News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/08

Started by JotaCC, 07 de August de 2010, 07:32

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sevilha é último obstáculo para 'gverreiros' de Domingos

Dois clubes já se encontraram na Taça UEFA, com vitória caseira dos andaluzes. Vandinho é o sobrevivente.

Depois do Celtic de Glasgow, segue-se o Sevilha como último obstáculo para o Sporting de Braga cumprir o sonho, há alguns anos impensável, de disputar a ambicionada fase de grupos da Liga dos Campeões. Não será fácil para a equipa de Domingos Paciência chegar aos milhões da competição mas isso já se sabia mesmo antes do sorteio de ontem em Nyon: não sendo cabeça-de-série, os "gverreiros" [alcunha posta à equipa pela claque bracarense e adoptada oficialmente pela SAD para acções de marketing] teriam sempre um colosso pela frente.

Calhou o conjunto andaluz, formação habituada aos grandes palcos - ou não jogasse na Liga espanhola, que divide o protagonismo no futebol do Velho Continente com a inglesa - e que na primeira década do século XXI chegou à glória europeia em três ocasiões, com dois triunfos na então denominada Taça UEFA e uma Supertaça Europeia; a isto ainda juntou duas Taças do Rei e uma Supertaça espanhola.

Agora sob orientação de Antonio Álvarez, um homem da casa que substituiu Manolo Jiménez na ponta final da temporada passada ainda a tempo de vencer a taça espanhola (bateu o Atlético de Madrid de Quique Flores e Simão Sabrosa na final), o Sevilha manteve a base de uma equipa experiente e recheada de alguns grandes valores, como o letal duo atacante constituído por Luís Fabiano e Kanouté, os médios Romaric e Zokora, o extremo campeão do Mundo Jesús Navas, que esteve na órbita do Real Madrid, e o veterano Palop na baliza.

Para esta temporada, chegaram dois médios italianos (Cigarini, emprestado pelo Nápoles, e Guarente, contratado à Atalanta) e um polivalente defesa senegalês (Dabo, ex-Saint Etienne), isto além dos regressos de Alfaro, Koné, Chevantón e David Prieto (que estavam emprestados) e da promoção do extremo-esquerdo argentino Diego Perotti, que se encontrava na equipa B e deu boas indicações na pré-temporada. A qual, registe-se, foi 100 % vitoriosa até ao momento: três goleadas a equipas de escalões inferiores e o triunfo no Troféu Bortolotti, em Bérgamo, perante a Atalanta (2-1). Hoje, o Sevilha começa a sua participação no Troféu Ramón Carranza - defronta o Espanhol de Barcelona, já sem o defesa brasileiro Adriano, que rumou ao Barcelona.

Curiosamente, a única vez que o Sporting de Braga defrontou uma equipa espanhola nas competições europeias foi frente ao... Sevilha. Na fase de grupos da Taça UEFA de 2006-07, os minhotos, com Rogério Gonçalves ao leme, actuaram no Sánchez Pijzuán, perdendo por 2-0 (golos de Luís Fabiano e Chevantón). Dessa equipa resta Vandinho, actual capitão, que pode agora conseguir a sua desforra.

Nos restantes jogos, o Zenit de São Petersburgo, onde actuam Bruno Alves, Danny e Fernando Meira, terá pela frente o Auxerre, mas o grande destaque irá para o confronto entre os ucranianos do Dínamo Kiev e os holandeses do Ajax.

DN

JotaCC

Felipe enche a baliza
GUARDA-REDES RESCINDIU COM O CORINTHIANS

O destino tem destas ironias mas a SAD bracarense vai fazer tudo para não deixar fugir a oportunidade e pode assegurar nas próximas horas a contratação de Felipe. É mais um guarda-redes, é certo, mas não um qualquer, pois Felipe tem grande crédito no futebol brasileiro e só acabou a sua relação com o Corinthians fruto de uma autêntica novela que protagonizou com o presidente Andrés Sanchez. Já lá vamos ao imbróglio, porque o que importa ressalvar é que a "famosa" rescisão foi consumada anteontem e esse era o dado que faltava para o Sp. Braga ver confirmado o princípio de acordo que tem estabelecido há mais de quinze dias. Precisamente no dia 19 de julho, o entendimento entre a SAD minhota e o grupo de empresários de Felipe, para um empréstimo de um ano com um teto salarial estabelecido, era total mas só possível se o jogador fosse livre, como acontece agora...

