News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/12

Started by JotaCC, 02 de December de 2010, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Paulão continua à parte

Paulão é carta fora do baralho dos arsenalistas para a deslocação ao reduto da União de Leiria, jogo agendado para este sábado, a partir das 21.15 horas. O central não vai recuperar a tempo do desafio da 13.ª jornada da liga portuguesa.

Domingos Paciência continua a preparar a estratégia para o desafio com os leirienses. Ontem fecharam-se as portas no Estádio Municipal e o técnico começou a trabalhar o onze, que vai contar com Alan e Luís Aguiar. O brasileiro regressa ao corredor direito, depois de ter cumprido um jogo de suspensão após a expulsão em Guimarães, já o médio uruguaio vai ter entrada directa no onze, até porque Leandro Salino vai falhar este desafio, devido igualmente a um castigo.

O jogo em Leiria assume enorme importância, até porque o emblema arsenalista pretende entrar nos quatro primeiros lugares e pela frente está um adversário directo. O conjunto da cidade do liz está no sexto lugar, com 18 pontos somados, ou seja mais um do que os arsenalistas. Em caso de triunfo, o conjunto de Domingos Paciência não perde o contacto com o topo e ultrapassa um concorrente directo.

Visita à escola

Para esta tarde está agendada mais uma visita a uma unidade escolar da cidade dos arcebispos. Desta feita é o Centro Social e Paroquial de Ferreiros a receber uma comitiva dos minhotos para mais uma operação de charme junto da comunidade. A visita está agendada para as 15.15 horas.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Não os separem!

O regresso de Paulo César contra o Nacional lança-o imediatamente na berlinda para a conquista de um lugar no onze que vai, em Donetsk, procurar o apuramento para a próxima fase da Liga dos Campeões. Mais do que o golo que marcou, o veloz brasileiro socorre-se do estatuto adquirido e da importância que costuma ter contra adversários teoricamente complicados para reforçar essa candidatura. Ora, Alan também está de volta após castigo, mas com Matheus e Lima não há espaço para todos. Sacrifica-se um dos dois melhores marcadores da equipa? Não! São os números que o aconselham.

Com Lima e Matheus juntos de início, lado a lado no eixo, ou com o segundo encostado à esquerda, o Braga só perdeu duas vezes. Mas numa delas - Guimarães - o golo que ditaria a derrota foi marcado pelo Vitória já com Lima substituído e com a equipa reduzida a 10 jogadores. Em simultâneo só uma vez viram o adversário marcar mais golos do que o próprio Braga. Isto nas 14 vezes em que tal aconteceu, já que em sete ocasiões um substituiu directamente o outro.

A epopeia de sucesso desta dupla começou em Sevilha, afinal no jogo mais importante da época. Matheus fez o primeiro golo e a brilhante assistência para o segundo. Lima concluiu esse tento (que selou o apuramento) e ainda teve tempo de marcar mais dois para um inédito hat trick. Desde então, alternaram quase sempre como avançados, mas é quando jogam juntos que a equipa consegue melhores resultados. Contra o Nacional, lá voltaram a estar na génese de um triunfo. Matheus sofreu o penálti que Lima haveria de concretizar na recarga ao falhanço de Moisés.

Domingos Paciência é que sabe se os mantém ou faz regressar Paulo César. A verdade é que a retoma bracarense deu-se com a necessidade de os "re-juntar."



Repartem protagonismo

Neste momento, é Matheus quem mais está na berlinda, pelos golos que marcou ao Arsenal e pela legião de clubes interessados em aproveitar o facto de estar a terminar contrato para o assegurar. Mas nem sempre foi assim. A dupla tem repartido protagonismo e o caso não é para menos: os registos são parecidos em tudo. Ambos têm 22 convocatórias. Matheus jogou 21 vezes e Lima menos uma, diferença idêntica nas titularidades: 15 para o primeiro, 14 para o segundo. Matheus conta com 1463 minutos e Lima jogou 1281, levando vantagem nos golos marcados (nove contra sete), mas não nas assistências: uma cada um.



