News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/02

Started by Pé Ligeiro, 20 de February de 2011, 10:41

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Teste de aferição para a Europa


Se Braga e Paços de Ferreira quiserem sonhar com um lugar europeu têm de começar por ganhar hoje. O jogo pode não ser decisivo, tendo em conta a reduzida diferença de pontos entre o quinto e o décimo classificado, mas pode muito bem ajudar a definir a classificação final, até porque, se alguma das equipas vencer, terá vantagem sobre a outra na eventualidade de terminarem a prova empatadas. Para os pacenses não poderia existir melhor momento para reencontrarem os bracarenses, com quem ainda não perderam esta época - empataram no campeonato, ganharam, fora, na Taça da Liga -, uma vez que estes, à semelhança da primeira volta, sofreram duas derrotas desmoralizadoras nos últimos jogos (FC Porto e Lech Poznan) e estão bastante limitados devido ao surto de lesões que atacou o plantel. No entanto, Domingos continua confiante que pode alcançar o quarto lugar, ocupado pelo arqui-rival Guimarães, e conta com os jogadores disponíveis, entre os quais Hugo Viana, que realizará o jogo cem da carreira no campeonato, para ultrapassar a equipa-revelação de 2010/11.


20h15
Sport TV1

Estádio AXA

Árbitro André Gralha [AF Santarém]

Assistentes Bruno Silva e Luís Cabral

Braga
Treinador

Domingos Paciência

1 Artur GR

28 Sílvio LD

4 Kaká DC

2 Rodriguez DC

32 Marco Ramos LE

6 Vinícius MD

45 Hugo Viana MO

8 Mossoró MO

7 Ukra AD

10 Hélder Barbosa AE

18 Lima AV

26 Marcos GR

48 Aníbal DC

27 Custódio MD

25 Salino MD

40 Guilherme MD

30 Alan AD

11 Keita AV

19 Meyong AV


Paços de Ferreira
Treinador

Rui Vitória

1 Cássio GR

15 Baiano LD

2 Ozéia DC

5 Cohene DC

7 Maykon LE

8 André Leão MD

16 Leonel Olímpio MO

10 David Simão MO

81 Manuel José AD

19 Rondón AE

24 Nélson Oliveira AV

45 Artur Filipe GR

20 Pedro Queirós LD

13 Bura DC

96 Filipe Anunciação MD

30 Bruno di Paula MO

17 Nuno Santos AE

21 Amond AV

OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Domingos Paciência: "Parece que é com segundas intenções"


Um mês depois de ter afastado o Sp. Braga da Taça da Liga, o Paços de Ferreira regressa à 'pedreira' e com Domingos Paciência ao ataque. Em tom crítico, o técnico dos arsenalistas aponta o dedo aos responsáveis dos 'castores' e ao treinador, Rui Vitória. Em causa, está o pedido de antecipação do encontro desta noite, a contar para 20.ª jornada do campeonato.

O pedido foi autorizado pela Liga, mas recusado pelo Paços de Ferreira. Situação que mereceu críticas, depois de Rui Vitória ter lembrado que os arsenalistas vêm de um jogo da Liga Europa e, na quinta-feira, voltam de novo a medir forças com o Lech Poznan.

"Pedimos ao Paços de Ferreira a antecipação do jogo (tal como fez o FC Porto com o Nacional), porque sabíamos que estávamos a meio de uma competição europeia que é importante para o Sp. Braga, mas também para o país e para o 'ranking', para que no futuro possa haver mais uma equipa a participar nas competições europeias. Pena é que há um mês atrás ele (Rui Vitória) não se tivesse lembrado disso quando foi pedida a antecipação do jogo, que teve a anuência da Liga ", frisou Domingos Paciência, considerando que a intenção é criar instabilidade na equipa.

"Não há necessidade de estar a lembrar uma situação que nós temos consciência, que o Sp. Braga jogou na quinta, amanhã (hoje) e novamente na quinta-feira. Às vezes parece que é com segundas intenções que o fazem", criticou.

