News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A propósito da deslocação a Guimarães...

Started by Zé, 11 de November de 2010, 21:34

Previous topic - Next topic

A próxima deslocação a Guimarães deixou-me pensativo. Pensativo porque apesar dos bilhetes serem grátis, de haver transporte grátis, há muita boa gente que receia deslocar-se a Guimarães. Apedrajamentos, vidros partidos, esconder adereços, não andar isolado, segurança apertada... são comuns nos comentários sobre a deslocação a Guimarães. Onde pairam comentários como os vividos na deslocação a Leiria, Figueira? da festa, da cor, do ambiente de alegria, do convívio? Estamos a falar de um jogo ou do Iraque?
A rivalidade, a sadia rivalidade, é cada vez mais confundida por muitos adeptos de ambos os lados, mas manda a verdade dizer que em Guimarães a situação é levada ao extremo. Geralmente os adeptos das equipas que se deslocam a Guimarães tem que tomar precauções...
Num qualquer jogo, as equipas, os adeptos, são adversários... em Guimarães não! são o "inimigo".
No meu dia-a-dia, lido com alguns adeptos doutros clubes... e todos são unânimes: têm que tomar precauções redobradas quando vão a Guimarães.

É lamentável que nada seja feito pelas instâncias dirigentes do nosso país para inverter esta situação. E nós adeptos aparentemente estamos resignados e aceitamos com normalidade tudo isto que se vê nos dias de hoje, não só em Guimarães mas em todo o país: Autocarros apedrejados; violência nas bancadas, são hoje banalidades, quando deveriam haver condenação de todos e alvo de análise por todos. Geralmente quando ocorrem situações como as descritas costuma-se chutar para canto, costuma-se dizer que é caso de polícia...Mas isto está certo?  não é um problema de todos, do mundo do futebol: dos dirigentes, dos organismos estatatais, dos adeptos... de polícia não. A questão é que os senhores que mandam no futebol estão com o traseiro sentadinho no camarote presidencial e não sentem na pele o que alguns adeptos passam para assistir a um jogo, ie, quando vão para um estádio tem que esconder adereços; tem que esperar nas filas porque tem que haver 3 controlos; nas bancadas, se o "inimigo" estiver na bancada de cima levam com tudo que é possível imaginar e, se refilarem levam com a polícia porque a segurança pública não pode ser perturbada.
Os media poderiam denunciar situações e apelar para a resolução dos problemas, mas não, preocupam-se mais em analisar um lance em que a fita do cabelo do Falcão está 1 cm fora-de-jogo do que repudiar casos que verdadeiramente deveriam preocupar todos os intervenientes do futebol. Mas pensando um bocado... já imaginaram a reacção dos todo-poderosos do futebol, dos clubes se a comunicação social exigisse responsabilização? Lembram-se da TVI ser proibida de entrar nas instalações do Benfica? Lembram-se da SIC ser banida das instalações do  Porto? Pois é... quem ousa enfrentar e não estiver na onda é irradiado. O que fazer? Dizem que Portugal é um estado de direito, cada vez mais convenço-me que me enganaram.

Lamentavelmente, situações como as que habitualmente se passam em Guimarães têm uma consequência... a represália! Olho por olho, dente por dente!
Quando num jogo entre Guimarães-SCBraga, ou vice-versa, acontecer uma fatalidade pode ser que alguém tome as medidas necessárias para uma família ir tranquilamente a um jogo. Ou será que ninguém tem culpa e é um caso de polícia?
Força Gverreiros

Coelho SCB

Estou completamente de acordo, do descrito pelo Zé.

O Futebol é, ou melhor era a festa do Domingo à tarde, a festa da família que ia junta ao futebol, descansadinha sem motivos de preocupação em sair de lá magoada.
É certo que desacatos não são de hoje, mas realmente isto necessita de um travão.
Vejá-mos: Porto-*****, polícias até mais não, escolta que nem o Obama para a semana sei se terá, até um Eli, quem paga? NÓS!
Não seria mais fácil começar por baixo, procurar coordenar com claques e clubes para que as manifestações de violência sejam minimizadas!

Futebol é alegria, festa que mesmo com exageros não existe necessidade de confrontos físicos e magoam o simples adepto do bem espectáculo.

Se queremos estádios cheios, antes precisamos de qualidade termos de segurança.

