News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/07

Started by Pé Ligeiro, 22 de July de 2010, 00:32

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Moisés, o luto, a derrota e sete pontos: «Não me vai derrubar»
Sp. Braga-At. Bilbao, 1-3 (reportagem)


Moisés está de luto pela morte do pai mas apresentou-se no Sp. Braga para o particular frente ao At. Bilbao. O central entrou na segunda parte e acabou por sair lesionado, sendo suturado com sete pontos na cabeça. Nada que derrube o jogador brasileiro:

«Vimos de uma pré-época bem feita e não nos vamos deixar abalar por este jogo. O nosso objectivo é chegar a quarta-feira e vencer a partida frente ao Celtic. Saíram e chegaram jogadores, estamos a conhecer-nos, ainda temos uma semana para nos prepararmos bem. Quanto a mim, não deixo que isto me afecte. Aconteceram coisas piores esta semana, piores que estes sete pontos que levei, portanto não é isto que me vai derrubar. Queremos apenas trabalhar bem para chegar ao melhor nível na próxima semana.»

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Sp. Braga: Artur por um ano, Sílvio por quatro e Aguiar à espera
Clube arsenalista resolveu questão bicuda dos guarda-redes


Artur Moraes e Sílvio foram as novidades na apresentação do Sp. Braga. A formação arsenalista tenta ainda contratar Luís Aguiar. O médio esteve no Estádio AXA, a assistir ao particular frente ao At. Bilbao (1-3), mas continua vinculado ao Dínamo de Moscovo.

«Se voltou aqui para ver o jogo, é porque deixou imagem positiva aqui. É um jogador que interessa ao Sp. Braga, isso é público», confirmou Domingos Paciência. As negociações continuarão a decorrer nos próximos dias.

Sílvio, lateral esquerdo, chegou do Rio Ave e assinou um contrato válido por quatro temporadas. Já Artur Moraes, guarda-redes brasileiro de 29 anos, estava na AS Roma e ficará no Sp. Braga com um vínculo até final da época. Mário Felgueiras regressa, adiando o empréstimo ao Rio Ave.

«Não tem sido um processo fácil, quanto aos guarda-redes, desde a lesão do Quim. Já resolvemos a questão e agora temos quatro guarda-redes, irá jogar o que estiver em melhores condições. O Mário (ndr. Felgueiras) é um jovem guarda-redes que está ligado ao Sp. Braga, já no início da época passada esteve connosco e foi uma opção válida pelo conhecimento que tem do clube. De resto, procurámos um guarda-redes com qualidade, dentro da política do clube», explicou Domingos, no final do encontro.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Sp. Braga: Dois rostos bem diferentes


Era um teste para a liga dos campeões e de dupla análise: uma primeira parte com carimbo, personalidade, mas uma etapa complementar marcada por diversos erros defensivos, que resultaram na primeira derrota da pré-temporada.
Olhando de forma positiva para este desafio com o Atlético de Bilbao, o resultado final e a segunda parte serve de lição para o futuro, serve de alerta para a muralha minhota, em vésperas de um compromisso tremendamente importante e um dos principais objectivos do conjunto orientado por Domingos Paciência.
É certo que já não há dúvidas que o Sporting Clube de Braga vai começar a época assente num 4x4x2 e é esse o desenho que o técnico tem vindo a traçar nesta fase de laboratório e, durante o primeiro período do jogo, o conjunto minhoto jogou de olhos fechados, assumiu o risco, procurou criar espaços na defensiva contrária, faltando-lhe porém velocidade. Encontrou um conjunto basco que se preocupou essencialmente em bloquear os caminhos para a baliza de Iraizoz, mas pacientemente a formação orientada por Domingos Paciência foi conquistando metros, até conquistar um pontapé da marca de grande penalidade, que o camaronês Meyong converteu, inaugurando o activo e oferecendo o grande momento de explosão à massa associativa da equipa da capital minhota.
Um golo às portas do intervalo, que trazia um Sporting Clube de Braga com outra vivacidade pa-ra o segundo tempo, com Hélder Barbosa a assumir o papel principal, saindo do banco de suplentes para o lugar de Paulo César, todavia o que é certo é que foi sol de pouca dura. O extremo teve mesmo o segundo golo nos pés, quando surgiu isolado e na cara do guardião contrário, mas o remate saíu ao lado, depois voltou a estar em acção em mais dois lances, mas o desafio ficou marcado com a alteração táctica por parte de Joaquim Caparros. As entradas de Ion Velez e Igor Martinez no encontro acabaram por dotar o conjunto basco de maior velocidade. A equipa espanhola estendeu-se no terreno, alargou as suas linhas e num ápice começou a surgir nas imediações da área arsenalista. Em poucos minutos passou do papel de derrotado para assumir o marcador, com dois golos quase a papel químico e com a defensiva dos arsenalistas a ficar pregada ao relvado.
Os minhotos não conseguiram reagir a preceito, foram os bascos que continuaram a mandar e acabaram mesmo por chegar ao terceiro golo, confirmando assim a derrota arsenalista.

