News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/09

Started by JotaCC, 13 de September de 2010, 07:32

Previous topic - Next topic

JotaCC

Miguel Garcia e Sílvio são a solução lateral
domingos obrigado a mudar opções para o arsenal

O lateral Elderson não conseguiu travar as sucessivas investidas de Hulk no Estádio do Dragão e o técnico Domingos penalizou-o com a substituição logo após o deslize que permitiu ao brasileiro do FC Porto igualar o jogo. Contudo, a razão que afasta o internacional nigeriano das opções para Londres prende-se unicamente com o castigo de um jogo que lhe foi aplicado pela UEFA devido aos dois cartões amarelos que lhe foram mostrados nos jogos da segunda mão com Celtic e Sevilha, respetivamente.

Um problema à imagem do que já havia sucedido com Miguel Garcia e que permitiu mesmo a Sílvio usufruir da titularidade no corredor direito, em Sevilha.

Agora, em virtude de nova condicionante por suspensão, o técnico bracarense está forçado apostar numa nova dupla de laterais e, face aos recursos à disposição, tudo indica que as escolhas vão recair sobre Miguel Garcia e Sílvio.

Uma possibilidade, aliás, que os minhotos já ensaiaram no último terço da partida com o FC Porto, logo após ao tento de Hulk. Desagradado com a prestação de Elderson, Domingos lançou Miguel Garcia para o corredor direito e apostou em Sílvio para exercer funções na esquerda.

Uma posição, de resto, que o defesa executou com a rotina que lhe é característica, até porque foi precisamente a lateral-esquerdo, lugar que desempenhou nos últimos anos ao serviço do Rio Ave, que Sílvio se destacou no panorama nacional e levou o Sp. Braga a decidir-se pela sua aquisição no final deste defeso.


RECORD

JotaCC

António Salvador: "Era importante aparecerem candidatos"


O presidente do Sporting de Braga teve a honra de ser o convidado principal do Jornal da Noite (TVI), ontem, onde destacou a progressão do clube no panorama nacional e internacional.
Mas a questão mais aguardada da noite não teve uma resposta concreta.

O dirigente recusa abrir o jogo sobre a sua reeleição como presidente do clube, quando já estamos a menos de um mês para as eleições. António Salvador apenas admitiu que a sua decisão "já está tomada" e apenas no dia 7 de Outubro vai comunicar aos associados, em Assembleia Geral.

Entretanto, António Salvador deixou o apelo para aparecerem mais candidatos. "Não sou eterno, não vou estar no Sporting de Braga eternamente, quem vier vai encontrar um clube totalmente diferente do que eu encontrei. Está na hora da cidade mostrar que está com o clube e por isso era importante aparecer mais que um candidato para assumir os seus destinos", desafiou o líder do Sporting de Braga.

António Salvador colhe um voto unânime dos bracarenses para a reeleição e até frisou que já pensou sobre o assunto. "No dia 7 de Outubro haverá uma assembleia-geral para aprovação de contas e orçamento e aí anunciarei a minha decisão que já está tomada há muito tempo".

António Salvador destacou ainda que o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões "era o passo que faltava para a afirmação internacional" do Sporting de Braga. E sem receio, também assumiu que chegou a hora do clube lutar pelo título. "Há dois anos quando contratei o (Jorge) Jesus disse que nos estávamos a preparar para, num curto espaço de tempo, ganhar títulos. Sentimos que estamos preparados, não sei quando, se este ano ou no próximo, para lutar por títulos que é o que este clube deseja e está com sede deles", realçou.



CORREIO DO MINHO

JotaCC

António Salvador
"Podemos sonhar em ser campeões"

Na primeira grande entrevista televisiva que dá como presidente do Braga, António Salvador correspondeu aos anseios dos adeptos. O discurso à TVI foi pautado pela marca da ambição e só não correspondeu inteiramente porque ainda não foi desta que confirmou a recandidatura às eleições do final de Outubro. Aliás, Salvador deu até a entender que não o faria, provocando o completo caos nos fóruns do clube nas horas seguintes à entrevista.

"Cheguei ao Braga com espírito de missão. Mas não sou eterno. Quem vier, vai encontrar de certeza um clube bem diferente. Está na hora da cidade mostrar que está com o clube. Era bom que aparecesse um candidato. Ficaria satisfeito", respondeu. "Gostei do tempo que passei aqui. Sinto-me orgulhoso por ter dirigido este clube, mas só comunicarei a decisão que já está tomada há muito tempo no dia 7 de Outubro", resumiu, num discurso que soa a despedida, mas semelhante a outros que teve em ocasiões semelhantes. António Salvador é, apesar de sentir que cumpriu a sua missão, o mais que provável futuro presidente do Braga após as próximas eleições.

