News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/10

Started by JotaCC, 16 de October de 2010, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Vandinho recuperado


Já era crível a recuperação do capitão, mas agora é oficial e não deixa de ser uma excelente notícia para o jogo de terça-feira contra o Partizan. Vandinho está recuperado da mialgia que o afastou dos relvados, desde o jogo da Luz, e já treinou ontem sem limitações, reintegrado no plantel bracarense, segundo a actualização do boletim clínico, já que o treino decorreu fechado.

O regresso do médio, capitão de equipa e peça influente no jogo táctico de Domingos Paciência, e até pela sua experiência, é um balão de oxigénio importante no Sp. Braga a poucos dias do jogo decisivo da 3.ª jornada da Liga dos Campeões, onde o clube bracarense está obrigado a ganhar para manter intactas as aspirações de passar esta fase de grupos.

Se Vandinho já está OK para o jogo que pode ser histórico no Sp. Braga, pela conquista da primeira vitória na 'champions', o cenário clínico nos arsenalistas mantém-se, por outro lado, ainda muito carregado, sobretudo pelas lesões dos três centrais Rodriguez, Paulão e Léo Fortunato. Sobra apenas o Moisés para o eixo da defesa. Mossoró e Miguel Garcia continuam lesionados, tal como o guardião Quim.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Vandinho está certo para a Champions
DOMINGOS PACIÊNCIA TEM MENOS UM PROBLEMA

Confirma-se o cenário que se começou a desenhar logo após o jogo que o Sp. Braga perdeu na Luz, há duas semanas. Vandinho foi rendido no confronto com os encarnados, devido a uma lesão muscular, mas estava nos planos a sua recuperação para o decisivo embate com o Partizan, da próxima 3.ª feira e que pode ditar muito do futuro europeu da equipa de Domingos Paciência.

O nome do capitão já não consta no boletim clínico divulgado ontem pelo departamento médico dos bracarenses, o que constitui menos uma dor de cabeça para o treinador, dado o extenso lote de jogadores a contas com problemas físicos, agora reduzido a... seis!

Vandinho, recorde-se, falhou o jogo da Taça no último fim-de-semana, precisamente para ter um espaço temporal razoável para que a sua recuperação fosse uma realidade, sendo que o trinco já vinha dando sinais de fadiga muscular há alguns jogos, fruto do exigente início de época dos minhotos, que incluiu 4 jogos de elevado calibre que levaram a equipa ao histórico apuramento para a fase de grupos da Champions.

Ora é precisamente essa nobre e milionária competição que está agora em causa, pois o Sp. Braga perdeu os 2 primeiros jogos e não pode voltar a vacilar, precisamente no encontro caseiro frente ao Partizan de Stojkovic, que também baqueou nas primeiras jornadas e que irá certamente lutar com os minhotos pelo 3.º lugar, o de acesso à Liga Europa.


RECORD

JotaCC

Convencer Salvador antes da Champions

Rápida e pacífica, a reunião do Conselho Geral do Braga terminou como se esperava: com os 13 elementos que nela participaram a deliberarem a favor da continuidade de António Salvador na presidência do emblema da Cidade dos Arcebispos até 2013. A decisão foi unânime e caberá agora ao presidente deste órgão, João Fernando Magalhães, tentar convencer o ainda líder dos arsenalistas a cumprir com o prometido na Assembleia Geral da última semana, ou seja, a continuar no cargo que exerce desde 2003, impedindo, assim, que o emblema caia num vazio directivo. O primeiro contacto com Salvador foi efectuado ainda ontem, pouco depois do encontro realizado nas instalações do Estádio AXA ter sido concluído, pois todos gostariam de o ver anunciar a sua disponibilidade para ficar até terça-feira, dia em que a equipa de futebol recebe o Partizan de Belgrado, na terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Está assim dado mais um passo no sentido da continuidade de António Salvador, que, tal como O JOGO adiantou, acabará com o actual presidente do clube e da SAD a ser reeleito por aclamação numa Assembleia Geral a ser agendada muito em breve. Só falta mesmo ser conhecida a posição oficial do dirigente máximo dos bracarenses para que o processo avance para a próxima fase. "O Conselho Geral tomou uma decisão e quer comunicá-la pessoalmente ao presidente do clube [António Salvador]. A partir daqui já não depende de nós", referiu a O JOGO João Fernando Magalhães, sem levantar a ponta do véu sobre as decisões tomadas, mas classificando de "proveitosa" a reunião que juntou antigos presidentes do clube, como Mesquita Machado, Fernando Oliveira e Pedro Machado, entre outros, e o sócio número um do Braga, Paulo Machado, de 97 anos. "Foi bastante fácil chegar a um entendimento, porque todas as pessoas têm experiência de dirigismo no clube. Continue ou não o actual presidente, isto mostra a força do Braga", salientou o juiz.

