News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/11

Started by JotaCC, 30 de November de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Paulo César: "Vitória foi o mais importante"


No rescaldo da vitória frente ao Nacional da Madeira, Paulo César, um dos marcadores de serviço na partida, mostrava-se muito satisfeito por ter voltado aos golos, mas referia que o mais importante era mesmo o Sp. Braga ter conseguido mais uma vitória.

"Foi bom ter marcado golo, mas mais importante foi conseguir a vitória. Sabíamos que podíamos subir na classificação e por isso foi importante vencer. O Nacional fechou muito na defesa, mas nós procurámos sempre o golo, desde o início do jogo. Estivemos concentrados e acreditámos sempre e a prova disso foi a vitória. São três pontos numa vitória diante de um adversário directo. A equipa está de parabéns", afirmou o atleta.

Quanto à luta por um lugar na equipa titular, Paulo César considerou que é positivo para o clube ter muitos e bons jogadores, prometendo trabalhar para voltar à melhor forma e dar luta aos seus companheiros.
"É bom para o clube ter bons jogadores. Estive 15 dias parado e ainda não estou no melhor ritmo, mas vou trabalhar sempre para dar o meu melhor", disse.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

O melhor vem sempre no fim

Desconfia-se que não é uma estratégia para manter os espectadores agarrados à cadeira até ao derradeiro apito do árbitro, mas a verdade é que o Braga tem revelado uma tendência para guardar para os últimos minutos a maior parte das suas melhores jogadas de ataque, bem como alguns dos seus golos mais bonitos. Beneficiando quase sempre do desespero dos adversários, que abandonam a rigidez defensiva com que entram e se lançam loucamente em busca de um resultado mais favorável, e aproveitando ao máximo a velocidade das suas unidades mais ofensivas (Matheus, Alan, Paulo César, Lima ou Mossoró), os arsenalistas têm conseguido golos em catadupa. Escalpelizando os 35 que a equipa contabiliza até ao momento na temporada - 19 no campeonato, 14 na Liga dos Campeões e dois na Taça de Portugal -, constata-se que a maior percentagem surgiu depois de o cronómetro ter entrado no minuto 76. Ao todo foram 11, sendo que três deles revelaram-se importantíssimos para resolver a questão do vencedor nos jogos com Partizan, Arsenal e Nacional.

Talvez por força do estatuto de algumas das equipas que poderia encontrar pela frente na Liga dos Campeões, Domingos Paciência passou a dar mais importância às transições rápidas esta época e nos últimos encontros tem colhido os frutos dessa aposta. O Braga consegue agora ser mais perigoso em contra-ataque do que em ataque continuado, até porque Matheus, que já leva sete remates certeiros nas mais diversas competições esta época, tem no drible e na velocidade duas das suas principais características. Aliás, os homens que jogam no meio-campo procuram quase sempre o avançado quando querem apanhar o adversário desprevenido e constatam que o Furacão do Sergipe tem terreno suficiente à frente para correr e atirar a contar. Foi assim contra o Partizan ou o Arsenal, sendo que, no lance do segundo golo dos bracarenses contra os ingleses, nem três adversários juntos o conseguiram travar.

Embora num patamar ligeiramente inferior, o Braga também consegue ser eficaz durante os 15 e os 30 minutos. Feitas as devidas contas, o resultado a que se chega é que oito golos surgiram durante este período, como os dois que derrotaram o modesto 1º de Dezembro e deram aos arsenalistas a qualificação para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. O pior momento da equipa de Domingos Paciência são mesmo os 15 minutos iniciais, já que, até agora, só conseguiram acertar no alvo por uma vez, e num encontro (Paços de Ferreira) que acabaram por empatar.


Mais vermelhos do que em 2009/10

Com o duplo-amarelo mostrado por Pedro Proença a Leandro Salino, no domingo, frente ao Nacional, o Braga passou a somar três expulsões no actual campeonato. Ou seja, superou o número de vermelhos que viu durante toda a época passada, no que respeito, é claro, à Liga.