A grande questão é que, ainda ontem, surgiram novos interessados e o Sp. Braga teve de resolver o problema da baliza, apresentando Mário Felgueiras e Artur Moraes. Com Marcos, Diego e Quim (este lesionado), o sector está naturalmente demasiado preenchido e a ainda possível chegada de Felipe vai implicar mexidas.

A verdade é que o Sp. Braga não quer perder aquele que foi sempre a primeira opção para render Quim. Felipe está "reservado" a partir do momento em que acordou a sua transferência, depois descartada, para o... Génova, onde está agora Eduardo. Isso irritou o líder do Corinthians. Felipe foi posto de parte e andou nas últimas semanas a procurar um entendimento, já que não podia jogar noutro clube do Brasileirão.


RECORD

JotaCC

Estrelas em viagem

Afinal, a mais recente investida do Braga no mercado brasileiro não trouxe apenas uma novidade. Além de Élton, que só ontem obteve a desvinculação do Vasco da Gama, os arsenalistas garantiram também a chegada do guarda-redes Felipe, que, tal como O JOGO anunciou em tempo oportuno, poderia rumar ao Minho se conseguisse rescindir o contrato que o ligava ao Corinthians. As duas estrelas brasileiras devem chegar já amanhã a Portugal para realizar exames médicos e só depois assinarão o contrato de empréstimo que será válido por uma temporada. A apresentação deverá acontecer no começo da semana, embora a utilização de ambos no encontro contra o Portimonense, da jornada inaugural da Liga, que está agendado para sexta-feira, ainda não seja garantida, pois depende da chegada dos respectivos certificados internacionais.

Embora a possibilidade de se transferirem para o Braga não fosse propriamente uma novidade desde ontem, a chegada de Felipe é um pouco mais surpreendente do que a de Élton, tendo em conta que Domingos Paciência já contava com quatro guarda-redes no plantel. Mesmo assim, os arsenalistas não hesitaram quando lhes foi apresentada a possibilidade de terem um guardião que já conta no currículo com algumas chamadas à selecção brasileira, embora nunca tenha sido utilizado. A qualidade do ex-Corinthians é inegável e a única coisa que o mantinha afastado da equipa era um diferendo com a Direcção do clube paulista, mormente com o presidente Andrés Sanchez, com quem acordou verbalmente a rescisão após um "bate boca"... num programa de televisão.

Felipe ainda passou ontem pelas instalações do Corinthians, mas Élton já nem sequer se treinou com o plantel do Vasco da Gama. O avançado, que fez 37 golos em 74 golos pelo clube carioca, despediu-se dos ex-companheiros de equipa na quinta-feira e está mais do que pronto para se juntar a Alan e companhia no ataque bracarense.

Marcos fica sem espaço


Uma das primeiras consequências da mais do que provável chegada de Felipe ao Braga é a saída de um dos guarda-redes que estão actualmente a trabalhar no plantel. Tendo em conta que nem sequer foi inscrito na Liga dos Campeões, Marcos, que chegou ao clube para substituir Quim (lesionado) mas acabou ultrapassado por Mário Felgueiras e Artur na hierarquia de Domingos Paciência, é o principal candidato à saída.


Mossoró sem problemas

O primeiro treino com bola de Mossoró não trouxe problemas ao médio, que ontem voltou a trabalhar sem limitações com os restantes companheiros de equipa. O brasileiro, que se lesionou em Abril, no Estádio da Luz, já não sente dores e agora é apenas uma questão de ganhar ritmo para que possa voltar à competição. A decisão está unicamente nas mãos de Domingos Paciência, que anteontem recebeu Luis Aguiar de prenda e, por isso, deve conceder ao número 8 mais algum tempo para recuperar a forma e perder o receio de ir ao choque.

