News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/11

Started by JotaCC, 19 de November de 2010, 07:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Recuperar avançado para a 'Champions'


É a prioridade do departamento médico. De olhos postos no desafio da 'Champions' com o Arsenal - agendado para a próxima terça-feira - Paulo César é agora a maior preocupação do Sp. Braga. Depois da boa notícia de Mossoró ter sido reintegrado a cem por cento, após ausência devido a uma amigdalite, o panorama clínico melhora a cada dia que passa, estando as atenções agora centradas em recuperar Paulo César para o importante desafio da Liga dos Campeões.

Habitual titular de Domingos Paciência na ala esquerda, o avançado beneficiou do facto de o jogo com o Benfica (inicialmente em agenda para amanhã) ter sido adiado para Dezembro e, mesmo mantendo-se a dúvida sobre a disponibilidade de o brasileiro entrar nas contas do técnico - já que o grupo continua a preparar a recepção aos ingleses à porta fechada - Paulo César acelerou na recuperação à lesão muscular e, até terça-feira, o cenário é favorável.
Para hoje está agendada nova sessão de trabalho do plantel arsenalista, às 10 horas, novamente longe dos olhares de adeptos e comunicação social.



ABC: Confiança a nível interno e desconfiança para fora

O ABC é uma equipa com pergaminhos no andebol europeu, logo apresenta-se em Kragujevac, na Sérvia, com um estatuto de confiança para fazer frente ao adversário na Taça Challenge. O Radnicki, por seu turno, é um debutante nestas andanças e pouco se sabe da equipa sérvia, a não ser um quinto lugar conquistado na época passada que lhe garantiu a presença nas provas internacionais.

Daí, é com alguma desconfiança que a comitiva do ABC partiu para esta 'missão', a fim de disputar uma jornada dupla (hoje e amanhã) na Taça Challenge. "Sabemos pouco sobre esta equipa adversária. O primeiro jogo será fundamental para ficarmos a conhecer aqueles que serão os pontos fortes e os pontos mais fracos desta equipa sérvia", acautelou Jorge Rito na abordagem ao jogo de hoje. "Temos de começar por fazer um jogo muito cauteloso e atentos, porque entramos para esta eliminatória praticamente a zero sobre o adversário", vincou o treinador bracarense.

Existe, contudo, a plena convicção no potencial do conjunto minhoto. E como sempre o lema é ganhar. "A equipa do ABC está confiante e sabe o que deve fazer para passar a eliminatória, mas quando não se conhece em profundidade o adversário é natural que exista alguma insegurança pela parte dos jogadores", reforçou Jorge Rito. E em jeito de alerta, basta recordar alguns jogos do campeonato nacional que se tornaram mais complicados do que o esperado. "Não acredito, aliás, que esta equipa sérvia seja mais fraca do que qualquer adversário que defrontamos no campeonato português", apontou Jorge Rito.

A única certeza no discurso do treinador é que "não existem jogos fáceis". Mas a vontade e ambição incutida neste grupo não tem limites. Como tal, quem sabe se em Kragujevac não é o início de uma escalada europeia. A presença do ABC na Taça Challenge alimenta a esperança e um sonho, ou seja, erguer um troféu internacional. Sim é possível, admite Jorge Rito. "Pelo conhecimento que temos desta competição, acho que podemos chegar longe, mas depende de várias circunstâncias. Neste momento não temos a equipa completa, mas este troféu está ao alcance de qualquer uma das três equipas portuguesas (ABC, Benfica e Sporting), já não diria o mesmo se falasse da Taça EHF ou Taça dos Campeões.

Luís Teles recandidata-se para o próximo mandato

O impasse directivo à volta da SAD do ABC chega ao fim. Na próxima segunda-feira realiza-se uma Assembleia Geral, onde Luís Teles será reeleito para um mandato de mais três anos, apurou o 'Correio do Minho'.