Câmara apoia academia

Mesquita Machado garantiu ontem à agência LUSA que a autarquia bracarense está disponível para ajudar a concretizar o desejo de António Salvador: construir uma Academia para a formação. "É uma ambição legítima e a autarquia está disponível para ajudar num quadro realista", anunciou, elogiando o presidente. "A sua ambição é um exemplo."



Paulão não deve jogar

Paulão voltou ontem a trabalhar à margem do grupo e não deve ser chamado para Leiria, onde o Braga tentará a terceira vitória consecutiva. O defesa-central será reavaliado, mas principalmente para aferir se está em condições para, no início da próxima semana, ir a Donetsk ajudar a tentar o apuramento para os oitavos-de-final da Champions.


Viana apontado ao Bolonha

O "calciomercato", site italiano que aponta possibilidades de transferência, ainda que na maioria dos casos não se venham a confirmar, associou ontem Hugo Viana ao Bolonha. De acordo com a página, o actual 16º classificado da Série A estaria disposto a avançar com uma proposta de 2,5 milhões de euros pelo médio que tem sido pouco utilizado em Braga.


O JOGO

JotaCC

Limianos sobe dois lugares

O Limianos, que se estreia este ano na I Divisão, venceu, em casa, o HC Braga SAD, por 6-5, depois de um jogo (em atraso da 8ª jornada) equilibrado que chegou a registar um empate a poucos minutos do fim. A equipa de Ponte de Lima, já com o internacional angolano Rui André Gomes em rinque, esteve a vencer por 3-0, mas o Braga chegou ao empate (5-5), numa noite em que o guarda-redes Guilherme Silva evitou o pior e em que o juvenil Hélder Nunes esteve em destaque. O Braga, que vinha de uma derrota com o Viana, manteve o 10º posto, enquanto o Limianos - não vencia desde a 2ª jornada - subiu dois lugares (12º), ultrapassando o Juventude de Viana e a Académica de Espinho.


Bicampeão isolou-se

O FC Porto passou a comandar o Nacional de andebol, após ter derrotado, no seu recinto, o ABC, com quem partilhava a liderança. O triunfo foi folgado, com números que não reflectem o que se passou em campo e não atestam a carga de trabalho que os homens de Obradovic tiveram pela frente.

Poder-se-á considerar brilhante a forma como o FC Porto deu a volta a um jogo em que chegou a estar a perder por cinco golos (7-12, aos 19 minutos), mas há que recordar que esses números reflectiam uma entrada bastante nervosa dos bicampeões nacionais em contraste com um ABC esclarecido e que tinha em Luís Bogas a mais-valia.

Os dragões fizeram mexidas, no campo defensivo. Com a entrada de Nuno Grilo e Pedro Spínola, Bogas passou a ter uma marcação quase individual e meio problema ficou resolvido. Na frente, Tiago Rocha passou a protagonizar a primeira solução com pés e cabeça e quatro golos seus, no final do primeiro tempo, colocaram o FC Porto pela primeira vez na frente - após os primeiros instantes - a segundos do intervalo.

Com o marcador equilibrado, os portistas desinibiram-se e se ainda sentiram algumas dificuldades no primeiro terço do segundo tempo, a partir daí foram ampliando a vantagem perante um ABC que não tinha tantas soluções, tanta força e tanto pulmão. O jogo terminou com Gilberto Duarte a brilhar e a marcar, ele que tinha sido dos mais instáveis no início.

Uma nota para os árbitros. Se a ideia era estragar o jogo e inclinar o campo para o lado do Minho, quase que o iam conseguindo.

DECLARAÇÕES

Ljubomir Obradovic Treinador do FC Porto
"Três tipos de defesas"


"Não podemos estar sempre bem e por isso a primeira parte foi fraca. O ABC mostrou que é uma equipa que sabe sempre o que fazer, não é por acaso que está onde está. Utilizámos três tipos de defesas para controlá-los e depois aproveitámos a nossa velocidade. Este resultado é dilatado em relação ao que se passou".

