News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/10

Started by JotaCC, 07 de October de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Há sete anos era sonho... hoje é realidade


O que é que mudou no Sporting de Braga nos últimos sete anos? 'Tudo'. A resposta é curta e elucidativa. Mantém-se o presidente.
António Salvador é o rosto de uma estrutura sólida, evoluída e, sobretudo, 'profissional', como o próprio muitas vezes chega a apelidar.

O segredo está no 'trabalho', já o disse de uma forma muito simples. Mas a verdade é a existência de uma 'máquina' a gravitar em torno do clube, mediante a definição de tarefas a profissionais. O grau de exigência declarado pelo próprio presidente não oferece margem de manobra para errar. E assim se foi construindo um Sporting de Braga forte, capaz de se intrometer na luta pelo título nacional, bater o pé aos três 'grandes' do futebol português e até fazer furor no futebol europeu.

O Sp. Braga está presente na Liga dos Campeões. Factura milhões. E vive em estabilidade. Sim, isto é real. Há sete anos, o Sporting de Braga estava em crise. Directiva, financeira e desportiva. A equipa profissional estava na luta para não descer de divisão, existiam salários em atraso. E no plano directivo, então, faltavam soluções...

Eis que apareceu António Salvador, determinado em vingar, mas sem discursos. Poderia até fazer uso ao lema de Obama 'Yes we Can' que o tempo lhe daria razão. Mas não, procurou rodear-se de pessoas competentes. E os resultados estão à vista.

António Salvador da Costa Rodrigues nasceu em Braga, em 1970. Empresário de profissão, líder do grupo empresarial Britalar, bem sucedido, com volume de negócios superior a 50 mi-lhões de euros e intervenção em diferentes áreas, como a construção, turismo e saúde.
Fez uso da sua experiência profissional na área de gestão para implementar sucesso enquanto dirigente.

Mal chegou ao clube, fez questão de escolher um treina-dor para liderar o plantel profissional. A aposta recaiu em Jesualdo Ferreira, que resultou num quinto e em dois quartos lugares nas três épocas em que permaneceu no Minho.

Seguir-se-iam Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves, Jorge Costa, António Caldas (interinamente) Manuel Machado e Jorge Jesus, até chegar a Domingos Paciência, o técnico que fez do clube vice-campeão nacional, em 2009-10.

Desde 2003 até hoje, o clube bracarense figurou sempre nas competições europeias. O sucesso do colectivo, naturalmente, permitiu rentabilizar as unidades. A intervenção de Salvador enquanto negociador foi preponderante para o encaixe de milhões nos cofres da SAD. Na época de 2004/05 vendeu Cícero, um jogador que transitara da equipa B, por 3,5 milhões de euros, ao Dínamo de Moscovo. E, mais tarde, fez o mesmo com Diego Costa, um brasileiro contratado a custo zero ao Barcelona de São Paulo e transferido por outros 3,5 milhões para o Atlético de Madrid, em 2007.

Revelou, ainda, capacidade de negociar com os três principais clubes portugueses. Quim (Benfica), Luís Filipe (Benfica), Wender (Sporting), João Alves (Sporting), João Pereira (Sporting), Madrid (Porto) e Orlando Sá (Porto), defendendo sempre os interesses do clube.
O Sporting de Braga acelerou num ritmo elevado, ao ponto de estabelecer parcerias com diversas entidades privadas, nacionais e estrangeiras, privilegiando os interesses dos associados.

Numa iniciativa inédita em Portugal, revela uma visão de futuro, ao ser o primeiro clube português a ceder o nome do estádio, num negócio com a AXA-Seguros que rendeu o encaixe de 4,5 milhões de euros por três anos. Estima-se, no geral, que António Salvador conseguiu um encaixe superior a 32 milhões de euros só em vendas de jogadores nos seus mandatos.

Ainda assim, o orçamento da SAD do Sp. Braga continua longe dos três candidatos ao título. 'Não é com dinheiro que se ganham títulos, mas sim com trabalho e determinação', apontou na época passada António Salvador, quando o clube estava na discussão do primeiro lugar com o Benfica.

