News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/09

Started by JotaCC, 04 de September de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

No dragão o arsenal será outro

Enquanto se lambem as últimas feridas resultantes de um apuramento mirabolante para a Liga dos Campeões, coincidente com uma entrada de leão no campeonato, em Braga aguarda-se o dia da visita ao Estádio do Dragão sem sinais de temor. Domingos Paciência apenas quer ter o plantel na máxima força e a paragem do campeonato veio "em boa altura". "Estivemos envolvidos numa série de jogos e deu para recuperar os jogadores, dando igualmente tempo aos mais novos para se integrarem rapidamente", observou o treinador, dando a entender, porém, que poderá guardar alguns dos seus principais trunfos para o jogo com o Arsenal. "Tudo dependerá. O Alan e o Paulo César são jogadores habitualmente titulares e, por isso, será natural que se faça alguma gestão com eles", assumiu. Se assim for, prevê-se a reposição de um filme já visto em Setúbal, poucos dias antes do jogo com o Sevilha, que redundou no histórico apuramento milionário para a Liga dos Campeões. Domingos só não gostou do rótulo poupança. "Contra o Setúbal, entrámos em campo com quatro avançados com o objectivo de ganhar. Não faltaram avançados para esse jogo e estavam lá dentro. Não vai haver gestão, porque nesta altura o plantel está mais equilibrado. Haverá antes decisões e opções. Sinto a equipa mais equilibrada e com qualidade em todas as posições. Estando envolvidos em quatro competições, a equipa teve de ser mais pensada e reforçada", argumentou.

Tanto equilíbrio não faz Domingos Paciência cair na tentação de assumir-se como favorito para o jogo no Estádio do Dragão. "O FC Porto tem três vitórias em outros tantos jogos; nós temos um empate no mesmo número de jornadas...", precisou, desmistificando, por fim, as alegadas dificuldades de trabalhar com o plantel mais estrangeiro do campeonato nacional. "Olho para jogadores como o Vandinho, o Meyong ou o Alan, e não os vejo como estrangeiros. Falamos todos a mesma língua. Todos estão perfeitamente adaptados à cultura do nosso país", sublinhou.


Meyong e Custódio excluídos da Champions


Na lista de jogadores inscritos pelo Braga para a Liga dos Campeões, ontem divulgada pela UEFA, Meyong (na foto) e Custódio foram as ausências mais sonantes. Domingos Paciência explicou na generalidade as escolhas tomadas, abrindo uma excepção somente para o ex-vitoriano Custódio. "De acordo com os requisitos, o Braga só pode inscrever 17 jogadores não formados em Portugal, quatro formados em Portugal e os restantes formados no clube. O Custódio joga numa posição em que por vezes há problemas, mas nesta altura temos o Vandinho e o Madrid. Estamos a falar da Liga dos Campeões, mas eu preciso do Custódio para outras competições", assinalou.

Lista de jogadores inscritos para a Liga dos Campeões

Guarda-redes: Artur, Felipe e Christiano*

Defesas: Rodriguez, Paulão, Moisés, Miguel Garcia, Leo Fortunato, Elderson, Sílvio, Dani e Aníbal Capela

Médios: Mossoró, Luis Aguiar, Andrés Madrid, Leandro Salino, Alan, Hugo Viana, Vandinho e Nuninho*

Avançados: Paulo César, Hélder Barbosa, Lima, Elton, Matheus, Toumany Sambou*, Januário dos Santos Jesus* e João Gonçalves*

*jogadores inscritos na lista B


Tarde de surpresas

Que ninguém diga que está completamente bem. Há sempre um alçapão à espera ou uma equipa modesta disposta a causar boa impressão, especialmente se o adversário se chamar Braga. Transformado numa autêntica embarcação pirata, o Freamunde entrou com ferocidade na Pedreira, defendendo com unhas e dentes a sua área, e logo no começo do segundo tempo adiantou-se mesmo no marcador, por intermédio de Júnior Maranhão, que aproveitou bem a falta de rotina de Custódio na posição de lateral-direito. Do outro lado, Domingos Paciência abordava o jogo de uma forma mais descontraída, tentando dar o máximo de minutos aos jogadores menos utilizados, entre os quais Miguel Garcia e Madrid, ambos já recuperados de problemas físicos. A estrela arsenalista da tarde acabou por ser, porém, o talentoso Guilherme, que fez a igualdade após um cruzamento bem medido por Custódio (bem melhor a atacar do que a defender). Atentos ao que se passava no relvado, Paulo César e Matheus faziam gestão de esforço, de sapatilhas calçadas.

