News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/12/2010

Started by david, 22 de December de 2010, 06:24

Previous topic - Next topic

david

   
06:05
quarta-feira, 22 dezembro de 2010
Autor:  EUGÉNIO QUEIRÓS
                                   
                                                  Bola no míster

                   RENOVAÇÃO DE DOMINGOS PODE NÃO SER FÁCIL

Um tanto inesperadamente, António Salvador veio colocar na agenda, no final de novembro, num momento crítico do Sp. Braga, a questão da renovação contratual de Domingos Paciência. "Tenho a certeza que o Domingos vai continuar no Braga, não só pelo que fez na época passada, mas também nesta", disse então o presidente, numa entrevista à SIC Notícias. Poucos dias depois, Domingos pôs água na fervura ao afirmar que ainda era "muito cedo" para se falar no assunto.

E é. Dá para perceber alguma tensão entre o presidente e o treinador. Entre o que o primeiro deseja e o que o segundo entende que pode conseguir com os recursos que tem. O que aconteceu na última época foi excecional e o treinador bracarense tem perfeita consciência que melhor é impossível se o clube não mudar o paradigma, assumindo a construção de uma equipa poderosa.

Domingos, recorde-se, teve um começo difícil como treinador do Sp. Braga. Esteve na corda bamba depois da eliminação europeia às mãos do modesto clube sueco Idrottsföreningen Elfsborg. A que Domingos respondeu com uma série de oito vitórias consecutivas, embalando para uma época de sonho. A preparação da nova época acabou por ser afetada pela saída de Carlos Freitas. O treinador referenciou jogadores cujo rendimento não foi positivo. Alguns deles (Luís Aguiar, Léo Fortunato e Elton) até já partiram, e Madrid está à espera de colocação. O próximo jogo do campeonato, em Alvalade, pode desatar este nó...
Record.

JotaCC

Sp. Braga à procura de um lateral


É a prioridade para Domingos Paciência. A reestruturação profunda no plantel do Sp. Braga atinge, sobretudo, a defesa, sector onde as carências têm sido evidentes. Com apenas Sílvio e Miguel Garcia para a lateral direita e Elderson na esquerda, encontrar um defesa esquerdo é a urgência arsenalista na reabertura do mercado de Inverno.

Uma posição carente desde que a aposta em Eduardo se revelou um fracasso, levando mesmo o brasileiro a rescindir contrato com os arsenalistas, no passado mês de Outubro. Elderson é a única opção e, em situações de emergência, tem sido Sílvio adaptado, tal como Guilherme, como aconteceu no jogo da Taça de Portugal, com o Benfica.

Há vários nomes apontados ao clube arsenalista nos últimos dias, como Antunes (da Roma), mas o jovem lateral esquerdo é carta fora do baralho. Certo é que a escolha será feita fora de Portugal e o reforço chegará a Braga proveniente do mercado estrangeiro.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Central e lateral para tapar buracos
SALVADOR e couto CONDUZEM DOSSIÊ REFORÇOS

Com Moisés e Rodríguez no mercado – um deles deve gerar mais-valias em janeiro –, o Sp. Braga está à procura de um central de qualidade para tapar o buraco. A venda do peruano parece ser mais possível. Se assim for, o treinador bracarense ficará apenas com 3 centrais: Moisés, Paulão e o jovem Aníbal Capela. É manifestamente pouco (tenha-se em conta ainda que Léo Fortunato rescindiu contrato). Mas há outros retoques para fazer na defesa.

A equipa precisa de mais alternativas para as bandas. Elderson está lesionado e sobram apenas Miguel Garcia e Sílvio. Guilherme mostrou na Luz que é capaz de fazer a posição mas é muito novo. Antunes, que continua a penar na Roma, é um nome de que se volta a falar. O lateral-esquerdo já tinha sido hipótese no verão mas tudo acabou por se gorar. Nas mãos de Fernando Couto e Salvador está agora este e os outros assuntos.


RECORD

JotaCC

Matheus em França... de férias

É a dúvida do momento em Braga: para onde irá Matheus na reabertura do mercado? As hipóteses são mais do que muitas, e ainda ontem uma revista francesa lançou o nome de outro clube para a praça pública. Segundo a "Foot", o Lens, à semelhança do Lille e do Auxerre, já informou os dirigentes arsenalistas de que gostaria de contratar o brasileiro em Janeiro, mês em que, de acordo com o regulamento de transferências da FIFA, os atletas em final de contrato poderão assinar um pré-contrato com outra equipa. O avançado tem prevista para hoje uma viagem com destino a França, mas o objectivo, por enquanto, é somente descansar e passar esta quadra natalícia juntamente com alguns familiares que residem há alguns anos em Paris.