Jorge Rito treinador do ABC
"É difícil explicar"


"É dificil explicar a diferença entre a primeira e a segunda parte. É essa a resposta que temos de encontrar. Nos primeiros 40 minutos estivemos em jogo, mas tivemos grandes dificuldades nos últimos 20. Torna-se difícil segurar o FC Porto quando aplica a sua melhor arma, que é o contra-ataque. Foi isso que, então, aconteceu".


O JOGO


JotaCC

Bolonha chama por Hugo Viana
italianos oferecem 2,5 milhões de euros

Depois de Inglaterra e Espanha, Hugo Viana pode estar a caminho de Itália. No dia de ontem, as notícias que circulavam no país do "catenaccio" davam conta do interesse do Bolonha no médio que Domingos Paciência utiliza tão poucas vezes. Com contrato até junho de 2013, António Salvador não deve fechar as portas à saída, confirmando-se os 2,5 milhões de euros avançados pela imprensa transalpina. Falta saber o que pensa Hugo Viana...

O sonho de jogar nas três melhores ligas europeias nunca foi escondido, mas o Bolonha está em 16.º a apenas 2 pontos dos lugares de despromoção. Não sendo a realidade do clube a melhor, o jogador pode sempre encarar este desafio como uma boa oportunidade para jogar com mais regularidade. Depois de no último verão ter terminado a ligação ao Valencia, Hugo Viana esbarrou em Leandro Salino e Luís Aguiar na luta por um lugar no onze. Até foi titular na derradeira jornada, frente ao Nacional da Madeira, e elevou para seis os jogos realizados no campeonato. Na Liga dos Campeões contabiliza apenas 56 minutos.

Contraste

O esquerdino que um dia despontou no Sporting tem passado mais tempo no banco do que a suar a camisola, uma situação bem distinta da que viveu há um ano. Os 4 golos no arranque da temporada fizeram dele um das principais referências do coletivo de Domingos Paciência. Daí até à liderança na Liga foi um abrir e fechar de olhos, mas tão cedo Hugo Viana deu nas vistas como as suas prestações caíram a pique. O uruguaio Luís Aguiar chegou em janeiro e o treinador não teve qualquer problema em sentar o português.

Mesmo assim, os responsáveis minhotos entenderam que era importante segurá-lo para a nova temporada. Ofereceram-lhe um contrato até junho de 2013. Agora, a despedida pode estar para breve...


RECORD

JotaCC


Salvador quer o Braga a lutar com o FC Porto e o Benfica

António Salvador, que toma posse amanhã como presidente do Sporting de Braga para um novo triénio, pretende ganhar títulos e colocar a formação bracarense entre FC Porto e Benfica. "Acredito que o Braga pode intrometer-se na bipolarização do futebol português, formada por Benfica e FC Porto - o Sporting vem um pouco atrás -, e uma das minhas motivações para me recandidatar foi esse desejo de ganhar títulos", afirmou.

O dirigente bracarense promete ainda apostar na formação e, nesse sentido, quer concretizar um velho sonho, que passa por uma academia para o departamento juvenil do futebol bracarense. "Um dos grandes objectivos passa por uma academia, porque cada vez mais temos de apostar na formação e, neste momento, temos dificuldades porque não temos instalações para albergar toda essa estrutura", observou.

O presidente da Câmara de Braga garante que a autarquia está "disponível para ajudar" o clube a construir as novas infra-estruturas e defende que "é possível" a equipa sagrar-se campeã nacional de futebol num futuro próximo. "Os êxitos do Braga são os êxitos da cidade e da região. O título de campeão é possível. Já na última época esteve quase a acontecer", sublinhou Mesquita Machado.

Desde 24 de Fevereiro de 2003, António Salvador já trabalhou com nove técnicos, incluindo Jesualdo Ferreira e Jorge Jesus, mas não tem dúvidas de que "o melhor treinador" é Domingos Paciência, que termina contrato no fim da época, mas com quem quer renovar. "O Domingos também não deve querer ir embora, porque já está num grande clube e sabe que pode ganhar muita coisa aqui", atirou.

