News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/12

Started by JotaCC, 27 de December de 2010, 08:25

Previous topic - Next topic

JotaCC

Alan: "falta ganhar um título"



Chegou ao Sp. Braga no início da temporada 2008/2009, contratado ao FC Porto. Tinha acabado de realizar uma boa temporada no rival de sempre dos arsenalistas, o Vitória de Guimarães e foi, por isso, um duro golpe para os vimaranenses verem um jogador que idolatravam 'mudar de lado'. A situação não afligiu Alan que, em Braga, tem realizado as melhores temporadas da sua carreira.
Em entrevista ao 'Correio do Minho', Alan falou do Sp. Braga, da campanha que fez na época passada, do histórico apuramento para a Liga dos Campeões, da conquista da Taça Intertoto. Abordou ainda a rivalidade com o Vitória de Guimarães vista por quem conhece os dois clubes. Alan mostrou ainda a sua faceta extra-futebol: um homem de família, divertido, extrovertido e que se não tivesse seguido a carreira futebolística, estaria certamente numa profissão ligada aos animais.

P - A época do Sp. Braga podia estar a correr melhor?
R - Penso que sim. Tivemos alguns jogos em que não fomos felizes, apesar de jogarmos bem, mas não tivemos a sorte necessária para vencer essas partidas. As coisas podem sempre correr melhor.

P - Acredita que o facto da equipa jogar na Liga dos Campeões pode ter influenciado o rendimento na Liga Portuguesa de Futebol?
R - São jogos completamente diferentes. Fizemos bons jogos na Champions e tivemos a sorte de fazer golos. Noutros jogos, na Liga, jogamos bem, mas não conseguimos fazer o golo e depois o adversário ia uma vez à baliza e conseguia marcar e isso mudava muito o jogo. Também tivemos muitos jogos com dez jogadores e isso dificultava bastante. As expulsões obrigam a equipa a um desgaste maior e depois a jogar domingo-quarta-domingo-quarta a equipa tem um desgaste imenso que complica muito.

P - Depois da experiência da Liga dos Campeões, acredita que a equipa pode chegar longe agora na Liga Europa?
R - Perante os jogos que fizemos penso que temos toda a confiança de chegar lá e conseguir bons resultados. No entanto, sabemos que nenhum jogo é fácil, mas agora vamos descansar e começar a preparar e pensar nesses jogos. Mas vamos continuar a trabalhar da mesma forma para dar boas respostas nesses jogos.

P - Acredita que falta ao Sp. Braga a conquista de um título, para além da Taça Intertoto, para poder ascender a outro nível?
R - Certamente que sim. O Braga tem uma estrutura que merece um título. Falta um troféu para dar mais ânimo e vontade às pessoas que seguem o clube. Toda a gente diz que o Braga é um grande e um grande tem que ganhar títulos.

P - Marítimo, Porto, Guimarães e Sp. Braga... Que significam estes clubes para si?
R - Foram clubes que representei e onde fui feliz, mas aqui em Braga tenho passado uma felicidade fora do comum. Atingi a Liga dos Campeões com o Braga e acho que isso para mim é um momento único.

P - Tem contrato com o clube até à época 2014/2015. Vê-se a terminar a carreira no Braga?
R - Espero que não. Espero estar bem na época 2014/2015, sem lesões e penso que isso é que é importante. Quero continuar a jogar com alegria e continuar a jogar enquanto puder.

P - Gostava de jogar ainda no futebol brasileiro?
R - Não tenho essa ambição. Claro que tenho saudades de estar no Brasil, para estar mais perto da minha família, mas jogar no futebol brasileiro não me interessa.

P - Faltam títulos na carreira do Alan?
R - Vencemos a Taça Intertoto aqui em Braga, mas claro que gostava de ganhar mais troféus com este clube. No ano passado faltou um bocado de sorte, aquela pontinha que faltava para chegarmos ao campeonato. Mas gostava mesmo era de ganhar a Taça de Portugal pelo Sp. Braga, sei que já saímos da prova, nesta época, mas gostava de lutar por esse objectivo. Temos a Liga Europa, é verdade, mas sabemos que não é nada fácil. Ainda por cima calhou-nos um adversário (Lech Poznan, da Polónia) que não é muito conhecido, mas derrotou grandes equipas e, por isso, temos que desconfiar. E depois, se conseguirmos passar esta eliminatória, podemos ter pela frente o Liverpool, o que será complicadíssimo.

