News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 26/01

Started by david, 26 de January de 2011, 07:15

Previous topic - Next topic

david

                                        Kaká contratado até final da época

Por Nuno Saraiva Santos

A cinco dias do encerramento do mercado de transferências de Inverno está encontrado o defesa-central que faltava para fechar o plantel do SC Braga. O jogador escolhido para suceder a Moisés é Kaká, um defesa brasileiro que, na época 2006/07, se cruzou na Académica com o agora técnico bracarense e que agora chega por empréstimo do Hertha de Berlim.

É, no mínimo, surpreendente a eleição de Kaká como o substituto perfeito do xerife, recentemente transferido para o Al-Rayyan, do Dubai, a troco de 500 mil euros que já entraram nos cofres bracarenses.

Depois de torcer o nariz a várias alternativas que lhe foram sugeridas pela SAD, Domingos fez finca-pé na hora de proceder ao reforço dos quadros arsenalistas, convencendo António Salvador, líder do emblema minhoto, e Fernando Couto, manager do clube, a seguir o seu conselho e a apostar literalmente tudo na aquisição deste central de 29 anos.

Foi na época 2008/09 que Kaká trocou a Académica pelo Hertha de Berlim. Na altura, os alemães pagaram dois milhões de euros ao clube de Coimbra pela aquisição do central. Após uma primeira temporada completa na Bundesliga, o brasileiro acabaria por perder por protagonismo na edição 2009/10, ao ponto de ter concluído essa temporada no Chipre, no Omonia Nicósia, por cedência do emblema alemão.

Leia mais na edição impressa de A BOLA
07:00 - 26-01-2011

JotaCC

Domingos Paciência chama cinco juniores à equipa principal

Uma oportunidade para os mais novos devido às baixas e falhas no plantel arsenalista. Domingos Paciência chamou cinco atletas da equipa júnior do Sp. Braga para se juntarem aos trabalhos dos seniores, tendo em vista a preparação do jogo com o Arouca, para a Taça da Liga, agendado para o próximo domingo.

Ainda à espera da chegada de um central para colmatar a saída de Moisés para o Qatar, e com apenas Rodriguez, Paulão e Aníbal, o técnico requisitou os centrais juniores Kanu e Lomba. A par dos defesas, foi também chamado o lateral direito Rúben e os avançados Edmilson e Emre.

Os jovens tiveram a oportunidade para mostrarem qualidades ao técnico e integraram a peladinha que Domingos Paciência observou com atenção. Uma chamada que surge no seguimento da aposta do clube arsenalista na formação, mas igualmente para compensar as seis baixas por lesão: Sílvio, Vinicius, Paulo César, Hugo Viana, Lima e Quim.

Taça da Liga dependente de terceiros

Ganhar uma Taça era um dos objectivos traçados para esta temporada, mas o cenário complicou-se. Depois de a Taça de Portugal ter ficado pelo caminho, na Luz, a Taça da Liga dependerá de uma ajuda de terceiros e de várias contas no final do Gru-po C.

No próximo domingo, o Sp. Braga viaja até Arouca [Liga de Honra], para a última jornada da fase de grupos, ainda com esperança no apuramento para as m eias-finais, mas dependente do outro resultado do duelo entre Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães. A derrota caseira na última ronda da competição com os 'castores' trocou as voltas aos desejos de Domingos Paciência e complicou as contas, obrigando agora a equipa não só a vencer, como a marcar o máximo de golos possível em Arouca.

O Paços de Ferreira lidera o grupo com seis pontos, seguindo-se o Sp. Braga com três, os mesmos do Vitória de Guimarães, enquanto o Arouca é último, com zero pontos. Aos 'castores' basta um ponto para carimbarem presença na próxima fase, por isso, os arsenalistas precisam vencer o Arouca e esperar que os vimaranenses ganhem em Paços de Ferreira.

Neste cenário, é necessário ainda que o Sp. Braga obtenha maior diferença de golos do que o Vitória. É que o primeiro critério de desempate na Taça da Liga é a maior diferença entre o número de golos marcados e sofridos.

