News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/12

Started by JotaCC, 01 de December de 2010, 08:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Hélder Barbosa a cem por cento

É uma boa notícia no arranque da preparação para Leiria. Domingos Paciência já contou com Hélder Barbosa a cem por cento e conta, assim, com mais uma peça para o meio-campo arsenalista. O médio esteve ausente dos relvados nos últimos dias devido a uma entorse no tornozelo esquerdo, mas está já totalmente reintegrado no grupo, sem qualquer limitação.

Em sentido inverso, a grande ausência foi Moisés. O central brasileiro não subiu ao relvado e limitou-se a trabalho específico no ginásio.
Já Paulão trabalhou à parte dos colegas, devido a um traumatismo na coxa esquerda. O defesa brasileiro é, de resto, o único cliente do departamento médico, a par de Quim, ausente desde a pré-época.

Quanto aos titulares do jogo com o Nacional, tiveram uma ligeira sessão de descompressão, com corrida. Os restantes atletas incidiram o trabalho em exercícios de finali zação e situações de jogo um para um, em transição ofensiva e defensiva.

Portas abriram um mês depois

Um mês e cinco dias depois, as portas dos campos anexos ao Estádio Municipal abriram aos adeptos e comunicação social. Domingos Paciência tem mantido em segredo as estratégias do Sp. Braga desde o dia 25 de Outubro, altura em que, pela última vez, o grupo tinha treinado à porta aberta. O técnico preparava a deslocação a Vila do Conde, em jogo para a 9.ª jornada da Liga. Ontem, os portões voltaram a abrir, mas o frio e a chuva afastaram os adeptos. Dez resistentes observaram de perto o trabalho da equipa, após o triunfo caseiro frente ao Nacional.

Trabalho extra

No final da sessão, Mossoró e Custódio juntaram-se a Paulão e permaneceram no relvado em exercícios extra, depois de todos os colegas terem
abandonado o relvado.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Um Dilema para Domingos

Que meio-campo apresentará o Braga contra o Leiria? A questão parece ter uma resposta simples, na medida em que Luis Aguiar está de regresso depois de cumprir um encontro de castigo e pode perfeitamente ocupar a vaga de Leandro Salino, suspenso devido ao cartão vermelho visto com o Nacional. Contudo, é mais complexa do que parece. Afinal, a escolha de Domingos Paciência poderá influenciar a forma como a equipa jogará. O treinador bracarense tem a hipótese de apostar no futebol de régua e esquadro praticado por Aguiar e por Hugo Viana, dois jogadores que tem evitado lançar de início ao mesmo tempo, ou misturá-lo com o imaginativo e imprevisível de Mossoró, o que implicaria que o uruguaio ou o português, que até estão a atravessar uma fase positiva, se sentassem no banco na Cidade do Lis.

Avaliando unicamente os resultados obtidos pelo Braga na última época e na actual, a opção Luis Aguiar-Hugo Viana parece desaconselhável. Os dois jogadores têm características muito semelhantes - visão de jogo, capacidade de passe, remate de longa distância e uma boa percentagem de sucesso nos lances de bola parada - e, nas sete vezes que partilharam a titularidade, os arsenalistas venceram apenas duas vezes, embora contra o Belenenses, em 2009/10, os golos só tenham aparecido depois de um deles sair. Esta temporada, por exemplo, o português e o uruguaio entraram de início em dois jogos e os bracarenses acabaram por perder ambos (Arsenal e Benfica).

Se a opção de Domingos recair em Mossoró, a equipa ganhará mais uma unidade capaz de criar desequilíbrios no último terço do terreno e mais um "abre latas" para juntar a Alan, Matheus ou Paulo César. Apesar de tudo, o treinador dos vice-campeões nacionais tem apostado cautelosamente no brasileiro, que, por força da grave lesão que sofreu, ainda não conseguiu atingir o nível da época passada. No entanto, já contabiliza dois golos e uma assistência no campeonato.


Desfazer o trio do meio-campo é pouco provável

Embora seja muito pouco provável, Domingos Paciência pode sempre optar pela mudança do esquema, desfazendo o trio do meio-campo que tem utilizado frequentemente nos últimos encontros e lançando mais um avançado. O treinador bracarense fê-lo em Setúbal, quando apostou de início em Lima (direita), Matheus (esquerda), Meyong e Élton (centro), mas desde então tem preferido um sistema que contempla apenas um avançado e é dessa forma que a equipa tem obtido os melhores resultados. Se mudar de ideias, então Luis Aguiar deverá ser o escolhido para jogar ao lado de Vandinho, saltando Hugo Viana para fora do "onze", até porque Alan também está novamente pronto a utilizar depois de ter cumprido castigo contra o Nacional. Soluções, como se percebe, não faltam...