Aquilo que era um sonho, tornou-se uma realidade. O Sp. Braga foi vice-campeão nacional, está por direito na fase de grupos da Liga dos Campeões. Garantiu 7,1 milhões de euros por esse feito, mais 2,1 milhões pela vitória no 'play-off', onde dobrou clubes como Celtic de Glasgow (Escócia) e Sevilha (Arsenal).'Há sete anos poucos acreditavam', lembrou António Salvador. Mas, sim, isto é a realidade.

Sócios entregam petição nas mãos de Salvador

Um grupo de sócios do Sporting de Braga colocou em marcha uma subscrição pública a apelar à recandidatura de António Salvador. Foram colhidas mais de 3500 assinaturas e o documento será entregue, hoje, em assembleia geral, na mão de António Salvador. 'Gostaríamos de entregar ao presidente no local apropriado que é a mesa da assembleia geral. Vamos apresentar na mesa uma proposta que proporcione a entrega destas assinaturas em mão ao presidente António Salvador', expressou Ricardo Amorim ao 'Correio do Minho'.

A reeleição de António Salvador é um sentimento quase comum aos bracarenses. Mas, nesta hora, a elaboração de uma subscrição pública visou 'reforçar' a importância do dirigente na vida do clube. 'A subscrição partiu de um grupo de adeptos do 'Superbraga' com a consciência que havia uma grande adesão dos bracarenses na continuidade do presidente António Salvador. A julgar pelas últimas assembleias poucos associados estarão presentes e parece muito pouco para justificar esse apoio à sua continuidade', esclareceu Ricardo Amorim.

A aceitação dos sócios em relação ao documento apresentado nos últimos dois jogos (Naval e Sharkthar) foi geral.
'Nos contactos que houve com associados verificámos uma grande receptividade. Isso manifesta o apoio inequívoco à recandidatura de António Salvador. Mas era necessário mostrar isso de uma forma mais vincada', disse o associado Ricardo Amorim.

SAD apresenta saldo positivo


A gestão da SAD do Sporting de Braga apresenta frutos em toda a linha. No plano desportivo, são reconhecidos os resultados da equipa profissional e agora chegou a hora de confirmar a contabilidade. Os accionistas reúnem-se esta tarde em Assembleia Geral Ordinária, pelas 18 horas, no auditório da Associação de Futebol de Braga, para deliberar sobre o relatório de gestão e contas do exercício findo.

Segundo apurou o 'Correio do Minho', estima-se a apresentação de um saldo positivo superior a três milhões de euros, onde estarão contempladas as vendas dos passes dos jogadores João Pereira e Evaldo para o Sporting, e Eduardo para o Génova.

A confirmar-se este cenário, a SAD do Sporting de Braga cumpre uma recuperação notável ao nível financeiro, tendo em linha de conta que no relatório e contas do último exercício apresentava um défice negativo a rondar os 2,5 milhões de euros.
Assim, não só recuperou este montante, como obtém um lucro significativo. E, atenção, ainda não entram neste plano as receitas referentes à Liga dos Campeões.



CORREIO DO MINHO

JotaCC

Taça para estrear Artur

A hora de Artur Moraes está a chegar. Contratado para assumir a equipa na eliminatória contra o Celtic, o avanço do guarda-redes, que veio do Roma, foi travado por um Mário Felgueiras com muito mais ritmo e, posteriormente, pela chegada de Felipe, o preferido de Domingos Paciência. Esta eleição não o esmoreceu, mas as Taças são excelentes oportunidades para rodar outros jogadores a quem o técnico reconhece valor e prepará-los para no futuro, em caso de necessidade, assumirem a titularidade. Caso de Artur.

Em Agosto, o guarda-redes ainda equacionou deixar o Minho, por ter entendido que dificilmente seria primeira opção. O Braga e o treinador fizeram-lhe sentir que a sua importância ia muito além desse estatuto e que as Taças (de Portugal e da Liga) são provas em que o clube aposta forte e nas quais pretende disputar muitos jogos. O jogo de domingo, contra o 1º Dezembro, da III Divisão, é, então, a oportunidade para Artur provar que Fernando Couto não estava enganado quando indicou a sua contratação.

A troca na baliza é apenas uma das várias que o treinador vai promover. Tal como aconteceu na época passada, Domingos não deve mudar radicalmente o onze, mas fará as mexidas que a gestão física e motivacional impuser.

