News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 14/01

Started by Bruno3429, 14 de January de 2011, 08:30

Previous topic - Next topic

Bruno3429


A ANÁLISE DE COROADO
Carlos Xistra

AF Castelo Branco

37 anos

internacional Sim

nº de jogos 126


Grau de risco: Difícil


árbitro (Pontuação 0 a 5)

Jogos anteriores 2,88

personalidade 3,00

controlo disciplinar 3,00

interpretação das leis e regulamentos 3,50

condição física 4,00

média 3,28


Nem mesmo com mudança de treinador os locais arrepiaram caminho que começa a ser demasiado inclinado. Os forasteiros procuram a primeira vitória fora enquanto tal. Objectivos de um e de outro, não sendo iguais consubstanciam mesmos propósitos. O estilo e entrega ao jogo dos dois conjuntos são de empenho, determinação e garra o que faz pressupor embate de "barba rija". O árbitro, bem sucedido na jornada anterior, apesar de um ou outro equívoco de somenos, dirigiu o jogo da primeira volta pautando-se com prestação positiva. Possui experiência e obrigação de à-vontade para dirimir hostilidades com equidistância, autoridade e rigor. Não existindo contra-indicações objectivas na nomeação, o único senão prende-se com o facto de não haver necessidade de arbitrar o jogo de "à volta cá te espero"


árbitros assistentes

José Cardinal (AF Porto)

Luís Marcelino (AF Leiria)


José Cardinal, um dos dois/três melhores assistentes nacionais, na semana anterior, no Dragão, não esteve ao seu melhor nível. Também tem direito. Luís Marcelino não sendo tão fiável quanto o companheiro, é equilibrado na mediania que patenteia.


Em destaque

3 meses sem ganhar
O Portimonense está há mais de três meses sem ganhar para o campeonato. Os últimos três pontos chegaram com a vitória sobre o Beira-Mar, no Estádio Algarve, no dia 26 de Setembro. Desde então ainda só conseguiu dois empates (Académica e Marítimo) e somou sete derrotas. Um saldo pobre que justifica a penúltima posição na tabela classificativa.

10 histórico empatado
O jogo desta noite é uma boa oportunidade para as duas equipas desempatarem o histórico de confrontos que diz que nos últimos 62 anos ambas venceram 10 jogos e empataram outros sete. O Braga ganhou o primeiro e todos e o último, o da primeira volta.

2 Lito
Depois de um início de época irregular, Lito ganhou definitivamente o seu espaço na equipa principal com a lesão de Ivanildo, em finais de Novembro. Desde então já marcou dois golos em três jogos caseiros, redescobrindo uma veia goleadora que, apesar de não ter dado em vitórias, devolveu-lhe a confiança perdida. Os seus 35 anos e experiência no campeonato equilibram um plantel muito jovem e inexperiente. Na Académica, clube de onde veio, já era assim. Domingos Paciência pode agradecer-lhe 15 golos (!) em dois anos de convivência comum.

O Jogo

Bruno3429

Anderlecht formalizou proposta por Moisés
Por Pascoal Sousa

Belgas falaram com o central. Cláusula de rescisão é de 1,5 milhões. Metade da verba ficaria no Cruzeiro, que tem 50 por cento do passe.

Está cada vez mais apertado o cerco a Moisés, com o Anderlecht a encurtar caminhos na tentativa de levar o experiente central já em Janeiro. A BOLA sabe que um emissário do emblema belga, acompanhado de um agente com ligações fortes ao futebol português, esteve anteontem em Braga para conversar com o central. Nada ficou fechado, porque há naturalmente uma peça importante neste complexo puzzle: o SC Braga.

Escolhido por duas vezes para o onze ideal da Liga dos Campeões, a cotação de Moisés nos últimos dois meses subiu em flecha, ao ponto de o Anderlecht não estar sozinho na corrida. Há sondagens de outros clubes europeus e até do Brasil, sendo que neste último caso a questão familiar poderá ser decisiva na escolha final.

Mas neste momento é o Anderlecht que investe mais forte. Moisés tem mais seis meses de contrato mas pode sair já a troco de 1,5 milhões, valor da sua cláusula de rescisão. É aqui que entra outro actor na história: o Cruzeiro, detentor de 50 por cento dos direitos económicos do atleta. Caso a cláusula seja accionada, o emblema mineiro recebe 750 mil euros e o SC Braga a mesma verba, correspondente à sua metade.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga no Algarve para inverter a tradição?