Em equação

> Luis Aguiar-Hugo Viana

Apesar de ambos se darem melhor na posição 8, tanto Luis Aguiar como Hugo Viana podem desempenhar o papel de organizador de jogo. Se em Londres, contra o Arsenal, foi o uruguaio quem jogou a 10 até à entrada de Mossoró, na Luz, frente ao Benfica, foi o português quem jogou ligeiramente mais adiantado, principalmente depois de Aguiar ter sido amarelado. No entanto, o Braga acabou derrotado em ambos os jogos, e contra os londrinos por números bem gordos.

> Mossoró-Luis Aguiar

A primeira junção de Mossoró e Luis Aguiar no "onze" esta época não podia ter tido um resultado mais positivo. Na recepção à Naval, os dois médios estiveram na origem do golo que adiantou os arsenalistas: o uruguaio cobrou um livre na esquerda e o brasileiro, à entrada da área, concluiu-o com um remate que só parou no fundo da baliza. Desde aí partilharam a titularidade por mais três ocasiões e o saldo é de duas vitórias e uma derrota.

> Mossoró-Hugo Viana

Na época passada fizeram furor juntos e foram dois dos grandes responsáveis pela brilhante entrada no campeonato por parte do Braga, que somou nove jornadas consecutivos sem conhecer o sabor da derrota. A dupla desfez-se quando Mossoró se lesionou com bastante gravidade e só se reencontrou no "onze" esta temporada, na recepção ao Beira-Mar, mas o resultado foi o que os adeptos arsenalistas mais indesejavam: a derrota.



Alan e Moisés em destaque na TV

A UEFA aproveitou a abertura das portas do treino pela primeira vez no último mês para enviar uma equipa de reportagem ao Estádio AXA para conversar com Alan e Moisés. O extremo e o central, que ontem até só fez ginásio, foram os jogadores escolhidos para dar a cara no magazine da Liga dos Campeões, que normalmente vai para o ar antes de cada jornada da prova. E a próxima poderá ser de capital importância para o Braga, pois o clube pode garantir a histórica qualificação para os oitavos.



Besiktas apostado em garantir Artur

Artur Moraes recebeu ontem um convite do Besiktas para se mudar para a Turquia em Janeiro. O guarda-redes suplente do Braga mantém uma cotação de mercado alta pelos anos que passou em Itália e é, entre as possibilidades que não acarretam grandes custos, o preferido de Bernd Schuster para reforçar o sector mais frágil da equipa que recentemente defrontou o FC Porto na Liga Europa.

Artur Moraes ficou muito agradado com a hipótese e por saber que tem portas abertas na Europa, ainda por cima num clube que participa nas competições europeias e luta pelo título. A resposta é que ficará adiada. É que, nesta fase, o Braga é que decidirá. Em primeiro lugar porque há um contrato válido até Junho para cumprir. Em segundo, porque Artur quer saber os planos o clube lhe reserva, uma vez que já contava ter sido titular. As próximas semanas trazem vários jogos para Taça de Portugal e Taça da Liga e serão a oportunidade de medir a confiança que Domingos deposita nele.


Matheus ligado ao dnipro

O site "footballtransfer.com.ua", da Ucrânia, avançou o nome do Dnipro como provável destino de Matheus já em Janeiro. Juande Ramos, ex-treinador de Sevilha, Tottenham e Real Madrid assinou por essa equipa e quererá reforçar-se com o veloz bracarense. Ao contrário do que foi veiculado, Matheus nunca se encontrou com responsáveis ucranianos.


Leiria a 19 euros
Donetsk vale 630

Já estão à venda os bilhetes para os dois próximos jogos do Braga: Leiria e Shakhtar Donetsk, ambos fora. As diferenças são consideráveis e naturais, quer no número de adeptos previstos, que no que respeita aos preços dos ingressos. Assim, um bilhete para o jogo do campeonato custa 7,5 euros, sendo que o pack que inclui a viagem vale 19 euros.

Para viajar até à Ucrânia, os adeptos arsenalistas terão de desembolsar 630 euros, sendo que bilhete e estadia estão incluídos. Serão muito poucos a fazê-lo.