Braga 1-Freamunde 1

Estádio AXA

Árbitro José Carlos Silva (AF Braga)

Treinador Domingos Paciência

Felipe; Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez e Elderson; Vandinho, Salino, Luis Aguiar e Hugo Viana; Alan e Lima

Jogaram ainda: Eduardo, Mossoró, Hélder Barbosa, Artur Moraes, Custódio, Paulão, Leo Fortunato, Madrid, Guilherme, Keita, Elton e Meyong.

Treinador NICOLAU VAQUEIRO

Douglas; Raviola, Vítor Bastos, Hélder Sousa e Luciano; Brandão, Marcelo, Alonso e Pedro; Maciel e Marco Matias.

Jogaram ainda: Luiz Carlos, Sérgio Nunes, Bock, Tarcísio, João, Ostolaza, Júnior Maranhão, Luís Pedro, Paulo Monteiro, Larry e Paulo Monteiro.

ao intervalo 0-0

GoLOS 47' Júnior Maranhão, 52' Guilherme


O JOGO

JotaCC

Custódio e Meyong fora da 'champions'


Está definido o grupo dos 23 jogadores que vão representar o Sporting de Braga na fase de grupos da Liga dos Campeões, cujo primeiro jogo está já agendado para 15 de Setembro, diante do Arsenal, em Londres.

O médio Custódio, a mais recente contratação do clube bracarense, ficou de fora da lista dos inscritos que deram entrada na UEFA. O futebolista tem a vantagem de ser português, mas neste caso a prioridade vai para os atletas formados no próprio clube.

A grande novidade vai para a exclusão de Meyong. A vaga do internacional camaronês foi ocupada por Márcio Mosso-ró, uma vez que o brasileiro já se encontra a treinar a cem por cento e será uma peça fulcral no esquema de Domingos Paciência.

Meyong, que até chegou a ser um atleta preponderante no clube minhoto nas últimas duas épocas, perde terreno para a concorrência. Sobretudo para Lima, avançado que efectuou um "hat-trick' no jogo em Sevilha e, desta feita, ganhou o seu lugar na equipa. Por outro lado, o técnico do Braga dispõe ainda de mais opções para o ataque, como os casos de Élton, Paulo César e ainda Matheus.

Ao abrigo dos regulamentos definidos pelo organismo máximo do futebol europeu, cada clube tem de proceder a inscrição de, no mínimo, quatro jogadores formados no clube e mais quatro formados no próprio país. Por isso, as vagas foram preenchidas com atletas que estão a rodar no clube satélite (FC Vizela) como os casos de Cristiano (guarda-redes), Dani e Aníbal (defesas), Toumany, Januário e João Gonçalves (avançados).

De acordo com os critérios em vigor, apenas podem ser inscritos, no máximo, 17 jogadores que não sejam formados no próprio país, uma lista que é extensa no plantel arsenalista e forçou a saída de Meyong.
Entretanto, na mesma lista, obriga que quatro dos inscritos tenham completo a respectiva formação no país do clube que representam. Nesse contexto, as escolhas recaíram em Miguel Garcia, Sílvio, Hugo Viana e Hélder Barbosa. Aqui poderia entrar Custódio.

Domingos Paciência (ver peça na página 20) explicou que esta lista deveu-se a escolhas que teve de fazer. Justifica que a não inclusão de Custódio deve-se ao facto de optar por Vandinho e Andrés Madrid. E assegura que conta com o novo reforço para outras competições.


Domingos: "Plantel com mais opções de qualidade por posição"

Com um vasto leque de opções no plantel, mas obrigado a obedecer às restrições impostas pela UEFA para a inscrição de joga-dores nas competições europeias — "17 jogadores não formados em Portugal, quatro formados em Portugal e depois os outros formados pelo clube", como explicou o próprio treinador — Domingos Paciência teve que tomar decisões para definir a lista dos jogadores do Sp. Braga que vão competir na Liga dos Campeões.