Ainda sem vencer fora de portas na presente temporada futebolística, o Sporting de Braga quer inverter a situação já a partir de hoje, no Estádio Algarve, frente ao Portimonense.

Diario do Minho

Bruno3429


Sporting de Braga defronta esta noite o Potimonense

O treinador do Sporting de Braga manifestou-se confiante em alcançar a primeira vitória da temporada fora de casa frente ao Portimonense, em jogo da 16.ª jornada da Liga de futebol, mas reconhece que a equipa "terá de atuar nos limites".

O jogo tem início às 20.15 horas.

"Temos de jogar nos limites para ultrapassar esta fase de jogos sem vencer fora de casa", disse Domingos Paciência, em conferência de imprensa realizada ontem em Vilamoura (Algarve), após a chegada da equipa.

O Sporting de Braga é oitavo classificado, com 20 pontos, enquanto que o Portimonense ocupa a 15.ª posição, com apenas nove pontos.

O jogo, que abre a segunda volta do campeonato, realiza-se sexta-feira, a partir das 20:15, no Estádio Algarve, em Faro, e será dirigido pelo árbitro Carlos Xistra, de Castelo Branco.


Domingos quer Braga «nos limites» em busca da primeira vitória fora. Técnico dos minhotos espera somar três pontos no Algarve

Domingos Paciência espera somar os primeiros três pontos fora no Algarve, quando o Sp. Braga defrontar o Portimonense no jogo inaugural da 16ª ronda da Liga.

O técnico dos minhotos promete, para tal, uma equipa nos limites e consciente das dificuldades que vai encontrar.

O treinador prometeu apresentar uma equipa com uma postura «diferente» e «a actuar nos limites, porque já demonstrou que tem qualidade para ultrapassar esta fase menos boa de jogos fora de casa sem ganhar».

O Portimonense, penúltimo classificado com nove pontos, recebe o Sp. Braga, oitavo com 20, a partir das 20h15, nesta sexta-feira, no Estádio Algarve, com arbitragem a cargo de Carlos Xistra, de Castelo Branco.

Antena Minho

JotaCC

Uma dupla faminta para matar jejum

Em jejum de vitórias fora há nove meses, o Braga não podia encontrar melhor local para quebrar a malapata: precisamente a casa da outra equipa que tem registo igual neste capítulo. Mas vencer em Portimão não só permitia derrubar esta barreira psicológica, como destruir outro dado histórico que em nada abona a favor dos arsenalistas. É que nenhuma outra equipa da Liga é, para os bracarenses, invencível em casa há tantos anos. Já lá vão 62 anos desde a eliminatória da Taça de Portugal 1947/48, único triunfo do Braga no Algarve. Para o campeonato, vitórias contra este adversário só no Minho! É verdade que o Portimonense esteve vários anos (20 anos consecutivos) fora do primeiro escalão, mas mesmo assim foram 13 jogos sem qualquer triunfo.

Para o Portimonense, a vitória também é fulcral. É que a permanência está cada vez mais longe e, como treinador principal, Carlos Azenha só ainda tem um ponto. E já fez quatro jogos no Setúbal e um no actual clube.

Mossoró [Braga]

3

O mágico não teve um início fácil, mas soma agora três jogos consecutivos como titular. E está a subir...

5

Indiscutível em 2009/10, a lesão na Luz custou-lhe cinco meses de paragem e um retrocesso.

PORTIMONENSE-BRAGA

20h15

Sport TV1

Estádio do Algarve

Árbitro

Carlos Xistra

[AF Castelo Branco]

Assistentes

José Cardinal

Luís Marcelino

PORTIMONENSE

Treinador

Carlos Azenha

1 Ventura GR

5 Ricardo Pessoa LD

3 André Pinto DC

26 Rúben Fernandes DC

16 Nilson LE

8 Elias MD

19 Pedro Silva MD

15 Pedro Moreira MO

11 Lito AD

22 Candeias AE

20 Pires AV

12 Ivo GR

25 Soares MD

7 Jumisse MD

10 Aragoney MO

9 Ivanildo AE

30 Pelembe AV

21 Kadi AV

18 Dong AV

EXCLUÍDOS: nada a assinalar

EM RISCO DE EXCLUSÃO: André Pinto e Elias, com quatro amarelos, e Di Fábio, com oito amarelos

