News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/08

Started by JotaCC, 02 de August de 2010, 07:31

Previous topic - Next topic

JotaCC

Matheus "ameaça" Lima
com paulo césar certo na esquerda do ataque

Um dos mais promissores reforços para a nova temporada comprovou as altas expectativas com mais de uma mão-cheia de golos nos jogos de preparação, mas no primeiro embate oficial não correspondeu por completo.

Lima esteve sempre bastante preso aos centrais do Celtic e a sua utilização pode estar em risco para a partida da 2.ª mão. As características do encontro são totalmente diferentes e a boa forma de Matheus pode levar Domingos Paciência a alterar um pouco o estilo de jogo da sua equipa.

Mais entrosado com os companheiros e com maior competência para atuar em posições recuadas, o esquerdino brasileiro tem ainda mais dois pontos a seu favor: a velocidade para explorar a previsível atitude ofensiva dos escoceses e o remate de longe, tal como ficou provado no Estádio Axa.

Com Lima ou com Matheus, certa é a presença de Paulo César no lado esquerdo do ataque. A mialgia na coxa direita que o impediu de se treinar nos últimos dias já está totalmente recuperada e o avançado apenas tem sido poupado para estar a 100 por cento na 2.ª mão.



Maturidade europeia aumenta a esperança
apenas uma goleada sofrida fora nos jogos a eliminar

O 2.º lugar do Sp. Braga na época passada não foi obra do acaso. Há uma mão-cheia de anos que os arsenalistas têm conseguido crescer no panorama nacional e, consequentemente, por esta Europa fora. Os sonhos de António Salvador começam a ganhar forma e, depois da luta pelo título, a fase de grupos da Liga dos Campeões está cada vez mais perto. Os 3-0 diante do Celtic abrem excelentes perspetivas e a maturidade conquistada nos tempos mais recentes é outro trunfo a ter em conta.

Recordando os confrontos para as competições da UEFA, é preciso recuar mais de duas décadas para se chegar a um desaire tão grande, em jogos a eliminar, que ditaria o afastamento da equipa de Domingos Paciência da liga milionária. O carrasco chamou-se Tottenham e o resultado foi de... 6-0, em Londres.

A experiência dos atletas então orientados por Quinito não se compara à do plantel atual, mas todos os cuidados são poucos, até porque em 2006/07 os minhotos ultrapassaram a fase de grupos da Taça UEFA, apesar de terem saído vergados do terreno do AZ Alkmaar, com 3-0.

Boa memória

Claro que o passado está bem mais recheado de exemplos de sucesso. Standard de Liège, Artmedia, Dínamo Tbilisi e Hibernians sofreram três ou mais golos em Braga e não foram capazes de dar a volta às eliminatórias na 2.ª mão, em sua casa. Venha o Celtic...


RECORD

JotaCC

Manuel Cajuda: "Sp. Braga é muito especial"

A presença de Manuel Cajuda na cidade dos arcebispos ficou marcada por enorme simbolismo. É o técnico que mais anos esteve no comando dos arsenalistas, são sete anos e meio de emoções que foram revistos em dez dias de estágio para o timoneiro do Al-Sharjah. Para Manuel Cajuda "o Braga é muito especial".

"Sou sócio do Braga e estar aqui tem um enorme significado. Se calhar devo muito mais ao Braga, do que o Braga me deve a mim, já que foi aqui que praticamente tudo começou", destaca o antigo treinador do conjunto arsenalista, que acrescentou: "Dizer um obrigado ao Braga é pouco".

Recordar a equipa da loja dos 300 "é relembrar momentos muito bons". "Se há quem diga que o novo Braga começou comigo fico muito feliz, mas sem qualquer tipo de paternalismo digo que o Braga da minha altura não é nada do que é agora. Com toda a sinceridade, é com enorme alegria que vi todos os meus recordes serem batidos nos últimos anos. Apenas não foi batido um, que gostava que continuasse por muito tempo, já que fui o treinador que mais anos esteve no comando do Braga e é um marco que me deixa orgulhoso", destacou o timoneiro.

"Espero que nunca precisem de mim"


"Deus queira que o meu tempo em Braga tenha passado. Felizmente que o Braga não precisa de mim. Não é dizer que não gostava, porque isso não posso dizer, mas é uma forma de ser simpático e afastar todo o tipo de fantasmas. É claro que gosta-ria de regressar, mas espero que nunca precisem de mim e que continuem a crescer da forma como têm crescido. Se um dia precisarem, cá estou", considerou ainda Manuel Cajuda.
Acerca do seu Al-Sharjah, defendeu que estes dias "foram de aprendizagem". "A diferença entre as duas realidades é enorme e foi importante para os meus jogadores aprenderem e desfrutarem deste estágio".

