News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/12

Started by JotaCC, 14 de December de 2010, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Natal solidário para crianças desfavorecidas



Um Natal solidário. A SAD do Sporting Clube de Braga promove, esta tarde, uma festa de Natal especial, num convívio que juntará mais de 700 crianças de diversas associações de apoio a crianças desfavorecidas do concelho de Braga.

Uma iniciativa de cariz social e solidário, que pretende proporcionar uma tarde diferente a centenas de crianças carenciadas. O clube arsenalista vai levar os mais novos ao circo 'Império Cardinali', instalado na Rodovia, junto à Associação de Futebol de Braga.

A par da visita ao mundo da fantasia circense, agendada para as 17 horas, estão previstas várias surpresas, com o apoio do Pingo Doce Braga Parque. Haverá um lanche, distribuição de prendas e um convívio ao qual se associam os jogadores do Sp. Braga e treinadores.

Esta é a primeira vez que o clube arsenalista oferece uma festa de Natal de cariz social às crianças do concelho. Segundo revelou fonte do clube, numa altura de crise e de dificuldades que o país atravessa, a SAD e o futebol profissional do Sporting de Braga decidiram trocar a habitual festa natalícia entre funcionários, jogadores, equipas técnicas e direcção por uma acção solidária, com a preocupação social de proporcionar um dia diferente a quem mais necessita. E como a magia do Natal são as crianças, o presente do Sp. Braga é, este ano, para os mais novos.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Pior série das últimas três épocas

A série era a mais importante da época até ao momento, como Mossoró chegou a reconhecer, e a equipa não teve a capacidade de outros tempos para surpreender em testes provisoriamente complicados. O calendário ditou três visitas seguidas para três competições diferentes; o Braga jogava muito do seu futuro em todas elas, mas o balanço é drástico. Após a derrota em Leiria (campeonato), os arsenalistas perderam em Donetsk, dizendo adeus à Liga dos Campeões, e por fim foram eliminados da Taça de Portugal ao perderem na Luz com o Benfica. Em suma, foram três derrotas consecutivas que assinalam a pior série de resultados das últimas três épocas.

Depois de ter igualado o registo de Manuel Machado ao sofrer três derrotas seguidas no campeonato (Rio Ave, Beira-Mar e Guimarães), o que já não acontecia desde 2007/08, Domingos Paciência voltou assim a aproximar-se do actual treinador do Guimarães. É que os arsenalistas já não perdiam três partidas oficiais consecutivas desde a época em que foram orientados por Manuel Machado.

Nessa tal temporada de 2007/08, o Braga registou dois ciclos destes. Um desastre caseiro com o Setúbal (3-2) veio na sequência da dupla derrota com o Werder Bremen na Taça UEFA, e já perto do final da época houve o registo de três desaires consecutivos no campeonato, frente a Sporting, Leiria e Marítimo, o que, aliás, provocou a saída de Manuel Machado antes do tempo previsto.

Seguiu-se Jorge Jesus, que, no comando do Braga, nunca perdeu mais do que dois jogos seguidos. Dois pacotes terríveis - AC Milan e Nacional, fora, e depois Benfica e FC Porto - geraram esses ciclos negativos do actual técnico do Benfica no AXA.

Domingos Paciência entrou da pior maneira no Braga ao perder as duas mãos com o Elfsborg, na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, mas a partir daí nunca mais foi derrotado em dois jogos consecutivos ao longo da temporada passada. De resto, o Braga só viria a somar mais seis derrotas (duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e três na Liga Sagres), mas todas elas aconteceriam de forma salteada. Já esta época não se pode dizer o mesmo, embora seja justo considerar que tal se registou em ciclos muito difíceis. FC Porto e Arsenal, na mesma semana, levaram o Braga ao tapete, o que viria a acontecer mais tarde com Shakhtar e Benfica. Entretanto, os arsenalistas averbaram três derrotas consecutivas no campeonato, como aqui já foi referido, mas convém lembrar que entre o Rio Ave e o Beira-Mar se intrometeu um triunfo em Belgrado.



