News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/10

Started by JotaCC, 15 de October de 2010, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sporting de Braga: terça-feira histórica


Em noite de gala, com mais uma passagem pela passadeira vermelha da competição elite do futebol no velho continente, o Conselho Geral do Sporting Clube de Braga tem um propósito claro: dentro das quatros linhas vencer o Partizan, selando um triunfo histórico, e ao nível eleitoral anunciar a recandidatura de António Salvador. Seria uma terça-feira perfeita para os guerreiros do Minho...

A ideia foi lançada por João Magalhães, actual presidente do Conselho Geral, que reuniu desde logo o consenso entre todos os membros. Nesse prisma a reunião desta tarde - agendada para as 18.00 horas - "foi marcada por telefone", "devido à necessidade de acelerar o processo", constatou o juiz ao Correio do Minho.

Seria algo marcante na vida do Sporting Clube de Braga e na opinião de João Magalhães, a meta é trabalhar para um clube cada vez mais forte. "É com esse propósito que trabalha o Conselho Geral, alicerçado no pilar do clube, que é a massa associativa e nesse prisma, de modo a elevar uma onda em torno do Sporting Clube de Braga seria importante fazer esse anúncio no dia do jogo com o Partizan de Belgrado e ao mesmo tempo, com o estádio repleto de bracarenses celebrar a primeira vitória na história do clube na fase de grupos da liga dos campeões".

O presidente do Conselho Geral recorda as palavras de António Salvador na Assembleia Geral, mas mantém a fé e a crença que o cenário idealizado pelo órgão que preside vai ser possível de concretizar. É preciso ter fé e acreditar. Nós acre-ditamos que António Salvador vai continuar à frente dos destinos do Sporting Clube de Braga e temos fé que vai ser possível concretizar nas datas programa-das", destaca ainda.

Assim sendo, a reunião desta tarde vai servir para dar início às diligências e definir a estratégia na sua plenitude. "Esse foi o propósito que saiu logo na primeira reunião e marcamos esta com a maior rapidez possível com o desejo de definir a nossa estratégia e dar a conhecer a António Salvador e à sua equipa de trabalho qual é o grande desejo do Conselho Geral e de toda a massa adepta do Sporting Clube de Braga".

Uma das questões colocadas a João Magalhães prende-se com o facto de não ter surgido qualquer candidatura de oposição, mas o presidente do Conselho Geral não considera esse facto preocupante, já que, na sua visão, não há qualquer oposição. "Há naturalmente pessoas capazes de assumir os destinos do clube, mas temos um bom presidente e todo o universo bracarense pretende a continuidade de António Salvador.

Além disso, quando se assume algo é para tentar fazer mais e melhor e, nesse prisma, todos sabemos que neste momento é muito difícil. Quem sabe no futuro o cenário seja diferente, mas no contexto actual, até pelo cenário económico-financeiro que vive a Europa, António Salvador é a melhor e única escolha. É o garante da estabilidade do clube e isto é reconhecido por todos", destacou ainda o presidente do Conselho Geral.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Plano B no eixo defensivo
onda de lesões entre centrais faz soar alarme

Ainda não subiu ao relvado mas tudo indica que Paulão vai recuperar do traumatismo na coxa esquerda, que o obrigou a abandonar o jogo-treino com o Aves, no início desta semana, para formar mais uma vez dupla com Moisés. As recuperações de Rodríguez e de Léo Fortunato estão mais complicadas e o departamento médico bracarense faz um "forcing" para ter pelo menos Paulão operacional para o jogo com o Partizan de Belgrado, na próxima 3.ª feira.

Paulão, de 28 anos, normalmente não é aposta de Domingos Paciência, embora seja o central bracarense com mais jogos disputados no principal campeonato português: 95, contra, por exemplo, 63 do "xerife" Moisés. Uma rodagem que apenas credibiliza uma eventual aposta do treinador bracarense em Paulo Afonso Santos Júnior no decisivo jogo com a equipa de Belgrado. Oportunidade última para o Sp. Braga fazer acender uma luz ao fundo do túnel das suas aspirações europeias. Um resultado negativo pode deitar por terra mesmo a aspiração de prosseguir caminho europeu na Liga Europa...

Vandinho na calha

Mas os problemas de Domingos não se confinam ao eixo defensivo. Miguel Garcia também continua condicionado e o mesmo acontece com Vandinho, embora para o trinco brasileiro exista uma boa expectativa de recuperação para o jogo com o Partizan. Outro cliente do departamento médico é Mossoró. O brasileiro tem uma lesão de esforço na planta do pé direito e tem repousado nos últimos dias.