Os arsenalistas terminaram 2009/10 com o reduzido leque de duas expulsões no campeonato, uma por vermelho directo e outra por acumulação de amarelos: André Leone (em casa, frente ao Benfica) e Moisés (no Restelo) foram as vítimas, respectivamente. Mas agora a história é bem diferente, pois três jogadores de Domingos Paciência já foram expulsos e só estão decorridas 12 jornadas. Todas estas situações aconteceram recentemente. A primeira das quais foi em Vila do Conde, quando Moisés fez penálti sobre Yazalde, que podia isolar-se; a segunda registou-se em Guimarães, onde Alan agrediu João Alves; e a terceira sucedeu no domingo, com Salino a ver dois amarelos num quarto-de-hora.

Puxando a cassete atrás, é preciso chegar a 2006/07 para se encontrar um registo mais negro. Nessa temporada, o Braga chegou à 12ª jornada já com quatro expulsões, duas na sequência de vermelhos directos e as outras duas em resultado de duplos amarelos.

Perante este cenário, dá ideia de que o actual Braga é uma equipa dura ou indisciplinada, mas nem tudo o que parece é. Senão, vejamos: os arsenalistas são a terceira equipa com menos faltas cometidas no campeonato: 190. A mais faltosa é o Leiria com 230, ao passo que a Naval é a mais meiga (184).

E por falar em castigos, refira-se que na próxima jornada da Liga Zon Sagres, na qual o Braga desloca-se a Leiria, Domingos Paciência já contará com Luis Aguiar e Alan, que cumpriram um jogo de suspensão ante o Nacional.


Salvador confiante na renovação de Domingos

A poucos dias de ser reconduzido, o presidente do Braga, António Salvador disse, em entrevista à SIC Notícias, que tem uma "excelente relação com Domingos" e que pretende prolongar-lhe o contrato. "Tenho a certeza que o Domingos vai continuar no Braga, não só pelo que fez na época passada, mas também nesta", afirmou, acrescentando que o tema será discutido "a seu tempo", pois o importante agora é "passar aos oitavos da Liga dos Campeões e recuperar algum do atraso que a equipa tem na Liga". Um dos grandes objectivos de Salvador para este mandato passa pela "construção de uma academia" para os jovens. Mas e depois? Será que pode suceder a Pinto da Costa no FC Porto, como se fala nos bastidores? Salvador preferiu esquivar-se à questão. "O FC Porto tem um excelente presidente, que faz o favor de ser meu amigo, e espero que dure muitos anos, pois tem saúde física e mental para continuar à frente do clube", atirou.



Flamengo volta à carga por Felipe


De acordo com alguma Imprensa brasileira, o Flamengo, que ainda precisa de pontuar na última jornada do Brasileirão para assegurar a permanência, está interessado em Felipe, pelo que enviará um emissário a Portugal para contactar directamente com o guarda-redes do Braga. Contactado por O JOGO, um director do clube do Rio de Janeiro afirmou desconhecer o assunto. Seja como for, é mais um sinal da boa reputação de Felipe no Brasil, depois do interesse do Fluminense.



Pela primeira vez abaixo dos dez mil adeptos

O jogo de domingo, em que o Braga bateu o Nacional, por 2-0, registou a pior assistência da temporada no Estádio AXA. Pela primeira vez esta época, levando em linha de conta todas as competições (campeonato e Liga dos Campeões), estiveram nas bancadas da "Pedreira" menos de dez mil espectadores: 9162. Um número que encontra justificação no frio que se fez sentir na noite de domingo, com o jogo a desenrolar-se sob baixíssimas temperaturas, que chegaram a atingir os zero graus. Não fosse isso, e a plateia tinha tudo para estar mais colorida após a histórica vitória sobre o Arsenal.


O JOGO

JotaCC

Portugal trabalha para ir aos dois pódios

O estágio com vista ao Europeu de crosse começa hoje em Mira, prolongando-se até domingo, embora nem todos os atletas das selecções nacionais estejam presentes. "Não podemos exigir que os atletas e os seus treinadores alterem o plano de preparação. Estava definido que alguns atletas, depois do crosse de Torres Vedras, voltariam à altitude", explicou a O JOGO o seleccionador José Barros. Certas estão as presenças de cinco das seis mulheres (falta Jessica Augusto), enquanto José Rocha e Licínio Pimentel serão os únicos homens a estagiar. José Barros classificou de "tranquilo" o processo de selecção. "Os atletas é que o facilitam. Demonstraram conhecimento e respeito pelos critérios. Mostraram a sua forma e tenho a certeza que nos faremos representar pelos melhores", explicou o seleccionador, que se mostra contrário a um cenário de pré-selecção sem competição, mesmo tendo em conta que, por exemplo, na selecção feminina deste ano só há um nome (Marisa Barros) diferente de 2009. "Se são melhores do que as outras, não há problema para que possam competir e a 90% garantam o lugar na selecção", justifica Barros, que adianta: "Tenho de defender os atletas que lutam até à última para poderem estar na selecção". Quanto ao Europeu, o seleccionador concorda o optimismo dos atletas. "Esperamos um resultado positivo. Temos duas selecções fortes: a feminina procura a manutenção no pódio, enquanto a masculina pretende subir aos três primeiros lugares."