Quanto ao jogo - que se torna "mais importante depois do que aconteceu para a Taça da Liga" - Domingos é claro: "é um jogo difícil, em que temos de fazer um esforço muito grande, porque há vários jogadores lesionados. Mas vamos trabalhar e lutar pela vitória. Para isso, peço o apoio de todos os adeptos".

Consciente do que errou no último confronto com o Paços de Ferreira, o técnico espera "um jogo diferente, mais intenso" e uma equipa que não cometa "os mesmos erros".
Uma das ausências de peso no Paços de Ferreira é Pizzi, avançado cedido pelos minhotos, e que Domingos diz ser um dos jogadores que "fazem a diferença", numa "grande equipa", que "tem feito um belíssimo campeonato".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

A ANÁLISE DE COROADO

André Gralha

AF Santarém

34 anos

internacional Não

nº de jogos 21

GRAU DE RISCO

MUITO DIFÍCIL

Difícil

MÉDIO

NORMAL

Árbitro (Pontuação 0 a 5)

Jogos anteriores 3,04

personalidade 3,00

controlo disciplinar 3,00

interpretação das leis e regulamentos 3,00

condição física 3,00

média 3,11

Não é dos elementos mais dotados para a função. Molengão, algo pesadão, parece recear intervir, decidir, impor. A movimentação não é das mais esclarecidas. Por vezes intromete-se nas jogadas, interfere com os jogadores. Em seu benefício o facto de, com média de 31,42 faltas por encontro, ser o quinto que menos vezes interrompe os jogos. Na disciplina apresenta interessante registo com média equilibrada demonstrativa de bom senso se bem que aqui ou ali tenha claudicado por demasiada contemplação. A nomeação enquadra-se no espírito das restantes desenhadas para a jornada.

Árbitros assistentes

Bruno Silva (AF Aveiro)

Luís Cabral (AF Ponta Delgada)

Hoje estão melhores e mais consistentes que outrora mesmo não atingindo nível excepcional. Falham com alguma frequência no alinhamento com penúltimos defensores, são pouco esclarecidos na interpretação de situações de fora-de-jogo passivo.


Em destaque

2
Goleadores juntos


A ausência de Pizzi (três golos no campeonato) poderá obrigar Rui Vitória a colocar em campo os dois melhores marcadores do Paços de Ferreira, Rondón e Nélson Oliveira, ambos com quatro golos. Deslocar o internacional venezuelano para o lado esquerdo do ataque, vago pela ausência do extremo bracarense (está com gripe) será uma forma de ultrapassar o problema. Outra será o regresso de Nuno Santos, menos utilizado nesta primeira época no clube.

2
Desaires bracarenses


Depois de na temporada transacta ter sido um forte impenetrável, o AXA já foi "assaltado" por duas vezes em 2010/11 para o campeonato. Beira-Mar e FC Porto foram as equipas que conseguiram roubar os três pontos aos bracarenses, que para a Taça da Liga já haviam sentido o amargo sabor da derrota contra... o Paços.

13
Pontos fora do Paços


Exceptuando os denominados três grandes, nenhuma outra equipa tem tantos pontos conquistados como visitante como o Paços de Ferreira. Ao todo foram 13, oito dos quais nas quatro jornadas mais recentes. Aliás, os castores já não sabem o que é perder fora para a Liga desde Novembro (derrota em Vila do Conde).



Dupla aponta para a estreia


Marco Ramos e Vinícius podem ter a primeira oportunidade no campeonato pelo Braga. O lateral-esquerdo - que até já jogou na Taça da Liga - é quem mais hipóteses tem de ser titular, uma vez que Elderson está lesionado e Sílvio tem de jogar à direita, em função do castigo de Miguel Garcia (quinto amarelo). O luso-francês não é, porém, solução única. Guilherme também espreita uma chance, embora a preferência do brasileiro seja jogar no meio-campo.