Escolher entre os muitos milhões com que o Dnipro lhe acena ou a maior projecção que os emblemas franceses lhe podem oferecer na Ligue 1 é o que Matheus terá de fazer nos próximos dias, se, claro, mais ninguém se intrometer nas negociações entretanto. É que o Furacão do Sergipe estava quase a fazer as malas para rumar a Dnipropetrovsk (cidade que se situa no centro da Ucrânia) quando Auxerre e Lille decidiram entrar na corrida. No entanto, continua a ser dos ucranianos a melhor proposta, do ponto de vista financeiro, que o avançado tem em mãos. Os dirigentes da equipa orientada pelo espanhol Juande Ramos, quarta classificada no principal campeonato local, ofereceram-lhe três anos de contrato e um salário bastante aliciante, ao qual se juntam ainda prémios monetários com valores astronómicos. Melhor é quase impossível!

Enquanto vão decorrendo as negociações entre os clubes interessados e o presidente António Salvador, cuja capacidade negocial já possibilitou ao Braga excelentes encaixes financeiros no passado, Matheus vai-se mantendo agarrado ao telemóvel à espera de uma chamada com instruções para se apresentar em determinado local. Entretanto, a ansiedade do brasileiro vai crescendo sempre que mais um dia se esgota e o processo não conhece avanços significativos. Aliás, por muita vontade que o ainda avançado dos bracarenses tenha de ver a sua situação resolvida antes do Natal, se calhar terá de aguardar até ao começo da próxima semana para se despedir oficialmente do clube que lhe deu a possibilidade de se mostrar na Liga dos Campeões.

Montra da Liga dos Campeões fez aumentar interessados

Mais do que as correrias ou as fintas desconcertantes efectuadas em jogos do campeonato, foram os golos que Matheus marcou na Liga dos Campeões que fizeram disparar o número de equipas interessadas nos seus serviços. O brasileiro facturou por seis ocasiões na principal prova de clubes da UEFA, mas foram os três que apontou durante a fase de grupos, contra Partizan (um) e Arsenal (dois), ambos no AXA, que mais notoriedade lhe deram, já que correram mundo. A nível interno, a eficácia não foi tanta, já que o Furacão do Sergipe marcou apenas dois tentos em 13 aparições.


Avaí, Goiás e Bahia no encalço de Lucas

Sem espaço no plantel do Braga, George Lucas já procura no mercado um clube onde possa jogar a partir de Janeiro, depois de seis meses sem competir em Braga. O brasileiro, que assinou contrato de dois anos com os bracarenses no defeso, tem algum cartel no Brasil, muito por culpa do que fez no Santos, e é aí que deve dar continuidade à carreira. De resto, foi o próprio representante do lateral-direito que adiantou a O JOGO o nome dos três clubes que neste momento se afiguram como as melhores hipóteses para o futuro. "O Avaí, o Goiás e o Bahia quiseram saber se o George Lucas estava interessado em voltar ao Brasil, mas ainda vamos conversar", revelou Wágner Ribeiro, embora tenha deixado bem claro que as negociações não serão fáceis. "Nesta altura estão a oferecer um pouco menos do que o jogador ganha no Braga. Se os números não se aproximarem, não descarto a hipótese de ele regressar a Braga", esclareceu.

Enquanto espera por uma resolução para o seu futuro, George Lucas vai aproveitar para passar a quadra natalícia em Roma, onde residem alguns dos seus familiares. O pedido ao Pai Natal há muito que está feito - um clube para jogar -, mas o presente poderá chegar somente no começo de 2011.



Sougou espera conclusão do negócio


Será apenas uma questão de dias até Sougou ser oficialmente confirmado como segundo reforço do Braga na reabertura do mercado. Assim que a transferência de Matheus for finalizada, os dirigentes arsenalistas vão apressar-se a fechar o processo do senegalês, jogador escolhido por Domingos Paciência para render o brasileiro, até porque no dia 3 há um importante jogo com o Guimarães para a Taça da Liga. Nesta altura, porém, o extremo da Académica, que já havia sido abordado pelos bracarenses no defeso para render Alan, se este fosse transferido para o Sporting ou o Al-Sharjah, encontra-se a gozar um curto período de férias em França e só deverá voltar a Portugal no começo da próxima semana, altura em que, ao que tudo indica, ficará acordada a saída de Matheus.

