News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/11

Started by JotaCC, 22 de November de 2010, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Arsenal pela mão de José Antunes Guimarães



É uma alcunha que remonta ao ano de 1945. E teve a mão do então presidente José Antunes Guimarães. Em vésperas do duelo da Liga dos Campeões entre 'almas gémeas' - Arsenal de Braga e de Londres - o 'Correio do Minho' esteve à conversa com o filho do antigo presidente do clube, que explicou a origem da introdução dos equipamentos à Arsenal no Sp. Braga. Ao contrário do que já foi divulgado, José Guimarães defende que o apelido 'arsenalistas' não se deve ao treinador José Szabo, nos anos 30. Mas antes ao presidente da época - José Antunes Guimarães - "fervoroso adepto do Arsenal" e com ligações e negócios em Inglaterra.

"O Sp. Braga começou a usar nas reservas equipamentos à Arsenal, em 1945. Foi nessa altura que se mudaram os equipamentos à Benfica para o Arsenal. E a primeira equipa oficial a usar foi a que subiu à primeira divisão, em 1946/47. Com o meu pai na presidência", contou.

Lembrando que Szabo & ldquo;foi estagiar para Inglaterra em 1935, depois de ter ganho o campeonato pelo FC Porto", José Guimarães documentou-se para comprovar a teoria, ilustrada em diversas fotografias da época e nos jornais 'Correio do Minho' entre 1944 e 46.

"Andámos a estudar tudo. O Szabo fez a época 1936/37 em Braga e vai para o Sporting até 1945. Depois volta a Braga em 1950. Era impossível o Szabo ter alterado o equipamento, porque em 1936 vê-se nas fotografias que equipavam à Benfica. Algumas teses não têm pés nem cabeça. Ele não tem nada a ver com esta mudança de equipamentos e a alcunha de arsenalistas. O Sp. Braga começou a equipar-se à Arsenal em 1945, nas reservas, e depois na época 46/47 equipou sempre à Arsenal. Esta é a história que desafio alguém a contradizer", sublinhou.

Quanto ao duelo decisivo da 'Champions', José Guimarães não perde a esperança num triunfo minhoto: "vai ser difícil. Mas hipótese há sempre"


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Laboratório eficaz

O trabalho que Domingos Paciência tem desenvolvido dentro dos portões do Estádio AXA tem produzido alguns resultados positivos em matéria de golos. Basta analisar ao pormenor os 31 que o Braga contabiliza em todas as competições esta temporada e facilmente se chega à conclusão de que uma das maiores percentagens resulta de livres ou pontapés de canto, que nos tempos que correm é comum apelidarem-se de "lances de laboratório". Pois bem, as experiências realizadas nos treinos - não é à toa que são quase todos longe de olhares indiscretos - já resultaram em 12 remates certeiros, a maior parte dos quais na sequência de faltas cobradas nas proximidades da área adversária. De resto, foi desta forma que os arsenalistas abriram caminho aos dois triunfos alcançados até ao momento na fase de grupos da Liga dos Campeões, contra o Partizan. Lima marcou na Pedreira (num livre directo), Moisés em Belgrado (desviou de cabeça um livre de Luis Aguiar).

O campeonato é a prova na qual o Braga mais resultados positivos tem obtido nos lances de bola parada. Ao todo, foram seis os golos conseguidos, e dois deles revelaram-se cruciais para os arsenalistas darem a volta ao jogo contra o Olhanense (3-1). Luis Aguiar foi o obreiro de um deles, apontado por Mossoró, depois de os dois tentos alcançados contra o 1º de Dezembro, na Taça de Portugal, já terem tido o seu cunho pessoal. No entanto, o médio uruguaio não é o único especialista neste tipo de lances. Lima e Hugo Viana também não perdem uma chance para fazer a diferença.



Esperados mil ingleses

O cancelamento de voos da Ryanair para o Porto não deve impedir a presença de muitos adeptos do Arsenal em Braga, já que uma das alternativas passa por viajar até Vigo e realizar o resto do percurso de autocarro. Os gunners solicitaram mil bilhetes, e a expectativa entre os bracarenses é que os ingleses os vendam na totalidade.


