News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/08

Started by JotaCC, 03 de August de 2010, 07:31

Previous topic - Next topic

JotaCC

Luís Aguiar por mais uma época

Já era quase uma garantia, ontem passou a ser uma certeza: Luís Aguiar vai mesmo voltar a ser cedido pelo Dínamo Moscovo.

A BOLA sabe que o médio uruguaio, que já se encontra em Portugal, acertou tudo com o Sp. Braga, no sentido de representar os arsenalistas por mais uma temporada, repetindo-se assim o empréstimo que o clube russo fez no último mercado de Inverno. Aguiar, de 24 anos, foi peça importante na época de 2008/2009, tendo sido transferido para Moscovo no início da temporada passada.

No entanto, Aguiar não se adaptou ao futebol russo e rapidamente apareceu o interesse do Sp. Braga no seu regresso, por empréstimo. A lesão de Mossoró fez aumentar a pressão no sentido de nova cedência.O jogador junta-se aos treinos de Domingos depois de amanhã, logo após a operação Escócia.


A BOLA

JotaCC

Dinheiro da Champions viabiliza Luís Aguiar

Sp. Braga, Dínamo de Moscovo e Luís Aguiar já têm tudo acordado para o médio uruguaio regressar, por empréstimo, até ao final da temporada e apenas falta liquidez financeira à SAD liderada por António Salvador para oficializar o último reforço de Domingos Paciência.

Há vários dias que Aguiar se encontra a trabalhar no Minho, esteve mesmo na bancada no jogo de apresentação, mas ao emblema russo ainda não chegou qualquer verba, pelo que o negócio não se pode dar como fechado. Mas amanhã, se a equipa fizer o que todos acreditam e seguir em frente na Champions, os 2,1 milhões de euros que a UEFA entrega, quase na hora, serão mais do que suficientes para o uruguaio começar a trabalhar junto dos companheiros que tão bem conhece.

Domingos nunca escondeu que gostava de reencontrar o médio. Já o orientou na Académica, voltou a recebê-lo em janeiro último e era a peça que faltava a este "novo" Sp. Braga. Hugo Viana saiu, Mossoró lesionou-se com gravidade e só Salino entrou.

Receitas

Neste defeso, os guerreiros já viram sair Eduardo e Evaldo, sendo que no caso do primeiro a receita extraordinária serviu para construir o orçamento para a nova temporada, enquanto no caso do defesa-esquerdo, ao que consta, nada ainda entrou nos cofres da Pedreira. A Liga milionária vai, neste contexto, ser mesmo o eldorado com que António Salvador há tanto sonha...


RECORD

JotaCC

Sp. Braga 'gere' 3-0 ao Celtic a pensar no 'play-off'


O Sporting de Braga está em situação privilegiada para garantir quarta feira um lugar no "play-off" de acesso à ambicionada Liga dos Campeões de futebol, defendendo em Glasgow frente ao Celtic uma confortável vantagem de 3-0.

A equipa de Domingos Paciência, que surpreendeu a época passada ao lutar pelo título com o Benfica até à última jornada, garantindo o segundo lugar à frente do tetra-campeão FC Porto, iniciou a temporada competitiva com novo resultado de assombro, frente a um rival bem mais cotado internacionalmente.

Os brasileiros Alan, de penalti, Elderson, num desvio oportuno após canto, e Matheus, com uma "bomba" de livre a 30 metros, construíram o resultado que terá deixado a Europa de boca aberta e a questionar que é esta equipa que não para de surpreender.

A novidade é ainda maior se tivermos em conta que o Celtic é incomparavelmente mais experiente, já tem rotina de Liga dos Campeões e inclusivamente venceu a Taça dos Campeões em 1967.

Fixando-nos apenas na atualidade e esquecendo a história, os "católicos" têm outro traquejo na mais importante prova de clubes europeus, já que 12 dos seus futebolistas já participaram na competição, contra apenas quatro dos " arsenalistas", com uma presença quase residual.

Domingos Paciência atribuía o favoritismo ao adversário - normal este jogo de chutar a pressão para o campo rival - e dizia que ganhar já seria um excelente resultado, mas nunca imaginava que podia resolver as coisas já em Braga.

