News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/11

Started by JotaCC, 18 de November de 2010, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Goleada para curar feridas


Sem competição durante este fim-de-semana, uma vez que o jogo da Taça de Portugal diante do Benfica, no Estádio da Luz, foi adiado devido à cimeira da NATO, o Sporting Clube de Braga realizou um jogo-treino com o vizinho Vizela e o desafio serviu para curas as feridas provenientes de três desaires consecutivos para a liga portuguesa.

A competição é distinta, contudo os arsenalistas apostam forte na permanência na competição elite de clubes e, para isso, necessitam claramente de aplicar uma derrota ao Arsenal de Londres, de modo a resolverem o apuramento no último jogo da fase de grupos, numa deslocação à Ucrânia.

Para além disso, recorde-se que o último triunfo dos minhotos foi igualmente para a liga dos campeões, num jogo disputado em Belgrado, frente ao Partizan e, nesse prisma, os guerreiros do Minho apresentam-se motivados para este embate histórico.
O jogo com o Vizela serviu para dar ritmo competitivo, mas também trouxe bastantes golos à equipa de Domingos Paciência.

/> Curiosamente foi o conjunto de Vizela que inaugurou o marcador, por intermédio de Ghilas, contudo até ao intervalo a formação arsenalista conseguiu dar a volta ao marcador. Lima fez o empate e coube a Hugo Viana dar a volta ao resultado.
Na segunda etapa, o maior poderio dos arsenalistas fez-se sentir e o conjunto orientado por Domingos Paciência voltou a carregar no marcador. Matheus e Alan deram maior robustez ao resultado, sendo que coube a Luis Aguiar, na cobrança de um livre directo, encerrar as contas, confirmando assim um triunfo por 5-1 sobre os vizelenses.

Diga-se ainda que o treinador da formação da cidade dos arcebispos aposto no seguinte onze inicial: Marcos, Miguel Garcia, Paulão, Léo Fortunato, Guilherme, Andrés Madrid, Salino, Hugo Viana, Mossoró, Lima e Elton.
Na segunda etapa, o timoneiro alterou a totalidade da equipa, lançando para ao intervalo Artur Moraes, Sílvio, Rodrigues, Elderson, Luís Aguiar e Matheus, e, ao longo do desafio, ainda entraram Custódio, Keita e Meyong.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Alemães e ucranianos avançam por Moisés

Na gigantesca montra que tem sido a Liga dos Campeões para o Braga, Moisés é, porventura, o jogador que mais interesse tem provocado nos clubes estrangeiros. O Xerife já foi escolhido por duas vezes para a equipa da jornada da competição e, na última vez, até foi fruto de uma exibição grandiosa em Belgrado, contra o Partizan, coroada com a obtenção do golo solitário dos arsenalistas e que lhes deu a hipótese de continuar a sonhar com a passagem para a fase seguinte da prova. Não admira, por isso, que um clube alemão e outro ucraniano já tenham preparado uma proposta para apresentar ao central, cujo contrato com a equipa da Cidade dos Arcebispos expira no final da época. Aliás, ao que O JOGO apurou, o empresário do atleta, Jorge Baidek, já foi contactado no sentido de receber em breve em Portugal dois emissários dos respectivos emblemas, que querem conversar pessoalmente com o brasileiro. A intenção é clara: persuadi-lo a mudar de ares. Mas não têm pressa em fazê-lo. De resto, um dos cenários que será colocado em cima da mesa é o de o subcapitão arsenalista assinar um pré-acordo em Janeiro - altura em que os regulamentos de transferências da FIFA lhe dão permissão para tal -, embora a mudança aconteça só no final da temporada.

Actualmente com 31 anos, Moisés poderá ter esta época a possibilidade de assinar o seu último grande contrato da carreira. Por isso, a vertente económica deverá pesar na hora de o defesa tomar uma decisão em relação ao seu futuro, embora dinheiro não seja problema para alemães e ucranianos, possuidores de contas bancárias em que se sente muito menos a crise. Juntando-se a este factor o desportivo, visto que a Bundesliga é uma liga muito mais atractiva que a portuguesa e a ucraniana tem vindo a ganhar força nos últimos anos, estão reunidas as condições que poderão levar o brasileiro a optar por deixar os arsenalistas. Agora, porém, está concentrado nas metas do Braga, clube em que sempre confessou sentir-se bem e no qual é um ídolo dos adeptos.


António Salvador não desiste de tentar prender o Xerife

Mesmo sabendo que a concorrência começa a apertar o cerco a Moisés, em Braga não se desiste de tentar prolongar o vínculo contratual do brasileiro. Aliás, depois de entregar a lista às próximas eleições presidenciais do clube, António Salvador já fez saber que pretende reunir-se ainda esta semana com o representante do Xerife, Jorge Baidek, no sentido de discutirem os termos de um novo contrato. Recorde-se que, tal como O JOGO anunciou atempadamente, os arsenalistas já apresentaram uma proposta de dois anos ao central, mas esta não foi suficientemente atractiva para o levar a colocar o preto no branco. Contudo, os responsáveis do clube minhoto têm a convicção que as próximas rondas negociais poderão ter resultados positivos.