Viktor Kassai no AXA


O húngaro Viktor Kassai, que marcou presença no Campeonato do Mundo deste ano, foi o árbitro nomeado pela UEFA para dirigir amanhã o Braga-Arsenal. Esta será a quarta vez que o juiz apitará um jogo de uma equipa portuguesa e, até agora, o saldo é agradável: uma vitória (Benfica) e dois empates (Portugal e Sporting).


Jonathan abordado

O Braga está interessado no espanhol Jonathan Aspas, antigo jogador do Celta de Vigo, Piacenza e Excelsior Mouscron. A notícia foi avançada pela rádio espanhola Cadena Ser. Jonathan, de 28 anos, joga preferencialmente pelas laterais, seja a defesa ou a extremo, e está actualmente sem clube devido à expulsão do Excelsior Mouscron do campeonato da Bélgica.


O JOGO


JotaCC

Arsenal só "chama" meia casa à Pedreira
15 MIL ADEPTOS É PERSPETIVA MAIS OTIMISTA
   

O Estádio Axa vai ter amanhã à noite uma moldura humana na ordem dos 15 mil adeptos, na perspetiva mais otimista. É a confirmação de que nem o nome do Arsenal, um dos mais sonantes a jogar em Braga desde que o novo palco foi construído, consegue esbater hábitos antigos e realidades distintas.

O esforço da SAD no sentido de dar outro colorido ao estádio nos três jogos caseiros da milionária Champions acaba por não ter grande correspondência, apesar da venda de cerca de 5 mil packs com os três ingressos incluídos. Ou seja, esses estão garantidos e ainda há a possibilidade de os sócios levarem um acompanhante, para este jogo, por 20 euros. A procura tem sido a habitual, mas sabe-se que a véspera do jogo costuma ser a bússola que determina um número mais concreto. Por muito que o dia de hoje traga novidades neste sentido, dificilmente o Arsenal vai "bater" o Sevilha em termos de lotação.

Nos quatro jogos europeus já realizados esta época no Axa, de resto, os nomes são de adversários de respeito, mas a média é de 13.119 adeptos. Curioso é que os dois jogos da Champions tiveram ainda menos público do que com Celtic e Sevilha.


RECORD

JotaCC

Lima é o "jackpot" do Braga

O avançado brasileiro custou só 250 mil euros. E os seus golos já renderam 7,9 milhões!

Titular em todos os jogos do Campeonato, Lima revela uma faceta completamente distinta na Champions: é o futebolista que mais vezes salta do banco no palco milionário, a arma de eleição de Domingos para criar no adversário um efeito surpresa que abra ao Braga o caminho para a área contrária.

O melhor exemplo do sucesso desta estratégia aconteceu à porta da entrada na fase de grupos, em Sevilha, quando entrou de pé quente e assinou em apenas 35 minutos um hat-trick, numa exibição demolidora que tão cedo não será esquecida na capital da Andaluzia.

Em pouco mais de meia hora, o reforço que custou aos cofres do clube cerca de 250 mil euros deu a ganhar ao Braga 7,1 milhões de euros. Num jogo, Lima pagou-se a si próprio e pagou outros 28 Limas que o Braga quisesse comprar no futuro.

O atacante não se limita a viver dos juros dessa extraordinária proeza no play-off. Num dos dois jogos em que foi titular na caminhada da equipa na Liga dos Campeões, frente ao Partizan, abriu a porta para a primeira vitória no grupo H. Mais 800 mil euros a forrar os cofres do Braga. É sempre a somar... Revelador de uma forma de estar muito especial no futebol é o facto de Lima dar tudo o que tem, independentemente de ser titular ou suplente utilizado, como tem acontecido com frequência na Liga dos Campeões.


A BOLA

JotaCC

Wenger dá-se mal em Portugal

Desde que chegou ao Arsenal, Arsène Wenger conquistou títulos e honrarias, os favores do público e da crítica mas há uma meta que o treinador dos gunners procura atingir nesta passagem de 14 anos pelo clube londrino. Wenger ainda não estendeu o seu reinado a Portugal, nunca ganhou por cá - bem como próprio Arsenal, que soma três empates e duas derrotas com Sporting, Benfica e FC Porto.