BRAGA

Treinador

Domingos Paciência

1 Artur GR

15 Miguel Garcia LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

20 Elderson LE

27 Custódio MD

45 Hugo Viana MO

8 Mossoró MO

30 Alan AD

9 Paulo César AE

18 Lima AV

26 Marcos GR

48 Aníbal DC

3 Paulão DC

25 Leandro Salino MO

40 Guilherme MO

11 Hélder Barbosa AE

19 Meyong AV

11 Keita AV

EXCLUÍDOS: Silvio e Vandinho (5º amarelo)

EM RISCO DE EXCLUSÃO: nada a assinalar






Stélvio no plantel cedido pelo Braga

Está tudo acordado entre Braga e Gil Vicente para o empréstimo de Stélvio Cruz até final da temporada. Regressado a Portugal há algum tempo, depois de ter representado os angolanos do 1º de Agosto em 2010, o médio-defensivo não conta para o técnico arsenalista Domingos Paciência e vê com bons olhos a possibilidade de se mostrar na Liga Orangina, ao serviço de uma das equipas que aposta na subida de divisão. A apresentação do médio-defensivo, de 21 anos, está marcada para o início da próxima semana.


Domingos Paciência
"Só a jogar nos limites poderemos ganhar"

Domingos Paciência quer começar a segunda volta da melhor maneira e para isso sabe que o Braga "tem de ser mais forte do que foi até hoje" para poder ultrapassar o Portimonense. "É um jogo importante e temos consciência da situação e de até onde queremos chegar", disse o técnico, no lançamento da partida, ontem, ao fim da tarde, numa unidade hoteleira de Vilamoura.

Acresce que os minhotos ainda não triunfaram fora de casa esta época, em encontros da Liga, uma realidade que, segundo Domingos, "não agrada a ninguém". É um registo negativo e "não é para isto que trabalhamos", pelo que urge inverter a tendência. "Temos consciência do valor desta equipa, que é boa e de grande qualidade, pelo que estamos obrigados a jogar nos limites. Só assim poderemos superar o obstáculo e ganhar", sustenta o treinador.

O Portimonense está em penúltimo e bastante necessitado de pontos, pelo que o treinador espera "um adversário com os níveis de concentração e agressividade muito altos. Vai trabalhar muito, pelo que o Braga tem de trabalhar ainda mais", garante, antes de abordar as alterações que é forçado a fazer, em virtude dos castigos de Vandinho e Sílvio e ainda com Miguel Garcia em dúvida.

"As lesões e os castigos têm sido uma constante e o sector defensivo é o que mais tem sofrido", considera o técnico, esperançado, contudo, em poder utilizar Miguel Garcia e assim poder ter dois laterais de raiz na equipa titular.

"Satisfeito por Alan reconhecer"

As declarações de Alan, que indicou a falta de diálogo no balneário como uma das razões para a irregularidade da equipa, foram comentadas por Domingos, que as considerou "normais e compreensíveis" face aos resultados menos positivos. "É um sentimento dele, temos de respeitar. Quando não se ganha o ambiente que se respira é diferente. Mas fiquei satisfeito por o Alan também ter dito que estamos mais fortes e por reconhecer melhorias", vincou o técnico.



William não será opção para agora

William e Murilo são dois jovens brasileiros do Boavista (20 e 18 anos, respectivamente), que o Braga segue atentamente. Por ter noção do potencial dos dois, solicitou ao Boavista a presença da dupla nos treinos desta semana para uma observação mais cuidada. William, lateral-direito, é, em teoria, o maior valor e até está blindado por um cláusula de rescisão de cinco milhões de euros, negociável. Murilo é um avançado ainda júnior e, por isso, com mais possibilidades de ser contratado a curto prazo, para reforçar esse escalão bracarense.

Quanto a William, também agradou, mas nunca seria uma opção para discutir neste momento o lugar na equipa principal e, por isso, se a SAD optar por partir para a sua contratação não será para o incorporar imediatamente. Mas, o mais provável é que para já não avance e continue a seguir o jogador de perto nos próximos tempos, eventualmente até em próximas semanas integrado no plantel principal. Para isso terá de receber autorização do Boavista.



Miguel Garcia vai ser titular

Apesar de a antecipação do treino não ter permitido que os jornalistas o vissem, Miguel Garcia já treinou sem limitações e deu indicações muito fortes de que será titular. O teste feito pelo jogador resultou numa avaliação muito positiva e o traumatismo no pé direito que o impediu de trabalhar durante a semana já mal se via. Com mais 24 horas para recuperar, até Domingos Paciência admitiu como provável a utilização do jogador, que aliás também foi destapada quando a convocatória foi divulgada. É que Dani, o outro lateral-direito à disposição do treinador, ficou em Braga, sinal de que ontem de manhã, quando todo o plantel se reuniu, já se desconfiava que Garcia poderia jogar.