Os arsenalistas somam cinco marcados e quatro sofridos, enquanto os vimaranenses têm um saldo negativo (dois marcados e três sofridos). Para seguir em frente até ao sonho de erguer uma Taça, o Sp. Braga bem que irá precisar da ajuda do velho e eterno 'rival' Vitória de Guimarães.
O vencedor do Grupo C irá defrontar, nas meias-finais, o vencedor do Grupo A ainda por definir, já que Nacional, Gil Vicente e FC Porto estão na luta.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ataque ameaça recorde

O que seria da defesa se conseguisse acompanhar o ataque? A pergunta impõe-se face à discrepância de eficácia entre os dois sectores. Se o mais recuado tem uma das piores marcas dos últimos dez anos, o mais adiantado está em bom ritmo para bater o recorde de golos marcados num campeonato pelo clube, um dos poucos que a equipa de Domingos Paciência não conseguiu bater na temporada transacta. Lima e companhia já introduziram a bola na baliza do adversário por 31 ocasiões, o que representa um novo máximo quando comparados os registos arsenalistas nas últimas duas dezenas de temporadas. Em 2000/01, quando os homens de Manuel Cajuda fixaram em 58 o tal recorde de remates certeiros, os bracarenses só haviam marcado por 29 vezes, à razão de 1,7 por jogo. Actualmente a média ronda os 1,8 por encontro.

A maior fatia dos 31 tentos contabilizados pelo Braga nesta altura resulta de lances de bola corrida. Ao todo foram 21, embora um destes (frente ao Nacional) tenha sido obtido na recarga a uma grande penalidade desperdiçada por Moisés, que Lima, o principal artilheiro da equipa no campeonato, tratou de transformar em golo. Aliás, os minhotos ainda só marcaram um vez de grande penalidade - Meyong foi o autor do tiro certeiro, contra o Beira-Mar - e são uma das equipas da prova que menos beneficiaram deste tipo de lances. No entanto, já levam cinco tentos apontados na marcação ou na sequência de livres, três resultantes de pontapés de canto e um autogolo, marcado por Salin quando a Naval visitou o AXA, em Setembro.

Melhor que isto era quase impossível numa temporada em que o vice-campeão nacional tem estado particularmente inspirado na hora de atirar à baliza. De resto, quando se somam os golos marcados em todas as competições em que participou a equipa (Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões), o valor que se obtém é acima da meia centena (52).



Nova visita à escola agendada para esta tarde

O Braga vai dar hoje sequência à série de visitas que vindo a realizar às escolhas do concelho. Nesse sentido, uma comitiva do clube arsenalista vai marcar presença, a partir das 15h00, na Escola EB1/JI do Fujacal, onde os dois jogadores escolhidos para esta deslocação vão distribuir autógrafos. No final, um dos quais estará disponível para falar à comunicação social.


Tudo ou nada em Arouca por 14 euros


O pacote viagem/bilhete para o jogo em Arouca, no domingo, da última jornada da fase de grupos Bwin Cup, custa 14 euros e pode ser adquirido apenas na secretaria do clube, no Estádio 1º de Maio até às 12h30 do próximo sábado. O autocarro vai partir às 9h30 de domingo, mas o sócio que pretenda apenas o bilhete terá de desembolsar apenas sete euros. Refira-se que o Braga pediu somente 150 ingressos para este jogo crucial para as suas aspirações nesta competição. Vencer em Arouca é obrigatório, assim como a vitória do Guimarães em Paços de Ferreira, se a equipa de Domingos quiser seguir para as meias-finais. Depois, tudo será uma questão de golos.


Confronto inédito marcado por reencontros

O Braga nunca defrontou o Arouca em jogos oficiais. Contudo, na equipa do distrito de Aveiro há velhos conhecidos dos arsenalistas: o guarda-redes Marco e o médio cabo-verdiano Nené, que jogaram no Braga.


   
Hugo Viana e Lima entram no lote de lesionados

Domingos Paciência depara-se com mais duas dores de cabeça na preparação do jogo em Arouca, da última jornada da fase de grupos da Bwin Cup. Hugo Viana e Lima ficaram-se novamente pelo ginásio, o primeiro devido a um traumatismo na coxa esquerda e o segundo por causa de uma entorse no joelho esquerdo, lesões sofridas ante o Setúbal. Ambos acompanharam, no tratamento e trabalho condicionado, Paulo César, que continua a contas com um traumatismo na coxa direita e que voltará a ficar de fora no domingo. Mais hipóteses de jogar tem Sílvio, apesar de ontem ter treinado condicionado no relvado em virtude de uma mialgia na coxa direita.