Os próximos dias serão decisivos para a resolução desta matéria, que há muito vem sendo debatida pelos adeptos. No entanto, uma coisa parece ser certa: está prestes a repetir-se o que sucedeu em 2007, ano em que António Salvador também foi reeleito por aclamação. É tudo uma questão de tempo...



3 perguntas, 3 respostas

Fernando Oliveira, ex-presidente do Braga

1
Como se explica a falta de candidaturas à presidência do clube? Com o trabalho do actual líder?


"Não tenho dúvidas que é pelo trabalho desenvolvido por António Salvador como, de resto, se viu na última Assembleia Geral, em que o orçamento foi claramente aprovado. Ele tem tido a visão de comprar barato e vender de acordo com o estatuto do Braga. Além disso, alcançou resultados desportivos muito bons, com destaque para o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, algo que nunca tinha acontecido na história do clube".

2
Os pedidos para que António Salva-dor continue são vários. Acredita que este poderá repensar a decisão?


"Já estive à frente dos destinos do clube e compreendo perfeitamente a atitude que tomou. O clube é muito exigente para um presidente, ainda por cima para alguém como ele, que tem várias empresas para gerir. Admito que esteja cansado e que gostasse de dedicar mais tempo às empresas. Mas com o sucesso que tem tido é um pouco complicado. Por isso, é natural que todos peçam que fique e que, tal como disse na Assembleia Geral, não deixe cair o Braga num indesejável vazio directivo".

3
O que gostava de ver o Braga alcançar no próximo triénio, em princípio, com o actual presidente à frente do clube?


"Espero que continue a ter os êxitos que tem tido, tanto a nível financeiro, como desportivo. Com isto não quero dizer que o Braga tem de apurar-se sempre para a Liga dos Campeões. Julgo que terminar entre os três ou quatro primeiros lugares no campeonato consolidaria a nossa posição como um dos quatro grandes e permitiria jogarmos as competições europeias. Se repararmos, os clubes que têm tido êxito são aqueles que mantêm um elenco directivo durante muitos anos. Por vezes não é fácil, mas o Braga tem condições para isso".


Vandinho já trabalha sem limitações

Vandinho vai mesmo poder defrontar o Partizan, de Belgrado, na próxima terça-feira. O capitão já vinha pisando o relvado nos últimos dias, mas só ontem, para satisfação de Domingos Paciência, participou no treino sem quaisquer limitações. Por isso, tudo indica que o seu lugar no meio-campo esteja garantido no encontro da Liga dos Campeões com os sérvios, quase duas semanas depois de ter saído com um problema muscular do jogo contra o Benfica.


Restam cinco pacientes por recuperar

O boletim clínico divulgado ontem não trouxe novidades em relação aos cinco jogadores que contam para Domingos esta época, pois Quim dificilmente estará disponível para jogar em 2010/11. Apesar de a recuperação de Paulão ser um dado quase garantido, o nome do central continua a constar do documento realizado pelo médico João Pedro Araújo, até porque o seu problema está a ser tratado com o máximo de cuidados. A grande incógnita é mesmo a aptidão de Rodriguez para jogar, pois, nas previsões mais optimistas, o peruano deveria retomar os treinos esta semana e ainda não o fez.


Segurança vai apertar para receber o Partizan

A Polícia de Segurança Pública de Braga está a preparar com mil cuidados o jogo de terça-feira, entre o Braga e o Partizan, da terceira jornada do Grupo H da Liga dos Campeões. Depois dos incidentes verificados no Itália-Sérvia, que tiveram como um dos principais visados o sempre polémico Stojkovic - as atitudes provocatórias do antigo guarda-redes do Sporting quando jogou no AXA pela Estrela Vermelha, em 2005, ainda não foram esquecidas na Cidade dos Arcebispos -, as autoridades estão mais do que alertadas para a possibilidade de tais actos poderem vir a repetir-se e, por isso, estão a montar uma operação apertada para que tudo corra dentro da normalidade. Embora o número ainda possa ser alterado até ao dia do encontro, a comissária da PSP de Braga, Ana Margarida, revelou a O JOGO que, no mínimo, "120 agentes" vão ser destacados. "À semelhança de outros, este jogo é considerado de alto risco. Logo, todas as pessoas que se deslocarem ao estádio serão analisadas com cuidado. Esse é um dos procedimentos fundamentais neste tipo de situações", garantiu, explicando que a organização do policiamento está a ser feita "de acordo com as informações recolhidas até agora". "Trata-se de um evento de grande calibre, por isso, temos de ter um policiamento dinâmico e ajustável consoante as necessidades", acrescentou.

Certo é o acompanhamento dos adeptos do Partizan de Belgrado desde o primeiro momento. A louca paixão dos sérvios pelo futebol é sobejamente conhecida, mas a PSP pretende controlá-la ao ponto de não originar problemas. Se surgirem, então a conversa será outra. "A Polícia de Intervenção estará preparada para intervir caso haja necessidade", afiançou a comissária Ana Margarida.