Regresso à casa de partida

Para Domingos, a visita a Portimão é um regresso à casa de partida. Foi naquela cidade algarvia que o treinador orientou o estágio de 2009/10, poucos dias depois de ter entrado no Braga para substituir Jorge Jesus. Nesse estágio, os arsenalistas venceram por 2-1 o Portimonense. Seguiu-se uma grande época para ambos os conjuntos.
Assim, Domingos Paciência terá dois laterais de raiz na equipa titular. A última vez que Garcia e Elderson jogaram no mesmo onze até é de excelente memória para o Braga, pois venceu o Arsenal por 2-0.


O JOGO


JotaCC

Portimonense-Sp. Braga : quem precisa mais?
Duas equipas à procura de alegrias na abertura da jornada 16


Portimonense-Sp. Braga é o jogo que abre a jornada 16 da Liga, logo a segunda volta. Esta sexta-feira, a partir das 20h15, pode seguir EM DIRECTO e comentar em tempo real um confronto entre duas equipas a precisar de alegrias.

O Portimonense, que estreou Carlos Azenha na derrota em Setúbal há uma semana, fechou a primeira volta com nove pontos somados e ainda viu a Naval, lanterna vermelha, aproximar-se depois de vencer em Guimarães.

Quanto ao Sp. Braga, fechou uma metade de época irregular com a derrota em Alvalade e ainda procura a primeira vitória fora de casa, o que dá a medida de como esta equipa está longe daquela que foi vicecampeã na época passada. Depois da limpeza de balneário desta reabertura de mercado, Domingos sabe que esta é a oportunidade de começar a dar a volta à situação.

O Sp. Braga não tem Sílvio nem Vandinho, castigados, e Miguel Garcia está em dúvida. Do lado do Portimonense, só faltam João Paulo, suspenso, e Di Fábio, lesionado.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Domingos Paciência: "precisamos de vencer já"

Não há volta a dar e o alerta foi dado. É urgente alcançar a primeira vitória fora de portas, facto que não aconteceu durante a primeira volta da competição. É praticamente obrigatório alterar o cenário em torno do comportamento da equipa nos jogos fora do Estádio Municipal de Braga. Os objectivos da temporada estão em causa e nesse prisma arrancar da melhor forma a segunda volta da Liga Portuguesa é o grande objectivo, de modo a alterar os números na segunda metade da temporada.

Um triunfo em Portimão é tido como uma rampa de lançamento para esta segunda volta e Domingos Paciência acredita que a equipa vai dar uma boa resposta diante dos algarvios. Na conferência de imprensa de antevisão do desafio, que decorreu em Vilamoura, o técnico dos arsenalistas adiantou ainda que a derrota em Alvalade já está esquecida.

"Este é um jogo importante, porque temos a consciência de que, se quisermos mudar a nossa actuação fora, temos que ser mais fortes", lançou Domingos Paciência, que em Alvalade ha-via assumido que tinha faltado agressividade à equipa.
"Temos de jogar nos limites para ultrapassar esta fase de jogos sem vencer fora de casa", disse ainda, esperando um adversário duro de roer. "Este jogo vai ser muito difícil, porque a equipa algarvia precisa de pontos e não irá facilitar", acrescenta. Recorde-se que o Portimonense ocupa o 15.º e penúltimo posto da Liga Portuguesa.

O técnico prometeu um Sporting Clube de Braga com uma postura "diferente", "a actuar nos limites", até porque "já demonstrou que tem qualidade para ultrapassar esta fase menos boa de jogos fora de casa sem ganhar".

Domingos Paciência considera mesmo que não há margens para errar, já que os três pontos que estão em causa podem tornar-se vitais para o resto do campeonato. "É o primeiro jogo da segunda volta e se queremos mudar o nosso registo fora de casa precisamos de vencer já. Para tal temos de jogar nos limites e fazermos mais do que temos feito", considerou.

Numa abordagem ao actual momento da equipa, Domingos Paciência reconhece urgência em chegar aos triunfos, mas mantém os níveis de confiança elevados. "Não ganhar não é um cenário que não agrada a ninguém. Mas estamos a trabalhar no sentido de alterar os números. Estamos conscientes que existe qualidade no grupo de trabalho para dar a volta à situação", justificou o timoneiro dos vice-campeões nacionais.