O JOGO

JotaCC

O clássico dos campeões

Ainda que Benfica e Sporting estejam numa fase de grande investimento, tendo ambos excelentes plantéis e fortes possibilidades de alcançar títulos, a verdade é que as últimas épocas não têm sido muito proveitosas. Nos últimos 20 anos o Benfica ganhou um campeonato (2007/08), uma Supertaça e duas Taças da Liga, enquanto o Sporting venceu também um campeonato (2000/01), cinco Taças de Portugal - a última em 2004/05 - e duas Supertaças. Bem mais proveitoso tem sido o caminho trilhado por FC Porto e ABC, claramente os grandes dominadores da história recente do andebol português. Só nas duas últimas décadas, os minhotos somam dez campeonatos, nove Taças de Portugal e cinco Supertaças, sendo que nesse mesmo período os portistas chegaram a seis títulos de campeão, três Taças de Portugal, cinco Supertaças e três Taças da Liga.

Os números recentes deixam expresso de forma clara o poderio destas equipas, e que fazem do jogo desta tarde (18 horas, no Dragão Caixa) o maior clássico da modalidade em Portugal.

Os dois emblemas chegam a este jogo em igualdade pontual, estando o ABC na liderança por ter ganho o jogo da primeira volta, em Braga, somando as mesmas dez vitórias e duas derrotas. Os dragões, para além de Braga (27-24), perderam na Luz (31-30), enquanto o conjunto de Jorge Rito foi surpreendido em casa com o Benfica (27-25) e Madeira (21-20). Um tira-teimas que promete ser um grande espectáculo, podendo isolar uma das equipas na frente.


O JOGO

JotaCC

Ponto de equilíbrio
DOMINGOS EM BUSCA da 1.ª vitória fora na liga

Domingos Paciência tem um objetivo bem definido para o seu regresso a Leiria como treinador do Sp. Braga: encontrar finalmente o ponto de equilíbrio nas prestações da sua equipa entre provas.

Ao feito inédito de lograr o primeiro triunfo fora na Liga, depois dos empates nas visitas a Setúbal e a Paços de Ferreira e das derrotas no Dragão, na Luz, em Vila do Conde e em Guimarães, a equipa procura atingir uma constância de vitórias.

De facto, a irregularidade do Sp. Braga esta época assenta muito na dificuldade em que a equipa tem em manter um rumo positivo quando salta de uma prova para outra, pelo que esta deslocação a Leiria pode constituir o derradeiro teste. Para o bem ou para o mal...

Para exemplo basta registar que ao vencer o Arsenal, a equipa rompeu uma série de duas derrotas no campeonato, isto depois de ter ganho em Belgrado para a mesma Champions dias após perder em Vila do Conde. Ou seja, é este o equilíbrio que falta, pois finalmente houve dois êxitos consecutivos entre provas (Nacional após Arsenal), mas a recuperação do trilho perdido na Liga só fará sentido num patamar de continuidade de vitórias.

Donetsk e Luz

Ainda sem competir na edição desta época da Taça da Liga, o que só vai suceder em janeiro com a receção ao V. Guimarães no dia 2, o Sp. Braga apenas uma vez logrou um ciclo de três triunfos consecutivos e aí a apanhar as restantes competições em que está inserido. Ganhou em Sintra, para a Taça, ao 1.º Dezembro e voltou a vencer nas receções ao Partizan (Champions) e Olhanense (Liga).

Um eventual triunfo em Leiria pode igualar o melhor ciclo e romper com o tal estigma que acompanha a equipa desde o início da época oficial, que é roubar os três pontos na casa do adversário em jogos da Liga. Aqui o paradoxo é de tal forma curioso que, além de vencer em Sintra um jogo em que tinha a obrigação, a equipa de Domingos só voltou a vencer fora em casa de adversários europeus e de respeito, como foram os casos de Sevilha (4-3 no playoff da Champions) e Belgrado (1-0 na 4.ª jornada do Grupo H). E o que vem depois de Leiria só pode ser mesmo o derradeiro teste ao novo desafio, pois para continuar na Champions e na Taça o Sp. Braga tem de vencer em Donetsk e na Luz no espaço de quatro dias!


RECORD

Bruno3429

Renovações para gerir com muita paciência
Por Carlos Vara

Domingos Paciência e alguns jogadores nucleares estão em final de contrato, mas a administração não tem pressa nas renovações.

Até agora, Moisés foi o único jogador do SC Braga formalmente abordado para discutir a renovação de contrato com o clube. As primeiras conversas acontecerem ainda na fase final da temporada e de aí para cá não têm existido grandes desenvolvimentos, os bracarenses preferem ser cautelosos a abordar a renovação com o brasileiro mesmo tratando-se de um dos jogadores mais influentes da equipa.