P - Mas o Sp. Braga, contra essas equipas, parece que se supera...

R - Sim, fizemos muito bons jogos, acho que o nível de superação da equipa foi uma surpresa para quem não conhece o Braga. Acho que temos um plantel fantástico que se pode bater de frente contra grandes equipas europeias e tivemos jogos em que a sorte também sorriu e conseguimos agarrá-la.

P - Foi jogador do FC Porto. Consegue comparar as estruturas dos dois clubes?
R - Não falta nada ao Braga em comparação com o FC Porto. A estrutura do clube é totalmente perfeita, é igual. Sem dúvida que o Braga é um bom clube.

P - Passou por dois clubes que têm uma rivalidade enorme (Vitória de Guimarães e Sp. Braga). Como é que o Alan vê essa rivalidade?
R - Para mim é uma rivalidade de equipas de topo. Sou profissional. Joguei em Guimarães, agora estou em Braga, gosto do clube e de estar aqui e para mim a rivalidade fica fora de campo. Dentro de campo não tenho rivalidades. Agora, claro que entre os adeptos há uma rivalidade grande e têm aquela euforia enorme que os leva, por vezes, a perder um pouco o controlo, mas eu respeito-os e respeito a história dos dois clubes.

P - O Sp. Braga ultrapassou, recentemente, o Vitória de Guimarães em número de sócios. Que significado é que isso tem para o Alan, que conhece as duas formações, e para o clube?
R - Penso que isso é importante e é bonito ver que os adeptos se começam a aproximar cada vez mais do clube. O aumento do número de sócios tem também muito a ver com as campanhas que o Sp. Braga tem feito junto das crianças, nas escolas, convidando-as a tornarem-se sócias do clube e isso é muito importante para o Braga, para a cidade e mesmo para os jogadores que precisam desse apoio constante dos sócios para se sentirem motivados e conseguirem dar sempre o seu melhor para ajudar o clube.

P - O plantel do Sp. Braga tem, neste momento, muitos jogadores estrangeiros e principalmente brasileiros. Acredita que assim se torna mais fácil a integração?
R - Já estou em Portugal há dez anos e tenho passaporte português. Para mim brasileiro, português, africano é tudo igual, o que importa é o ser humano. Agora o que tento fazer, sendo um dos jogadores que está aqui há mais tempo é, quando chegam novos jogadores, dar-lhes o melhor acolhimento possível, porque sei que há sempre grandes dificuldades porque é um país que fala a mesma língua (no caso dos brasileiros), mas é totalmente diferente. A nível cultural é muito diferente. Depois o povo brasileiro é muito alegre por natureza e faz festa por tudo e por nada. Muitas vezes as pessoas aqui em Portugal entendem mal essa alegria e há reac ções más, mas tentamos avisar os novos jogadores dessas pequenas diferenças culturais e corre sempre tudo muito bem. Não há problemas.

P - Essa alegria natural que o povo brasileiro tem ajuda também a criar um bom ambiente no balneário...
R - Claro que sim. O brasileiro é um povo que gosta de se divertir e festejar, mas não somos só nós, os portugueses e os outros também. Se calhar são mais reservados, mas acabámos sempre por participar todos nas brincadeiras e com alegria tudo fica melhor, mesmo para trabalhar.

P - Como é o Alan fora do futebol?
R - Bem, fora do futebol o Alan gosta de estar em família, com a mulher e os filhos. É muito divertido e extrovertido, gosta de brincar, mas não visto de Pai Natal (risos).

P - Se não fosse jogador de futebol o que gostava de fazer?
R - Bem, eu gosto mesmo mui-to de animais, seja de que raça forem, por isso penso que teria uma profissão ligada aos animais. Durante a minha infância sempre tive animais em casa. Agora não tenho porque um dos filhos tem asma e não pode ter animais em casa, mas se pudesse tinha tudo!

