News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/01

Started by JotaCC, 18 de January de 2011, 07:43

Previous topic - Next topic

JotaCC

Domingos Paciência: "Temos que trabalhar muito para vencer"

No lançamento do jogo de hoje, frente ao Paços de Ferreira, a contar para a segunda jornada da terceira fase da Taça da Liga, o treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, mostrou-se confiante na vitória, apesar de reconhecer que as dificuldades vão ser muitas, perante uma equipa que vem de um resultado muito moralizador.

'Já não esperávamos facilidades de maneira nenhuma, mas é evidente que com uma vitória como a que o Paços de Ferreira conseguiu em Alvalade é natural que o ânimo, a confiança e a motivação sejam muito maiores nesta altura. Mas também temos consciência de que a jogar em casa, perante o nosso público e dentro daquilo que queremos nesta competição, sabemos que temos que fazer muito no sentido de ganhar o jogo, que é esse o nosso grande objectivo. O Paços tem três pontos na prova, como nós, e é natural que acredite que esta é uma competição que também pode pensar em conquistar. Não estamos à espera de facilidades e é muito importante ganhar. Nesta altura, seis pontos podem colocar-nos nas meias-finais da competição e isso é o que queremos conseguir e se essa vitória de amanhã (hoje) nos der o apuramento ainda melhor. Mas sabemos que para isso estamos dependentes de outro jogo, mas também só estamos dependentes de outro jogo se conseguirmos esta vitória e, por isso mesmo, é preciso conseguir vencer', referiu Domingos.

O técnico arsenalista fez questão ainda de recordar o último mês, afirmando que se tem notado um nítido crescimento da equipa a nível de resultados e mesmo de rendimento, o que permite aumentar ainda mais a confiança da equipa. Domingos disse ainda que o importante agora é conseguir dar seguimento aos bons resultados conquistados nos últimos encontros disputados.

'Felizmente, em termos de resultados e mesmo de rendimento de equipa que no último mês as coisas têm corrido melhor. Ganhámos três jogos, perdemos um em Alvalade e é natural que a confiança aumente e que o rendimento da equipa seja melhor. Agora queremos dar continuidade ao que temos feito e o jogo de amanhã é importante, na medida em que é uma competição em que podemos ir mais longe e podemos pensar em conquistá-la. Mas sabemos que competições a eliminar e de sorteio é preciso contar sempre também com o factor sorte. E portanto vamos jogar para ganhar e para tentar chegar o mais longe possível na competição. Uma vitória amanhã pode dar-nos o apuramento, mas o mais importante é conseguir vencer este jogo e chegar o mais longe possível na competição que é o nosso grande objectivo', disse.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Renovação contratual não preocupa Domingos

Domingos Paciência confessou ontem, na antevisão da recepção ao Paços de Ferreira, da 2ª jornada da 3ª fase da Taça da Liga, que é prematuro falar da sua renovação. "É cedo", atirou logo a abrir, explicando porquê: "Há muitos treinadores a nível nacional e internacional e qualquer um deles está preparado para assumir qualquer equipa. A renovação não é motivo de debate nesta altura, o importante é alcançar os objectivos do Braga e até Maio espero consegui-lo. Não estou preocupado com o meu futuro, mas sim com o futuro do Braga e desta equipa", defendeu.

Apesar de dizer que "oficialmente não há nada de concreto" sobre a saída de Moisés para o Catar, Domingos assumiu a transferência: "Tanto ele como o Matheus, que perdi há duas semanas, eram jogadores fundamentais na estrutura. Há uma gestão do clube e há que olhar para os interesses do clube e a Direcção achou por bem que o Moisés saísse". Sem referir nomes, espera "que entrem outros para colmatar essas saídas".

Hoje, Domingos Paciência terá pela frente um adversário moralizado pela vitória em Alvalade. "Já não esperava facilidades. Com uma viotória como a que foi conseguida pelo Paços de Ferreira, é natural que a motivação seja muito maior. Mas a jogar perante em casa, dentro do objectivo que queremos atingir nesta prova, temos que fazer muito para ganhar o jogo".