Salvador recordou aquilo que foram os seus mandatos e lembrou que, quando chegou, encontrou um clube "falido e prestes a descer de divisão". E o que o motiva agora? "É acreditar que o clube tem muito para crescer. Quando disse que queria entrar na Liga dos Campeões, falaram em utopia e estamos lá", exemplificou. Manuel Mendes.


PUBLICO

JotaCC

Sp.Braga: Na presidência até 2013
Salvador quer ganhar títulos

Objectivo: títulos. António Salvador toma amanhã posse como presidente do Sp. Braga para o triénio 2010/13 e mostra plena confiança no futuro próximo do clube arsenalista, que pretende ver afirmado com um dos grandes emblemas em Portugal.

"Acredito que o Sp. Braga pode intrometer-se na bipolarização do futebol português, formada por Benfica e FC Porto – o Sporting vem um pouco atrás –, e uma das minhas motivações para me recandidatar foi esse desejo de ganhar títulos", afirmou o dirigente, sem medo de apontar a altos voos: "Quando disse que queria entrar na Liga dos Campeões também falaram em utopia e estamos lá".

Virando a agulha para os treinadores com quem trabalhou – entre os quais Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira – desde 2003, ano em que iniciou a presidência, António Salvador não tem dúvidas em apontar Domingos Paciência como o melhor e até já pensa em renovar o vínculo com o técnico.

"Agora temos de recuperar no campeonato e tentar passar à próxima fase da Champions, depois discutiremos a sua continuidade. Acho que o Domingos também não deve querer ir embora, porque já está num grande clube e sabe que pode ganhar muita coisa aqui", sublinhou o líder bracarense.

Salvador recordou ainda que encontrou o Sp. Braga "falido e prestes a descer de divisão", mas agora "tem muito para crescer, até pela paixão que a massa associativa tem mostrado nos últimos tempos".

O Sp. Braga visa também a construção de uma academia para os jovens e Mesquita Machado, presidente da Câmara de Braga, garantiu que está "disponível para ajuda". O edil, que tomará posse como líder do Conselho Geral para 2010/13, também vê como possível a conquista do título nacional num futuro muito próximo.

A cerimónia de tomada de posse realiza-se às 21h00 de amanhã, no Estádio Municipal de Braga.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

António Salvador toma posse amanhã

Sporting de Braga pode ganhar títulos

António Salvador, que amanhã toma posse como presidente do Sporting de Braga para um novo triénio, quer ganhar títulos e acredita que a equipa pode intrometer-se entre FC Porto e Benfica. 'Acredito que o Sporting de Braga pode intrometer-se na bipolarização do futebol português, formada por Benfica e FC Porto - o Sporting vem um pouco atrás -, e uma das minhas motivações para me recandidatar foi esse desejo de ganhar títulos', explicou o dirigente.
Outra das metas de António Salvador para os próximos três anos é uma maior aposta na formação e, nesse sentido, quer concretizar um velho sonho: uma academia para o departamento juvenil do futebol bracarense. 'Um dos grandes objetivos do Sporting de Braga passa por uma academia porque cada vez mais temos de apostar na formação, nos jogadores da casa, e neste momento temos dificuldades porque não temos instalações para albergar toda essa estrutura', lamentou o presidente do Sporting de Braga, que já sabe que poderá contar com a ajuda do presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado, para a construção da Academia.

Na presidência. Mais três anos


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Domingos Paciência pediu mais um defesa-direito

Sougou, extremo-direito da Académica, não deverá ser o único reforço de Inverno. Quadros bracarenses terão mais laterais a partir de Janeiro. Sílvio desviado para o corredor esquerdo.

Decididamente, Sougou, extremo-direito de 25 anos da Académica, não será o único reforço de Inverno da equipa orientada por Domingos Paciência.

Além do atacante senegalês, que se prepara para trocar Coimbra por Braga já em Janeiro - as negociações entre os dois clubes portugueses devem registar epílogo muito em breve -, A BOLA também sabe que está prevista a contratação de, pelo menos, mais um defesa-direito.

Actualmente, os quadros do emblema minhoto apresentam duas alternativas para aquela posição (Sílvio e Miguel Garcia, unicamente, pois George Lucas foi aposta falhada e nem chegou a ser inscrito na Liga), mas a intenção do técnico do Sporting de Braga é colocar o lateral contratado, em Agosto passado, ao Rio Ave no corredor esquerdo.