P - Por falar em filhos, tem dois. Um deles também já joga futebol e pelo que se ouve dizer por aí tem futuro, sai ao pai. Gostava que algum dos filhos seguisse as suas 'pegadas' no mundo do futebol?
R - Claro que é sempre interessante quando um filho segue a carreira do pai. É uma satisfação imensa ver que o miúdo tem jeito e claro que gostava que isso acontecesse, mas primeiro tem que estudar. Essa vida de jogador de futebol é um bocado ilusão. Por isso, acho que as crianças têm que ter a cabeça no lugar: primeiro estudar e depois pensar no futebol. Este é um conselho não só para os meus filhos, mas para as crianças que gostam de futebol. Até quando vou visitar escolas gosto de dizer às crianças que o mais importante é estudar. O estudo é muito importante na vida do ser humano porque o futebol tem muita gente à procura e é preciso ser muito bom e ter, acima de tudo, sorte. Agora gosto muito que os meus filhos gostem de jogar futebol e se divirtam com isso, mas primeiro é preciso estudar.

P - Em altura de festividades natalícias, uma prenda de Natal a nível desportivo e outra a nível mais pessoal.
R - A nível desportivo as vitórias da equipa são sempre as melhores prendas para mim e para todo o plantel e depois da última (goleada por 5-0 à Académica) vamos passar um Natal mais feliz. A nível familiar acho que o principal é estar com a família, ser feliz e ter saúde.

P - Dá muita importância a esta época festiva (Natal e passagem de ano)?
R - Sim, dou muita importância ao Natal e à passagem de ano. É uma altura de reunir a família e é importante para mim poder estar com eles e passar uns dias felizes e poder celebrar com toda a família. Vou juntar a mulher e os filhos para celebrar. Infelizmente o meu pai está no Brasil e só pode vir para a passagem de ano, mas nós juntos vamos estar bem e felizes.

P - Passou já por alguns clubes em Portugal e foi treinado por vários técnicos diferentes. Qual deles mais o marcou?
R - São três os treinadores que me marcaram muito aqui em Portugal. O Co Adrianse, no FC Porto, o Manuel Cajuda, no Marítimo e Vitória de Guimarães, e o Domingos Paciência aqui em Braga. São três treinadores cada um com o seu perfil, mas aprendi muito com eles. Marcaram-me de formas diferentes. O Co Adrianse era um ditador, duro, mas para quem trabalhasse era cinco estrelas e tinha a certeza que jogava. O Cajuda tirou-me do Porto numa altura em que eu não jogava. Joguei no Marítimo com ele, fiz uma excelente época, e depois, quando estava no Porto, passei uma época menos boa. Estive muitos jogos no banco, estava a ficar triste e desmotivado e ele libertou-me. É um bom amigo. O Domingos é uma pessoa extraordinária, ensinou-me várias coisas e é também um amigo.

P - Antes de ser treinador, Domingos Paciência foi um dos melhores avançados portugueses, um ponta-de-lança de referência no futebol nacional. Acredita que por ser um homem do futebol e por ter sido um bom avançado ajuda muito os jogadores, principalmente os mais avançados, como é o caso do Alan?
R - Sim, sem dúvida. Ele conversa muito connosco e isso é muito importante para os jogadores. Também nos percebe melhor, porque jogou muito tempo e foi um excelente jogador e o diálogo dele é muito fácil para nós assimilarmos o que ele quer. Pela experiência que tem, dá-nos muitas indicações que nos ajudam a melhorar. Por falar muito com os jogadores, o Domingos ajuda-nos a crescer enquanto futebolistas.

P - A época passada ficou na história do clube como a melhor de sempre e isso criou à volta do clube uma onda de euforia nunca vista, com muitos adeptos a acompanharem sempre a equipa, quer seja em casa, quer seja fora. Como viu essa situação?
R - É normal ter havido um crescimento no número de adeptos que acompanham o clube muito por culpa do que a equipa tem feito ao longo destas últimas temporadas. Os bons resultados chamam sempre mais adeptos e felizmente isso também aconteceu em Braga. Esse clima de euforia é muito bom para o clube e gratificante para os jogadores. Para nós, jogarmos num estádio cheio de adeptos a apoiar é mui-to mais motivador e ajuda-nos a trabalhar melhor do que se não tivermos ninguém a apoiar, a aplaudir e a torcer.