Como eventual alternativa ao capitão Vandinho – que tem cumprido alguns jogos em esforço –, Domingos Paciência tem o argentino Andrés Madrid, que foi titular na partida da Taça de Portugal que o Sp. Braga antecipou precisamente para ter mais tempo para preparar o jogo com o Partizan de Belgrado. Jogo que está a ser preparado completamente em privado. Tal como ontem, o Sp. Braga volta a trabalhar hoje à porta fechada, no relvado de apoio do Axa.


RECORD

JotaCC




Erivaldo: estrela de Angola vai ser português

Com apenas 16 anos, Erivaldo Ferreira, jovem que o Sporting de Braga contratou há um ano ao Beira-Mar, tem sido a estrela maior da equipa de juvenis dos bracarenses, com cinco golos no campeonato nacional da categoria.

Apesar de ter nascido em Angola, Erivaldo mudou-se para Portugal há 13 anos e, a partir de segunda-feira, adquire a nacionalidade portuguesa.

Os treinadores das selecções jovens nacionais estão atentos às qualidades do avançado e tudo indica que, a curto prazo, Erivaldo venha a ser convocado para os sub-17 de Portugal.


A BOLA

JotaCC

Receita de bilheteira vai duplicar 2009/10

António Salvador prometeu na última assembleia geral que esta época daria sempre um lucro à SAD não inferior a 2,6 milhões de euros, mesmo sem as vendas (que podem acontecer) até 30 de Junho. A participação na Liga dos Campeões é, obviamente, a explicação para tal facto. O presidente referia-se aos prémios e receitas extraordinárias (direitos televisivos e merchandising) provenientes da UEFA pela presença na maior competição de clubes da Europa. Mas há outras consequências que farão os proveitos anuais da SAD disparar. A receita de bilheteira é um caso flagrante. Este ano vai, pelo menos, duplicar.

Em 2009/10, o Braga facturou 670 mil euros de bilhetes. Referimo-nos ao somatório dos 15 jogos da Liga Sagres, um jogo de Liga Europa, outro de Taça da Liga e ainda mais dois de Taça de Portugal. Para este ano, deve subtrair-se a este valor a curta verba que valeu o jogo com o Elfsborg e somar-se, no mínimo, o total de proveitos dos três jogos da fase de grupos e ainda o do apuramento com o Sevilha. Ou seja, cerca de 800 mil euros, o que dobra, ou até ultrapassa, o valor. Isto se a participação europeia ficar por aqui. Se o Braga continuar em qualquer uma das provas (Champions ou Liga Europa), o valor continua a subir...


Domingos veste pele de camaleão

Sinal dos tempos ou da fartura de opções para cada posição, a verdade é que Domingos Paciência é hoje um treinador menos conservador do que no passado recente. Leia-se 2009/10, pois na Académica, antes dessa temporada, já tinha por hábito usar esquemas tácticos diferentes. Este ano, em Braga, o técnico já experimentou, em traços gerais, quatro desenhos distintos. Fora as variações... Na época passada, o 4x3x3 foi utilizado e (bem) explorado até à exaustão. Mudanças só pontuais e, na maioria das vezes, provocadas pelo recuo ou adiantamento de Mossoró, o 10 que este ano ainda não assumiu a posição. E sempre depois de os jogos começarem...

Foi precisamente por causa da lesão do Mágico e da falta de outros médios, que na pré-época o treinador ensaiou um esquema alternativo: 4x4x2, com dois alas bem abertos que em determinados momentos mudam a equipa para 4x2x4. O excesso de pontas-de-lança (Meyong, Matheus, Lima, Keita e, nessa fase, Collado) obrigavam a uma aposta do género. Posteriormente chegaram Hugo Viana, Luis Aguiar e depois até Mossoró recuperou. Entretanto, Collado foi emprestado, Keita, Meyong e Elton perderam fulgor e, já com o contingente de centrocampista bem alargado, Domingos fez inversão de marcha. Ou seja, voltou ao esquema preferido por tendência, mas manteve na prateleira o 4x4x2, que tem usado recorrentemente em três variações distintas.

Uma coisa é certa. Nesta fase da época, e ainda que haja uma equipa e um esquema tidos como preferidos, para nenhum adversário é fácil prever como vai jogar o Braga. Os resultados não têm sido tão bons como no ano passado, mas os rivais têm sido mais duros. Não houve Europa em 2009/10.


