News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/10

Started by JotaCC, 11 de October de 2010, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga vence 1.º Dezembro pela margem mínima

O objectivo de seguir em frente numa competição em que há já alguma tradição no Sporting de Braga foi conseguido. A custo, é verdade, e sem grande brilho, mas quem se importa quando o que estava em jogo era seguir para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Para quem não viu o jogo o Sp. Braga deve ter sentido muitas dificuldades para afastar uma equipa da III Divisão. Sentiu algumas, tantas quanto o suficiente para um adepto que estava à nossa frente, a meio da segunda parte, ter a seguinte tirada: "ou o 1.º de Dezembro está a fazer um grande jogo ou o Sp. Braga não está a jogar nada". Não andava muito longe da verdade o adepto da equipa de Sintra.

O 1.º Dezembro, apesar de ter entrado no jogo nervoso e com receio do adversário acabou em crescendo, tendo mesmo a oportunidade de chegar à igualdade ainda na primeira parte quando, aos 41 minutos, Ricardo Cunha enviou a bola à trave da baliza de Artur. O Sp. Braga não fez um grande jogo. Digamos que jogou o quanto baste para vencer. Entrou claramente a dominar e a controlar, mas não criou oportunidades claras de golo!

Aliás, os golos dos arsenalistas surgem de bola parada, tal como o do 1.º Dezembro, e o segundo foi mesmo um auto-golo que poderia deitar por terra a equipa de menor valia. Mas não foi assim. Com uma vantagem de dois golos, os minhotos pretenderam fazer o tempo correr, sem grandes pressas, e com pouca profundidade. Ao contrário, a equipa de Sintra, pensou que assim não podia ser, tinha de discutir o jogo, pois afinal de contas o adversário não estava a fazer uso de sua maior valia técnica.

Na segunda parte, Domingos Paciência fez entrar três dos habituais titulares e na verdade o ritmo aumentou um pouco, mas nada de monta. A equipa de Sintra, justiça lhe seja feita, procurou sempre chegar à igualdade, lutou até ao final.

A vitória do Sp. Braga acaba por ser o resultado esperado. Um jogo em que Domingos deu oportunidade a alguns jogadores de se mostrarem e que alguns não aproveitaram. O 1.º de Dezembro revelou que, na terceira divisão, também se joga futebol sem ser pontapé para o ar e fé em Deus'. Elmano Santos teve um daqueles jogos de paz. Apontou uma grande penalidade acertada e esteve bem.

"Fomos os nossos inimigos"

O treinador do Sporting de Braga surgiu na sala de imprensa pouco convencido com a exibição da equipa. Domingos Paciência começou por dizer que "antes de analisar o jogo é importante referir que conseguimos o objectivo principal que era passar à eliminatória seguinte".

O técnico mostrou-se mesmo insatisfeito com a exibição da sua equipa, pois "de certa forma não fizemos um jogo bom", referindo que "não conseguimos ser uma equipa na totalidade".
Sobre a prestação dos jogadores, Domingos afirmou que "alguns jogadores aproveitaram o tempo de jogo e outros não mas isso é algo que fica para nós", concluindo que "estou satisfeito com o resultado, mas insatisfeito com a exibição".

Voltando à questão do aproveitamento que os seus jogadores fizeram do jogo, o técnico arsenalista referiu que "há situações em que os jogos não correm de feição àquilo que os jogadores querem", justificando isso com o facto de que "tiveram alguma dificuldade em se adaptarem ao sintético porque treinamos dois dias num relvado destes com chuva e hoje estava seco".

Ainda sobre o encontro frente ao 1.º de Dezembro, Domingos Paciência disse que depois do "penalti a equipa adversária acaba por equilibrar um bocado o jogo" assegurando que "podemos produzir muito mais".

Todavia, na opinião do treinador do Sporting de Braga, "a Taça de Portugal é assim, gostaria de ter chegado aqui e fazer um jogo de grande qualidade e assim sair daqui com uma imagem boa, mas do outro lado há jogadores que querem fazer um jogo de grande nível e uma equipa muito motivada".

A finalizar, o comandante da nau bracarense afirmou que "acabámos por criar problemas a nós próprios", rematando, em jeito de ponta-de-lança: "nós fomos os nossos inimigos", tal a exibição feita pelo Sporting de Braga.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

1.º de Dezembro ainda assustou o vice-campeão

Sp. Braga mantém-se em prova após o triunfo por 2-1, ontem em Sintra.