Recorde-se que o Sporting de Braga ocupa actualmente o sétimo posto da Liga Portuguesa, com vinte pontos somados. O conjunto minhoto venceu por seis vezes, contudo todos as vitórias foram alcançadas diante do seu público. Fora de portas averbou seis derrotas e conseguiu amealhar apenas dois pontos, fruto de duas igualdades. Agora, no arranque da segunda volta, aposta em obter a primeira vitória da época.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

SC Braga alcança primeira vitória fora frente ao Portimonense

No arranque da segunda volta, o SC Braga obteve a primeira vitória fora do seu terreno frente ao Portimonense e por números conclusivos (3-0), em jogo da 16.ª jornada da Liga portuguesa.

Depois de uma primeira parte com poucas oportunidade e sem golos, o SC Braga entrou mais determinado e praticamente decidiu o jogo nos minutos iniciais.

Aos 51 minutos, Hélder Barbosa, que entrou perto do intervalo, concluiu com sucesso uma boa jogada delineada por Alan e Lima. O SC Braga continuou a pressionar e nem deu tempo ao Portimonense para recuperar do golo, visto que dois minutos depois voltou a marcar. Rodríguez rematou, de fora da área, Ventura não segurou a bola e Lima finalizou.

Aos 70 minutos, o melhor golo da noite, com Hélder Barbosa a assinar uma excelente iniciativa individual e assistir Alan, tendo o extremo aplicado um remate de belo efeito.

Este resultado significa que o SC Braga reforça a candidatura aos lugares europeus. Enquanto, o Portimonense somou o 10.º jogo sem vencer.



Domingos destaca exibição na segunda parte

O treinador do SC Braga ficou agradado com a vitória, a primeira fora, frente ao Portimonense. Domingos Paciência salientou a exibição dos seus jogadores, com especial destaque para o segundo tempo, onde apontaram três golos.

«Algum dia teria de acontecer. Jogámos com qualidade, sobretudo na segunda parte, onde a equipa esteve mais concentrada e agressiva», explicou Domingos, em declarações à Sporttv.

O treinador admitiu que a entrada de Hélder Barbosa, que aconteceu antes do intervalo, foi decisiva: «Primeiro era necessário analisar a estratégia em campo do adversário e naquele momento pediu uma alteração. O Hélder Barbosa fez um golo e tudo correu bem.»

Mossoró não ficou muito satisfeito por ter sido substituído e Domingos alertou: «São situações na vida que nos fazem crescer. Hoje foi Mossoró e amanhã poderá ser outro. Depois, é natural quando não se ganha que apareçam problemas internos e externos, mas vamos continuar a trabalhar, vou contar com os que realmente querem estar cá.»

O defesa brasileiro Moisés não marcou presença no jogo e o treinador do SC Braga revelou que em breve vão existir novidades sobre o futuro do jogador.



«Procurávamos por esta vitória» – Lima

O avançado brasileiro Lima, que marcou na vitória frente ao Portimonense (3-0), reconheceu que a equipa procura este resultado há muito tempo.

«O SC Braga vinha a procurar esta vitória. Não foi fácil mas a equipa é forte. O nosso objectivo passa sempre por vencer seja em casa ou fora», afirmou Lima, em declarações à Sporttv.

O avançado brasileiro considera que a equipa está agora no caminho certo para atingir aquilo que ambicionam: «O objectivo é a presença na Liga Europa e vamos lutar até ao final. Estamos mais concentrados, no bom caminho e sabemos que vamos melhorar na segunda volta.»


A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga vence Portimonense no arranque da 16ª Jornada

Os bracarenses conseguiram, na primeira partida da segunda volta da Liga Portuguesa, atingir uma vitória em terreno adversário. No estádio Algarve, os pupilos de Domingos Paciência impingiram uma derrota à formação de Carlos Azenha por três bolas a zero, e pode ser este o mote do regresso do Sporting de Braga que brilhou na época passada.

Numa semana manchada pelos rumores de instabilidade no balneário do Sporting de Braga, Domingos Paciência partia para o encontro com a necessidade de mostrar em campo que a sua equipa era capaz de lidar com a pressão mediática e com a pressão de resultados.

Do outro lado, Carlos Azenha precisava inverter a má imagem deixada na passada jornada, quando perdeu com os sadinos. Altamente prejudicado com esse arranque negativo, o técnico do Portimonense encarava este encontro como sendo fundamental para sossegar os ânimos dos adeptos do clube que está actualmente na penúltima posição da tabela classificativa.

Na primeira metade do encontro, ambas equipas demonstraram algum nervosismo, o que afectou a prestação dos jogadores em chegar com algum perigo à baliza adversária.