Com efeito, os três golos sem resposta permitem aos minhotos gerir a partida com algum à vontade, até porque um golo no Celtic Park obrigará os escoceses a marcar cinco para seguirem em frente.

Estranhamente, o Celtic, um "leão" nos jogos em casa, tem revelado um inexplicável lado de cordeiro fora de casa, onde nos últimos 32 jogos europeus venceu apenas um.

Na preparação para o embate decisivo, o Sporting de Braga venceu os árabes do Al-Sharjah, de Manuel Cajuda, por 3-0, enquanto o Celtic empatou 2-2 com o Lyon e perdeu 3-2 com o Arsenal, na Emirates Cup, que decorreu o fim de semana em Londres.

Caso a normalidade impere, o Sporting de Braga vai ter um obstáculo mais difícil de transpor, pois terá pela frente um "tubarão" da Europa no "play-off" que ditará a entrada na desejada Liga milionária.


Tudo a postos para Glasgow


Já são conhecidos os 20 guerreiros do Minho que amanhã vão tentar garantir a passagem do Sp. Braga ao "play-off" de acesso à fase de grupos da liga dos campeões.

Depois da vitória em Braga, por 3-0, a formação arsenalista parte para o jogo da segunda "mão" com uma vantagem tranquilizadora, mas os guerreiros do Minho sabem que não podem facilitar perante a qualidade do plantel escocês e, principalmente, tendo em vista o ambiente que vão encontrar no Celtic Park, à partida cheio para receber o Sp. Braga.

Tendo em vista a segunda partida oficial da temporada e depois da excelente exibição no primeiro jogo com os escoceses, Domingos Paciência não mexeu muito na convocatória, apresentando como novidades apenas a exclusão do jovem defesa central Aníbal e a entrada do guarda-redes Diego.

Assim, Domingos Paciência convocou os seguintes 20 jogadores:
Guarda-redes: Artur, Mário Felgueiras e Diego
Defesas: Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Paulão, Elderson e Sílvio
Médios: Vandinho, Leandro Salino, Andrés Madrid e Guilherme
Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Paulo César, Matheus, Keita, Lima e Meyong.

Domingos Paciência aposta na continuidade e deve apresentar um onze inicial idêntico ao que apresentou no jogo da primeira "mão", isto se até à hora do encontro na Escócia não aparecerem novidades indesejáveis.
Destaque na convocatória para o jogo de amanhã também para a presença do defesa central Paulão que faz parte da lista elaborada pelo técnico arsenalista, depois de ter ultrapassado a lesão que o impediu de dar o seu contributo à equipa no primeiro encontro frente ao Celtic de Glasgow.

Derrota no último jogo antes do Sp. Braga


À atenção do Sp. Braga, antes do encontro de amanhã com os arsenalistas, a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Celtic de Glasgow participou na Emirates Cup, competição que decorreu no estádio do Arsenal, equipa que venceu o adversário dos Guerreiros do Minho por 3-2.

Depois do empate, no dia anterior, a duas bolas com o Lyon, frente ao Arsenal de Inglaterra os escoceses estiveram a perder por 3-0 após golos apontados por Vela, logo aos 3 minutos, Sagna, aos 45, e Nasri a fechar a contagem para os "gunners" aos 51 minutos. No entanto, o Celtic conseguiu reduzir a desvantagem no resultado nos últimos 20 minutos, por intermédio de Murphy, aos 72, e Ki, aos 83 minutos.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Rivais a Sul aconselham prudência

É verdade que o Celtic nunca virou uma desvantagem de três golos, mas não é menos correcto dizer que, em casa, a qualquer altura o pode fazer. Os escoceses estão habituados a golear no Celtic Park e o Braga tem de se acautelar. O Sporting e o Benfica também já foram lá jogar em posição privilegiada e saíram vergados a um resultado pesado. Já para não falar do Leixões, mas neste caso os portugueses viajavam em desvantagem.

Contas feitas, o Celtic ganhou nove dos dez jogos que efectuou em casa contra portugueses. Sim, porque FC Porto e Guimarães também já experimentaram o ambiente terrível daquele estádio e o Benfica já repetiu a viagem três vezes. Só o Boavista conseguiu empatar, em 2002/03, mas nem aí uma equipa nacional ousou superiorizar-se: na segunda mão, no Bessa, Larsson carimbou a vitória que apuraria os católicos para a final da Taça UEFA, contra o FC Porto. É essa, aliás, a única memória negativa dos escoceses quando o assunto são portugueses.