Marasmo maior só com Manuel Cajuda

Ao longo da última década, o Braga passou por várias séries de três derrotas seguidas, mas para encontrar um deserto de empates ou vitórias maior do que o actual, é preciso recuar até 1999/2000. Numa época em que os arsenalistas terminaram num modesto nono lugar, a equipa então treinada por Manuel Cajuda realizou uma campanha muito irregular marcada por duas sequências desastrosas que tiveram como coincidência (ou talvez não) o calendário. Entre a sexta e a décima jornada, o Braga perdeu sempre, perante os seguintes adversários: Leiria, Guimarães, Sporting, Marítimo e Benfica. Na segunda volta do campeonato, viria a passar um mau bocado nesta mesma fase do calendário, mas conseguiu colocar um ponto final no marasmo com uma vitória em casa sobre o Benfica, por 3-2. Agora cabe à equipa de Domingos dar uma resposta frente à Académica, na próxima sexta-feira, para evitar que a sequência ganhe contornos ainda mais cinzentos e fique como uma das piores séries da última década.


Vinícius espera por exames Meyong pode fazer de Keita

Ainda não foi ontem que Vinícius assinou contrato, embora seja certo que o vá fazer até ao final da semana, dependendo apenas do resultado dos exames médicos ainda por fazer. O médio está assegurado, e agora é o Olhanense que espera por decisões quanto à outra contrapartida a receber, além dos 200 mil euros. Ou melhor, desespera. É que se receber um avançado emprestado, não será no imediato.

Há muitas coisas para definir em Braga, e o futuro de Keita e Meyong está entre elas. Aliás, não é verdade que Keita tenha sido o jogador acordado para rumar ao Algarve. É a possibilidade mais forte, é verdade, mas o Olhanense pediu apenas um dos avançados bracarenses, posição na qual os algarvios estão deficitários. Matheus, Lima e Elton estão fora de questão. Restam então duas opções, que têm muitas outras soluções em carteira e palavra decisiva para escolher o seu destino. Significa que, se não quiserem rumar a Olhão, o Braga não os travará.

Keita até tem mais mercado do que Meyong no espaço nacional. Já o camaronês tem algumas possibilidades, mas especialmente do estrangeiro e em mercados que o quiseram antes de renovar pelo Braga. Mas por ser um homem de área e o Braga não ter assim tantos quanto isso, pode ser preservado no plantel. Até porque a continuidade do outro, Elton, também depende do Vasco da Gama.



Luz revelou um lateral

Apesar de o jogo na Luz não lhe ter corrido sempre de feição, Guilherme não defraudou as expectativas técnicas e respondeu de forma a justificar outras utilizações futuras. O jovem tem treinado como lateral, e Domingos Paciência reconhece-lhe potencialidade para compensar ou fazer descansar Elderson. Segue-se um mês (Janeiro) com sete jogos, e Guilherme pode voltar à berlinda para continuar a somar pontos. Certo é que tão cedo não volta ao Vizela, onde já disputou um jogo da II Divisão.



Elton lesionou-se na véspera do jogo com o Benfica

O "bluff" de Domingos e a ausência da divulgação de convocados para o jogo com o Benfica foram também provocados por uma lesão que o Braga não revelou, mas que também prejudicou os planos iniciais do treinador. Elton magoou-se num joelho no treino de sábado e também ele ficou em dúvida para a Luz, acabando por viajar à condição com outros dos colegas magoados. A surpresa da titularidade de Meyong decorre, pois, dessa súbita infelicidade, sendo que Keita também soube aproveitar para somar os primeiros minutos oficiais pelo clube.

Hoje, o avançado brasileiro será reavaliado, mas é garantido que estará à disposição contra a Académica, no jogo que sexta-feira abre a 14ª jornada da Liga ZON Sagres; para sua infelicidade, já com Matheus disponível, o que o deve remeter para o banco de suplentes.

Quanto aos restantes lesionados, e agora que Paulão desapareceu do boletim clínico, há esperança que Moisés, Vandinho e Elderson também possam estar aptos, o que deixaria a equipa praticamente na máxima força após aquela que foi a semana mais complicada nessa matéria para Domingos Paciência. E se assim for, todos devem voltar directamente ao onze titular.


Tertúlia amanhã para discutir origens do clube

O "Superbraga", fórum que reúne adeptos do clube, está a organizar uma tertúlia para discutir os primórdios do clube, depois de um livro recente ter colocado a dúvida sobre a data da fundação: 1914 ou 1921. A tertúlia será amanhã, às 18h00, no Café Viana, na Arcada.



Castigados estão de volta


Excelente notícia para o treinador. Miguel Garcia, Mossoró e Matheus já cumpriram o castigo decorrente da expulsão em Leiria (todos apanharam um jogo) e estão de volta às opções de Domingos Paciência. Os três serão convocados para defrontar a Académica, mas só o lateral e o avançado para jogar como titulares.



