News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/10

Started by JotaCC, 18 de October de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Tudo ou nada na 'Champions'


Decisivo e uma espécie de tudo ou nada na 'Champions'. O duelo com o Partizan de Belgrado, agendado para amanhã (19.45 horas), vai ditar o futuro do Sp. Braga na liga milionária. Não há margem para erros e apenas a vitória interessa para as aspirações minhotas no maior palco do futebol europeu.

Frente-a-frente vão estar as duas equipas do grupo H que ainda não somaram qualquer ponto nesta fase de grupos, sendo que o vencedor poderá reacender as esperanças de qualificação. Recorde-se que os dois primeiros classificados passam à fase seguinte, enquanto o terceiro de cada grupo segue para a Liga Europa.

Ainda a zeros, e no último lugar do grupo, o Sp. Braga é também uma das três equipas que ainda não marcou golos na Liga dos Campeões. Os arsenalistas estão em branco, tal como o Bursaspor (grupo C) e Auxerre (grupo G), ambos igualmente últimos classificados.

Em termos defensivos, o Sp. Braga tem o pior registo e a defesa mais batida: nove golos sofridos. Segue-se o Panathinaikos (grupo D, com sete) e o Zilina (grupo F, também com sete).
A favor, o Sp. Braga tem a estatística: em três jogos diante de equipas da Sérvia - todos com o Estrela Vermelha - os minhotos nunca perderam.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Moreira
"A Vantagem será do Braga"

Outrora grande promessa do futebol português, até um conflito com o Boavista praticamente o ter feito desaparecer do mapa futebolístico nacional, Moreira vai voltar hoje ao país que o viu nascer para o futebol com vontade de provocar estragos. O avançado representa agora o Partizan de Belgrado, próximo adversário do Braga na fase de grupos da Liga dos Campeões, e garantiu a O JOGO que os sérvios estão a encarar o encontro com "bastante optimismo". "Depois de termos sofrido duas derrotas, tal como o Braga, sabemos que é importante pontuar. E é com essa intenção que vamos entrar em campo", referiu o agora internacional guineense, embora esteja ciente que equipa vai ter pela frente e onde vai jogar. Daí que atribua maior dose de favoritismo ao vice-campeão lusitano. "O Braga vai jogar em casa, como tal parte um pouco em vantagem", vincou Moreira, cujo historial de confrontos com o clube da Cidade dos Arcebispos, relativo às épocas em que ainda representava os axadrezados, até é auspicioso (nunca perdeu). Mas os tempos agora são outros. E o passado recente dos minhotos leva o jogador do Partizan a fazer-lhes os maiores elogios. "O Braga tem praticamente a mesma equipa da época passada. É muito compacto na defesa, tem um meio-campo bastante trabalhador e um ataque mortífero. Por isso sei que vamos ter de ter muita atenção, porque eles têm jogadores rápidos que nos podem criar problemas no contra-ataque", descreveu.

Seja como for, o rendimento do Braga nos últimos encontros tem sido um tanto ou quanto irregular. Para tal muito contribuiu o desastre de Londres, de onde a equipa saiu com uma derrota por 6-0 contra o Arsenal, mas Moreira acredita que os homens de Domingos Paciência tudo vão fazer para se redimir do mau arranque na fase de grupos da Liga dos Campeões já amanhã. "Quando uma equipa está com problemas, tenta sempre dar outra imagem, mais positiva, no jogo seguinte. É assim com todas, pois todas acabam por atravessar um período menos bom. Mais tarde ou mais cedo, o Braga vai querer provar que o que fez na época passada ou nas pré-eliminatórias não foi um acaso", sustentou o avançado, para o qual este confronto tem carácter "decisivo para ambos os clubes". "Se quisermos continuar na competição ou jogar a Liga Europa, não nos podemos dar ao luxo de perder mais pontos. O Braga joga em casa e tem o apoio do público, mas nós tudo faremos para sair com um ou até com os três pontos, porque depois é a nossa vez de jogar num ambiente favorável", lembrou. Afinal, o Arsenal foi a única equipa desde que começou a época a sobreviver ao ambiente infernal que habitualmente se vive no estádio dos sérvios.