Uma equipa do Sporting de Braga composta por alguns jogadores habitualmente menos utilizados pelo treinador Domingos Paciência garantiu ontem a continuidade na Taça de Portugal, ao vencer em Sintra o 1.º de Dezembro, da III Divisão, por 2-1, em jogo antecipado da terceira eliminatória da prova.

Os adeptos do 1.º de Dezembro foram presentados, no Estádio Conde Sucena, em São Pedro de Sintra, com uma recepção a um clube que é já, no presente, para a generalidade dos críticos, um "grande" do futebol português.

Num encontro que colocou, frente-a-frente, dois conjuntos marcados por grandes diferenças, económicas, desportivas e também, entre outras, em termos de objectivos a alcançar, o Sporting de Braga abriu o activo no reduto dos sintrenses ao minuto 19. Um golo da autoria do avançado brasileiro Elton, que ingressou no Minho precisamente no último defeso.

E não foi preciso esperar muito mais tempo para que a formação visitante ampliasse para 2-0. Ao minuto 24, Ricardo Pereira, num lance de infelicidade, introduziu a bola na baliza da própria equipa, na sequência de um livre marcado por Andrés Madrid, médio argentino do Sporting de Braga.

Ainda na primeira parte, o 1.º de Dezembro reduziu (1-2, resultado com que terminou a partida) através de um tento apontado por Ricardinho, na transformação de um penálti. Além do golo, o 1.º de Dezembro foi igualmente protagonista de um remate à barra, por Ricardo Cunha, da baliza que ontem foi defendida por Artur Moraes.

Nos segundos 45 minutos, o Sporting de Braga geriu a vantagem, perante um adversário que não conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos.


DN

JotaCC

Taça de Portugal: 1.º Dezembro resiste frente a bracarenses
Sp. Braga passa mas leva susto

O Sp. Braga passou à 4ª eliminatória da Taça de Portugal, mas não se livrou de passar um mau bocado diante do 1º Dezembro. A equipa de São Pedro de Sintra compete na IIIª Divisão Nacional, mas ontem foi capaz de atenuar as diferenças a ponto mesmo de as esbater totalmente.

O Sp. Braga entrou disposto a resolver o jogo cedo e essa intenção gerou muito bons resultados nos primeiros 25 minutos, fase em que os bracarenses marcaram dois golos – Elton num desvio a livre de Aguiar, com posição duvidosa de Paulão e, mais tarde, um autogolo de Ricardo Pereira, após novo livre na esquerda, prenunciavam uma tarde de passeio a Sintra.

Mas foi pura impressão, pois o 1º Dezembro apesar de vencido nunca pareceu convencido e o golo marcado de grande penalidade por Ricardinho, após falta ingénua de Guilherme (boa estreia a lateral-esquerdo) sobre Ricardo Pereira, relançou a emoção no jogo.

O Sp. Braga desagregou-se e o 1º Dezembro até teve uma grande oportunidade para igualar, em desvio à trave de Ricardo Cunha, após cruzamento de Gil, na melhor jogada do encontro. Galvanizados, os de Sintra equilibraram completamente na segunda parte, com Domingos a mostrar impaciência no banco e a ter de lançar Alan e Lima, sinal de que o alarme soou na cabeça do técnico.

DOMINGOS NÃO GOSTOU

Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, não gostou do desempenho colectivo da sua equipa frente ao 1º Dezembro. "O nosso grande inimigo fomos nós próprios. Não era esta a exibição que eu esperava. Houve jogadores que não souberam aproveitar o tempo de jogo", criticou, reconhecendo ainda assim que o campo sintético do 1º Dezembro também dificultou as recepções e circulação de bola dos bracarenses.

