News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/11

Started by JotaCC, 25 de November de 2010, 07:32

Previous topic - Next topic

JotaCC

Moisés: "Tudo pode acontecer"



O triunfo histórico frente ao Arsenal mantém vivo o sonho do apuramento para os oitavos-de-final da 'Champions'. Confiança é a palavra de ordem entre os jogadores do Sp. Braga, que garantem lutar até ao fim pela presença inédita na próxima fase da Liga dos Campeões. O capitão Moisés revela que o objectivo é vencer na Ucrânia, o Shakhtar, na última ronda. Mesmo que a tarefa não se vislumbre fácil.
"Tudo pode acontecer na última jornada. Enquanto pudermos acreditar que é possível passar, vamos acreditar. Vamos fazer o nosso trabalho na Ucrânia com confiança e com os ouvidos em Londres. Primeiro vamos pensar em nós e tentar cumprir a nossa parte e, no final, esperar que tudo esteja a nos so favor para passarmos à próxima fase", revelou.
Para o 'xerife' a equipa teve uma "postura completamente diferente" no duelo com os ingleses: "a equipa defendeu em bloco. O sistema defensivo do Sp. Braga não é tão mau como se tem falado, mas também não é o melhor do mundo quando se ganha. Sabemos o nosso valor e vamos continuar a trabalhar".
Em fim de contrato e questionado sobre a renovação, Moisés é peremptório: "fui abordado no começo da época. O que posso dizer é que estou feliz em Braga. Às vezes pode falar-se que não quero renovar, não é isso. Temos que nos sentar para conversar, sempre agi desta forma, não é agora que vou ser diferente".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Melhor estreia com marca internacional

Só o apuramento para a fase seguinte tornaria a estreia na Liga dos Campeões perfeita, especialmente aos olhos de António Salvador e da SAD que dirige, uma vez que só os 16 classificados receberão mais 3,5 milhões de euros, no mínimo. Mas, no plano desportivo, Domingos Paciência e o grupo de jogadores que forma o plantel arsenalista podem estar bastante orgulhosos. Depois do inédito apuramento, nove pontos estão já conseguidos, pecúlio nunca atingido por um clube português em ano de estreia. O Sporting fez sete, Boavista, FC Porto e Benfica apenas cinco, sendo que os encarnados foram os primeiros a jogar uma fase de grupos (1991/92), embora nesse ano a denominação da prova ainda fosse Taça dos Campeões Europeus.

A marca europeia fica também bem vincada independentemente do que venha a acontecer em Donetsk. É que o Braga só é superado por oito estreantes anteriores. Deve-se referir que nestas contas se englobam apenas 12 edições de Liga dos Campeões, aquelas que se disputaram no modelo de 32 clubes, afinal aquele que permitiu um "boom" de equipas novas na maior prova de clubes da Europa.

Se vencerem na Ucrânia, na última jornada, os minhotos passam a ser o segundo melhor estreante de sempre na Champions, a par de Valência (1999/2000), Liverpool (2001/02), Bordéus (1999/2000)e Estugarda (2003/04) e só abaixo da Lázio, que em 1999/2000 só empatou dois jogos na fase de grupos (14 pontos) com dois jogadores lusos no plantel: Sérgio Conceição e... Fernando Couto. O actual manager arsenalista pode assim acumular primeiro e segundo lugares numa classificação virtual de estreantes - e em funções diferentes.