O mais importante é "dar continuidade" a um ciclo positivo, alcançado desde 17 de Dezembro. Fazer seis pontos pode pôr-nos nas meias-finais. Tudo depende dos golos marcados e sofridos, mas se a vitória der o apuramento, melhor seria".


Moisés foi um capitão até à hora da despedida

O futuro de Moisés passa pelo Al-Rayyan, do Catar, como O JOGO revelou, tendo o central seguido ontem viagem, acompanhado pelo seu empresário, Jorge Baidek, para realizar exames médicos e firmar contrato válido por época e meia. Contudo, e apesar de já não ter jogado no último jogo, com o Portimonense, as suas funções de um dos capitães de equipa foram desempenhadas até à última hora, dado que teve intervenção pessoal na resolução do caso provocado pela substituição de Mossoró nesse jogo, que o levou a apontar o dedo a Domingos Paciência. Moisés conversou com o médio, tentou chamá-lo à razão e a verdade é que o criativo pediu desculpa aos companheiros, ao técnico e, publicamente, aos adeptos bracarenses. Segundo o seu representante, a liderança é mesmo uma das características do defesa, cujo futuro até pode incluir o regresso. "Ele poderá jogar mais alguns anos e até voltar, algo que foi conversado com o presidente", salientou Baidek, revelando que, entre várias abordagens, foi aceite esta porque "agradou a todas as partes", até porque o Braga garantiu uma compensação a rondar o meio milhão de euros por um jogador que estava em final de contrato.


O JOGO

JotaCC

Paços de gigante até às meias

Uma vitória, um recorde, uma possível qualificação para as meias-finais da Taça da Liga. É isto que está em jogo para o Braga no encontro de hoje contra o Paços de Ferreira, que, atendendo ao que fez na primeira jornada desta derradeira fase de grupos da competição, se perfila como o grande obstáculo dos arsenalistas à passagem à fase seguinte. Aliás, só uma conjugação de resultados altamente desfavorável impedirá uma destas equipas de alcançar o apuramento para as meias-finais, que até poderá ficar matematicamente confirmado na quarta-feira, desde que alguém vença este jogo e o Guimarães-Arouca termine empatado.

Falhar na Taça da Liga não é uma opção para o Braga: com a Taça de Portugal e a Liga fora do horizonte, aos bracarenses não resta outra alternativa que não jogar todas as cartas nesta competição e, por isso, será novamente uma equipa de primeiras linhas aquela que Domingos Paciência vai apresentar. Entra elas figura agora Paulão, embora o patrão do sector mais recuado seja Rodriguez, que herdou de Moisés a posição de vice-capitão de uma equipa que vive um momento algo atribulado, como ficou provado em Portimão. O Paços, por sua vez, não poderia estar a atravessar melhor fase. Vencer o Sporting em Alvalade não está ao alcance de todos e representou seguramente uma injecção de confiança para um clube que só venceu uma vez em 13 visitas ao AXA.

Curiosamente, tanto Braga como Paços de Ferreira têm um historial pobre na terceira prova mais importante do calendário futebolístico nacional. Ambas nunca atingiram as meias-finais e, no caso dos minhotos, só tinham conseguido vencer um jogo à entrada para esta edição (ao Leiria, na época transacta).

Braga - P.Ferreira

20h15 Sport TV1

Estádio AXA

Árbitro Jorge Sousa [AF Porto]