"Repetir o feito é muito difícil, mas não é impossível"


"Domingos fez uma época fantástica e penso que não vai ser fácil repetir. Aliás repetir o feito da época passada é muito difícil. Os bracarenses devem ter paciência com o Domingos. Mesmo que não façam igual, ficar em terceiro ou quarto lugar já será muito bom", destaca Manuel Cajuda.

"Compreendo a ambição de chegar ao título, o que não é impossível, mas as coisas não se fazem assim de um dia para o outro", salienta ainda o timoneiro, que lançou também o jogo com o Celtic de Glasgow. "Ainda não está ganho, mas creio o Braga vai passar esta eliminatória".



CORREIO DO MINHO

JotaCC

Moisés com proposta de mais 2 anos

Atento e ainda preocupado com o fecho do plantel para esta época, António Salvador trabalha já na composição do plantel para 2011/12. A prova é que há poucos dias, ainda antes do jogo com o Celtic, fez uma proposta a Moisés no sentido de o sub-capitão renovar contrato até 2013. O brasileiro ficou agradado com a preocupação do presidente, mas não deu ainda qualquer resposta, pois há várias situações no horizonte que podem condicionar a sua resposta. A vontade de continuar em Portugal, num clube que gosta, é muita. Mas, com 31 anos, tem de pesar a vertente financeira e, para já, é muito cedo para se comprometer.

Moisés vai para a terceira e última época no clube. Em Janeiro pode assinar por qualquer clube de forma livre, uma vez que a 30 de Junho de 2011 o seu vínculo ao Braga termina. É este cenário que Salvador pretende evitar. E, por isso, já negoceia directamente com Jorge Baidek, empresário do jogador, os trâmites de um novo contrato, extensível até 2013, mas a vigorar imediatamente após a assinatura.

Apesar da insistência arsenalista, o mais natural é que o processo demore a resolver-se. Em primeiro lugar porque até ao fim de Agosto há muito para resolver a propósito da nova época. Em segundo porque há mercados alternativos e muito recompensadores que abrem mais tarde e podem trazer novidades que Moisés não quer deixar de ouvir. E, por fim, porque assegurar a continuidade do defesa-central mais eficaz da equipa nos últimos dois anos é muito mais do que uma questão salarial. Os dois anos serão consensuais, mas há pormenores, como a cláusula de rescisão a constar do mesmo, que terão de ser bem discutidos.

O Cruzeiro ainda mantém 50% do passe de Moisés, mas numa renovação deste tipo perde essa parte e o Braga fica com a totalidade do passe, o que abre melhores perspectivas negociais para o futuro. Também nesse capítulo Jorge Baidek quer salvaguardar os interesses do atleta. António Salvador não deixará de assegurar o melhor para a SAD bracarense.


Rodriguez fica para mais tarde

Companheiro de Moisés no eixo da defesa e na qualidade que lhe empresta, Rodriguez é outro alvo que a SAD quer blindar. Para já, no entanto, não há qualquer proposta apresentada ao peruano nem ao seu empresário, Elio Casareto.

Rodriguez também termina contrato em 2011, mas neste caso há situações que impedem que a renovação seja tratada antecipadamente. Em virtude da idade (26 anos), Rodriguez é um alvo muito apetecível para outras equipas. A cláusula do peruano é de quatro milhões de euros e, até 31 de Agosto, pode haver novidades em relação à sua situação.

O mais provável é que Rodriguez continue, uma vez que o eixo da defesa é uma posição deficitária e Domingos não quer abdicar dele. É que Léo Fortunato ainda está lesionado e carece de adaptação e resta apenas Paulão para o seu lugar. Se Rodriguez continuar mesmo, então a SAD bracarense vai ter de acautelar a perda deste valioso jogador a custo zero e avançar com uma proposta de renovação. Em Janeiro é garantido que aparecerão bons clubes interessados no seu concurso. O Sporting foi um dos que o atacaram há seis meses atrás e recentemente falou-se do FC Porto. E ele já disse que se quer mudar para um clube maior.