Solidários com as crianças

Numa quadra como esta, o Braga faz questão de deixar a sua marca e alegrar aqueles que mais sentem o Natal: as crianças. Por isso convidou várias instituições do concelho que trabalham com crianças desfavorecidas para irem ao Circo Império Cardinali esta tarde (17 horas). Estimam-se cerca de 700, que vão privar com todo o plantel e "staff"


O JOGO

JotaCC

Reforço Guilherme
EXIBIÇÃO AGRADOU AO TÉCNICO DOMINGOS PACIÊNCIA
   

Tem o sonho de jogar no Real Madrid, mas no domingo exibiu-se também num grande palco. Guilherme, de 19 anos, brasileiro nascido na cidade de Três Rios (Rio de Janeiro), foi lançado por Domingos no posto de defesa-esquerdo e cumpriu. O treinador gostou da performance e o jogador confirmou-se como um "reforço" para o que resta da época. Seja a jogar naquela posição, seja um pouco mais adiantado, a "8", como aconteceu na época em que alinhou nos juniores, sob o comando de Dito.

"Recordo-me que o Guilherme veio fazer testes, ficou aqui cerca de três semanas, e dei o meu parecer positivo, não o deixando voltar ao Brasil", refere Dito. O antigo central bracarense falou ontem com Guilherme, deu-lhe os parabéns pela exibição na Luz e sentiu do outro lado "um miúdo satisfeito com o que fez mas, como sempre, com os pés bem assentes na terra".

"O Guilherme tem um grande caráter, é muito forte mentalmente, e demonstrou isso mesmo neste jogo com o Benfica, onde esteve sempre muito concentrado, dando boa resposta a tudo", sublinha o ex-treinador do craque de 1,74 metros.

"Depois do Aníbal Capela, é mais um jogador que surge na 1.ª equipa vindo da formação e estou em crer que outros vão aparecer, mostrando que o trabalho que foi feito está a dar frutos", salienta ainda Dito.

Guilherme Costa Marques começou a sua carreira no futsal e destacou-se na modalidade de onze no Paraíba do Sul. Com 16 anos apenas ajudou esta equipa do Rio de Janeiro a conquistar o campeonato da 3.ª Divisão. Com contrato com o Sp. Braga até 2013, Guilherme fez a sua estreia pelo clube no dia 24 de janeiro de 2010, num jogo da Taça da Liga, e foi titular pela 1.ª vez já esta época, na deslocação, também para a Taça, ao campo do 1.º de Dezembro.

RECORD

JotaCC


Prémios da UEFA
Sp. Braga foi quem mais encaixou esta época

Até agora, o Sporting de Braga lidera os ganhos financeiros dos clubes portugueses nas competições europeias desta temporada. A equipa minhota já arrecadou 14,13 milhões de euros em verbas atribuídas pela UEFA pelo desempenho desportivo e receitas televisivas.

Fruto da participação nas pré-eliminatórias (que rendeu 2,1 milhões de euros) e do maior número de vitórias na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Sp. Braga superou mesmo o Benfica, que se ficou pelos 11,77 milhões. Além da verba do play-off, o clube minhoto recebeu 7,2 milhões pela participação na fase de grupos, 2,4 pelas três vitórias e ainda 2,43 pelos direitos televisivos, pelos quais tem direito a 45 por cento do bolo que cabe aos clubes portugueses. Já o Benfica, enquanto campeão, vai receber 55 por cento do market pool (2,970 milhões), ao que soma 7,2 milhões pela participação e 1,6 milhões de euros pelos dois triunfos na fase de grupos.

Não incluídas nestas contas estão as receitas de bilheteira pelos três jogos, valores que, no entanto, ficaram abaixo das expectativas dos bracarenses. "Garantimos 200 mil euros pelos três jogos", disse ao PÚBLICO António Salvador, presidente do Braga, lamentando a afluência abaixo das expectativas nos jogos caseiros. No caso do Benfica, ao que apurou o PÚBLICO, cada jogo da Champions rende em média 800 mil euros de bilheteira, embora o encontro com o Schalke 04 tenha ficado abaixo desse patamar.