Em matéria de golos, o score de 23-3 no Celtic Park também é elucidativo a propósito das diferenças. Cinco foram aplicados ao Sporting em 1983/84. Os leões vinham de épocas gloriosas e venceram por 2-0 em Alvalade, na segunda eliminatória da Taça UEFA. Amplamente favoritos, baquearam e regressaram envergonhados. As outras goleadas são também um sério aviso. Domingos destacou que o Benfica já tinha sido eliminado em Glasgow ao perder por 3-0. Não se exprimiu com total clareza, mas na prática foi assim. Os encarnados perderam em Glasgow duas vezes por esse resultado, mas sempre na primeira mão e numa delas na fase de grupos da Liga dos Campeões. O desfecho foi o mesmo: o Celtic seguiu em frente.

Para o Braga, este histórico só pode ser um sério aviso. Apesar de bem encaminhada, a eliminatória só fica ultrapassada depois de jogada. Uma derrota por 3-0 não está nas previsões de ninguém e, antes do prolongamento, não chega para eliminar os minhotos. Mas mais vale ter cuidado.

Bracarenses só perderam uma vez por mais de três


Paralelamente à história escocesa, existe a portuguesa, mais curta, mas igualmente importante. O Braga já perdeu quatro vezes por 3-0 fora de casa (a última em Bremen), mas só uma vez em 12 épocas de participações europeias foi goleado por uma margem que permitiria ao Celtic apurar. Em 1983/84, o mesmo ano em que os escoceses aplicaram chapa cinco ao Sporting, os arsenalistas perderam por 6-0 em casa do Tottenham e saltaram fora da Taça UEFA.

6 | Seis equipas portuguesas já defrontaram o Celtic antes do Braga e só o FC Porto se pode gabar de um sucesso real, ao ter conquistado a Taça UEFA em 2003. O Sporting eliminou os escoceses uma vez, mas foi cilindrado noutra.

No Celtic Park, a eliminar, contra portugueses


Adversário Época Prova Resultado Apurado/Eliminado

Leixões 1964/65 T. Cidades com Feira 3-0 Apurado

Benfica 1969/70 T. Campeões Europeus 3-0 Apurado

Boavista 1975/76 Taça das Taças 3-1 Apurado

Sporting 1983/84 Taça UEFA 5-0 Apurado

Sporting 1993/94 Taça UEFA 1-0 Eliminado

Guimarães 1998/99 Taça UEFA 2-1 Apurado

FC Porto 2001/02 Liga dos Campeões 1-0 Apurado

Boavista 2002/03 Taça UEFA 1-1 Apurado


Murphy tal qual como nas leis

Daryl Murphy, o tal que ia reduzindo para 3-1 no AXA mesmo antes do jogo terminar, garante que se o Braga pensa que o ambiente no Celtic Park é mau, amanhã verificará que é... pior. "Eles vão ter um choque. Obviamente já ouviram falar sobre o assunto e provavelmente já assistiram a jogos na televisão para ver como é. Mas terão obviamente de passar pela experiência e vai ser muito intimidante para eles entrar num estádio com este impacto", referiu, num discursos de intimidação aos portugueses e de confiança para os católicos.

Paulão recuperou e é carta para jogar no sufoco final

Boa notícia para Domingos Paciência no treino de ontem, último antes da viagem desta manhã para Glasgow. Paulão recuperou do traumatismo sofrido e pode jogar amanhã à noite. A disponibilidade do brasileiro pode ser importante, uma vez que este é muito forte no jogo aéreo e pode se utilizado como solução se os católicos apertarem no final e utilizarem o habitual chuveirinho para a área. Para Paulão ser convocado, o jovem Aníbal ficou de fora.

Neil Lennon chama adeptos e pede ambiente infernal

O técnico do Celtic "convocou" os adeptos. "Esperamos uma grande noite europeia e queremos apoio dos adeptos até ao fim. Um dos principais motivos para a nossa forma em casa tem sido a atmosfera que eles criam. É o que faz o Celtic tão especial. É incrível", disse Neil Lennon.

