News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 26/11

Started by david, 26 de November de 2010, 06:58

Previous topic - Next topic

david

              Descubra as diferenças

fulgor europeu belisca o percurso interno
   
06:33
sexta-feira, 26 novembro de 2010
Autor:  EUGÉNIO QUEIRÓS

Os números às vezes enganam. O Sp. Braga do campeonato e o Sp. Braga da Liga dos Campeões têm registos muito semelhantes nas médias de golos marcados e sofridos, mas com resultados práticos bem diferentes. Onde descobrir a diferença de uma equipa a dois andamentos? Esta é também uma questão que Domingos Paciência tem procurado resolver.

A carreira da equipa no campeonato está no nível do sofrível. Onze jogos, 5 derrotas. Não é o descalabro nem o Sp. Braga é a única equipa a ver o título fugir quando a procissão acaba de sair do adro, com o líder do campeonato já a 17 pontos de distância. No entanto, dá para perceber que no campeonato a equipa está claramente em perda.

É verdade que os arsenalistas já se deslocaram ao Dragão e à Luz e que tiveram de passar pelo terreno do arquirrival Vitória de Guimarães, dando luta em todos estes campos de batalha mas saindo derrotados. No campo da anormalidade, flagrante apenas temos a derrota em casa com o Beira-Mar e o desaire em Vila do Conde (num jogo que os bracarenses disputaram durante muito tempo com menos uma unidade).

Na Europa, tudo tem sido diferente. A equipa não só consegue superar-se como também é capaz de reagir à adversidade. Os números deste campo apenas se aproximam dos números do campeonato porque os resultados pesados frente a Arsenal (6-0) e Shakhtar (0-3) inflacionam qualquer análise primária. Se os retirarmos, o Sp. Braga sairia com o saldo de 14 golos marcados e 5 sofridos nos 7 jogos europeus em questão...

O apuramento para os oitavos-de-final da Champions é uma possibilidade difícil, mas a Liga Europa está assegurada. Domingos Paciência terá, agora, de conseguir motivar os seus jogadores para a luta do campeonato, pedindo-lhes apenas a nível interno...espírito europeu.

                        Sílvio a preparar-se para o relançamento

LATERAL REVELAÇÃO FALHOU OS ÚLTIMOS TRÊS JOGOS
   
06:41
sexta-feira, 26 novembro de 2010

Sílvio, de 23 anos, é um dos jogadores bracarenses que estão na agenda de clubes que vão aproveitar a janela de janeiro para se reforçarem. O defesa-lateral que no Rio Ave jogava à esquerda e que no Sp. Braga joga à direita foi uma aposta ganha, como se confirma com a sua primeira chamada à Seleção Nacional. Porém, o lateral falhou os últimos três jogos da equipa bracarense (Beira-Mar, V. Guimarães e Arsenal), embora tenha estado no banco na vitória por 2-0 da passada 3.ª feira. Uma gripe antes do jogo com o Beira-Mar atirou-o para a sombra e o regresso está a tardar, enquanto Domingos vai apostando em Miguel Garcia no lado direito da sua defesa. Uma aposta para manter? É o que se verá no próximo domingo, quando será possível avaliar se o percurso de Sílvio em Braga "gripou" ou se tudo isto não passou de um caso clínico. Os caçadores de talentos, esses, continuam bastante sequiosos...
Record.

JotaCC

Elton ou Mossoró na primeira sem Alan

O Braga vai deixar de ter jogadores presentes em todos os jogos desta temporada. Alan, o único que se pode gabar de ter estado nos 21 jogos oficiais já disputados, ainda que em dois deles (Setúbal e 1º Dezembro) como suplente utilizado, está suspenso depois da expulsão em Guimarães e abre uma vaga à direita. A dificuldade no seu preenchimento é enorme. Não só pela enorme qualidade do brasileiro, que António Salvador só a muito custo segurou para esta temporada, mas também porque, depois do empréstimo de Pizzi ao Paços de Ferreira, o plantel ficou sem outro extremo-direito de raiz. Pode adaptar-se um dos que jogam à esquerda? Talvez, mas é altamente improvável. Paulo César está lesionado e muito dificilmente recuperará a tempo. Hélder Barbosa esteve três semanas parado e não tem mais do 98 minutos de ritmo esta época, o que torna difícil a titularidade num jogo que se prevê difícil e intenso, como o Nacional supõe. Sobra Matheus, mas é claro que não pode jogar nos dois lados ao mesmo tempo.