Quanto a Vinícius (ex-Olhanense), em estreia absoluta nos convocados, termina finalmente um calvário que começou há mais de dois meses, quando se lesionou pelo Olhanense precisamente contra... o Paços de Ferreira. O brasileiro já estava recuperado há algumas semanas, mas a condição física debilitada tem impedido a estreia. E que excelente altura para voltar! Com Vandinho de baixa, resta Custódio como alternativa para trinco. O português tem de jogar quinta-feira, com o Lech Poznan, por isso pode ser poupado para o avanço de Vinícius.

As conjecturas só hoje serão esclarecidas, mas a relação Paços-Lech pode ainda ditar outras poupanças. Na Liga Europa, só há 13 disponíveis. E esses não podem correr riscos esta noite.


Alan chamado à condição

Uma mialgia na coxa esquerda vai impedir Alan de ser titular hoje, como, aliás, já aconteceu na Polónia. O extremo não treinou ontem, mas foi convocado à condição e hoje fará um teste decisivo. Mesmo que esteja apto, será poupado a esforços, pois a sua utilização no jogo de quinta-feira, diante do Lech Poznan, é obrigatória e convém não arriscar.


Artur joga com sacrifício

Num plantel onde as lesões já deixaram de ser uma novidade, deve realçar-se o espírito de sacrifício revelado por Artur, que há mais de uma semana tem uma inflamação no ombro e recusa parar, pois entende que este não é momento para "abandonar" a equipa. Nos dois últimos jogos, o guarda-redes jogou em sacrifício. Hoje, isso não mudará.


Só falta mesmo Pizzi

A semana pacense foi marcada por várias dúvidas, impostas por lesões, mas essas resolveram-se: André Leão e Leonel Olímpio recuperaram, e o meio-campo não sofrerá alterações. Incontornável foi a gripe que, a três dias do jogo, afastou Pizzi do reencontro com o clube que o cedeu ao Paços de Ferreira - e que ele derrotou, com um golo, na Taça da Liga.


Domingos ataca vitória

Primeiro a notícia, e dada por Domingos Paciência: o Braga pediu ao Paços de Ferreira que antecipasse o jogo de hoje para 26 de Janeiro, à semelhança do que o FC Porto fez com o Nacional. Depois, o lamento do treinador pela recusa. "Pelo discurso de Rui Vitória, eles querem aproveitar a nossa menor frescura física por estarmos a meio de uma eliminatória europeia. Pena que não se tivesse lembrado disso quando pedimos a antecipação, que teve a anuência da Liga, mas não dele nem da Direcção do Paços. A eliminatória com o Poznan não é só importante para o Braga, mas para todo o País, pois pode valer mais uma equipa na Europa", criticou. "Estão no direito deles. Mas podíamos estar nas condições do FC Porto. E não há necessidade de estarem a lembrar que este jogo vem no meio de um duelo europeu. Parece que é com segundas intenções que o fazem", insistiu.

Apesar do desagrado, não será isso a motivar o Braga. "Temos de estar motivados sempre. Sabemos que este jogo é muito importante, mais ainda pelo que aconteceu na Taça da Liga", esclareceu, recordando o dia em que Pizzi, jogador do Braga cedido ao Paços, foi decisivo para a eliminação nesta prova.

Polémica à parte, o Paços de Ferreira mereceu em dobro os elogios quando o assunto foi o futebol praticado. "Já mostrou que é uma boa equipa, com jogadores e um treinador jovem. Há que dar mérito por esta campanha excelente", disse. "Este jogo vem num momento em que, pelo condicionamento de vários jogadores, temos de fazer um grande esforço. Vou pedir aos meus jogadores que se superem. É o que peço sempre", referiu, aproveitando a ocasião também para chamar adeptos. "É nestas alturas que precisamos", fechou.