Minhotos sobem 63 lugares no ranking mensal da IFFHS

A goleada ao Celtic valeu ao Braga uma subida de 63 lugares no ranking mensal da IFFHS. Os minhotos são agora 142º classificados. O Benfica é o melhor clube português (24º). Seguem-se FC Porto e Sporting (48º). O Nacional é 209º e o Marítimo 234º classificado.



Luis Aguiar oficial após o regresso

Não se assustem os adeptos. A oficialização de Luis Aguiar tarda, mas vai dar-se logo após o regresso do Braga da Escócia, o mais tardar até ao final da semana. O negócio entre os clubes está feito há algum tempo e não é verdade que haja intransigência do Dínamo em ceder novamente o jogador, embora seja certo que a compensação a pagar pelo Braga é superior à despendida na época passada.

O acordo entre jogador e clube está também consumado e é por isso que Aguiar já mantém a forma nos relvados do AXA, embora de forma isolada e sem contacto físico com os futuros colegas. Fazê-lo antes de assinar contrato seria um perigo, pois uma eventual lesão não estaria acautelada. Mas o uruguaio não foge e até poderá, se Domingos Paciência assim o entender e a se a forma física for a ideal, estar na próxima eliminatória europeia, seja da Liga do Campeões, como se espera, ou da Liga Europa.

Assim, falta apenas ultimar alguns aspectos burocráticos, para que o Dínamo envie a documentação necessária para o fecho da transferência. O Braga deve também enviar algumas garantias financeiras, que não estão em causa nem dependem do apuramento para a próxima fase da Champions. Deve referir-se, porém, que se o Braga eliminar o Celtic encaixa imediatamente 2,1 milhões de euros, soma avultada e importante para agilizar este e outros negócios. O mercado ainda não fechou e vão chegar mais reforços à Pedreira até ao final de Agosto.


O JOGO

JotaCC

Academistas de gema para manter a ambição

O ABC arrancou ontem para a pré-temporada, com um plantel totalmente preenchido por jogadores portugueses e, mais do que isso, por jogadores que fizeram a sua formação no clube. Entre eles, os dois nomes mais sonantes do grupo dos reforços dos minhotos são Humberto Gomes, Álvaro Rodrigues e José Ricardo Costa. Entre as ausências, destaque para Hugo Figueira (o melhor guarda-redes da época anterior) e os pivôs Levko Naumovski e Eduardo Ferreira.

Presidente e treinador não escondem que o ABC não é um favorito ao título, mas ambos asseguram que o clube lutará por esse objectivo e, acima de tudo, por manter o nível a que o ABC habituou o mundo do andebol. Pronto para mais uma nova etapa da carreira está o lateral-esquerdo, Álvaro Rodrigues que rescindiu com o FC Porto: "Em todos os clubes onde estive tentei dar o meu máximo, não estou habituado a perder e não é agora, que estou num clube com a história do ABC, que vou mudar isso. Vim para aqui para dar tudo e ajudar esta equipa", anotou, acrescentando sobre os reforços dos rivais: "Não faltam exemplos de equipas menos favoritas a vencerem. Viu-se na Taça de Portugal." A saída do FC Porto não deixou mágoas para o internacional que quis deixar claro que "ali ficaram alguns grandes amigos".

O primeiro teste à nova equipa de Jorge Rito, feito em jogo treino, terá lugar no dia 14 de Agosto, frente ao Águas Santas, seguindo-se mais jogos com S. Bernardo, Cangas, Pilotes Posada e Fafe. A apresentação oficial aos adeptos está marcada para o dia 4 de Setembro, às 21 horas, embora ainda não haja adversário confirmado.






Humberto por troca com Figueira

A possibilidade de troca de guarda-redes entre ABC e Sporting já era há muito falada, mas apenas ontem ficou totalmente acertada, pelo que Humberto Gomes acabou sendo apresentado no plantel dos minhotos.

