News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 18/08

Started by Bruno3429, 18 de August de 2010, 08:11

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga discute acesso á Liga dos Campeões 


O Sporting de Braga defronta esta noite o Sevilha, no jogo da primeira 'mão' do play-off para a Liga dos Campeões. Na equipa minhota reside uma enorme expectativa sobre este duelo que poderá marcar em definido a história do Braga.

Antena Minho

Bruno3429

Sp. Braga não quer dançar a sevilhana
Domingos sublinha que «não há favoritos» para esta noite no AXA

O Sporting de Braga recebe, esta noite, a partir das 19h45, o Sevilha, em jogo a contar para a primeira mão do play-off da Liga dos Campeões. Domingos Paciência, técnico dos guerreiros do Minho, acredita no valor da sua equipa e que pode chegar à fase de grupos. «Não há favoritos», disseram os técnicos, na véspera de um dos jogos mais importante na história da equipa minhota.

Diario Minho

Bruno3429

Entre o céu e as estrelas


Palco das paixões. Do sonho. Das estrelas cintilantes. A ambição chega ao céu, não tem limites e poderá confirmar mais uma página de ouro na história do clube. O Sp. Braga está a apenas um passo de chegar, pela primeira vez, à fase de grupos da Liga dos Campeões. Para isso, os 'guerreiros do Minho' terão de eliminar os espanhóis do Sevilha, voltando a mostrar raça e determinação, à imagem do que se viu em campo frente ao anterior adversário Celtic.
A partir das 19.45 horas, sobe a cortina ao som do mítico hino da 'Champions' e no cenário idílico onde o símbolo da mais prestigiada competição europeia irá colorir o relvado. Momentos únicos, aguardados com enorme expectativa entre os adeptos. Naquela que é a primeira 'mão' do 'play-off' e a chave que abrirá a porta à fase de grupos, onde cintilam 7,1 milhões de euros.
Nunca o ambiente em torno do Sp. Braga fervilhou de tal forma. Nunca os corações palpitaram com tanto entusiasmo. É o sonho da 'Champions' em ebulição, em contagem decrescente e uma realidade com contornos míticos para o emblema arsenalista.
A confiança e ambição estão em alta e nem mesmo o favoritismo atribuído pelo historial do Sevilha esmorece a equipa de Domingos Paciência. Técnico que quando chegou a Braga, há um ano, lembrou que é o sonho que comanda a vida.


Luís Aguiar: "Estamos muito confiantes"

Luís Aguiar é o rosto da confiança que paira no plantel arsenalista para o desafio desta noite frente ao Sevilha. O médio uruguaio destaca o ambiente de tranquilidade que se vive entre os jogadores do Sp. Braga e deixou claro que, no pensamento, está apenas a vitória no jogo único que poderá abrir as portas da fase de grupos da Liga dos Campeões.
"Os jogadores estão tranquilos, muito motivados, com muita confiança", confessou o jogador, não escondendo que a motivação é bem maior pelo facto de se tratar de um desafio da Liga dos Campeões.
"A motivação é diferente, não vamos negar que é diferente a ambição, mas quer seja na 'Champions' ou na Liga, o Sp. Braga é um clube sério e grande e já demonstrou que quer lutar por muita coisa. Seja que jogo for a motivação é grande", lembrou o médio, que chegou recentemente a Braga, novamente por empréstimo dos russos do Dínamo de Moscovo.
Quanto ao adversário, Luís Aguiar considera o Sevilha uma equipa forte, mas diz estar ao alcance do Sp. Braga.
"O Sevilha é um grande clube, vamos demonstrar amanhã [hoje] se está ao nosso alcance. Estamos muito confiantes. Sabemos o nosso valor", realçou.
Sobre a possibilidade de ser titular, Luís Aguiar não abriu o jogo, deixando a decisão para Domingos: "tenho confiança nos meus colegas. O treinador é que decide se jogo ou não". O médio aproveitou ainda para deixar um apelo aos adeptos. "Já com o Celtic foi importante o apoio, precisamos deles e do estádio cheio para mostrar que somos fortes dentro e fora de campo".