Sem extremos, Domingos Paciência tem de recorrer a uma adaptação. Lima ou Mossoró são as possibilidades mais fortes. Se o primeiro for escolhido, Elton ou Meyong (provavelmente o primeiro) avançará no eixo. Se jogar Mossoró, então Hugo Viana ou Madrid têm caminho aberto para entrar no miolo na vez de Luis Aguiar, também ele castigado. Salino seria outra solução de recurso, menos óbvia até porque o meio-campo também já está desfalcado.



Guilherme deve saltar do Vizela

A falta de extremos deve permitir que Guilherme reentre no plantel principal, uma semana depois de se ter estreado pelo satélite Vizela, num jogo em Chaves, para a II Divisão. Guilherme é um polivalente que joga com frequência sobre a ala esquerda e, ainda que não seja nada provável a sua titularidade, a convocatória é um cenário possível. É que Luis Aguiar também está de baixa no meio-campo e o jovem brasileiro também desempenha essas funções. É um jóquer no banco de suplentes.



As hipóteses para render alan

> LIMA

Se jogar à direita será a segunda vez esta época, depois do empate a zero em Setúbal, na segunda jornada. Apesar de ser um homem de área, a mobilidade que tem permite-lhe ser opção para as faixas, ainda que uma escolha dessas implique uma alteração na forma de a equipa jogar. Se assim for, então a cara nova na equipa será Elton ou Meyong, pois Matheus continua na esquerda e é preciso um ponta-de-lança. Elton fez uma assistência contra o Arsenal. Meyong marcou ao Beira-Mar.

> HÉLDER BARBOSA

Extremo-esquerdo de raiz, pode ser utilizado à direita numa situação de recurso ou ir trocando com Matheus durante o jogo. O problema é que Hélder não tem ritmo de jogo (98 minutos em toda a época) e, pior do que isso, vem de uma lesão que lhe roubou quase três semanas de preparação. Não é uma hipótese provável, embora a convocatória esteja quase certa. É o único extremo de raiz que sobra, mas isso confere-lhe apenas vantagem teórica. Se fosse Matheus a ficar de fora teria mais chances.

> MOSSORÓ

É, a par de Lima, a solução mais óbvia, o que nem sempre é sinónimo de que será concretizada. Na época passada, como titular absoluto, tinha tendência para descair para as pontas, o que lhe confere algumas rotinas na posição. Não é um ala puro, mas as suas características são as que mais se aproximam de Alan, pois também é um desequilibrador nato. Em virtude da lesão que o afastou cinco meses, está a viver uma época irregular. Será uma excelente hipótese de somar mais minutos.

> LEANDRO SALINO

Não é um ala e o lugar mais aproximado onde jogou foi como interior direito no losango de Manuel Machado, em duas épocas de Nacional. Não é um desequilibrador, mas técnica não lhe falta e é também um jogador muito intenso, que pode ajudar o ataque sem deixar o lateral órfão de ajuda. Não é, no entanto, uma solução previsível, uma vez que fez dois jogos muito bons no miolo e, sem Luis Aguiar (castigado), o Braga necessita mais dele no meio. Se jogar na ala, Viana e Madrid entram no onze.