Dos nomes mais sonantes, deixou o médio Custódio e o avançado Meyong de fora dos eleitos. Mas ficaram também de fora muitos outros sedentos de jogar no palco mais mediático do futebol mundial. Sem querer individualizar caso a caso, o treinador do Sp. Braga assumiu ontem, frontalmente, as decisões tomadas, mas frisou que a equipa não vai disputar esta época apenas a 'champions'. Há mais três competições — Liga Portuguesa, Taça de Portugal e Taça da Liga — onde o Sp. Braga assume ambição de lutar pelas vitórias. E por isso conta com todos os jogadores.

"Neste momento da época tive que tomar decisões, e em função dos jogadores disponíveis, acabei por optar. Mas vamos disputar mais competições", afirmou Domingos, com tranqui- lidade, e muito satisfeito com o plantel que comanda.

"Estamos muito mais equilibrados por posição. Sinto que tenho uma equipa mais forte, mais equilibrada, e com várias soluções de qualidade por posição. No ano passado, não foi fácil para quem não jogava entrar no onze, porque a equipa estava sempre a ganhar. Mas este ano estamos envolvidos em mais competições, em quatro, e é natural termos pensado numa estrutura com mais soluções, e sobretudo reforçá-la", frisou o treinador, desvalorizando o facto de treinar a equipa mais com mais estrangeiros em Portugal.

"Não consigo ver o Vandinho como brasileiro, nem o Alan, nem o Mossoró, o Moisés, nem vejo o Rodriguez como peruano, nem o Meyong como camaronês. Falamos todos a mesma língua. Não sinto esta equipa como a mais estrangeira da Liga Portuguesa. Vejo-a, sim, como um grupo forte, que já se conhece e que qualquer jogador que chega aqui facilmente se integra, pois a cultura deles está adaptada à nossa mentalidade", destacou o timoneiro do Sp. Braga, ontem após o jogo-treino com o Freamunde, que registou um empate a uma bola.

"Paragem foi importante para recuperar jogadores"

Com apenas três jornadas disputadas, surgiu já a primeira paragem no campeonato, no entanto, o treinador do Sp. Braga considera-a até positiva, pois permite preparar os próximos embates muito importantes, com o FC Porto, já à cabeça, e logo a seguir a 'estreia' na Liga dos Campeões, frente ao Arsenal.

"Tivemos uma série de jogos seguidos, houve jogadores muito utilizados, e esta paragem deu para recuperá-los. Por outro lado, ajuda a que outros jogadores que chegaram mais tarde possam integrar-se o mais rápido possível, e ganhem condição o mais rápido possível, casos do Luís Aguiar, Hugo Viana, atletas que têm que recuperar os índices ideais para poderem jogar", afirmou Domingos Paciência.

Quanto às possíveis poupanças de Alan e Paulo César no Dragão, a pensar no Arsenal, como aconteceu em Setúbal antes da viagem a Sevilha, o técnico foi peremptório na resposta.
"Gestão não vai haver, porque o plantel neste momento está mais equilibrado e dá garantias de qualidade. Pode, sim, é haver opções para o jogo em causa. Contra o Setúbal Alan como Paulo César não jogaram, mas entramos em campo com quatro avançados. Jogamos para ganhar mas infelizmente não fomos felizes na finalização. Mas oportunidades de golo, criadas pelos jogadores que jogaram, não faltaram. Confio na minha equipa".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Meyong e Custódio fora da Liga dos Campeões

O avançado Meyong e o centro-campista Custódio ficaram fora da lista que o Sporting de Braga enviou para a UEFA para disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões.


DIARIO DO MINHO

Bruno3429

Domingos: «Para outras competições»
Meyong e custódio excluídos da champions

O desejo expresso por Custódio poucas horas depois de ter assinado pelo Sp. Braga, o de jogar a Liga dos Campeões depois de já o ter feito ao serviço do Sporting, não vai afinal concretizar-se. Os bracarenses já entregaram a lista de eleitos para a Champions e o médio contratado ao rival V. Guimarães não faz parte dela. Domingos Paciência explicou esta opção.