Keita de regresso à convocatória

A nota de destaque da convocatória do Sporting de Braga para o duelo desta noite frente ao Sevilha, a contar para a primeira 'mão' do 'play-off' de acesso à Liga dos Campeões, é o regresso do avançado Keita.
O ponta-de-lança senegalês ficou de fora da lista de convocados de Domingos Paciência para o jogo de estreia da Liga Portuguesa, diante do Portimonense, mas está de volta aos eleitos do técnico.
De fora das opções, devido a lesão, estão o guarda-redes Quim e Mossoró.
A lista de convocados para a recepção ao Sevilha é a seguinte:
guarda-redes: Artur Moraes e Felipe; defesas: Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Elderson, Sílvio e Paulão;
médios: Vandinho, Salino, Madrid, Luís Aguiar, Hélder Barbosa, Paulo César e Alan; avançados: Keita, Lima, Meyong, Elton e Matheus.

Lucas pode estar de saída
O brasileiro George Lucas poderá estar de saída do Sporting de Braga. Segundo informações provenientes da vizinha Espanha, o defesa procura já uma solução em clubes da segunda divisão espanhola. O emblema arsenalista já terá comunicado ao defesa direito - que chegou no início da época do Santos como reforço para as próximas três temporadas - que não entra nos planos do técnico Domingos Paciência. Vários clubes da segunda divisão, como o Albacete, estão já em negociações com o representante do jogador para tentar chegar a um acordo. A saída para Espanha ganha força depois de Lucas já ter passado pelo Celta de Vigo.

Domingos: 'Acreditamos'

Confiança e enorme crença. Foi com um discurso recheado de optimismo, que Domingos Paciência falou aos jornalistas na antevisão ao jogo desta noite (19.45 horas), da primeira 'mão' do 'play-off' de acesso à Liga dos Campeões. Visivelmente satisfeito e feliz pela primeira experiência no palco da liga milionária, no papel de treinador - depois de sete presenças enquanto jogador do FC Porto - Domingos deixou claro que a palavra de ordem no seio do plantel arsenalista é apenas uma: "acreditar" na passagem à fase de grupos.
"Temos consciência do que podemos fazer. É uma eliminatória a duas 'mãos' e sabemos que não será fácil perante uma grande equipa. Mas acreditamos que podemos fazer um grande jogo. Antes de entrar em competição, temos de acreditar no nosso trabalho e eu acredito nos meus jogadores e também muito na vitória", frisou o técnico.
Domingos Paciência lembra a "qualidade" em termos individual e colectiva do Sevilha, mas nem por isso se mostra intimidado por um adversário mais experiente no que toca a competições europeias: "acredito na minha equipa e acredito que possa fazer um grande jogo. Existe uma elevada dose de confiança e uma ansiedade grande por ser Liga dos Campeões. A motivação de querer passar a eliminatória é tão grande, que espero uma equipa a jogar nos limites. Lutámos muito por este lugar e não queremos ficar por aqui".
Perante o historial europeu, o Sevilha parte com favoritismo para a eliminatória; no entanto, para Domingos só dentro do campo se atribuirá o favoristimo. "Uma coisa são os discursos e comentários, tudo o que é exterior ao jogo, outra coisa é o que se passa lá dentro. Essa supre-macia e favoritismo só poderão acontecer consoante o que cada equipa possa conseguir".
Elogiando o Sevilha, considerando-o "mais equipa" do que os escoceses do Celtic de Glasgow - adversário anterior na prova - Domingos revela a receita para superar os espanhóis: "teremos vantagem se conseguirmos igualar a exibição do jogo com o Celtic em casa. Se a equipa estiver a esse nível e nesse patamar, acredito que podemos conseguir um bom resultado. Sa- bemos que do outro lado está uma equipa distinta do Celtic, com um futebol mais apoiado e colectivo. É um jogo diferente, com grandes dificuldades, mas estamos preparados". E acrescentou. O trunfo para chegar à vitória será "ter o controlo do jogo". "Espero um Sp. Braga que consiga ter bola e mandar no jogo, assim estaremos mais próximos de ganhar. Vamos tentar não deixar o Sevilha ter a bola. Queremos ser o Sp. Braga que as pessoas gostam, de grande intensidade, mobilidade e a criar oportunidades de golo", rematou.