Ala interior

Caldas aposta no Mágico

António Caldas, antigo treinador do Braga (juniores, equipa B e até equipa principal como interino), aposta em Mossoró. "Já jogou várias vezes a descair sobre as alas na época passada. Jogaria não tanto no corredor, mas mais por dentro, a fazer diagonais de dentro para fora e a abrir espaço para a subida do lateral", explica. Caldas escolhia o Mágico até porque, tal como Alan, "é um desequilibrador". "Parece-me que pode ser assim", concluiu.

António Caldas, Treinador do Benfica de Huambo

"Sem Alan, o Braga perde um atleta explosivo, rotinado no sistema de Domingos e que é muito forte no 1x1. Além disso, em termos defensivos, é um atleta muito disciplinado


Lima e Elton
Dito escolhe um 4x4x2

Dito nunca trabalhou na equipa principal, mas na época passada treinou os juniores. Segue atentamente o Braga e acredita que Elton será lançado no eixo, com Lima ao lado, a descair sobre a direita. "Penso que poderá jogar num 4x4x2 disfarçado, com o Lima a fechar a direita nas acções defensivas", vaticina. "Mossoró pode ser opção. Nunca fez isso de início, mas em algumas situações pontuais jogou sobre a direita", completou.

DITO, Ex-Treinador dos juniores


"Se fosse para a esquerda, acreditava no Hélder. Também pode jogar lá e passar o Matheus para a direita. Mas como está de fora há muito e não tem ritmo, não me parece.


Donetsk um dia antes para forçar triunfo

Contrariando uma prática comum do próprio Braga e da generalidade das equipas portuguesas, o Braga tem quase tudo acertado para viajar para Donetsk dois dias antes do jogo e não apenas na véspera. A SAD não se poupa a esforços para ajudar às vitórias. No ano passado alugou um charter para levar a equipa a Olhão e agora vai permitir uma melhor adaptação à Ucrânia e mais tempo de repouso aos jogadores, de forma a que estes se apresentem melhor para vencerem e tentarem o apuramento para a fase seguinte. Do Porto a Donetsk são mais de seis horas de viagem, e, por isso, a comitiva viaja segunda-feira à tarde, para poder descansar e treinar terça-feira na plenitude das suas faculdades. Na Ucrânia são duas horas a mais do que em Portugal e também esse "jet-lag" é mais fácil de acompanhar desta forma. O regresso será feito logo após o jogo.


SAD tem qualidade única no país


Esta semana está a ser de arromba para o Braga. Se no relvado a equipa cometeu a proeza de derrotar o todo-poderoso Arsenal, fora dele é a Sociedade Anónima quem está em estado de graça, depois de lhe ter sido entregue um certificado de qualidade único no futebol em Portugal. O comprovativo, atribuído pela empresa Lusaenor, surge como resultado da implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de acordo com a ISO 9001:2008, que não é mais do que um conjunto de normas internacionais que visam, entre outros aspectos, melhorar procedimentos internos e implementar novas metodologias numa organização empresarial.

A auditoria, realizada por iniciativa de António Salvador, decorreu durante os últimos meses da temporada transacta e, de acordo com Pedro Calheiros, teve em atenção "a gestão financeira realizada pela SAD, tudo o que envolve a organização de jogos - segurança, venda de bilhetes, serviços de apoio aos espectadores, gestão de credenciais, animação, catering, etc. - e muitas outras actividades ligadas à equipa profissional de futebol". "Foram detectadas algumas pequenas falhas, mas o Braga corrigiu-as de imediato, o que levou a que o certificado lhe fosse atribuído", explicou a O JOGO o consultor de gestão da implementação do SGQ, vincando que a partir de agora "a avaliação será anual".

Para a atribuição deste certificado também foram cruciais os adeptos, sujeitos a interrogatórios de avaliação nos últimos encontros de 2009/10 feitos pelo Braga no AXA, contra o Leixões e o Paços de Ferreira. De resto, ainda hoje os arsenalistas podem encontrar em alguns sectores do estádio questionários nos quais podem dar ideias ou conselhos à SAD presidida por António Salvador.


