News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 23/02

Started by JotaCC, 23 de February de 2011, 07:32

Previous topic - Next topic

JotaCC

Mossoró: "Vamos lutar até ao fim para vencer"


A eliminatória está ainda em aberto. E Mossoró é o espelho da confiança que paira no plantel de Sp. Braga para o duelo com os polacos do Lech Poznan, a contar para a segunda 'mão' dos dezasseis avos-de-final da Liga Europa. O médio refere que a derrota na Polónia e com o Paços de Ferreira não retirou a esperança ao grupo e deixa a garantia aos adeptos.
"Estamos a trabalhar para dar a volta, sabemos que estamos em desvantagem, mas a jogar em casa com o apoio dos nossos adeptos é possível. Sabemos que a vitória não tem acontecido nos últimos jogos em casa, mas o que podemos prometer é que vamos lutar até ao fim para vencer e consequentemente conseguir a qualificação", frisou.

O brasileiro diz que o grupo está "concentrado e focado" para dar a volta à desvantagem de um golo. E é peremptório: "não tenham dúvida que vamos correr do primeiro ao último minuto à procura da qualificação".
Como explicação para os resultados menos positivos, Mossoró considera existir "um pouco de infelicidade, sobretudo nos jogos em casa". "Começámos bem a segunda volta fora de portas, mas em casa ainda não vencemos. Os adversários têm vindo cá com o propósito de jogar nos contra-ataques e temos aceitado isso. Temos facilitado. Espero que neste jogo a equipa use um pouco a fragilidade do adversário e explore os pontos fracos deles", referiu.

Mossoró revela que o balneário "está unido e forte" e reforça a ideia de que "não é esta derrota que vai tirar a nossa confiança". "Sabemos que temos qualidade para fazer muito mais".
No campeonato, o Sp. Braga está mais longe de um lugar europeu e falhar a Europa nem passa pela cabeça do médio: "seria inédito para mim também, porque desde que estou aqui na Europa sempre cheguei a um lugar europeu. Mas há ainda mais dez jornadas pela frente, temos plenas condições de chegar ao terceiro lugar. Temos de entrar nos jogos mais focados. Mas vamos passo a passo, ganhando jogo-a-jogo para no final ver onde terminamos", rematou.

Uma escola repleta de alegria

Uma alegria contagiante. E um estado de entusiasmo total e delírio pela visita dos craques. Ukra e Mossoró fizeram as delícias aos 160 jovens alunos da Escola EB1 do Bairro da Alegria, em Braga, em mais uma visita inserida na campanha de 'marketing' do Sp. Braga.
Os dois jogadores distribuíram autógrafos, tiraram fotografias, e brindaram a instituição com um livro sobre a história do clube arsenalista.

Com o intuito de aproximar os mais jovens ao clube, a campanha ganha cada vez mais adeptos, num apoio crescente a olhos vistos. E as palavras de apoio à equipa demonstram a 'paixão' pelos 'Guerreiros do Minho'.

"Sou sócio do Sp. Braga e vou ver os jogos todos ao estádio com o meu pai. O meu jogador preferido é o Lima. É um exemplo para mim. Também jogo futebol, no Águias FC, sou médio, e quando for maior quero ser futebolista", contou Marco Machado. Aos oito anos, o jovem adepto arsenalista aproveitou para deixar uma mensagem ao clube: "o Sp. Braga é o melhor. E o Domingos é o melhor treinador do mundo".

Ao som do hino do Sp. Braga e de cânticos como 'ninguém pára o Mossoró, ia, ia, ó', os jogadores presentearam também Francisco, aluno do terceiro ano, com uma camisola do clube, devidamente autografada por todos os jogadores do plantel.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Domingos lança feras no ataque
alan regressa de lesão enquanto lima foi poupado frente ao paços de ferreira

Os trunfos são para ser lançados no momento e na hora certa! Com um golo de desvantagem na eliminatória, os guerreiros do Minho têm de marcar por duas vezes sem sofrer para seguir em frente nas competições europeias e nada melhor do que ter Alan e Lima de regresso, em simultâneo, à titularidade.