Calendário pacense não deixou antecipar

Paulo Gonçalves, secretário técnico do Paços de Ferreira, divulgou, no Facebook, as circunstâncias que levaram o clube a recusar antecipar o jogo com o Braga. Num comentário em que insta Domingos Paciência a dizer "a verdade toda", explica: "Queria jogar com o Paços de Ferreira após esta sequência de jogos: Sporting-Paços (sábado); Braga-Paços (3ª-feira para Taça da Liga); Leiria-Paços (sábado) e queria jogar logo na quarta-feira a seguir em Braga para o campeonato, quando no sábado seguinte viajávamos para Portimão." "Não é só ele que tem os seus interesses a defender", lê-se ainda, em jeito de remate.


Rui Vitória
"Normal seria o Braga ganhar"


Com o Paços de Ferreira tranquilo na classificação, "não há que mudar a forma de estar" em Braga. Isto é o que Rui Vitória dirá aos jogadores na Pedreira, apesar do "respeito" por "uma equipa recheada de grandes jogadores" e que tem "condições financeiras superiores". "O normal seria o Braga ganhar o jogo", admitiu o treinador, que, apesar de ter pontos para discutir a Europa, não entra na corrida, pois o clube nem sequer fez a pré-inscrição. Do outro lado, o cenário é diferente, como seria de esperar de quem "esteve na Liga dos Campeões, joga a Liga Europa e tem ambições a ser um dos grandes do futebol português". No balneário de Domingos Paciência, há a "pressão de vencer, com a obrigatoriedade de somar três pontos para se juntarem aos primeiros da classificação", algo que os pacenses tentarão aproveitar: "Isso cria alguma instabilidade, tanto mais que jogaram na quinta-feira e voltam a jogar, uma semana depois, um jogo importante para a Liga Europa." Rui Vitória não contará desta vez com Pizzi, o extremo cedido pelo Braga e autor do golo da vitória na Taça da Liga, um problema que desdramatizou: "Sempre tivemos de trocar algumas peças; quem tem entrado está perfeitamente identificado com o processo e certamente cumprirá. Não mudaremos a nossa estratégia por isso."


O JOGO

Bruno3429

Sp. Braga quer acertar contas com o Paços

O Sporting de Braga recebe hoje o Paços de Ferreira (20h15) num encontro onde pretende "vingar" não só a derrota sofrida recentemente para a Taça da Liga (3-2), como ainda o facto dos pacenses não terem aceite a antecipação desta partida

HC Braga confirma Europa em França

O Hóquei de Braga confirmou, ontem, a passagem aos quartos-de-final da Taça CERS ao vencer, em França, o Mérignac por 7-6, naquele que foi um passeio a terras gaulesas, ou não tivessem os bracarenses vencido o encontro da primeira mão por 15-5. No campeonato nacional da primeira divisão, o Óquei de Barcelos recebeu e bateu o Valongo por 4-3.

Diario do Minho

Bruno3429



Domingos Paciência confia num triunfo diante do Paços de Ferreira

Domingos Paciência confia num triunfo diante do Paços de Ferreira. O técnico do minhotos destaca que os minhotos têm que apresentar uma postura diferente daquela que ficou na Taça da Liga.

Conferência de imprensa que ficou ainda marcada pela nega do Paços de Ferreira relativamente ao pedido de adiamento do jogo, com Domingos Paciência a criticar o técnico Rui Vitória.

O jogo disputa-se esta noite, a partir das 20.15 horas, no Estádio Municipal de Braga


ABC de Braga termina com o fantasma Madeira SAD

O ABC de Braga finalmente conseguiu vencer o Madeira SAD esta temporada. No quarto jogo entre as duas formações, a equipa bracarense foi mais forte e venceu por 25-20.

Jorge Rito defende que este triunfo não merece contestação.

Com este triunfo, o ABC de Braga regressou ao segundo lugar do campeonato nacional. Tem mais dois pontos que o Madeira SAD e menos um jogo realizado.