Decorridos 37 minutos da partida, o técnico bracarense viu que Mossoró não estava a cumprir os seus comandos, ao que decidiu substitui-lo. O jogador, inconformado com a situação, mostrou-se indignado, e proferiu algumas palavras de insatisfação a Domingos Paciência, antes de se dirigir para os balneários.

As substituições foram mesmo merecedoras de destaque nos primeiros 45 minutos. Carlos Azenha, da parte da equipa da casa tomou uma decisão pouco ortodoxa no futebol, ao mandar entrar Pedro Oliveira para o lugar de Pedro Silva... quando faltavam meros segundos para que o árbitro da partida enviasse os jogadores para os balneários.

A segunda parte do encontro mostrou um Sporting de Braga com uma mentalidade completamente modificada, e foi assim que surgiram os golos da partida. Nos primeiros dez minutos Hélder Barbosa e Lima marcaram os dois tentos que deram a confiança necessária para que os bracarenses dominassem a restante partida. Alan, a vinte minutos do final, apontou o terceiro e último golo da partida, fechando assim a marcha do marcador num 3-0 favorável à equipa minhota.

Com esta vitória, o Sporting de Braga ascendeu ao quinto lugar da Liga Portuguesa, enquanto o Portimonense corre o risco de trocar com a Naval no último lugar.

Ficha de Jogo:

Jogo no Estádio Algarve, em Faro.

Portimonense -- Sporting de Braga, 0-3.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Helder Barbosa, 50 minutos.

0-2, Lima, 53.

0-3, Alan, 70.

Equipas:

- Portimonense: Ventura, Ricardo Pessoa, André Pinto, Ruben Fernandes, Nilson (Aragoney, 57), Elias, Pedro Moreira (Ivanildo, 57), Pedro Silva (Jumisse, 45), Lito, Candeias e Pires.

(Suplentes: Pedro Silva, Jumisse, Ivanildo, Aragoney, Calvin Kadi, Soares e Pelembe).

- Sporting de Braga: Artur, Miguel Garcia (Guilherme, 61), Rodriguez, Paulão, Elderson, Custódio, Hugo Viana, Mossoró (Hélder Barbosa, 37), Alan, Paulo César (Meyong, 74) e Lima.

(Suplentes: Marcos, Hélder Barbosa, Keita, Meyong, Leandro Salino, Guilherme e Aníbal).

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).

Acção disciplinar: cartão amarelo para Pedro Silva (27), Hugo Viana (39) e Miguel Garcia (55).

Assistência: cerca de 1500 espectadores.


O JOGO

JotaCC

Portimonense-Sp. Braga, 0-3 (crónica)
Uma questão resolvida em três minutos




Não foi seguramente pela primeira parte que o Braga venceu pela primeira vez fora de casa esta época, em jogos para o campeonato. Três minutos bastaram, no início da segunda parte, para os guerreiros do Minho resolverem um problema que até estava a ser complicado. E assim os bracarenses matam dois coelhos com uma só cajadada, pois também ganharam pela primeira vez em casa (?) do Portimonense em encontros para o campeonato.

Lenta e previsível, a equipa de Domingos Paciência foi incapaz de incomodar a baliza adversária no primeiro período. Só posse de bola e muita falta de ideias no miolo, mesmo com virtuosos no sector, como Hugo Viana e Mossoró. Domingos Paciência também se apercebeu disso e, ainda cedo no jogo (38 minutos), trocou Mossoró, que até nem estava a ser dos piores, por Hélder Barbosa. Uma substituição incompreendida até pelo jogador que saiu em protestos com o treinador, de dedo indicador em riste a dizer que não, e directo ao balneário.

Os números atestam a fraca produção do Braga, com o primeiro (verdadeiro e intencional) remate a surgir apenas aos 27 minutos, por Mossoró, que Ventura desviou para canto. No resto do tempo... nada, zero.

Hélder Barbosa, o Destaque do jogo

O Portimonense, com uma alteração em relação ao jogo com o Setúbal (saiu João Paulo, castigado, para entrar Nilson) deu a iniciativa ao adversário, povoando o meio-campo e cortando linhas de passe, tirando bola a Alan e Paulo César. A atitude expectante dos algarvios não os impediu de terem sido mais rematadores e perigosos no primeiro tempo.

