News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/01

Started by JotaCC, 10 de January de 2011, 07:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga sem laterais para Portimão

Tem sido a grande dor de cabeça para Domingos Paciência. E parece que a crise defensiva do Sp. Braga não tem fim. Sem laterais para Portimão, o Sp. Braga inicia a semana e prepara a deslocação ao Algarve com problemas novamente nas alas da defesa. Sílvio e Vandinho viram o quinto cartão amarelo em Alvalade, no jogo de sábado com o Sporting, e são cartas fora do baralho para o próximo jogo do campeonato.

O defesa tem sido a opção na ala esquerda, face à ausência de Elderson devido a lesão, e irá cumprir um jogo de castigo, obrigando, assim, ao acelerar da recuperação do nigeriano. Elderson já se encontra em reintegração progressiva, sendo que o regresso aos trabalhos será determinante para se perceber a evolução do lateral esquerdo.

Já Miguel Garcia - que tem ocupado a ala direita - saiu com um traumatismo no pé direito do desafio com os 'leões' e será hoje reavaliado para se conhecer a gravidade da lesão.
Sem Sílvio e com Miguel Garcia lesionado, resta apenas Elderson como lateral de raiz. Caso o cenário não melhore, Domingos Paciência terá de adaptar, mais uma vez, jogadores, como aconteceu com Guilherme, no jogo da Taça de Portugal, com o Benfica.
O jovem médio jogou a lateral esquerdo e é uma solução válida, depois da exibição positiva na Luz. Há ainda Custódio, que até já foi testado na direita.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Lanterna de alarme
ÚLTIMO LUGAR NAS DESLOCAÇÕES
   
O Sp. Braga acabou a primeira volta do campeonato sem vencer qualquer jogo fora do Estádio Axa. A equipa de Domingos Paciência é mesmo a última nesta tabela particular e a lanterna vermelha faz soar um sinal de alarme quanto aos objetivos propostos na presente estação.

O treinador já reforçou mais do que uma vez e voltou a registar esse dado no final do jogo de Alvalade que o propósito é acabar entre o 3.º e 4.º lugar, postos que dão garantias de Liga Europa, mas a realidade é que a equipa tem de responder a preceito durante a segunda volta da Liga amealhando também pontos fora de portas.

RECORD

JotaCC

Quarto maior Jejum da história

Os problemas com que o Braga se tem deparado como visitante têm sido tema de conversa sempre que a equipa se prepara para realizar um jogo nessa condição. E não é para menos. Afinal, há muito que os arsenalistas não precisavam de tantos jogos para vencer pela primeira vez fora de portas. A actual série vai em sete encontros e entra directamente para o quarto lugar da lista das dez piores do clube desde 1975/76, época em que se fixou em definitivo no principal escalão do futebol português. Aliás, é preciso recuar até 2002/03 para se encontrar a última temporada em que os bracarenses tiveram de jogar mais de sete partidas para festejar o primeiro triunfo na casa de um adversário. Nessa altura, com Fernando Castro Santos como treinador, só ganharam à nona tentativa, na visita a Paços de Ferreira, graças a um golo solitário do espanhol Arrieta, que havia começado o embate no banco de suplentes.

Para que a história não volte a repetir-se, o Braga está obrigado a vencer na sexta-feira, em Portimão. Caso contrário, o jejum poderá ser ainda mais longo, embora ainda não o suficiente para bater os dois primeiros na lista de piores arranques fora de casa desde 1975/76. Esses remontam às épocas de 1987/88, 1989/90 e 1993/94, quando os arsenalistas conseguiram chegar ao fim da competição sem qualquer triunfo como visitantes. A única diferença entre elas foi o número de jogos, já que em 87/88, temporada em que tiveram três treinadores (Manuel José, Valdemar Custódio e Vítor Manuel), o campeonato tinha 38 jornadas, e nas restantes duas apenas 34.

Tamanho jejum de vitórias fora não é novo na carreira de Domingos Paciência, mas é um fenómeno raro. Tal só havia acontecido uma vez. Curiosamente, foi na temporada que antecedeu a chegada do treinador a Braga, quando só obteve a primeira vitória na condição de visitante ao 12º jogo. No entanto, fê-lo em grande estilo, vencendo pela segunda época consecutiva, na casa do Benfica com a Académica, que havia estado 54 anos sem lá triunfar.