Selecção nacional de crosse
seniores masculinos

Yousef el Kalai (Conforlimpa), Rui Pedro Silva (Maratona), Licínio Pimentel (Conforlimpa), Eduardo Mbengani (Conforlimpa), Rui Silva (Sporting) e José Rocha (Maratona)
seniores femininos

Anália Rosa (Maratona), Ana Dias (CB Faro), Sara Moreira (Maratona), Jessica Augusto (Individual), Ana Dulce Félix (Maratona) e Marisa Barros (Benfica)
sub-23 masculinos

Jorge Santa Cruz (Benfica), Luís Mendes (Cyclones), Paulo Lopes (Várzea), Ricardo Mateus (Sporting), Ricardo Vale (SC Braga) e Tiago Costa (SC Braga)
sub-23 femininos

Ana Ferreira (Estreito), Carla Salomé Rocha (JOMA), Daniela Cunha (Maratona), Sara Carvalho (ADERCUS), Sónia Catarina Lima (Várzea) e Tânia Silva (Liberdade)
Juniores masculinos

Diogo Lourenço (Olímpico Vianense), Emanuel Rolim (Benfica), Fábio Rebelo (Pêgo Longo), José Costa (Cyclones), Nuno Santos (Benfica) e Rui Pinto (Benfica)
Juniores femininos

Bárbara Ferreira (SC Braga), Catarina Carvalho (Zona Alta), Catarina Gonçalves (Várzea), Débora Santos (Benfica), Marta Martins (Vidigalense) e Susana Godinho (Benfica)


O JOGO

JotaCC

António Salvador: «Domingos já está num grande clube»
PRESIDENTE PERSPECTIVA RENOVAÇÃO DE CONTRATO DO TREINADOR
   
António Salvador disse esta noite que a sua relação com o treinador Domingos Paciência é "excelente" e que "no tempo próprio" ambos se vão sentar à mesa para renovar contrato.

"O Domingos já está num grande clube e sente que aqui pode ganhar títulos e por isso gostava e tenho a certeza que vai continuar no Sp. Braga pois foi o melhor treinador que passou por este clube", referiu durante o programa "Dia Seguinte", na SIC Notícias.

"O Domingos fez aqui um trabalho fantástico e só por infelicidade não conseguiu na última época ser campeão", completou o presidente bracarense.

Para o novo mandato que está a iniciar, Salvador anunciou também a intenção de ver o Sp. Braga não transformar-se no 4.º grande "mas num grande, conseguindo quebrar a bipolarização FC Porto-Benfica". Concretizando, "acredito que o Sp. Braga pode ser um dos grandes"

RECORD

JotaCC

Elton, o terceiro passageiro

O brasileiro ultrapassou Meyong na hierarquia dos atacantes. Titularidade com o Nacional foi um prémio pelo seu empenho. Mas a batalha está longe de estar ganha.

No ataque do Braga, só dois jogadores têm o domínio absoluto das operações ofensivas - Lima, titular em todos os jogos do Campeonato e autor de cinco golos na prova, e Matheus, referência goleadora da equipa na Champions e que também não falhou uma única partida da Liga portuguesa. Até ao desafio com o Nacional, Elton e Meyong eram actores secundários com dificuldades em chamar a si as luzes do palco principal.

O camaronês, melhor marcador da equipa na época passada, com 11 tentos, continua a viver na obscuridade. Elton, pelo contrário, começa a dar ténues sinais de reacção e carimbou frente ao insulares a segunda partida a titular na Liga Zon Sagres - a primeira vez que isso aconteceu foi na 2.ª jornada, frente ao V. Setúbal, no Bonfim, num empate a zero bolas, nas vésperas do segundo braço-de-ferro do Braga com o Sevilha, para o play-off da Liga dos Campeões.