À caça do primeiro golo na fase de grupos

Depois de ter marcado nove golos nas duas eliminatórias que foi obrigado a disputar (quatro ao Celtic e cinco ao Sevilha), o Braga ainda procura o primeiro na fase de grupos da Liga dos Campeões. A mira dos arsenalistas tem andado torta, e isso também ajuda a explicar o facto de ainda não terem conquistado qualquer ponto. Aliás, a situação é idêntica à de outras três equipas: Marselha, Auxerre e Bursaspor. Um facto que não deixa de ser curioso, até porque, no campeonato, os bracarenses não se podem queixar muito da falta de eficácia em frente à baliza. Antes pelo contrário. Entre os 16 participantes, são detentores do terceiro melhor ataque, com 11 remates certeiros - só o FC Porto (14) e a Académica (13) somam mais. Na Champions, levam 180 minutos sem festejar um golo.



Árbitro de má memória


Laurent Duhamel foi o árbitro escolhido para dirigir o jogo com o Partizan. Será a segunda vez que o francês de 42 anos apitará o Braga, depois de em 2006/07 ter estado no embate com o Tottenham, que acabou com uma derrota (3-2) dos bracarenses. De resto, o saldo português com este juiz é negativo: duas vitórias, dois empates e quatro desaires.



Domingos dissipa dúvidas

Devem ficar hoje dissipadas as dúvidas sobre quem fará dupla com Moisés no eixo da defesa frente ao Partizan. Paulão e Rodriguez ainda trabalharam de forma condicionada no treino de ontem, pelo que a sessão desta manhã, que será aberta durante os 15 minutos iniciais, poderá ajudar a esclarecer a situação. Domingos falará logo depois.


São esperados 200 sérvios

Serão poucos, mas poderão vir a ser problemáticos os adeptos do Partizan que amanhã marcarão presença no Estádio AXA. Ao todo, são esperadas sensivelmente duas centenas de sérvios, mas a Polícia de Segurança Pública de Braga está determinada a mantê-los sob controlo desde a chegada a Portugal até ao regresso ao país natal.


O JOGO

JotaCC

Paulão vai a jogo
RESOLVIDA QUESTÃO CENTRAL PARA JOGO COM PARTIZAN

Está desfeita a principal dúvida de Domingos Paciência para o jogo de amanhã, frente ao Partizan. Paulão vai mesmo a jogo, depois de ontem ter realizado um teste no treino realizado à porta fechada. O defesa-central recuperou da lesão muscular que sofreu há uma semana, no jogo-treino com o Aves, e assim o treinador não terá de fazer adaptações ao lugar. A possibilidade de Aníbal Capela ser lançado às feras continua, mesmo assim, a ser uma possibilidade, pois o plantel dos minhotos ainda realiza um treino esta manhã e Paulão pode eventualmente ter uma recaída.

De qualquer maneira, a inclusão nos convocados do internacional Sub-19, que está emprestado ao satélite Vizela, entra nas contas de Domingos Paciência para os jogos da Champions. O peruano Rodríguez e o brasileiro Léo Fortunato estão lesionados e não recuperam para amanhã, pelo que Aníbal Capela é o terceiro defesa-central que está disponível.

Com Paulão a jogar ao lado de Moisés no eixo da defensiva, não restam grandes dúvidas quanto ao onze a apresentar por Domingos Paciência no decisivo jogo com os sérvios do Partizan. Miguel Garcia está também lesionado e Sílvio ocupa com naturalidade o seu posto no lado direito da defesa, sendo que Elderson estará no flanco oposto.

No meio-campo, Vandinho tem reservado o seu regresso à posição 6 para formar um trio onde devem estar também Luís Aguiar e Leandro Salino.

Lá na frente, Alan e Paulo César formam as alas no apoio ao avançado, que deve voltar a ser Matheus, embora Lima continue a ser hipótese. Nos jogos caseiros da Champions, de resto, o ex-Belenenses tem sido quase sempre a referência ofensiva. É a questão eterna para colocar a Domingos na conferência de imprensa de hoje de antevisão do jogo.