P - O apoio dos adeptos tem então sido muito importante para os jogadores?
R - Os adeptos têm sido fantásticos. Acompanham-nos sempre, apoiam muito e, por isso, nós tentamos responder sempre da melhor forma e isso é bom para todos. É bom para nós, para eles, para o clube e até para a cidade. Além disso a equipa já é mais reconhecida no estrangeiro, já toda a gente sabe onde fica Braga. A campanha que temos feito nas competições europeias ajuda a que as pessoas que não conhecem a cidade e o clube passem a conhecer. E claro que o facto de levarmos muitos adeptos aos jogos no estrangeiro também cria uma nova aura sobre o clube.

P - Tendo em mente que esse apoio é essencial, como o Alan reconhece, tem algum apelo ou mensagem que gostasse de fazer aos adeptos?
R - Eles estão sempre connosco. O que tenho a dizer para eles é que confiem em nós. Tentamos sempre fazer o melhor. Claro que muitas vezes as coisas não correm como queremos porque não estivemos tão bem ou porque falta aquela pontinha de sorte, mas eles vêem que trabalhamos sempre muito bem e que nos esforçamos e o mais importante é eles verem que realmente precisamos deles e do seu apoio. O que lhes posso pedir é que continuem a comparecer nos jogos seja em casa, seja fora, a apoiar-nos e a darem todo o seu esforço pelo clube, como nós o fazemos. Além disso aproveito também para desejar um ano de 2011 com tudo de bom para eles e com muitos êxitos do clube.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Eduardo quer mais Domingos

Eduardo aconselha António Salvador a renovar rapidamente o contrato de Domingos Paciência. Apesar da época irregular do Braga, "o treinador está identificado com o clube" e isso dá mais tranquilidade às duas partes. "Acredito que o assunto esteja a ser tratado e que ele vá continuar. Domingos não precisa de provar nada a ninguém. Fez um excelente trabalho, é um excelente treinador e ficará sempre ligado à história do Braga. Na minha opinião, tem toda a margem para continuar", respondeu a O JOGO o guarda-redes que agora actua no Génova, a propósito do treinador que mais o potencializou.

Em 2009/10, Eduardo sofreu apenas 20 golos no campeonato, melhor marca de sempre do clube. Este ano, Felipe (16) e Artur (3) já levam 19 em apenas 14 jogos. "Não há épocas iguais. A defesa era nossa imagem de marca no ano passado. Defendíamos bastante bem, éramos sólidos. Este ano isso não está a acontecer e nota-se nos resultados. Conhecia o Felipe do Brasil e lá era excelente. Possivelmente passou em Braga o que eu passei no Génova em algumas fases. A adaptação só não custa a quem nunca passou por ela", explica. Agora é Artur Moraes que está na baliza. "Vi um jogo dele e fiquei com boa impressão. E já ouvi falar dele em Itália. É bom guarda-redes. Tem tranquilidade e transmite-a à equipa", prosseguiu.

O titular da selecção será sempre um ponto de comparação. "Tive dois anos fantásticos em Braga. É natural que se compare", admite, antes de avançar com o reconhecimento de que na época transacta tudo foi mais simples. "Fomos eliminados cedo das competições europeias e concentramo-nos no campeonato. Este ano o arranque não foi tão forte e há a carga que vem da Liga dos Campeões", sublinha, antes da fé: "Acredito que vão dar a volta."


"Sucesso na Champions não me surpreende"

Eduardo está mais surpreendido pelo mau campeonato bracarense do que pelo excelente trajecto europeu. "O sucesso na Champions não me surpreende. O Braga sempre teve boas prestações na Europa. Claro que a estreia é sempre emotiva devido à dimensão da prova. O Braga fez uma prova excelente, mas isso teve danos no campeonato", considerou. "Mas tem jogadores fantásticos, excelente equipa técnica e vão recuperar", reforça.

"Lutem pela Champions"

Apesar do sexto lugar no campeonato e dos 10 pontos que separam Braga e Benfica, Eduardo acredita que o Braga ainda vai atacar a presença na próxima edição da Liga dos Campeões. "Espero que o consigam. Criou-se uma expectativa grande, depois do que o Braga fez no ano passado, e isso é um grande obstáculo a derrubar. Mas, também pode servir de referência para acreditarem que é possível. O Braga tem estrutura para se meter entre os grandes e ainda bem para o futebol português, pois isso traz mais competitividade e qualidade à Liga", comentou o guarda-redes do Génova, pedindo uma grande segunda volta.