Wenger realiza amanhã o quinto jogo frente a clubes portuguesas e a dificuldade de expressão que as suas equipas encontram vão para além da fase mais dourada do Arsenal, estendem-se ao início da sua carreira.

Quando ainda procurava consolidar a sua presença no panorama internacional e treinava o AS Mónaco, Wenger teve uma passagem quase despercebida por Lisboa, onde cedeu um empate (1-1) frente ao Belenenses, para a Taça das Taças. Estávamos na temporada 1989/90, Wenger teria 40 aninhos e começava a apalpar terreno antes de se transformar no mestre que hoje é, ainda que começassem a aparecer sinais de que iria ser grande quando duas épocas antes vencera o título francês. Foi, na verdade, o primeiro grande acontecimento da sua carreira, marcada depois por sucessivas conquistas... mesmo no Japão, por onde passou antes de chegar a Londres.

A dificuldade que o Arsenal de Wenger tem em jogar contra equipas portuguesas em Portugal é uma realidade absoluta ainda que as visitas dos clubes nacionais a Londres para defrontar os vermelhos apresentem uma realidade penosa, uma vez que apenas o Benfica ganhou lá (3-1).


A BOLA

JotaCC

Sp. Braga só pensa no Arsenal

O Sp. Braga quer voltar a ganhar na Europa, desta vez frente ao Arsenal.

A equipa de futebol do Sp. Braga treina, esta tarde, no estádio Axa, de forma a limar as arestas da sua estratégia para o jogo desta terça feira frente ao Arsenal, a contar para a 5.ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões.

Na recordação de alguns adeptos estará ainda a goleada sofrida pelos minhotos no jogo da 1.ª volta, em Londres, por 0-6.

A equipa de Domingos Paciência procura a desforra e cimentar uma posição capaz de a levar ao apuramento para os oitavos de final da competição.

Paulo César é uma das ausências anunciadas. Elton espreita uma oportunidade. Para desfazer dúvidas ou não, a partir das 16h30 o treinador Domingos paciência faz a projecção do jogo com o Arsenal.

A equipa inglesa deverá chegar à cidade do Porto por volta das 17h00.


O árbitro húngaro Viktor Kassai dirige o encontro entre o Sporting Braga e os ingleses do Arsenal. Viktor Kassai, um dos árbitros "semi-finalistas" do Mundial2010 -- esteve no Alemanha-Espanha -, já dirigiu esta época três jogos da "Champions" (um no "play-off" e dois na fase de grupos), mas nenhum deles com equipas portuguesas.

O outro jogo do grupo H, que opõe os sérvios do Partizan aos ucranianos do Shakhtar Donetsk, será dirigido pelo belga Frank De Bleeckere.

O Arsenal lidera o grupo, com os mesmos nove pontos do Shakhtar (segundo), o Sporting de Braga é terceiro, com seis pontos, e já garantiu, pelo menos, um lugar na Liga Europa, e o Partizan quarto, sem qualquer ponto.


RTP

Bruno3429

Grandes já conhecem adversários
Por Paulo Montes

Já são conhecidos os quatro grupos que vão lutar pela conquista da Taça da Liga. Nesta fase já entram os seis primeiros classificados da última época, com destaque para o grupo C, no qual o SC Braga terá de medir forças com o V. Guimarães, em mais um escaldante duelo do Minho.

São estes os quatro grupos:
Grupo A
FC Porto
Ñacional
Beira-Mar
Gil Vicente

Grupo B
Benfica
Marítimo
Olhanense
Desportivo das Aves

Grupo C
SC Braga

V. Guimarães
Paços de Ferreira
Arouca

Grupo D
Sporting
Naval
Penafiel
Estoril

Recorde-se que cada clube realiza três jogos e o primeiro classificado de cada grupo será qualificado para as meias-finais da competição. As meias-finais já estão sorteadas e caso se apurem Benfica e Sporting defrontam-se nessa fase.


