News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/02

Started by JotaCC, 19 de February de 2011, 07:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Marco Ramos avança para a estreia no onze
SILVIO VOLTA A SER A APOSTA NO LADO DIREITO

O Sp. Braga regressa já amanhã às provas nacionais depois da derrota na gélida deslocação à Polónia com a possibilidade de saltar uma posição na tabela classificativa. Para aquecer ainda mais os ânimos nada melhor do que um escaldante duelo com o P. Ferreira, onde os arsenalistas vão tentar também vingar o desaire caseiro para a Taça da Liga. E se nessa altura foi a velocidade e fantasia dos extremos dos castores a resolver a partida, agora Domingos Paciência vai ter de improvisar, precisamente, na zona onde o adversário é mais forte: Miguel Garcia está castigado, Sílvio vai ser deslocado para a direita e o corredor oposto fica aberto para a estreia de Marco Ramos no campeonato ou para nova adaptação do jovem Guilherme.

Ontem, o luso-francês foi testado na lateral e a opção mais lógica é mesmo que o treinador lhe dê a primeira oportunidade como titular. Contratado ao Lens na reabertura de mercado de janeiro, participou em apenas 3 encontros na Ligue 1 e a falta de ritmo e também de entrosamento são fatores que pesam a seu desfavor. Diante do Arouca, na derradeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, vestiu a camisola dos minhotos durante 20 minutos, precisamente na posição para a qual foi contratado.

RECORD

JotaCC

Protegido a pensar no futuro

Desengane-se quem pensou que a ausência de Alan do onze inicial do Braga, na quinta-feira, em Poznan, se ficou a dever a mera opção técnica de Domingos Paciência. Uma lesão muscular foi a razão pela qual o extremo ficou surpreendentemente no banco de suplentes, entrando somente aos 68 minutos para o lugar de Hélder Barbosa.

Antes do jogo, o treinador da equipa arsenalista inteirou-se da situação para saber o que fazer. Contudo, o jogador só tinha condições para jogar durante 20/25 minutos, pelo que Domingos Paciência resolveu não forçá-lo a fazer esforços redobrados, sob pena de agravar o problema e perdê-lo para os compromissos que se avizinham, entre os quais a segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa frente aos polacos do Lech Poznan.

A decisão de Domingos foi tomada a pensar no futuro próximo e o objectivo passa mesmo por tentar recuperar Alan já para o jogo de amanhã, contra o Paços de Ferreira, importante na luta por um lugar europeu da Liga Zon Sagres. Mas, por agora, a disponibilidade física do brasileiro para este encontro permanece em dúvida. Ontem à tarde, Alan nem sequer subiu ao relvado, no regresso da equipa aos treinos após a viagem da Polónia, e o seu nome passou a fazer parte do boletim clínico. De acordo com a informação disponibilizada pelos arsenalistas, Alan apresenta uma mialgia nos adutores da coxa esquerda e, por isso, limitou-se a efectuar tratamento e trabalho condicionado em ginásio. O treino de hoje, às 15h30, poderá dissipar as dúvidas em relação à condição física do extremo brasileiro.



Rei dos minutos na equipa


Alan é o jogador mais utilizado por Domingos Paciência até ao momento. O brasileiro soma 2798 minutos, mantendo Vandinho bem distanciado (2426'), e é o único que participou em 34 dos 35 jogos realizados pelos arsenalistas esta época. A única ausência aconteceu ante o Nacional, em casa, e deveu-se à expulsão em Guimarães na jornada anterior ao embate com os madeirenses. De resto, foi poupado em Setúbal, Sintra (1º de Dezembro) e Poznan, mas foi chamado nas segundas partes destes jogos.