Cinco juniores no treino

Para fazer face às várias ausências que neste momento afecta o seu plantel, Domingos Paciência chamou ao treino de ontem, de manhã, cinco jogadores da equipa de juniores dos arsenalistas. Desta forma, os centrais Kanu e Lomba, o lateral-direito Rúben, o médio-ofensivo Emre e o avançado Edmilson aproveitaram a oportunidade para se mostrarem ao treinador da equipa principal.

O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga garante Kaká até ao fim da época



Claudiano Bezerra da Silva
Brasil
1981-05-16 (29 anos)
Defesa
81 kg
187 cm



O Sporting de Braga encontrou o sucessor de Moisés para o eixo da defesa: Kaká, defesa brasileiro que há uns anos passou pela Académica e foi treinado por Domingos. O central de 29 anos chega por empréstimo do Hertha Berlin.

Depois da saída de Moisés para o Al-Rayyan, do Dubai, por 500 mil euros, a SAD arsenalista já garantiu o seu substituto. Kaká, defesa brasileiro, passou pela Académica nas épocas 2006/07 e 2007/08, onde foi orientado por Domingos Paciência, que volta, assim, a contar com o central no seu plantel.

Kaká está no Hertha Berlin desde 2008/09, época durante a qual permaneceu no clube da capital alemã, mas, na temporada seguinte, foi perdendo espaço no plantel acabando cedido ao Omonia, do Chipre.

Esta época, regressado ao Hertha, recém-despromovido ao segundo escalão do futebol germânico, Kaká soma apenas oito jogos, sete dos quais como suplente não utilizado e apenas um em que jogou os 90 minutos.

ZEROZERO

JotaCC

Sporting e Naval abrem a 18.ª jornada
V. Setúbal-Benfica fecha a ronda

   
Sporting e Naval abrem a 18.ª jornada da Liga portuguesa a 4 de fevereiro (6.ª feira), em Alvalade, anunciou esta quarta-feira a Liga de clubes no seu site oficial.

O encontro entre os leões e a equipa da Figueira da Foz está marcado para as 20 e 15 e vai ter transmissão televisiva na SportTV.

Já o líder FC Porto recebe o Rio Ave no domingo, às 18 e 15, no único encontro com transmissão em sinal aberto da ronda, na TVI.

Duas horas mais tarde, o campeão Benfica visita o V. Setúbal, no encontro que fecha a 18.ª jornada, com transmissão na SportTV.

Programa da 18.ª jornada:

Sexta-feira (04 fev):

Sporting - Naval, 20 e 15 (SportTV)

Sábado (05 fev):

Marítimo – Sp. Braga, 19 e 15 (SportTV)

Domingo (06 fev):

Académica - Beira-Mar, 16 horas

U. Leiria - Olhanense, 16 horas

V. Guimarães - Nacional, 16 horas (SportTV)

Portimonense – P. Ferreira, 16 horas

FC Porto - Rio Ave, 18 e 15 (TVI)

V. Setúbal - Benfica, 20 e 15 (SportTV)

RECORD

Bruno3429

Kaká realiza testes médicos
Por Pedro Manuel Couto

Kaká já se encontra em Braga e neste momento realiza os testes médicos. O defesa-central será reforço do conjunto bracarense até final da temporada, devendo tratar dos assuntos burocráticos depois de cumpridos todos os exames obrigatórios.

Recorde-se que o defesa brasileiro é a terceira aquisição dos guerreiros do Minho neste mercado de Inverno, depois do médio Vinicius e do lateral-esquerdo Marco Ramos.

Tudo indica que o plantel às ordens de Domingos Paciência não receba mais jogadores.

A Bola

JotaCC

Kaká reforça bracarenses
central emprestado pelo Hertha Berlim
   
O defesa central brasileiro Kaká, que já representou em Portugal a Académica, vai ser jogador do Sp. Braga, disse esta quarta-feira à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Kaká, de 29 anos, chega por empréstimo dos alemães do Hertha de Berlim, para onde se transferiu em 2008/09 depois de duas temporadas na Académica.

O central brasileiro colmata assim a saída do seu compatriota Moisés para o Al-Rayyan, do Qatar, e junta-se a Vinícius, Marco Ramos e Ukra como reforços de inverno dos minhotos.


RECORD

Pé Ligeiro

«Jogar em Portugal era um objectivo» - Marco Ramos

O lateral português Marco Ramos, que efectuou todo o percurso como profissional em França, diz-se já adaptado a Braga e mostra-se impressionado com a realidade do clube minhoto.