Sougou foi utilizado no fim-de-semana contra o Braga, mas esse terá sido o último encontro que efectuou com a camisola da Académica. Aliás, no final foi visível a aproximação de Domingos ao senegalês para lhe murmurar qualquer coisa, que pode muito bem ter sido um "até já". Com a contratação do academista, os responsáveis do clube da Cidade dos Arcebispos concentrar-se-ão depois em procurar o lateral-esquerdo por que o técnico vem desesperando desde a saída do brasileiro Evaldo.


Eduardo não pensa voltar a Portugal


Titular da Selecção, é no Génova que Eduardo aposta para 2011, e provar qualidade no futebol italiano é um dos seus objectivos. O regresso a Portugal terá de esperar. "Não tenho a expectativa de voltar. Tenho quatro anos de contrato e estou apostado em corresponder à grande aposta que as pessoas fizeram em mim. Depois de tantos anos aqui, a adaptação não foi fácil, mas eu gosto de grandes jogos, e em Itália há grandes jogos todas as jornadas", explicou minutos antes de receber, das mãos de José Silvano, autarca de Mirandela, a Medalha de Ouro da cidade. Emocionado, como sempre que regressa a casa para rever amigos, o guarda-redes vincou que 2010 foi o melhor ano da carreira pela "época histórica do Braga e pelo primeiro Mundial". Antes de terminar e seguir para o jantar de homenagem que os amigos e referências de infância lhe prepararam, Eduardo reforçou que "desde o início da qualificação para o Euro'2012 que não [lhe] passa pela cabeça ficar de fora", desvalorizando o processo Queiroz, pois a equipa "tinha um responsável: Agostinho Oliveira."


Extremo Diego Castro falado em Espanha


O nome de Diego Castro foi colocado, ontem, pela rádio espanhola Cadena Ser, na órbita dos arsenalistas. O extremo tem contrato com o Gijón e esta época já participou em 12 jogos da principal liga espanhola, na qual soma cinco golos. Diego Castro é natural de Pontevedra e filho do treinador Fernando Castro Santos, que ainda na época passada treinou em Portugal (Leixões). No entanto, a hipótese de ingressar no Braga parece não se colocar nesta altura, até porque, alegadamente, o Getafe estará interessado nos seus serviços.

Alan foi o mais utilizado até às férias

Exceptuando o jogo com o Nacional, no qual se encontrava castigado, Alan quase não teve um minuto de descanso nas primeiras 14 jornadas da Liga. O extremo foi mesmo o mais utilizado por Domingos Paciência até este período de descanso, somando um total de 1080' nas pernas, tantos quanto Felipe, embora o guarda-redes entretanto transferido para o Flamengo tenha feito menos um jogo. Atrás da dupla brasileira na lista dos mais usados surge Elderson, com 1070'.


O JOGO

JotaCC

Dnipro (Ucrânia)
Matheus complica negócio

Ainda não é líquida a saída do avançado Matheus para o Dnipro. O 4º classificado do campeonato ucraniano, que oferece três milhões de euros pelo seu passe, já chegou a acordo verbal com o Sp. Braga e com o próprio jogador, mas Matheus pediu mais uma semana para estudar outras propostas.

Ao que apurou o CM, o jogador brasileiro, de 27 anos, soube do interesse do Benfica, Sporting e de mais um clube francês e é nessa perspectiva que tem prolongado a indefinição do seu futuro. No caso do Benfica, o clube conta com Matheus no final da época, a custo zero, quando expirar a ligação ao Sp. Braga.

Os minhotos não abdicam de negociar Matheus já em Janeiro, mas o futebolista tem uma percentagem de 40 por cento e é esse factor que lhe dá margem negocial.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Matheus desviado para França

Ucranianos do FC Dnipro devem perder corrida pelo brasileiro. Imprensa francesa aponta Bordéus e Mónaco como possíveis destinos. Avançado anuncia esta semana a decisão.

Matheus invariavelmente a aquecer o Natal bracarense. O brasileiro já não é só destaque em Portugal e na Ucrânia. Também em França o nome do rei dos golos do Braga na Champions adquiriu mediatismo tremendo, pois Mónaco e Bordéus intrometeram-se na corrida pelos serviços do atacante.

Mudança de planos em perspectiva: Dnipro, afinal, poderá não ser o próximo clube de Matheus.

Apesar de a proposta ucraniana ser bem tentadora (fala-se em verba superior a dois milhões de euros) e de Juande Ramos, treinador espanhol daquele emblema do Leste da Europa, ter sido categórico na demonstração de interesse no avançado brasileiro, a verdade é que a possibilidade de rumar ao campeonato francês é uma tentação de última hora para o avançado.

A BOLA