O extremo brasileiro está, curiosamente, afastado do onze inicial desde o jogo da Polónia. Os músculos têm-lhe travado as arrancadas e diante do Paços de Ferreira nem sequer foi opção, apesar de ter sido convocado. Lima, que em Poznan atuou adaptado ao corredor direito com Meyong como referência na área, foi poupado diante dos castores e só saltou do banco para tentar evitar nova derrota no campeonato.

RECORD

JotaCC

Salvador de ouro na UEFA


Procurar motivos para desejar que o Braga se apure na Liga Europa é muito fácil. O mais evidente tem que ver com questões meramente desportivas, uma vez que Domingos Paciência pode igualar o melhor resultado europeu de sempre do Braga. A questão motivacional é também importante, depois de três jogos consecutivos sem vitórias e com o apuramento para a próxima edição da Liga Europa mais longe. Para António Salvador há outra razão, mais pessoal, para torcer fervorosamente pelo sucesso do seu clube. A recepção ao Lech Poznan será o 50º jogo europeu enquanto presidente do clube.

Não haverá insígnias de ouro, como as que entrega quando um sócio completa 50 anos de filiação, nem qualquer troféu alusivo ao dia, mas Salvador bem o merecia. Sozinho, já fez mais do que dobrar o somatório de jogos de todos os que o antecederam. Até 2003, o Braga tinha 22 jogos europeus, numa saga que começou em 1966/67, com a visita ao AEK Atenas, para a Taça UEFA. Antes de Salvador, os bracarenses participaram em mais uma edição da Taça das Taças e quatro da Taça UEFA, chegando à terceira eliminatória desta prova em 1997/98.

A um interregno de seis anos, seguiu-se a entrada do actual líder no clube. Ao lado de Jesualdo Ferreira, conseguiu que a equipa não descesse em 2002/03 e se apurasse para a pré-eliminatória da Taça UEFA em 2004/05. Estreou-se em casa do Hearts, com uma derrota por 3-1, resultado que não virou na segunda mão. Aliás, só no terceiro apuramento o presidente festejou a entrada na fase de grupos, às custas do Chievo e numa eliminatória ganha por Carvalhal. Desde então, só Domingos, na época passada, falhou esse objectivo. Mas redimiu-se ao proporcionar a estreia do presidente na Liga dos Campeões este ano.

A estreia na Champions foi outro objectivo conseguido, da mesma forma que as sete presenças consecutivas nas provas da UEFA também são. Salvador não admite a nenhum treinador a exclusão da alta-roda europeia e foi por isso que em 2008/09 se inscreveu na Taça Intertoto (que haveria de conquistar), como forma de corrigir o sétimo lugar na Liga que o deixou fora da Europa. Jorge Jesus conseguiu depois o apuramento por essa via alternativa, no início daquela que, até hoje, foi a mais brilhante campanha do clube. Se eliminar o Lech Poznan, o jogo 50 passa a ter outro valor, pois em termos de brilhantismo tudo fica superado.


Um troféu único na Taça Intertoto e todas as provas possíveis disputadas

A Taça das Taças "morreu" em 1998/99, bem antes de Salvador chegar ao Braga. Desde então, o presidente disputou todas as provas possíveis, incluindo as suas pré-eliminatórias. Só faltava a Liga dos Campeões, mas as vitórias contra Celtic e Sevilha em Agosto passado garantiram a estreia em Setembro. Da eliminação da mesma resultou a estreia oficial na Liga Europa, prova que deriva da Taça UEFA, que experimentou em três ocasiões, sem contar com as pré-eliminatórias. E até a Taça Intertoto, entretanto também extinta, o presidente presenciou. Esse foi, aliás, o único troféu do seu reinado. O Braga levantou a placa contra o Paris Saint-Germain depois de ter começado por eliminar o Sivasspor.

Aguiar e Linz goleiam num saldo positivo

Nos 49 jogos europeus com António Salvador a presidente, o Braga venceu 22, perdeu 19 e empatou oito. O saldo é positivo e inclui, por exemplo, vitórias contra Milan e Sevilha, bem como um empate com o Bayern de Munique, por exemplo. Em matéria de golos, 69 marcados contra 56 sofridos reforçam o bom balanço. Desses 69, sete foram de Luis Aguiar (2008/09) e outros tantos de Roland Linz (a repartir entre 2007/08 e 08/09). São ainda eles os melhores marcadores de sempre do clube em provas europeias e, aparentemente, ninguém os vai destronar tão cedo, uma vez que Matheus (seis) mudou-se para a Ucrânia e Lima "só" ainda conta quatro.