«Conheço bem a cidade, está tudo a correr bem. Já seguia o Braga e o campeonato português. Sabia das qualidades da equipa mas visto por dentro ainda é mais impressionante», disse Marco Ramos, que vai fazer concorrência a Marco Ramos a lateral direita do plantel às ordens de Domingos Paciência:

«Já joguei contra ele quando estava no Lens, perdemos esse jogo. Estou a treinar estou bem e o técnico é que faz as escolhas. Se optar por mim, vou dar o meu melhor. Se não, vou trabalhar para ser escolhido. O mais importante é trabalhar para a equipa. Jogar em Portugal era um objectivo meu, um sonho. Desde que sou profissional que sempre pensei que podia jogar em Portugal. Agora posso desfrutar e estar junto da família.»

À margem de uma visita a um estabelecimento de ensino do concelho, o jogador de 27 anos disse ainda que pretende ajudar a equipa a alcançar os seus objectivos: «Vamos tentar ganhar o máximo de jogos para terminarmos o campeonato entre os quatro primeiros lugares. Se conseguirmos ganhar, mas conseguir os nossos objectivos.»


ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Marcos Ramos: "Estou aqui para ter outra vez prazer em jogar"

O defesa esquerdo Marco Ramos disse hoje ter escolhido o Sporting de Braga para "ter outra vez prazer em jogar futebol" e mostrou-se confiante numa classificação entre os quatro primeiros da Liga portuguesa.

O luso-francês, um dos reforços de inverno dos minhotos, já foi chamado pelo ex-seleccionador nacional Carlos Queiroz para um estágio da selecção "BB" de Portugal, mas é cauteloso quando o tema é introduzido, deixando indicações que a prioridade passa por afirmar-se no Sporting de Braga.

"Não vou estar já a dizer que é uma ambição ser chamado à selecção. Estou aqui para ter outra vez prazer em jogar e depois logo se vê", disse, no final de mais uma visita de uma delegação do clube a uma escola do concelho.

Assegurando estar já em condições de ser chamado pelo treinador Domingos Paciência, Marco Ramos já sabe que a meta é "ficar entre os quatro primeiros" lugares: "Ainda falta muito campeonato e queremos ganhar o máximo de jogos. De certeza que atingiremos o objectivo", disse.

O jogador, de 27 anos, alinhava nos franceses do Lens, mas não era opção do treinador há já algum tempo e quer agora voltar a jogar com regularidade, precisando para isso de "roubar" a titularidade a Elderson.

Filho de portugueses da região de Braga, mas nascido em França, revelou que já naquele país acompanhava a carreira da sua nova equipa e tinha a noção da sua "qualidade", embora conhecê-la por dentro seja "mais impressionante".

"Sempre foi um sonho jogar em Portugal. A minha família vive em Braga e esta é também a minha cidade, pelo que é um grande prazer estar aqui", disse.

Os "arsenalistas" continuam a preparar a deslocação ao terreno do Arouca, domingo, às 14:30, a contar para a terceira jornada do grupo C da Taça da Liga.

O JOGO

JotaCC

Marco Ramos quer impor-se em Braga
Equipa continua preparação para encontro com Arouca
   
Marco Ramos chega a Braga com ambições claras. O lateral esquerdo quer afirmar-se no clube minhoto e mostrou-se com vontade de terminar esta temporada na metade superior da tabela classificativa

"Ainda falta muito campeonato e queremos ganhar o máximo de jogos. De certeza que atingiremos o objetivo de alcançar uma posição entre os quatro primeiros", disse.

O jogador, proveniente do Lens, já foi chamado para a Seleção Nacional BB, na altura por Carlos Queiroz. Quando abordado sobre um regresso à equipa das quinas, Marco Ramos defende-se, reiterando a vontade de se impor num lugar em que Elderson é o habitual escolhido por Domingos Paciência.

"Não vou estar já a dizer que é uma ambição ser chamado à seleção. Estou aqui para ter outra vez prazer em jogar e depois logo se vê", disse, no final de mais uma visita de uma delegação do clube a uma escola do concelho.

O Sp. Braga continua a preparar a deslocação ao terreno do Arouca, domingo, às 14:30, a contar para a terceira jornada do grupo C da Taça da Liga.

RECORD