Boletim agora com seis clientes

Excepção feita a Alan, o boletim clínico actualizado ontem pelo Braga não apresentou grandes novidades. Desta forma, além de Quim, que se encontra nesta situação desde o início da época, Vandinho, Paulão, Paulo César e Elderson continuam entregues ao departamento médico arsenalista. No entanto, o nível de recuperação é dividido em dois pares. Vandinho e Paulão não subiram sequer ao relvado - fazem tratamento -, ao passo que Elderson e Paulo César já estão mais próximos do regresso à competição, sendo que ambos já fazem trabalho condicionado no ginásio e no relvado. Perante isto, dos clientes actuais do boletim clínico apenas um (Alan) tem esperança de jogar amanhã..


Equipa em contínuo estado de ebulição

Mais um jogo, mais uma mexida na equipa titular. Por muito que Domingos Paciência gostasse de alterar esta constante, os (muitos) problemas físicos que os jogadores têm sentido, aliados a uma ou outra mudança por motivos disciplinares ou meramente opcionais, têm levado o treinador a alterar o onze em quase todos os jogos. Se forem dissecados os 34 encontros já realizados após a recepção ao Celtic, na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que marcou o arranque oficial da época, constata-se que o treinador só por duas vezes escolheu os mesmos 11 jogadores para iniciar um jogo: na visita do Arsenal ao AXA, que se seguiu a uma passagem por Guimarães, e na deslocação a Alvalade para defrontar o Sporting, que, curiosamente, surgiu depois de outro embate com o arqui-rival da Cidade Berço.

Para não variar, frente ao Paços de Ferreira Domingos vai ser obrigado a mudar novamente a equipa. Miguel Garcia viu o quinto cartão amarelo contra o FC Porto e terá de cumprir um jogo de castigo, embora o treinador também possa poupar outros elementos devido à proximidade do jogo com o Lech.



Dupla de concorrentes à vaga no lado esquerdo

A maior dúvida em relação ao onze para o Paços de Ferreira prende-se com o lateral-esquerdo. Sem Elderson, lesionado, e partindo do pressuposto que Sílvio transitará para a direita, as opções são duas: Marco Ramos e Guilherme. O luso-francês leva vantagem por ser essa a sua posição natural, mas o jovem brasileiro já desempenhou esse papel com eficácia.


Oportunidade para a estreia de Vinícius

Quase um mês e meio depois de ter começado a trabalhar na Cidade dos Arcebispos, Vinícius tem uma oportunidade soberana de estrear-se nas convocatórias de Domingos Paciência. O médio recrutado em Janeiro ao Olhanense é um dos 19 jogadores que o treinador tem à disposição nesta altura, isto se incluirmos nas contas Aníbal e Dani, que nos últimos tempos têm actuado pelo satélite Vizela. A expectativa do brasileiro é, por isso, grande, até porque ao longo das últimas semanas realizou trabalho específico que visou o reforço muscular. Com isso, acabou por perder vários encontros do Braga, entre os quais os da Taça da Liga contra o Guimarães, que também o terá tentado contratar na reabertura do mercado, Paços de Ferreira e Arouca. De resto, é o único reforço dos arsenalistas que ainda não somou qualquer minuto.



Bilhetes do jogo com o Lech entre os 7 e os 40 euros

Já estão à disposição dos adeptos os ingressos para o encontro de quinta-feira, com o Lech Poznan, da segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa. O preço dos bilhetes varia entre os 7 euros para sócios com lugar anual e os 40 para não sócios.


Juniores compõem grupo

A presença do médio Airosa e do central Fábio foi o destaque do treino que marcou o início da preparação para o jogo com o Paços. Os dois jogadores dos juniores, que hoje começam a participação na fase final do Campeonato Nacional da categoria, com a Naval, foram chamados por Domingos para compor um grupo muito curto.


Três de regresso na Liga

Nem tudo são más notícias para Domingos por estes dias. Com o regresso do campeonato, o treinador ganha mais três opções em Ukra, Keita e Guilherme, que não foram inscritos na Liga Europa. Aliás, os três foram dos últimos a abandonar ontem o treino, depois de terem realizado um longo exercício de finalização em que se destacou... o treinador!



