News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Escândalo GNR

Started by marmanjo, 28 de April de 2006, 18:43

Previous topic - Next topic

marmanjo

Caros amigos bracarenses:
Na sequência de mais uma escandaleira no futebol português, neste caso como Braga, venho aqui expressar o que penso relativamente ao futebol. Fui sócio do Braga durante vários anos, deixei de o ser há 3 ou 4. Cansei de palhaçadas, de pagar para alimentar um jogo de corrupções e corruptos. Só quem lá anda é que ganha com o futebol. A senhora Maria José Morgado, magistrada, ex-PJ, disse num artigo no Público, acerca da corrupção:
" Localizam-se nas autarquias, no futebol, no financiamento ilegal dos partidos e na administração central.

São feitas duma apertada malha tecida pela degradação dos serviços, acumulação de cargos, manipulação da política de solos de acordo com os interesses ocultos de empreiteiros desonestos, articulação entre autarcas gananciosos e sectores da economia paralela, financiamento ilegal dos partidos. Tem como "modus operandi" a técnica dos "sacos azuis", a apropriação dos fundos públicos, em suma, uma atitude predadora em relação ao aparelho de Estado. Um caciquismo mascarado de capitalismo.

Pelo meio, surgem as ligações futebol-autarcas-construção civil como cortina de fumo e "offshore" da corrupção à portuguesa. Aí acabaram por se concentrar progressivamente fontes entrelaçadas de corrupção."  ( http://www.truca.pt/coisas_serias_material/maria_j_morgado_cxpandora.html )

Não me venham dizer que esta senhora não sabe do que está a falar... O problema para todos nós bracarenses, que não andam desatentos, é que Braga é um exemplo PERFEITO do que esta senhora diz.

Alguém mente descaradamente. Ou o presidente do Braga, ou senhor comandante da GNR.
Comandante da GNR: "Pires afirma que foi impedido pelo superiores de cumprir a lei quando verificou o incumprimento de verbas do Sp. Braga em relação ao policiamento no seu recinto."
"O capitão diz ainda que o coronel que o desautorizou foi favorecido pelo Sp. Braga, pois, como mais tarde veio a confirmar, dispunha de convites para assistir aos jogos do emblema comandado por Jesualdo Ferreira, sendo um espectador atento do Sp. Braga-Benfica."

Pires pediu para passar à reserva e a destituição de funções recusando comandar o policiamento. Entretanto, segundo diz, foi-lhe diagnosticado "stress nervoso" pelo médico de trabalho a pedido dos oficiais. Foi convocado para uma junta médica à qual não compareceu. Como consequência, decorreu um processo disciplinar que culminou com a consideração de deserção.

É só mais um caso a juntar a tantos outros. Por isso é que eu, o meu pai, e vários amigos deixamos de dar dinheiro para este tipo de práticas, escândalos e novelas à portuguesa.
Futebol? é o que eu jogo com os meus amigos. Futebol 11? dá na SporTV jogos a sério de outras Ligas, onde os árbitros não têm azias e problemas de visão. Meus amigos, cansei do futebol português. Ainda têm paciência (e dinheiro) para alimentar isto tudo?  Eu não.

Anabela

Por amor ao clube há paciência para tudo....

Olho Vivo

Caro marmanjo,

As tuas preocupações relativamente a questões de corrupção são as minhas. Mas presumo que neste forum a generalidade dos foristas amam o futebol o seu clube para lá de todas as confusões que relativamente a eles se levantem. Se estás cansado, surpreende-me que te tenhas dado ao trabalho de tão grande discurso. Com que intuito? Desincentivar quem por cá anda? Não entendo, francamente... De qualquer modo, desejo-te boas vindas ao fórum... e como estás cansado... uma boa viagem...