Depois da jornada europeia na Sérvia, portanto, as atenções do ABC centram-se na assembleia geral da segunda-feira para definir as linhas mestras para o futuro. O rigor e contenção ao nível financeiro continua a ser a grande bandeira de Luís Teles, assim como uma filosofia assente na elevada capacidade do clube em formar atletas. Luís Teles não desarma ainda da convicção que mantém em relação ao plantel sénior.

"O ABC tem de fazer um esforço para aguentar uma equipa competitiva, dentro das suas possibilidades, e manter-se no patamar da modalidade a nível nacional", confirmou ao 'Correio do Minho'. Luís Teles está na presidência do ABC há quase sete anos, e o mandato terminou no mês passado. Realizou-se uma assembleia geral, de onde não surtiu fumo branco dado a inexistência de listas. Luís Teles chegou a apelar para o aparecimento de novas caras, mas certo é continuará a gerir os destinos do ABC.

Aqui está o resultado da 'Escola de Campeões'

O trabalho levado a efeito no ABC sempre foi levado muito a sério. E os resultados estão à vista. Nuno Rebelo e João Rodrigues, ambos de 18 anos, ainda juniores, estreiam-se em jogos de cariz internacional no clube bracarense. São mais duas promessas a ter em conta, fruto da "Escola de Campeões", o projecto que eleva o ABC de Braga como a melhor escola de andebol em Portugal.

O pivot João Rodrigues é o caso paradigmático. "O ABC é a melhor escola do país e a prova disso é que vim para este clube há quatro anos e cheguei onde cheguei fruto do trabalho que se faz neste clube, com bons treinadores", apontou. João Rodrigues é uma das novidades de Jorge Rito para o jogo da Taça Challenge e ficou a saber dessa possibilidade "quando me pediram para tirar o passaporte", confessou, suspeitando que a oportunidade ia chegar.

Nuno Rebelo, lateral-direito, também confessou que "não estava à espera de ser chamado tão cedo" mas agora quer "aproveitar a oportunidade e, se o professor entender, jogar alguns minutos".
Há sete anos ligado à formação do ABC, Nuno Rebelo conta com 18 internacionalizações em sub-18.

O próximo passo é afirmar-se na equipa principal. "Penso que esta é uma oportunidade para agora mostrar o trabalho que tenho feito. Estamos num grupo muito bom, onde os jogadores mais experientes ajudam quer fora de campo como no próprio jogo", salientou Nuno Rebelo, atleta do ABC.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Uma equipa com duas caras

O Braga já ganhou mais vezes na Liga dos Campeões do que no Campeonato Nacional. Em menos jogos e com adversários mais fortes, genericamente, a resposta da equipa tem sido incomparável com a do campeonato. Tanto que já venceu mais vezes e em menos jogos. Em Sevilha e em casa do Partizan, fê-lo mesmo com um brilhantismo único e bem distinto do mostrado nos jogos fora de casa no campeonato: dois empates e quatro derrotas. Uma equipa com duas caras, idêntica às de Jorge Jesus, Jorge Costa e Carlos Carvalhal, igualmente montadas com altos objectivos internos, mas que brilharam mais na UEFA.

O denominador comum pode não ser uma coincidência. Analisando a fundo as oito temporadas de António Salvador, é fácil constatar que os quatro melhores arranques aconteceram quando a equipa ficou desprovida de competição externa. No primeiro ano completo de Jesualdo Ferreira, o Braga nem sequer disputava as competições europeias. Nas temporadas seguintes foi afastado logo na eliminatória de acesso à fase de grupos da extinta Taça UEFA. Seguiram-se três anos irregulares e muito parecidos com o cenário actual. Carlos Carvalhal, Jorge Costa e Jorge Jesus tiveram nas mãos batalhas europeias épicas no contexto arsenalista. O primeiro estreou a fase de grupos da Taça UEFA, o segundo repetiu a entrada, e o actual treinador do Benfica conquistou a Intertoto na mais longa caminhada europeia de sempre do clube. Nenhum começou bem a Liga, e os dois primeiros até deixaram o cargo. Curiosamente, só Jesus se conseguiu endireitar antes de a equipa ser afastada das provas europeias.