OS DEZ PIORES ARRANQUES FORA

ÉPOCA | JOGOS SEM GANHAR | TREINADOR

1987/88 19 MANUEL JOSÉ, VALDEMAR CUSTÓDIO E VÍTOR MANUEL

1989/90 17 VÍTOR MANUEL

1993/94 17 ANTÓNIO OLIVEIRA E NECA

1996/97 8 MANUEL CAJUDA

2001/02 8 MANUEL CAJUDA

2002/03 8 FERNANDO CASTRO SANTOS

2010/11 7 DOMINGOS PACIÊNCIA

1976/77 6 MÁRIO LINO

1990/91 6 RAUL ÁGUAS E CARLOS GARCIA

2004/05 5 JESUALDO FERREIRA


Pior visitante do campeonato

O Braga conquistou 20 pontos durante a primeira volta da Liga Zon Sagres e desses apenas dois foram conquistados fora de casa. Um registo que só encontra paralelo, neste campeonato, com o do Portimonense, o penúltimo classificado, que, na condição de visitante, obteve apenas dois empates e sofreu cinco derrotas, pelo que estas são as duas equipas mais fracas a jogar extramuros até ao momento. São, por isso, as únicas que ainda não ganharam longe de casa, o que espanta mais no caso do Braga, que mesmo assim é sétimo.


Logo à primeira em 14 vezes

Recuando até à longínqua época de 1975/76, verifica-se que o Braga, desde então, já viveu situações, no que respeita aos jogos fora, completamente antagónicas em relação à actual. Senão vejamos: por 14 vezes venceu logo o primeiro jogo que disputou na condição de visitante no campeonato, algo que aconteceu, por exemplo, nas últimas cinco épocas. De resto, o próprio Domingos Paciência contribuiu para este número, ao conseguir vencer em Alvalade na segunda jornada da Liga da temporada transacta (2-1).


A três disparos do recorde pessoal


Quem alega que este Paulo César não é o mesmo da última época não poderia ter mais razão. Pelo menos os que o dizem numa perspectiva mais positiva. O brasileiro está com a pontaria mais afinada e, em apenas 13 aparições na Liga, já conseguiu ultrapassar o seu registo de golos de 2009/10 (quatro). Aliás, o remate certeiro que fez em Alvalde, contra o Sporting - um dos adversários a quem factura com mais frequência -, colocou-o a apenas três de igualar a sua melhor marca de sempre no principal campeonato português (oito golos), que remonta à temporada de 2000/01, quando ainda representava o Gil Vicente. Nada que pareça mais fácil, pois a sua actual média de golos (0,38 por jogo) é a melhor da carreira desde que começou a jogar do lado de cá do Atlântico.

A primeira volta, que ontem terminou, foi, de resto, a mais produtiva de sempre de Paulo César em matéria de golos. Nem mesmo na época em que fez o gosto ao pé por oito ocasiões foi tão produtivo. Aliás, na altura ainda a Liga tinha 34 jornadas, só fez o primeiro tento à décima ronda, contra o FC Porto, e depois só voltaria a marcar novamente na 19ª, frente ao Farense. De resto, só esta temporada é que o avançado parece ter perdido o hábito de marcar com mais frequência na segunda metade do campeonato.



Elderson com a porta do onze escancarada


A notícia da recuperação total de Elderson não poderia surgir em melhor altura para Domingos Paciência. Com Sílvio indisponível para o encontro de sexta-feira (20h15) com o Portimonense, que marcará o início da segunda volta do campeonato, e ainda sem poder contar com Marco Ramos, ex-Lens, que deverá ser anunciado como reforço muito em breve, o treinador do Braga poderá recorrer novamente ao internacional nigeriano, que passou as últimas semanas entre o ginásio e o relvado a tratar um problema muscular.

Ao todo, o lateral falhou cinco jogos das mais variadas competições desde que, na ventosa noite de 4 de Dezembro, saiu do Estádio Municipal de Leiria agarrado à coxa direita. O ex-Rio Ave ocupou o seu lugar no lado esquerdo da defesa bracarense a partir daí, mas anteontem, frente ao Sporting, viu o quinto cartão amarelo na Liga e, por isso, terá agora de cumprir castigo.



Peñarol interessado em Luis Aguiar

Livre de compromissos com o Braga, do qual recebeu indicações para procurar clube em meados de Dezembro, e pouco desejado no Dínamo de Moscovo, clube russo a que ainda está contratualmente ligado, Luis Aguiar vive actualmente um dilema: continuar a aventura na Europa ou regressar ao "seu" Uruguai, onde o Peñarol já se mostrou disponível para o receber. O campeão uruguaio quer formar uma equipa forte para enfrentar a Taça dos Libertadores e vê o médio como alguém que o poderá ajudar a chegar até às fases mais adiantadas da competição.



Dia de regresso ao trabalho

Ultrapassado o dia de folga concedido por Domingos Paciência após a derrota com o Sporting, o plantel bracarense regressa esta manhã ao trabalho já a pensar no encontro da 16ª jornada do campeonato, com o Portimonense, adversário que Miguel Cardoso observou na passada sexta-feira. A sessão está agendada para as 10h00 e poderá ser seguida por sócios e adeptos, uma vez que é prática desde o início do ano a abertura de portas no primeiro treino da semana.