Bracara Legion de parabéns

A claque Bracara Legion completa hoje sete anos de existência. E para que a data não ficasse em claro, os seus responsáveis criaram um programa que promete ser animado. Assim, aqueles que realizaram até ontem a sua inscrição junto dos dirigentes do grupo de apoio ao Braga, que costuma situar-se na bancada Poente do Estádio AXA, poderão a partir das 14h30 entrar na Quinta do Agrelo, onde às 21h00 será servido um jantar. A festa terminará ao som de um DJ.

Portimonense a quatro euros

Já estão à venda os bilhetes para o primeiro jogo do Braga no campeonato, contra o Portimonense, agendado para sexta-feira. Os preços para sócios variam entre os quatro e os cinco euros, com os jovens até aos 21 anos a pagarem apenas um euro. Os não sócios terão de despender entre oito e 20 euros se desejarem assistir ao encontro com os algarvios.


Quatro épocas de espera para retirar esta espinha

Na garganta por onde têm passado os adversários que o Braga tem devorado nas últimas épocas há uma grande espinha encravada há quatro anos: o Sevilha. Um clube histórico em Espanha e que nos últimos anos tem vindo a renascer das cinzas, muito por culpa dos triunfos obtidos na Taça do Rei e na Taça UEFA. Foi nesta prova, aliás, que entalaram os arsenalistas, graças a um golo de Luís Fabiano e outro de Chevantón, embora o triunfo não tenha atirado com Vandinho - o único resistente dessa equipa - e companhia para fora da competição, pois ainda estávamos na fase de grupos.

De então para cá muita coisa mudou para os lados do "Ramón Sánchez Pizjuan", onde o corpo do malogrado António Puerta, um dos muitos jogadores surgidos da "cantera" sevilhana, esteve em câmara ardente. A saída de Juande Ramos não foi devidamente colmatada por Manolo Jiménez e os adeptos tiveram de aguardar que outro homem da casa assumisse o cargo de treinador (António Álvarez) para festejarem novamente a conquista de um título (Taça do Rei), curiosamente, no final da época passada. Por isso, os rojiblancos, que acabaram a La Liga no quarto lugar, vão começar 2010/11 com os índices de confiança bem elevados e, quem sabe, com mais um troféu na vitrina. É que antes de viajarem até à Cidade dos Arcebispos, a 18 de Agosto, terão de discutir a Supertaça de Espanha com o Barcelona. E não há melhor teste que realizar um encontro oficial contra Messi e os amigos.

4x4x2

Muito boa a atacar, mas com sérias lacunas a defender. Assim se pode descrever a equipa do Sevilha, que com António Álvarez começou a praticar um futebol curto, de bola no pé, um estilo que melhor favorece o "baixinho" Jesus Navas e os perigosos Fabiano e Kanouté.

Plantel 2010/11

GUARDA-REDES

1 Palop

13 Javi Varas

DEFESAS

2 Fazio

3 Dragutinovic

4 Squillaci

14 Escudé

17 Sergio Sánchez

18 Fernando Navarro

20 Dabo

23 Lolo

24 Konko

27 Luna

28 Cala

MÉDIOS

5 Duscher

6 Romaric

7 Jesús Navas

8 Zokora

9 Perotti

11 Renato

16 Capel

21 Acosta

25 Guarente

30 José Carlos

AVANÇADOS

10 Luís Fabiano

12 Kanouté

15 Alfaro

19 Negredo

21 Rodri



Figura
Luís Fabiano
Tê-lo como companheiro é... fabuloso


A carreira de Luís Fabiano tem sido feita de altos e baixos. Após experiências mal sucedidas, como no Rennes ou no FC Porto, o avançado tem respondido sempre com grande qualidade, como sucedeu no São Paulo e, recentemente, no Sevilha. Aliás, o ingresso nos andaluzes permitiu-lhe recuperar o epíteto (Fabuloso) adquirido no Brasil, graças a um instinto matador que vem apurando todas as épocas, como se percebe pelos números: 187 jogos, 91 golos, um dos quais ao... Braga. Foi na temporada de 2006/07, no único confronto oficial entre as duas equipas. "Fabigol" abriu o activo bem perto do intervalo, provando que é bem melhor tê-lo como companheiro do que como adversário.