Estreantes portugueses

Época Clube Pontos

1991/92 Benfica 5

1992/93 FC Porto 5

1997/98 Sporting 7

1999/00 Boavista 5

2010/11 Braga 9*

*ainda não terminou

Melhores Estreantes época a época

Época Clube Pontos

1999/00 Lazio (Ita) 14

2000/01 Corunha (Esp) 10

2001/02 Liverpool(Ing) 12

2002/03 Basileia (Sui) 9

2003/04 Estugarda (Ale) 12

2005/06 Villareal (Esp) 10

2006/07 Copenhaga (Din) 7

2007/08 Slavia Praga (Che) 5

2008/09 Anorthosis (Chi) 6

2009/10 Unirea (Rom) 8

2010/11 BRAGA (POR) 9*

*ainda não terminou


Nove pontos apuram 43% dos participantes

Se ganhar ao Shakhtar por menos de quatro golos, o Braga não segue para os oitavos da Champions e será a primeira equipa a ficar de fora com 12 pontos. O cenário até nem é improvável, e só deixaria um amargo de boca maior depois de uma estreia desta grandeza. É que, na história da prova, houve equipas que até se apuraram com sete pontos, e 43% delas classificaram-se com nove ou menos. Este ano, isso também irá acontecer, mas não no grupo bracarense. Já na época passada o Braga fez 71 pontos no campeonato e não foi campeão...

Apurados com menos pontos do que o Braga

Época Clube (Pontos) Apuradas com 9 ou menos pontos

1999/00 Dínamo Kiev (7) 5 equipas

2000/01 Panathinaikos (8) 4 equipas

Galatasaray (8)

2001/02 Boavista (8) 3 equipas

2002/03 Lokomotiv Moscovo (7) 7 equipas

2003/04 Sparta Praga (8) 5 equipas

2004/05 FC Porto (8) 1 equipa

2005/06 Werder Bremen (7) 4 equipas

2006/07 Celtic (9) 2 equipas

Lille (9)

2007/08 Schalke 04 (8) 2 equipas

2008/09 Inter (8) 2 equipas

2009/10 AC Milan (9) 4 equipas

Inter (9)

Estugarda (9)


Curiosidades


Defesa limpa imagem | Depois de nove golos sofridos nas duas primeiras jornadas, o Braga não sofre há três jogos, série só igualada por Marselha, Rubin Kazan e Manchester. Os ingleses são uma excepção: ainda não foram batidos.

15º na geral | Se as 32 equipas transitassem para uma liga única com a pontuação até agora acumulada, o Braga seria 15º classificado, "ex aequo" pontualmente com o 11º, mas com desvantagem no goal average. Consequência ainda da hecatombe em Londres e, depois, dos 0-3 contra o Shakhtar.

12º no ranking | Depois de jogado o resto da jornada europeia da semana, o Braga situa-se no 12º lugar no ranking anual da UEFA. Ou seja, só 11 equipas (entre as quais Arsenal e Shakhtar) fizeram mais pontos para o ranking este ano. Com 11,720, o Braga está à frente de todas as outras equipas portuguesas e de alguns colossos do futebol mundial, como o AC Milan, segunda equipa com mais títulos europeus conquistados.

Ataque supervalorizado | Lima e Matheus, juntos, valem 71% dos golos da equipa e estiveram em cinco das seis vitórias da equipa na Champions. Fazem capas de jornais e despertam a curiosidade da Imprensa internacional. Esta dupla arrasa.

14 milhões a entrar
| Com esta vitória, o Braga já assegurou 11,6 milhões de euros, somadas que estão a eliminação do Celtic (2,1), a entrada na fase de grupos (7,1) e as três vitórias na fase regular (2,4). Falta a distribuição do "market pool" da UEFA, que dará ao Braga novo valor, ligeiramente superior a dois milhões de euros. Ao todo, são cerca de 14 milhões!

Equipa da semana | O mérito arsenalista como debutante tem sido devidamente destacado pela UEFA, que esta semana deve incluir Matheus na equipa ideal da jornada, à semelhança do que fez nas duas rondas anteriores, mas com Moisés. Um motivo de enorme orgulho e satisfação, numa valorização que dificultará a renovação de contrato com estes dois craques.

9 pontos já bastaram | Entre as equipas portuguesas que participaram na Liga dos Campeões, só o Sporting nunca beneficiou de uma situação em que menos de dez pontos chegaram para o apuramento. De resto, o FC Porto já seguiu em frente com sete (1993/94) e oito pontos (2004/05), o Benfica com oito (2005/06) e nove (1994/95), e o Boavista também com oito (2001/02).