De Braga, recebe ecos semanais de alguma frustração dos amigos que por lá deixou. "Foram 13 anos de clube e preservo as amizades. Quem está ligado ao futebol sabe que isto acontece. Todos esperavam estar melhor, mas muitas vezes a gente luta e as coisas não saem, ainda assim, bem", conta, a propósito. "Espero que volte aquele grande Braga. Há valor suficiente para isso e assim resta acreditar. Estou certo de que terão força suficiente para mostrar o que valem", disse o internacional português.



Tradição das selecções nas mãos de Cristiano

Para lá da presença assídua nos lugares mais apetecíveis das sucessivas tabelas classificativas, um dos aspectos que traduzem o crescimento do Braga é a presença nas equipas nacionais de atletas do clube, cuja formação específica é da responsabilidade de Vital. O ex-guardião, 49 anos, é figura comum ao currículo de Eduardo, Paulo Santos e Quim. Todos trabalharam com ele, no 1º de Maio ou no AXA, antes de ganharem lugar na Selecção Nacional. O próximo bracarense a vestir a camisola de Portugal, nos sub-21 - por onde passou já Diego Silva, outro menino da casa - será, ao que tudo indica, Cristiano.

Aos 19 anos, o jovem cedido ao Vizela foi, recentemente, observado por Brassard, responsável pelos guarda-redes na Selecção, e não será uma surpresa se o nome dele constar da convocatória de Rui Jorge.

De todos os guarda-redes que o Braga cedeu à Selecção, o que mais tempo trabalhou com Vital foi Eduardo, formado no clube. Quim saltou para o Benfica, ao cabo de três épocas sob a orientação do ex-companheiro de profissão que se notabilizara ao serviço do Sporting, em finais da década de 80. Paulo Santos, que frequentara as selecções jovens, ganhou, com o Braga de Jesualdo Ferreira, o direito a regressar aos AA, no Mundial de 2006.



Regresso pela tarde à porta fechada


Depois da pausa natalícia, o Braga começa, hoje, a queimar calorias e a preparar-se para o regresso do campeonato. A primeira sessão de trabalho da derradeira semana de 2010 foi marcada por Domingos Paciência para as 16 horas, no AXA, e decorrerá à porta fechada.



Adeptos do Guimarães pagam 20 euros no AXA

O Braga fixou em 20 euros o preço dos bilhetes para não-sócios, no jogo com o Guimarães, a contar para a Taça da Liga, (segunda-feira, às 21h15). Os sócios pagam entre cinco e 25 euros. As equipas defrontaram-se, à 11ª jornada da Liga, em Guimarães, com vitória caseira (2-1).



O JOGO

JotaCC

Felipe e o fantasma de Bruno
deixou baliza do sp. braga

Felipe "abortou" a sua primeira experiência fora do Brasil para voltar a casa e colocar as luvas ao serviço do Flamengo, para suceder a Bruno na guarda das redes do Mengão e afirmou-se consciente da responsabilidade. "Ele está na história do Flamengo, mas, infelizmente, aconteceu aquilo que todos sabem. Quem aqui chega sabe que tem de mostrar muita qualidade pois Bruno não era apenas um guardião, é um símbolo deste clube, um ídolo que ganhou títulos", lembrou quem aos 26 anos vai tomar o lugar de um atleta recentemente condenado a quatro anos e meio de reclusão por sequestro, agressão e intimidação a Eliza Samudio, sua antiga namorada que continua desaparecida.

"Espero ajudar e não criar problemas fora de campo. Eu tenho a mesma idade do Bruno, mas quero que apenas comparem a nossa forma de defender. Pretendo fazer o que ele fez lá dentro, ganhar troféus e defender dois ou três pénaltis por jogo", confessou Felipe, torneando os vários problemas extrafutebol que também tem somado: "Vou passar uma borracha pelos problemas que tive, mas sei que as pessoas não os esquecem. Quero dar outra imagem de mim."