Domingos Paciência foi logo eliminada pelo Elfsborg na época transacta e só competiu no plano interno, o que lhe conferiu tempo para preparar os jogos ao pormenor e recuperar jogadores do cansaço. Fez o melhor campeonato da história! Agora vive o drama de alguns dos seus antecessores, com uma agravante: a Champions é ainda mais exigente do que a Liga Europa. A resposta está a ser cabal e, contra o Arsenal, pede-se então a exibição da melhor faceta.



Números provam imagem que só Arsenal contraria

A análise numérica comprova a existência de dois Bragas. O da Liga dos Campeões ganha mais vezes e consegue fazê-lo fora de casa, em ambientes terríveis (Sevilha e Partizan). O Braga do campeonato só empatou dois dos seis jogos como visitante e, apesar de ter sofrido menos golos, só conseguiu ficar com a baliza inviolada em dois dos 11 jogos disputados; o Braga europeu já o conseguiu em quatro ocasiões e, não fosse o Arsenal, até nisso era melhor. Até nos cartões a diferença se nota. O de Portugal é mais duro: 26 contra 16.



Futuro do núcleo central nas mãos do presidente

Se for adepto do Braga, aproveite bem esta temporada, porque pode ser a última que vê Moisés, Rodriguez, Paulão e Léo Fortunato juntos na equipa. É que os quatro centrais mais utilizados por Domingos Paciência - Aníbal só fez um jogo - estão em final de contrato e ainda não chegaram a um acordo para a renovação. Uma situação que será algo complicada de gerir, até porque três deles - a situação de Léo Fortunato é diferente - podem assinar um pré-acordo com outro clube já a partir de Janeiro, impedindo os arsenalistas de recuperarem algum do investimento financeiro realizado. O caso está entregue a António Salvador, que nos últimos tempos esteve a tratar de assuntos relacionados com a sua recandidatura à presidência do clube, e da sua capacidade negocial depende o sucesso ou insucesso das operações, que arrancaram no momento em que a equipa garantiu a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os alvos prioritários do Braga estão bem definidos: Moisés e Rodriguez. Os dois jogadores têm sido indiscutíveis desde os tempos de Jorge Jesus - só mesmo as lesões, que têm sido algumas, no caso do peruano, os fazem saltar fora do onze - e aqueles cujo rendimento tem despertado algum interesse além-fronteiras. Por isso foram ambos alvo de uma abordagem por parte dos responsáveis arsenalistas há sensivelmente dois meses. A resposta, porém, foi negativa, obrigando os bracarenses a subirem a parada, até porque, no caso do Xerife, alguns clubes já se estão a preparar para avançar em força para a sua contratação, tal como O JOGO deu conta na sua edição de ontem.

Num patamar diferente surge Paulão, que durante a pré-temporada tentou deixar Braga, muito por culpa das poucas oportunidades que recebeu. O Wisla Cracóvia prometeu-lhe mais minutos, mas o central brasileiro resgatado no começo da época transacta à Naval acabou por ficar a pedido de Domingos Paciência, embora a situação não tenha sofrido grandes alterações. A sua utilização, apesar de sempre ter respondido de forma positiva, resume-se aos jogos em que um dos habituais titulares esteve lesionado ou ao embate da Taça de Portugal, contra o 1º de Dezembro, no qual fez dupla com Léo Fortunato, outro central com futuro indefinido. É que o ex-Cruzeiro encontra-se nos guerreiros do Minho por empréstimo e, se até Maio não conseguir convencer o técnico, regressará ao Brasil.


George Lucas regressa ao Brasil em Janeiro

A porta de regresso ao Brasil está aberta para George Lucas. O lateral nunca contou para Domingos Paciência - a prova disso foi a sua não-inscrição em qualquer prova disputada pelo Braga - e, por isso, o seu representante tem intensificado os contactos junto de clubes do Brasileirão para o receber. Aliás, Vágner Cruz revelou a O JOGO que em breve viajará até à Cidade dos Arcebispos para resolver o caso do brasileiro ex-Santos. "Ele [George Lucas] está chateado com a situação, mas tranquilo, porque tem 80 por cento de hipóteses de voltar ao Brasil", garantiu o agente, igualmente desiludido com a forma como Lucas tem sido tratado. "Nas próximas semanas espero dar um pulo a Portugal para falar com o presidente Salvador, mas nunca mais farei negócios com o clube", rematou.