Matheus à Messi no peso colectivo

Os seis golos de Matheus valem agora 43% dos 14 já marcados pelo Braga nesta caminhada europeia. Lima tem quatro, Alan, Paulo César, Elderson e Moisés um cada. Nesta edição da competição, o jogador pesa tanto no Braga como Mario Gomez, do Bayern de Munique, e quase tanto como Messi, que marcou os mesmos seis golos, mas num total de 12. Eto'o (7 em 12) e Ibrahimovic (4 em 7) são os jogadores mais preponderantes, ao serviço de Inter e Milan, respectivamente.

A cotação do jogador sobe em flecha a cada jornada que passa e abre portas que podem complicar a renovação de contrato. António Salvador já lhe propôs continuar no clube até 2014, mas ainda não houve acordo para a prolongação do vínculo, que termina em Junho de 2011.

A glória vivida no pós-Arsenal foi idêntica à sensação depois de ter sido decisivo em Sevilha, quando o Braga se apurou. Mais uma noite mal dormida, não só pela excitação; mais pela necessidade de atender todos os parentes e amigos que lhe quiseram dar os parabéns e de responder aos cerca de 40 SMS recebidas.

A primeira chamada recebida foi a dos pais (Áfia e Ailton), ainda estava no AXA. Seguiram-se os irmãos e vários amigos e companheiros de outrora. Em Chipre, Wender não perdeu pitada. Em França, Frechaut também vibrou com o êxito bracarense, e até Pitbull, com quem formou dupla mortífera em Setúbal, lhe ligou em estado de euforia.

Ofereceu jantar a Elton para "pagar" assistência

No final do jogo, Matheus saiu do AXA, em direcção a casa, na companhia de Elton, o compatriota que fez a brilhante assistência para o primeiro tento e que convidou, juntamente com as mulheres, para jantar e rever o jogo que gravara na televisão. Primeiro, contudo, viu os golos na internet, pois a ansiedade era grande. O jantar oferecido a Elton foi mais do que merecido, pois o passe do colega foi mais de meio golo. A noite decorreu com total tranquilidade, só interrompida pela filha, Yuki, a maior fã do seu trabalho e que vai ver todos os jogos que pode.

Segundo "português" a bisar contra ingleses

Já se disputaram 28 jogos entre equipas portuguesas e inglesas desde que a Taça dos Campeões passou a Liga com fase de grupos. Matheus foi o segundo "português" a bisar num jogo desta natureza. Antes, só McCarthy o tinha feito, no ano em que o FC Porto foi campeão europeu. O sul-africano marcou dois golos ao Manchester United nos oitavos-de-final, e desde então tinham passado sete anos sem que alguém repetisse o feito. Outro registo interessante tem a ver com os jogadores que conseguiram marcar, nesta prova, dois golos num só jogo ao Arsenal. Com Matheus, há agora oito que se podem gabar disso, sendo que um é o português Cristiano Ronaldo; Sibiersky, Andreas Andersson, Marcão, Carew, Pizarro e Ibrahimovic são os outros. Messi é que bate todos, pois, pelo Barcelona, marcou quatro na segunda mão dos quartos-de-final da época transacta.



Paulo César difícil

Paulo César continua a intensificar o programa de recuperação, mas não está num patamar que abra perspectivas optimistas à utilização contra o Nacional. O avançado brasileiro deve ter de esperar mais uma semana, o que não ajuda muito Domingos Paciência. É que Alan também está, por castigo, impedido de jogar.

Aguiar já faz sonhar

Luis Aguiar cumprirá suspensão no campeonato e na Champions e abre a porta a três outros médios. Madrid, Hugo Viana e Mossoró ficam a sonhar com uma vaga, que pode ter ocupantes diferentes contra o Nacional e, na Ucrânia, com o Shakhtar.

Nacional a um euro

Já estão à venda os bilhetes para a recepção ao Nacional. Mais uma vez, a estrutura arsenalista quase abre a porta aos sócios, uma vez que estes só terão de desembolsar um euro. Para o público em geral, o ingresso custa oito euros.