Abraço

PauloLopes

In, O Jogo on-line

16h27

Futebol/Braga: Detido ex-comandante da GNR de Braga O capitão da GNR José Pires, ex- comandante do destacamento de Braga, foi detido ao princípio da tarde de hoje pela Polícia Judiciária Militar, disse à agência "Lusa" fonte da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR). "O capitão Pires encontra-se detido no Porto e, em princípio, é ouvido ainda hoje por um juiz de instrução criminal na Direcção de Investigação e Acção Penal (DIAP)", adiantou o presidente da APG, José Manageiro. O dirigente da associação disse ainda que "só no final do interrogatório se saberá de que crimes o oficial é acusado pela GNR".
8)O ex-comandante do destacamento da GNR de Braga deu hoje conta da alegada existência de tráfico de influências, irregularidades e favorecimento no comando da Brigada Norte em relação ao Sporting de Braga relativas à segurança dos jogos. O capitão Pires acusou o comando da Brigada do Norte de "traição, desrespeito pela legalidade democrática e tráfico de influências", considerando que este cedeu a pressões do Sporting de Braga para que a GNR assegurasse o patrulhamento do Estádio no jogo com o Penafiel, a 28 de Agosto de 2005. O antigo comandante da GNR recusou fazer o policiamento no Estádio Municipal porque a SAD do clube bracarense não estava a pagar o serviço há vários meses. O presidente do Braga negou que o clube tenha exercido tráfico de influências envolvendo elementos da GNR e que tenha pagamentos em atraso para com a corporação.

Pé Ligeiro

Poderá ser mais um episódio triste do nosso futebol e neste caso do nosso próprio clube.
Tem que haver um motivo muito forte, contra a honra e a dignidade para que alguém chegue ao ponto de abdicar da sua profissão, poder ser preso e até ficar privado de qualquer remuneração, sem qualquer possibilidade de ter qualquer emprego do estado.
Daquilo que conheço, de amigos que tenho nessa instituição, das duas uma: Ou o capitão Pires está louco (o que não me parece ser o caso), ou então estamos, infelizmente, perante mais um caso de trafico de influências...e que desta vez envolve o nosso clube.
Não é de ânimo leve que alguém assume uma posição destas, sujeito a ser preso, a ser expulso da GNR, ficando sem ordenado no fim do mês e ficando privado do direito de concorrer a um emprego do estado.

Não se percebe como é que os clubes têm milhares para pagar de ordenado a um jogador e não têm umas centenas para pagar a segurança.

BRAGA SEMPRE MAIS!

Bracarus

marmanjo, o SCBraga só precisa de quem dele gosta.
sócios de ocasião, tchauzinho.
aliás, estou mesmo convencido que o facto do clube ter crescido em termos desportivos, ajudou clarament a "revolucionar" os sócios !
e de cada vez que conheço um sócio, vejo um braguista a sério !

marmanjo

Quote from: Bracarus on 28 de April de 2006, 21:07
marmanjo, o SCBraga só precisa de quem dele gosta.
sócios de ocasião, tchauzinho.
aliás, estou mesmo convencido que o facto do clube ter crescido em termos desportivos, ajudou clarament a "revolucionar" os sócios !
e de cada vez que conheço um sócio, vejo um braguista a sério !

Eu continuo a gostar do Braga e a defender o Braga, mas não sou cego nem burro ao ponto de pactuar com o sistema. Sócios de ocasião? isso é o que o Braga tem agora. Quando o Braga lutava para não descer, eu ia ver os jogos, o meu pai ia ver os jogos, o meu avô ia ver os jogos, por isso não me venhas dar lições de "ser braguista". A maior parte dos novos sócios vão ser os primeiros a cair fora quando o Braga tiver na mó de baixo. Sócios de ocasião foram os que apareceram quando apareceu um estádio novo e confortável e uma equipa jeitosinha com bons resultados.

A mim mete-me pena é que o clube continue a servir os interesses dos lóbis da cidade, e se queremos que isto leve uma grande volta, temos que começar por limpar a nossa própria casa. Seria uma boa altura para os sócios mostrarem ao presidente que os valores do clube não são os mesmos que ele pratica. O clube fica manchado com este último caso. Não vai ser o 4º lugar que vai limpar uma questão de (falta) ética, honra e valores pelos quais os eternos adeptos do Braga se debateram.

rucac

Aguarda-se resposta adequada dos visados: SAD do BRAGA, e presidente da camara...

Ultra81

Quote from: rucac on 28 de April de 2006, 22:40
Aguarda-se resposta adequada dos visados: SAD do BRAGA, e presidente da camara...