Os prémios recebidos por Sp. Braga e Benfica na Liga dos Campeões não têm comparação com os que FC Porto e Sporting obtiveram, até agora, na Liga Europa. Mesmo não tendo qualquer derrota, os portistas amealharam 1,83 milhões de euros, incluindo já o prémio de apuramento para os 16 avos-de-final (200 mil euros). O Sporting garantiu um pouco menos: 1,76 milhões.

FC Porto e Sporting receberam um milhão de euros pela participação na fase de grupos, 140 mil euros por cada uma das quatro vitórias na fase de grupos e, no caso dos portistas, 70 mil euros por um empate. Embora ainda falte um jogo desta fase de grupos, incluímos nas contas já o valor que os dois clubes garantiram pela passagem aos 16 avos-de-final da Liga Europa, faltando apenas a reduzida verba relativa aos direitos televisivos.

PUBLICO

JotaCC

Ação de solidariedade


Sp. Braga organiza circo de Natal

O Sporting de Braga organizou para hoje um circo de Natal para cerca de 700 crianças desfavorecidas. Numa organização da SAD «arsenalista», todo o grupo de trabalho do futebol profissional vai marcar presença no circo, junto da sede da Associação de Futebol de Braga, estando previsto que um dos atletas fale à comunicação social antes do evento, que tem início marcado para as 17 horas.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Adeus Matheus

Termina a ligação ao emblema bracarense no final desta época e já informou que não renova. Brasileiro quer assinar o contrato da sua vida. Leste da Europa será o destino mais provável

A avaliar pelo fluxo de informações que começam a circular nos corredores de poder do Braga, Dezembro e Janeiro trarão, seguramente, várias mudanças à estrutura da equipa comandada por Domingos Paciência.

Entre entradas previstas (já está confirmada a aquisição de Vinícius, que se destacou ao serviço do Olhanense) e inevitáveis saídas, referência muitíssimo especial para Matheus. Aos 27 anos, o brasileiro encontra-se com um pé e meio fora do clube bracarense.

Rei dos golos do conjunto arsenalista na Champions League (facturou seis golos, contra quatro de Lima) e segundo melhor marcador na totalidade das competições (Lima tem nove remates certeiros acumulados em 24 jogos oficiais, mais um golo e mais um desafio que o dono da camisola 99), Matheus tem sido fortemente assediado nas últimas semanas.

De França chegaram alguns convites desportivamente tentadores, mas as propostas mais aliciantes em termos financeiros vêm do Leste da Europa.


A BOLA

JotaCC

Quatro casos em avaliação

Bracarenses actualizam ao início da tarde as lesões de Moisés, Elderson, Vandinho e Lima. No sábado, os «guerreiros do Minho» de Domingos Paciência recebem a Académica, de Jorge Costa, jogo entre antigos companheiros de equipa no FC Porto.

O plantel do SC Braga regressou esta manhã à actividade com um treino à porta fechada. A três dias do encontro com a Académica, relativo à 14.ª jornada, há quatro jogadores lesionados: Moisés, Elderson, Vandinho e Lima.

Os bracarenses deverão, ao início da tarde, emitir um boletim médico que permitirá clarificar quem estará disponível para defrontar os academistas, sabendo-se de antemão que Lima é o caso mais complicado e dificilmente recuperará a tempo do jogo.

A BOLA

Bruno3429

Elton fora de combate
Por Paulo Horta

O avançado Elton apresenta uma tendinopatia no joelho direito, lesão que o afastou do jogo com o Benfica, para a Taça de Portugal. A actualização do boletim médico, hoje, após o treino, trouxe a confirmação da paragem do brasileiro, que não deverá recuperar para a recepção à Académica.

A formação minhota segue numa maré adversa com vários casos clínicos a complicarem a vida ao treinador Domingos Paciência. Esta manhã, o técnico não contou com seis futebolistas afectados por problemas físicos.

Com Elton a destacar-se como novidade na folha clínica, continuam a recuperar de lesões o guarda-redes Quim, o central Moisés, o lateral Elderson, o médio Vandinho e o avançado Lima. O quadro não deverá alterar-se para o encontro da próxima sexta-feira, em casa, com a Académica.

Esta tarde, o plantel vai ao circo, em acção de solidariedade para com as crianças desfavorecidas do concelho de Braga. O evento está agendado para as 17 horas e substitui o habitual jantar de Natal que o clube organiza anualmente.