Salino e Madrid lutam pelo onze

Leandro Salino ou Madrid. Um deles será titular contra o Arsenal para completar o tridente do meio-campo que tem em Vandinho e Luis Aguiar membros certos. Salino jogou muito bem contra o Guimarães e é favorito, até porque é mais multifacetado do que Madrid e, com ele, Domingos Paciência pode esticar ou encolher o jogo sem ter de proceder a alterações. Mas Madrid tem sido opção regular na Champions para ajudar a construir um muro defensivo mais forte ao lado de Vandinho.



Paulo César continua a treinar à parte

Por muita vontade que Paulo César tenha de defrontar o Arsenal na terça-feira, a sua chamada para o encontro da quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões ainda não é certa. Embora os responsáveis clínicos dos arsenalistas tudo venham fazendo para o colocar à disposição de Domingos Paciência, o extremo continua a treinar de forma limitada devido a um problema muscular que lhe foi diagnosticado após a recepção ao Beira-Mar. Se não recuperar, o lugar no lado esquerdo do ataque continuará a ser ocupado por Matheus.


O JOGO

JotaCC

Física e Braga lutam pelos oitavos-de-final

Para além da Liga Europeia, arranca ainda a Taça CERS. Já amanhã a Física joga em França com o Quevert e o HC Braga SAD recebe o Middlesbrough. Oliveirense e Benfica estão isentos da pré-eliminatória, pelo que iniciam a época nos oitavos-de-final, com a 1ª mão agendada para 22 de Janeiro. Na pré-eliminatória, com a 2ª mão marcada para o dia 18 de Dezembro, Física e Braga devem superar Quevert e Middlesborough. Nos oitavos, o Benfica jogará com o Lodi, favorito frente ao Thunerstern, enquanto a Oliveirense defrontará o Igualada, actual sétimo classificado da OK Liga.



O JOGO

JotaCC

Moisés e Rodríguez são para segurar
ANTÓNIO SALVADOR JÁ APRESENTOU PROPOSTAS
   

António Salvador já apresentou propostas de renovação a Moisés e a Rodríguez, os dois esteios da defensiva. O processo está ainda numa fase embrionária e nunca rumará a patamares mais definitivos antes da reabertura do mercado, tal como é norma do presidente, que geralmente só avança para as renovações nos últimos dias de janeiro...

Moisés e Rodríguez estão em final de contrato e são naturalmente alvos de vários clubes. A participação da equipa na sempre apetecível "montra" da Liga dos Campeões tem aguçado apetites, mas prevendo esse assédio a SAD já abordou os dois jogadores. Rodríguez foi o primeiro, em meados de outubro, e chegou-se a uma primeira base de entendimento, mas o próprio internacional peruano prefere esperar mais tempo para decidir. Tal e qual como acontece com Moisés.

Naturalmente, os dois jogadores querem primeiro conhecer com exatidão as eventuais propostas que terão em mãos para o seu futuro, sendo que no caso do brasileiro trata-se da derradeira hipótese de conseguir um bom contrato para final de carreira. Moisés tem 31 anos, já jogou na Rússia e não encara a possibilidade de uma nova aventura para paragens mais distantes, privilegiando o bem-estar familiar e a permanência em Braga. Aos 26 anos, Rodríguez tem mais margem de manobra, até porque continua a ser uma das figuras da seleção do Peru e nos últimos tempos viu o seu nome associado a clubes de maior nomeada, como o FC Porto e o Sporting.

Num caso e no outro, é certo, a vontade da SAD é segurar o valor desportivo em tempo útil, mas dentro dos parâmetros balizados para o efeito. António Salvador quer manter a dupla de centrais que tem sido habitualmente titular, mas não vai entrar em loucuras.

