News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/08

Started by david, 28 de August de 2010, 10:46

Previous topic - Next topic

david

Casa de Domingos tem alicerces fortes
Por Pascoal Sousa

Domingo Paciência é o rosto de um Sp. Braga que deixou de temer ambientes adversos e que aproveita de forma irrepreensível o carinho do seu público para carimbar vitórias atrás de vitórias. Desde a estreia no banco da equipa, o registo do treinador em jogos do Campeonato disputados fora é digno de um candidato ao título.

Mas em casa o domínio é esmagador: basicamente, em 16 jogos, só a Naval conseguiu roubar um ponto ao Sp. Braga, e já lá vai mais de um ano - aconteceu a 30 de Julho de 2009...

Numa altura em que a febre da Champions atinge altas temperaturas em Braga, Domingos reitera, dentro do grupo, a importância de não descurar o Campeonato, alertando, simultaneamente, para uma realidade que se acentua de jogo para jogo: muitos adversários abordam os desafios no Axa como se estivessem a defrontar um dos grandes.

Foi há 468 dias

Outro dado interessante, na projecção do jogo com o Marítimo: o Sp. Braga leva nove vitórias consecutivas na Liga portuguesa, no Estádio Municipal. O ciclo começou com o Nacional, na 15.ª jornada da época transacta, logo após o tal empate com a Naval. Desde aí, os bracarenses fizeram o pleno, estreando-se na actual edição da Liga Zon Sagres com uma vitória por 3-1 sobre o Portimonense.

Esta dinâmica de sucessos em casa impõe respeito e ordem e dura há um ano e três meses. Com efeito, é preciso recuar ao tempo de Jorge Jesus para descobrir o último desaire do Sp. Braga em casa. Foi com o Benfica - derrota por 1-3 -, na penúltima jornada da edição 2008/2009, num jogo disputado a 17 de Maio de 2009. Passaram 468 dias.

Leia mais na edição impressa de A BOLA
08:11 - 28-08-2010

david

Felipe: «Grande
responsabilidade
render Eduardo»
guarda-redes sonha ser chamado à seleção brasileira
03:50
   
A vitória em Sevilha não rendeu apenas alguns milhões. Há que contabilizar a valorização dos jogadores. Um deles é Felipe, que foi o último guarda-redes a chegar e é agora primeira opção de Domingos, com Artur (que deverá ser cedido a outro clube), Marcos e Diego na sua sombra, enquanto Quim recupera de uma grave lesão.
RECORD

david

#2
        
   Liga ZON Sagres » Braga
Hugo Viana assina por três anos
MANUEL CASACA
BRUNO FILIPE MONTEIRO

Após alguns avanços e recuos, o Braga garantiu finalmente o regresso de Hugo Viana ao clube. O acordo com o médio foi obtido ontem, horas depois de este ter acertado a tão ansiada rescisão contratual com o Valência, e será válido para as próximas três temporadas. O internacional português chega hoje a Portugal, mas só amanhã viajará para a Cidade dos Arcebispos, onde estará para assistir ao encontro com o Marítimo. Aliás, o mais provável é que se sente numa zona próxima de António Salvador, tal como sucedeu com Luis Aguiar, para que não restem dúvidas quanto ao seu futuro próximo. O primeiro treino à vista de todos acontecerá segunda ou terça-feira, consoante o programa estruturado pela equipa técnica para a semana que se segue ao jogo com os madeirenses.

Domingos Paciência vê assim concretizado mais um dos desejos para esta temporada, depois de Hugo Viana ter desempenhado um papel fundamental no brilhante arranque do Braga na última edição da Liga. Os arsenalistas nunca esconderam que gostavam de voltar a contar com o médio, pelo que foi com expectativa que foram acompanhando a sua situação. O interesse de outros clubes, com o Sporting à cabeça, chegou a colocar em causa o regresso, mas a desistência dos leões e a aparente disponibilidade do Valência para deixar sair o português sem contrapartidas financeiras devolveu-lhes a esperança. Tudo o que tiveram de fazer foi aguardar que este acertasse a rescisão com o clube che, que lhe pagou os desejada indemnização (cerca de 600 mil euros) pela ruptura prematura do vínculo.