Mossoró é dúvida

Com o lote de lesionados mais reduzido, Domingos tem ainda uma dúvida para esclarecer no que concerne às opções que vai levar para o banco. O caso de Mossoró assume-se como importante, dado que o brasileiro estava em fase ascendente e a readquirir o ritmo competitivo perdido, após uma longa ausência por lesão. O problema é que o criativo queixou-se de um problema no pé direito e também passou a última semana entregue ao departamento médico. Até prova em contrário é baixa para o jogo de amanhã, mas hoje até pode haver uma boa nova neste capítulo.

RECORD

JotaCC

Matheus e Lima sob olhar francês

Em Braga, tem sido frequente a visita de elementos do scouting de formações estrangeiras. O excelente desempenho na época passada foi suficientemente apelativo para chamar ao Minho alguns dos grandes clubes europeus.

Porém, o triunfo na eliminatória sobre o Celtic e, principalmente, as duas vitórias sobre o Sevilha, na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, cativou ainda mais a atenção internacional para os craques que vestem a camisola arsenalista.

Lima e Matheus foram jogadores em evidência nesses dois desafios com a fortíssima turma espanhola. Os três golos do ponta-de-lança na Andaluzia fizeram disparar a sua cotação, enquanto o extremo já foi visto noutras ocasiões por diversos clubes.

Amanhã, no jogo com o Partizan, é provável a presença de diversos emissários estrageiros, entre os quais do Lille, cujo espião normalmente enviado a Portugal tem debaixo de mira os dois atacantes do Sp. Braga. No AXA já assistiu, pelo menos, a dois jogos - frente à Naval e, precisamente, com o Sevilha - sendo claro que está acompanhar a evolução de dois futebolistas que se apresentam como potenciais reforços.

Outros clubes franceses têm sido visita assídua na casa bracarense, como o Bordéus, Lens e Mónaco, também eles atentos ao desempenho dos principais jogadores do Sp. Braga.

A BOLA

JotaCC

Árbitro francês é de má memória
LAURENT DUHAMEL NOMEADO

A UEFA nomeou o francês Laurent Duhamel para o Sp. Braga-Partizan de amanhã. Este árbitro de 42 anos esteve no recente Noruega-Portugal, que a seleção nacional perdeu em Oslo no apuramento para o Europeu de 2012.

Laurent Duhamel já dirigiu um jogo do Sp. Braga na Europa, em 2006/07, quando os minhotos perderam com o Tottenham, em Londres, por 3-2.


Sérvios só ao fim da tarde no Axa
TREINO A PARTIR DAS 19 HORAS

A comitiva do Partizan, onde se incluem os nomes de Almani Moreira (antigo jogador do Boavista) e Stojkovic, guarda-redes emprestado pelo Sporting, chega ao início da tarde ao Porto.

A adaptação ao Estádio Axa é só ao fim da tarde com treino a partir das 19 horas. Trinta minutos antes é a habitual conferência de imprensa.


RECORD

JotaCC

Cleo, estrela do Partizan: «Vou ter um jogo difícil em Braga»
Ponta-de-lança jogou no Olivais e Moscavide e conhece minhotos muito bem


Em Portugal, passou despercebido. Na Sérvia, é uma estrela. Cleo é o ponta-de-lança do Partizan de Belgrado, que nesta terça-feira defronta o Sp. Braga na Liga dos Campeões. Antes de recordar o passado no Olivais e Moscavide pelo qual jogou, o avançado brasileiro, que deverá ser chamado à selecção sérvia, conversou com o Maisfutebol e sabe que vai ter «um jogo difícil» na Pedreira.

«O Sp. Braga é uma grande equipa, está na Liga dos Campeões e isso diz tudo, nós respeitamos o Sp. Braga e vamos com os pezinhos no chão para conseguir um bom resultado», começou por dizer Cleo, ao nosso jornal.

«Nos minhotos, o avançado tem vários compatriotas. «Conheço os brasileiros todos, porque tenho televisão portuguesa em casa e vejo os jogos, acompanho sempre o Braga», referiu o ponta-de-lança dos sérvios.