Obrigatória é a introdução de um lateral-direito novo, uma vez que Sílvio está na Selecção e Miguel Garcia ainda recupera de lesão. Dani, que está emprestado ao satélite Vizela, já treina com a equipa e é o mais forte candidato ao onze, ainda que Guilherme também possa ser adaptado.

Vandinho, lesionado mas eventualmente recuperável, ficará de fora para poder debelar completamente a mialgia e apresentar-se a 100% contra o Partizan. Alan, Paulo César, Lima ou Matheus também não repetirão presença conjunta, uma vez que o clube tem muitos atacantes de qualidade, ansiosos por jogar. São os casos de Meyong, Elton, Keita, Hélder Barbosa ou o próprio Guilherme.


Já atirou Doni para o banco e ganhou títulos no Brasil

Artur Moraes é um nome estranho em Portugal mas muito conhecido no Brasil. Apesar de uma carreira oscilante desde que deixou o país natal, o guarda-redes ainda está na memória pelas excelentes exibições, principalmente no Cruzeiro, que motivaram a transferência para o Roma. No Brasil, conquistou um campeonato, três estaduais e uma Taça, todos pelo clube de Belo Horizonte, onde atirou Doni para o banco. O mesmo Doni que lhe ganharia o lugar em Itália.



SAD despede Eduardo e estuda indemnização

Tal como estava estipulado, a SAD bracarense tomou ontem uma decisão relativamente a Eduardo, lateral brasileiro que no passado dia 20 foi controlado com uma taxa de alcoolemia de 1,6 gramas por litro de sangue, antes do treino matinal. E, tal como O JOGO antecipou, a rescisão unilateral foi o caminho escolhido, pese embora o pedido de desculpas do jogador à instituição.

Em comunicado publicado ontem, o Braga justifica a decisão com a "violação gravosa" das obrigações do jogador e informa que está a ponderar pedir uma indemnização pelos danos provocados. "O Braga reserva-se no direito de avançar junto das instituições desportivas nacionais e internacionais de forma a ser ressarcido dos prejuízos patrimoniais causados por esta situação, bem como pelos danos causados na imagem e bom nome da instituição", lê-se no documento.

Com a saída de Eduardo, o Braga vê reduzido o plantel a 29 jogadores, 26 dos quais estão inscritos na Liga de Clubes. Significa isto que passa a haver vaga para nova inscrição, sem que o clube fique prejudicado desportivamente, uma vez que as posições cobertas por Eduardo (lateral-esquerdo e central) estão apetrechadas de várias soluções



Equipa mais castigada na Liga dos Campeões

Apesar de ser, neste momento, a pior equipa em termos de registos absolutos da Liga dos Campeões, o Braga é o clube mais castigado com faltas de toda a competição. O número - 43 - é um sinal claro de que os adversários respeitam o vice-campeão português e de que este não tem tido postura defensiva nos jogos, procurando atacar para pontuar. E a outra prova de que isto é verdade é que, a nível individual, Alan  também é o jogador que mais vezes é travado de forma irregular: 13 faltas sofridas, à frente de Naismith (12) e Broadfoot (11), ambos do Rangers. No plano inverso, verifica-se que os bracarenses são muito macios a defender. Só cinco equipas fazem menos faltas do que o Braga. E, das cinco mais faltosas, três estão precisamente no grupo dos portugueses.



Cleo e Babovic brilham na goleada do Partizan

Depois da primeira derrota no campeonato, o Partizan, próximo adversário do Braga na Champions, voltou ontem aos triunfos num jogo da Taça da Sérvia. Cleo e Babovic bisaram nos 6-0 em casa do Mladost Apatin, do terceiro escalão. Davidov e Scepovic também marcaram.



Contas e eleições na mesa

A SAD e o clube têm hoje (18 horas e 20h30, respectivamente) as assembleias gerais para aprovação de contas e orçamentos. A reunião do clube afigura-se como mais importante, uma vez que António Salvador (na foto) revelará se avança ou não para novo mandato. As duas AG serão realizadas na sede da AF Braga.


23 euros para ir a Sintra

O Braga disponibilizou ontem bilhetes para o jogo com o 1º Dezembro. Assim, o "pack" que inclui viagem (partida às 8 horas) e bilhete para o jogo custa 23 euros e pode ser adquirido na secretaria do clube (até às 12h30) e na loja do Braga Parque (até às 22 horas). Não são estimados muitos bracarenses para esta viagem a Sintra.