Com Hugo Viana, o Braga ganha não só mais uma unidade para um meio-campo algo limitado - Madrid encontra-se lesionado, e Mossoró está à procura de ritmo de jogo - como um importante reforço para o ataque ao título. Afinal, Domingos não escondeu após o espectacular triunfo em Sevilha que é para isso que trabalha.


Fim do martírio valencianista

De Pamplona a Braga, Hugo Viana passou três das últimas três temporadas em cidades que não a do clube com o qual assinou por seis anos em 2005, o Valência. Transferido para o clube che depois de uma época (2004/05) de sucesso ao serviço do Sporting, o médio realizou quase 70 jogos nos dois primeiros anos. Daí em diante, todavia, foi constantemente excluído por parte dos treinadores valencianistas - Quique Flores, Ronald Koeman, Salvador Voro e Unay Emeri. A alternativa para não perder ritmo competitivo passou pelo empréstimo e foi nessa condição que chegou ao Osasuna, onde não foi feliz, muito por culpa de uma grave lesão que o manteve afastado dos relvados durante seis meses. A esse período seguiu-se um outro, bem mais longo, quase sem jogar no Valência, uma vez que em 2008/09 foi utilizado em apenas seis jogos, em todas as competições... por opção técnica. Quis o destino que o regresso à ribalta acontecesse novamente nos relvados lusos, pelo Braga, que aceitou receber Viana assim que este rompesse a longa e martirizante ligação aos espanhóis. Foi preciso esperar quase até aos últimos dias do defeso, mas o ponto final parágrafo foi finalmente colocado.



Jogos da Champions vistos como finais
BRUNO FILIPE MONTEIRO

Tendo em conta o nome de alguns dos clubes que lhe poderiam ter calhado, não se pode dizer que o Braga tenha tido azar no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. Embora Arsenal, Shakhtar e Partizan tenham mais experiência na prova milionária, os arsenalistas mostraram em Sevilha que não podem ser excluídos das contas da qualificação para os oitavos-de-final. O sonho não é assumido de forma clara, mas Lima gostava que este se prolongasse até à próxima fase. "O Braga sabe das suas qualidades e vai procurar jogar cada partida como uma final", prometeu o avançado, ou Senhor Hat Trick, como Matheus lhe chamou após o encontro do Ramón Sánchez Pizjuán, onde Lima viveu uma noite gloriosa. "É lógico que fazer três golos numa competição tão forte como a Champions é o máximo. Fiquei satisfeito por saber que o objectivo foi conseguido", admitiu.

Se a emoção sentida no estádio já havia sido grande, a que experimentou à chegada a Portugal foi inesquecível. "A recepção dos adeptos no aeroporto foi espectacular. Foi maravilhoso sentir essa emoção, e os jogadores querem sempre o apoio deles", garantiu Lima em declarações ao sítio do clube bracarense, aproveitando a ocasião para pedir a comparência de todos no jogo com o Marítimo.


Porta para a Selecção

Outrora grande promessa do futebol luso, Hugo Viana foi presença assídua na Selecção Nacional até 2007. O médio chegou mesmo a ser chamado para a fase final do Euro'2004 e do Mundial'2006, provas disputadas na era de Luiz Felipe Scolari. Depois disso, porém, desapareceu da lista de convocados e só voltou a ser falado para a equipa das Quinas na última época, fruto das boas exibições em Braga. Aliás, chegou a estar entre os pré-convocados de Carlos Queiroz para a África do Sul. Novo brilharete nos bracarenses pode valer-lhe o regresso.