No momento desportivo mais alto do clube, o líder atirou mais achas para a fogueira, já bem acesa em matéria de grandeza. "Podemos sonhar em ser campeões. Há dois anos, quando contratei Jorge Jesus, disse que o clube se estava a preparar para lutar por títulos e que aquele seria o início de um período de conquistas. Estamos agora preparados para lutar por esses títulos. Mas não sei se este ano ou no próximo", atirou.

Para o presidente, nada acontece por acaso. "Os meus primeiros anos do clube foram para o credibilizar e sustentar. Isso foi conseguido e hoje o Braga está numa óptima situação. O passo que demos agora [entrada na Liga dos Campeões] era o que faltava para afirmação internacional do clube", explicou. "Disse há sete anos que queria um clube a lutar sempre pelas competições europeias e depois até mais do que isso. O que era utopia nessa altura, hoje é realidade", continuou, congratulando-se com o trabalho feito mas reclamando mais apoios.

António Salvador recusou dizer-se desiludido com a cidade. Mas acha que a grandeza que projectou e continua a arquitectar para o Braga não tem repercussão no apoio do tecido empresarial minhoto. "Está na hora da região e da cidade darem mais ao seu clube", frisou. "Até aqui deram dentro do possível. Mas queremos fazer mais. E se queremos mais, necessitamos de mais apoios para que o crescimento sustentado continue a ser uma realidade neste clube", alertou, em jeito de conclusão e apelo.


"Preparados para jogar a Champions"

O motivo que levou o Jornal Nacional da TVI ao Estádio AXA prende-se com a proximidade da estreia dos arsenalistas na fase de grupos da Liga dos Campeões e corresponde à concretização da promessa feita por Marcelo Rebelo de Sousa no caso de o Braga eliminar o Sevilha. O primeiro jogo é contra o Arsenal, mas António Salvador não duvida da capacidade da equipa. "Estamos preparados para jogar a Champions. Temos uma estrutura de muita qualidade, desde o plantel à equipa técnica e a todo o staff que está no futebol", justifica.


Elderson apontado ao...Manchester United

A notícia é de concretização improvável, até pelo sítio onde foi difundida. A verdade é que, em vésperas de o Braga viajar para Inglaterra, o nome de Elderson foi ontem citado pelo sítio "The people" como favorito para reforçar, em Janeiro, o Manchester United. Os red devils procuram uma alternativa a Patrice Evra e Elderson enquadra-se dentro do perfil traçado por Alex Ferguson: jovem (22 anos), internacional (esteve até no Mundial 2010) e com presenças suficientes para ter rapidamente a permissão de trabalho em Inglaterra. De acordo com o "The People", Alex Ferguson quer observar mais vezes o jogador, que terá apreciado bastante contra o Celtic e estará, depois, disposto a avançar com uma proposta de sete milhões de euros. O único obstáculo será o facto de Elderson já não poder ser utilizado na Liga dos Campeões, por já ter sido inscrito pelo Braga.


Sílvio na esquerda Matheus na frente

Só com três laterais do plantel principal inscritos na Champions, as contas de Domingos são fáceis de fazer, face ao castigo de Elderson: passa o polivalente Sílvio para a esquerda e faz entrar Miguel Garcia para a direita. Tal e qual nos últimos 25 minutos do jogo com o Dragão.

A perda do nigeriano nem é um grande contratempo. Aliás, até já estaria a ser cogitada esta troca. Elderson tem revelado dificuldades face aos grandes extremos, dos quais Hulk é o mais recente exemplo. O Arsenal tem uma artilharia muito forte e Miguel Garcia está, teoricamente, mais habilitado para os defender. Isto sem contar com a experiência internacional.

Por opção está preparada outra mudança. Lima marcou ao FC Porto, mas deve ser suplente em Londres. Domingos Paciência sabe que se o avançado está em boa forma, Matheus não está em pior. E a velocidade do segundo pode ser fundamental para o contra-ataque frente ao colosso inglês. Por isso foi poupado a esforços maiores contra o FC Porto.




Hugo Viana favorito na luta com Madrid

Leandro Salino é o outro bracarense suspenso para Londres. Neste caso, a substituição é de grau mais complexo. O brasileiro tem sido pilar da equipa neste arranque de época e, para o seu lugar, há mais do que uma solução: Hugo Viana e Madrid. O primeiro é o que maior probabilidade tem de jogar: é um médio de transição como Salino e não um trinco, jogou ao lado de Vandinho na época passada e até já foi lançado no Dragão para acelerar forma. Madrid também não surpreenderia: em casa do Celtic jogou ele e com elevada eficácia.