SCBraga SAD: Comunicado da Administração do SCBraga – Futebol, SAD

2006-04-28 17:16

Relativamente às insinuações produzidas pelo Capitão José Pires que de algum modo são susceptíveis de criar alguma confusão na opinião pública, a Administração do SCB – FUTEBOL, SAD, vem dizer e esclarecer o seguinte:

1 – A Administração do SCB – FUTEBOL, SAD, não pode deixar de refutar com veemência as infundadas afirmações daquele identificado membro da GNR, reproduzidas em vários órgãos da comunicação social, reservando-se no entanto o direito de se socorrer dos meios judiciais adequados no sentido de reparar as ofensas que se venham a projectar no bom nome desta Instituição e na honra e dignidade dos seus representantes;

2 – De facto, no que a esta Instituição diz respeito, as insinuações proferidas por aquele membro da GNR não possuem qualquer fundamento, uma vez que o pagamento das despesas de policiamento dos jogos realizados pela equipa de futebol do SCB – Futebol, SAD, sempre foi assegurado, nos termos e condições habituais;

3 – Finalmente, a Administração do SCB – FUTEBOL, SAD, lamenta ter sido envolvida, de forma indevida, numa polémica que aparentemente apenas dirá respeito às relações do identificado membro da GNR com a Instituição a cujos quadros pertence.

A Administração do Sporting Clube de Braga – Futebol, SAD
[url="http://ultrasbracaralegion.blogspot.com"]http://ultrasbracaralegion.blogspot.com[/url]

VVCEPHEI

Que discurso mais incongruente.!!!

Então não é que eu quando o Braga lutava para para não descer ía ver os jogos, mas agora que luto por ser campeão e luto taco a taco com Benficalhos Largatos e Morcões agora não vou.

Então não é que eu quando o Braga jogava num estádio velho a cair, via os jogos à chuva e agora que tenho um Estádio novo, coberto e lindo, agora não vou.

Então não é que no passado eu passava horas em filas para pagar cotas ( ???), comprar bilhetes (???) e ía ver os jogos, e agora que posso ter um lugar anual que pago de uma só vez enquanto vou às compras ao BragaParque,agora não.

Não há dúvida devo ser um ET, ou tenho uma doença ruim, talvez...

Augusto Gomes

O comunicado do Braga é uma cedência...

O Braga só deve assumir que deve (claro que deve porque dever é "bom" e está na moda...)...

Todos os clubes devem...uns mais outro menos.

Claro que o Braga deve à GNR para aí 10/20 mil contos, aposto dobrado contra singelo...

O Braga não tem esse dinheiro?Claro que tem, mas sabe que não precisa de pagar logo porque ninguém vai impedir a realização de um jogo da 1ª Liga por causa disso...

Aliás, não sei se é verdade ou não, parece que ainda há pouco tempo o Braga também devia a funcionários (não a jogadores, claro...).Qual era o problema?Nenhum, claro...Os funcionários do Braga ganham pelo menos o salário minimo nacional e isso já dá para comer...de vez em quando.

Aliás, empresário que se prese só paga na última, mesmo que tenha liquidez...É da cartilha...Mas anda sempre com uma viatura da empresa, de largos milhares de contos, adquirida em leasing...

Não assiste razão ao ex-Comandante da GNR de Braga?Claro que assiste...Tem toda a razão "moral", mas o seu excesso de zelo  traíu-o.Desconhece o conceito do " bom senso".Não conhece a máxima de "se não podes vence-los junta-te a eles", e depois lá viria "o prato de lentilhas" que eram uns convites para uns amigos...

Espero que leve a bom fim o seu precalço profissional e que não se esqueça de que "com o teu amo (hierarca) não jogues as peras pois ele come as boas e da-te as  podres...).

MAS NESTE MUNDO TAMBÉM TEM QUE HAVER LUGAR PARA RESISTENTES, PARA QUEM DIZ A VERDADE, mesmo que isso traga custos pessoais...E ele, pelos vistos, até está em fim de carreira...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

cardoso

Quote from: Vilaverde on 28 de April de 2006, 23:36

Então não é que eu quando o Braga lutava para para não descer ía ver os jogos, mas agora que luto por ser campeão e luto taco a taco com Benficalhos Largatos e Morcões agora não vou.

Então não é que eu quando o Braga jogava num estádio velho a cair, via os jogos à chuva e agora que tenho um Estádio novo, coberto e lindo, agora não vou.