Mossoró está apto e já ataca um lugar no onze

Márcio Mossoró já recuperou completamente da amigdalite que o afastou da visita a Guimarães e ontem já trabalhou a 100 por cento, às ordens de Domingos Paciência. Mossoró foi até titular no jogo-treino com o Vizela, embora isso pouco revele a propósito das opções do treinador. Mossoró atacará um lugar no onze, que era seu há três jogos ininterruptos antes de ser forçado a parar. Salino ganhou agora vantagem.

Arsenal dispensa adaptação ao Estádio Axa

Ao contrário do que é habitual nas competições europeias, mas de encontro a uma prática comum no Arsenal, a equipa londrina dispensa o treino de adaptação ao estádio onde vai jogar como visitante, neste caso o AXA. O Arsenal treina na manhã da véspera do jogo no seu complexo e só viaja para Portugal depois de almoço. Ao chegar a Braga, o técnico Arsène Wenger fala aos jornalistas (18h45), já depois de Domingos o ter feito (16h30).

Wilshere é dúvida no Arsenal para a visita ao Minho

Jack Wilshere já voltou ao Arsenal depois de ter sido dispensado da selecção inglesa, na qual se estrearia contra a França, por estar lesionado. O jogador deve, segundo os clínicos do clube londrino, perder o dérbi da cidade, contra o Tottenham, no fim-de-semana, ficando em dúvida para a visita do Arsenal a Braga. O médio de 18 anos tem sido uma das sensações na época dos gunners.


Ataque ao nível habitual goleia o Vizela

Aproveitando a pausa competitiva, Domingos deu ontem ritmo aos guerreiros, num jogo-treino contra o satélite Vizela. O Braga não teve dificuldade em vencer por 5-1, pese embora fosse a equipa da II Divisão a sair na frente. A equipa voltou a estar muito bem no plano ofensivo, afinal aquele que este ano melhor se tem portado. Lima (na foto) fez o empate. Hugo Viana garantiu a vantagem antes do intervalo, sendo que Matheus, Alan e Luis Aguiar, por esta ordem, completaram o marcador. O treinador poupou Felipe, Moisés e Vandinho, aqueles que mais minutos têm acumulados. Na primeira parte, o Braga jogou com: Marcos, Miguel Garcia, Paulão, Léo Fortunato, Guilherme, Madrid, Salino, Hugo Viana, Mossoró, Lima e Elton. Ao intervalo entraram Artur, Sílvio, Rodriguez, Elderson, Luis Aguiar, Alan e Matheus. Meyong, Keita e Custódio também jogaram.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga- Vizela (5-1)
Goleada em tempo de crise

Sem competição no próximo fim-de-semana, devido ao adiamento, para 12 de Dezembro, do desafio da Taça de Portugal frente ao Benfica, o Sp. Braga realizou ontem um jogo-treino com o Vizela, da 2ª Divisão. O saldo foi bem positivo: os arsenalistas golearam por 5-1.

Em destaque estiveram os avançados brasileiros, que assinaram quatro dos cinco golos: Lima, Elton, Matheus e Alan fizeram o gosto ao pé, com o uruguaio Luís Aguiar a fechar a lista dos marcadores. Da parte do Vizela, foi Ghilas quem obteve o tento de honra.

Um resultado gordo que pode ajudar a ultrapassar a nuvem de crise que ensombra o plantel bracarense: as últimas três partidas para a Liga acabaram em derrotas. Entretanto, um triunfo em casa do Partizan (1-0) deu asas ao sonho de lutar por um lugar nos oitavos-de--final da Champions. E é mesmo nas competições europeias que o Sp. Braga irá regressar aos jogos oficiais, com a recepção ao Arsenal na próxima terça--feira. Em Londres, os gunners cilindraram por 6-0.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Champions no foco e já com Mossoró
CRIATIVO VOLTOU E PODE SER TRUNFO PARA O ARSENAL

O plantel do Sp. Braga segue em velocidade de cruzeiro a preparação do jogo com o Arsenal, sendo que o adiamento (para 12 de dezembro) do confronto com o Benfica, da Taça de Portugal e inicialmente marcado para este sábado, foi o melhor que podia ter acontecido à equipa de Domingos. O treinador teve 10 dias para preparar a receção aos ingleses e, aos poucos, vai ganhando trunfos para esse decisivo reencontro.