Principal candidato à entrada na equipa

Domingos Paciência deve realizar poucas alterações no onze inicial que apresentou no encontro contra o Sevilha, mas entre elas deve estar Lima. O avançado é um forte candidato a ser titular no embate com o Marítimo, e não é só pelo facto de ter marcado três golos a Palop na terça-feira. É que, na Pedreira, o treinador arsenalista tem optado por utilizar uma estratégia mais audaz, com dois avançados bastante móveis na frente, o que causa vários problemas às defesas adversárias. Aliás, o brasileiro já está concentrado nesse jogo. "Os adeptos sentem-se contentes, mas nós temos de ser profissionais e saber que há um importante jogo contra o Marítimo. É importante fazer uma excelente partida de novo e conseguir a vitória", sublinhou.


Empresário de Lucas vem a Portugal

A próxima semana poderá ser decisiva para o futuro de George Lucas, que terá poucas chances de jogar em Braga, atendendo ao alto rendimento de Miguel Garcia e Sílvio. Por isso, o empresário do lateral-direito, Vágner Ribeiro, virá na próxima semana a Portugal para conversar com os responsáveis arsenalistas a fim de encontrar uma solução que possa agradar a todas as partes. Do lado de lá da fronteira continua a haver relatos de interesse por parte de clubes da segunda liga espanhola.


Grande recepção espera equipa amanhã

Após o "assalto" de terça-feira ao Aeroporto de Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, e da "invasão" de quinta-feira ao treino, as demonstrações de carinho por parte dos adeptos do Braga vão continuar amanhã, antes do jogo com o Marítimo. Os braguistas estão mais do que nunca apostados em apoiar a equipa e por isso estão a organizar-se para realizar uma enorme recepção às portas do Estádio AXA por volta das 15h45. A mensagem tem sido transmitida de todas as formas - boca em boca, SMS e até através das redes sociais - e por isso espera-se uma participação grandiosa.
O jogo
   

Bruno3429

Sporting de Braga: seis jogos no espaço de um mês


O apuramento do Sporting de Braga para a fase de grupos da Liga dos Campeões implica a realização de um maior número de jogos, para os quais a equipa está devidamente preparada, consciente que este é o preço a pagar por se intrometer na alta roda do futebol português.
Os trabalhos, de resto, já têm decorrido a um ritmo acelerado desde que iniciou a competição. O mês de Agosto quase nem deu para respirar. Mas valeu a pena.

Agora vem aí um mês de Setembro sempre a abrir... Na agenda dos arsenalistas estão jogos de 'montra', e todos em casa dos adversários. Começa pelo Dragão, a realizar no fim-de-semana 11/12, referente à quarta jornada do campeonato. E, depois, não há tempo para descanso. A 15 de Setembro, o Sporting de Braga desloca-se a Londres para medir forças com o Arsenal. O jogo realiza-se a uma quarta-feira. No fim-de-semana seguinte, a paragem é na capital do móvel para o jogo com o Paços de Ferreira.

O regresso a casa apenas acontece no final do mês, para dois jogos de uma assentada. Primei-ro, o embate com a Naval 1.º de Maio a contar para o campeonato. E logo a seguir o primeiro jogo, em casa, da fase de grupos da 'Champions' com o Shaktar Donetsk. E assim, o mês de Setembro chega ao fim, mas as atenções voltam-se no imediato para o desafio no Estádio da Luz, logo nos primeiros dias de Outubro. O Sporting de Braga defrontará o Benfica, em jogo da 7.ª jornada do campeonato. Posto isto, resta aproveitar a paragem do campeonato na próxima semana. A seguir ao jogo do Marítimo, Domingos Paciência dispõe de 15 dias para preparar este ciclo preenchido.