Vandinho só falhou 10

A acompanhar Salvador em quase todo este trajecto está Vandinho, o único jogador comum a estas sete épocas europeias consecutivas. O brasileiro, por lesão, castigo ou opção técnica, não pôde, contudo, ainda celebrar a marca do presidente. Vandinho conta 40 jogos nas provas da UEFA. E com o Lech Poznan não fará o 41º.

69%

Salvador superou largamente os 22 jogos que o Braga tinha na UEFA antes da sua chegada. Em 72 jogos, que amanhã se completarão, o presidente esteve em 50 deles, mais de dois terços. Em sete anos e meio escreveu uma história ímpar e, aparentemente, inigualável.


Mossoró
"Correr do primeiro ao último minuto"

Foi aos gritos do "Ninguém pára o Mossoró" que o mágico falou aos jornalistas no final da visita que, com Ukra, fez à Escola EB1 do Bairro da Alegria. O momento é de superação e, talvez por isso, o baixinho (1,70 metros) se tenha empoleirado numa cadeira antes mesmo de começar. "Estamos a trabalhar para eliminar o Lech Poznan. Estamos em desvantagem, mas jogamos em casa e temos o apoio dos adeptos. Vamos correr do primeiro ao último minuto para conseguirmos o apuramento", prometeu.

O factor casa costuma ser decisivo nestes momentos, mas o Braga não tem beneficiado muito dele nos últimos jogos do campeonato. "Na segunda volta já vencemos duas vezes fora, mas ainda não conseguimos em casa. Temos trabalhado, mas os adversários têm jogado em contra-ataque e também temos tido alguma infelicidade", explica, fazendo depois um mea culpa. "Mas temos facilitado um pouco. Esperemos que contra o Lech seja ao contrário e consigamos explorar os pontos fracos deles", frisou.

Sobre a Liga, Mossoró confessa que nem lhe passa pela cabeça ficar fora da Europa, o que para ele seria "inédito". "Ainda faltam 10 jornadas e temos todas as condições para chegar ao terceiro lugar", encerrou.



Elderson junta-se a Paulo César entre as esperanças

Catorze estão certos, mas até podem ser 16 os jogadores do plantel principal a estarem disponíveis para o jogo de amanhã. É que Elderson, à semelhança de Paulo César, também apresentou melhorias evidentes na reavaliação feita ontem pelo departamento clínico minhoto e, se hoje confirmar esses progressos, pode, como o extremo brasileiro, ser convocado. Ontem os dois já treinaram com bola, faltando ter a certeza se a reintegração progressiva é suficiente para que amanhã estejam a 100 por cento.

Vandinho e Paulão é que voltaram a ficar no ginásio e estão, por isso, impedidos de dar o contributo à equipa, não só na Liga Europa como também na próxima jornada do campeonato, em casa da Naval.

Alan e Custódio estão completamente operacionais e ontem trabalharam sem limitações. Ambos serão titulares no jogo do tudo ou nada.


Nuno Valente regressou

Emprestado em Janeiro ao Covilhã para subir mais um patamar na evolução que começou no Vizela, o jovem Nuno Valente lesionou-se e teve de ser operado. Como clube detentor do seu passe, o Braga assumiu todas as responsabilidades de tratamento do jogador, que já está em recuperação sob a alçada do departamento clínico arsenalista.

Árbitro chega do gelo

Há uma semelhança entre o Lech Poznan e o árbitro ontem designado pela UEFA para arbitrar o jogo de amanhã. Markus Strombergsson é o juiz que estará em Braga e, tal como os polacos, vem de um país onde o frio é imenso por esta altura. Strombergsson é sueco e do seu passado não constam jogos com equipas portuguesas.

Quase sem adeptos polacos

O Lech Poznan chega esta tarde a Braga e vai de imediato para o Estádio AXA, onde o treinador José Maria Bakero dará uma conferência de Imprensa às 19h30. Meia hora depois é o treino de habituação à iluminação artificial do Estádio AXA, onde amanhã a bancada para visitantes estará praticamente vazia. Os adeptos polacos não deverão exceder a centena.