De regresso ao Brasil, o homem que deixou a baliza do Sp. Braga entregue a Artur Moraes é aposta pessoal de Vanderlei Luxemburgo, técnico que também pretende aproveitar a boleia do Mengão para relançar a carreira: "Pediu-me que fizesse o mesmo que fiz no Corinthians e tenho de lhe agradecer com uma boa resposta em campo."


RECORD

JotaCC

Clubes das ligas profissionais têm 816 milhões de passivo
Agravamento Dívida do Benfica (398,8 milhões) é superior à do F. C. Porto e do Sporting juntos

Em Portugal, os clubes das ligas profissionais acumulam um passivo superior a 816 milhões de euros. Só à sua conta, os três grandes absorvem quase 90% do total. O Benfica segue na dianteira dos devedores, superando o F. C. Porto e o Sporting juntos.

Entre 2008 e 2010, o passivo dos 10 melhores classificados da Liga e da Honra aumentou 321 milhões de euros. O Benfica agravou as contas de 125 milhões para 398,8 milhões. Este acréscimo deve-se à incorporação da Benfica Estádio e ao empréstimo obrigacionista. Claro que o investimento no plantel também inflacionou. As contratações (Roberto, Jara e Gaitán) e renovações (Fábio Coentrão e Jorge Jesus) explicam o crescimento. Adquirido por 8,5 milhões, Roberto tornou-se no guarda-redes mais caro da história do futebol português. Em contraponto, o activo subiu para 412,7 milhões.

O F. C. Porto também sofreu um agravamento, mas em muito menor escala, de 141,1 para 157,5 milhões. Esta verba inclui o corte de 2,6 milhões no primeiro trimestre de 2010/11. Mesmo assim, continuou o investimento na equipa, com João Moutinho à cabeça (11 milhões), passando os objectivos pelo título e pela ida à Champions. Em Novembro, os portistas aprovaram um orçamento de 94,7 milhões, o maior de sempre em Portugal. Hélder Varandas, CEO da Escola de Negócios EUDEM, diz que a política do F. C. Porto está correcta. "Só uma equipa competitiva pode gerar receitas. A Champions é muito importante", comenta, acentuando a dependência dos clubes da venda de jogadores. "Uma área que o F. C. Porto tem sabido aproveitar", acrescenta. "Má gestão e salários elevados" são algumas das causas dos elevados passivos.

Problemas à vista

A fechar o triunvirato dos grandes, o Sporting viu disparar a rubrica das dívidas para quase 173 milhões. Os leões têm fama de viver com o cinto apertado, ainda assim contrataram Maniche, de 33 anos, e que, desde este mês, viu o contrato melhorado, passando a auferir 200 mil euros brutos mensalmente. Comportamento meritório nas finanças teve o Braga. Reduziu o passivo para 5,4 milhões, em boa parte à custa das vendas, onde angariou 11 milhões, com Eduardo (4,5 milhões), mais João Pereira e Evaldo (ambos 3 milhões cada) em destaque. Do mesmo não se pode gabar o V. Guimarães, retido na fasquia dos 15 milhões, embora ainda sem contabilizar a transferência de Bebé para o Manchester United, por 8,8 milhões. Na tabela da Honra há dois clubes sem passivo, fruto do compromisso assumido pelos presidentes. Mas também há a dívida volumosa do Varzim (14,5 milhões). No geral, o comentador televisivo Camilo Lourenço conclui que os clubes vivem acima das possibilidades e antevê menor desafogo para os próximos tempos. "Menos público, menos merchandising e maiores dificuldades em recorrer à Banca podem antecipar problemas", observa.

JN

JotaCC

Regresso sem Vinicius
fernando alexandre continua até fim da época

O médio brasileiro Vinicius foi autorizado a viajar para Braga e já não marcará presença no treino desta segunda-feira do Olhanense, o primeiro depois das férias de Natal.

Apesar de nem todos os pormenores relativos ao acordo entre algarvios e minhotos estarem assentes, o jogador, de 24 anos, recebeu ordens para seguir para o norte. Por solucionar encontram-se algumas contrapartidas, sabendo-se que o Olhanense, além de encaixar uma verba na ordem dos 200 mil euros, manterá Fernando Alexandre, por empréstimo, até final da campanha em curso, e tem direito de preferência na lista de dispensas dos bracarenses, encontrando-se Keita na mira.