Antonio Álvarez rejeita o estatuto de favorito

O Sevilha está apostado em fazer valer o estatuto de colosso no futebol europeu, onde aposta forte pela entrada na Liga dos Campeões. O trabalho de casa foi feito, com rigor, sobre o Sporting de Braga. Antonio Álvarez fez questão de apontar que "no mundo do futebol o Braga é bem conhecido, estamos a falar do vice-campeão de Portugal" e garante que detém um conhecimento "perfeito" sobre o potencial da turma liderada por Domingos Paciência.
O discurso de alguma contenção apenas é quebrado pelo rótulo definido pela imprensa em geral, onde aponta o Sevilha como o principal favorito. Mas esse rótulo é de imediato retirado pelo treinador espanhol. "O Sevilha pode ser considerado favorito, mas somos profissionais e sabemos que vai ser um jogo muito difícil. Para mim não há favoritos, será uma eliminatória disputada a duas mãos e não penso que ficará resolvida neste primeiro jogo", salientou o responsável técnico do Sevilha.
Antonio Álvarez está mesmo convencido que "tudo será decidido no segundo jogo, em Sevilha". Não deixou, todavia, de desabafar que "é claro que gostaríamos de resolver já a eliminatória neste primeiro jogo, vamos fazer os possíveis para isso acontecer, mas acho que será decidida em Sevilha", argumentou.
Antonio Álvarez foi sempre muito directo nas respostas às questões dirigidas pela comunicação social. Destacou como ponte forte no Sporting de Braga "o seu colectivo", sem definir qualquer individualidade no clube bracarense. "São muito fortes como grupo", apontou em relação ao Braga.
Quanto à forma de jogar do Sevilha, deixou no ar a dúvida. Desde logo pela composição no ataque, depois de ter lançado apenas um avançado no jogo com o Barcelona. "Cada partida tem uma história diferente. Contra o Barcelona jogamos com um avançado, amanhã veremos se joga um, dois ou três", vincou, sem abrir o jogo. Uma coisa é certa: Alvarez conta com Fabiano, apesar do jogador ser cobiçado por outros emblemas. "Está cá a trabalhar a cem por cento".

Jesús Navas: "Jogar com muita humildade"
O médio do Sevilha Jesús Navas marcou presença na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga para efectuar a antevisão do jogo desta noite e mostrou muito respeito em relação aos arsenalistas. "É um jogo importante, onde podemos garantir o apuramento para uma competição bonita como a Liga dos Campeões. Vamos jogar com muita humildade para conseguir os nossos objectivos", salientou o internacional espanhol.
O atleta confessou que está ainda à procura da melhor forma, mas ressalva que "o importante é o grupo", acrescentando que "com mais minutos de jogo vou estar melhor". Navas acrescentou ainda que a equipa "está com a moral em alta", depois da vitória sobre o Barcelona no passado fim-de-semana; mas "este jogo será completamente distinto", observou.

Correio Minho

Bruno3429

#3
Guerreiros contra espanhóis
Por João Esteves

Regressa a corrida ao ouro da Liga dos Campeões. Em Braga, agora terra dos sonhos de um conjunto que surpreendeu, na pretérita temporada, o futebol português, prepara-se, em dois jogos, o grande assalto aos muitos milhões da mais prestigiada prova da UEFA.

Um objectivo que adquiriu contornos mais reais depois da categórica eliminação do Celtic Glasgow, outro histórico do futebol europeu, e que elevou a actual formação bracarense a um patamar nunca antes atingido.