TREINADOR
António Álvarez
O homem da "cantera"


Solução de recurso após a nega dada por Luís Aragonés, o desejado por José Maria del Nido para render Manolo Jiménez, acabou por convencer o presidente a entregar-lhe o cargo de treinador a tempo inteiro em apenas dois meses, catapultando o Sevilha para os lugares de acesso ao play-off da Liga dos Campeões e conquistando a Taça do Rei. Na base do sucesso esteve o conhecimento que possui do clube da Andaluzia, pois foi aí que se formou como jogador, na década de 70, e que passou os últimos anos, ainda que na sombra de outros técnicos. O apelo à valentia é uma das suas imagens de marca.



Fernando Couto
"Escolha não era fácil"

Embora anteveja dois jogos difíceis, dia 18 em Braga e dia 24 em Sevilha, Fernando Couto lembrou que "para estar entre os melhores, entre a elite do futebol mundial, é necessário enfrentar grandes adversários". "A escolha não era fácil, pois as equipas eram boas. Como a viagem é curta, nesse aspecto é favorável", disse o manager.

António Álvarez
"É um grande de Portugal"


A eliminação do Celtic catapultou o Braga para a ribalta e, por enquanto, António Álvarez só tem elogios para a equipa arsenalista. "O Braga é um grande clube de Portugal e teremos de ter o máximo de respeito por eles. Se pudesse escolher, preferia jogar com o Dínamo de Kiev, pois o Braga vai dar-nos muito trabalho", analisou o treinador andaluz.

Del Nido
"Entrar a matar em Braga"


Confiança no apuramento é coisa que não falta a José Maria del Nido, nada cauteloso na hora de abordar o embate com o Braga. "Temos de entrar a matar no jogo da primeira mão, sem pensar no jogo na nossa casa", vincou o presidente do clube andaluz, feliz com o resultado do sorteio, pois acredita que "o Braga e o Young Boys eram as equipas mais frágeis".



Dados do clube

Estádio

Ramón Sánchez Pizjuan

capacidade

45 500

ano da fundação

1905

Palmarés

La Liga: 1945/46

Taça do Rei: 1934/35, 1938/39, 1947/48, 2006/07 e 2009/10

Supertaça de Espanha: 2007

Taça UEFA: 2005/06 e 2006/07

Supertaça Europeia: 2007

confrontos com

equipas portuguesas

Taça dos Campeões Europeus

Sevilha-Benfica (1957/58) 3-1

Benfica-Sevilha (1957/58) 0-0

Taça UEFA

Sevilha-Sporting (1983/84) 1-1

Sporting-Sevilha 3-2

Sevilha-Nacional (2004/05) 2-0

Nacional-Sevilha 1-2

Sevilha-Guimarães (2005/06) 3-1

Sevilha-Braga (2006/07) 2-0



O JOGO

JotaCC

Elton a um passo do Sp. Braga




Está para breve a confirmação da contratação do brasileiro Elton para reforçar o plantel do Sp. Braga, tendo em vista o ataque à temporada 2010/2011. O avançado viaja para Braga, com o intuito de reforçar o ataque dos Guerreiros do Minho, chegando por empréstimo do Vasco da Gama, clube que representou nas duas últimas épocas, tendo apontado 37 golos.

Elton é um avançado possante, o chamado "matador", mais fixo na área sempre à espreita de oportunidades para facturar. Vem juntar-se aos restantes avançados bracarenses, sendo mais uma opção para Domingos Paciência - que ainda não se deixou convencer por Keita e Collado -, que tem apostado em Meyong, Lima e Matheus para a frente de ataque. No entanto, estes três últimos são atletas mais móveis e que não se dão muito bem &ld quo;presos" entre os defensores contrários.