Com segurança ou sem ela, sábado lá estarei......

FORÇA BRAGA!
#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends

Pedro Ferreira

Orgulham se em ser animais ;)
Os animais não se regem por leis ;)
Seja como for ainda está para nascer o animal que me faça ter medo ;D ;D ;D

ana lisboa

Ainda hoje a minha mãe, muito preocupada, disse-me que, e passo a citar:"Queria pedir-te um grande mas grande favor. Não leves a camisola nem cachecol do Braga para o jogo no sábado!". E eu respondi: "se eles têm o direito de trazer os acessórios deles e nós os respeitamos por que raio não haveríamos nós de levar os nossos?". O que é certo é que tenho medo de chegar a casa com um olho negro e para acrescentar, levo uma irmã menor comigo pela qual sou responsável. Mas uma coisa é certa, levo a camisola, o cachecol, o gorro e o roupa interior do Braga se for preciso! Era o que mais nos faltava!

JotaCC

Concordo 200% contigo amigo Zé, falo por mim é uma tristeza não poder ir ao jogo equipado a rigor como vou de carro  mais isolado vou ter que levar o cachecol escondido e tira-lo no estádio para não haver confusão.Estas situações são como uma "bola de neve" vaõ crescendo de ano para ano  porque se agredirem alguém quando cá vierem pagam na mesma moeda, com uma diferença eles aqui estão mais protegidos porque não vêem pela nossa cidade a pé como nós temos que fazer em Guimarães, ficam logo no estádio espero que corra tudo bem e que a gente venha feliz com uma vitória.

maffonseca

eu continuo a dizer o que ainda disse hoje duas vezes
é preciso mudar de mentalidade ou ainda acabamos como estao agora os servios ou antes os ingleses

eu nao sou nada contra entre rivalidade dentro de campo até tem a sua piada

mas fora do campo acho uma pura estupidez o futebol nao é um desporto de pancadaria, para isso ja existem muitos...

enfim

o problema é que é dificil mudar as mentalidades...

Lateralus

É realmente uma tristeza esta situação. No meu caso, apesar de haver um receio natural, o amor ao clube fala mais alto. Mas gostava de poder ir para lá tranquilo e poder encontrar uma rivalidade sadia, inclusive com confraternização entre adeptos. Mas isso parece ser demasiado utópico.
Em vez disso, temos um conjunto de deliquentes que, segundo eles, ajem por amor ao clube, mas o que ganha esse clube em ter adeptos que perseguem e espancam, em grupo claro, pessoas indefesas? São apenas uns frustrados, que usam o futebol como escapatória das suas vidas e como "saco de pancada" das suas frustrações.
O que será preciso para mudar tal coisa? Talvez morrer alguém. Ou se calhar, alguns desses só estarão satisfeitos quando acabarem de vez com o futebol e com as idas ao estádio. Talvez aí comecem a bater uns nos outros e ganhem juízo na cabeça.

PAF

Eu sou certamente do forum o (dos) que tenho mais motivos para não ir ao jogo, por já lá ter sido agredido... em principio este ano vou lá regressar apenas 2anos depois. Sinceramente não estou com receio, sei que estou sujeito a levar uma pedrada ou algo do género, já que ser agredido muito dificilmente acontecerá se a segurança funcionar.
A culpa deste clima é essencialmente dos adeptos do Guimarães, há lá 1ou2 centenas que são uns autenticos energumes! E infelizmente os outros vão quase todos atrás.
Quem luta contra isso? Pelos vistos ninguém... a policia não se importa, querem é eles bater, confusão no futebol, alguém foi agredido, o que lhes interessa?!! Os dirigentes do futebol nem vale a pena falar! No meu caso o guimarães simplesmente fez desaparecer as imagens da saída que facilmente apanhariam quem me agrediu (o jogo acabou às 21.30h havia imagens até às 21h num jogo de alto risco), os dirigentes da liga pouco ou nada se importaram, fizeram inquérito mas no fim ninguém foi responsável... a culpa foi minha que fui ao jogo!
Como mudar isto? facil, muito facil, quem cometer infracções na hora do jogo durante 5 ou 10 anos tem que se apresentar na esquadra sempre! Nem precisam ir presos! Simplesmente nem ao futebol vão... mas há alguém interessado nisso e neste tema? Houve um artista que agrediu um fiscal de linha e no jogo seguinte estava no mesmo local  sentadinho a ver o jogo! Isto só é possivel num país de 3ºmundo!
Só aconselho quem for de carro para ter cuidado, muito cuidado mesmo, na saída do jogo, se nunca tiveram problemas, há sempre um 1ºdia para isso, eu fui vários anos sem nenhum problema, e um dia tive azar, é que os artistas como saimos mais tarde eles sabem quem somos mesmo não identificados(não foi o meu caso, agrediram-me simplesmente porque saí por aquela porta... só por acaso não ia com ninguém do guimarães que era agredido na mesma.)
Mesmo assim ainda somos dos países mais brandos nesta área, se calhar como o somos no crime em geral, não temos os problemas das grandes países e grandes cidades.