Isso nem será propriamente uma novidade para Sílvio, pois foi nessa posição que o defensor iniciou a carreira como profissional no Atlético do Cacém (3.ª Divisão) e Odivelas (2.ª Divisão), após passagem pelos juniores do Benfica e antes de ser descoberto pelos vila-condenses.


A BOLA

JotaCC

Marco Ferreira no Benfica-Olhanense

O madeirense Marco Ferreira foi o árbitro nomeado para o Benfica-Olhanense, amanhã (20.15 horas), na Luz.

No domingo,, no Algarve, o portuense Rui Costa vai dirigir o Portimonense-Sporting, enquanto Elmano Santos foi o escolhido para o FC Porto-Vitória de Setúbal, o jogo que encerra a 13.ª jornada, na segunda-feira.

13.ª jornada, Liga:
Benfica - Olhanense, Marco Ferreira (Madeira)
V.Guimarães - Paços de Ferreira, André Gralha (Santarém)
UD Leiria – SC Braga, Artur Soares Dias (Porto)
Rio Ave -- Beira-Mar, Bruno Esteves (Setúbal)
Nacional -- Naval 1º de Maio, Hugo Pacheco (Porto)
Académica - Marítimo, Luís Catita (Évora)
Portimonense - Sporting, Rui Costa (Porto)
FC Porto - V.Setúbal, Elmano Santos (Madeira)

A BOLA

Bruno3429

Paulão falha deslocação a Leiria
Por Pascoal Sousa

Prioridade é recuperar o central para o derradeiro jogo da "Champions" com o Shakhtar, no dia 8.

O plantel do SC Braga voltou hoje a preparar à porta fechada a deslocação a Leiria, no sábado. Paulão continua a recuperar de traumatismo na coxa esquerda e está definitivamente fora dos planos de Domingos Paciência.

O departamento médico do SC Braga centra-se agora em recuperar o jogador para o desafio com o Shakhtar, na Ucrânia, onde os minhotos jogam a última cartada na Liga dos Campeões.

Para o jogo com o UD Leiria, Aníbal deve ser o terceiro central chamado pelo técnico.

A Bola

JotaCC

Mossoró aponta à primeira vitória fora

Márcio Mossoró acredita que o SC Braga se vai estrear a vencer fora de portas, em Leiria. Confiante, o médio brasileiro diz ainda que será possível repetir o segundo lugar da época transacta.

«Tirando os jogos com Rio Ave e Benfica, que foram complicados, em todos os outros fizemos tudo para vencer. Faltou-nos eficácia. Podemos conquistar a primeira vitória fora em Leiria, respeitando sempre o adversário, que está à nossa frente e é um adversário directo», afirma Mossoró, que responde sem hesitar quando questionado se o SC Braga pode ainda chegar à vice-liderança da Liga.

«Ainda vamos a tempo. Há muito campeonato por disputar. Queremos ficar entre os quatro primeiros. No final da época vamos sorrir», vaticina.

A nível pessoal, e depois de muito tempo parado devido a lesão, o médio reconhece que «queria jogar mais». «Tudo tem o seu tempo. Sinto-me muito melhor em relação ao primeiro jogo que disputei», revela.

Quanto ao futuro do SC Braga na Liga dos Campeões... «No futebol nada é impossível. O Arsenal pode perder ou empatar com o Partizan e nós podemos vencer o Shakhtar por 4-0. Temos de fazer a nossa parte. Sentimos uma grande satisfação por chegar a esta fase ainda com possibilidades de apuramento».


Assembleia Geral na AF de Braga


A Assembleia Geral eleitoral do SC Braga desta sexta-feira foi transferida para o auditório da Associação de Futebol de Braga.

Inicialmente marcada para o auditório do Estádio da Axa, a Assembleia Geral irá realizar-se nas instalações da AF Braga.

O clube atribui a alteração «a motivos de força maior», que se deverão prender com a elevada afluência de sócios ao acto eleitoral.


A BOLA