Antena Minho

Bruno3429

Braga procura quebrar registo invencível do Paços em 2011
Sporting de Braga, Paços de Ferreira, Liga Zon Sagres

Duas derrotas consecutivas, uma para o campeonato e outra para a Liga Europa, apareceram no caminho do Sporting de Braga quando a equipa parecia lançada para a recuperação classificativa na liga portuguesa.

Com as vitórias em Portimão e no Estádio dos Barreiros, o Sporting de Braga alcançou duas vitórias consecutivas fora de casa, algo inédito esta temporada, trajecto que só não foi cem por cento vitorioso porque pelo meio a equipa de Domingos Paciência cedeu um empate caseiro diante do Vitória de Setúbal.

O regresso a casa para o campeonato aconteceu na jornada anterior onde, pela derrota do Vitória de Guimarães no Estádio da Luz, o Sporting de Braga poderia ter terminado a 19ª jornada no quarto lugar, mas terminou-a fora dos lugares europeus. A culpa foi do FC Porto, que na cidade dos arcebispos superiorizou-se aos vice-campeões nacionais e venceu por 2-0.

Entretanto a derrota desta quinta-feira na Polónia pela margem mínima dá a possibilidade dos bracarenses resolverem a eliminatória a seu favor na Pedreira, estádio, porém, que primeiro irá receber a visita do Paços de Ferreira.

Os pacenses têm sido uma das agradáveis surpresas deste campeonato e o Sporting de Braga não tem bons motivos para se lembrar do próximo adversário. Na partida da primeira volta, depois de estar a vencer por 2-0 na Mata Real, os minhotos permitiram a recuperação e deixaram o Paços de Ferreira empatar a duas bolas. Depois disso, e mais recentemente, quis o destino que os dois conjuntos se voltassem a encontrar no grupo C na segunda fase de grupos da Taça da Liga.

Após uma primeira jornada onde recebeu e venceu o Vitória de Guimarães, o Sporting de Braga perdeu em casa com o conjunto treinado por Rui Vitória, depois de ter estado em vantagem no marcador. A "traição" de Pizzi, jogador emprestado pelos bracarenses ao Paços de Ferreira, acabou por ser fundamental para o afastamento dos minhotos de uma competição em que o objectivo era tentar chegar à final, de nada valendo a goleada imposta na última jornada ao Arouca, pois foram os castores quem garantiram um lugar nas meias-finais, onde terão o Nacional da Madeira como adversário.

À 20ª jornada, o Paços de Ferreira desloca-se a Braga com um registo de invencibilidade de cinco jogos no campeonato, sendo que a última derrota aconteceu em casa frente ao FC Porto, na última partida de 2010. Invicto desde o começo de 2011, em cinco jogos o pior que os pacenses conseguiram foi empatar a zero em Coimbra e a uma bola com a União de Leiria, sobressaindo as vitórias por 3-2 no Estádio de Alvalade e por 1-0 diante do Marítimo, que levou à desistência dos madeirenses na busca por um lugar europeu, objectivo esse que é primordial para o Sporting de Braga e onde o Paços de Ferreira veste a pele de outsider.

A história dos confrontos directos é, quase na totalidade, favorável ao Sporting de Braga. Na cidade dos arcebispos, apenas por duas vezes o Paços de Ferreira conseguiu triunfar. A última foi esta temporada para a Taça da Liga e a primeira aconteceu na época 2005/2006, onde os pacenses venceram pelo mesmo resultado (3-2).

Num total de 14 jogos, contabilizando campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga, na condição de equipa o Sporting de Braga venceu por dez ocasiões e cedeu dois empates e duas derrotas. No entanto, desde o desaire de 2006 que os bracarenses só sabem ganhar em jogos para o campeonato quando o adversário é o Paços de Ferreira, saldo que já vai em quatro vitórias consecutivas na Pedreira.

Zerozero