Assistentes José Ramalho e José Luís Melo

-
Braga

Treinador Domingos Paciência

1 Artur GR

15 Miguel Garcia LD

3 Paulão DC

2 Rodriguez DC

20 Elderson LE

88 Vandinho MD

45 Hugo Viana MD

30 Alan AD

9 Paulo César MO

10 Hélder Barbosa AE

18 Lima AV

-

26 Marcos GR

48 Aníbal DC

25 Salino MD

27 Custódio MD

40 Guilherme MD

11 Keyta AV

19 Meyong AV

Paços de Ferreira

Treinador Rui Vitória

1 Cássio GR

15 Baiano LD

4 Samuel DC

5 Javier Cohene DC

7 Maykon LE

8 André Leão MD

16 Leonel Olímpio MO

10 David Simão MO

81 Manuel José AD

19 Rondón AV

31 Pizzi AE

-

45 António Filipe GR

20 Pedro Queirós LD

2 Ozéia DC

96 Filipe Anunciação MO

30 Bruno di Paula MO

17 Nuno Santos AD

21 Amond AV

24 Nélson Oliveira AV


Em destaque

2

Pizzi vive horas de grande entusiasmo depois de o seu golo ter provocado um terramoto em Alvalade - o tento do triunfo pacense levou à demissão do presidente leonino, José Eduardo Bettencourt. E o jogador fê-lo de pé esquerdo, o menos utilizado pelo transmontano de Bragança. Pizzi, que já marcara o tento do empate diante do Portimonense, vai defrontar a equipa à qual está contra-tualmente ligado - e com vontade de regressar. Para tal, este atleta do superempresário Jorge Mendes quer mostrar que os seus 21 anos são indício de muito sucesso pela frente.

1

Lima é um dos três jogadores do Braga que já facturaram na actual edição da Taça da Liga (Alan e Meyong foram os outros). O avançado contratado ao Belenenses no defeso tem estado em grande em frente à baliza e, exceptuando a Taça de Portugal, marcou em todas as outras competições em que os arsenalistas participaram esta temporada.

16

Leonel olímpio é o atleta pacense mais utilizado no Paços de Ferreira pelo treinador, Rui Vitória. Por norma, esse estatuto está reservado aos guarda-redes e, eventualmente, aos defesas, pedras fulcrais nas equipas, mas nos castores é este médio quem mais ordena.


Mialgia afasta Sílvio e entrega lateral a Garcia


O boletim clínico divulgado ontem pelo Braga é um dos mais curtos dos últimos tempos. Além de Quim, só Sílvio se encontra com problemas físicos. O lateral tem uma mialgia na coxa direita e tem trabalhado de forma limitada no relvado e no ginásio, pelo que nem sequer foi convocado para o jogo com o Paços de Ferreira. O lado direito da defesa será assim entregue a Miguel Garcia, que, tal como O JOGO revelou, recuperou a tempo ser opção.

Kanu confirma interesse, Beira-Mar não

Há ou não interesse do Braga em Kanu? Esta é a pergunta do momento, uma vez que as informações são díspares. Kanu garante que há. "Existe essa possibilidade, mas ainda não há nada de concreto nem nada acertado. Vamos ver se esta semana as coisas correm bem para mim e para o Beira-Mar", revelou o central à Antena 1 antes de António Regala, presidente dos aveirenses, negar à Rádio Renascença que estejam em curso "quaisquer negociações". "Não fomos abordados pelo Braga", afiançou.

Cónego Melo homenageado no 90º aniversário

Uma homenagem ao cónego Melo, às 17h30, no Memorial do Estádio AXA, é o grande destaque do programa das comemorações do 90º aniversário do Braga. O dia, porém, começará com o hastear da bandeira (9h30) e terminará com um jantar (20h00) para os sócios que vão receber o emblema de ouro e prata.


Mossoró ficou de fora da convocatória

Domingos Paciência garantiu que está encerrrado o caso relacionado com Mossoró - mostrou, perante as imagens televisivas, insatisfação pela substituição no jogo com o Portimonense -, mas a verdade é que não foi convocado para a recepção ao Paços de Ferreira. "Num grupo de trabalho, por vezes há situações que não beneficiam o grupo e que se complicam mais quando passa para a opinião pública e esta tem acesso através de imagens, o que agrava a situação", considerou, adiantando que já falou com Mossoró. "Praticamente está tudo sanado, sabendo que erros destes devem ser evitados para bem do grupo".