Pires (10 minutos) e Pedro Silva (13) foram protagonistas na finalização, o português rematou por cima e o brasileiro proporcionou ao compatriota Artur defesa apertada.
Mais emoção na primeira parte só com a rábula das substituições. A já contada de Mossoró e a de Pedro Silva, no Portimonense, nos últimos segundos da primeira parte, que também saiu indignado, quando Azenha o trocou por Jumisse. O brasileiro ainda perguntou várias vezes se seria ele e acabou por sair visivelmente irritado e directo ao balneário.

Uma entrada a matar na segunda parte foi decisiva para o Braga vencer. Hélder Barbosa finalizou, aos 50 minutos uma boa jogada de Lima, com o brasileiro, três minutos depois a ser letal numa recarga a um remate de Paulo César, que Ventura defendeu para a frente.

Em vantagem e com o controlo do jogo, os bracarenses aproveitaram o natural adiantamento e atitude ofensiva com as substituições operadas por Azenha, para aumentar a vantagem, por Alan (70), num remate indefensável para Ventura. Hugo Viana (75) acertou na barra em livre directo, e outras oportunidades foram desperdiçadas que poderiam deixar ainda mais desequilibrado o marcador.



Portimonense-Sp. Braga, 0-3 (destaques)
Em boa altura entrou Hélder Barbosa

Hélder Barbosa
Entrou aos 38 minutos para resolver um problema que se apresentava complicado. Substituiu Mossoró e foi desempenhar o mesmo papel do estratega brasileiro, quando se pensaria que iria encostar na ala esquerda. Assinou o primeiro golo, a finalizar em zona do ponta-de-lança, e assistiu Alan no terceiro. É extremo mas não estranhou o lugar.

Hugo Viana
Tentou pegar na batuta ainda na primeira parte, mas não teve acompanhamento nem muito espaço. Ainda assim foi dos que mais tentou no pior período da sua equipa. Na segunda soltou-se e viu-se que está a subir de forma, sendo neste momento um dos melhores jogadores da equipa de Domingos Paciência. Os ferros da baliza de Ventura impediram-no de festejar, num livre directo superiormente apontado.

Lima
Fareja o golo como ninguém. Descobriu o caminho da baliza adversária com uma entrada pela direita, oferecendo o golo a Hélder Barbosa. Marcou o segundo dos bracarenses, beneficiando da atitude posicional que distingue os bons avançados, ao estar no sítio e hora certa para dar sequência a um remate de Paulo César, que Ventura largou. Apesar da marcação de Rúben Fernandes, a sua mobilidade obrigou-o a estar sempre em jogo.

Pires
A solidão no ataque não lhe retira protagonismo. É rápido, tem técnica e a baliza nos olhos, por isso percebeu-se que o Portimonense teria que ter muita fé em Pires. Mas ninguém lhe deu bola. Mesmo assim, os remates mais intencionais da sua equipa tiveram a sua assinatura.


Azenha pede calma, Domingos fala em... Artur Jorge
Portimonense-Sp. Braga, 0-3 (reportagem)


Carlos Azenha e Domingos Paciência, respectivamente, treinadores de Portimonense e Sp. Braga, analisam o resultado desta sexta-feira, no Estádio Algarve, no arranque da segunda volta (16ª jornada), em declarações ao flash interview da Sport TV.

Carlos Azenha, técnico do Portimonense:

«Tínhamos consciência que este jogo não era do nosso campeonato, ele só começa no próximo jogo, com a Naval, não era este jogo que me preocupava, nem a derrota, preocupou-me sim a atitude dos jogadores na segunda parte. Mas esta equipa vai lutar até ao fim e vai ser mais competitiva, com alguns reajustes. Estávamos a jogar com o vice-campeão, que já em Alvalade mostrou uma atitude muito positiva, e cometendo erros e sofrendo golos tudo se tornou mais complicado. É um projecto difícil, aceitá-lo não era para qualquer pessoa. É preciso calma.»

Domingos Paciência, técnico do Sp. Braga:

«Algum dia [a primeira vitória fora] teria de acontecer, porque esta equipa trabalha e tem qualidade. Pelo que fizemos na segunda parte, em que o Sp. Braga foi mais agressivo e pressionante. Foi outro jogo e outra equipa e, quando assim é, ganha-se mais vezes.»

[Sobre a saída de Mossoró e a insatisfação do jogador] «Aquele momento pedia alterações, foi o Mossoró, como podia ter sido outro, e o Hélder entrou e marcou. É natural quando não se ganha que apareçam problemas internos e exteriores, mas vamos continuar a trabalhar, vou contar com os que realmente querem estar cá, que é a minha forma de pensar. A mim, uma vez o Artur Jorge pôs-me em campo a dez do fim e tirou-me aos cinco. Tinha 19 anos e serviu-me de exemplo para o resto da carreira.»