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga prepara Liga Europa

Mossoró quer quebrar tendência dos jogos em casa


Médio brasileiro espera que o fator casa seja favorável aos «arsenalistas», ao contrário dos últimos jogos no campeonato.

Mossoró promete um Sporting de Braga concentrado para, amanhã, tentar inverter a eliminatória diante do Lech Poznan (1-0) e apurar-se para os oitavos de final da Liga Europa. O médio ofensivo assegurou que os jogadores estão 'focados e concentrados', e prometeu aos adeptos «arsenalistas» que vão 'correr do primeiro ao último minuto em busca do apuramento', 'Estamos a trabalhar para isso. Sabemos que estamos em desvantagem, mas jogamos em casa, com o apoio dos nossos adeptos. A vitória não tem acontecido em casa nos últimos tempos, mas vamos lutar até ao final para vencer e passarmos a eliminatória', afirmou Mossoró, no final de mais uma visita de uma comitiva «arsenalista» a uma escola do concelho.
Para o jogador «canarinho», a equipa tem tido alguma 'infelicidade, principalmente nos jogos em casa', e não quer ver repetido o que tem acontecido nos últimos jogos em casa: Os adversários adiantarem-se no marcador. 'Na segunda volta do campeonato já temos duas vitórias fora, mas ainda não conseguimos vencer em casa. Temos trabalhado e lutado, mas os adversários têm vindo jogar em contra-ataque e nós temos facilitado um bocado. Esperemos que amanhã (hoje) seja ao contrário', confidenciou Mossoró.

A reviravolta é possível. Mossoró acredita que o Sporting de Braga pode eliminar o Lech Poznan, no Estádio AXA

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Quinta-feira é dia de S. Salvador

A segunda mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa é, pelas mais variadas razões, especial para o SC Braga, que frente ao Lech Poznan atinge a meia centena de partidas na segunda prova mais importante da UEFA.

É, também, o jogo 50 de António Salvador em competições europeias, incluindo aqui a Liga dos Campeões.

Mas há outro dado relevante que torna o encontro com os polacos ainda mais especial para o presidente e a generalidade do universo associativo do clube: amanha, António Salvador celebra oito anos de presidência.

O casamento entre uma data que ficou registada na história recente do SC Braga - porque assinalou o fim de uma era negra no clube e o início de um galopante processo de crescimento - e o compromisso da Liga Europa não deixa de ter um significado simbólico.

Quando, a 24 de Fevereiro de 2003, António Salvador, até então personagem discreta na vida do emblema, subiu ao poder, entrou com um discurso considerado demasiado ambicioso para um clube à beira da falência e que desportivamente vivia a ameaça de descida.

Salvador prometeu viabilizar a SAD, recuperar a aura europeia do SC Braga, lutar por títulos e um dia chegar à Liga dos Campeões. Houve sorrisos dissimulados nas plateias que o ouviam.

Passados oito anos, eis o balanço: a SAD goza de robusta saúde financeira, acumulando lucros e proveitos, a equipa foi vice-campeã, ganhou uma Taça Intertoto e participou esta época na fase regular da Champions, somando nove pontos no chamado grupo da morte.

Em 2922 dias, o que parecia fantasia tornou-se mesmo realidade. Hoje em dia, os sorrisos são de orelha a orelha e traduzem o estado de espírito de um clube emancipado.

A BOLA

Bruno3429

«Só temos um objectivo: a qualificação» - Hélder Barbosa
Por Rui Amorim

Hélder Barbosa acredita que o SC Braga tem tudo para ultrapassar o Lech Poznan e alcançar os oitavos-de-final da Liga Europa.

«Só temos um único objectivo para este jogo: a qualificação. Como tal, vamos encarar este jogo com a máxima concentração e rigor, pois temos qualidade para dar a volta ao resultado da primeira mão [derrota por 1-0]», afirmou o jogador.

Hélder Barbosa desvaloriza mesmo os últimos resultados da equipa, há três jogos derrotada: «Esta é uma competição diferente. Estamos motivados e acreditamos que é possível seguir em frente.»