Rui Vitória pede pés no chão

Rui tem fé no seu apelido: Vitória. Depois da sensação acometida em Alvalade, o treinador do Paços de Ferreira já elabora um plano para ultrapassar o próximo grande obstáculo. "Um triunfo em Braga pode ser decisivo no que toca à passagem às meias-finais da Taça da Liga, visto termos os mesmos três pontos que o nosso adversário. Por isso, lutaremos até à exaustão", advertiu, depois do Paços ter vencido o Arouca na primeira jornada do Grupo C. Sem lesões ou castigos, Rui Vitória não quer que o triunfo sobre o Sporting seja "apenas" moralizador. "Não quero deslumbramentos de qualquer espécie. Há que manter os mesmos princípios demonstrados no jogo anterior de forma a evitar situações indesejadas", salientou, numa semana com um calendário "anormalmente" preenchido. "Os jogadores têm de estar preparados para esta intensidade de compromissos". Sobre uma eventual rotatividade no plantel, o técnico deixou a possibilidade em banho-maria. "Ainda vou decidir que equipa vou utilizar após uma análise mais profunda ao adversário".

O JOGO

JotaCC

«Moisés guarda carinho do clube»
garante o empresário jorge baidek

Moisés partiu ontem rumo ao Qatar para realizar testes médicos e, se tudo correr dentro do previsto, assinar um contrato de época e meia pelo Al-Rayyan. O central voou para aquele país árabe juntamente com Jorge Baidek e foi o empresário quem fez as honras da casa (Moisés não tinha permissão para falar), garantindo que o atleta leva o Sp. Braga no coração.

"A passagem por Portugal foi muito positiva. Foi um orgulho representar o Sp. Braga e ter jogado na Liga dos Campeões. Guarda o clube com muito carinho", afirmou o agente, de 50 anos, revelando que a saída do brasileiro poderia ter acontecido no verão passado, exatamente para a formação qatari. "Em julho houve essa possibilidade, mas o presidente António Salvador pediu para o jogador ficar, até pela participação na Champions."

RECORD

JotaCC

Sporting de Braga e Paços de Ferreira na luta pelas "meias"

Numa fase em que apenas o primeiro classificado de cada agrupamento segue em frente, para as meias-finais, os dois conjuntos chegam à segunda ronda com três pontos.

O Sporting de Braga e o Paços de Ferreira discutem esta terça-feira entre si a liderança do Grupo C da terceira fase da Taça da Liga em futebol, em encontro da segunda jornada, marcado para Braga.

Numa fase em que apenas o primeiro classificado de cada agrupamento segue em frente, para as meias-finais, os dois conjuntos chegam à segunda ronda com três pontos.

Na primeira ronda, o Paços de Ferreira venceu por 3-2 no reduto do Arouca, da Liga de Honra, enquanto o Sporting de Braga recebeu e bateu o vizinho Vitória de Guimarães por 3-1.

A segunda jornada prossegue quarta-feira, dia em que o Benfica, vencedor das duas últimas edições, recebe o Olhanense e o FC Porto, que se estreou com uma surpreendente derrota caseira face ao Nacional, é anfitrião do Beira-Mar.

Por seu lado, o Sporting recebe quinta-feira o Penafiel, da Liga de Honra, no jogo que encerra a segunda ronda. Os encontros da terceira e última jornada disputam-se a 29 e 30 de Janeiro.

Programa da segunda jornada da terceira fase:

GRUPO A:
- Quarta-feira, 19 Jan.
Nacional – Gil Vicente, 16h00.
FC Porto – Beira-Mar, 20h45 (SIC).

GRUPO B:
- Quarta-feira, 19 Jan,
Marítimo – Desportivo Aves, 16h00.
Benfica – Olhanense, 19h15 (SportTV1).

GRUPO C:
- Terça-feira, 18 Jan.
Sporting de Braga – Paços de Ferreira, 20h15 (SportTV1).
- Quarta-feira, 19 Jan.
Vitória Guimarães – Arouca, 15h00.

GRUPO D:
- Quarta-feira, 19 Jan.
Naval 1.º de Maio – Estoril-Praia, 16h00.
- Quinta-feira, 20 Jan.
Sporting – Penafiel, 20h15 (SportTV1).