Mas Moisés não é o único jogador a encarar Janeiro perante a possibilidade de escolher outro clube para a próxima época, há mais gente do núcleo duro em final de contrato: Vandinho, Rodriguez e Matheus, por exemplo, bem como Miguel Garcia e Paulão.

Necessariamente, cada caso é um caso e há assuntos a que a SAD bracarense vai dar prioridade, ainda que António Salvador prefira ser cauteloso a tratar dos negócios, jogando com o tempo e com a própria projecção conquistada pelo SC Braga a seu favor.

A Bola

Bruno3429

Sporting de Braga - Mesquita Machado disponível para ajudar a construir uma academia

O presidente da câmara de Braga disse hoje que a autarquia está "disponível para ajudar" o clube a construir uma academia e defendeu que "é possível" a equipa sagrar-se campeã nacional de futebol num futuro próximo.

Instado a comentar o desejo do presidente do clube, António Salvador, de ganhar títulos, Mesquita Machado lembrou à agência Lusa que esse é também um sonho seu de muitos anos, assim como de "todos os bracarenses", frisando que "os êxitos do Sporting de Braga são os êxitos da cidade e da região".

"Com certeza que é possível, nada é impossível. Já na última época esteve quase a acontecer", notou.

Confrontado com o anseio novamente expresso por Salvador de edificar uma academia para uma maior aposta na formação "é uma ambição perfeitamente legítima e a autarquia está disponível para ajudar", mas acrescentou que isso terá de acontecer "num quadro absolutamente realista".

Para António Duarte, antigo chefe do departamento de futebol, essa seria a melhor prenda que o clube podia ter no 90.º aniversário, que se cumpre em 21 de janeiro de 2011.

"Instituir a academia seria a minha maior alegria. É muito importante, o passo mais importante que o clube pode dar, e é um sonho antigo do presidente", recordou.

Para isso, António Duarte notou que será necessário "congregar as forças vivas da cidade", mostrando-se "convencido de que a autarquia vai compreender a situação e perceber que o crescimento do clube passa por aí".

O ex-dirigente considera que os quase oito anos de mandato de António Salvador formam "a página mais importante da história do clube, porque aliam sucessos desportivos e financeiros" e, mesmo nas épocas desportivas menos conseguidas, soube "ser ativo e resolver os problemas".

António Duarte destacou o segundo lugar da época passada, a presença assídua na Liga Europa e a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões este ano, "um feito tanto mais relevante porque alicerçado num grande equilíbrio económico-financeiro".

O antigo responsável do futebol bracarense lembrou que os "adeptos querem sempre mais, mas têm de ter os pés bem assentes no chão".

"Nos próximos três anos gostaria que a equipa continuasse na senda dos sucessos desportivos e, se o presidente disse que quer ser campeão e ganhar títulos, os adeptos têm que o acompanhar nesse sonho, unirmo-nos à sua volta e do clube e fortalecer essa ideia", concluiu.

Remetendo um balanço do consulado para o presidente do clube, Mesquita Machado disse-se "extremamente satisfeito" por António Salvador "ter aceite mais um mandato e dar continuidade ao excelente trabalho que tem realizado" e considerou que "a sua ambição é um exemplo para toda a sociedade portuguesa já que não se devem baixar os braços em momentos difíceis".

O autarca regressa ao dirigismo desportivo como presidente do Conselho Geral, órgão consultivo do Sporting de Braga, depois de se ter demitido em janeiro de 2009 da presidência da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de um polémico jogo com o Benfica, ainda com Jorge Jesus no comando técnico dos minhotos.

Antena Minho

JotaCC

Quem sucede a Salino?

O plantel do Braga começou agora a treinar nos relvados anexos ao Estádio AXA, à porta fechada. Para o jogo com o U. Leiria, o facto que gera maior curiosidade é saber quem sucederá ao médio Leandro Salino, que vai cumprir um jogo de castigo e, neste âmbito, uma possível aposta do treinador Domingos Paciência, se não mesmo a mais provável, é o uruguaio Luís Aguiar.

Além do centro-campista brasileiro, baixa certa para o desafio de sábado com os leirienses é o guarda-redes Quim, que continua a recuperar de lesão grave, enquanto o defesa-central brasileiro Paulão, a contas com um traumatismo na coxa esquerda, encontra-se em dúvida.

A BOLA