Gripe de Pizzi salvou o Braga

Salvos pela gripe - Pizzi está de cama desde ontem e em dúvida para amanhã, reduzindo significativamente o risco de o Braga voltar a ser derrotado por um jogador com o qual tem contrato. Foi assim que se escreveu a história do triunfo do Paços de Ferreira na Pedreira, esta temporada, para a Taça da Liga. Na altura, o extremo cedido pela SAD de António Salvador assinou o último dos três golos (Rondón e David Simão haviam colocado a equipa em vantagem), que o bis de Lima foi insuficiente para contrariar. Desta vez, esse cenário parece afastado por causa da gripe que afastou o jovem transmontano do penúltimo ensaio para o regresso a Braga, obrigando o treinador Rui Vitória a procurar alternativa no plantel. Nuno Santos poderá ser o substituto, numa antecipação do futuro pacense, pois, ao contrário de Pizzi, é um jogador da casa que, em breve, poderá ver partir vários habituais titulares que, como o bracarense, estão na Mata Real por empréstimo. É o caso do lateral-direito Baiano (Anápolis), um dos melhores do campeonato, dos jovens David Simão e Nélson Oliveira, o camisola 10 e o ponta-de-lança do Benfica. Bura (FC Porto) tem sido menos utilizado e Samuel (Atlético de Minas Gerais) perdeu o lugar por lesão. A aposta nestes jovens tem sido ganha com um futebol que cresce em confiança a cada partida e que não conhece derrotas, desde o início do ano, mas, o Paços de Ferreira não se limita a promover jogadores alheios. Nuno Santos, ex-Santa Clara, é uma das apostas de Rui Vitória, que tem ainda em maturação Amond, um avançado que está pela primeira vez em Portugal e a crescer na sombra de Rondón (outro valor da casa) e de Nélson Oliveira. Na defesa, Javier Cohene (estreante no primeiro escalão luso) evoluiu imenso, tornando-se indiscutível no plantel onde se destacam ainda Maykon e André Leão, e no qual Bruno di Paula, Caetano e Alvarinho, esperam oportunidade. Na Mata Real, já se diz que esta equipa deixará saudades, mas, o futuro também mora no balneário de Vitória.

Leonel Olímpio já treinou em pleno

O último treino à porta aberta na preparação pacense para o Braga permitiu dissipar as dúvidas relativamente à condição de Leonel Olímpio. O médio saíra lesionado, no jogo com o Marítimo, e esta foi a primeira sessão sem limitações, desde então. Entretanto, também já o trinco André Leão recuperara de um traumatismo, o que permitirá a Rui Vitória manter a estrutura do meio-campo, com David Simão a completar o trio. A alteração que se adivinha é no lado esquerdo do ataque, devido à ausência de Pizzi. Nuno Santos e Maykon são os principais candidatos ao lugar.

NÚMEROS

10

Mais de metade dos 18 golos do Paços de Ferreira no campeonato foram mar-cados por jo-gadores em-prestados: Nélson Oli-veira (4), Pizzi (3), Baiano (2) e Samuel (1).

4

Rondón divide com Nélson Oliveira o estatuto de goleador (4 golos).

3

Pizzi não se limita a marcar; fez o cruza-mento para o golo que derrotou o Marítimo.

6

Quatro dos seis emprestados são titulares; Samuel está lesionado.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Sem tempo a perder para trocar as voltas ao Paços


O plantel do Sp. Braga regressou ontem à tarde ao trabalho, poucas horas depois do regresso da Polónia, já pela madrugada dentro (2h30), onde perdeu por 1-0 com o Lech Poznan, para a Liga Europa (1.ª mão dos 16/avos). Sem tempo a perder, Domingos Paciência iniciou a preparação do próximo jogo dos 'Guerreiros do Minho', amanhã, frente ao Paços de Ferreira, para a 20.ª jornada da Liga Portuguesa.