«É difícil destacar um, mas gosto muito do Matheus, que é muito rápido, e do Salino, que é um grande jogador, é chave da equipa, corre muito», analisou Cleo, que mostra-se bem informado sobre a equipa de Domingos Paciência. Ainda sobre os compatriotas, diz que «todos têm muita qualidade, podem decidir qualquer jogo», mas alerta que «o Partizan entra em campo sempre para ganhar», porque é um clube grande na Sérvia.

Uma dupla de respeito

Cleo foi o melhor marcador da equipa no campeonato sérvio, com 14 golos, os mesmos que o senegalês Lamine Diarra, entretanto emprestado ao Al-Shabab, do Dubai. Nesta temporada, só no campeonato, o ex-jogador do Olivais e Moscavide tem três golos em quatro jogos. No último encontro, frente ao Smederevo, o treinador deixou-o de fora, para poder estar apto para o duelo com uma dupla que merece respeito.

Moisés e Rodriguez não são estranhos para o avançado, que responde que os conhece bem, embora elogie toda a defesa, até porque Rodriguez pode não estar apto. «Ambos têm nome em Portugal, um é capitão de equipa e o outro é muito forte e tem muita raça», considera Cleo, quando fala de Moisés e do colega peruano.

«Vou ter um jogo difícil», diz, depois de comentar o trabalho de toda a defesa minhota. «Tenho de descobrir modo de abrir espaços, porque quando se defronta grandes jogadores, temos de aproveitar a primeira oportunidade», concluiu, sobre o encontro desta terça-feira, importantíssimo para as aspirações das duas equipas.

MAIS  FUTEBOL

JotaCC

Rodriguez no último treino antes do Partizan

Surpresa na sessão de treino desta manhã do Sp. Braga. Rodriguez integrou os trabalhos sem aparentes limitações, podendo assim estar à disposição de Domingos Paciência para o jogo desta terça-feira diante do Partizan Belgrado, para a terceira jornada da Liga dos Campeões.

Naquele que foi o último treino antes da recepção à equipa sérvia, Domingos viu também Paulão e Mossoró trabalharem integrados com o restante grupo, entendendo-se que também estarão disponíveis. Resta aguardar pela divulgação da lista de convocados, ao final da manhã, para confirmar se serão ou não chamados para defrontar o Partizan.

De fora estão o guarda-redes Quim e os defesas Leo Fortunarto e Miguel Garcia, que nem sequer trabalham no relvado na sequência das respectivas lesões.

Ao final da manhã, ainda antes de Domingos anunciar os convocados, haverá conferência de Imprensa com o técnico e mais um jogador.


A BOLA

JotaCC

Adeptos sérvios a caminho de Braga

Duzentos adeptos sérvios são esperados no apoio à equipa do Partizan, no jogo marcado para esta 3.ª feira, no estádio Axa, em Braga, a contar para a 3.ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões.

Os adeptos sérvios, nos últimos tempos, têm estado envolvidos em vários episódios de desacatos.

O comando distrital da PSP de Braga está atento para seguir de perto estes adeptos especiais.

A comitiva do Partizan está em Portugal desde a hora do almoço, depois de ter chegado ao aeroporto Sá Carneiro, na cidade do Porto.


Comissária Ana Margarida e os adeptos sérvios

A responsável adianta: A PSP de Braga vai ter para este jogo todos os cuidados que tem para os outros jogos, sempre atentos à chegada e á deslocação dos adeptos".

RTP

JotaCC

Domingos: «Queremos fazer uma história diferente»
Técnico do Sp. Braga quer transformar imagem da equipa na Liga dos Campeões

Não é possível voltar atrás para corrigir os erros, mas é sempre uma hipótese tentar recomeçar a partir deste ponto. O Sp. Braga quer limpar a imagem deixada nos dois primeiros jogos da Liga dos Campeões (derrotas com o Arsenal e o Shakhtar) e começar a reerguer a equipa, já esta terça-feira, frente ao Partizan de Belgrado.

«Há quatro jogos e doze pontos em disputa. O jogo de amanhã é importante e decisivo para continuarmos em prova, mas cada jogo tem uma história. Queremos fazer uma história diferente daquilo que tem sido a Liga dos Campeões para nós. Temos de ser uma grande equipa para fazer isso, sempre com os nossos padrões, porque, até agora, temos procurado lutar de igual para igual e não temos conseguido», lembrou o treinador.