Amanhã, de manhã, o grupo retoma o caminho da preparação para o jogo da 14.ª jornada da Liga. O treino vai decorrer nos relvados de apoio do Estádio Axa, novamente à porta fechada, às 10 horas.

A Bola

JotaCC

Artur Moraes: «Trabalhei sempre com o mesmo empenho»
guarda-redes espera manter titularidade

O guarda-redes Artur Moraes, titular na baliza do Sp. Braga nos últimos três jogos, referiu esta terça-feira, que sempre trabalhou com o mesmo empenho à espera de uma oportunidade.

"Mesmo não estando a jogar, trabalhei sempre com o mesmo empenho à espera que uma oportunidade surgisse", disse o brasileiro, que espera jogar na próxima sexta-feira frente à Académica.

"Agora espero jogar sexta-feira em casa, pois quero jogar pela primeira vez frente ao público do Sp. Braga", referiu o guarda-redes que nunca jogou no Estádio AXA perante os seus adeptos.

Questionado sobre a posição do Braga na Liga ZON Sagres, Artur destacou a importância de ganhar à Académica, referindo ainda as dificuldades das últimas deslocações aos estádios da U. Leiria, Shakhtar e Benfica. "Será importante ganhar na sexta-feira, pois queremos recuperar, mas não nos podemos esquecer que nos últimos três jogos visitámos campos difíceis", rematou.

Braga e Académica encontram-se esta sexta-feira no Estádio AXA, em jogo a contar para a 14.ª jornada da Liga ZON Sagres.



Elton em dúvida para embate com Académica
brasileiro com lesão no joelho direito


O avançado Elton é o mais recente lesionado do plantel do Sp. Braga e pode falhar a receção à Académica, na sexta-feira, em jogo da 14.ª jornada da Liga Zon Sagres.

O atleta, que padece de uma tendinopatia do rotuliano direito, efetua apenas tratamento e trabalho condicionado em ginásio, informa hoje o boletim clínico do oitavo classificado do campeonato.

Dele já não consta o nome de Paulão, que foi mesmo titular no Estádio da Luz, ante o Benfica, no jogo que ditou o afastamento dos minhotos da Taça de Portugal, mas Lima, Vandinho, Moisés e Elderson continuam a recuperar das respetivas lesões e, em diferentes graus, estão todos em dúvida para o jogo com a equipa de Coimbra.

O guarda-redes Quim prossegue a recuperação da rutura total do tendão de Aquiles direito.

Apesar de tudo, o treinador da equipa, Domingos Paciência, vai dispor de mais soluções, uma vez que Miguel Garcia, Mossoró e Matheus, todos ausentes do jogo de domingo com os encarnados, podem já ser opção cumprido o jogo de suspensão.

O jogo com a Académica tem lugar no Estádio Municipal de Braga, na sexta-feira, às 20H15.


RECORD

JotaCC

«Só pensamos em vencer na sexta-feira» - Artur Moraes

Titular nos três últimos jogos do SC Braga, que por sinal custaram outras tantas derrotas, o guarda-redes Artur Moraes mostra-se confiante em poder dar a volta por cima, apontando ao jogo da próxima sexta-feira diante da Académica.

«A nossa única preocupação é vencer o jogo. Sabemos que a nossa classificação não é boa, mas nada melhor do que um jogo em casa para podermos inverter a situação», afirmou o guarda-redes brasileiro, que falava à margem da festa de Natal do plantel bracarense, num circo da cidade, em solidariedade com as crianças desfavorecidas do concelho.

Artur ganhou a titularidade nos últimos três jogos, em detrimento do seu compatriota Felipe. Contratado à Roma no último defeso, o guarda-redes diz que a sua vida mudou muito nos últimos dias, mesmo tendo em conta que a equipa foi derrotada nos três jogos que efectuou a titular.

«Esperava entrar na equipa de forma diferente, mas foram três jogos fora de casa e penso que demonstrei o que posso fazer», disse, deixando a garantia de que se sente «muito bem no clube». «Só penso em dar continuidade ao trabalho e dar boa resposta ao clube que me abriu as portas, depois de ter estado algum tempo sem jogar na Roma», atirou.

Questionado sobre o que tem corrido mal, Artur foi claro: «O SC Braga está a disputar competições de alto nível e não é fácil manter sempre a concentração, além do inevitável desgaste físico. Penso que é a primeira vez que o clube está nesta posição, mas em Janeiro, sem a Champions, acredito que vamos dar a volta», vincou.

A BOLA