Obras com certificação

Apesar de o certificado ISO ter sido criado em 1947 pela Organização Internacional de Normalização, só nos últimos anos começou a ser mencionado com maior frequência no fenómeno desportivo português. O Estádio do Dragão, devido ao seu Sistema de Gestão Ambiental e Sistema de Gestão de Qualidade - este contempla todas as instalações da PortoEstádio -, foi o primeiro a ter o comprovativo, em 2007. Volvidos três anos foi a vez de a Academia do Sporting, em Alcochete, ser distinguida, mas por factores ligados à formação de atletas (recrutamento de jogadores, formação desportiva, pessoal e social, acompanhamento médico e programas lúdico-desportivos).

Se no âmbito do funcionamento das Sociedades Anónimas a do Braga é caso único em Portugal, no estrangeiro há vários clubes já certificados. O primeiro a receber tal honra foi o Boca Juniors (Argentina), em 2001, mas desde então Grémio, Internacional e Santos, entre outros, também já foram certificados.



Matheus na equipa da jornada

Tal como se esperava, Matheus foi escolhido para a equipa da jornada da Liga dos Campeões. Esta é a primeira vez que o brasileiro recebe tal distinção, depois de nas duas rondas anteriores o destaque ter ido para Moisés. Além disso, o Furacão do Sergipe foi ainda incluído pelo jornal espanhol "Marca" numa votação online que visa encontrar a figura da quinta jornada da prova. O avançado surge na sexta posição, atrás de Cristiano Ronaldo, Messi, Ozil, Soldado e Huntelaar.



Paulo César já treina com os companheiros

Os problemas físicos que obrigaram Paulo César a passar as últimas semanas no departamento clínico do Braga e no ginásio já desaparecerem, e permitiram o regresso do extremo no treino de ontem sem quaisquer limitações. Apesar disso, o jogador, parado há quase três semanas, muito dificilmente entrará nas opções de Domingos Paciência para o encontro com o Nacional. Aliás, a sua poupança contra os madeirenses terá em mente os embates decisivos com o Shakhtar Donetsk (8 de Dezembro) e o Benfica, para a Taça de Portugal, (12 de Dezembro).


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga aguarda propostas de clubes franceses pelo avançado brasileiro
Matheus na 'equipa de sonho' da Champions

A exibição de Matheus frente ao Arsenal já está a render juros: está na "dream team" (equipa de sonho) da quinta jornada da Liga dos Campeões. O avançado brasileiro recebeu nota 10 do painel de especialistas da UEFA: dois pontos por ter jogado 90 minutos e oito por ter marcado duas vezes.

A distinção da UEFA vem numa altura em que o Sp. Braga aguarda propostas de França para a transferência do avançado em Janeiro. Mónaco, Auxerre, Lille e Lens são os clubes interessados. Os carrascos do Benfica, o médio Eran Zahavi, o defesa Douglas e o guarda-redes Enyeama, do Hapoel de Telavive, também estão na "dream team", ao lado de Mata e Joaquín (Valência), Huntelaar (Shalke 04), Gomez (Bayern), Arbeloa (Real Madrid), Kaboul (Tottenham) e Inkoom (Basileia).


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Matheus na equipa ideal da Liga dos Campeões

Em final de contrato com os arsenalistas, Matheus continua a ser elogiado na Europa do futebol pelos dois golos fulminantes ao gigante inglês Arsenal, na passada terça-feira histórica no Minho.

Com o bis frente aos 'gunners' o atacante brasileiro ampliou para seis o número de golos feitos esta época na Champions, e oito na sua conta pessoal das provas europeias, igualando, assim, o austríaco Roland Linz na vitrina dos melhores marcadores do Sp. Braga na UEFA.

Ainda a colher os frutos de uma noite mágica no Estádio AXA onde o Sp. Braga manteve também a tradição do Arsenal de Arsène Wenger não ganhar em Portugal, Matheus entrou na equipa ideal da 5.ª jornada da Liga dos Campeões.