Concentração em Picadilly

Os cerca de 1500 adeptos bracarenses que vão a Londres estão a combinar encontrar-se ao início da tarde na famosa Praça de Picadilly, centro da cidade. Isto porque serão provenientes de diversos sítios. A maioria viaja de Portugal. Mas há muitos emigrantes em Inglaterra e outros que partem de França, Suíça e Alemanha.


O JOGO

JotaCC

António Salvador alimenta tabu


A 7 de Outubro, os sócios do Braga reúnem-se em assembleia geral para aprovar as contas do clube e da SAD e será nesse dia que António Salvador irá anunciar se continua, ou não, à frente do emblema minhoto. Por enquanto, o presidente mantém o tabu.

O Braga está a viver um momento excepcional. Depois de o segundo lugar na época passada, estreia-se depois de amanhã, quarta-feira, na fase de grupos da Liga dos Campeões, ao medir forças com o poderoso Arsenal.

Essa carreira fulgurante mereceu uma parte do Jornal Nacional, da TVI, fosse transmitido a partir do Estádio AXA, onde António Salvador alimentou o tabu da recandidatura à liderança do clube. "A 7 de Outubro, no dia da aprovação das contas, vou comunicar a minha decisão, mas já está tomada", disse o presidente, num discurso enigmático e com os verbos a serem conjugados no passado: "Sinto um enorme orgulho em ter dirigido este clube". António Salvador não é afirmativo quando questionado várias vezes se vai dar continuidade ao projecto iniciado há sete anos, mas sublinha que "era importante aparecem outros candidatos". E explica: "Não sou eterno. Quem vier, vai encontrar um clube diferente". Mas a verdade é que o actual líder conta com o apoio das forças vivas da cidade e do presidente da assembleia-geral, João Gomes Oliveira. Por isso, é natural que venha a ser pressionado para se manter na liderança.

Preparado para ganhar títulos

António Salvador também vincou o crescimento sustentado do Braga nos últimos sete anos e garantiu que o clube "está preparado para vencer títulos, que podem surgir esta temporada ou no próximo ano". Na época passada, a equipa falhou a conquista do campeonato na última jornada e este ano continua dar boas indicações na Liga.

Marcelo Rebelo de Sousa, conhecido analista político e adepto confesso do Braga, também fez a habitual análise da semana, para a TVI, a partir do Estádio AXA.


JN

JotaCC

Lateral do Sp. Braga cobiçado pelo Man. United

Elderson dá nas vistas

Notícia de um jornal inglês refere que o internacional nigeriano pode ser contratado em Janeiro, por dois milhões de euros.

O lateral-esquerdo do Sporting de Braga, Elderson, está a ser seguido pelo Manchester United para reforçar os «red devils» em Janeiro, na reabertura do mercado. A notícia foi avançada ontem pelo jornal inglês «The People», que avança também que o internacional nigeriano poderá ser contratado por uma verba a rondar os dois milhões de euros.
Elderson chegou ao Sporting de Braga no início desta época com a missão de fazer esquecer Evaldo (agora no Sporting) e desde logo parece ter agradado a Domingos Paciência, que tem contado com o defesa para ocupar o lado esquerdo da defensiva «arsenalista». O jogador de 21 anos é visto pelos responsáveis do Sporting de Braga como uma grande aposta de futuro e a sua transferência já em Janeiro não se afigura nada fácil. Elderson, que foi contratado aos franceses do Lille, tem contrato até ao final da temporada 2013/2014, mas as boas prestações, nomeadamente na Liga dos Campeões, já despertou o interesses de alguns emblemas europeus, nos quais se inclui o gigante inglês, que conta com Nani e Bebé no seu plantel.
Elderson não teve a sua exibição mais feliz no sábado (foi substituído por Miguel Garcia no decorrer da segunda parte), na derrota do Sporting de Braga frente ao FC Porto, tendo ficado ligado aos dois primeiros golos dos «dragões». Primeiro foi ultrapassado com facilidade por Hulk e no segundo escorregou, deixando a bola à mercê do internacional brasileiro, que não desperdiçou.

A caminho de Inglaterra? Elderson viu o seu nome ligado a uma transferência para o Manchester United, já em Janeiro


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Elderson
Manchester quer lateral do Sp.Braga

O Manchester United está à procura de um lateral esquerdo e parece interessado na contratação do internacional nigeriano Elderson do Sporting de Braga. O jogador de 22 anos, que marcou presença no último Campeonato do Mundo, chegou este início de temporada a Braga e tem o passe avaliado em dois milhões de euros. A notícia foi ontem avançada pelo jornal inglês The People, que revela ser "prioritária" a contratação do jovem jogador bracarense.


