News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 23/08

Started by Bruno3429, 23 de August de 2010, 08:11

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Oito razões para ter esperança
B.F.M.

Os espanhóis apressaram-se a recordar logo após o encontro da primeira mão do play-off da Liga dos Campeões que o Sevilha tem o hábito de dar a volta às eliminatórias que começa a perder por 1-0. Foi a forma que encontraram para levar os adeptos andaluzes a manterem a esperança na qualificação para a fase seguinte da Champions. Não repararam é que o Braga tem um saldo altamente positivo sempre que viaja para o terreno do inimigo em vantagem. Em oito eliminatórias realizadas nas mais variadas competições europeias, os arsenalistas acabaram derrotados em alguns dos encontros da segunda mão, mas nunca ficaram pelo caminho. Nem mesmo quando entraram para o segundo jogo a vencer apenas por 1-0, tal como sucederá amanhã, no Ramón Sánchez Pizjuán. Motivos de sobra para Alan e companhia estarem confiantes e para continuarem a alimentar o sonho de se tornarem na quinta equipa portuguesa, depois de FC Porto, Benfica, Sporting e Boavista, a entrar na fase de grupos da liga milionária.

Os oito apuramentos obtidos pelo Braga depois de um triunfo caseiro na primeira mão de uma eliminatória foram conseguidos das mais variadas formas: inequívoca - vitórias por 0-2 contra Zrinjski Mostar e MFK Petrezalka, em 2008/09, e por 0-1 contra o Dínamo de Tiblissi, em 1997/98 ; tranquila - empate (1-1) frente a Standard Liège, em 2008/09, e derrota (3-2) com Hibernians, em 1978/79 (na primeira mão havia vencido por 5-0); e até sofrida. Neste caso, o destaque vai para a eliminatória disputada com o Chievo, na temporada de 2006/07. Jogava-se a primeira ronda da então Taça UEFA e os arsenalistas, orientados por Carlos Carvalhal, viajavam para território italiano com uma vantagem de dois golos (2-0). No entanto, foram incapazes de a segurar e acabaram o tempo regulamentar empatados com a equipa de Verona. A qualificação para a fase seguinte só foi confirmada no prolongamento, graças a um golo solitário apontado pelo brasileiro Wender (104'), que deixou o resultado em 2-1.

Se a tradição ainda for o que era, então é praticamente garantido que os adeptos do Braga vão poder festejar golos em Sevilha. Pelo menos foi assim nos oito encontros em que os arsenalistas carimbaram a qualificação para a fase seguinte de uma prova depois de vencerem o primeiro jogo em casa. Aliás, foi precisamente esta tendência para marcar fora de portas que deu à equipa de Domingos Paciência a tranquilidade necessária no embate da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, contra o Celtic.


Romaria inicia-se de manhã e segue à noite

A intensa venda de bilhetes registada nos últimos dias faz prever uma invasão de adeptos do Braga ao Ramón Sánchez Pizjuán, onde hoje e amanhã serão disponibilizados mais ingressos para os arsenalistas que estiverem de férias no Algarve ou no Sul de Espanha. A romaria começará esta manhã, com vários bracarenses a seguirem viagem no "charter" que levará a equipa até Sevilha, e prolongar-se-á até às 22h30, altura em que vários autocarros partem do Estádio AXA. Recorde-se que quem quiser viajar nas viaturas disponibilizadas pelo clube tem até às 17 horas de hoje para adquirir o bilhete no Braga Parque.


Quem de 22 jogadores corta três...

Apesar de ter convocado 22 jogadores para Setúbal, Domingos Paciência optou por cortar três deles antes de a equipa viajar para Sevilha: Guilherme e Eduardo, que não estão inscritos na Liga dos Campeões, e Miguel Garcia, que vai cumprir um jogo de castigo pelo facto de quarta-feira ter visto o segundo cartão amarelo nas eliminatórias da Champions. Face à ausência do lateral, Sílvio será o escolhido para ocupar o lugar no lado direito da defesa bracarense.