[Sobre a ausência de Moisés] «É uma situação sobre a qual vão ter conhecimento, aqueles que ficarem lutarão de corpo e alma, não sei se sairá ou não, é uma situação como a do Matheus, logo saberão.»


Lima: «Vamos lutar pela Liga Europa, a equipa está concentrada»

Lima, jogador do Sp. Braga, em declarações à SportTV, após a vitória no Algarve, frente ao Portimonense (0-3)
«A equipa tem lutado por esta vitória fora. Não foi fácil, mas deixámos bem claro que a nossa equipa está focada em garantir bons resultados dentro e fora de casa. O objectivo sempre foi a Liga Europa. Vamos lutar para que se concretize. Voltámos a vencer fora e agora é dar sequência a este resultado.»

«Contra o Sporting a equipa esteve bem, mas não ganhámos. Hoje foi bem melhor. A equipa está concentrada e o Sp. Braga vai melhorar para garantir os seus objectivos.»

[Momento por que passa] «Vim com o intuito de jogar numa grande equipa. As coisas não acontecem à toa, tenho trabalhado muito. Quero continuar esta caminhada.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Hélder Barbosa empurra Sp. Braga para a primeira vitória fora

Dois jogos, duas derrotas caseiras. O Portimonense versão Carlos Azenha começou com o pior pé a segunda volta da Liga e fica à mercê da Naval na luta pela fuga ao último lugar da classificação. Esta noite, os algarvios sofreram o sexto desaire no seu reduto (0-3), graças a um segundo tempo bem mais esclarecido e eficaz por parte do Sp. Braga.

Muita vontade e pouco mais do que isso. Na primeira metae do encontro houve pouca clarividência e os lances com princípio, meio e fim foram uma raridade. Ainda assim, eram os visitantes a manter algum ascendente sobre o adversário, que evidenciava grandes dificuldades em chegar à área minhota. Aos 37', Domingos Paciência trocou Mossoró por Hélder Barbosa e o jogo mudou.

Depois do intervalo, o esquerdino começou a mostrar que poderia assumir-se como o elemento mais desequilibrador do Sp. Braga e a prova chegou aos 50', quando uma combinação entre Alan e Lima encontrou o pé esquerdo de Barbosa, no interior da área, para o 0-1.

Ainda o Portimonense não se tinha recomposto do choque e já Lima estava a ampliar a vantagem. Remate de fora da área, defesa incompleta de Ventura e o brasileiro no sítio certo à hora certa, a emendar para a baliza. Estava sentenciada a partida.

Daí em diante, o jogo só ganhava dinâmica quando o Sp. Braga acelerava, perante um adversário importente e já incapaz de reagir. E Hélder Barbosa voltou a meter a quinta velocidade aos 70', entrou na área pelo lado direito e atrasou com um toque subtil para Alan, que disparou cruzado de fora da área para um grande golo.

Por esta altura, era apenas uma questão de números. E o vice-campeão nacional até podia ter ampliado a vantageHélderm se o remate de Hugo Viana, aos 75', na sequência de um livre directo, não tivesse esbarrado na trave da baliza.

Mas já estava garantido o essencial para o Sp. Braga: o primeiro triunfo fora de portas esta temporada na Liga. E a subida provisória ao quinto lugar do campeonato.

Ficha de jogo
Portimonense, 0
Sp. Braga, 3

Jogo no Estádio do Algarve, em Faro/Loulé.
Assistência cerca de 1500 espectadores.

Portimonense Ventura; Ricardo Pessoa, Ruben, André, Nilson (Ivanildo, 58'); Pedro Silva (Jumisse, 46'), Elias, Pedro Moreira (Aragoney, 58'), Lito, Candeias; Pires.
Treinador Carlos Azenha

Sp. Braga Artur; Miguel Garcia (Guilherme, 61'), Paulão, Rodriguez, Elderson; Custódio, Hugo Viana; Alan, Mossoró (Hélder Barbosa, 37'), Paulo César (Meyong, 75'); Lima.
Treinador Domingos Paciência

Árbitro Carlos Xistra, de Castelo Branco.

Amarelos Pedro Silva (28'), Hugo Viana (40'), Miguel Garcia (56').

Golos 0-1, por H. Barbosa, aos 50'; 0-2, por Lima, aos 52'; 0-3, por Alan, aos 70'.

PUBLICO