Aliás, este lote de atletas sob as ordens de Domingos Paciência há muito reservou lugar na história do emblema minhoto. Mas o sonho comanda a vida e, pelos dados já transmitidos pelo Sporting de Braga esta época, em três jogos oficiais (duas vitórias, sete golos marcados e apenas três sofridos), há razões para acreditar.

Só Vandinho ainda resiste
Agora, contra os espanhóis do Sevilha, clube que acaba de surpreender o Barcelona (3-1), na primeira 'mão' da Supertaça espanhola, mais do que nunca será importante ver em acção a melhor versão dos 'guerreiros' do Minho.

Uma equipa bracarense diametralmente diferente da que, a 23 de Novembro de 2006, pisou o mítico relvado do Estádio Ramón Sánchez Pizjuán e saiu derrotada, por 2-0, no único confronto europeu entre as duas formações.

Dessa altura, apenas Vandinho resiste entre os 'guerreiros'. Todos os restantes futebolistas que integram as primeiras opções de Domingos Paciência chegaram depois. Em simultâneo com o grande salto desportivo protagonizado pelo clube nos últimos anos, sobretudo depois da conquista da Taça Intertoto (2008/09).


vantagem espanhola

É significativa a vantagem dos clubes espanhóis nos confrontos europeus com formações portugueses. Em 106 jogos, venceram 56 (28 vitórias portuguesas e 22 empates), com o Sevilha a contabilizar cinco triunfos e dois empates em oito jogos com portugueses. Só o Sporting (1983) os derrotou.

A Bola

Bruno3429

"Fabuloso" quer ser "O Melhor"
AINDA HÁ DÚVIDAS SE FABIANO SERÁ TITULAR

Antes de voltar a Portugal, Luís Fabiano confessou-se à revista espanhola "Don Balon" e, na edição que ontem saiu para as bancas, manifesta o desejo de se tornar "o melhor atacante do Mundo". O brasileiro esteve com um pé no Olympique de Marselha mas o clube francês já disse que está fora da corrida por um avançado que, porém, pode continuar no mercado, levando o treinador do Sevilha a ter algumas reservas relativamente ao jogo de hoje, para não "queimar" o negócio. O técnico Antonio Alvarez diz que não mas o "dossier" não estará fechado...

O que conta para o Sp. Braga é que o ponta-de-lança brasileiro de 29 anos acredita que está pronto para fazer o que melhor sabe: golos. Marcou um ao Barcelona na Supertaça espanhola e na entrevista já citada até fez questão de dizer que vive uma dieta "à base de golos". Apetite pelo menos não falta a quem treinou em "slow motion" ontem ao fim da tarde no relvado do Axa, ao lado dos seus colegas. Entre os quais o campeão do mundo Jesús Navas. O ala, de 24 anos, considerou este jogo "muito importante" para a sua equipa e salientou alguns pontos fortes do seu adversário: "Tem jogadores muito rápidos que podem ser muito perigosos no contra-ataque".

Até Sevilha

Quanto ao treinador da equipa sevilhana – figura secundária nos quadros do clube até Março deste ano, quando pegou na equipa para ganhar a Taça do Rei – , foi claro quando disse que nada ficará decidido hoje.

"Esta é uma eliminatória que vai ser decidida em Sevilha", referiu o treinador de 46 anos. Alvarez fez notar que tem um conhecimento profundo do Sp. Braga. "Não vimos só o jogo com o Portimonense", fez questão de sublinhar o treinador da equipa sevilhana.


Deixem-nos sonhar...
VICE-CAMPEÃO PODE FAZER HISTÓRIA

Se a estatística ganhasse jogos, a equipa do INE seria sempre campeã. Por isso, a Taça UEFA que o Sevilha venceu em 2005/06 e 2006/07 é algo que não tira aos bracarenses o sono e o direito de sonhar. O vice-campeão nacional, como se viu na abertura do campeonato, continua forte e também não será a diferença de currículo na Champions que fará qualquer mossa psicológica: o plantel andaluz soma 221 jogos e 26 golos na principal competição europeia, contra 14 jogos e zero golos dos jogadores bracarenses, onde Alan se destaca com cinco participações a este nível, logo seguido por Moisés (5, ao serviço do Spartak de Moscovo).