oldschool

Não sejámos hipócritas.
O que acontece em Guimarães é um reflexo da nossa sociedade e também acontece por aqui.
Não é por acaso que todos os anos, desde a inauguração do estádio, as camionetas deles chegam a Guimarães sem vidros, e ao contrário idem aspas.
Braguistas não podem ir a Guimarães de carro identificados, assim como os Vitorianos não podem vir a Braga identificados.

De ambos os lados da barricada se apela á não violência, mas quando vimos algum dos nossos a bater no inimigo ou a apedrejar um autocarro do inimigo, até pensamos "toma lá, bem feita, vocês merecem".
O mal não está nos outros.
Está em todos!

ric

O que me parece é que este estado de coisas tem 2 culpados:
1- Dirigentes e a gente do futebol
2- Estado de direito

o primeiro porque apela constantemente á violência em actos e opiniões. porque não toma medidas para irradiar de vez este estado de coisas chegamndo inclusivé a expulsar um agressor de sócio 8 se for, claro...). por outro lado porque constantemente e apesar de estar na lei, as camaras e a vigilancia de nada servem pois qdo é necessário estão sempre avariadas, sem fita , etc , etc. Pra se está na lei a obreigatoriedade de filmar quem fiscaliza esta situação? Que meios de prova e verificação do estado do material existe? ao que sei nada...

2- Do estado de direito que não condena quem assume atitudes desta envergadura que estão amatar o fiutebol nacional. São os bandidozitos que não têm aquelas "coisas" para agir sózinhos e tomam as medidas na calada da noite ou em matilha. Existem em todos os clubes, não sejamos ingénuos. Mas devia haver regras básicas que punissem estes crimes. Ficar uns tempos sem ir aos jogos seria a medida acertada. mas já agora pergunto: como está a fiscalização via video? A pSP está atenta ao que se passa na bancada? appanhando um agressor o que lhe fazem? se for um desgraçado ainda lhe dão dois apertos e vai embora... Uma penalização forte e bem difundida nos meios de comunicação podem ter a missão de diluir e alertar consci~encias. Se não +e a sensação da impunidade que debve dar mais gosto aos bandidos e lhes atiça a vontade de prevaricar
Está mal.


PS~: Vou a Guimarães. Devo levar menores e sinceramente espero que nada de mal ocorra. A bem do futebol e de todos nós. Já agora, acho que as direcções deviam tomar algumas iniciativas comuns. Sem medos, sem receio de más interpretações. Afinal ,salvador e Emilio dão-se bem... e eu dou-me tão bem com vitorianos, alguns dos quais familiares com quem troco constantemente bocas...

Viva o fair.play e um desporto são.

sol

Concordo com o Zé a 1000%! Esta coisa coisa da rivalidade Braga/Guimarães é a coisinha mais idiota e mais tacanha que eu já vi na vida. Do ponto de vista geográfico, pertencemos todos à região Norte, pertencemos à mesma província - o Minho - e ao mesmo distrito, estamos separados por uns miseráveis 18 km, mas é preciso não esquecer que isso é medido a partir do limite urbano, porque em termos de concelho, há freguesias de Braga que estão bem mais perto!