Andaluzes desconfiados das hipóteses do Sevilha

Num espaço de dias, os índices de confiança dos adeptos do Sevilha para o play-off da Liga dos Campeões caiu a pique. Se antes da primeira mão ninguém tinha dúvidas que Luís Fabiano e companhia iam entrar na fase de grupos da prova milionária, agora já existem muitos a torcer o nariz às possibilidades dos "rojiblancos" seguirem em frente. É esta a principal conclusão que se tira de uma sondagem realizada pelo diário desportivo da Andaluzia "Estádio Deportivo", na qual apenas 51 por cento dos mais de 800 participantes acreditam que a equipa de António Álvarez irá conseguir dar a volta à derrota sofrida há uma semana, em Braga. A diferença entre o número de optimistas e os descrentes era mesmo muito ténue até ao fecho desta edição - apenas dez votos -, sinal que a goleada sofrida no sábado contra o todo-poderoso Barcelona fez mossa nas hostes sevilhanas. Aliás, o próprio treinador admitiu que a imagem transmitida no Camp Nou foi "bastante má", embora tenha recusado a ideia que o desaire possa afectar animicamente os jogadores. "Estivemos mal, mas este jogo não tem nada que ver com o de terça-feira. É uma competição diferente. Não podemos cair em desânimo. Na terça-feira a história será outra e estou convencido que vamos passar", referiu Álvarez, que ontem viu ser confirmada a transferência de Squillaci para o Arsenal em troca de uma verba a rondar os 6,5 milhões de euros. Escudé, Fazio e Cala são os únicos centrais aptos para o embate com os arsenalistas.


Cajuda teme pela influência da arbitragem

Escaldado pelo que se passou em Basileia, em 2008, Manuel Cajuda teme que outras forças venham a prejudicar o Braga amanhã. "Há muitos interesses cruzados nesta eliminatória e um dos maiores é que o Sevilha esteja na Liga dos Campeões. Por causa do impacto que o clube tem na UEFA, por causa dos direitos televisivos e porque Espanha tem uma força enorme no futebol europeu e mundial. Não é só um jogo entre o Sevilha e o Braga", referiu o técnico do Al-Sharjah à sua assessoria de Imprensa, desejoso que o clube bracarense vença, pois em 2009/10 "portou-se como um campeão".


"O Lucas não vai abrir mão de nada"

Relegado para a última posição da hierarquia de laterais-direitos de Domingos, George Lucas encontra-se numa encruzilhada: ficar em Braga sem jogar, sair para outro clube ou rescindir. De todas as opções, a única que o defesa ex-Santos parece não colocar é a última. O brasileiro está decepcionado com a experiência em Portugal, mas, segundo Vágner Ribeiro, recusa sair de mãos a abanar. "O treinador não conta com o George Lucas, mas, se o clube quiser que ele saia, tem de pagar 50 por cento do ordenado. Não vamos abrir mão de nada", assegura a O JOGO o agente do lateral, revelando desconhecimento sobre o interesse de clubes de Espanha no atleta. "Se surgir uma oportunidade interessante para sair, falaremos. Se não, ele está mentalizado para ficar, mesmo não jogando", diz.

Após uma fase prometedora, Lucas começou a apresentar fragilidades nos jogos-treino e nunca mais teve a confiança de Domingos, que até o excluiu da lista de inscritos na Liga dos Campeões. Uma opção que entristeceu o lateral e que ainda não esqueceu. "O George Lucas está chateado com o que lhe estão fazendo. Ele saiu do Brasil porque acreditava que podia ajudar o Braga, mas quando chegou aí viu-se nessa situação", lamenta Vágner Ribeiro.


O Jogo

Bruno3429

Titulares com V. Setúbal fazem recuperação
Último treino antes da viagem para Sevilha foi fechado

O Sp. Braga realizou este domingo, pelas 17 horas, um treino fechado, na Quinta da Beloura, no qual Domingos Paciência trabalhou com todos os jogadores, à exceção dos lesionados.

Os atletas que foram titulares frente ao V. Setúbal realizaram apenas treino de recuperação, enquanto os restantes tiveram trabalho mais intenso. A sessão foi fechada à imprensa, havendo inclusivamente a proibição dos trabalhos serem fotografados.