A Bola

Bruno3429

Arouca: Henrique Nunes e a curiosidade de defrontar SC Braga e V. Guimarães
Por Redacção

«Para o nosso primeiro ano já fomos longe de mais», começa por comentar o treinador Henrique Nunes a propósito do trajecto do Arouca esta temporada, que, recorde-se, está na discussão pela subida na Liga de Honra e incluído no grupo dos 16 melhores da Taça da Liga.

«Gostaria de apanhar um nome mais sonante, um grande, apesar de SC Braga e V. Guimarães, serem clubes muito importantes», afirma Henrique Nunes, que aponta para a peculiaridade do grupo, com quatro clubes da mesma zona geográfica: «É um grupo com distâncias diminutas e por um lado isso é bom. As nossas possibilidades são limitadíssimas, mas é um orgulho enorme estar nesta fase.»

A Bola

Bruno3429

Taça da Liga: Sp. Braga-V. Guimarães a abrir, veja o sorteio
Definidos os grupos para a fase final

Por Redacção com Nuno Dantas

A fase final da Taça da Liga terá um Sp. Braga-V. Guimarães logo a abrir, segundo ditou o sorteio realizado nesta segunda-feira.

O F.C. Porto calhou no Grupo A, com Nacional, Beira Mar e Gil Vicente, enquanto o Benfica, detentor do troféu, terá pela frente Marítimo, Olhanense e D. Aves. No Grupo C estão Sp. Braga, V. Guimarães, P. Ferreira e Arouca, no Grupo D Sporting, Naval, Penafiel e Estoril.

Os encontros começam a disputar-se a 2 de Janeiro, sendo que o primeiro confronto coloca o primeiro de cada grupo frente ao segundo. Teremos, portanto, um Sp. Braga-V. Guimarães logo a abrir. As quatro primeiras equipas de cada grupo jogam dois encontros em casa e um fora.

Confira os grupos

Grupo A

F.C. Porto
Nacional
Beira Mar
Gil Vicente

Grupo B

Benfica
Marítimo
Olhanense
D. Aves

Grupo C

Sp. Braga
V. Guimarães
P. Ferreira
Arouca

Grupo D

Sporting
Naval
Penafiel
Estoril

Maisfutebol

Bruno3429

Arsenal: Arshavin e Van Persie falham Braga
Por Redacção

O Arsenal vai apresentar-se esta terça-feira em Braga sem duas das suas principais figuras, o russo Arshavin e o holandês Van Persie.

Apesar do Arsenal ainda não ter o apuramento para os oitavos-de-final assegurado, Arsène Wenger preferiu dar descanso aos dois avançados, deixando-os de fora da convocatória para o encontro com os bracarenses.

O defesa francês Gael Clichy, que cumpriu os 90 minutos no jogo do passado sábado frente ao Tottenham (derrota por 2-3), também não viaja para Braga, mas devido a lesão, assim como acontece com Manuel Almunia, Abou Diaby, Thomas Vermaelen.


«Estamos focados em conseguir o apuramento» - Rodriguez
Por Augusto Bernardino

O defesa peruano garante que a goleada sofrida em Londres já faz parte do passado, pelo que a equipa vai agora receber o Arsenal com o objectivo de vencer, de forma a conseguir o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

«Não pensamos no resultado do primeiro jogo. Estamos, isso sim, focados em conseguir o apuramento para a fase seguinte», afirmou Rodriguez, que falava ao lado do técnico Domingos Paciência na conferência de imprensa de lançamento do jogo desta terça-feira.

O defesa peruano reconhece que a equipa terá pela frente «um jogo muito complicado», mas assim antevê que aconteça para o lado do Arsenal. «Eles vêm para complicar o nosso trabalho, por isso será certamente um jogo complicado, mas para as duas equipas», disse, deixando ainda a "receita": «Só devemos pensar naquilo que podemos fazer, ou seja, em fazer o nosso trabalho e jogar o nosso futebol.»

A Bola

JotaCC

Domingos Paciência vê porta para os oitavos-de-final

Domingos Paciência já esqueceu a goleada de Londres e classificou o encontro de amanhã com o Arsenal como um «jogo diferente de todos os outros».

O jogo representa uma oportunidade histórica para o SC Braga se apurar para os oitavos-de-final da Champions. Algo que anima o treinador.