Via aberta para um meio-campo inédito

El Gringo faz de Vandinho


A troca de Vandinho por Madrid é segura, pela necessidade e pela qualidade que o argentino também empresta ao meio-campo. El Gringo não tem tido muitas oportunidades depois de ter terminado a época passada em grande e vê neste jogo um excelente caminho para se voltar a afirmar.

Viana para ganhar ritmo


A entrada na equipa do médio ex-Valência não é certa, mas provável. Hugo Viana começou a época bem mais tarde e tem a preparação carente de minutos de jogo. Na Luz já foi titular e a Taça de Portugal deve dar-lhe a possibilidade de acelerar a melhor forma para, a curto prazo, tentar tornar-se indiscutível.

Confiança para Mossoró


A lesão de cinco meses ainda não permitiu o regresso em pleno do "mágico". Mossoró está bem fisicamente, mas ainda carece da confiança para atacar os adversários com a mesma qualidade e imprevisibilidade do costume. Este jogo também tem tudo para lhe oferecer novamente essa potencialidade.



O JOGO

JotaCC

Equipas lusas querem o título

A cidade de Torres Vedras irá receber, no próximo dia 17, a Taça dos Campeões de Estrada, competição em que estão envolvidas três equipas portuguesas: Maratona (masculinos e femininos), Conforlimpa (masculinos) e Sporting de Braga (femininos). A prova, ontem apresentada pelas instituições que a organizam, antevê-se bem disputada, dado que em competição estarão ainda os clubes campeões de Espanha, que serão os principais oponentes dos portugueses.

Por parte do Maratona, é sabido que apresentará a mais recente aquisição Ana Dulce Félix (ex-Sporting de Braga) na primeira competição que fará com o emblema do clube e nas vésperas de se estrear (a 7 de Novembro, em Nova Iorque) na maratona. Sara Moreira, bronze nos 5000 m do Europeu de Barcelona, está também de regresso às corridas de estrada, fazendo ainda parte da formação laranja Anália Rosa e Inês Monteiro.

Em masculinos, o despique entre o Maratona e a Conforlimpa deverá ser o prato forte. Por parte da equipa das limpezas, Hermano Ferreira, já vencedor individual da prova, estrear-se-á a competir por este conjunto. Mas a equipa terá ainda outros nomes, como Eduardo Mbengani, Manuel Damião, Alberto Chaíça, Youssef el Kalai, Lícinio Pimentel e Hélder Ornelas. O Maratona, pela sua parte, terá Rui Pedro Silva, Fernando Silva e José Rocha.

Refira-se que esta prova disputa-se em simultâneo com a Corrida do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras. A prova masculina será às 10 horas com a partida em Sobral de Monte Agraço e a feminina em Moncova. As chegadas serão no Centro de Torres Vedras.



Colunistas » Paulo Anunciação
Recortes

"Na edição de 13 de Setembro escrevemos erradamente que a equipa portuguesa do SC Braga era conhecida como 'Arsenal' devido à sua 'grande eficácia defensiva'. Na verdade, os 'arsenalistas' devem este cognome ao facto de um antigo treinador - o húngaro Josef Szabo - ser um grande admirador da equipa do Arsenal da década de 30. Szabo levou inclusivamente o clube a trocar as antigas camisolas verdes e brancas pelo vermelho e branco à moda do Arsenal"

SECÇÃO DE ERRATAS DO JORNAL

"The Guardian" (Reino Unido, 5-10-2010)

"A grandeza deste clube [Real Madrid] não radica unicamente nos títulos mas também na imagem que projecta. E Mourinho, com as suas afirmações, não está a ajudar"

MANOLO LAMA

"As" (Espanha, 29-9-2010)

"Há três meses, o Leicester City pagou cerca de 100 mil libras [ao Swansea] pela contratação de Paulo Sousa. Agora o mesmo City pagou para se livrar dele. O facto de Sousa ter fracassado em Leicester não constituiu grande surpresa para as pessoas em Swansea. Será que ele vai encontrar novo clube proximamente? Depois deste fiasco e grande mossa na reputação será interessante ver onde é que ele vai parar"

GARETH VINCENT

"South Wales Evening Post" (Reino Unido, 2-10-2010)