A Bola

JotaCC

«Queremos continuar a fazer história» - Domingos Paciência

O treinador do SC Braga acredita que a sua equipa vai conseguir inverter o resultado do encontro da primeira mão e seguir em frente na Liga Europa.

«É uma eliminatória que está no intervalo. Temos um resultado para inverter e tudo faremos para isso, com a certeza que estamos obrigados a marcar golos», disse Domingos Paciência.

O Lech Poznan venceu o primeiro jogo por 1-0 e o treinador dos bracarenses diz que o adversário vem sobretudo para defender, mas conta com o apoio dos adeptos para poder catapultar a sua equipa para um resultado que permita a qualificação. O objectivo é então garantir a presença nos oitavos-de-final e continuar a fazer história no clube.

A BOLA

JotaCC

Hélder Barbosa: «Temos qualidade para dar a volta»
Médio quer dar alegria aos adeptos

Hélder Barbosa está determinado em alterar o rumo da eliminatória frente ao Lech Poznan. O médio quer dar uma alegria aos adeptos, na segunda-mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa.

"Sabemos que temos qualidade para dar a volta à eliminatória. Com rigor vamos dar uma alegria aos adeptos, ao presidente e aos próprios jogadores", disse em conferência de imprensa de antevisão à partida.



Domingos: «Trabalhar para fazer história»
Técnico pede apoio aos adeptos
   
Domingos Paciência mostrou-se confiante para dar a volta à eliminatória frente ao Lech Poznan, depois de terem perdido por 1-0 na Polónia. Para isso, o técnico do Sp. Braga pediu, esta quarta-feira, a ajuda dos adeptos minhotos.

"A história do clube pode ser diferente a partir de amanhã (quinta-feira). Peço apoio aos adeptos. Juntem-se a nós para dar a volta à eliminatória", disse em conferência de imprensa, na antevisão da partida da segunda-mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa.

Domingos deixou ainda a receita para o sucesso: "Não podemos repetir os erros do passado. Vamos trabalhar muito para fazer história".

Apesar da convocatória só sair ao final da tarde de hoje, o técnico arsenalista garantiu já o regresso de Elderson e Paulo César aos convocados, mas não devem ser titulares por virem de lesões.

Depois de terem contado com apenas 13 jogadores do plantel principal na deslocação à Polónia – os restantes convocados faziam parte da equipa satélite -, os minhotos vão contar agora com 15.


RECORD

JotaCC

Domingos: «Algo terá que mudar para voltarmos a ganhar»
Treinador exige rigor e concentração para vencer o Lech Poznan

Domingos acredita que o Sp. Braga vai seguir em frente na Liga Europa. A formação bracarense, recorde-se, perdeu na Polónia por 0-1, mas o treinador diz que agora será um jogo novo. «A primeira-mão foi diferente de todos os outros jogos, porque jogar com graus negativos e neve não foi fácil», referiu.

Em Braga, acrescenta, é a equipa portuguesa que parte com favoritismo. O Sp. Braga joga no seu terreno, no seu ambiente, perante o seu público. O Lech Poznan, por outro lado, não terá a vantagem de jogar em condições às quais estão muito mais habituado, pelo que a eliminatória continua em aberto.

A equipa precisa de ganhar por dois golos de vantagem, pelo que o treinador exige «máxima concentração e rigor» e recorda que é proibido sofrer golos. «Algo terá que mudar para voltarmos a ganhar», avisa, após três derrotas consecutivas que atiraram a confiança da equipa para níveis muito baixos.

«Espero que os adeptos estejam connosco, o apoio do público vai ser muito importante. Espero que a equipa entre segura e não transmita nervosismo e ansiedade para as bancadas. A postura do Lech Poznan é uma incógnita, mas para nós é importante não cometer os erros dos últimos jogos», adiantou.

Por fim, Domingos revelou que Elderson e Paulo César «em princípio poderão ser opção». Duas alternativas importantes após as derrotas com F.C. Porto, Lech Poznan e P. Ferreira. «Este é um jogo e uma competição diferente e que está no intervalo. Acredito que vamos dar a volta e vamos seguir em frente.»