O JOGO

JotaCC

As incríveis contas de somar

A vitória histórica alcançada pelo Braga sobre o Arsenal chegou aos quatro cantos do planeta e trouxe à ribalta um herói universal - Matheus. Óptimo para o ego bracarense, excelente para reforçar o prestígio do emblema minhoto num mundo globalizado, a proeza teve também o mérito de adiar para a última jornada as contas do grupo H.

Já se sabe que a missão que o Braga tem pela frente é quase impossível. Anteontem, o quase foi a fronteira que forçou o Arsenal a fazer inversão de marcha e regressar a Londres sem visto para os oitavos de final da Champions.

Está... quase a acabar o suspense, 8 de Dezembro é dia de balanço mas já se lançam algumas contas. O Braga tem dar uma cabazada ao Shakhtar (4-0) ou esperar por um deslize do Arsenal frente ao Partizan para continuar na Champions.

A BOLA

JotaCC

Uma história sem moral
TERMINAR GRUPO COM 12 PONTOS PODE NÃO CHEGAR PARA APURAMENTO

Para somar mais 3 milhões de euros aos 11 milhões que já faturou na presente edição da Champions, o Sp. Braga não depende apenas de si mas terá de jogar nos limites para conseguir bilhete de passagem para a fase seguinte da competição. Caso o Arsenal consiga vencer o Partizan, equipa que marcou apenas um golo e sofreu dez na fase de grupos, os bracarenses precisam de vencer por mais de 3 bolas de diferença na Ucrânia.

Arsenal, Shakhtar e Sp. Braga podem acabar o grupo empatados com 12 pontos, e aí funcionará o sistema de desempate por esta ordem de prioridade: maior número de pontos nos jogos entre as equipas em questão e superior diferença de golos nos jogos disputados por essas equipas. Ora, se o Sp. Braga vencer o Shakhtar por 4-0, fica com um saldo de 6 golos marcados e 9 sofridos nesta poule de 3 equipas, contra 6 marcados e 10 sofridos pela equipa ucraniana, com o Arsenal a sair com um saldo positivo de 12 golos marcados e 5 sofridos.

Mas se porventura só vencer por 3-0 em Donetsk, aí entra o 4.º fator de desempate (diferença de golos nos jogos do grupo), com os bracarenses a terminarem com 8 marcados e 9 sofridos e os ucranianos com 10 marcados e 9 sofridos.

Domingos disse que a equipa esta época já marcou 4 golos em Sevilha e que por isso acredita no apuramento para os oitavos-de-final, mas não basta vencer na Ucrânia. É preciso golear. Caso contrário, o Sp. Braga será a primeira equipa da história da Champions, competição que neste formato se realiza desde a época de 92/93, a ser eliminada da fase de grupos com 12 pontos, escrevendo assim uma história um tanto imoral.

Nos registos da competição apenas há notícia de eliminações, nesta fase, de equipas com 10 pontos somados (Dínamo Kiev em 1999/2000, PSV em 2003/2004, Olympiacos em 2004/2005, e Werder Bremen em 2006/2007). Se o Grupo H terminar sem empates, será a terceira vez que tal acontece na Champions, depois das épocas de 96/97 e 97/98.

RECORD

JotaCC

«Champions» já rendeu 12 milhões ao Braga

O Sporting de Braga já amealhou mais de 12 milhões de euros com a participação na Liga dos Campeões, mais de dois terços do orçamento do clube para o futebol esta temporada. Com a vitória (2-0) sobre o Arsenal, os cofres bracarenses somam, só em prémios de jogos, 2,4 ME (a UEFA «paga» 800 mil euros por cada triunfo).
A este valor tem que acrescentar-se os 7,1 milhões pela passagem à fase de grupos depois da equipa orientada por Domingos Paciência ter ultrapassado duas pré-eliminatórias contra clubes teoricamente mais fortes: os escoceses do Celtic e os espanhóis do Sevilha.
O Sporting de Braga «engordou» ainda a sua conta bancária em cerca de 2,5 ME pela divisão com o Benfica do valor do «market pool» para Portugal, que engloba transmissões televisivas e publicidade estática.
Este bolo milionário não ficará por aqui porque tem a presença na Liga Europa já assegurada.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Sp. Braga: 'Carrasco' do Arsenal alvo de muita cobiça
França atrás de Matheus

Mónaco, Auxerre, Lille e Lens. São estes os clubes que têm seguido Matheus de perto e que preparam propostas para convencer o Sp. Braga a libertá-lo em Janeiro. O 'bis' do avançado ao Arsenal só veio aguçar o apetite dos franceses, pelo que os minhotos esperam um ataque em força na próxima janela de mercado.