Então não é que no passado eu passava horas em filas para pagar cotas ( ???), comprar bilhetes (???) e ía ver os jogos, e agora que posso ter um lugar anual que pago de uma só vez enquanto vou às compras ao BragaParque,agora não.

Muito bem, coterrâneo. Grande faladura! Assino por baixo.

ZGANDULO

Este marmanjo é um convidado,senão o próprio pedro coelho!!! ;D

Vai-te lavar marmanjo...

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

marmanjo

Quote from: ZGANDULO on 29 de April de 2006, 03:46
Este marmanjo é um convidado,senão o próprio pedro coelho!!! ;D

Vai-te lavar marmanjo...

força nisso man, continua a dar dinheiro e o teu voto a esses chulos... Portugal = pão e circo. Vamos ao circo. Qual batatinha qual quê....

Afonso Matos

Concordando com o Augusto Gomes, acho que é do domínio público que uma parte importante dos dirigentes do SCB têm ou tiveram problemas mais ou menos graves com a justiça (excessos na condução de automóveis, falta de pagamentos à Seg. Social, etc.).
Se calhar é todo esse "know how" que permite manter a equipa de futebol  profissional com estes elevados níveis de rendimento de há três anos a esta parte. Afinal. têm de lidar com Pintos da Costa, Veigas, Vieiras e afins os quais não são peras doces.
Uma coisa é certa: Há obra feita e nos dias de hoje, isso é meritório.
Se o marmanjo se vira via Sportv para as ligas estrangeiras, não se iluda muito com a verdade desportiva delas pois ainda há uns meses  um árbitro alemão foi condenado a prisão efctiva...
O marmanjo está a ser puritano.

Pé Ligeiro

Ex-comandante da GNR de Braga
Capitão preso por deserção

Secundino Cunha

Capitão José Pires é acusado de ter desertado da GNR
O ex-comandante do Destacamento de Braga da GNR, capitão José Pires, foi ontem detido pela PJ Militar depois de ter acusado publicamente o Comando da Brigada Norte da GNR de "traição, desrespeito pela legalidade democrática e falta de isenção", na sequência de um diferendo em torno do policiamento dos jogos de futebol no Estádio Municipal de Braga.
Segundo fonte policial, o oficial foi libertado após ter sido ouvido no Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto, por estar acusado de deserção na sequência de um complicado processo burocrático resultante do diferendo com o Comando da Brigada 4 (Norte).

Perante situações que considerou indiciarem "tráfico de influências, irregularidades e favorecimento" (conforme participou ao Comando Geral da GNR, Ministério da Administração Interna e PJ Militar), José Pires solicitou no final do ano passado a passagem à reserva e dispensa de funções, mas o pedido ficou sem resposta.

A desvinculação da GNR deverá agora ter lugar, mas o capitão vai ter de aguardar sentença militar. "Se tiver de cumprir pena na cadeia, irei com muita honra, porque sou preso para defender a minha liberdade e dignidade", afirmou ontem.

Na base do conflito está a decisão do capitão Pires em recusar o policiamento do jogo do Sporting de Braga frente ao Penafiel – a 28 de Agosto de 2005 – depois de no início da época ter deparado com dívidas do clube relativamente ao policiamento de mais de 22 mil euros.

Contudo, o capitão foi desautorizado após uma reunião no gabinete do Comando da Brigada 4, no Porto, com a presença do presidente da Assembleia Geral do Braga, o advogado e antigo GNR João Marques, em que este terá invocado a influência ministerial do presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado.

O conflito foi agravado em Outubro, quando o capitão Pires se encontrou com o coronel Gaiolas (ex-adjunto do comandante da Brigada 4, António Figueiredo), que terá exibido convites para o Braga-Benfica.

O ex-comandante da GNR de Braga – substituído no cargo pelo tenente Cosme – esteve depois em baixa médica por stress nervoso, mas faltou à Junta Médica e foi alvo de um processo disciplinar, que foi concluído a 11 de Abril e o apontou como "desertor por ausência injustificada".