Falamos a mesma língua, trocamos os "vês" pelos "bês", gostamos das mesmas comidas. Até as cidades acabam por ser parecidas: são ambas cidades do interior, parecidas em dimensão e em população, eles têm a Penha, nós temos o Bom Jesus, eles têm o Paço dos Duques, nós temos a Sé de Braga, eles têm o Centro Cultural de Vila Flôr, nós temos o Theatro Circo, eles têm as Gualterianas, nós temos o S. João, eles têm a Universidade do Minho, e nós temos... a Universidade do Minho. Até politicamente somos parecidos: eles têm o dinossáurio do PS António Magalhães, nós temos o super-dinossáurio do PS Mesquita Machado.

Há apenas uma coisa, para nós sagrada, que nos separa: eles são do Derrota (mas a maior parte ou até nem é, ou não liga nenhuma a futebol...) e nós somos do Braga (ou a maior parte nem somos, ou não ligamos nenhuma a futebol...).


Enquanto estudante da UM, tive dezenas de colegas de Guimarães, tive professores de Guimarâes, estive dezenas e dezenas de vezes em Guimarães em festas e eventos académicos, apanhei "broas" monumentais no palácio de Vila Flôr quando lá se realizavam as famosas sardinhadas na recepção ao caloiro, vou quase todos os anos ao Guimarães-Jazz, como tenciono ir este ano, sempre que vêm amigos do estrangeiro, lá vou eu levá-los a conhecer Guimarães, adoro um restaurante perto da Senhora da Oliveira, onde se come muito bem... Enfim, sem gostar do Derrota de Guimarães, gosto da cidade de Guimarães, onde vou sem problemas, a qualquer pretexto, e sem ter medo de ser agredido ou apedrejado, mas se for ver o meu clube, tenho que ir de guarda-costas... é absolutamente ridículo!

E o que mais me indigna é que a corja política que manda nesta ***** pode pôr e dispôr, pode gamar à força toda, atribuir-se a si e aos seus amigos salários milionários, cometer todo o tipo de fraudes e desvarios, e ainda subir impostos, cortar salários e pensões de reforma, onerar o povo com tudo o que são impostos, taxas, portagens, etc, a justiça deixar à solta os Freeport e os BPN, os Casa Pia e o raio que os parta, e ninguém tuje nem  muje. Não há palavras de ordem, arruadas, cordões humanos ou outros, não há pedradas nem very-lights, não há invasões nem cânticos nem hinos, não há nada! Há um Guimarães-Braga e, meu Deus, é o fim do mundo!

Não estou aqui a fazer apelos à inssureição, apenas faço notar a grande difernça de atitude em relação a coisas que são muito sérias, e a coisas não tão séria assim. Na Grécia, conhecida pelos seus adeptos ultra, sempre que há este tipo de manifestações, vira um caos, o que significa que as pessoas demonstram digamos, pelo menos o mesmo grau de "empenho"... Cá não. Só o futebol serve para descarregar frustração, estupidez, e instinto animal.

Para acabar, não sei quem começou com estas merdas. Sei que há muitas histórias muito antigas protagonizadas por pessoas muito menos formadas e informadas do que nós, e portanto, bastante mais ignorantes. Hoje em dia, com tudo o que há de possibilidades de viajar e de conhecer, já não podemos conceber o nosso mundo à micro-escala da guerrinha entre paróquias. Eu da minha parte posso dizer que me habituei a não gostar do Derrota tinha os meus 5 ou 6 anos, ou seja, quando comecei a ir ao futebol, e muitos anos antes sequer de sonhar ver um jogo em Guimarães. É lógico que quem me incutiu esse não gostar foram os mais velhos, mas já era tempo de acabar com isto.

Irei ao jogo, de vermelho e branco!

1

Neste jogo não haverão problemas de maior.

Vai muita muita gente e por isso os problemas vão ser evitados por todos. Claro que vai haver provocações mas a policia vai actuar.

Quem for ver o jogo de carro que não vá identificado.
Quem for  no comboio que leve até as cuecas do Braga. Não vai haver problemas de maior.

ric

Excelente o teu post , SOL!!!!!!!!!
completamente de acordo...
Está na hora de acabar com estas coisas. mas enquanto houver quem ache que tem "contas a ajustar" do anterior jogo, isto nunca mais acaba!!!


JotaCC

Quote from: ric on 12 de November de 2010, 12:01
Excelente o teu post , SOL!!!!!!!!!
completamente de acordo...
Está na hora de acabar com estas coisas. mas enquanto houver quem ache que tem "contas a ajustar" do anterior jogo, isto nunca mais acaba!!!