"'Mou' está há poucos meses entre nós e já distribuiu por toda a gente. A sua ventoinha de porcaria é um verdadeiro tsunami que varreu desde o jardineiro do [estádio] Bernabéu até ao bom do Gregorio Manzano ('Manzano? Quem é?'), passando pelo Barça, Xabi Alonso, Sporting [Gijón], o banco do Espanhol (a quem mandou calar e, pouco depois, pediu perdão), Benzema e Levante, de cujos jogadores fez troça. Este é 'The Special One'"

EMILIO PÉREZ DE ROZAS

"El Periódico de Catalunya" (Espanha, 28-9-2010)

O JOGO

JotaCC

Decisão será confirmada hoje

Salvador recandidato

O presidente da assembleia geral (AG) do Sporting de Braga, João Gomes de Oliveira, está convencido de que António Salvador vai anunciar hoje a recandidatura à presidência do clube. O dirigente admitiu que 'os sócios estão ansiosos', para conhecer a decisão de António Salvador, mas disse estar 'convencido', que o atual presidente se vai recandidatar para mais um triénio.
'Não me passa pela cabeça outro cenário, e aos órgãos sociais também não, que não esse. Tenho a certeza absoluta que essa é a vontade da cidade, dos bracarenses e dos sócios em particular e estou confiante que é isso que vai acontecer', afirmou João Gomes Oliveira.
O também antigo presidente da Direção «arsenalista» elogiou o trabalho desenvolvido desde 2003 por António Salvador, destacando o seu papel no 'crescimento contínuo', do clube. 'É um projeto que tem dado os resultados desportivos que todos conhecemos, o Sporting de Braga vive um momento histórico espalhando por essa Europa fora o seu estatuto',



Na sequência de 'violação gravosa',

Sporting de Braga rescinde com Eduardo

O Sporting de Braga rescindiu o contrato do defesa brasileiro, Eduardo, na sequência de uma 'violação gravosa das suas obrigações enquanto atleta profissional', depois do jogador ter comparecido num treino com 1,6 gramas de álcool por litro de sangue.
Em comunicado, o Sporting de Braga frisa ainda que reserva 'o direito de avançar junto das instituições desportivas nacionais e internacionais de forma a ser ressarcido dos prejuízos patrimoniais causados por esta situação, bem como pelos danos causados na imagem e bom nome da instituição', Eduardo chegou a Braga no início desta época, proveniente do Botafogo.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

É hoje que Salvador deve desfazer o tabu
recandidatura marcará final da assembleia geral

Uma petição assinada por 3.500 sócios, o treinador Domingos Paciência, o presidente da AG João Gomes Oliveira e até o carismático adepto Marcelo Rebelo de Sousa: todos querem a continuidade de António Salvador à frente dos destinos arsenalistas! Hoje, na reunião magna do clube, o presidente deve mesmo confirmar que vai a votos no próximo dia 27.

Eleito pela primeira vez a 24 de fevereiro de 2003, António Salvador catapultou os guerreiros do Minho para um patamar muito próximo dos três grandes. Conquistou a Taça Intertoto, garantiu um histórico 2.º lugar no campeonato e orgulha-se de estar presente na fase de grupos da Liga dos Campeões. Só o equilíbrio económico-financeiro e, principalmente, o número reduzido de adeptos que marcam presença no Estádio Axa não lhe dão um sorriso ainda maior.

"Não sou eterno, não vou estar no Sp. Braga eternamente. Quem vier vai encontrar um clube totalmente diferente do que eu encontrei. Está na hora de a cidade mostrar que está com o clube e, por isso, era importante aparecer mais do que um candidato para assumir os seus destinos", afirmou na última entrevista que concedeu. "Vim com a missão de colocar o clube no patamar em que está hoje", terminou, de forma enigmática, para muitos em jeito de despedida.

Hoje o tabu deve ser desfeito com António Salvador a anunciar o tão desejado "sim" pelo universo arsenalista. Recorde-se que dia 27 terá lugar a eleição do presidente para o triénio 2010-2013. A apresentação de candidaturas pode ser feita até às 18 horas do próximo dia 12.