Todos os restantes jogadores apresentam-se esta segunda-feira no José Arcanjo, incluindo o central Jardel, à espera de desenvolvimentos nas negociações com o Estugarda.



RECORD

Olho Vivo

Portimonense mantém-se no estádio Algarve

Afinal, não será o jogo com o Braga que irá marcar o regresso ao Estádio Municipal de Portimão, conforme estava previsto. As intempéries que se têm feito sentir na região algarvia atrasaram, uma vez mais, as obras daquele recinto, o qual deverá começar a receber os jogos a partir do mês de Fevereiro, como constatou a vistoria da Liga feita no fim desta semana.

in O JOGO

JotaCC

Emídio Rafael é mesmo hipótese

Minhotos podem deitar a mão ao portista... numa transferência definitiva. Se der o salto, estará disponível para a Liga Europa.

Emídio Rafael está mesmo na agenda do Braga para reforçar o plantel dos minhotos em Janeiro, num enquadramento de aquisição, que poderá abrir novos horizontes ao lateral-esquerdo, pouco utilizado no FC Porto, onde se apresentou esta temporada, para ser concorrente directo do uruguaio Álvaro Pereira.

A SAD arsenalista não pensa negociar empréstimos, mas é substancial a possibilidade de discutir com os dragões a transferência do jogador e entregar ao técnico Domingos Paciência uma opção para a segunda metade da época e garantir uma solução a longo prazo para a asa esquerda defensiva.

Poderá não ser complicado o Braga deitar a mão a Emídio Rafael, atendendo à relação saudável com o FC Porto, mas também ao tipo de investimento que, eventualmente, o futebolista representará.

Os portistas acertaram em Julho a aquisição do esquerdino com a Académica por um valor na casa dos 400 mil euros, mais a cedência do ganês Addy.

Emídio entrou no Dragão com a vantagem de ter trabalhado com André Villas Boas em Coimbra, só que não retirou o proveito que mais desejaria, consequência, também, dos desempenhos de Álvaro Pereira, intocável no onze azul e branco.

A BOLA

JotaCC

Preparar a vingança num mar de dúvidas
dérbi do minho já mexe
   
O plantel do Sp. Braga regressa esta manhã ao trabalho, após uma semana de férias, e nada melhor do que queimar as calorias do Natal a pensar num sempre aguardado dérbi frente ao V. Guimarães. O duelo para a Taça da Liga servirá de vingança da tão polémica derrota para o campeonato. Na Cidade Berço, Alan foi expulso e os da casa só venceram graças a um autogolo de Miguel Garcia, a 7 minutos do final.

Agora, a história poderá ser bem diferente, mas Domingos Paciência ainda terá de se libertar de um mar de dúvidas. A começar pelos lesionados que falharam a goleada à Académica, na jornada passada. Moisés, Elderson, Vandinho, Matheus e Lima são trunfos importantes com os quais o treinador quer contar para atacar a receção aos rivais do Minho da próxima segunda-feira e, nesse sentido, já é líquido antecipar mexidas no onze que tão boa imagem deixou frente aos estudantes. Recorde-se que Miguel Garcia, Custódio, Mossoró e Keita foram titulares, alguns deles de forma surpreendente.

Opções


Outra curiosidade do primeiro jogo do novo ano será analisar como Domingos vai gerir a ausência de Luís Aguiar (para não falar de Andrés Madrid), médio tantas vezes utilizado e que está de saída de Braga. O habitual triângulo de meio-campo era composto pelo uruguaio, Vandinho e Salino, mas nas últimas rondas as trocas foram-se sucedendo, principalmente com Hugo Viana a ganhar terreno. Agora que Luís Aguiar já não conta, Leandro Salino tem todas as possibilidades de recuperar o protagonismo quase relâmpago que adquiriu aos primeiros jogos da época. Mas há outra hipótese e com uma história bem diferente: Mossoró está recuperado de lesão e reclama por uma maior utilização. O brasileiro Vinicius (contratado ao Olhanense) também entra na luta mal seja inscrito no início de janeiro...7


RECORD

Bruno3429

Vinicius assina por três temporadas e meia
Por Redacção

O SC Braga anunciou, no «site» oficial, ter chegado a acordo com o médio Vinicius, ex-Olhanense, para as próximas três temporadas e meia.