"O Custódio não foi incluído à semelhança de outros jogadores. Tivemos que cumprir os requisitos. Como sabem tivemos alguns problemas naquela posição durante a época passada e, também nessa altura, quisemos ter três atletas: o Vandinho, o Madrid e o Olberdam. Num quadro competitivo como o nosso, com quatro troféus para disputar, vou precisar do Custódio para outras competições. Neste caso optei por outros jogadores", justificou o técnico, que inscreveu 23 jogadores, mais cinco jovens na "Lista B". Mossoró e Hugo Viana foram incluídos, enquanto Meyong, Custódio e Eduardo ficaram de fora.

Benéfico

Na opinião de Domingos, o passado, mais do que o futuro próximo, explica o sorriso arsenalista nesta paragem competitiva. "Não é boa por ser antes de um jogo com o FC Porto. Este período de pausa é bom sim, mas para recuperar uma série de jogadores que nas últimas semanas foram obrigados a cumprir muitos jogos. Além disso também nos permite integrar de uma forma mais eficaz jogadores que chegaram há pouco tempo, como são os casos do Luís Aguiar, do Hugo Viana e do Élton", referiu. São estas chegadas mais recentes que permitem a Domingos ter, neste momento, um plantel mais equilibrado do que o do ano passado. "Temos mais qualidade em todas as posições do terreno. Isso é importante. Se estamos melhores do que o FC Porto? Isso é muito difícil de dizer e nem quero entrar por aí", concluiu o técnico.

Record

JotaCC

Hugo Viana directo ao onze

Hugo Viana, penúltimo reforço bracarense precisou somente de três dias de treinos para mostrar a Domingos Paciência que está em plenas condições físicas para recuperar o rótulo de intocável na equipa do Sp. Braga.

Completamente habituado às rotinas arsenalistas, bem como aos métodos de trabalho e às estratégias desenhadas pelo staff técnico, depois da experiência acumulada na última campanha, o internacional português leva vantagem declarada na luta por um lugar no onze que será utilizado frente ao FC Porto, na próxima jornada da Liga.

Ainda ontem, o treinador dos minhotos decidiu apresentar, no primeiro período do jogo particular frente ao Freamunde, um esboço bastante próximo do conjunto que surgirá em exibição no palco do Dragão e Hugo Viana lá constava, ao lado de Vandinho, Aguiar, Alan, Rodriguez (viaja hoje para Miami, para representar o Peru, num amigável com a Jamaica) ou Moisés... realmente, quase tudo gente bem conhecida do dono da camisola 45 - Felipe, Miguel Garcia, Elderson, Salino e Lima eram os únicos corpos estranhos da formação que fez furor na edição 2009/2010 da Liga.

Mais: tendo como referência suprema o colectivo lançado no começo do ensaio com a equipa da Liga de Honra, Domingos Paciência muito provavelmente efectuará apenas uma ou, no máximo, duas mudanças no alinhamento bracarense para o duelo com os dragões, prevendo-se que o lateral-direito Sílvio (integra a convocatória da Selecção Nacional) e o atacante brasileiro Matheus (interrompeu os trabalhos, devido a ligeiras queixas físicas) assumam estatuto bem especial na hora de ser divulgada a decisão final do técnico.


A BOLA

Pé Ligeiro

Minhotos garantem Sarabia para janeiro
Jovem da cantera do Real Madrid


O Sp. Braga garantiu o 1.º reforço para o mercado de inverno. Trata-se de Pablo Sarabia, de 18 anos, que chegará da cantera do Real Madrid. A notícia é avançada pelo "AS", que refere ainda que o médio ofensivo foi disputado pelos bracarenses e pelo Sporting.

Os minhotos vão pagar aos merengues três milhões de euros (o preço em que o jogador está avaliado), que terão uma opção de recompra para as duas primeiras épocas.

O jogador, internacional sub-19 por Espanha, foi um dos jovens que chamou a atenção de Mourinho quando este se mudou para Madrid. Mas a posição do jovem está ocupada por Canales, Özil e Kaká. Por isso, os responsáveis blancos autorizam a transferência, convencidos que em Portugal pode evoluir, tendo minutos e disputando partidas de qualidade elevada. A ideia do Real Madrid é ver como o jogador evolui e, se agradar, realizar a recompra até 2012

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!