Nenhum totalista e 25 jogadores utilizados


As mudanças tácticas têm muito a ver com o excesso de (boas) opções no plantel. Domingos Paciência tem sempre muitas dificuldades para escolher o onze e é obrigado a excluir craques que seriam titulares em quase todas as outras equipas da Liga ZON Sagres. O técnico tem, por isso, promovido a rotação de jogadores e ainda não repetiu, de forma consecutiva, nenhum onze. Moisés, o mais utilizado do plantel, também perdeu estatuto de totalista no recente encontro com o 1º Dezembro, para a Taça de Portugal. Ao todo, em apenas 14 jogos, o treinador já utilizou 25 atletas, dois deles nem fazem parte do plantel. Mário Felgueiras jogou duas vezes e regressou ao Rio Ave. Dani joga no satélite Vizela e foi chamado por uma situação de urgência. Entre os que treinam diariamente, faltam cinco estrear-se: Custódio, Keita, Marcos, Diego e Lucas.


Esquemas tácticos alternativos


Ainda que com pontuais alterações de nomes, é este o 4x4x2 mais utilizado. Foi assim logo nas primeiras jornadas do campeonato. Mas Luis Aguiar estava a aquecer...

No Estádio da Luz, Domingos utilizou um 4x4x2 alternativo, e com mudanças radicais: Alan na esquerda, Salino encostado à direita e Aguiar quase ao lado do ponta-de-lança

O 4x3x3 típico é, a par do 4x2x3x1, a táctica mais utilizada. É nestas condições que Alan e Paulo César mais rendem: colados às pontas e praticamente na linha do ponta-de-lança



Conselho Geral reúne-se hoje


O Conselho Geral, liderado pelo juiz João Magalhães, reúne-se hoje às 18 horas para decidir o que fazer a propósito do impasse directivo no clube. A opinião de cada um é que António Salvador deve continuar e, na prática, vai apenas delinear-se a conversa a ter com o presidente para o convencer a assumir mais três anos de mandato, sendo certo que este dirá sim.



Vandinho está operacional, Miguel Garcia fica de fora

Vandinho vai estar a 100 por cento até ao final da semana e, por isso, jogará contra o Partizan. O médio já não tem dores, mas tem sido poupado. Paulão também joga, ao contrário de Miguel Garcia que, pelo quadro que ainda apresenta, vai ficar de fora. Rodriguez e Mossoró são dúvidas.


O JOGO

JotaCC

Conselho Geral do Sp. Braga quer resolver hoje o impasse directivo
António Salvador fica mais três anos

António Salvador vai ser reconduzido para mais um mandato como presidente do Sp. Braga. É essa a convicção do Conselho Geral do clube, que se reúne hoje, pelas 18h00, no estádio dos minhotos, Axa, para resolver o impasse directivo.

Face à ausência de candidatos à presidência, o Conselho Geral do Sp. Braga espera persuadir Salvador e seus pares a permanecerem por mais três anos. Tudo indica que os adeptos do Sp. Braga, a autarquia e as forças vivas da cidade se vão juntar ao Conselho Geral para um forcing que conduza Salvador à reeleição, no próximo dia 27.

Mas na equipa de Domingos Paciência as preocupações são outras. O treinador tenta recuperar vários lesionados para o jogo com o Partizan (3ª jornada da fase de grupos da Champions), no dia 19 de Outubro. Se os centrais Paulão e Rodríguez ainda estão em dúvida, Vandinho está recuperado e pode jogar.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Vigilância máxima à entrada

Revista aos adeptos do Partizan será reforçada. Incidentes no Itália-Sérvia não alteram o que é normal em jogos da Champions. UEFA nem sequer atribuiu à partida classificação de risco.

A operação de segurança para o jogo Sp. Braga-Partizan será a normal em desafios da Champions, garantiu fonte bracarense, que relativiza os recentes acontecimentos em Génova, onde Stojkovic, guardião da Sérvia e do Partizan, foi alvo de tentativa de agressão por parte de ultras, no jogo com a Itália.

No entanto, e em colaboração com as forças policiais no terreno, o Sp. Braga irá tomar medidas adicionais na revista aos adeptos do Partizan à entrada do recinto e posterior vigilância no sector que irão ocupar no Axa. De acordo com estimativas do clube, são esperados entre 100 a 200 adeptos sérvios, um número reduzido que facilita a acção dos elementos da segurança.

Por outro lado, e ao contrário do que sucede com o jogo que o Sp. Braga irá disputar em Belgrado, a 3 de Novembro, classificado pela UEFA como de alto risco, o desafio em Braga não recebeu qualquer menção especial em termos de segurança pelo organismo que tutela o futebol europeu.

A BOLA