«Já conseguimos pelo menos aquilo que era o grande objectivo quando iniciámos esta fase de grupos, que era no mínimo entrar na liga Europa. Isso está conseguido. Agora, a partir do momento em que há mais dois jogos e mais seis pontos para disputar, vamos acreditar que tudo é possível, o que passa pelo jogo de amanhã, que representa uma porta aberta.»

Este é um grupo que ainda não está decidido... «Ninguém previa que o Arsenal, como favorito, nesta altura ainda não tivesse a qualificação garantida, mesmo sendo uma equipa que marca a diferença, sendo a mais concretizadora da prova, com uma percentagem de eficácia muito grande. É possível ganhar ao Arsenal e vamos trabalhar para isso».


A BOLA

JotaCC

Rodríguez: «Temos de ganhar»
central bracarense acredita no "fator casa"
   

Rodríguez, central do Sp. Braga, quer uma vitória frente ao Arsenal, em encontro da 5.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O jogador sabe que a tarefa é complicada, mas diz que a jogar em casa, a turma de Domingos, tem de ganhar.

"É importante para a história do clube. Queremos seguir em frente na prova. Será um jogo difícil, mas temos de ter em conta que jogámos em casa, perante o nosso público, e temos de ganhar", disse na conferência de imprensa de antevisão ao embate com o Arsenal, marcado para terça-feira às 19H45 no Estádio Axa.


Domingos: «É possível ganhar ao Arsenal»
técnico apostado em "fazer história"

O técnico do Sp. Braga está consciente das dificuldades que o Arsenal pode causar aos bracarenses na 3.ª feira, em encontro a contar para 5.ª jornada da Champions. No entanto, Domingos está apostado em fazer história e garante que os seus jogadores vão trabalhar "no limite" para tentar vencer a equipa londrina.

"Sabemos que é um jogo diferente de todos os outros. É a primeira vez que o clube vai defrontar o Arsenal aqui em Braga. É uma oportunidade única para toda a gente: clube, jogadores e para mim..." começou por dizer na conferência de imprensa de antevisão do embate frente aos gunners.

"Toda a gente conhece o Arsenal. É a equipa mais realizadora e com mais eficácia na prova. Esperamos ser felizes e conseguir um resultado para a história deste clube. É possível ganhar e vamos trabalhar no limite", explicou Domingos Paciência.

Liga Europa está garantida

O objetivo mínimo era continuar nas provas europeias [Liga Europa] e isso já está garantido, mas ainda é possível mais qualquer coisa e o grupo ainda não está decidido", finalizou o técnico dos bracarenses.

O Sp. Braga recebe o Arsenal no Estádio Axa, em encontro a contar para a 5.ª jornada da Liga dos Campeões. O apito inicial está marcado para as 19H45.


RECORD

JotaCC

19 CONVOCADOS PARA RECEPÇÃO AO ARSENAL

O treinador do SC Braga, Domingos Paciencia, convocou 19 jogadores para o jogo com o Arsenal (terça-feira, dia 23 de Novembro, ás 19h45, no Estadio AXA) a contar para a 5º jornada do Grupo H da Liga dos Campeões.

A lista de Gverreiros do Minho convocados é a seguinte: Artur, Felipe, Sílvio, Miguel Garcia, Rodriguez, Moisés, Aníbal, Léo Fortunato, Elderson, Vandinho, Andrés Madrid, Salino, Luís Aguiar, Hugo Viana, Mossoró, Alan, Matheus, Lima e Elton.

S.C.BRAGA.PT

JotaCC

Domingos crente numa vitória frente ao Arsenal

O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, em conferência de imprensa de antevisão ao jogo diante do Arsenal, considera que a sua equipa tem hipóteses de atingir os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, mas que para isso tem de ganhar amanhã.

"Já conseguimos pelo menos aquilo que era o grande objectivo quando iniciámos esta fase de grupos, que era no mínimo entrar na liga Europa. Isso está conseguido. Agora, a partir do momento em que há mais dois jogos e mais seis pontos para disputar, vamos acreditar que tudo é possível, o que passa pelo jogo de amanhã, que representa uma porta aberta."