SAPO DESPORTO

JotaCC

Pizzi, o jovem extremo cujo pé esquerdo abalou as estruturas de Alvalade

É um dos extremos da moda no campeonato e tem um futuro promissor pela frente. Foi ele que ajudou a precipitar uma crise directiva no Sporting


"Nunca pensei que o meu golo tivesse todas estas repercussões. Só queria ajudar o Paços a conseguir os três pontos e é isso que me deixa feliz." Quem fala assim é Pizzi, nome de antigo craque argentino-espanhol e de estrela em ascensão no futebol nacional, nascido em Bragança, com boa parte da formação concluída em Braga e agora a brilhar no Paços de Ferreira.

Foi ele que, no último sábado, realizou uma exibição notável em Alvalade e marcou o golo que derrotou a equipa de Paulo Sérgio e provocou a demissão do presidente leonino, José Eduardo Bettencourt. Um golo de pé esquerdo apontado por um jogador que faz do remate com o pé direito, da velocidade, visão de jogo e da técnica as suas principais armas. "O meu melhor pé é o direito, mas já estou de tal maneira habituado que prefiro jogar sobre a esquerda para poder fazer as diagonais e aquele remate em Alvalade inesperadamente saiu com o pé esquerdo", explica.

Com 21 anos, Luís Miguel Afonso Fernandes, Pizzi no mundo do futebol, porque quando era criança marcava muitos golos e gostava de jogar com uma camisola do Barcelona - onde, na altura, jogava a estrela hispano-argentina - já na última temporada tinha sido uma referência na formação pacense por empréstimo dos bracarenses. No final da época, regressou a Braga e acreditou que conseguiria um lugar no plantel. Domingos Paciência reconheceu-lhe as potencialidades e deu luz verde ao clube para lhe renovar o contrato até 2013, mas, ao mesmo tempo, achou por bem colocá-lo a rodar de novo noutro emblema. Regressou novamente ao Paços, o clube que o lançou na Liga principal em 2010 num jogo disputado no Dragão.

"Não fiquei desiludido com um novo empréstimo, mas sim triste. Tinha renovado, o que foi um voto de confi- ança muito importante, e acreditei que iria ficar, o que não aconteceu. Mas na próxima época acredito que será a da minha afirmação no Sp. Braga", confessa o jogador que gosta de tra- balhar nos limites e tem Cristiano Ronaldo como grande referência a nível mundial. "É um exemplo a seguir e um jogador que merece admiração, por aquilo que joga e por aquilo que já conquistou".

Pizzi, que nas escolas jogava como ponta-de-lança, já passou pela selecção sub-19 e sub-21 e espera conseguir um lugar num dos três "grandes" e também na selecção A, apesar de reconhecer que o lugar de extremo é o mais complicado de agarrar no grupo orientado por Paulo Bento. "É a posição para onde existem mais soluções e de nomes que jogam em grandes clubes europeus. Mas acredito nas minhas potencialidades", confessa este jovem que começou nas escolas do GD Bragança, onde com idade de juvenil já integrava a equipa sénior. Deu nas vistas e foi contratado pelo Braga. Foi cedido ao Ribeirão e ao Sp. Covilhã, antes de chegar ao Paços. "A próxima época será de afirmação em Braga", prevê.


PUBLICO

JotaCC

Sporting de Braga e Paços de Ferreira lutam pelas  "meias" da Taça da Liga

O Sporting de Braga e o Paços de Ferreira discutem hoje entre si a liderança do Grupo C da terceira fase da Taça da Liga em futebol, em encontro da segunda jornada, marcado para Braga. Numa fase em que apenas o primeiro classificado de cada agrupamento segue em frente, para as meias finais, os dois conjuntos chegam à segunda ronda com três pontos.
   
Na primeira ronda, o Paços de Ferreira venceu por 3-2 no reduto do Arouca, da Liga de Honra, enquanto o Sporting de Braga recebeu e bateu o vizinho Vitória de Guimarães por 3-1.