SAD mantém confiança em Felipe
EM CAUSA A ACUSAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O Sp. Braga não fará qualquer comentário em relação à acusação de violência doméstica que pende sobre o guardião Felipe, fruto de uma queixa por alegada agressão apresentada pela sua ex-companheira, Letícia Carlos, capa da "Playboy" quando namorava com o jogador Richarlyson, e que já regressou ao Brasil.

A SAD mantém a confiança profissional no guarda-redes, muito elogiado pelo seu comportamento irrepreensível.


Um onze alternativo para dar rodagem
oportunidade na Taça aos menos utilizados

Chegou a hora de poupar energias e dar minutos aos menos utilizados. O arranque da época dos arsenalistas tem sido de emoções fortes e de embates com um grau de exigência bem acima da média. Por isso, Domingos Paciência vai agarrar-se ao sorteio da Taça de Portugal e lançar vários nomes que, habitualmente, não constam nas suas primeiras opções. Em sorte calhou um desconhecido 1.º de Dezembro que atua na 3.ª Divisão e o risco não é muito elevado.

Nas opções do treinador podem entrar jogadores que há bem pouco tempo até eram escolhas prioritárias, casos de Mossoró, Meyong e até Hugo Viana. Por diferentes razões, este trio tem atuado pouco na nova temporada, e em Sintra vai espreitar um regresso ao passado com o pensamento no futuro.

Mas para formar o onze são precisos outros elementos. Hélder Barbosa foi um dos reforços que mais polémica gerou, com o presidente do Nacional a dizer que o extremo lhe estava prometido. O Sp. Braga ganhou o braço-de-ferro, só que Domingos quase não tem apostado em quem tão bem conhece dos tempos da Académica. Artur Moraes, Leo Fortunato, Keita e Elton foram outros trunfos para 2010/11 e nenhum deles tem tido vida fácil pelo Minho. A competição dos tomba-gigantes é também um espaço de novas oportunidades. Domingos quer ver em ação algumas caras novas, até para ganhar alternativas para o que resta da longa temporada.


RECORD

JotaCC

Sp. Braga rescinde contrato com o brasileiro Eduardo

O Sp. Braga rescindiu o contrato com o defesa brasileiro Eduardo, na sequência de um processo disciplinar por violação de conduta profissional. O jogador foi suspenso a 20 de Setembro por ter comparecido num treino com 1,6 gramas de álcool por litro de sangue. "A referida rescisão vem na sequência do processo disciplinar levantado pela violação gravosa das suas obrigações enquanto atleta profissional de alta competição, factos que a SAD lamenta terem sido tornados públicos", comunicou o clube.

PUBLICO

JotaCC

SAD lucra mais de 3 milhões

A SAD do Sp. Braga registou em 2009/2010 um exercício positivo que excedeu ligeiramente os 3 milhões de euros.

O resultado será hoje apresentado aos accionistas, na assembleia geral marcada para as 18 horas, no auditório da AF Braga.

Confirma-se assim o regresso da Sociedade aos lucros, depois de duas temporadas de forte investimento no plantel que se traduziram em prejuízos.


Artur Moraes vai estrear-se

Este domingo, frente ao 1.º de Dezembro, Artur Moraes vai carimbar a estreia absoluta na baliza do Sp. Braga em jogos oficiais, ele que chegou ao Minho antes de Felipe mas não conseguiu deitar as luvas às redes bracarenses.

O processo que culminou com a chegada do ex-guardião da Roma à cidade dos Arcebispos é um pouco o resumo do que tem sido a sua carreira, feita de alguns altos e de frequentes descidas ao banco.

O destino de Artur era ser o número um da equipa. De facto, tem o 1 estampado na camisola e foi com a pompa que se impunha que desfilou no dia da apresentação oficial do plantel, cinco horas depois de ter fechado um acordo que esteve tremido, porque Daniel Fernandes também estava nas cogitações do Sp. Braga.

O primeiro jogo da Taça de Portugal poderá trazer alguma luz na penumbra que até agora envolveu a entrada de Artur no plantel. Até por isso, um jogo de grau de dificuldade médio/baixo para a equipa representa, para o guardião, um desafio... a não perder.


