoriano "tem condições para realizar boas épocas" pelos bracarenses.


Manter a pedalada

A vitória frente ao Lech Poznan, que permitiu ao Braga qualificar-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, foi como uma injecção de confiança para uma equipa que, internamente, não tem correspondido às expectativas criadas à sua volta na pré-época. Os últimos dois jogos em casa redundaram em derrotas, o que leva Paulo César a vincar a importância de aproveitar a pedalada ganha quinta-feira para voltar aos triunfos já contra a Naval. "Temos feito uns jogos bons e outros maus no campeonato, mas temos de tentar manter uma regularidade, porque, se o fizermos, vamos subir na tabela", afirmou convictamente o avançado, determinado a "trabalhar bem para voltar rapidamente à normalidade", depois de se ter sentido bem no regresso à competição. Antes havia estado três semanas na enfermaria a tratar uma lesão muscular, problema que esta época tem afectado grande parte do plantel. A explicação, segundo o brasileiro, é simples. "A nossa equipa foi a que fez mais jogos em Portugal, pelo que isso são coisas naturais", atirou depois de ter descrito a eliminatória com o Liverpool como "um prémio". "As dificuldades serão grandes e não poderemos errar, porque a esse nível pode ser fatal", resumiu.


Benfica faz disparar o preço dos bilhetes

Já foram divulgados os preços dos bilhetes para os próximos jogos do Braga em casa, frente a Benfica (domingo, dia 6 de Março) e Liverpool (quinta-feira, dia 10), nos quais os responsáveis do clube esperam uma boa afluência de adeptos. Os ingressos para o encontro com o campeão nacional, contudo, não são propriamente baratos, já que o mais barato, para sócio, se cifra nos 12 euros e o mais caro, para não-sócio, chega aos 60 euros. Frente aos ingleses, os sócios com lugar anual terão de pagar sete euros - sem lugar, pagam dez -, enquanto o público em geral terá de despender 20 euros.


Braga colhe bons frutos na Figueira

A próxima deslocação do Braga costuma ser uma das menos penosas para o clube. Os arsenalistas nunca perderam no José Bento Pessoa e já lá jogaram em cinco ocasiões para o campeonato. Os piores resultados foram dois empates, cedidos na era de Jorge Jesus e Carlos Carvalhal; o melhor foi uma goleada por 4-0, obtida em 2009/10, que deixou a equipa de Domingos perto de garantir o segundo lugar na Liga, confirmado sete dias depois, em casa, com o Paços de Ferreira.


Vandinho e Paulão já fizeram corrida

Vandinho e Paulão deram ontem sinais de estar a recuperar positivamente das respectivas lesões. O médio e o central, únicos clientes do departamento médico nesta fase, pois Quim até já pontapeia a bola, já fazem alguma corrida, mas não são opção para este jogo.


Sorrisos marcaram regresso ao trabalho

O dia seguinte ao apuramento para os oitavos da Liga Europa ficou marcado por muitos sorrisos, mas nem todos os atletas utilizados contra o Lech Poznan recuperaram no relvado. Rodriguez e Elderson trabalharam no ginásio, embora hoje já devam treinar normalmente.

O Jogo

Bruno3429


Benfica e Liverpool na onda dos milhões
SAD do sp. braga ESFREGA AS MÃOS AO ENCAIXE PREVISTO
Autor:  ANTÓNIO MENDES

A vitória sobre os polacos do Lech Poznan não representou apenas mais um passo significativo na prestação europeia do Sp. Braga desta época, acrescentando o dado curioso de o calendário proporcionar a visita ao Estádio Axa de uma onda vermelha que promete encher ainda mais os cofres da SAD arsenalista.

De facto, no espaço de cinco dias (entre 6 e 10 de março) a cidade de Braga vai ser literalmente invadida por adeptos do Benfica e do Liverpool, dois clubes reconhecidos pelas massas que arrastam consigo, aguçando o apetite em termos meramente competitivos, mas também fazendo crescer um bolo financeiro que já tem uma fatia de registo histórico.

As previsíveis "boas casas" que se esperam nas receções aos encarnados de Lisboa e aos reds da cidade dos Beatles dão a garantia de uma época "feita" à custa da prestação desportiva da própria equipa, num exemplo salutar mas só possível, obviamente, aos euros que uma entrada na milionária Champions possibilita.


Dragões têm opção por Leonardo Jardim
pinto da costa valida mudança do técnico para braga

Autor:  NUNO FARINHA
MANUEL ARAÚJO

O treinador do Sp. Braga na próxima época será Leonardo Jardim, como Record já anunciara em primeira mão. Mas a mudança, de Aveiro para o Minho, apenas poderá ser concretizada porque o FC Porto terá permitido isso mesmo no direito de opção que já terá celebrado com o ainda técnico do Beira-Mar.

Leonardo Jardim, de 36 anos, é uma das revelações da Liga 2010/11 e teve direito a receber um rasgado elogio público de Pinto da Costa no dia (28 de dezembro) em que o presidente do FC Porto completou 73 anos. Afinal, PC não se terá ficado pelas palavras e tratou de assegurar o futuro dos azuis-e-brancos, mesmo que a longa distância. Ou seja, com este compromisso, Jardim não pode firmar nenhum contrato sem o aval dos dragões.

E mesmo assim, tal como irá suceder agora com a mudança para Braga, a ligação não poderá ser válida por mais do que um ano.