Do lado do 1º Dezembro, o treinador Alberto Bastos Lopes contrastava com Domingos. "Já dei os parabéns à minha equipa pela atitude e pela entrega. Estiveram à altura daquilo a que já me habituaram. O Sp. Braga está de parabéns, pois ganhou, mas a minha equipa também", disse.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Taça de Portugal
Sporting de Braga não teve passeio em Sintra
Por Tiago Pimentel

Elton estreou-se a marcar pelo Braga, que beneficiou de um autogolo. Minhotos venceram o 1.º de Dezembro pela margem mínima na terceira eliminatória da Taça

O Sporting de Braga só precisou de marcar um golo para derrotar o 1.º de Dezembro por 2-1 e avançar na Taça de Portugal. Elton estreou-se a marcar pela equipa minhota (19") e, cinco minutos depois, Ricardo Pereira marcou na própria baliza, ampliando a vantagem dos minhotos. Aos 39", Ricardinho converteu uma grande penalidade, apontando o golo de honra da formação de Sintra.

A equipa de Domingos Paciência apresentou-se com muitas novidades: a baliza esteve entregue ao brasileiro ex-Roma Artur Moraes, que teve à sua frente uma defesa composta por Dani, Paulão, Léo Fortunato e Guilherme. Paulo César, Andrés Madrid, Luis Aguiar e Hélder Barbosa (Alan, 59") preencheram o sector intermediário, enquanto Elton (Mossoró, 56") e Meyong (Lima, 81") foram os homens mais adiantados.

Apesar das diferenças entre as duas equipas, o 1.º de Dezembro - terceiro classificado na série E da III Divisão - colocou dificuldades aos vice-campeões. O uruguaio Luis Aguiar foi dos mais activos e esteve nos dois golos favoráveis ao Sporting de Braga. Aos 19" cobrou o livre que Miguel Aleixo defendeu para a frente, permitindo a Paulo César tocar de cabeça para a conclusão de Elton. Pouco depois, o médio uruguaio voltou a apontar o livre que Ricardo Pereira desviou para a própria baliza. O mesmo jogador seria derrubado por Guilherme na área minhota, com Ricardinho a apontar a grande penalidade.

O 1.º de Dezembro ainda teve uma oportunidade para fazer o empate antes do intervalo, mas o cabeceamento de Ricardo Cunha (43") foi ao ferro da baliza de Miguel Aleixo e o resultado não sofreu mais alterações.

Na segunda parte, Domingos Paciência refrescou a equipa com alguns habituais titulares mas não voltaram a surgir golos. Do lado da equipa de Sintra, faltaram forças para reagir à desvantagem e, depois de ter afastado Fabril e Camacha, o 1.º de Dezembro caiu na Taça. O Sporting de Braga segue para a quarta eliminatória.

PUBLICO

JotaCC

Guilherme: «Conquistar troféu é um dos objetivos»
estreou-se a titular e espelhou a ambição minhota

Aos 19 anos, Guilherme estreou-se como titular no Sp. Braga. Oriundo dos juniores do conjunto minhoto, o médio brasileiro esteve à altura da responsabilidade e, no final, espelhou a ambição coletiva de conquistar a Taça de Portugal.

"Senti-me muito bem. Estou habituado a trabalhar todos os dias para que o míster me veja como opção. Acredito que numa hora ou noutra a oportunidade vai aparecer", afirmou, especificando as metas do conjunto liderado por Domingos: "Conquistar a Taça é um dos objetivos. Trabalhamos para conseguir um título e ficar nos quatro primeiros classificados da Liga. Estamos muito unidos."

O jovem jogador esteve envolvido no lance que originou a grande penalidade por suposta falta sobre Ricardo Pereira. "É complicado. Para mim, não há penálti, mas temos de respeitar a decisão do árbitro. O jogador adversário puxou para dentro e eu toquei um pouco no pé dele, mas acertando na bola."

Médio de origem

Satisfeito com a exibição, Guilherme pretende afirmar-se como opção consistente seja em que posição for. Todavia, não deixou de reconhecer que prefere alinhar como médio, a habitual posição. "Gosto de jogar onde o míster quiser, pois estou sempre disponível para ajudar", começou por referir, acabando por confessar a sua preferência. "Gosto mais de jogar na posição de médio."

O facto de ter alinhado num piso sintético não foi problema para o polivalente, que admitiu, todavia, as dificuldades. "O 1.º de Dezembro jogou muito fechado."