É a segunda vez consecutiva que um jogador arsenalista entra na 'dream team' da Champions, depois de Moisés na jornada anterior pela exibição e golo da vitória frente ao Partizan, em Belgrado. Antes, também pelo jogo contra o Partizan, Moisés tinha figurado na Equipa da Semana, mas numa votação dos adeptos e especialistas.


CORREIO DO MINHO

Bruno3429

Vandinho ainda sem proposta para renovar
Por Pedro Manuel Couto

Médio é dos atletas mais utilizados no plantel. Cumpre a sétima temporada no Minho.

Vandinho cumpre a sétima temporada ao serviço do SC Braga e, perto de fazer 33 anos em Janeiro, continua a ser dos jogadores mais utilizados.

Apesar da influência do capitão junto do grupo, tanto no balneário como no relvado, o brasileiro ainda não foi sondado para renovar o contrato, que termina em Junho do próximo ano.

Este é um daqueles casos em que a idade conta e muito. Para além da capacidade física que ainda revela, a experiência do trintão Vandinho é determinante no meio-campo dos bracarenses, mas a sua influência e voz de comando também chegam à defesa e ao ataque.

No fundo, é o exemplo personificado do verdadeiro Guerreiro do Minho e os vários treinadores que já passaram pelo clube também lhe reconhecem uma enorme importância. Nenhum prescindiu dos seus serviços.

Domingos Paciência não foge à regra e esta temporada só o deixou de fora na jornada dois da Liga, devido a uma lesão muscular, e depois por opção e gestão do grupo na eliminatória da Taça de Portugal, quando a equipa defrontou o modesto 1.º de Dezembro.

A Bola

JotaCC

Paulo César apto

O avançado brasileiro Paulo César já não integra o boletim clínico do Braga, o que significa que o jogador trabalha sem limitações e quase de certeza será convocado para o próximo desafio dos minhotos, domingo, com o Nacional.

O técnico Domingos Paciência tem, além do guarda-redes Quim, que continua a recuperar de uma rotura do tendão de Aquiles direito, duas novas baixas: o defesa-central Paulão sofreu um traumatismo na coxa esquerda e o extremo Hélder Barbosa recupera de uma entorse traumática no tornozelo esquerdo.

A BOLA

JotaCC

Paulo César recupera para o Nacional
Paulão e Hélder Barbosa falham jogo
   
Paulo César foi a principal novidade do treino desta sexta-feira do Sp. Braga. O avançado brasileiro já se treinou sem limitações e está às ordens de Domingos Paciência para o encontro de domingo frente ao Nacional.

Em sentido inverso, o técnico arsenalista não vai poder contar com os contributos de Paulão, que fez um traumatismo na coxa esquerda no apronto matinal, e Hélder Barbosa, que se ressentiu da entorse no tornozelo esquerdo.

O central e o extremo juntam-se, assim, ao duo de castigados, Luís Aguiar e Alan, no lote de indisponíveis para o jogo frente aos insulares.

RECORD

JotaCC

Boletim Clínico

Quim

Sequelas de rotura total do tendão de Aquiles direito. O atleta cumpre programa de reabilitação.

Paulão

Traumatismo na coxa esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Hélder Barbosa

Sequelas de entorse traumática do tornozelo esquerdo. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Braga, 26 de Novembro de 2010

Mais se informa que semanalmente, à terça e sexta-feira, será publicado no sítio oficial do SC Braga o Boletim Clínico.

O Director Clínico do SC Braga


Drº João Pedro Araújo



SC Braga/AAUM defronta FC Foz em futsal

O SC Braga/AAUM futsal vai defrontar amanhã (sábado), dia 27/11/2010, às 16.00h, o FC Foz em jogo a contar para a 7ª jornada do Campeonato Nacional de Futsal da 2ª Divisão.

O jogo vai ser disputado no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Gualtar - Braga.