O guarda-redes foi indemnizado pelo Sporting que ainda teve que pagar ao ABC uns milhares de euros para levar Hugo Figueira para Alvalade onde o titular da baliza da Selecção Nacional assinou por três épocas. Para o presidente dos academistas, Luís Teles, as razões são simples: "O motivo pelo qual o Humberto Gomes veio para o ABC é aquele que o ainda treinador do Sporting referiu há pouco tempo: porque ele é um guarda-redes que tem lugar e devia estar na selecção." O guarda-redes garante total empenho: "Sempre quis regressar um dia a esta casa que me viu crescer, ainda por cima agora que vou trabalhar com Carlos Ferreira, o melhor guarda-redes de sempre, foi o melhor momento para o fazer e vou dar tudo pelo ABC."

Em Lisboa, Hugo Figueira foi apresentado e deixou uma certeza: "Regresso para ser campeão".


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga parte esta manhã para a Escócia

Paulão nos convocados


Domingos Paciência chamou 20 jogadores para o embate com o Celtic, agendado para amanhã. Três guarda-redes estão nos eleitos.

A integração de Paulão é a nota de maior destaque da convocatória do Sporting de Braga para o jogo de amanhã, frente ao Celtic, a contar para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Domingos Paciência chamou 20 jogadores para a deslocação à Escócia, entre os quais estão três guarda-redes. Lista de convocados: Guarda-redes - Artur Moraes, Mário Felgueiras e Diego; defesas - Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Paulão, Elderson e Sílvio; médios - Vandinho, Salino, Madrid, Guilherme, Alan e Hélder Barbosa; avançados - Paulo César, Matheus, Keita, Lima e Meyong.
Com uma vantagem de 3-0 trazida do primeiro jogo, os «arsenalistas» estão a 90 minutos do «playoff» de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. No Estádio Municipal de Braga, Alan, Elderson e Matheus marcaram os golos do triunfo sobre o Celtic. Em caso de apuramento, o Sporting de Braga irá arrecadar mais de dois milhões de euros, para além da hipótese de ficar a dois jogos do sonho de se estrear na mais importante prova de clubes do Mundo.
A comitiva do Sporting de Braga parte hoje de manhã (9 horas) rumo a Glasgow, estando agendada para o final da tarde a conferência de imprensa de antevisão ao encontro, com um jogador e o treinador Domingos Paciência, antes do habitual treino de adaptação ao palco da partida. Amanhã, às 19h45, os bracarenses defrontam o Celtic, num encontro que será arbitrado pelo croata Ivan Bebek.

9 horas. A comitiva do Sporting de Braga parte esta manhã para Glasgow para disputar o segundo jogo da pré-eliminatória



Celtic quer apoio dos adeptos

Vai ser um choque

O avançado do Celtic Glasgow, Daryl Murphy, acredita que o ambiente do Celtic Park vai intimidar os jogadores do Sporting de Braga e que isso poderá ser decisivo para os escoceses darem a volta à eliminatória. Apesar da desvantagem de três golos da sua equipa, Daryl Murphy defende que ainda tudo pode acontecer. 'Eles vão ter um choque. Obviamente já ouviram falar sobre isto e provavelmente já assistiram a jogos na televisão e já puderam ver como é. Mas terão obviamente de passar pela experiência e vai ser muito intimidante para eles entrar num estádio com este impacto', referiu Daryl Murphy.
O treinador do Celtic, Neil Lennon, também já apelou à presença dos adeptos no estádio. 'Queremos casa cheia para vencer o Sporting de Braga. Temos esperança numa grande noite europeia e vamos precisar do apoio dos adeptos. Uma das razões do nosso sucesso em casa na Liga dos Campeões ao longo dos anos é a atmosfera que os adeptos geram, o suporte que dão aos jogadores', salientou o técnico escocês.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Paulo César pronto para a batalha de Glasgow

É já esta manhã, bem cedo, que o Sp. Braga partirá para uma viagem que tem tudo para ser recheada de sucesso. Depois do 3-0 com que os arsenalistas selaram o triunfo sobre o Celtic, no encontro da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Champions, ainda ninguém canta vitória do lado bracarense, até porque a sólida experiência europeia dos escoceses merece respeito.

Mas a qualidade e a classe reveladas pelo conjunto minhoto na partida de Braga - além, obviamente, do conforto que uma vantagem de três golos (para mais, sem ter sofrido nenhum) - conferem grandes perspectivas. A juntar a todos estes dados positivos, surgiu ontem uma excelente notícia: a confirmação de que Paulo César está pronto para a batalha de Glasgow.