DN

JotaCC

Rodriguez ainda com queixas

Num jogo intenso e de exigência máxima, apenas um jogador do Sp. Braga saiu com queixas: Rodriguez.

A utilização do peruano frente aos dragões foi ponderada por Domingos, por causa de uma lesão muscular no gémeo da perna direita que afectou o central durante a última semana. Acabou por jogar a totalidade do desafio com o FC Porto, aparentemente sem condicionalismos.

Ontem de manhã, no treino de regeneração física, Rodriguez sentiu no corpo os efeitos do esforço da noite anterior. A mialgia deu sinais de não estar debelada, situação normal tendo em conta o fluxo ofensivo do FC Porto, que atirou toda a defesa minhota para trabalhos forçados.

Em princípio, o problema de Rodriguez não o vai incapacitar para o compromisso em Londres, na estreia do Sp. Braga no grupo H da Champions. Mais do que a natureza da lesão, o que cria apreensão em Domingos são as implicações que a mialgia poderá ter no rendimento global de um dos pilares do sector defensivo da equipa.

A BOLA

JotaCC

Mossoró estreia-se nos convocados

O médio brasileiro Mossoró está pela primeira vez nos convocados do Sp. Braga e logo para a deslocação, de quarta-feira, ao terreno do Arsenal, em jogo da 1.ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões.

Nas restantes escolhas do técnico Domingos Paciência de salientar as chamadas de Hugo Viana e Léo Fortunato.

No que diz respeito às ausências, Leandro Salino e Elderson, castigados, são as principais «baixas» para o embate com a equipa inglesa.

Eis a lista de convocados: Artur, Felipe, Miguel Garcia, Sílvio, Moisés, Rodriguez, Paulão, Léo Fortunato, Vandinho, Andrés Madrid, Hugo Viana, Mossoró, Luís Aguiar, Alan, H. Barbosa, Paulo César, Matheus, Elton e Lima.


«Sp. Braga é fantástico no contra-ataque» - Wenger

O treinador do Arsenal, o francês Arsène Wenger, não poupa elogios ao Sp. Braga, destacando a capacidade para sair em contra-ataque da equipa comandada por Domingos Paciência.

«Estou ansioso por começar [a fase de grupos da Liga dos Campeões] com o Braga, parece-me ser uma equipa completa», analisa o timoneiro dos gunners, para quem os arsenalistas «são fantásticos no contra-ataque».

O Arsenal vai "apadrinhar" a estreia do Sp. Braga na fase de grupos da Champions, quarta-feira, em Londres.


Alain Hamer dirige jogo com Arsenal

A UEFA nomeou o árbitro luxemburguês Alain Hamer para dirigir o jogo do Sp. Braga com o Arsenal, a disputar na próxima quarta-feira em Londres, de estreia para os arsenalistas na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O Emirates Stadium, na capital londrina, será palco para o primeiro confronto entre as duas equipas.

No Shakhtar Donetsk-Partizan vai estar o árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo.


A BOLA

JotaCC

Mossoró eleito para Londres
BRASILEIRO RENDE COMPATRIOTA SALINO


Domingos Paciência já divulgou a convocatória para o jogo desta 4.ª feira, em Londres, frente ao Arsenal, na abertura da fase de grupos da Champions. A grande novidade entre os 19 eleitos é Mossoró, que regressa às opções do treinador após cinco meses de paragem, fruto da grave lesão que sofreu no Estádio da Luz no confronto do campeonato passado com o Benfica.

O médio criativo rende o seu compatriota Leandro Salino, uma das ausências notadas nos convocados que, tal como acontece com Elderson, cumpre um jogo de castigo. O nigeriano teve um jogo muito infeliz no Dragão e agora vai descansar, sendo que Domingos vai entregar as laterais a Miguel Garcia (direita) e a Sílvio (esquerda).

Rodríguez, apesar de ter acusado problemas musculares, segue amanhã viagem com a equipa, às 9.30 horas, mas Léo Fortunato (outro defesa-central) também está convocado. Se o peruano não recuperar será Paulão a formar o eixo da defesa com Moisés.

Eis os 19 convocados:

Guarda-redes: Artur e Felipe

Defesas: Miguel Garcia, Sílvio, Moisés, Rodriguez, Paulão e Léo Fortunato

Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Hugo Viana, Mossoró e Luís Aguiar

Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Paulo César, Matheus, Elton e Lima.


RECORD