Nem vale a pena fazer as contas ao défice, pois este pode muito bem ser controlado por uma equipa que nos grandes momentos se transcende. Domingos Paciência não pediu transcendência, mas também não precisava. A equipa portuguesa está em alerta máximo, motivadíssima, e o seu treinador até pode surpreender o adversário que mora nas margens do Guadalquivir.

Quando se fala na possibilidade de Luís Aguiar surgir no "onze", enquanto Matheus avança para o eixo do ataque e atira Lima para o banco. O médio uruguaio foi mesmo o jogador escolhido para aparecer ao lado do treinador na conferência de imprensa: um sinal talvez demasiado explícito que apenas reforça um eventual "bluff" na hora de assaltar a caixa-forte da UEFA, onde 7,1 milhões esperam pelo vencedor desta eliminatória.

No outro lado, o protagonista é o avançado a quem chamam "Fabuloso", que apenas passeou o epíteto quando vestiu a camisola do FC Porto. O Marselha desistiu da sua venda, mas o mercado está em aberto. Antonio Alvares pode, por isso, não gastar este cartucho.

Record

Bruno3429

Braga desafia favoritismo do Sevilha
Almiro Ferreira

O Braga tem, hoje, quarta-feira, (19.45 horas, RTP), encontro marcado com a história. No Estádio AXA, o primeiro de dois jogos com o Sevilha poderá apontar a um apuramento inaudito para a Liga dos Campeões. No Minho, há "confiança e motivação" contra a maioria das apostas.

Se os orçamentos marcassem golos, o Braga nem tinha como desafiar o Sevilha. O clube minhoto governa-se com nove milhões por ano. O emblema da Andaluzia gasta... dez vezes mais! O que significa que o prémio de apuramento para a fase de grupos (sete milhões de euros) equivale a cerca de 90% dos gastos orçamentados pelo Braga para 2010/11. Para o Sevilha, dará para pagar o salário anual de uma ou duas vedetas, como Fabiano ou Kanouté. Só este craque maliano cobra meio milhão por mês...

A tudo isto acresce o peso histórico do Sevilha. Os "Rojiblancos" vivem na sombra dos grandes Real Madrid e Barcelona e só por uma vez, em 104 anos de vida, foram campeões de Espanha, em... 1945/46. Mas têm muito mais experiência do que os braguistas nestas andanças. Ganharam a Taça UEFA em 2006 e 2007 e a Supertaça Europeia de 2006.

Cliente habitual da Champions, desde que "La Liga" apura três ou quatro equipas para a fase de grupos, o Sevilha adquiriu o andamento que o Braga procura. Basta consultar a traçabilidade dos jogadores para o verificar: os dos Sevilha somam 224 jogos no torneio, os do Braga... 14. Moisés fez cinco jogos na Grande Europa, pelo Spartak Moscovo, Miguel Garcia dois, pelo Sporting, Andrés Madrid um, pelo F. C. Porto, e Alan seis, também de dragão ao peito. Todos os outros jogadores do Braga nunca ouviram o hino da Champions na fase de grupos.

E é na avaliação disto tudo que o técnico do Braga diz que o Sevilha "tem muito mais responsabilidade". Mas Domingos não se desobriga. Nem a ele nem aos jogadores. "O Sevilha é uma grande equipa, mas nós também temos valor e estamos confiantes e motivados", afirma o médio uruguaio Luís Aguiar.

E se, de fora, quase todos os observadores dão favoritismo à equipa espanhola, lá dentro, no balneário do Braga, o treinador é o primeiro a duvidar das apostas. "O Sevilha, favorito? De maneira nenhuma!", exclama Domingos Paciência, que promete um Braga "a jogar nos limites e consciente do que deve fazer em campo".