Calendário

11 de Setembro
Estádio do Dragão
FC Porto - Sporting de Braga
Liga Portuguesa de Futebol

15 de Setembro
Emirates Stadium, Londres
Arsenal - Sporting de Braga
Liga dos Campeões Europeus

19 de Setembro
Estádio da Mata Real
P. Ferreira - Sp. Braga
Liga Portuguesa de Futebol

25 de Setembro
Estádio Municipal de Braga
Sporting de Braga - Naval
Liga Portuguesa de Futebol

28 de Setembro
Estádio Municipal de Braga
Sporting de Braga - S. Donestk
Liga dos Campeões Europeus

3 de Outubro
Estádio da Luz
Benfica - Sp. Braga
Liga Portuguesa de Futebol

Correio Minho

Bruno3429

Hugo Viana a caminho do Sp. Braga
Viana não era opção para Unai Emery no Valência


O médio internacional português Hugo Viana vai assinar pelo Sporting de Braga, vice-campeão português, por três temporadas, depois de se ter desvinculado do Valência, de Espanha, assegurou à agência Lusa fonte do processo.

Hugo Viana, de 27 anos, tinha mais uma época de contrato com o clube espanhol. O médio canhoto formado no Sporting, com o qual chegou a negociar a transferência para Alvalade neste defeso, regressa assim ao clube que ajudou na temporada passada a alcançar o segundo lugar, a melhor classificação de sempre da sua história e vai ter a oportunidade de disputar a Liga dos Campeões.

O Publico

david

2010-08-28 18:20h
Domingos «mais preocupado» com o Braga do que com o Marítimo

Treinador teme que os jogadores não esqueçam a euforia que trouxeram de Sevilha

Domingos Paciência assumiu preocupação pela eventual euforia da sua equipa no jogo deste domingo com o Marítimo, da 3ª jornada da Liga, depois da sensacional vitória em Sevilha que abriu caminho para os minhotos estarem presentes na fase de grupos da Champions.


O treinador espera um embate «difícil» apesar de jogar em casa e do adversário madeirense passar por um momento difícil com duas derrotas no arranque da Liga. Para Domingos, a maior preocupação incide precisamente sobre a sua equipa e não sobre o adversário. «O que me preocupa muito mais é a minha equipa. Foi um resultado bom, mas temos de ter consciência de que já passou, já foi vivido e comemorado. Agora é outro jogo, muito importante porque queremos continuar a ganhar, e se encontramos um caminho há que mantê-lo e para isso importa manter os níveis competitivos necessários», destacou.

Domingos mostra-se, no entanto, cauteloso quanto ao Marítimo que, apesar de ainda não ter somado pontos, «tem valor» e «é natural» que o Braga se depare com «um adversário muito forte, no máximo dos limites».

Quanto ao sorteio da Liga dos Campeões, Domingos diz que o Braga ficou integrado «num grupo complicado», mas garante que a sua equipa vai «tentar ultrapassar os adversários independentemente do nome dos adversários». «Se é possível ir para além da fase de grupos? Logo veremos, jogo a jogo. À partida, as pessoas podem pensar que o Partizan e o Shakhtar Donetsk estão ao nosso alcance porque não têm a dimensão de outras grandes equipas da Europa, mas de certeza que serão adversários complicados e se estão nesta fase têm valor. O Arsenal toda a gente conhece, ainda recentemente teve no grupo do F.C. Porto e viu-se a sua qualidade», analisou.

O treinador também comentou o regresso de Hugo Viana. «A partir do momento em que se está na Liga dos Campeões, no campeonato, na Taça de Portugal e na Taça da Liga, temos que ter soluções e quanto maior for a qualidade por posição no plantel só temos a ganhar com isso», defendeu. Domingos Paciência admite ainda a chegada de mais reforços até ao fecho do mercado, referindo que «a análise do plantel é constante».
Maisfutebol

Pé Ligeiro

Domingos: «Viana acrescenta valor»

TÉCNICO COMENTOU TAMBÉM SORTEIO DA CHAMPIONS

Domingos disse esta tarde que espera um Marítimo "nos limites" mas reafirma a vontade de manter a equipa "no caminho que está a trilhar". Quanto aos efeitos de uma eventual euforia resultante do jogo de Sevilha, o treinador bracarense, de 41 anos, confessa que essa é a sua maior preocupação. Domingos comentou também o sorteio da fase de grupos da Champions.