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Domingos: «A minha equipa vai ganhar»

Derrotado por 1-0 na Polónia, o Sporting de Braga defronta amanhã o Lech Poznañ com o objectivo de dar a volta a esse resultado negativo. Domingos Paciência, no lançamento desse desafio, diz que o objectivo é «fazer história» e apresenta-se confiante quanto à qualificação da sua equipa.

«O que está para trás não se consegue mexer. No que está para a frente muita coisa pode ser alterada. Sabemos o que fizemos recentemente e algo terá de mudar para ganharmos. É uma competição diferente, que tem um jogo já realizado, estamos a perder 1-0 ao intervalo. Muito teremos de fazer para ultrapassar este adversário. Peço às pessoas que se juntem a nós porque precisamos da ajuda. O apoio do público e dos adeptos é essencial. Precisamos de um grande nível de concentração e rigor para não voltar a cometer os mesmos erros. Estamos muito optimistas, acreditamos que podemos passar. Trabalhamos para fazer história neste clube», começou por dizer o técnico dos arsenalistas, apelando, também, à presença do público na Pedreira.

Optimista, Domingos Paciência, só pensa na qualificação: «Não consigo traçar cenários negativos porque a minha equipa vai ganhar. Infelizmente os últimos resultados não foram bons mas na Polónia não deixamos de ver uma equipa acreditar que queria chegar à igualdade e ganhar o jogo», sublinhou.

O treinador dos arsenalistas referiu que na Polónia o Lech  Poznañ foi uma equipa «bem organizada e a querer sair em transições» mas acredita que em Braga o adversário vai «defender o resultado». Resta à sua equipa apresentar «um nível de organização eficaz» que pretende «ganhar o jogo».

Domingos só vai divulgar a convocatória ao final da tarde mas deixou como garantia o regresso de Elderson e Paulo César aos convocados.

Com a mesma postura e crença esteve também na sala de imprensa, ao lado do técnico, o avançado Hélder Barbosa, que garante que a equipa só pensa nos oitavos: «Só temos um único objectivo para este jogo: a qualificação. Como tal, vamos encarar este jogo com a máxima concentração e rigor, pois temos qualidade para dar a volta ao resultado da primeira mão», garantiu o jogador.


ZEROZERO

JotaCC

Domingos acredita nos "oitavos"

O treinador do Sporting de Braga disse hoje acreditar na passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa de futebol. No entanto, Domingos Paciência frisou que algo precisa de mudar na equipa, após três derrotas consecutivas.

A equipa minhota recebe quinta-feira o Lech Poznan, depois de na primeira "mão" ter perdido, por 1-0, na Polónia, derrota que intermediou outras duas para o campeonato, em casa (FC Porto e Paços de Ferreira).

Para Domingos Paciência, porém, "este é um jogo e uma competição diferente e que está no intervalo", pelo que a equipa "acredita" que pode seguir em frente.

O técnico não quer ver repetidos os "erros" dos últimos jogos, vincando ser necessário "a máxima concentração e rigor" para poder passar, mesmo estando consciente que os bracarenses terão de marcar três golos, se os polacos fizerem um.

O técnico lembrou que o jogo da primeira "mão" "foi diferente de todos os outros, porque jogar naquelas condições com temperaturas negativas e com neve não foi fácil", admitindo ainda ser uma incógnita a postura o Lech Poznan vai adotar em Braga.

Hélder Barbosa defendeu que "este é um jogo com o único objetivo de passar a eliminatória" e assegurou que os jogadores vão "encarar o jogo com a máxima concentração e rigor", destacando que as melhores condições do relvado e do clima poderão ser uma vantagem para a equipa portuguesa.

RTP

JotaCC

Domingos continua a acreditar na passagem aos "oitavos"
   
Domingos Paciência quer ver a sua equipa seguir em frente

O treinador do Sporting de Braga disse acreditar na passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa, mas frisou que algo precisa de mudar na equipa, após três derrotas consecutivas.

A equipa minhota recebe quinta-feira o Lech Poznan, depois de na primeira mão ter perdido, por 1-0, na Polónia, derrota que intermediou outras duas para o campeonato, em casa (FC Porto e Paços de Ferreira). Para Domingos Paciência, porém, "este é um jogo e uma competição diferente e que está no intervalo", pelo que a equipa "acredita" que pode seguir em frente.