Os minhotos fizeram assim o último apronto antes da partida para Sevilha, que está agendada para amanhã de manhã. Recorde-se que o Sp. Braga defronta terça-feira o Sevilha, em jogo da segunda mão do playoff de acesso à Champions.


Italiano nomeado para jogo em Sevilha
NICOLA RIZZOLI APITOU FINAL DA LIGA EUROPA

A UEFA nomeou o árbitro italiano Nicola Rizzoli para o jogo da 2.ª mão do playoff da Liga dos Campeões entre o Sevilha e o Sp. Braga.

Natural de Bolonha, Rizzoli tem 38 anos e é arquiteto, sendo árbitro internacional desde 2007.

Na última época a UEFA designou-o para apitar a final da Liga Europa.


Palop e Fabiano estão de baixa

Como seria de esperar, o ambiente em Sevilha está quente. Para além dos 38/39 graus que o termómetro tem marcado como temperatura máxima – na hora do jogo de amanhã estarão sempre mais de 30 graus... –, a equipa de Antonio Álvarez está a ressacar da derrota na Supertaça espanhola e a situação pode piorar bastante no caso de não conseguir acesso à fase regular da Liga dos Campeões.

O guarda-redes Palop e o avançado Luís Fabiano não se treinaram ontem de manhã devido a problemas musculares mas podem recuperar para o jogo.


Record

Bruno3429

Moisés: "Estamos confiantes para Sevilha"

No rescaldo do encontro do passado sábado, frente ao Vitória de Setúbal, a contar para a segunda jornada da Liga Portuguesa de Futebol e que terminou empatado sem golos, o defesa central Moisés considerou que a equipa não teve sorte na finalização, apesar de ter criado diversas oportunidades, pois encontrou pela frente um guarda-redes inspirado.
"Acho que pelas oportunidades que tivemos no jogo podíamos ter conseguido um resultado melhor . Penso que o guarda-redes deles foi mesmo o melhor jogador em campo. Procurámos sempre a vitória, tivemos várias oportunidades, mas há dias em que isto acontece.
No entanto, Moisés foi claro ao afirmar que o resultado menos positivo na deslocação a Setúbal não afecta em nada a confiança para o encontro de amanhã frente ao Sevilha, a contar para a segunda-mão do 'play-off' da 'Champions'. "Estamos confiantes para o jogo com o Sevilha. A equipa portou-se bem frente ao Setúbal e é isso que vamos levar para o próximo jogo", referiu Moisés, acrescentando que a derrota do Sevilha com o Barcelona, certamente não fragilizou a equipa: "O facto do Sevilha ter perdido (4-0 com o Barcelona) não quer dizer que estão fragilizados, antes pelo contrário. Quando uma equipa perde, no jogo seguinte quer vencer e mostrar que a derrota foi só um acaso. Mas estamos preparados para encontrar dificuldades e prontos pa ra nos classificarmos. A equipa está confiante e vai entrar em campo para ganhar e conseguir chegar aos objectivos. O pensamento é a vitória e é em busca disso que nós vamos", referiu.

19 guerreiros viajam para a Andaluzia

O Sp. Braga viaja hoje para Sevilha, onde defronta a equipa local, amanhã, pelas 19.45 horas.
Para o jogo, o técnico Domingos Paciência já avançou com os jogadores que viajam para Sevi-lha e mantém a confiança praticamente nos mesmos que defrontaram o Setúbal e o Sevilha no jogo da primeira 'mão'.
Os convocados são os seguintes: Artur, Felipe, Diego, Sílvio, Moisés, Rodriguez, Paulão, Elderson, Vandinho, Salino, Luís Aguiar, Alan, Hélder Barbosa, Paulo César, Matheus, Elton, Lima, Meyong e Keita.

Atendimento personalizado

A deslocação do Sp. Braga a Sevilha é histórica e pode permitir que os arsenalistas continuem a escrever páginas de ouro na sua história.
Como tal, e porque os adeptos acreditam que os Guerreiros do Minho podem chegar à fase de grupos da liga milionária, é previsível que um grande número de bracarenses se desloquem a Espanha.
Assim, a partir das 9.30 horas locais de hoje, o Sp. Braga tem instalado, junto à entrada do Estádio Ramón Sánchez Pizjuan, um guichet de apoio aos adeptos bracarenses onde podem comprar os ingressos para o jogo e obter informações.