VERSÕES CONTRÁRIAS

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, negou qualquer atraso nos pagamentos à GNR ou tráfico de influências para garantir o policiamento dos jogos. No entanto, vários soldados da GNR contactados pelo CM garantiram que está em atraso a recepção de verbas devidas pelo serviço prestado no Estádio Municipal de Braga. Os atrasos atingem os quatro meses. Também o Comando Geral da GNR confirma a existência de atrasos generalizados. A falta de policiamento num jogo pode levar à derrota da equipa da casa.

Com 44 anos de idade e natural do Campo do Gerês, José Carlos Pires era um oficial muito bem conceituado entre hierarquias e bases da GNR. É descrito como um perfeccionista e de grande dedicação ao trabalho.

Passou pela Guarda Fiscal e pelos postos dos Arcos de Valdevez e da Póvoa de Lanhoso, antes de chegar ao comando do Destacamento de Braga. Conciliava a rigidez e o respeito pelas regras com o bom senso.

Mantinha grande cordialidade, tanto nos bons como nos maus momentos.

Para além de ser um operacional de grande eficácia, o capitão (filho do proprietário do Parque de Campismo de Cerdeira) é um 'ás' em orientação, tendo sido mesmo responsável pela formação de agentes e organização de provas nacionais de orientação na montanha.
In Correio da Manhã

Alguém na situação profissional do capitão Pires, com legítimas espectativas de chegar mais além na sua carreira, assumiria a posição que ele assumiu, se não estivesse ferido na sua dignidade pessoal ?

Alguém imagina quais poderão ser as consequências na vida pessoal e profissional deste oficial?

Se por acaso a justiça vier dizer que ele não tem razão, irá cumprir pena de prisão, será expulso da GNR e ficará sem salário ao fim do mês, durante 16 anos, que é o tempo que lhe falta para atingir a idade da reforma.

Alguém acredita que se o capitão Pires não tivesse razão, teria avançado como avançou?

Infelizmente, no futebol não se cultivam virtudes. Em boa parte dos casos das pessoas que vão para o futebol, não se lhe conhecem dotes de carácter, cultura da transparência e da ética, cultura da verdade, formação humana e académica. São mais conhecidos outros "dotes", como sejam a influência, os negócios pouco claros, o aliciamento e a arrogância. O nosso futebol precisa de evoluir. Deve começar pelos sócios e adeptos uma cultura de exigência, de tranparência e de responsabilidade perante os dirigentes dos seus clubes. Se queremos ter um futebol mais limpo e mais transparente, temos por começar por exigir isso do nosso próprio clube...
BRAGA SEMPRE MAIS!

marmanjo

Quote from: cardoso on 29 de April de 2006, 00:22
Quote from: Vilaverde on 28 de April de 2006, 23:36

Muito bem, coterrâneo. Grande faladura! Assino por baixo.

Eu referi que ia ver os jogos quando o Braga lutava para não descer para responder à acusação de "sócio de ocasião". Como vocês não perceberam eu vou explicar mais uma vez. CANSEI! Cansei de dar dinheiro para essa máquina que é o futebol. E até posso apontar uma razão para achar que há um desrespeito muito grande para os sócios, as horas e os dias dos jogos. No inverno, um frio de rachar, 9h30 de 2ª feira. Enfim... só querem é dinheiro das transmissões da TV. Cansei disso tudo. A mudança de horários tirou aquela mística de ir ao estádio ao domingo à tarde e ver sempre o mesmo pessoal nos mesmos sítios. Era um ritual. Agora não. Isso perdeu-se tudo. Percebem agora? É que se não percebem eu começo a achar que vocês são sócios há menos de 3 anos...

lipe

marmanjo agora não vais ao futebol porquê ? será que és mesmo braguista ? se calhar não gostas de ver o braga a ganhar. ou és da águia ? :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X
100% braga
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Anabela

Vê lá que eu vou aos jogos desde bebé acompanhada de pai e mãe e NUNCA deixei de ser sócia.
Toda a gente reclama das horas do jogo, mas quem ama o clube não vai deixar de ir aos jogos só porque é a uma segunda ou sexta à noite (a não ser por razões profissionais). E, já há muitos anos que os jogos "grandes" são à noite! Não só de há 3 anos para cá!
E quanto ao que dizes do novo estádio, eu preferia mil vezes o 1º de Maio(por ser mais perto e porque se podia levar guarda chuva e mantê-lo aberto)...mas isso sou eu!