O técnico não quer ver repetidos os "erros" dos últimos jogos, vincando ser necessário "a máxima concentração e rigor" para poder passar, mesmo estando consciente que os bracarenses terão de marcar três golos, se os polacos fizerem um. "Algo terá que mudar para voltarmos a ganhar", reforçou Domingos, para quem o apoio do público será muito importante, num jogo em que espera que a equipa não transmita nervosismo e ansiedade para as bancadas.

O técnico lembrou que o jogo da primeira mão "foi diferente de todos os outros, porque jogar naquelas condições [temperaturas negativas e com neve] não foi fácil", admitindo ainda ser uma incógnita a postura o Lech Poznan vai adoptar em Braga.

A lista de convocados só será conhecida após o treino, que teve início após a conferência de imprensa, mas o treinador avançou que Elderson e Paulo César, lesionados há algumas semanas, "em princípio poderão ser opções".

Jogadores concentrados e rigorosos

Hélder Barbosa defendeu que "este é um jogo com o único objectivo de passar a eliminatória" e assegurou que os jogadores vão "encarar o jogo com a máxima concentração e rigor", destacando que as melhores condições do relvado e do clima poderão ser uma vantagem para a equipa portuguesa.

"O Lech Poznan vale pelo todo, dá tudo em campo, vamos tentar contrariá-los com a nossa qualidade desta vez num relvado em melhores condições e mais favoráveis para nós", considerou o extremo português.

O jogo, no Estádio Municipal de Braga, começa às 20h05 de quinta-feira (SP-TV1) e será arbitrado por Markus Strombergsson, da Suécia.

PUBLICO

JotaCC

Alan, Paulo César e Elderson entram na convocatória

Domingos Paciência chamou Alan, Paulo César e Elderson ao lote de convocados para a recepção desta quinta-feira ao Lech Poznan, na qual o SC Braga terá de inverter a derrota por 1-0 da primeira mão para qualificar-se para os oitavos-de-final da Liga Europa.

O trio recuperou das respectivas lesões e entra numa lista que engloba 19 jogadores, entre eles três jogadores que militam normalmente no Vizela, clube satélite do SC Braga: o guarda-redes Cristiano, o defesa Dani e o médio Peterson.

Vandinho, Paulão e Quim continuam entregues ao departamento médico, pelo que voltam a ficar de fora dos eleitos.

Eis a convocatória completa:

Guarda-redes: Artur Moraes e Cristiano.

Defesas: Dani, Miguel Garcia, Rodriguez, Aníbal, Kaká, Sílvio e Elderson.

Médios: Custódio, Peterson, Hugo Viana, Salino e Mossoró.

Avançados: Alan, Meyong, Hélder Barbosa, Lima e Paulo César.

A BOLA

Bruno3429

«Vamos fazer o que temos a fazer» - Bakero
Por Redacção

O treinador do Lech Poznan deixou elogios ao SC Braga, mas acredita que a sua equipa vai jogar para garantir a qualificação para os oitavos-de-final da Liga Europa.

A equipa polaca apresenta-se em Braga com vantagem de um golo obtida no encontro da primeira mão. No entanto, para o treinador José Maria Bakero, isso não quer dizer que a sua equipa vá unicamente defender. «O jogo da primeira mão está esquecido e vamos querer ganhar, porque, se tentarmos empatar, acabaremos eliminados», disse.

O treinador espanhol não deixou de dizer que o SC Braga é uma equipa perigosa, pelo que todo o cuidado é pouco: «É uma equipa ofensivamente muito rápida, não precisa de muitas ocasiões para marcar e, num determinado momento, é capaz de ter ocasiões de golo e marcar. É uma das suas virtudes, mas vamos tentar contrariar isso.»

A Bola

Pé Ligeiro

Pizzi eleito jovem jogador do mês de Janeiro    

O prémio «Juventude do mês» de Janeiro na Liga Zon Sagres, instituído pelo sindicato dos jogadores, será entregue esta manhã, pelas 12.00 horas, no estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira, ao atacante Pizzi.

O avançado Pizzi superou o guarda-redes Rui Patrício (Sporting) e o lateral Fábio Coentrão (Benfica) na escolha dos juízes.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!