"O Arsenal é o cabeça de série e toda a gente viu que equipa é quando na última época defrontou o FC Porto e as outras equipas são adversários complicados", referiu. Pode o Sp. Braga sonhar para além da fase de grupos? Para esta pergunta, uma resposta curta: "Logo Veremos".

Domingos confirmou também a contratação de Hugo Viana afirmando que é um jogador que vem "acrescentar valor". O treinador dos vice-campeões nacionais considerou nainda que se estão a equacionar mais reforços, estando o assunto nas mãos do presidente António Salvador, de Fernando Couto e do próprio Domingos.

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Domingos Paciência: "Queremos continuar a ganhar"

Domingos Paciência disse que o preocupa mais uma eventual euforia dos jogadores após o apuramento para a Liga dos Campeões de futebol do que o jogo com o Marítimo. O treinador do Sporting de Braga disse que espera "um jogo difícil" na recepção ao Marítimo, um jogo da terceira jornada do campeonato.

O técnico da equipa minhota está apreensivo acerca do modo como os seus jogadores vão reagir à euforia pelo apuramento inédito para a fase de grupos da Liga dos Campeões depois da eliminação do Sevilha e afirmou: "O que me preocupa muito mais é a minha equipa. Foi um resultado bom, mas temos de ter consciência de que já passou, já foi vivido e comemorado. Agora é outro jogo, muito importante porque queremos continuar a ganhar, e se encontramos um caminho há que mantê-lo e para isso importa manter os níveis competitivos necessários".

Domingos Paciência disse ainda que o Marítimo "tem valor" e que atravessa um momento de "dificuldade", pelo que "é natural" que o Braga se depare com um adversário "muito forte, no máximo, nos limites".

Em relação ao sorteio da Liga dos Campeões, o treinador considera que o Braga ficou num "grupo complicado", mas que a equipa vai "procurar ganhar" os seus jogos "e tentar ultrapassar os adversários independentemente do nome dos adversários".

O técnico comentou também as possibilidades de qualificação para os oitavos de final: "Se é possível ir para além da fase de grupos? Logo veremos, jogo a jogo. " partida, as pessoas podem pensar que o Partizan e o Shakhtar Donetsk estão ao nosso alcance porque não têm a dimensão de outras grandes equipas da Europa, mas de certeza que serão adversários complicados e se estão nesta fase têm valor. O Arsenal toda a gente conhece, ainda recentemente teve no grupo do FC Porto e viu-se a sua qualidade".

Sobre Hugo Viana, que regressou ao Braga depois de um empréstimo na passada época, Domingos Paciência disse que o médio esquerdino vai trazer "competitividade e acrescentar valor"e defendeu ainda: "A partir do momento em que se está na Liga dos Campeões, no campeonato, na Taça de Portugal e na Taça da Liga, temos que ter soluções e quanto maior for a qualidade por posição no plantel só temos a ganhar com isso".

Domingos confessou que podem chegar mais reforços até 31 de Agosto, data limite para a inscrição de jogadores, tendo explicado que "a análise do plantel é constante".

O jogo entre o Sporting de Braga e o Marítimo está agendado para as 18 horas de Domingo, no Estádio Municipal de Braga e vai ser arbitrado por Duarte Gomes, de Lisboa.

OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

19 CONVOCADOS PARA RECEPÇÃO AO MARÍTIMO

O treinador do SC Braga, Domingos Paciência, convocou  19 jogadores para o jogo com o Marítimo (domingo, dia 29 de Agosto, às 18h00, no Estádio AXA) a contar para a 3ª jornada da Liga Zon Sagres.


A lista de Gverreiros do Minho convocados é a seguinte: Artur, Felipe, Miguel Garcia, Sílvio, Moisés, Rodriguez, Paulão, Elderson, Vandinho, Salino, Luís Aguiar, Alan, H. Barbosa, Paulo César, Matheus, Elton, Lima, Meyong e Keita.

scbraga.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!