Vandinho entre mais casos para resolver em 2011

Além dos dois defesas-centrais, há mais jogadores que terminam contrato em 2011 no seio do plantel bracarense. Vandinho é outro exemplo dos que Salvador não quererá deixar de segurar. O capitão é o maior símbolo bracarense, mas também tem vários interessados, especialmente no Médio Oriente. Mas, quando esteve castigado, Salvador recusou deixá-lo sair e isto mostra bem o afecto e reconhecimento que a SAD mantém por Vandinho. Outros, como Paulão, Miguel Garcia, Madrid, Pizzi ou Matheus, são casos para analisar mais tarde individualmente, em função daquilo que mostrarem ao longo da época e da importância que possam vir a ter no futuro.


Paulo César disponível

Paulo César ainda não treinou em pleno, mas hoje já o fará, confirmando ser opção para o jogo de quarta, contra o Celtic. Fica assim desfeita a única dúvida que persistia para Domingos Paciência. Em princípio, Paulo César repetirá a titularidade do AXA, mas não é de excluir a hipótese do treinador o reter no banco de suplentes para qualquer eventualidade, aproveitando o resultado gordo da primeira mão para que o jogador possa repousar e recuperar a 100% da mialgia que há duas semanas o apoquenta.

Se isso acontecer, Hélder Barbosa é o principal candidato à vaga, embora Matheus também possa jogar à esquerda. E o marcador do último golo dos 3-0 caseiros é, independentemente de Paulo César jogar ou não, um candidato ao onze. Matheus é o melhor avançado do plantel para jogar em contra-ataque e pode ocupar o lugar de Lima no eixo do ataque.

Paulão e Léo Fortunato também fazem parte do boletim clínico, mas só o primeiro é preocupação real, uma vez que Fortunato não está inscrito na UEFA. Paulão não deve recuperar a tempo.



Glasgow à hora do almoço e com poucos adeptos

O Braga parte do Porto amanhã às 9h30 e aterra em Glasgow, na Escócia, ainda antes da hora do almoço. No voo charter seguirão muito poucos adeptos além da comitiva oficial. O preço da viagem (570 euros) e a goleada caseira afastaram alguns interessados.

Murphy e Ki não chegaram para empatar o Arsenal

O Celtic perdeu ontem contra o Arsenal por 3-2 no encerramento da Emirates Cup. Dary Murphy e Ki Sung Yeoung marcaram na recta final, mas não conseguiram mais do que reduzir a desvantagem. Neil Lennon usou um misto de titulares e suplentes.


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga

Eliminar Celtic vale dois milhões de euros

São 2,1 milhões de euros que o Sporting de Braga pode amealhar se conseguir segurar na segunda mão, a disputar quarta-feira, em Glasgow, a vantagem de três golos sobre o Celtic. A confirmar-se a passagem desta eliminatória, os ganhos financeiros do Sporting de Braga não se ficam por aí, já que a esse valor que a UEFA destina a cada uma das 20 equipas participantes no «playoff» da «Champions», devem somar-se ainda as receitas de bilheteira e das transmissões televisivas.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC


Celtic volta a perder e deixa Braga a sonhar com 2,1 milhões


Desde que o Celtic foi a Braga, na última quarta-feira, disputar a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que a vida dos escoceses tem sido um autêntico pesadelo. Depois da pesada derrota (3-0) com os bracarenses, que coloca em risco a entrada da equipa de Glasgow na prova milionária, a participação na Taça Emirates, em Londres, foi também ela um desastre - depois do empate na estreia (sábado) com o Lyon (2-2), ontem, a derrota com o Arsenal (3-2).

Isto faz com que António Salvador vá esfregando as mãos: o presidente do Sp. Braga bem pode ir fazendo contas à vida com os milhões que poderão entrar nos seus cofres. A vitória sobre o Celtic deixa os bracarenses a sonhar com o acesso ao play-off, a última porta que dará entrada na fase de grupos. Aqui, os minhotos teráo de disputar uma eliminatória a duas mãos com o Sevilha (Espanha), Werder Bremen (Alemanha), Tottenham (Inglaterra) ou Sampdoria (Itália). Só da qualificação para este play-off amealha 2,1 milhões de euros, verba destinada pela UEFA a cada uma das 20 equipas participantes.

Caso ultrapasse esta fase, o Sp. Braga pode arrecadar mais 7,1 milhões (3,8 milhões de prémio de participação na fase de grupos mais o bónus de 3,3 milhões relativos aos seis jogos que aí realiza: 550 mil euros por jogo). A isto poderá ainda acumular os 800 mil euros em caso de vitória e os 400 mil no caso de empate.

A entrada na fase de grupos ditará a repartição com o Benfica do bolo de mais de cinco milhões de euros dos direitos de televisão pagos pela Sport TV e pela RTP (55 por cento para os benfiquistas, 45 por cento para os bracarenses).