As duas equipas chegam a este encontro sem qualquer ponto conquistado, pelo que se torna importantíssimo conseguir superiorizar-se ao rival, para ganhar posição, pelo menos, para garantir o acesso à Liga Europa. Ainda assim, Domingos garante que os objectivos não mudam.

«Abordamos este jogo da mesma forma que os outros. Não fomos felizes nos dois primeiros jogos e temos consciência que este jogo é decisivo. Se queremos continuar na Champions, passa muito pelo jogo de amanhã. Não temos estado a um nível que permitisse ganhar, mas este jogo é decisivo porque queremos continuar», frisou.

E nem aquilo que o Arsenal possa fazer no confronto com o Shakthar preenche uma pequena parte das concentrações dos minhotos. Pensamento apenas em vencer os sérvios, assegura o treinador: «A preocupação é o que nós podemos fazer. No último jogo fizemos uma boa primeira parte e depois não tivemos a sorte do jogo. Este é muito importante porque queremos continuar a alimentar a esperança de seguir em frente. Não nos passa mais nada pela cabeça.»



Sílvio: «O único objectivo é ganhar»

Lateral do Sp. Braga quer continuar na Liga dos Campeões

Não foi em longas conversas, mas deixou bem claro o pensamento que, por estes dias, atravessa a mente dos jogadores do Sp. Braga. Sílvio está concentrado apenas em vencer o jogo com o Partizan de Belgrado, a única hipótese de o conjunto minhoto continuar a acalentar esperanças de se manter na Liga dos Campeões.

«O único objectivo é ganhar, porque só assim nos podemos manter na Liga dos Campeões. Se é o jogo mais importante? Sim, é. Em primeiro lugar porque é o próximo e depois porque temos que obrigatoriamente ganhar», vincou.

O lateral português deu a conhecer, ainda, a informação que tem da equipa sérvia, lembrando que o rival também vai ter pela frente um duro obstáculo.

«Temos visto durante a semana, nas sessões de vídeo, que eles têm uma boa equipa e praticam um bom futebol. Mas vão encontrar um Sp. Braga também muito forte, com o objectivo de ganhar», afirmou.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Aníbal nos eleitos de Domingos

Domingos Paciência convocou 19 jogadores para o jogo com o Partizan. Destaque para a chamada do central Aníbal, internacional sub-19 que joga no satélite Vizela. O jogador volta a figurar numa lista da Champions, depois de ter sido suplente não utilizado no desafio da terceira pré-eliminatória da competição, com o Celtic.

Aníbal irá compensar as ausências dos centrais Léo Fortunato e Rodriguez. O peruano apresentou melhorias físicas, mas não ao ponto de poder regressar à competição. Destaque ainda para Mossoró, que se treinou sem limitações e foi chamado, e ainda a disponibilidade de Paulão, que vai formar com Moisés a dupla de centrais do Sp. Braga frente ao Partizan

Lista de convocados:

Guarda-redes: Felipe e Artur

Defesas: Paulão, Moisés, Elderson, Sílvio e Aníbal

Médios: Hugo Viana, Alan, Luís Aguiar, Andrés Madrid, Salino, Mossoró, Paulo César, Hélder Barbosa e Vandinho

Avançados: Lima, Elton e Matheus

A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência: «Será preciso o esforço de todos para vencermos»

Domingos Paciência apelou esta segunda-feira ao esforço de todos os jogadores para conseguir uma vitória sobre o Partizan, em mais um jogo para a Liga dos Campeões.

Na conferência de Imprensa de antevisão do jogo da terceira jornada do Grupo H da Liga dos Campeões, realizada ao final da manhã, o treinador do Sp. Braga realçou o facto de o desafio com a formação sérvia ser crucial para o futuro dos minhotos. «É um jogo muito importante, o qual temos de ganhar para alimentar a esperança do apuramento. Só nos passa isso pela cabeça. Mas será preciso o esforço de todos para o conseguirmos», sustentou.