Stojkovic sofre três golos mas Partizan Vence

Após ter sido alvo da ira dos adeptos da Sérvia no jogo que esta deveria ter efectuado com a Itália, Stojkovic recebeu ontem o forte apoio dos simpatizantes do Partizan, que viram o clube de Belgrado derrotar o Smederevo por 5-3. O guarda-redes cedido pelo Sporting alinhou os 90 minutos e, apesar de ter revelado alguma intranquilidade, será o titular no embate com o Braga, que o treinador da equipa já classificou de crucial. "O jogo com o Braga será importante. Se perdermos por 3-0, as nossas hipóteses de ficar em terceiro no grupo baixam e a campanha será um fracasso", referiu Aleksandar Stanojevic. O Partizan é actualmente líder da Liga sérvia, mas com mais um jogo que o rival Estrela Vermelha.


Sérvios provocam sensações díspares aos minhotos

Apesar de no seu historial nunca ter perdido com uma equipa da Sérvia, não se pode dizer que todas as recordações do Braga desses encontros sejam boas. Tudo porque em 2005/06 foi eliminado da extinta Taça UEFA pelo Estrela Vermelha no Estádio AXA, cedendo um empate com golos (1-1) depois de ter saído de Belgrado com um resultado (0-0) que, ainda que perigoso, deixava boas perspectivas em relação ao apuramento. No entanto, os arsenalistas trataram de redimir-se desse desaire volvidas duas temporadas, derrotando (2-0) a então equipa do português Lucas - o antigo médio do Boavista, que entretanto concluiu a carreira devido a um problema cardíaco, entrou aos 73 minutos. Linz e Wender foram os autores dos golos dos bracarenses, que na altura davam os primeiros passos com Manuel Machado como treinador.


O JOGO

JotaCC

HC Braga derrota Cambra (7-2)

Na terceira jornada do campeonato nacional de hóquei em patins o HC Braga derrotou o Cambra (7-2), enquanto o Porto Santo venceu o Limianos (4-3).

A jornada prossegue no hoje, com a realização de mais seis jogos.

Resultados:

Sexta feira:
HC Braga - Cambra, 7-2

Limianos - Porto Santo, 3-4

Sábado:
FC Porto - Cascais, 15:00

Óquei Barcelos - Oliveirense, 18:00

Física - Valongo, 18:00

Gulpilhares - Tomar, 18:00

Académica de Espinho - Benfica, 18:30

Juventude Viana - Candelária, 21:30

Classificação:
1. FC Porto 2 jogos/6 pontos
2. HC Braga 3/6
3. Benfica 2/6
4. Oliveirense 2/6
5. Limianos 3/6
6. Porto Santo 3/6
7. Candelária 2/3
8. Física 2/3
9. A. Espinho 2/3
10. Cascais 2/3
11. O. Barcelos 2/3
12. Gulpilhares 2/1
13. Valongo 2/1
14. J. Viana 2/0
15. Tomar 2/0
16. Cambra 3/0

O JOGO

JotaCC

Esperanças em recuperar Paulão

O plantel do Sp. Braga está neste momento a treinar-se, à porta fechada, nos relvados anexos ao Estádio AXA, e a grande expectativa prende-se com a recuperação de Paulão para o encontro com o Partizan, referente à terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Com Rodriguez e Léo Fortunato definitivamente afastados do encontro de terça-feira devido a problemas físicos, Domingos Paciência apenas conta com Moisés para o eixo central da defesa, percebendo-se por isso a importância de recuperar Paulão, que também tem evoluído de forma condicionada devido a um traumatismo na coxa, para um encontro determinante para os bracarenses na Champions. O treino de hoje pode nesse aspecto trazer novidades.

A BOLA

JotaCC

Meia casa para o Partizan

A Direcção do Sp. Braga espera vender entre 12 e 15 mil bilhetes para o encontro com o Partizan, referente à terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os ingressos para quem quer assistir à partida estão já à venda e apesar das duas derrotas já averbadas pela equipa de Domingos Paciência na Champions os dirigentes bracarenses esperam ter pelo menos meia casa. Para os adeptos com lugar anual, o bilhetes custa 12 euros, enquanto os sócios que queiram assistir à partida terão de desembolsar 15 euros. Para acompanhante de sócio, o ingresso custa 20 euros.

Quem não for associado do Sp. Braga tem à escolha bilhetes entre os 35 (para a Bancada Lateral Superior) e 40 euros (Central Superior). Os ingressos mais caros para este jogo da Liga dos Campeões custam 65 euros (Cativo). Espera-se que a acompanhar o Partizan venham cerca de 200 adeptos.

A BOLA