Se a equipa minhota, pelo contrário, ficar pelo caminho, é para o clube "encarnado" que reverte a totalidade dessa verba.


PUBLICO

JotaCC

Luis Aguiar fica para mais tarde

A presença da «task force» do futebol em Glasgow durante os próximos dias e as expectativas colocadas relativamente ao encontro com o Celtic são motivos fortes para ficar adiada por algum tempo a contratação de Luis Aguiar.

Apenas a seguir à jornada da Liga dos Campeões o clube vai acelerar os contactos com o Dínamo Moscovo, admitindo-se que o acordo de cedência por uma temporada, já alinhavado, possa ser garantido sem grandes dificuldades.

Os dirigentes bracarenses têm a situação controlada e o médio uruguaio, cuja chegada não tem selo de urgência, será mesmo reforço Domingos Paciência para esta temporada.

A BOLA

Olho Vivo

Avançado do Celtic avisa Sp. Braga: «Vão ter um choque»

Murphy confia no ambiente do estádio para dar a volta à eliminatória

Daryl Murphy, avançado do Celtic Glasgow, antevê um ambiente muito difícil para o Sporting de Braga, na próxima quarta-feira, quando os minhotos se deslocarem ao mítico Celtic Park para disputarem a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

O terreno do Celtic é tradicionalmente muito difícil para os adversários, apesar de a equipa ter vencido apenas uma partida em casa nos últimos seis encontros de competições europeias. Murphy acredita que o Sp. Braga não vai conseguir lidar com o ambiente fantástico que os adeptos dos «Hoops» proporcionam à sua equipa.

«Eles vão ter um choque. Obviamente já ouviram falar sobre isto e provavelmente já assistiram a jogos na televisão e já puderam ver como é. Mas terão obviamente de passar pela experiência e vai ser muito intimidante para eles entrar num estádio com este impacto», afirmou Murphy.

Refira-se que emblemas como Manchester United, Milan e Barcelona já perderam no Celtic Park. No entanto, o Sp. Braga leva uma vantagem de três golos para gerir durante o encontro.

MAISFUTEBOL

Bruno3429

Paulão chamado para Glasgow
Por Redacção

O defesa brasileiro Paulão já debelou a lesão que o afastou do primeiro jogo com o Celtic, pelo que é novidade na lista de convocados elaborada por Domingos Paciência para a viagem a Glasgow.

O técnico, que em relação à convocatória anterior apenas cortou o nome do jovem defesa Aníbal, apresenta ainda como novidade a chamada do guarda-redes Diego, pelo que a comitiva terá assim 20 jogadores.

A viagem para a Escócia está marcada para a manhã desta terça-feira, pelas 9.30 horas. Já em Glasgow haverá conferência de imprensa de Domingos Paciência, agendada para as 18.30 horas, seguida do treino de adaptação ao Celtic Park.

Eis a convocatória completa:

Guarda-redes: Artur Moraes, Mário Felgueiras e Diego;

Defesas: Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Paulão, Elderson e Sílvio;

Médios: Vandinho, Salino, Madrid, Guilherme, Hélder Barbosa, Alan e Matheus;

Avançados: Paulo César, Keita, Lima e Meyong.

A Bola

JotaCC

Paulão entre os convocados para Glasgow

O defesa Paulão já recuperou da lesão que o impediu de disputar o primeiro encontro com o Celtic, sendo que desta vez já está entre os convocados de Domingos Paciência para ir até Glasgow.

O treinador tirou apenas Aníbal da lista de eleitos e chamou o guarda-redes Diego, pelo que a comitiva apresentará assim 20 jogadores.

O Sp. Braga viaja amanhã, pelas 9h30, para a Escócia. Para as 18h30 está marcada uma conferência de imprensa em Glasgow, seguida do treino de adaptação ao Celtic Park.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes, Mário Felgueiras e Diego;

Defesas: Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Paulão, Elderson e Sílvio;

Médios: Vandinho, Salino, Madrid, Guilherme, Hélder Barbosa, Alan e Matheus;

Avançados: Paulo César, Keita, Lima e Meyong.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: 20 homens para defender a vantagem na Escócia
Formação arsenalista venceu a primeira mão com o Celtic por 3-0


Domingos Paciência convocou 20 jogadores para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O Sp. Braga venceu o Celtic por 3-0, no Estádio AXA, e pretende defender essa vantagem para chegar ao «play-off» de acesso à fase de grupos.