Para Domingos Paciência o Arsenal, líder do grupo, é claramente o favorito, os seis pontos já acumulados pelo Shakhtar também lhe conferem confortável vantagem, mas para o treinador nada está ainda perdido. «Há mais quatro jogos para fazer, doze pontos em disputa, e não podemos dizer que o Sp. Braga não vai garantir o apuramento. Este é um jogo decisivo, tal como o próximo, em Belgrado, no qual queremos escrever uma história diferente da que tem acontecido», defendeu.

O treinador dos bracarenses acredita que a sua equipa, diante do Partizan, será capaz de se aproximar do que já mostrou esta época. «Começámos muito bem, mas depois fizemos dois jogos muito maus, com o Arsenal e com o Shakhtar. Temos capacidade para fazer melhor e é isso que vamos fazer neste jogo», assegurou.

Domingos Paciência notou também que o Partizan é um pouco diferente do Shakhtar. «Trata-se de uma formação com muita qualidade e mobilidade no ataque e com dois alas perigosos. Ao contrário do Shakhtar, o Partizan é uma equipa que gosta de assumir o jogo», explicou o treinador.


«Temos obrigatoriamente de ganhar» — Sílvio

O lateral-direito Sílvio projectou esta segunda-feira o jogo com o Partizan, cuja importância sublinhou. «Temos obrigatoriamente de ganhar», disse.

A vitória é o único resultado que interessa ao Sp. Braga para continuar a alimentar o sonho de continuar na Liga dos Campeões. «Só ganhando poderemos continuar na competição», afirmou o jogador.

O defesa bracarense reconheceu valia à equipa sérvia, mas deixou a garantia de um Sp. Braga capaz de contrariar os pontos fortes do adversário. «Temos visto vídeos do nosso adversário, é uma boa equipa, pratica bom futebol, mas nós também vamos estar muito fortes», assegurou Sílvio.

A BOLA

JotaCC

Domingos: «Fazer com que este jogo tenha história diferente»
vencer partizan é decisivo para o braga

O Sp. Braga partilha com o Partizan a pressão de pontuar pela primeira vez no Grupo H da Liga dos Campeões para poder pensar em continuar em prova.

Os dois conjuntos defrontam-se amanhã na cidade minhota e Domingos Paciência tem como objetivo vencer o encontro e, com isso, ganhar também uma equipa.

O embate entre Arsenal e Shakhtar, as outras equipas do agrupamento, não o faz perder o sono.

"A minha preocupação é com aquilo que podemos fazer. No último jogo não tivemos a sorte do nosso lado. Agora, este encontro com o Partizan é importante porque temos de ganhar para alimentar esperança de continuar em prova. É só isso que nos passa pela cabeça e não o Arsenal-Shakhtar. Estamos preocupados sim é connosco e terá de haver esforço de toda a gente para continuarmos em prova", afirmou o técnico dos bracarenses esta segunda-feira em conferência de imprensa.

"Não fomos felizes no resultado nos primeiros jogos que fizemos. Agora temos consciência de que é decisivo se quisermos continuar na Liga dos Campeões. A minha forma de pensar e abordar os jogos é sempre no sentido de os ganhar. Sabendo que há 4 jogos e 12 pontos em disputa. Mas cada jogo tem uma história e estamos a trabalhar para que este tenha uma história diferente e fazer com a equipa seja forte e confiante para vencer este jogo e os futuros", acrescentou, sublinhando que:

"Podemos fazer melhor do que nas duas últimas jornadas. E é  para isso que estamos a trabalhar."


Sílvio: «Único objetivo é ganhar»
lateral bracarense e o jogo com o partizan

Sílvio foi parco em palavras na conferência de imprensa de antevisão do jogo entre o Sp. Braga e o Partizan, a contar para o Grupo H da Liga dos Campeões, amanhã.

A mensagem é só uma e o lateral bracarense não foge do caminho traçado pelo treinador Domingos Paciência.

"Este é o jogo mais importante porque é o próximo e porque temos obrigatoriamente de ganhar para pensar em seguir em competição. Único objetivo é ganhar", afirmou.