Depois de confirmada a disponibilidade de Sílvio, ontem foi a vez de Mossoró voltar ao ativo. O criativo integrou sem qualquer tipo de condicionalismo o jogo-treino com o Vizela, depois de ter sido baixa de última hora para o dérbi minhoto do último sábado.

Recorde-se que logo no início da preparação para o jogo da próxima terça-feira, Domingos Paciência viu também Sílvio regressar ao convívio do plantel, após 2 jogos (Beira-Mar e V. Guimarães) em que o defesa-direito titular esteve ausente.

Tempo útil. O panorama clínico tem ficado bem mais desanuviado, como se nota, de tal maneira que apenas Hélder Barbosa e Paulo César, além do caso de longa data de Quim, estão entregues ao departamento médico. Mas ambos com hipóteses de recuperação para entrarem nas opções do treinador.

O caso de Paulo César é o que assume maior destaque, mas o habitual titular da ala esquerda deve mesmo recuperar em tempo útil da lesão muscular que sofreu no jogo com o Beira-Mar. Ou seja, no espaço de três dias Domingos poderá ter o plantel praticamente na máxima força, até porque outros casos pendentes (Paulão, Léo e Keita) estão resolvidos, embora sejam elementos que não têm surgido com regularidade no núcleo duro do treinador.


RECORD

JotaCC

Em jogo-treino


Sp. Braga goleou Vizela (5-1)


O Sporting de Braga venceu o Vizela, da II Divisão, por 5-1, em jogo particular realizado à porta fechada, no Estádio Municipal de Braga. Os comandados de Domingos Paciência ainda estiveram em desvantagem, mas deram a volta ao marcador ainda na primeira parte, com golos de Lima e Elton, enquanto, no segundo tempo, Matheus, Alan e Luís Aguiar ampliaram a diferença no marcador. Felipe, Vandinho e Moisés descansaram e não participaram no jogo treino, enquanto Quim, Hélder Barbosa e Paulo César também falharam o apronto, mas devido a lesão. O Sporting de Braga só volta à competição a 28 de novembro.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Felipe não cai tão facilmente

Guarda-redes mantém-se na baliza. Força mental do titular é um escudo resistente às críticas do exterior. Habituado a lidar com a pressão, brasileiro está tranquilo e motivado.

Titular em 17 dos 20 jogos oficiais disputados até ao momento pelo Braga, Felipe conservará o estatuto de primeira opção para a baliza, independentemente das críticas que vão surgindo sobre o seu desempenho, vindas, sobretudo, dos adeptos.

Numa época em que o Braga sofreu 31 golos - 28 dos quais com o brasileiro na defesas das redes -, é natural que a posição do guardião seja questionada por quem não conhece a fundo a realidade do plantel e os motivos que estão na base da menor eficácia defensiva revelada pelo conjunto minhoto. Nestas circunstâncias, o guarda-redes é normalmente um alvo fácil, mas, no caso de Felipe, não será nunca um alvo desprotegido.

Habituado a conviver durante anos com a pressão de jogar no Corinthians, um dos maiores emblemas do Brasil, o guarda-redes não se deixa abalar minimamente por uma atmosfera que nesta altura não lhe é favorável. Mas esse é um problema que também afecta os restantes jogadores.

A força mental de Felipe permite-lhe, contudo, criar um escudo aparentemente resistente às críticas que vão chovendo de várias direcções e que são ampliadas na terra natal por força do estatuto de estrela que conquistou. O brasileiro não cai facilmente ao tapete e frente ao Arsenal continuará a defender as redes bracarenses, a não ser que alguma lesão o afaste do jogo com os londrinos.

Se é certo que em alguns jogos Felipe não fez tudo o que estava ao seu alcance para evitar os golos, noutros emergiu como autêntica salva-vidas do Braga. Neste equilíbrio entre e o deve e o haver, o guardião está longe de ser o principal responsável pela balança deficitária da equipa em matéria defensiva.

A BOLA

JotaCC

Definido o programa para a Champions

O Braga divulgou o programa de treinos e conferências de Imprensa para o jogo com o Arsenal, que se disputa na próxima terça-feira, às 19.45 horas.

Domingos Paciência faz a projecção do desafio com os londrinos no dia anterior ao jogo, pelas 16.30 horas, seguindo-se o treino da equipa no relvado do Axa, uma hora mais tarde, e cujos primeiros 15 minutos serão abertos à comunicação social.

Em relação ao Arsenal, a equipa chega a Portugal às 17 horas de segunda-feira, na véspera do jogo com o Braga. Pela manhã, treina em Londres, dispensando, por isso, o treino de reconhecimento no palco do desafio. Wenger e um jogador a designar seguem directamente do aeroporto Francisco Sá Carneiro para o Estádio Axa para uma conferência de Imprensa agendada para as 18.45 horas.

A BOLA