O JOGO

JotaCC

Elderson regressa um mês depois

Nigeriano assume-se como sucessor natural de Sílvio, mas Guilherme está na jogada.

Praticamente recuperado de um traumatismo na coxa direita contraído no jogo com o UD Leiria, na 13.ª jornada da Liga, Elderson vai voltar à convocatória de Domingos Paciência. Para ser titular frente ao Portimonense? Tudo indica que sim, apesar da paragem de mais de um mês ter provocado descida dos seus índices físicos.

Com o castigo de Sílvio - acumulou quinto amarelo com o Sporting -, Elderson tem a porta do onze aberta, se bem que Guilherme, opção testada com sucesso na Luz, possa ainda ter uma palavra a dar nesta discussão pela vaga no lado esquerdo da defesa.

No flanco oposto, o problema dá pelo nome de Miguel Garcia. O lateral sofreu traumatismo num pé e hoje é sujeito a reavaliação médica para determinar se está em condições de jogar. Se Garcia vacilar, Domingos terá grande dor de cabeça para tapar o buraco.

A BOLA

Bruno3429

Elderson e Vinícius reintegrados
Por António Casanova

O lateral-esquerdo Elderson e o médio Vinícius estão disponíveis para a deslocação a Portimão. Na sessão de trabalho que decorre em Braga, o nigeriano e o brasileiro já evoluem sem qualquer tipo de restrição.

Pelo contrário, Miguel Garcia, Paulo César e Sílvio não subiram ao relvado, limitando a sua preparação a trabalho de ginásio. O último, é certo, não vai defrontar os algarvios, por se encontrar castigado, tal como o capitão Vandinho.


Di Fábio lesiona-se e pode falhar SC Braga
Por João José Pedro

O Portimonense regressou esta manhã ao trabalho com uma contrariedade para Carlos Azenha: o defesa-central Di Fábio sofreu um traumatismo no pé direito e não se treinou com o restante plantel estando em risco para o jogo com o SC Braga.

O central brasileiro realizou apenas tratamento sob vigilância do departamento médico. Amanhã será novamente reavaliado, porém, não é certa ainda a sua recuperação para o encontro desta sexta-feira.

Carlos Azenha orienta amanhã mais dois treinos em Portimão.


Luís Aguiar e o Peñarol: «Queria voltar ao Uruguai»
Por Redacção

O médio Luís Aguiar revela que «não estava feliz» no SC Braga e que queria regressar ao país de origem.

«Estou muito contente mas ansioso à espera de notícias. Acredito que, entre hoje e amanhã, tudo estará decidido. Queria regressar e estar perto da minha família. As coisas estavam a correr bem em Portugal, mas queria voltar ao Uruguai», começou por dizer Luís Aguiar, citado pelo Ovación após a chegada ao Uruguai.

«Falei com o treinador do SC Braga e disse-lhe que não me sentia bem, que não estava feliz para defender a camisola como sempre fiz. Disse-lhe que preferia sair e procurar outra solução. Tenho uma boa relação com Domingos Paciência e ele entendeu-me», prosseguiu.

Luís Aguiar foi cedido pelo Dínamo de Moscovo ao SC Braga até ao final da temporada e, agora, o médio receia que o clube da capital russa coloque entraves a novo empréstimo: «Com a equipa russa a conversa é outra. As coisas podem complicar-se mas o meu representante Isidoro Giménez está a tratar do assunto. Quero ir para o Peñarol e vou fazer tudo para que isso aconteça.»

Para o regresso à pátria, Luís Aguiar já traçou objectivos: «Quero ser campeão e jogar na Libertadores também me motivou. Depois, um jogador sonha sempre com a selecção. Agora vou estar mais perto e quero demonstrar ao seleccionador que quero estar na selecção e que tenho possibilidades.»

A Bola

JotaCC

Miguel Garcia em tratamento
Sílvio e Paulo César também falharam treino
   
O Sp. Braga regressou aos treinos esta segunda-feira, depois da derrota em Alvalade frente ao Sporting, e o grande destaque foram as ausências dos defesas laterais Miguel Garcia e Sílvio e do avançado Paulo César.

Sílvio e Paulo César limitaram-se a fazer trabalho de ginásio, enquanto o ex-jogador leonino falhou a sessão matinal pois encontra-se em observação e a fazer tratamento a uma lesão no pé direito. Já os titulares no desaire frente ao Sporting cumpriram um regime de treino mais leve.

Domingos Paciência já se encontra a preparar a próxima jornada da Liga, na sexta-feira, frente ao Portimonense. Vandinho e Sílvio estão castigados e não vão poder dar o seu contributo aos minhotos no jogo da 16.ª ronda.

RECORD