Correio Minho

Bruno3429

Sp. Braga viaja hoje para Sevilha

O Sporting de Braga viaja hoje para Sevilha, onde amanhã joga a segunda-mão do play-off que dá acesso à Liga dos Campeões. Os arsenalistas defendem a magra vantagem de 1-0, conseguida em Braga. Hoje, o Vitória de Guimarães defronta o Rio Ave, às 20h15.

Diario Minho

Bruno3429

Sevilha abalada pelo desastre catalão
NORBERTO A. LOPES, em Sevilha

Às cinco da tarde, Sevilha é uma cidade fantasma. Quase não se vêem carros a atravessar as grandes avenidas, muito menos gente a percorrer as ruas e nem sequer há adeptos nas imediações do Estádio Ramón Sánchez Pizjuán.

Dizem que é por causa do calor: o mercúrio dos termómetros está nos 36 graus e um bafo quente cola-se ao corpo quase sem pedir licença. Mas não é só por causa da temperatura que a capital andaluza está abalada. Na véspera, o Sevilha foi copiosamente derrotado, por 4-0, no terreno do Barcelona, onde perdeu a Supertaça espanhola.

Esse desaire abriu feridas fundas, faz os adeptos corarem de vergonha e deixa-os apreensivos para o jogo com o Braga, da segunda mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões. "Estamos tristes, porque os últimos resultados não foram os melhores. O clube tem vendido bons jogadores e não se está a reforçar como devia. O jogo em Barcelona foi desastroso e estamos preocupados. Não sabemos que Sevilha vamos ter na terça-feira, uma equipa com bons jogadores ou a que temos visto, ultimamente, com pouco nível", explica, ao JN, Rafa Moreno, da peña Puerta Osário, uma casa do clube nos arredores da cidade.

Por isso, a confiança está abalada, os nervos em franja e há alguma uma apreensão no ar. Falhar a Liga dos Campeões é ter o céu pintado de negro logo no arranque da época, é saber que o clube que mais amam está fora do grande palco europeu. "O Sevilha é um clube de ponta e seria um fracasso não ir à Champions. Estamos um pouco apreensivos, mas confiamos na equipa", conta José Luís Palomo.

Os espanhóis estão em desvantagem na eliminatória, perderam em Braga por 1-0, mas jogam em casa, num estádio conhecido por ser um dos mais fervorosos de Espanha, onde os adeptos cantam do princípio ao fim e quase empurram a equipa para cima do adversário. "O Braga vai jogar num ambiente difícil, numa caldeira e nós também pressionamos os árbitros", diz Salvador de Torres. É o mais optimista. "Não estamos apreensivos, porque jogámos bem em Braga. Um prognóstico? 4-0". Mas o melhor é esperar pelo fim do jogo...

JN

Pé Ligeiro

O enigma Vandinho 

Médio não jogou no sábado com o Vitória de Setúbal, mas deu sinais claros de que não apresenta qualquer lesão, treinando-se ontem sem quaisquer limitações. Domingos terá poupado o trinco e vai utilizá-lo amanhã em Sevilha.

Vandinho é um jogador preponderante e praticamente indispensável no Sporting de Braga. A sua presença, ocupação de espaços, capacidade de passe e liderança são argumentos que Domingos Paciência não dispensa. Ou melhor, não dispensava.
No jogo de sábado, com o Vitória de Setúbal, o médio ficou fora dos dezoito convocados, Luís Aguiar ocupou o seu lugar, mas o meio-campo não carburou. Uma pequena lesão muscular foi a justificação para a ausência.

No final da mesma partida, porém, Vandinho não apresentava quaisquer sinais de limitação física, o que pôde ser confirmado no treino de ontem, no qual o brasileiro participou normalmente.

O enigma da ausência do médio na partida do Bonfim parece então de fácil resolução: o jogador foi poupado por Domingos Paciência para poder utilizá-lo, amanhã, em Sevilha. E um Vandinho com maior tempo de recuperação permite ao Braga encarar a partida no Sánchez-Pizjuán com mais tranquilidade e desenhar cenários mais ambiciosos.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!