O avançado brasileiro debelou a mialgia que o apoquentou na coxa direita e já integrou o treino de ontem, sem limitações. Deste modo, Domingos tem reunidas as condições para repetir a equipa que tão boa conta de si deu no duelo da primeira mão.


A BOLA

JotaCC

«Queremos passar esta eliminatória» – Fernando Couto

O Sp. Braga partiu esta manhã para Glasgow, onde discute quarta-feira, com o Celtic, a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Fernando Couto destacou a «vontade de passar» reinante no grupo de trabalho.

Para o "manager" dos arsenalistas, «o ambiente fantástico» que se vive no Celtic Park não será um obstáculo para a equipa portuguesa. Pelo contrário.

«É óptimo para eles e para o futebol. O principal é que os jogadores estejam mentalizados da vontade de querer passar esta eliminatória, e é isso que se verifica no seio da equipa», assegurou.

Domingos Paciência projecta o jogo com o Celtic a partir das 18.30 horas, seguindo-se o treino de ambientação ao palco do compromisso europeu.

O Sp. Braga leva na bagagem precioso triunfo por 3-0.

A BOLA

JotaCC

Fernando Couto: «Importante é estarmos mentalizados em passar»
COUTO CONCENTRADO NO OBJETIVO DIANTE DO CELTIC

O Sp. Braga partiu na manhã desta terça-feira para Glasgow onde amanhã defronta o Celtic em encontro da 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Confiança foi a mensagem que Fernando Couto tentou passar nas declarações que prestou antes de entrar no avião, apesar das dificuldades esperadas no reduto dos escoceses.

"É um ambiente e um estádio fantásticos. É ótimo para eles e para o futebol", começou por dizer o diretor-desportivo dos bracarenses para depois indicar o caminho que interessa à equipa depois do triunfo por 3-0 na 1.ª mão:

"O importante é estarmos mentalizados em passar e é isso que que acontece. Vamos tentar dar continuidade a esse trabalho."

RECORD

JotaCC

Sp. Braga à beira do êxito

Muita luta é o que espera os bracarenses no jogo de Glasgow

O Sp. Braga defronta o Celtic de Glasgow, amanhã, às 19h45, em jogo da 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. No primeiro encontro, no Minho, os bracarenses venceram por 3-0.

Os bracarenses partiram esta manhã para a Escócia e já almoçam em terras britânicas. O regresso a Portugal acontecerá logo após o jogo na quarta-feira à noite.

Com o apuramento quase garantido o treinador Domingos Paciência resolveu levar na comitiva 20 jogadores. Paulão é a novidade entre os convocados. O defesa regressa após lesão e substitui o jovem Aníbal.

A vitória clara no jogo da 1.ª mão e o preço da viagem terão desmobilizado os adeptos bracarenses no acompanhamento da equipa. Conta-se que o Sp. Braga seja acompanhado por uma falange de apoio de duas centenas de simpatizantes, no Celtic Park.

RTP

JotaCC

Braga parte rumo à vitória em Glasgow


O Sporting de Braga partiu esta manhã para a Escócia, onde defronta amanhã o Celtic. Os minhotos partem mentalizados para a vitória, garantiu Fernando Couto.

O Sporting de Braga viaja esta manhã para a Escócia, onde joga amanhã no terreno do Celtic para a segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

A equipa orientada   tentará defender a vantagem de três bolas, alcançada, no 1º jogo, onde os minhotos venceram por 3-0, em casa.  Domingos Paciência resolveu levar na comitiva 20 jogadores, entre os quais Paulão é a novidade. O defesa regressa após lesão e substitui o jovem Aníbal.
Na saída da equipa, no aeroporto da cidade invicta, Fernando Couto falou em nome do Clube. O director desportivo do Braga, considera que o mais importante é "os jogadores estarem mentalizados da vontade de querer passar esta eliminatória". O dirigente garante que os minhotos querem "dar continuidade" ao trabalho positivo que têm vindo a conseguir.

RR

JotaCC

O Sporting de Braga partiu hoje para Glasgow    


O Sporting de Braga parte hoje, às 9:30, para Glasgow, estando prevista para as 18:30 a conferência de imprensa de Domingos Paciência.