Exímio a trabalhar a parte mental dos jogadores, Domingos pressentiu que depois do brilharete de Elton frente ao Arsenal (foi dele a assistência para o primeiro golo de Matheus) chegara o momento certo para o atacante jogar de início e saltar as últimas barreiras de uma adaptação difícil ao futebol português.

No vitaminado ataque do Braga, o brasileiro é agora o terceiro passageiro com mais viagens ao onze, superando Meyong não só em número de presenças - 5 contra 3 - como nos jogos a titular. Falta o golo para dar expressão a essa aposta do treinador. Esteve próximo de o celebrar com o Nacional, mas em cima da linha Claudemir roubou-lhe a festa. O momento é bom, mas Elton terá de se preparar mentalmente para um possível retorno ao banco e ao estatuto de arma secreta.

A BOLA

JotaCC

Sougou acelera para Braga

Minhotos querem garantir senegalês já em Janeiro. Livre em Junho, pode ainda render aos estudantes algum dinheiro e a cedência de jogadores. Estão em marcha os primeiros contactos.

O SC Braga quer Sougou já em Janeiro e começou a preparar caminho para que o extremo senegalês se mude para a Pedreira na janela de transferências de Inverno.

O negócio poderá envolver, além de uma verba a acordar com a Académica, o empréstimo de jogadores do quadro bracarense que interessem a Jorge Costa.

Outro cenário em cima da mesa é a cedência dos direitos desportivos de Diogo Valente, atleta que tem estado em evidência na equipa conimbricense e que possui ligação com o Braga até 2012.

Independentemente da forma como o negócio vier a ser conduzido pelas partes, Sougou é um alvo imediato do Braga. A que preço? Seguramente que os minhotos não estarão inclinados em pagar pelo passe do extremo os 750 mil euros que quase levaram Sougou a assinar pelo Leicester City, no início desta época.

A transferência do jogador para os ingleses não se concretizou, mas aquele montante serviu como valor de referência, na circunstância, considerado pelos minhotos demasiado elevado para um futebolista em final de contrato.

A BOLA

JotaCC

Hélder Barbosa reintegrado esta manhã

Boas notícias para Domingos Paciência que esta manhã regressou ao trabalho após a vitória sobre o Nacional (2-0). O técnico da equipa bracarense já contou com Hélder Barbosa que foi reintegrado no treino desta manhã, após recuperar de lesão.

Em marcha está já a preparação do encontro com o UD Leiria, próximo adversário na Liga. No treino desta manhã, Domingos Paciência fez descansar os jogadores titulares diante do Nacional (realizaram apenas corrida), enquanto Moisés, com alguns problemas físicos, ficou no ginásio.

A BOLA

JotaCC

Moisés faz trabalho no ginásio
Hélder Barbosa recupera para Leiria
   

A ausência de Moisés foi a principal novidade do treino desta terça-feira do Sp. Braga que prepara o jogo com a U. Leiria, no sábado. O defesa fez trabalho específico no ginásio, não tendo subido ao relvado.

Hélder Barbosa, que se tinha ressentido de uma entorse no tornozelo esquerdo, já se encontra recuperado e completamente integrado. O mesmo não acontece com Paulão que continua a treinar à parte.

O Sp. Braga prepara o jogo com os leirienses, e Domingos Paciência volta a poder contar com Alan e Luís Aguiar, que estiveram ausentes a cumprir castigo.

RECORD

jaimec

Comissão Disciplinar aplica um jogo de castigo a 11 jogadores - Por Redacção

A 12.ª jornada da Liga resultou em 11 jogadores castigados, todos com um jogo. Confira a lista completa.

Sougou (Académica), Maicon (FC Porto), Danilo Dias (Marítimo), Stojanovic (Nacional), Godemeche e Alex Hauw (ambos da Naval), Leandro Salino (SC Braga) , Miguelito, Ney Santos, Silva (todos do V. Setúbal) e Alex (V. Guimarães) são os jogadores que ficam impedidos de actuar na 13.ª jornada.

O treinador-adjunto do Nacional, Ivo Vieira, também foi alvo de suspensão, ficando impedido de sentar-se no banco por sete dias, tal como sucede com o técnico do FC Porto, André Villas Boas [ver notícia relacionada].
20:04 - 30-11-2010

In abola.pt