A segunda jornada prossegue quarta-feira, dia em que o Benfica, vencedor das duas últimas edições, recebe o Olhanense e o FC Porto, que se estreou com uma surpreendente derrota caseira face ao Nacional, é anfitrião do Beira-Mar.

Por seu lado, o Sporting recebe quinta-feira o Penafiel, da Liga de Honra, no jogo que encerra a segunda ronda. Os encontros da terceira e última jornada disputam-se a 29 e 30 de janeiro.

O treinador do Sporting de Braga disse hoje esperar dificuldades, de um Paços de Ferreira motivado pela vitória em Alvalade.

"Já não esperávamos facilidades, de maneira nenhuma, do Paços de Ferreira. E, com a vitória sobre o Sporting, da forma como foi conseguida, é natural que o ânimo e a confiança sejam muito maiores, de uma equipa que também deve ter ambições de ganhar a competição", perspetivou Domingos Paciência.

Por seu lado, o treinador do Paços de Ferreira, Rui Vitória, prometeu hoje "lutar até à exaustão" pela vitória no jogo com o Sporting de Braga.

"O nosso objetivo nesta competição é igual ao do campeonato, que é vencer todos os jogos. É esta a nossa forma de estar, e vamos lutar até à exaustão pela vitória, pois sabemos que será um passo muito importante para chegarmos às meias-finais", disse Rui Vitória.

Lusa


JotaCC

Sp. Braga é o clube que mais estrangeiros utiliza
Inter Milão lidera ranking na europa

Segundo um estudo elaborado pelo Observatório dos Jogadores Profissionais de Futebol (OJPF), o vice-campeão Sp. Braga é o clube português que mais estrangeiros utiliza na presente época, na Liga ZON Sagres, com uma percentagem de 89,5 por cento, seguido do Marítimo (84%), Benfica (76,6%) e o FC Porto (74,6%).

Neste estudo, o líder destacado é o Inter Milão, ex-equipa do português José Mourinho, com um valor de 99,8 % de jogadores estrangeiros utilizados nas primeiras jornadas do campeonato italiano.

Nas contas dos plantéis, o Inter Milão, com 84 % de estrangeiros, apenas é superado pelos cipriotas do Olympiakos Nicósia (85%). Seguem-se Doxa Katokopia (82,61%), Arsenal (79,31%) e AEL Limassol (71,17%).

Em Portugal, o Marítimo, sexto na Europa, lidera com 78,57% de futebolistas estrangeiros no plantel, enquanto o Sp. Braga, 11.º no ranking internacional, está nos 76,92%.

A terceira edição do estudo reúne informações sobre idade, estatura, posições, nacionalidade, emigração e internacionalizações sobre 13.108 jogadores, que jogam em 534 clubes de 36 ligas europeias.

RECORD

Bruno3429


Sorteio da 2.ª fase do campeonato de juvenis

Confira o resultado do sorteio da 2.ª fase de campeonato nacional de juniores B (juvenis), realizado esta terça-feira na sede da Federação.

A 1.ª jornada realiza-se a 30 de Janeiro.

ZONA 1
Padroense
4ª Classificado Séries A/B*
SC Braga
Feirense


* Jogos a realizar entre Varzim e Académica de Coimbra nos dias 16 e 22 de Janeiro de 2011.

1.ª jornada:
4ª Classificado Séries A/B* - Padroense
SC Braga - Feirense

ZONA 2
FC Porto
Fayal
Vizela
V. Guimarães

1.ª jornada:
Fayal – FC Porto
Vizela – V. Guimarães

ZONA 3
Nacional
Oeiras
Barreirense
Benfica

1.ª jornada:
Oeiras – Nacional
Barreirense - Benfica

ZONA 4
Sporting
UD Leiria
Estoril-Praia
4º Classificado Séries C/D*

* Jogos a realizar entre Belenenses e V. Setúbal nos dias 16 e 22 de Janeiro de 2011.

1.ª jornada:
UD Leiria – Sporting
Estoril - 4º Classificado Séries C/D*

A Bola