A BOLA

Bruno3429

REFORÇOS DO SP. BRAGA: praxe exigente para 15 caloiros
Domingos tem muito por onde peneirar à procura das pepitas de ouro

Por Redacção com PJC

Os vice-campeões nacionais mantêm o treinador, a direcção, os pressupostos e meia-equipa da última época. Parece suficiente para repetir os êxitos recentes, mas pode não chegar. A saída de Eduardo, João Pereira e Evaldo, principalmente deles, condiciona a sistematização e a qualidade das acções defensivas. Felipe, Sílvio e Elderson ainda tacteiam a pedreira à procura de terreno seguro.

Eles três, mais Leandro Salino, são os reforços que mais vezes têm cabido nas ideias prioritárias de Domingos Paciência. Lima merece também a confiança do treinador na esmagadora maioria das partidas, o que, bem vistas as coisas, comprova que este Sp. Braga está em pleno processo de metamorfose, em busca da roupagem da pretérita temporada.

Há 15 (!) caloiros no plantel e metade não soma sequer um minuto de utilização. O que quer isto dizer? O campo de recrutamento não foi minuciosamente delineado, ao contrário do habitual? Talvez, só as próximas semanas o poderão afirmar peremptoriamente.

Não deve existir, nesta altura, uma exactidão sacramental a criticar currículos aparentemente interessantes. Elton e Hélder Barbosa não jogam e eram peças de grande visibilidade no Vasco da Gama e no V. Setúbal, respectivamente; Keita não joga e era o melhor marcador no Bonfim.


Os números dos novos arsenalistas:

FELIPE (custo zero): 11 jogos (sempre titular); 990 minutos; 21 golos sofridos
LEANDRO SALINO (custo zero): 12 jogos (11 a titular); 983 minutos; 1 golo
ELDERSON ECHIEJILE (custo zero): 11 jogos (sempre titular); 965 minutos; 1 golo
SÍLVIO (custo zero): 9 jogos (8 a titular); 764 minutos; 1 golo
LIMA (200 mil): 13 jogos (8 a titular); 715 minutos; 4 golos
ELTON (custo zero): 5 jogos ( 1 a titular); 104 minutos
HÉLDER BARBOSA (custo zero): 3 jogos (nunca a titular); 37 minutos
LÉO FORTUNATO (custo zero): 1 jogo (suplente utilizado); 8 minutos
ARTUR MORAES (custo zero): não utilizado
QUIM (custo zero): não utilizado
MARCOS (custo zero): não utilizado
GEORGE LUCAS (custo zero): não utilizado
EDUARDO (custo zero): não utilizado
CUSTÓDIO (custo zero): não utilizado
KEITA (custo zero): não utilizado

Maisfutebol

Bruno3429

Salvador pode anunciar hoje recandidatura
Por Pascoal Sousa

Equipa prepara jogo da Taça de Portugal, frente ao 1.º de Dezembro, mas tema do dia é a assembleia geral de logo à noite.

O plantel do Sporting de Braga iniciou há poucos minutos mais um treino, que decorre à porta fechada no Estádio Axa e no qual prepara a deslocação ao terreno do 1.º de Dezembro, em jogo referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, marcado para domingo, às 16 horas, no Campo Conde Sucena, em Sintra.

O tema do dia em Braga são, contudo, as duas assembleias gerais marcadas para o final da tarde, a primeira da SAD, às 18 horas, a segunda do clube, marcada para as 20.30 horas, ambas na sede da Associação de Futebol de Braga. Esta última está a gerar enorme expectativa entre os sócios do emblema bracarense, uma vez que é previsível que ouçam da boca de António Salvador a sua intenção de se recandidatar para mais um mandato à frente dos destinos do Sp. Braga.

A Bola

Coelho SCB

SAD facturou 11,4 milhões em transferências

Por Pascoal Sousa

No exercício aprovado esta quinta-feira pelos accionistas da SAD, foi anunciado um lucro de 11,4 milhões de euros em transferências.

Para este resultado, muito contribuíram as transferências de João Pereira e Evaldo para o Sporting (6 milhões), de Eduardo para o Génova (4,5 milhões), bem como as de César Peixoto para o Benfica (400 mil euros) e de Frechaut para o Metz (100 mil euros). Estes dois últimos negócios foram concluídos já depois do prazo limite para a entrega do exercício anterior.

O custo com os jogadores profissionais do actual plantel situa-se agora nos 11 milhões de euros - na época 2008/2009 era de 9,9 milhões. Um acréscimo que se explica com a entrada de 14 novos jogadores.
#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends

Coelho SCB

Accionistas aprovam contas

Por Pascoal Sousa

Os accionistas da Sporting de Braga, SAD, aprovaram por unanimidade, as contas do exercício 2009/2010, que resultou num lucro líquido de 3,34 milhões de euros.