Amanhã, às 19:45, os bracarenses defrontam o Celtic, num encontro que será arbitrado pelo croata Ivan Bebek.

No Estádio Municipal de Braga, na primeira-mão, o Sporting de Braga venceu por 3/0, Alan, Elderson e Matheus marcaram os golos .
Os arsenalistas procuram agora manter a vantagem no Celtic Park para chegar ao "play-off" de apuramento para a "Champions".

ANTENA MINHO

JotaCC

Chuva à chegada do Braga a Glasgow

Chuva e 16 graus de temperatura esperavam hoje, terça-feira, o Braga em Glasgow, na Escócia, onde a equipa minhota disputa amanhã, quarta-feira, diante do Celtic, a passagem ao play-off de acesso ao quadro principal da Liga dos Campeões. Os arsenalistas partem com uma vitória (3-0) de vantagem sobre os escoceses.

O ambiente no seio da comitiva liderada pelo presidente António Salvador foi de serenidade ao longo das duas horas e meia do voo que ligou o Porto a Glasgow.

O vice-campeão português recolheu de imediato ao hotel, para almoçar e descansar, tendo agendado para o final da tarde (19 horas) o treino de adaptação ao Celtic Park, onde amanhã, pelas 19.45 horas, são esperados 60 mil espectadores, uma centena dos quais afecta às cores bracarenses.

À partida, ainda em Pedras Rubras, Fernando Couto, director desportivo da SAD dos minhotos, revelou a chave para os guerreiros continuarem em prova: "Os jogadores têm de estar mentalizados da vontade de querer passar esta eliminatória".

O treinador Domingos Paciência escalou 20 jogadores, entre os quais três guarda-redes.

JN

JotaCC

Celtic: McGeady (de saída para o Spartak) falha Sp. Braga

O extremo do Celtic Aiden McGeady estará de partida para o Spartak Moscovo, segundo noticia a imprensa inglesa.

O clube escocês, que esta quarta-feira recebe o Sp. Braga para a segunda «mão» da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, terá aceite proposta de 10 milhões pelo concurso do jogador.

McGeady, que já não esteve no encontro da primeira «mão» diante dos bracarenses, também não estará no jogo desta quarta-feira, segundo já confirmou o técnico Neil Lennon.

A BOLA

Pé Ligeiro

«Também vamos jogar para ganhar» - Domingos

Depois da vitória por 3-0 na primeira "mão", Domingos Paciência assegura que o Sporting de Braga vai entrar amanhã no Celtic Park com o intuito de conquistar nova vitória diante o Celtic.

«Temos consciência do que fizemos em casa. Também vamos jogar para ganhar», afirmou o técnico dos arsenalistas, explicando que «a abordagem ao jogo em Glasgow nunca poderá ser diferente do da primeira mão». «Os níveis de concentração, sacrifício e entrega ao jogo têm que estar no máximo», atirou.

Para Domingos Paciência, o temível ambiente do Celtic Park não terá influência nos jogadores do Sporting de Braga. «Sabemos que será um ambiente diferente mas será também um ambiente bom. Todos os jogadores têm que estar preparados para isso. Quando o jogo começa toda a atmosfera passa ao lado dos atletas», atirou.

O Sporting de Braga defronta amanhã (19.45 horas) o Celtic em segundo jogo da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
ABOLA                 
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Domingos: «Temos de estar preparados para o ambiente de Celtic Park»
Sp. Braga de peito feito em Glasgow


Domingos Paciência exige ver verdadeiros Guerreiros do Minho no relvado do Celtic Park. O treinador do Sp. Braga não se intimida com os avisos bélicos de Neil Lennon e avisa que vai jogar para ganhar, independentemente da confortável vantagem levada do Minho.

«Mal está o jogador que se intimida com gritos. Como jogador já vivi muitos momentos e já joguei em estádios com muita gente e os meus jogadores também têm de estar preparados para isso», afirmou o técnico luso, em conferência de imprensa realizada no temível Celtic Park, que terá 60 mil pessoas nas bancadas.

«A partir do momento em que começa o jogo, o ambiente exterior passa ao lado dos jogadores. A abordagem a este jogo nunca poderá ser diferente daquela que foi na primeira mão. Há um princípio na minha equipa que é a atitude, os níveis de concentração e o espírito de sacrifício. A entrega ao jogo tem de ser máxima», referiu o treinador do Sp. Braga.