RECORD

JotaCC

Domingos Paciência chama jovem Aníbal para 'Champions'

Domingos Paciência revelou hoje, segunda-feira, a lista de convocados para o jogo da terceira jornada do grupo H da Liga dos Campeões, contra o Partizan de Belgrado, partida que coloca frente a frente os dois últimos classificados do grupo, com duas derrotas em tantos jogos. o principal destaque dos convocados centra-se na chamada do defesa internacional sub-19 Aníbal, devido às lesões dos habituais titulares no sector defensivo, Rodriguez e Léo Fortunato.

O jogo entre Sporting de Braga e os sérvios do Partizan tem lugar no Estádio Municipal de Braga, às 19:45 de terça-feira, e será arbitrado pelo francês Laurent Duhamel. Os sérvios viajam para Portugal moralizados com as duas goleadas nos dois últimos encontros, 6-0 para a taça e 5-3 para o campeonato.

A lista de convocados do Sporting de Braga:
Guarda-redes: Felipe e Artur.
Defesas: Paulão, Sílvio, Aníbal, Moisés e Elderson.
Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Salino, Luís Aguiar, Hugo Viana e Mossoró.
Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Matheus, Lima, Elton e Paulo César.

O JOGO

Bruno3429

Sp. Braga-Partizan (antevisão): terceiro take de um filme indefinido
Épico ou filme de terror? Minhotos darão a resposta

Por João Tiago Figueiredo


A estreia foi para esquecer e a sequela não deixou muito para contar. Segue-se o terceiro «take» e espera-se que, desta vez, a máquina arranque. Se não o fizer, será tarde demais e o que começou por ser um épico, um filme encantador, pode-se, a breve prazo, assumir contornos de película de terror. Cabe ao Sp. Braga definir este filme ainda sem categoria. Ganhar ao Partizan de Belgrado, esta terça, pode dar uma ajuda a iluminar o caminho.

As contas são muito simples. Para acalentar a esperança de seguir em frente e, mesmo, assegurar o lugar que dá acesso à Liga Europa, só há um caminho: ganhar. Para o encontrar será necessário vasculhar por entre uma equipa sérvia que chega com mais problemas fora do relvado do que no mesmo.

Os recentes incidentes no jogo entre a selecção sérvia e a Itália colocaram o mundo a olhar de lado para este país da antiga Jugoslávia. Em Braga, esperam-se apenas 200 adeptos , mas os minhotos terão de preocupar-se, apenas, com aquilo que a equipa de Aleksandar Stanojevic irá apresentar em campo. O técnico traz consigo algumas caras bem conhecidas do futebol português (Stojkovic, Moreira e Cléo ) para tentar somar os primeiros pontos nesta edição da prova milionária.


Lesões não ajudam a reescrever a história

Em seis viagens a Portugal, apenas por uma vez o Partizan venceu. Foi em 2002, na 1ª eliminatória da Taça UEFA, frente ao Sporting. Os sérvios venceram por 1-3 e haveriam de afastar os leões em Belgrado. Na última vez que vieram a Portugal, foram derrotados por 2-1 no Estádio das Antas. Aconteceu em 2003, na caminhada triunfal do F.C. Porto que viria a ganhar a Champions em Maio do ano seguinte.

Para este jogo, há contrariedades dos dois lados. Domingos não pode contar com Rodríguez, Miguel Garcia e Léo Fortunato. Problemas que obrigaram a pescar o jovem Aníbal ao satélite Vizela. Para Stanojevic, a dúvida chama-se Tomic. Se não jogar será o português Moreira a entrar de início.

Às 19h45 desta terça-feira, o Sp. Braga começa a reescrever a história . Por cima das rasuras e borrões das duas primeiras rondas, espera-se uma caligrafia de luxo, para que a obra final possa figurar na estante das mais belas conquistas dos «guerreiros do Minho».

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Felipe; Sílvio, Paulão, Moisés e Elderson; Vandinho, Salino e Luís Aguiar; Alan, Matheus e Paulo César.

PARTIZAN: Stojkovic; Milijkovic, Savic, Krstajic e Lazevski; Petrovic, Medo, Sasa Ilic e Moreira; Iliev e Cléo.

Maisfutebol