Em final de contrato, Matheus não esconde dos colegas de equipa a vontade de aproveitar o brilho na Liga dos Campeões para dar o salto. O avançado não foi só o 'carrasco' do Arsenal, pois também marcou ao Celtic, ao Sevilha (duas vezes) e ao Partizan. Por outro lado, o Sp. Braga não quer desperdiçar a última oportunidade de fazer dinheiro, até porque Matheus, de 27 anos, não tem mostrado interesse em renovar pelos valores sugeridos pelo clube e detém 40 por cento do seu passe.

Depois de derrubar o Arsenal, Matheus admitiu que o seu futuro "está em suspenso". "Naturalmente que espero por propostas, tanto do Sp. Braga como de qualquer clube. Se a Europa está de olho em mim? Quando se faz um bom trabalho, os outros vêem", disse.

Ainda na ressaca do triunfo sobre o Arsenal, o Sp. Braga, que já ganhou 12 milhões de euros com a participação na Champions, começou ontem a preparar a recepção ao Nacional (domingo, 20h15, Sport TV1). Luís Aguiar e Alan falham o jogo por castigo, e Paulo César, a recuperar de uma lesão na coxa esquerda, está em dúvida.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Paulo César corre contra o tempo

Mantém-se a dúvida sobre a utilização de Paulo César no jogo de domingo, com o Nacional. Neste momento, o avançado corre contra o tempo, na tentativa de recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda, contraída frente ao Beira-Mar, na 10.ª jornada.

Domingos já tem o plano de ataque bem definido caso se confirme a indisponibilidade de Paulo César. Matheus, herói do jogo com o Arsenal, será utilizado a extremo-esquerdo, abrindo-se a possibilidade de Lima substituir o castigado Alan, na ala oposta. A confirmar-se este cenário, Elton poderá carimbar a titularidade frente ao Nacional, como referência ofensiva mais forte.

O Braga volta a treinar amanhã, à porta fechada, às 10 horas, nos relvados de apoio do Estádio Axa.

A BOLA

JotaCC

Matheus no «dream team» da Liga dos Campeões

Sem surpresa, Matheus faz parte do «dream team» da 5.ª jornada da Liga dos Campeões. Autor dos dois golos na sensacional vitória do Braga sobre o Arsenal, o brasileiro continua a recolher louros da sua grande exibição e recebeu nota 10 da UEFA (2 por ter jogado 90 minutos, 8 pelos golos apontados).

É a segunda vez consecutiva que um jogador do Braga entra na equipa da semana da Champions. Na ronda anterior foi Moisés quem mereceu a honra de estar entre os melhores da competição, depois de actuação irrepreensível frente ao Partizan.


A BOLA

Pé Ligeiro

SC Braga SAD certificada pela ISO 9001:2008

A Sporting Clube de Braga, SAD com o intuito de incrementar a sua eficiência de gestão e aumentar a qualidade dos serviços prestados aos sócios e adeptos do Sporting Clube de Braga, bem como aos demais visitantes, implementou na última temporada um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a ISO 9001:2008, que foi agora certificado.

No decurso deste processo foram melhorados procedimentos internos e implementadas novas metodologias, incluindo a auscultação da satisfação dos clientes durante os jogos.

A Sporting Clube de Braga, SAD recebeu este mês da entidade certificadora o comprovativo do cumprimento dos requisitos de gestão, tornando-se assim o único clube português a possuir a sua SAD certificada por esta norma internacional.

É objectivo da Sporting Clube de Braga, SAD continuar a apostar na melhoria organizacional e da satisfação dos seus stakeholders como pilares de gestão, que permita um desenvolvimento sustentável deste clube.

scbraga.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!