Após o 3-0 da primeira-mão, os vice-campeões nacionais entram em campo com um pé e meio na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Domingos paciente e cauteloso


Domingos Paciência esquece os 3-0 de avanço sobre o Celtic e exige, em Glasgow, que a equipa "tenha a mesma abordagem" do jogo da primeira mão. Para o treinador do Braga, é como se tudo estivesse empatado a zero. E como é amanhã, quarta-feira, que tudo se decide, Domingos reclama "atitude, concentração e entrega ao máximo" para levar a equipa minhota ao "play-off" de acesso ao quadro principal da Liga dos Campeões.

O que teme mais, os méritos do Celtic ou o ambiente do Celtic Pak?
Domingos Paciência - Mal seria do jogador que se intimidasse ao primeiro grito. O ambiente é bom, bom para o futebol, mas passa ao lado dos jogadores. Tem de passar ao lado dos jogadores. Os nossos jogadores também têm experiência de actuar em grandes estádios. Espero deles muita atitude, concentração e entrega ao jogo.

Então, não será por aí que as coisas poderão correr menos bem...

O ambiente neste estádio é extraordinário e até pode servir de motivação para os nossos jogadores. Espero que abordem o jogo com a mesma atitude da primeira mão, porque só assim se poderá seguir em frente.

Para quem tem três golos de avanço, nota-se-lhe muita cautela...
Lá por termos três golos de vantagem, nada garante que a eliminatória esteja ganha. No futebol de hoje, seria uma estupidez pensar que a vitória está garantida. Não. A minha equipa tem de jogar para ganhar.É claro que houve um jogo para trás, mas não há vencedores antecipados. Vamos ter de jogar 90 minutos ao nosso melhor nível.

E os jogadores do Celtic dizem que vão ganhar 4-0...
Eles até podem marcar quatro.Desde que nós marquemos um... Não, não vejo nisso qualquer falta de desrespito pelo Braga, porque eu também digo que vou ganhar. Nestas alturas, é natural que se estabeleçam limites desses, para motivar os jogadores. Estou à espera de um Celtic forte e a jogar com mais riscos no ataque.

Se espera um Celtic mais forte, pondera proceder a alguma alteração na equipa?

Logo se verá... Mas, não, não mexerei no eixo da defesa. Nunca o fiz e não seria agora. Mas pode ser que faça uma ou outra alteração. O importante é que todos estejam disponíveis para um jogo difícil, contra uma grande equipa. O Celtic é mesmo uma grade equipa e não me surpreenderá, porque se deixou transparecer uma certa imagem em Braga não foi por culpa dos seus jogadores, mas, sim, dos nossos, que fizeram uma grande exibição.

JN

Pé Ligeiro

«A entrega ao jogo tem de ser ao máximo»
Domingos Paciência está consciente da dificuldade


Os jogadores do Sp. Braga devem estar preparados para um ambiente difícil frente ao Celtic, em Glasgow, na 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, avisou o treinador dos arsenalistas, Domingos Paciência.

"Mal está o jogador que se intimida com gritos", comentou Domingos Paciência, perante a hipótese de uma casa cheia no Celtic Park.

O clube escocês espera que o estádio, com capacidade para 60 mil lugares, encha para a partida, já que não haverá transmissão televisiva, e pediu o apoio aos adeptos para tentar recuperar da derrota (3-0) sofrida em Portugal.

"Como jogador, já vivi muitos momentos e já joguei em estádios com muita gente e os meus jogadores também têm de estar preparados para isso", afirmou o técnico luso, em conferência de imprensa.

O treinador dos minhotos está consciente da  dificuldade na casa do Celtic. Porém, revela-se confiante de que "a partir do momento em que começa o jogo, o ambiente exterior passe ao lado" dos jogadores.

Domingos Paciência advertiu que "a abordagem a este jogo nunca poderá ser diferente daquela que foi na primeira mão".

"Há um princípio na minha equipa que é a atitude, os níveis de concentração e o espírito de sacrifício. A entrega ao jogo tem de ser ao máximo", defendeu.
RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!