Desta forma, confirmando-se a vinda de Elton, o brasileiro terá a possibilidade de assegurar um lugar no onze titular de Domingos Paciência, quer quando jogar com apenas um ponta-de-lança ou se quando decidir apostar em dois avançados, um mais fixo e outro mais móvel. Elton é um jovem avançado possante, de 25 anos e com uma estatura física que impõe respeito (1,85m e 85 kg).

As suas principais armas de ataque são a cabeça, mostrando-se um bom finalizador perto da baliza, e o pé esquerdo, não se fazendo rogado na hora de rematar à baliza, seja de onde e esteja à distância que estiver. Esta não será a primeira experiência de Elton na Europa, ele que já representou o Legia Varsóvia, da Polónia, onde não se conseguiu impor.


Sevilha é a próxima estação no caminho do Sp. de Braga

Uma frente de ataque vaporizante, um meio-campo adulto e uma defesa com imagem de marca, coesa e com a escola francesa a imperar. O Sevilha é um dos emblemas de grande qualidade do melhor campeonato do planeta. Na época passada venceu a Taça do Rei, mas a entrada no play-off de acesso à fase de grupos da liga dos campeões deveu-se ao quarto posto alcançado no campeonato, atrás de Barcelona, Real Madrid e Valência, respectivamente.

Na baliza Palop não tem concorrência. É o dono das redes andaluzes há alguns anos e, para além de ser um puro produto da escola espanhola, possui enorme experiência. A defesa tem Fernando Navarro como voz de comando, mas Escudé e Squilaci, dois gauleses dão outra tónica a uma equipa que conta ainda com o sérvio Dragutinovic - que se envolveu com Luiz Felipe Scolari num Portugal-Sérvia -, e ainda o toque africano de Dabo. No meio-campo o dínamo é habitualmente o costa-marfinen-se Zokora.

Quem não se lembra num célebre Sporting Clube de Braga - Tottenham, que encheu o campo com raça e velocidade. Todavia é dos pés do brasileiro Renato que sai tradicionalmente o ritmo de jogo. Nas faixas do terreno estão duas armas letais, com Jesus Navas, que chegou a estar nos planos do Real Madrid, a assumir-se como a grande figura da equipa.

Esteve no campeonato do Mundo, onde se sagrou campeão, não foi titular, mas foi utilizado ao longo do torneio, tendo entrado mesmo a trinta minutos do fim na final da prova. No lado oposto há Diego Capel, outro seta com enorme velocidade. Há ainda que contar com Cigarini, italiano adquirido esta época ao Napolés.

Depois na frente de ataque Luís Fabiano é a grande referência, mas Kanouté e Negredo são elementos de intensa qualidade. É este o último caminho dos guerreiros do Minho até ao encontro com a história.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sp. Braga: Elton é reforço por empréstimo
Vasco da Gama confirma que o acordo é de cedência com opção de compra

Está confirmado: Elton é reforço do Sp. Braga. O avançado de 25 anos chega ao clube minhoto por empréstimo do Vasco da Gama, até final da época. De qualquer das formas, o Sp. Braga assegura uma cláusula de opção de compra do passe do jogador no final da cedência, que termina a 30 de Junho de 2011.

A informação foi confirmada ao Maisfutebol pelo vice-presidente do Vasco da Gama. «Está tudo certo. O contrato de empréstimo ficou fechado hoje e o Elton viaja para Portugal ainda esta noite ou então no sábado», referiu José Hamilton Mandarino. «Com o Vasco da Gama está tudo certo e contratualizado.»

Elton é um avançado forte fisicamente (1,85 metros e 84 kg), que foi revelado pelo Iraty e consagrado pelo Vasco da Gama. Chegou ao clube carioca em 2009 para disputar a Série B, acabando por fazer 40 jogos e marcar 24 golos: foi o melhor marcador da prova e uma peça fundamental na subida do clube à Série A.