Foi como disse no meu post é como uma "bola de neve" infelizmente é assim.

rvx

Qualquer tipo de rivalidade é idiota. Nada, nem mesmo a língua ou cor da pele, justifica isso. Mas elas hão-de existir sempre. O que se pode controlar é a sua intensidade.

Kriticus

Quote from: RVX1921 on 12 de November de 2010, 13:41
Qualquer tipo de rivalidade é idiota. Nada, nem mesmo a língua ou cor da pele, justifica isso. Mas elas hão-de existir sempre. O que se pode controlar é a sua intensidade.

Por acaso não concordo nadinha que qualquer tipo de rivalidade seja idiota! Uma rivalidade alimentada por ódio e violência sim, é uma perfeita idiotice e só animais se podem identificar com ela, agora uma rivalidade saudável em que um membro de um lado da barricada se possa sentar à mesa com um membro do outro lado e, com picardias inteligentes e inofensivas, consigam manter uma conversa, puxando a brasa à sua sardinha é de salutar até!

No caso do desporto, um jogo sem rivalidade não tem o mesmo sal que um jogo entre clubes rivais, com as claques dos dois lados ao despique a ver quem dá o melhor apoio! Desde que não passe disto, acho que são esses jogos que dão cor a uma modalidade. O problema é que este cenário está-se a tornar cada vez mais imaginativo, um horizonte cada vez mais impossível de alcançar. Quando se começa a apedrejar os autocarros e a bater nos adeptos que nos vêm visitar apenas porque não defendem as mesmas cores que nós, inicia-se uma bola de neve! O outro lado vai querer sempre vingar quem sofreu na pele maus tratos e nunca terá fim... O ódio cresce e passa de geração em geração nas pessoas que não conseguem ter uma atitude civilizada!

Eu tenho um amigo espanhol com o qual consigo falar de futebol e analisar até o estado de cada equipa, com picardias mútuas, mas sempre com educação e digo-te que me dá um enorme gosto falar com ele de futebol ;)

rvx

Quote from: Kriticus on 12 de November de 2010, 13:57
Quote from: RVX1921 on 12 de November de 2010, 13:41
Qualquer tipo de rivalidade é idiota. Nada, nem mesmo a língua ou cor da pele, justifica isso. Mas elas hão-de existir sempre. O que se pode controlar é a sua intensidade.

Por acaso não concordo nadinha que qualquer tipo de rivalidade seja idiota! Uma rivalidade alimentada por ódio e violência sim, é uma perfeita idiotice e só animais se podem identificar com ela, agora uma rivalidade saudável em que um membro de um lado da barricada se possa sentar à mesa com um membro do outro lado e, com picardias inteligentes e inofensivas, consigam manter uma conversa, puxando a brasa à sua sardinha é de salutar até!

No caso do desporto, um jogo sem rivalidade não tem o mesmo sal que um jogo entre clubes rivais, com as claques dos dois lados ao despique a ver quem dá o melhor apoio! Desde que não passe disto, acho que são esses jogos que dão cor a uma modalidade. O problema é que este cenário está-se a tornar cada vez mais imaginativo, um horizonte cada vez mais impossível de alcançar. Quando se começa a apedrejar os autocarros e a bater nos adeptos que nos vêm visitar apenas porque não defendem as mesmas cores que nós, inicia-se uma bola de neve! O outro lado vai querer sempre vingar quem sofreu na pele maus tratos e nunca terá fim... O ódio cresce e passa de geração em geração nas pessoas que não conseguem ter uma atitude civilizada!

Eu tenho um amigo espanhol com o qual consigo falar de futebol e analisar até o estado de cada equipa, com picardias mútuas, mas sempre com educação e digo-te que me dá um enorme gosto falar com ele de futebol ;)

Sim, eu estava-me a referir a rivalidades deste género. Porque, sem competição, não se luta para ser o melhor.

Bracaro Augusto

O mais importante é que o Braga ganhe e que não haja confusões ! ;)
BRAGA SEMPRE !!!

spinto

quem for de carro que estacione nas imediações da central cp e depois ao fim do jogo apanha a boleia de quem vai para o comboio, é seguro se fizerem assim pois o problema não é ir mas sima o fim do jogo.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!