Logo se verá como se encaminhará a eliminatória. Após o sorteio, o presidente do Sevilha ficou muito contente: "Vamos tentar resolver a eliminatória na primeira mão", disse José Maria Del Nido.

"É natural. O Sevilha é um clube de outra dimensão e nós somos pouco conhecidos", disse Domingos, com alguma ironia, como quem promete uma bela surpresa ao adversário. O Sevilha é que não o surpreenderá, nem com o "bluff" em volta de Luís Fabiano. O "Fabuloso" joga ou não joga? Domingos viu a primeira mão da final da Supertaça espanhola (3-1 ao Barcelona) e concluiu: "O Sevilha, na segunda parte, foi bem melhor com Kanouté e Negredo do que com Luís Fabiano em campo".

Aos "mind games" seguem-se os actos. Na "pedreira", o Braga espera o apoio de cerca de 20 mil adeptos.

JN

Bruno3429

Exame ao crescimento

Se as vantagens financeiras que o apuramento para a Liga dos Campeões acarreta são exclusivamente do foro da SAD, o sucesso desportivo do Braga frente ao Sevilha já é uma ambição nacional. Mais do que tornar-se a quinta equipa portuguesa a participar na prova mais reputada da UEFA ao nível de clubes, esta é uma oportunidade única para o Braga consolidar a marca forte que tem deixado na Europa nos últimos anos. O Sevilha é de todos os adversários da primeira linha europeia que já tocaram em sorte, aquele que está mais ao alcance. Não que lhe falte qualidade, mas sim pelo crescimento vertiginoso dos arsenalistas nos últimos sete anos, especialmente nos últimos dois, assinalados pela melhor Taça UEFA de sempre, pela conquista da Intertoto e pelo vice-campeonato português.

Nos últimos tempos, o Braga esteve próximo de surpreender a Europa em algumas ocasiões. A dupla derrota por 3-2 contra o Tottenham foi o primeiro sinal de valia europeia. O empate na época seguinte contra o Bayern de Munique provou que os arsenalistas já tinham condições de disputar grandes jogos e a infelicidade de Milão (1-0 no último minuto) dissipou quaisquer dúvidas. Falta o salto (enorme) que separa as vitórias morais das materiais. Este é um teste ao crescimento e à maturidade de uma equipa construída paulatinamente e mecanizada a pensar nesta data importante.

O investimento financeiro de António Salvador acompanhou a gestão desportiva que Carlos Freitas idealizou e atingiu nas últimas semanas patamares únicos, que visam alicerçar o sonho há muito projectado. Senão vejamos: o empréstimo de Luis Aguiar custou quase 400 mil euros e foi o segundo maior investimento da história do clube. Felipe foi disputado com o Galatasaray e representa um ordenado ímpar. Alan deixou de ser um encaixe de 1,4 milhões de euros para renovar por valores mensais bem superiores. Rodriguez também já podia ter saído, mas Salvador não se abriu. Isto para não falar dos 200 mil euros que custou Lima.

A bem da verdade, deve referir-se que a SAD já fez 7,5 milhões de euros em transferências este ano (Eduardo e Evaldo) e garantiu 2,1 milhões por eliminar o Celtic, mas tudo parece pouco diante do feito que está a escassos 180 minutos de distância. Principalmente se recordarmos que uma época do Sevilha custa dez vezes mais do que a mesma época aos minhotos: 120 milhões de euros.

Braga x Sevilha


19H45

RTP1

Estádio AXA

Árbitro Wolfgang Stark [Alemanha]