Na Assembleia-Geral, que terminou há momentos no auditório da AF Braga, foi ainda votado o orçamento para o futebol profissional, que rondará os 12 milhões de euros. Por fim, os accionistas aprovaram um voto de louvor à Administração, pelos resultados desportivos e financeiros alcançados.

Recorde-se que nos dois últimos anos, a SAD apresentou prejuízos de 2.3 e 2.5 milhões de euros, respectivamente.

As receitas provenientes da Liga dos Campeões não foram incluídas no relatório de contas de 2009/2010, o que significa que há grandes probabilidades do próximo exercício também ser positivo. António Salvador e os seus pares voltam à AF Braga depois do jantar, para a Assembleia-Geral do clube, marcada para as 20.30 horas. É nesta reunião magna que o líder bracarense vai anunciar aos sócios se se recandidata a novo mandato à frente dos destinos do Sp. Braga.
#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends

JotaCC

Orçamento de 17 milhões de euros para 2010/11
APROVADO POR UNANIMIDADE

Os acionistas da SAD do Sp. Braga aprovaram esta quinta-feira por unanimidade o orçamento para a temporada 2010/11 - quase 17 milhões de euros, apurou a agência Lusa junto de fonte do clube bracarense -, e as contas da anterior, um exercício positivo de 3,3 milhões.
Salvador deverá abordar ainda hoje a recandidatura

Numa sessão pouco concorrida, com 20 acionistas presentes no auditório da Associação de Futebol de Braga, o presidente do conselho de administração da SAD e do clube bracarense, António Salvador, não abordou a sua continuidade à frente dos destinos do clube, o que deverá acontecer na Assembleia Geral do clube, com início marcado para as 20 e 30, no mesmo local.

Foi ainda proposto e votado de forma unânime um voto de louvor à administração pelos resultados desportivos e financeiros alcançados.

Vendas proveitosas

Para o resultado positivo de 3,3 milhões de euros da época passada muito contribuíram as vendas de passes de jogadores -  cerca de 11,4 milhões.

Destaque, neste ponto, para as vendas de João Pereira e Evaldo ao Sporting (3 milhões cada), de Eduardo ao Génova (4,5 milhões), assim como de César Peixoto ao Benfica (400 mil) e de Frechaut aos franceses do Metz (150 mil), que não entraram no exercício anterior. O exercício foi fechado a 30 de junho, pelo que, naturalmente, não entraram ainda as receitas da participação do clube na Liga dos Campeões.

O total dos proveitos foi de 21,5 milhões e o total dos custos de cerca 18,2 milhões.

RECORD

JotaCC

Subscrição de apoio à recandidatura de Salvador antecede AG

A subscrição pública de apoio à recandidatura de António Salvador foi entregue ao presidente do Sporting de Braga antes do arranque da Assembleia Geral do clube, que se realiza esta noite.

A iniciativa levada as cabo pelo site Superbraga.com recolheu 3.500 assinaturas que foram entregues ao líder máximo dos arsenalistas com o intuito de o levar a desfazer o tabu e anunciar a sua recandidatura à presidência do emblema minhoto.

A Assembleia Geral, previsto para as 20.30 horas, ainda não teve início. Na sala já se encontram cerca de 130 pessoas, uma adesão muito acima do normal.


SAD facturou 11,4 milhões em transferências

No exercício aprovado esta quinta-feira pelos accionistas da SAD, foi anunciado um lucro de 11,4 milhões de euros em transferências.

Para este resultado, muito contribuíram as transferências de João Pereira e Evaldo para o Sporting (6 milhões), de Eduardo para o Génova (4,5 milhões), bem como as de César Peixoto para o Benfica (400 mil euros) e de Frechaut para o Metz (100 mil euros). Estes dois últimos negócios foram concluídos já depois do prazo limite para a entrega do exercício anterior.

O custo com os jogadores profissionais do actual plantel situa-se agora nos 11 milhões de euros - na época 2008/2009 era de 9,9 milhões. Um acréscimo que se explica com a entrada de 14 novos jogadores.


A BOLA