RECORD

JotaCC

Sintéticos no luxo


Salvo as devidas distâncias, dizer que o 1º de Dezembro-Braga se aproximou de um confronto desigual entre o poderoso exército de Israel e um grupo desorganizado de guerrilheiros palestinianos é tudo menos correcto. Contrariando as previsões mais óbvias, a equipa de Sintra, da III Divisão, revelou-se um osso bastante duro de roer durante praticamente todo o jogo e vendeu caro o afastamento da Taça de Portugal, em benefício dos visitantes. Na hora de dizer adeus, são habituais este tipo de comentários românticos, mesmo quando os chamados pequenos são cilindrados pelos gigantes, mas neste caso não há qualquer tipo de cavalheirismo bacoco ou gratuito. Em número de oportunidades, o 1º de Dezembro foi realmente semelhante ao Braga e esse equilíbrio só não se traduziu no marcador porque Ricardo Cunha não teve os deuses do Olimpo do seu lado, já perto do intervalo, ao acertar na barra da baliza à guarda de Artur Moraes. Era o período de maior desnorte do Braga, que, dois minutos antes, tinha visto Ricardinho converter, com sucesso, uma grande penalidade, a castigar uma falta precipitada de Guilherme na área.

Antes, os principais azares do 1º de Dezembro chamavam-se Luis Aguiar e Ricardo Cunha. Sempre com o conta-rotações a bater no limite máximo, em claro contraste com a maioria dos seus companheiros, Aguiar teve o condão de abrir caminho para dois golos, de rajada, em bolas paradas, tirando partido do seu pontapé-canhão e das luvas "amanteigadas" de Miguel Aleixo. No primeiro livre, agradeceu Elton; no segundo, agradeceu... o próprio uruguaio a Ricardo Cunha, que, de forma inadvertida, assinou um autogolo indefensável. Alcançada a vantagem, que traduzia justamente (só) o domínio territorial do Braga, Domingos Paciência tratou de defendê-la com os habituais jogadores do ataque: Mossoró, Alan e Lima. O "onze" inicial, com sete jogadores de segunda linha, não dava para muito mais e o relvado sintético do Campo Conde Sucena também parecia não ajudar. Valeu pelo objectivo.

1º Dezembro, 1 - Braga, 2

Estádio Conde de Sucena

Relvado Bom

Espectadores 1200

Árbitro Elmano Santos (AF Madeira)

Golos (0-1) Élton 18'. (1-1) Ricardo Cunha (p.b.) 24', (1-2) Ricardinho 39'

-
1º Dezembro

Miguel Aleixo; Tó Branco, Ronny, Mamadou e Angel; Gonçalo Monteiro, Anastácio, Gil e Ricardinho; Ricardo Cunha e Ricardo Pereira

Treinador Alberto Bastos Lopes
Braga

Artur; Dani, Moisés, Paulão e Guilherme; Madrid, Hugo Viana e Paulo César; Hélder Barbosa, Meyong e Élton

O JOGO
Treinador Domingos Paciência

JotaCC

Semana começa com palestra de Domingos

Depois da vitória no terreno do 1.º de Dezembro por 2-1, para a Taça de Portugal, o Sporting de Braga voltou esta manhã aos treinos. Como é habitual após cada encontro, a semana iniciou-se com uma palestra do treinador Domingos Paciência e já no relvado os titulares no último jogo fazem trabalho ligeiro, enquanto os restantes trabalham com mais intensidade.

Os bracarenses voltaram a trabalhar à porta fechada e quando faltam ainda oito dias para o próximo compromisso, que será daqui a oito dias frente ao Partizan de Belgrado, para a Liga dos Campeões, a grande prioridade é a recuperação dos três lesionados do plantel; Rodriguez, Miguel Garcia e Vandinho.

A BOLA

JotaCC

Jogo-treino com o Desp. Aves terça-feira

O Sp. Braga realiza, esta terça-feira, um jogo-treino com o Desp. Aves. O ensaio está marcado para as 10 horas, no Estádio Axa, e decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e comunicação social.

Os "arsenalistas" anteciparam o jogo da Taça de Portugal com o 1.º de Dezembro (vitória por 2-1) para o último domingo, não tendo por isso qualquer compromisso oficial no próximo fim-de-semana.

Domingos Paciência terá assim período alargado para preparar a recepção ao Partizan, marcada para dia 19, relativa à Liga dos Campeões. As duas equipas ainda não pontuaram no Grupo H, que integra ainda Arsenal e Shakhtar Donetsk, ambas com seis pontos.

O Desp. Aves ocupa a 13.ª posição na Liga Orangina, com quatro pontos em quatro jogos.

A BOLA