Record

Bruno3429

Ganhar ao Braga pela primeira vez
CONCEIÇÃO DIOGO

O Braga vem sendo um clube do qual a Naval não guarda boas recordações, já que a equipa da Figueira da Foz nunca derrotou os arsenalistas, cenário que tentará alterar na segunda-feira. De resto, a recepção da última época foi desastrosa: 4-0 para a formação de Domingos. Curiosamente, Mozer tem aproveitado a semana para corrigir situações defensivas. Desde que chegou, a Naval marcou em todos os jogos do campeonato, mas também sofreu sempre.

O Jogo

Bruno3429

Ranking UEFA: veja o contributo de cada clube português
F.C. Porto lidera, Benfica distancia-se do Sporting

A boa campanha das equipas portuguesas nas provas da UEFA prossegue em 2010/11, com Portugal a manter o sexto lugar no ranking, com aquele que é já o melhor desempenho de sempre. Um contexto que relança a pergunta: qual é a equipa que mais tem contribuído para a tendência de recuperação?

Os números abaixo deixam a resposta: o F.C. Porto surge em primeiro lugar, à frente do Benfica, que nesta ronda da Liga Europa se distanciou do Sporting. Sp. Braga vem mais atrás, mas há uma tendência de aproximação entre os quatro. Dragões e águias contribuem com mais de metade do total (52,8 por cento), mas o desempenho conjunto de Sporting e Sp. Braga já soma uns apreciáveis 40,1 por cento.

Há mais seis equipas a pontuar nos últimos cinco anos, mas o seu contributo não chega a oito por cento do total.

Total dos últimos cinco anos: 44.596

Contributo nos últimos cinco anos:

F.C. Porto: 12,619 (28,3%)
Benfica: 10,936 (24,5%)
Sporting: 10,241 (22,9%)
Sp. Braga: 7,667 (17,2%)
Nacional: 0,916 (2,1%)
Marítimo: 0,800 (1,8%)
U. Leiria: 0,500 (1,1%)
P. Ferreira: 0,393 (0,9%)
V. Setúbal: 0,309 (0,7%)
V. Guimarães: 0,214 (0,5%)

2010/11
Total*: 59 pontos a dividir por 5 equipas (11.800)
F.C. Porto=15 (3,000)
Sp. Braga=15 (3,000)
Sporting=13 (2,600)
Benfica=12 (2,400)
Marítimo=4 (0,800)
*Em actualização

2009/10
Total: 60 pontos a dividir por 6 equipas (10.000)
Benfica=20 (3,333)
F.C. Porto=19 (3,167)
Sporting=14 (2,333)
Nacional=5,5 (0,916)
P. Ferreira=1,5 (0,250)
Sp. Braga=0 (0)

2008/09
Total: 47,500 pontos a dividir por 7 equipas (6.785)
F.C. Porto=16 (2,285)
Sp. Braga=14 (2,000)
Sporting=12 (1,714)
Benfica=3 (0,429)
V. Guimarães=1,5 (0,214)
V. Setúbal=1 (0,143)
Marítimo=0 (0)

2007/08
Total: 55,500 pontos a dividir por 7 equipas (7.928)
Sporting=17 (2,428)
F.C. Porto=14 (2,000)
Benfica=13 (1,857)
Sp. Braga=7 (1,000)
U. Leiria=3,5 (0.500)
P. Ferreira=1 (0,143)
Belenenses=0 (0)

2006/07
Total: 48,500 pontos a dividir por 6 equipas (8.083)
Benfica= 17,5 (2,917)
F.C. Porto= 13 (2,167)
Sp. Braga= 10 (1,667)
Sporting= 7 (1,166)
V. Setúbal= 1 (0,166)
Nacional= 0

Sistema de cálculo da UEFA:

São consideradas as últimas cinco temporadas. Para cada uma, considera-se o total de pontos conseguidos pelas equipas (2 por vitória, 1 por empate, metade destes valores nas pré-eliminatórias), dividido pelo total de equipas desse país que participam nas competições europeias do ano em causa.
A isto há que acrescentar cinco pontos de bónus por cada presença nos oitavos-de-final da Champions e, depois, nas duas provas, um ponto pelos quartos-de-final, meias-finais e outro ainda pela chegada à final. O acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões rende quatro pontos de bónus.
O ranking actual determina a distribuição das equipas nas provas europeias em 2012/13. Em 2011/12, Portugal terá cinco presenças: duas na Liga dos Campeões e três na Liga Europa.

Maisfutebol

JotaCC

Elderson ainda sem ritmo

Depois do sucesso europeu, o SC Braga espera transportar o bom momento para registo interno, na deslocação de depois de amanhã ao terreno da Naval.

Domingos Paciência dirigiu esta manhã mais uma sessão à porta fechada mas, sabe-se, que continua a debater-se com ausências importantes e ainda não será desta que deverá fazer regressar à titularidade o defesa-esquerdo Elderson.

O nigeriano está clinicamente apto mas ainda exibe algumas dificuldades físicas, que obstam a 90 minutos de utilização.

Perante isto, manter-se-á Sílvio no lado canhoto da retaguarda.

Vandinho e Paulão fazem corrida mas o regresso à competição prossegue adiado.

Domingos Paciência aborda amanhã à tarde, às 17.30 horas, o encontro com o conjunto da Figueira da Foz.

A BOLA