Um treino marcado por muitas ausências na equipa arsenalista, face a lesões e alguns danos colaterais da noite europeia, com o treinador a trabalhar com apenas 17 jogadores disponíveis. Para compor o grupo e poder trabalhar aspectos importantes técnico-tácticos, Domingos chamou mesmo dois juniores, o central Fábio e o médio Airosa.

Os titulares da noite europeia foram poupados neste primeiro treino a pensar nos 'castores'. Fizeram apenas recuperação física no relvado, e recolheram para banhos e massagens.
Alan, Sílvio e Rodriguez, com toques, estiveram ausentes do treino. Ficaram em tratamento no ginásio, mas estarão aptos para o jogo de amanhã.

O restante plantel treinou normalmente às ordens de Domingos, durante cerca de duas horas, debaixo de intensa chuva, com o treinador a dar primazia ao trabalho ofe nsivo e finalização.
Dos lesionados, destaque para a subida ao relvado do avançado brasileiro Paulo César e o lateral esquerdo Elderson, juntamente com o guarda-redes Quim, onde prosseguiram o plano de recuperação sob atenção do fisioterapeuta Francisco Miranda.
O capitão Vandinho é que continua KO. Ficou no ginásio, e depois de ter falhado o jogo com o Lech, falhará também a recepção ao P. Ferreira.

Trio de volta às opções

Keita, Marco Ramos e Ukra estão de volta aos disponíveis de Domingos, já que não estavam inscritos para a Liga Europa.

Marco Ramos candidato ao lugar de Miguel Garcia

Castigado com o quinto amarelo, Miguel Garcia vai falhar este jogo, e tudo indica que o reforço de Inverno luso-francês, Marco Ramos, vai ter oportunidade de se estrear a titular com a camisola do Sp. Braga.

Hoje, treino à porta fechada

Numa corrida contra o tempo, em semana europeia, o plantel bracarense faz hoje o último apronto para a partida com os pacenses. Uma sessão à porta fechada, marcada para as 15h30. Duas horas depois, Domingos vai à sala de imprensa expor as motivações arsenalistas para o regresso ao campeonato, depois de duas derrotas seguidas, com o FC Porto e com o Lech.

CORREIO DO MINHO

Bruno3429

Artur afastou de vez os fantasmas
Por Pascoal Sousa

Brasileiro com a cotação em alta tem sido dos melhores da equipa e espreita a renovação.

Finalmente, alguém capaz de sossegar os fantasmas na baliza do SC Braga. Artur Moraes esteve quatro meses na sombra de Felipe, mas assim que agarrou a titularidade, em Leiria, na 13.ª jornada da Liga, somou uma série de actuações meritórias que, em muitos jogos, lhe valeram o estatuto de melhor em campo da equipa.

Em Poznan, o brasileiro voltou a ser decisivo nos instantes finais, com duas grandes defesas a evitar derrota mais gorda que comprometeria seriamente as aspirações do SC Braga no encontro da segunda-mão, na próxima quinta-feira.

Artur Moraes manteve a equipa sintonizada com os oitavos-de-final da Liga Europa e ganhou pontos com vista a uma renovação de contrato, ele que termina a ligação com o SC Braga no próximo mês de Junho.

Em Março, António Salvador vai deverá dar um impulso importante nos dossiers relacionados com os jogadores que ficam livres no final da época.


A Bola

JotaCC

Mapa de jogos Depto. Futebol Formação - 19 e 20 de Fevereiro



Este sábado começa a Fase Final do Campeonato Nacional de Juniores, com o SC Braga a deslocar-se ao terreno da Naval 1º Maio. O adversário em questão terminou a primeira fase no quarto lugar da Zona Sul. Os Juvenis "A" sofreram o primeiro desaire da segunda fase a meio da semana no terreno do Padroense (0-2), mas ainda assim são líderes da Zona 1 devido à melhor diferença de golos, uma vez que todas as equipas estão empatadas com quatro pontos. Com três jornadas por disputar, qualquer deslize pode ser fatal para as aspirações de estar presente na Fase Final, e, por isso mesmo, a ambição de vencer em Santa Maria da Feira é total. Destaque nos distritais para a deslocação dos Infantis "A", líder da sua série, ao terreno de um dos segundo classificados, o Gil Vicente. Os jogos para o próximo fim-de-semana são os seguintes:


    * Juniores:          Naval 1º Maio vs SCB   – Sábado às 15h00m, E. M. José B. Pessoa;

    * Juvenis A:        CD Feirense vs SCB     – Domingo às 11h00m, C. Dep. C. D. Feirense;

    * Juvenis B:        SCB vs Gil Vicente       – Sábado às 15h00m, C. J. S. Paio d´Arcos;

    * Iniciados A:      Paragem;

    * Iniciados B:      SCB vs Sandinenses    – Domingo às 15h00m, Campo da Ponte;

    * Iniciados C:      Vilaverdense vs SCB    – Domingo às 9h30m, E. M. Vila Verde;

    * Infantis A:        Gil Vicente vs SCB       – Domingo às 14h00m;

    * Infantis B:        SCB vs Merelinense      – Domingo às 11h30m, C. J. S. Paio d´Arcos;

    * Infantis C:        SCB vs Merelinense      – Domingo às 10h15m, C. J. S. Paio d´Arcos;

    * Infantis D:        SCB vs FC Vizela         – Domingo às 9h00m, C. J. S. Paio d´Arcos;

    * Benjamins A:    SCB vs Santa Maria      – Sábado às 10h15m, C. J. S. Paio d´Arcos;

    * Benjamins B:    Folga;

    * Benjamins C:    SCB vs S. Cosme        – Sábado às 9h00m, C. J. S. Paio d´Arcos.

Bruno3429

Pedro Queirós é a novidade nos convocados
Por José Carlos Moura

Da lista de 18 jogadores convocados por Rui Vitoria para o encontro de amanhã, com o SC Braga, destacam-se a ausência de Pizzi, por estar engripado, e o regresso do defesa Pedro Queirós.

Pizzi tem contrato com os bracarenses, mas está cedido aos pacenses até final da temporada, e também falhou a partida da primeira volta com os minhotos, por estar lesionado. Porém, jogou na Taça da Liga e marcou o golo que valeu o triunfo dos castores.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Cássio e António Filipe
Defesas: Javier Cohene, Baiano, Maykon, Ozeia, Burra e Pedro Queirós
Médios: Filipe Anunciação, David Simão, André Leão, Leonel Olímpio, Bruno e Manuel José
Avançados: Nuno Santos, Amond, Nélson Oliveira e Mário Rondon

A Bola

Bruno3429

Juniores: Sporting vence (2-0) derby com Benfica
Por Gonçalo Guimarães

O Sporting venceu o Benfica por 2-0, no Seixal, na primeira jornada da fase final do campeonato nacional de juniores.

João Mário abriu o marcador aos 14 minutos e Alberto Coelho (64 min.) fechou a contagem a meio da segunda parte.

Vitória justa dos leões, que se mostraram mais tranquilos e seguros, ao passo que o Benfica cometeu erros infantis, denotou intranquilidade na defesa e alguma precipitação no ataque.

Ao todo, foram mostrados 15 cartões amarelos e um vermelho, com o Sporting a jogar em inferioridade numérica nos últimos nove minutos, mas a conseguir aguentar o pressing final dos encarnados.

Nos restantes jogos, destaque para a goleada (5-0) do FC Porto sobre o UD Leiria, no Olival. Rafael (2), Flávio (2) e Filipe apontaram os golos dos portistas que assumem a liderança.

Resultados da 1.ª jornada:
FC Porto - UD Leiria, 5-0
Gondomar – V. Guimarães, 1-3
Naval - SC Braga, 0-3
Benfica - Sporting, 0-2

A Bola

Pé Ligeiro

Alan é opção para a recepção ao Paços

Domingos Paciência abordou a partida com o Paços de Ferreira, onde espera que o Sporting de Braga não volte a cometer os erros que levaram à derrota na Taça da Liga, mas na conferência de imprensa aproveitou para criticar Rui Vitória, tecnico pacense, por não ter permitido a antecipação do encontro.