Paulão está recuperado e integra uma comitiva com três guarda-redes. O Sp. Braga parte para Glasgow, capital da Escócia, na terça-feira de manhã. Ao final da tarde, terá lugar a conferência de imprensa de Domingos Paciência e o treino de adaptação ao Celtic Park.

O jogo com o Celtic de Glasgow está agendado para quarta-feira, 4 de Agosto, seguindo-se o regresso imediato a Portugal.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes, Mário Felgueiras e Diego;
Defesas: Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Paulão, Elderson e Sílvio;
Médios: Vandinho, Salino, Madrid, Guilherme, Alan e Hélder Barbosa;
Avançados: Paulo César, Matheus, Keita, Lima e Meyong.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

IFFHS: Sp. Braga sobe 63 lugares, Benfica é o melhor português
Ranking do mês de Agosto mantém Barcelona e Inter Milão empatados na frente



O Ranking da Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFHHS) relativo ao mês de Agosto continua a destacar o Benfica como melhor clube português. Os encarnados caíram oito posições, mas mantêm-se como melhor colocado entre os clubes nacionais, bem à frente de Sporting e F.C. Porto.

Os dois rivais surgem aliás igualados na 48ª posição, fruto da queda do F.C. Porto em uma posição e da subida do Sporting em cinco lugares. Neste mês de Agosto estão empatados, com 165,5 pontos. Com menos 32,5 pontos do que o Benfica e menos 0,5 pontos do que o Red Bull Salzburgo, a equipa que está à frente.

O quarto clube português continua a ser o Sp. Braga. A equipa brancarense teve aliás uma subida de relevo, saltando 63 posições para o lugar 142, que partilha com o Racing Montevideu, o Brøndby, o Hertha Berlim e o Man. City. Nos 350 melhores há ainda espaço para o Nacional (209º lugar) e Marítimo (234º lugar).

A liderança continua entregue a Barcelona e Inter, que dividem o primeiro lugar, tal como acontecia no mês anterior, com 297 pontos cada um. O Bayern Munique mantém o terceiro lugar. O Man. United subiu dois lugares e entrou nos dez melhores, enquanto o Estudiantes saiu do top ten, caindo do quarto para o 12º lugar.

Ranking IFFHS:

1.(1.) Barcelona, 297,0 pontos
1. (1.) Inter Milão, 297,0 pontos.
3. (3.) Bayern Munique, 257,0 pontos
4.(6.) Werder Bremen, 236,0 pontos
4. (5.) Roma, 236,0 pontos
4. (6.) Chelsea, 236,0 pontos
7. (9.) At. Madrid, 231,0 ontos
8. (10.) Lyon, 230,0 pontos
9. (6.) Fulham, 224,0 pontos
10. (12.) Manchester United, 217,0
24.(16.) Benfica, 198,0 pontos
48.(47.) F.C. Porto, 165,5 pontos
48. (53.) Sporting, 165,5 pontos
142. (205.) Sp. Braga, 98,0 pontos
209. (163.) Nacional, 85,5 pontos
234. (633.) Marítimo, 81,0 pontos

Maisfutebol

Bruno3429

Atenção Sp. Braga: técnico do Celtic pede ambiente infernal
Neil Lennon espera uma «grande noite europeia»


PUBCartão Crédito Barclaycard, adira e receba um GPS123450 votos0 comentários O 12º jogador pode fazer a diferença. É essa a crença de Neil Lennon, treinador do Celtic, para o jogo da segunda mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Sp. Braga. Os escoceses têm uma diferença de três golos para tentar igualar e o treinador vê o ambiente no Celtic Park como factor decisivo.

«Um dos principais motivos para a nossa forma em casa nos jogos da Liga dos Campeões, ao longo dos anos, tem sido a atmosfera que os adeptos criam, e o apoio que dão aos jogadores. O apoio é um incentivo para os jogadores virem para este clube e é o que faz o Celtic tão especial. Não é só a sua história e tradição», considera Neil Lennon.

O técnico dá o exemplo do último jogo com o Arsenal, para a «Emirates Cup», em que os adeptos desempenharam papel fulcral na atitude da equipa em campo: «Mesmo a perder 3-0, eles continuavam a cantar. Eles criam excitação e dão energia à equipa. É incrível.»

A mensagem foi passada através do site oficial do clube escocês, com Neil Lennon a dar conta da crença que a equipa tem, apesar do resultado negativo da primeira mão. «Estamos à espera que seja uma grande noite europeia. Precisamos de apoio do minuto 1 ao minuto 93 ou 120, se conseguirmos chegar ao prolongamento», afirmou o treinador

Maisfutebol