Vinicius começou por elogiar o seu novo emblema: «O clube tem condições e estruturas extraordinárias.»

O médio realçou igualmente a rápida ascensão que a sua carreira sofreu: É um momento único. Estou muito contente com a aposta do SC Braga e tudo farei para honrar esta camisola. Estou num grande do futebol português e agora só penso em ajudar a equipa a conquistar todos os objectivos.»

A Bola

Bruno3429

Jogo-treino com o Vizela terça-feira às 17h30 no Estádio AXA à porta aberta

Os Gverreiros do Minho irão realizar terça-feira, dia 28 de Dezembro às 17h30, um jogo-treino com o Vizela, no Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e jornalistas.

De manhã, os Gverreiros do Minho treinam às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA, numa sessão que decorrerá à porta fechada.


Vinicius é reforço por três épocas e meia
O SC Braga chegou a acordo com o médio Vinicius, que rubricou com os Gverreiros do Minho um contrato válido pelas próximos três épocas e meia – até ao final da temporada desportiva de 2013/14.

O jogador, de 24 anos, esteve na tarde desta segunda-feira, dia 27 de Dezembro, no Estádio AXA, onde, garante, já se "sente em casa". "O Clube tem condições e estruturas extraordinárias", frisa o médio brasileiro, que destaca a importância deste salto na sua carreira: "É um momento único. Estou muito contente com a aposta do SC Braga e tudo farei para honrar esta camisola. Estou num grande do futebol português e agora só penso em ajudar a equipa a conquistar todos os objectivos."

Vinicius, que irá vestir a camisola número 6 dos Gverreiros do Minho, agradece a confiança "depositada por toda a Direcção e equipa técnica do SC Braga" e promete "muito empenho, trabalho e profissionalismo". "Fui muito bem recebido por todas as pessoas do SC Braga e orgulho-me de agora fazer parte deste grupo de trabalho fantástico", vincou o médio.

Bilhete de identidade:
Nome: VINICIUS Oliveira Franco
Data de nascimento: 16/05/1986
Nacionalidade: Brasileira
Naturalidade: Campo Grande
Altura: 1,86m
Peso: 74 kg

SCBraga



JotaCC

Brasileiro Vinicius é reforço
Médio assina por 3 épocas e meia

O Sporting de Braga oficializou a contratação de Vinicius (ex-Olhanense) como o primeiro reforço de inverno, tendo o médio brasileiro, de 24 anos, assinado contrato até 2013/2014 pelo vicecampeão da Liga.

O jogador esteve na tarde de hoje no Estádio AXA, em Braga e, em declarações ao sítio oficial do clube, elogiou as "condições e estruturas extraordinárias" do Sporting de Braga, manifestando a sua satisfação por ingressar nos minhotos.

"É um momento único. Estou muito contente com a aposta do Sporting de Braga e tudo farei para honrar esta camisola. Estou num grande do futebol português e agora só penso em ajudar a equipa a conquistar todos os objetivos", afirmou o médio ao site oficial do clube.

Vinicius, que irá vestir a camisola número 6 dos "arsenalistas", agradeceu a receção e a confiança depositada pelos responsáveis bracarenses e prometeu "muito empenho, trabalho e profissionalismo".

O "trinco" brasileiro chegou a Portugal na temporada 2004/2005, para representar o FC Porto "B", tendo depois passado pelo Nacional, União da Madeira, Desportivo das Aves e Olhanense.

O Sporting de Braga regressou hoje ao trabalho para preparar a receção ao Vitória de Guimarães, "clássico" minhoto da primeira jornada do grupo C da terceira fase da Taça da Liga, que se realiza segunda-feira, às 21:15.

RECORD

Bruno3429

Portimonense: Peña devolvido ao Sp. Braga
Médio venezuelano estava emprestado até final da época

Por Redacção com NT

O Portimonense anunciou, nesta segunda-feira, ter chegado a acordo com Peña para rescindir o contrato que ligava as duas partes até final da presente temporada.

O médio venezuelano estava emprestado pelo Sp. Braga, clube ao qual vai agora regressar mais cedo, dada a pouco utilização ao serviço dos algarvios. Peña, de 21 anos, alinhou em apenas cinco jogos da presente temporada (duas a titular), com um golo marcado.

Maisfutebol