Em 2010 o jogador teve uma lesão grave e acabou por perder espaço na equipa titular, sendo nesta altura suplente de Éder Luís (ex-Benfica.). No início do ano esteve perto da Europa, tendo sido referido o interesse de clubes grandes de Portugal. Com 21 anos teve uma passagem pelo Légia de Varsóvia, da Polónia, sem sucesso.

Não é só pelo que faz dentro de campo que Elton é notícia, porém. Nos últimos dias o reforço do Sp. Braga tem andado nas bocas do mundo pela acusação de uma cantora. Fernanda Terremoto, que teve um caso com o jogador, acusou o atleta de ameaças físicas, pelo que Elton foi chamado a prestar declarações na polícia.



http://www.youtube.com/watch?v=S1WEZCfBhuE&feature=player_embedded#!


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Felipe: Perto do Sp. Braga



O guarda-redes brasileiro Felipe, de 26 anos, rescindiu contrato com o Corinthians e está a um passo de assinar pelo Sp. Braga, avança a imprensa brasileira.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Felipe está muito adiantado

Ex-titular da baliza do Corinthians negoceia transferência para o Minho. Conversações entraram na fase de detalhes. António Salvador tinha-o marcado como alvo prioritário.

Um dos melhores guarda-redes a actuar no Brasil está prestes a reforçar a baliza do Sp. Braga. A transferência de Felipe, 26 anos, 1,90 metros, 193 jogos pelo Corinthians, entrou na fase de detalhes e poderá ser anunciada nas próximas horas. O categorizado guardião há muito que era desejado por António Salvador, que o colocou no topo das prioridades quando Quim se lesionou. Um pouco antes da apresentação oficial da equipa, no passado dia 21 de Julho, Felipe e Sp. Braga acertaram as bases salariais, mas a transferência gorou-se porque o Corinthians não aceitou libertar um activo avaliado em quatro milhões de euros.

Por ironia, anteontem, o clube paulista encerrou o braço-de-ferro com Felipe, exigindo apenas a devolução de luvas no montante de 400 mil reais (173 mil euros), valor pago pelos procuradores do guardião, Marcelo Goldfarb, Bruno Paiva e Marcelo Robalinho.

Montra europeia

Em face do rigor financeiro que é apanágio da gestão de António Salvador, a pergunta é óbvia: como é que o Sp. Braga consegue deitar a rede a uma das grandes estrelas do Corinthians, paga a peso de ouro - 80 mil euros/mês - e que até há pouco tempo esteve para assinar pelo Génova?

A resposta é simples: através de uma parceria com o trio de agentes de Felipe, o guarda-redes deixou de ser um alvo impossível. Parte do ordenado do ex-Corinthians será pago pelos seus representantes, que adquiriram 15 por cento dos direitos económicos do jogador.

A BOLA

JotaCC

Vitória (4-0) sobre o Vila Meã
MEYONG MARCOU 2 E AGUIAR ASSISTIU EM 3

O Sp. Braga fechou esta manhã a semana de trabalho, que teve como ponto alto o apuramento para o playoff da Champions, com um jogo-treino frente ao Vila Meã, equipa da III Divisão. Domingos Paciência aproveitou para oferecer ritmo competitivo aos jogadores que não foram titulares nos dois jogos com o Celtic.

A vitória de 4-0 acabou por ser natural, com Meyong a abrir o ativo de grande penalidade. O camaronês também fez o 3-0, respondendo de cabeça a uma bela assistência de Luís Aguiar. O médio uruguaio destacou-se nesse aspeto, pois foi também ele a oferecer os golos a Paulão (2-0) e a Lima (4-0).

A equipa de Domingos Paciência entrou de folga e volta a trabalhar na 2.ª feira, iniciando a preparação para o jogo de abertura do campeonato, sexta-feira, dia 13, frente ao Portimonense.


RECORD