A possibilidade de Rodríguez e/ou Moisés saírem já em janeiro próximo, altura em que o Sp. Braga ainda terá uma palavra a dizer, não está colocada de parte, mas só mesmo uma proposta irrecusável faria a SAD recuar nas suas intenções.


RECORD

JotaCC

Treino à porta fechada

Os minhotos evoluem à porta fechada, em treino que decorre nos relvados de apoio do Estádio Axa, em Braga.

Paulo César, com uma lesão na coxa direita, e o guarda-redes Quim, a recuperar de uma rotura num tendão de Aquiles, integram o boletim clínico desta semana.

A realização, em Lisboa, da Cimeira da Nato levou ao adiamento do jogo com o Benfica, para a Taça de Portugal. O encontro vai disputar-se a 12 de Dezembro, no Estádio da Luz.

Ainda assim um jogador deverá abordar, entre outros assuntos, o momento da equipa, numa conferência de imprensa agendada para o final desta manhã.

A BOLA

JotaCC

Elton «preparado» para mostrar o seu valor

O avançado brasileiro Elton admitiu, esta sexta-feira, que adaptação ao futebol português «foi mais demorada do que o previsto». No entanto, essa situação faz parte do passado e o jogador «canarinho» quer agora comprovar o seu valor.

«A adaptação ao futebol português foi mais demorada do que o previsto, mas agora estou mais ambientado e preparado para dar resposta. O futebol em Portugal é mais rápido do que no Brasil, onde temos mais espaço para jogar. Aqui a agressividade também é superior, mas sinto-me muito melhor», explicou Elton.

O avançado brasileiro deixou uma boa imagem no Vasco da Gama, no entanto reforçou que está concentrado em ter sucesso no emblema português: «O Vasco é um clube pelo qual tenho bastante carinho, mas estou no Braga e é aqui que quero continuar a jogar. Nunca saí de um clube sem fazer nada e portanto ainda tenho muito para mostrar.»

O SC Braga irá receber na próxima semana o Arsenal, para a Liga dos Campeões, e o avançado espera apagar a má imagem deixada no jogo anterior frente à equipa inglesa: «Não pode existir sentimentos de vingança. Todos sabemos que têm uma boa equipa e temos de estar concentrados.»

Elton reconheceu também que a nível do campeonato têm de melhorar os resultados: «Uma equipa como o Braga batalha sempre pela primeira posição e sabemos que podemos melhorar.»

A BOLA

JotaCC

Elton: «Confiantes num bom resultado»
Avançado já pensa no jogo com o Arsenal
   
O Sp. Braga joga na próxima terça-feira com o Arsenal, em jogo a contar para a 5.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Elton garante que o "grupo está concentrado e confiante para alcançar um bom resultado".

Sobre o emblema londrino, o médio alerta para o facto de ser um "clube de topo" e com "bons valores".

O Sp. Braga encontra-se abaixo do esperado no campeonato português e ocupa atualmente o 10.º lugar na Liga.

"Está complicado. Estamos a cometer erros cruciais no nosso jogo, mas agora só pensamos no encontro contra o Arsenal", sustentou.

Elton afirmou esta sexta-feira que a sua adaptação ao futebol português foi "mais demorada do que esperava".

O brasileiro, de 25 anos, foi emprestado pelo Vasco da Gama aos arsenalistas no início da temporada, mas tem tido poucas oportunidades de alinhar no clube minhoto. Elton jogou durante 174 minutos esta época nas 3 competições em que o Sp. Braga está em prova.

"O futebol português e diferente do brasileiro. Aqui há menos espaços. Senti dificuldades, mas ao fim de 3 meses sinto-me melhor. Estou preparado para ajudar mais a equipa", sublinhou Elton.

Domingos Paciência comandou uma sessão de trabalhos à porta fechada, com vista a preparar o encontro com o Arsenal. O grupo volta a treinar-se sábado, também à porta fechada.

RECORD