«Temos que jogar com intensidade e não podemos repetir os erros que cometemos no jogo da Taça da Liga. Pedimos ao Paços de Ferreira para antecipar este jogo, tal como o FC Porto fez com o Nacional. A Liga deu autorização mas o Rui Vitória não. Gostava de lembrar que não é só o Sporting de Braga que beneficia com o sucesso na Europa. Qualquer equipa portuguesa poderá retirar benefícios no futuro, caso haja mais vagas na UEFA para os clubes portugueses. Há quem não se importe com isso e lamento que assim seja», referiu o treinador bracarense.

Na convocatória, Domingos chamou pela primeira vez Vinícius e Marco Ramos e promoveu o regresso de Ukra, que falhou o encontro com o FC Porto. Por outro lado, Alan, que chegou a estar em dúvida, mantém-se nos eleitos, enquanto Vandinho e Paulão não são opção para a recepção ao Paços de Ferreira.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Marcos

Defesas: Sílvio, Kaká, Rodriguez, Marco Ramos e Aníbal

Médios: Custódio, Hugo Viana, Mossoró, Salino, Vinícius e Guilherme

Avançados: Meyong, Lima, Ukra, Keita, Alan e Hélder Barbosa


MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Domingos critica Rui Vitória  


Domingos Paciência quer retomar a rota das vitórias. O adversário de amanhã é o Paços de Ferreira que esta temporada já encostou os bracarenses à parede, confrontando-os com a frustração de serem eliminados da Taça da Liga.

Por isso, o técnico dos minhotos alerta para um previsível e potencial cenário de dificuldade, agravado ainda pelo facto de se realizar a meio da eliminatória da Taça UEFA Aliás, esse facto gerou um sério remoque de Domingos Paciência. A razão fica aqui explicada, na primeira pessoa do singular:

— Pedimos ao Paços de Ferreira para que este jogo tivesse sido antecipado, tal como fez o FC Porto com o Nacional da Madeira. A Liga chegou a dar a sua autorização, mas o Rui Vitória não autorizou. Lembro que não é só o SC Braga que beneficia com o sucesso na Europa. Também é o sucesso de Portugal que está em causa, via ranking europeu. Todas as equipas poderão retirar benefícios futuros, caso haja mais vagas na UEFA para os clubes portugueses. No entanto, há quem não se importe com isso. Lamento que assim seja. E também não precisam de nos lembrar do desgaste gerado pela viagem à Polónia... Até parece que estão com segundas intenções.

Seja como for, o técnico arsenalista releva o pormenor de ter mais opções para a jornada 20 e dá a receita para o triunfo:

— Temos que jogar com intensidade e não repetir os erros cometidos no jogo da Taça da Liga. Aproveito também para pedir o apoio dos adeptos, porque é nesta altura que mais precisamos deles.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Vinícius e Marco Ramos em estreia nos convocados 

O defesa-esquerdo Marco Ramos (Lens) e o médio brasileiro Vinícius (Olhanense) são as maiores novidades na lista de convocados do SC Braga para o jogo de amanhã, frente ao Paços de Ferreira (20.15 horas).

Os dois jogadores foram contratados em Janeiro e esta é a primeira vez que ambos terão oportunidade de se estrear na Liga com a camisola arsenalista.

De regresso às opções de Domingos Paciência encontra-se Ukra, que falhou a jornada anterior (derrota diante do FC Porto), devido a problemas físicos.

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Marcos.

Defesas: Sílvio, Kaká, Rodriguez, Marco Ramos e Aníbal.

Médios: Custódio, Hugo Viana, Mossoró, Salino, Vinícius, Guilherme.

Avançados: Meyong, Lima, Ukra, Keita, Alan e Hélder Barbosa.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!