O SC Braga/AAUM nesta altura do campeonato encontra-se isolado em primeiro lugar, com 15 pontos, e vai tentar continuar na onda dos bons resultados desportivos que tem obtido com todo o mérito esta época.



Mapa de jogos do Dept. Futebol Formação – 27 e 28 de Novembro

A equipa de Juniores visita o Varzim SC, um reduto difícil, mas onde o SC Braga costuma obter bons resultados. A vitória na partida é um objectivo primordial, pois uma conjugação de resultados favorável, pode mesmo colocar a equipa no segundo lugar da tabela e simultaneamente reduzir distância para a liderança. Os Juvenis B deslocam-se a Bragança para defrontar a "besta negra" da primeira volta, já que os brigantinos foram a única equipa a vencer o SC Braga até ao momento. Os jovens Gverreiros do Minho orientados por Ricardo Cerqueira levam sete pontos de vantagem na bagagem sobre o segundo classificado, o que permite encarar o jogo com serenidade. Mas o destaque do fim-de-semana vai para o Campeonato Nacional de Iniciados com o embate entre os dois primeiros classificados da Série A. O líder invicto, o SC Braga, recebe o Varzim SC com três pontos a separar as duas equipas. A diferença pontual reside no triunfo na Póvoa de Varzim por 1-4 na primeira volta dos sensacionais Gverreiros do Minho. Os jogos para este fim-de-semana são os seguintes:

·         Juniores:        Varzim SC vs SCB    – Sábado às 15h00m, Estádio Municipal (à A28);

·         Juvenis A:      Bragança vs SCB      – Sábado às 15h00m;

·         Juvenis B:      Adiado;

·         Iniciados A:    SCB vs Varzim SC    – Domingo às 11h00m, Campo da Ponte;

·         Iniciados B:    SCB vs Moreirense   – Sábado às 18h15m, C. J. S. Paio d ´Arcos;

·         Iniciados C:    Operário vs SCB       – Sábado às 17h30m, C. J. Operário;

·         Infantis A:      SCB vs Stª Maria      – Domingo às 15h00m, C. J. S. Paio d´Arcos;

·         Infantis B:      SCB vs Andorinhas     – Sábado às 9h30m, C. J. S. Paio d´Arcos;

·         Infantis C:      SCB vs Oleiros          – Sábado às 11h00m, C. J. S. Paio d´Arcos;

·         Infantis D:      Ronfe vs SCB            – Domingo às 9h30m, C. J. S. Paio d´Arcos;

·         Benjamins A: SCB vs Prado               – Domingo às 9h30m, C. J. S. Paio d´Arcos;

·         Benjamins B: Palmeiras vs SCB          – Sábado às 11h00m, C. J. Palmeira;

·         Benjamins C: SCB vs Fradelos            – Domingo às 11h00m C. J. S. Paio d´Arcos.



S.C.BRAGA.PT

JotaCC

Champions: dois bracarenses na Equipa da Semana

Depois de ter integrado o «dream team» da quinta jornada da Liga dos Campeões, numa escolha da UEFA baseada no seu desempenho individual, Matheus carimbou a titularidade na Equipa da Semana, eleita por um painel constituído por adeptos e especialistas.

A novidade é que o brasileiro não é o único bracarense no onze ideal. O defesa-central Rodriguez também faz parte dos melhores da última ronda da Champions, tendo recebido 5,4 pontos na avaliação dos adeptos e 7,5 na dos especialistas. Quanto a Matheus, a sua exibição foi cotada em 5,3 pelos adeptos e 7 pontos por parte dos experts da UEFA.

A equipa da semana da 5.ª ronda da Champions é a seguinte:
Mandanda (Marselha); Daniel Alves (Barcelona), Kaboul (Tottenham), Alberto Rodriguez (Braga) e Jordi Alba (Valência); Menez (Roma), Cambiasso (Inter), Jadson (Shakhtar) e Valbuena (Marselha); Borriello (Roma) e Matheus (Braga).   


A BOLA