Assistentes Jan Hendrik Salver e Mike Pickel


Braga

Treinador

Domingos Paciência

84 Felipe GR

15 Miguel Garcia LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

20 Elderson LE

88 Vandinho MD

22 Luis Aguiar MO

25 Leandro Salino MO

30 Alan AD

99 Matheus AV

9 Paulo César AE

1 Artur Moraes GR

3 Paulão DC

28 Sílvio LE

23 Madrid MD

10 Hélder Barbosa AE

18 Lima AV

19 Meyong AV

85 Elton AV

11 Keita AV


Sevilha

Treinador

Antonio Álvarez

1 Palop GR

20 Dabo LD

4 Squillaci DC

14 Escudé DC

5 Navarro LE

8 Zokora MD

11 Renato MO

7 Jesús Navas AD

16 Capel AE

10 Luís Fabiano AV

12 Kanouté AV

19 Javi Varas GR

2 Fazio DC

28 Cala DC

6 Romaric MD

19 Cigarini MD

15 Alfaro MO

9 Perotti AE

18 Negredo AV


A figura do Braga
Alan

A firmeza do mais batido

Esteve muito perto de se transferir, mas, numa jogada inteligente de António Salvador, acabou por ficar, para satisfação de Domingos Paciência e dos adeptos bracarenses, que vêem nele um jogador fundamental para a capacidade de desequilíbrio da equipa. E, se dúvidas ainda restassem, Alan já provou a sua importância no novo Braga, abrindo o caminho para a vitória sobre o Celtic (3-0) na primeira mão da terceira pré-eliminatória, na transformação de um penálti, e assistindo de forma primorosa Paulo César para o golo em Glasgow. Numa equipa bastante inexperiente na prova mais importante da Europa a nível de clubes, Alan assume-se como o mais batido de todos os Guerreiros do Minho e a verdade é que tem vindo a transpor esse estatuto do papel para a prática. Depois de seis jogos ao serviço do FC Porto, o extremo brasileiro vai realizar hoje o seu nono encontro na Champions


A figura do Sevilha
Luís Fabiano
Fabuloso... em Espanha

Continua a ser recordado como o craque que falhou no FC Porto em 2004/05 e que depois se tornou num dos avançados mais temíveis de uma liga tão exigente como a espanhola. Que o diga o poderoso Barcelona, que no sábado perdeu (3-1) a primeira mão da Supertaça de Espanha com o Sevilha, em que um dos golos foi precisamente da autoria do Fabuloso - os outros dois pertenceram a Kanouté. A Luís Fabiano falta, no entanto, fazer jus à alcunha nos relvados portugueses, dos quais não guarda as melhores recordações, servindo até como exemplo o dia em que foi derrotado pelo Braga no Dragão (3-1) - jogou os 90 minutos -, num jogo que ditou a saída de Victor Fernández do comando técnico do FC Porto. Em Espanha, lá está, é que a história foi diferente e Luís Fabiano marcou aos arsenalistas no tal jogo de 2006/07. Gorada a mudança para o Marselha, quer marcar ao compatriota Felipe.


Cheira a Champions até aos dispensados

Estádio forrado a placares da Liga dos Campeões, coletes com o símbolo da mesma, bola oficial e mais jornalistas do que nunca no último treino do Braga antes do jogo. O dia de ontem cheirou a Champions por todos os poros, mesmo aos que treinaram sem estarem inscritos, caso de Lucas que já terá sido informado que vai deixar o clube.

Técnico contraria presidente

Quando saiu o Braga no sorteio, o presidente do Sevilha, José Maria del Nido, manifestou o desejo de a sua equipa decidir a eliminatória já na primeira mão. Antonio Álvarez, o treinador, não se importaria nada, mas duvida (e muito) dessa hipótese. "Creio que não, vamos tentar que assim seja, mas não creio que isso seja possível, vamos ter que esperar pelo jogo de Sevilha para decidir a eliminatória", afirmou, defendendo que "não há favoritos" neste duelo ibérico. "Pela sua grandeza, o Sevilha é considerado favorito por muita gente, mas somos profissionais e sabemos como é difícil uma eliminatória a dois jogos", referiu, garantindo ainda que conhece "perfeitamente a equipa do Braga", na qual destacou a força do "colectivo". De resto, lembrou que o Sevilha "não é equipa de esperar e vai entrar ao ataque". Na conferência de antevisão do Sevilha, também esteve o campeão mundial Jesús Navas, que falou de "uma partida muito importante" e aconselhou "concentração" aos seus colegas.

O Jogo