Domingos Paciência assegura que nada está ainda decido no grupo. "Ninguém previa que o Arsenal, como favorito, nesta altura ainda não tivesse a qualificação garantida, mesmo sendo uma equipa que marca a diferença, sendo a mais concretizadora da prova, com uma percentagem de eficácia muito grande. É possível ganhar ao Arsenal e vamos trabalhar para isso".

O técnico bracarense caracteriza este jogo como diferente dos outros pois o Braga joga em casa o que pode galvanizar os jogadores, mas avisa que os "gunners" são uma equipa terrivelmente concretizadora na Liga dos Campeões.

"Sabemos das dificuldades que vamos ter pela frente, a equipa mais concretizadora da Liga dos Campeões, mas são 90 minutos e podemos aproveitar esta oportunidade".


O JOGO

Bruno3429

Sp. Braga-Arsenal (antevisão): manter a tradição e alimentar o sonho
Londrinos nunca venceram em Portugal

Por João Tiago Figueiredo

O sonho do Sp. Braga vai ser testado, definitivamente, num duelo de «Arsenais». O minhoto, naturalmente o parente pobre, quer ofuscar o gigante londrino, inspirador maior do manto que ainda hoje veste os «Guerreiros» de Domingos. Sp. Braga e Arsenal entram em campo, esta terça-feira (19h45) com o mesmo objectivo: o apuramento para os oitavos-de-final da Champions.

Mas, obviamente, as diferenças são mais que muitas. Em Londres não se admite outro cenário que não uma passagem para a próxima fase. Parece ser apenas uma questão de tempo até o passaporte ser carimbado e, também por isso, Arsene Wenger deve poupar algumas das estrelas ao esforço extra que um Sp. Braga aguerrido pode trazer. Porque no Minho luta-se em nome de um sonho. Um projecto que começou a nascer na histórica noite de Sevilha, alicerçou-se na dupla jornada com o Partizan e quer ganhar asas com o «monstro» de Londres.

Domingos tem a consciência que há nova oportunidade de fazer história. A campanha europeia desta temporada já será para sempre lembrada. Um triunfo sobre o Arsenal poderia eternizá-la.

Na guerra de «Arsenais» ninguém ousa contestar o maior poderio da equipa de Wenger. Para o Sp. Braga será como combater um tanque de arco e flecha. Será preciso uma mestria que os bracarenses parecem ter esquecido algures na Andaluzia e que, talvez por isso, já levou a que a equipa já tenha somado mais desaires esta época do que em toda a temporada anterior. Ainda assim, é de prever que a artilharia londrina não seja a mais exuberante. Arshavin e Van Persie ficaram em Londres por opção. Chamakh, Nasri e até o capitão Fabregas devem ser poupados no início do jogo.

A jogar a favor do Sp. Braga há, também, a tradição. O Arsenal nunca venceu em Portugal e perdeu as duas últimas deslocações, sempre a casa do F.C. Porto. Os minhotos, em 2008, bateram o Portsmouth na última recepção a uma equipa inglesa. Luís Aguiar e Alan marcaram nesse jogo e podem repeti-lo já na terça-feira.

E se o Sp. Braga perder? A consolação Liga Europa está conseguida, mas uma derrota com o Arsenal pode não ser o fim do sonho. Se o Shakthar perder em Belgrado, ficará uma réstia de esperança para a última jornada. E a equipa de Domingos já deu provas aos seus adeptos de que sonhar não faz mal nenhum...

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Felipe; Sílvio, Alberto Rodríguez, Moisés e Elderson; Vandinho, Salino e Luís Aguiar; Matheus, Alan e Lima.

Outros convocados: Artur, Aníbal, Léo Fortunato, Miguel Garcia, Madrid, Mossoró, Hugo Viana e Elton

ARSENAL: Fabianski; Eboue, Koscielny, Djourou, Gibbs; Song e Denilson; Walcott, Wilshere e Rosicky; Bendtner

Outros convocados: Szczesny, Sagna, Squillaci, Nasri, Fabregas, Carlos Vela e Chamakh

Maisfutebol