Surpresas

Foi uma noite de surpresas. E três logo de uma vez. Já se esperavam novidades em termos da baliza, mas a verdade é que foram dois novos guarda-redes apresentados e um defesa.
Tal como o 'Correio do Minho' garantiu, Artur Moraes é o novo guardião arsenalista e irá disputar a titularidades com Marcos. O brasileiro, de 29 anos, chega da AS Roma e foi uma das surpresas na apresentação do plantel aos sócios.
E de razia na baliza, o Sp. Braga passa agora a ter um cardápio recheado com cinco opções. Mário Felgueiras foi a segunda novidade da noite, num regresso já esperado tendo em conta ser um atleta formado em Portugal e a entrar nas contas para a lista a enviar hoje para a UEFA.
Felgueiras, emprestado ao Rio Ave, volta a Braga, mas ao que tudo indica de forma provisória, apenas para assegurar os importantes desafios da 'Champions'.
E foi do Rio Ave que chegou a terceira 'prenda' para os adeptos. O defesa esquerdo Sílvio, de 22 anos, é mais uma opção para o lado esquerdo da defesa. O jogador foi formado nas escolas do Benfica e nos últimos anos destacou-se em Vila do Conde.

Na passadeira do sonho

Som da 'Champions' como melodia de fundo, num desfile pela passadeira do sonho. Um a um, os jogadores percorreram a passadeira vermelha, inspirados pelo filme da última temporada projectado no ecrã gigante, como que autênticos 'guerreiros' preparados para novas conquistas. Já com o pensamento na Liga dos Campeões, numa estreia agendada já para a próxima quarta-feira, frente ao Celtic de Glasgow.
Aplausos, cânticos de apoio, bandeiras, uma festa abrilhantada com caras novas e reforços de última hora: Artur Moraes, Mário Felgueiras e Sílvio.
No total são 28 os 'Guerreiros do Minho' às ordens do general Domingos Paciência, conquistadores de ambição redobrada e à espera de brilhar no campeonato e nos palcos europeus.
Subiu o pano no palco das paixões, elevou-se o sonho, a expectativa e o desejo de uma temporada de êxitos, para mais uma página de ouro na história do clube arsenalista.
Perante 8.783 espectadores, acenderam-se as luzes de um palco em tons verde esperança, num relvado onde faltou apenas o quente dos números, a força de uma vitória minhota.

28 'guerreiros'
Subiu o pano no estádio das paixões, com 28 'guerreiros' para atacar a nova época:
guarda-redes:
1- Artur Moraes;
26 - Marcos;
12 - Quim;
24 - Mário Felgueiras;
90 - Diego
defesas:
15 - Miguel Garcia;
4 - Lucas;
3 - Paulão;
5 - Moisés;
2 - Rodriguez;
16 - Leo Fortunato;
20 - Elderson;
13 - Eduardo;
28 - Sílvio
médios:
88 - Vandinho;
23 - Madrid;
30 - Alan;
7 - Pizzi; 25 - Salino;
40 - Guilherme;
9 - Paulo César; 10 - Hélder Barbosa;
8 - Mossoró
avançados:
18 - Lima; 19 - Meyong
11 - Keita; 99 - Matheus
21 - Collado.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Domingos: «Equipa preparada»
confiante para o confronto com o celtic


Apesar da derrota na tão ansiada festa perante os adeptos, Domingos Paciência não torce o nariz quando confrontado sobre o duelo frente aos escoceses do Celtic, já dentro de uma semana.

"A equipa está preparada e está bem. As alterações que produzi não justificam por completo a derrota", assumiu, antes de analisar mais em detalhe o desafio de ontem: "Na primeira parte tivemos algum ascendente, apesar de não termos sido tão contundentes como é habitual. Na segunda fui forçado a tirar o Paulo César devido a um traumatismo, ainda estivemos perto do 2-0 que podia decidir o jogo, mas mais importante do que o resultado é perceber quais as situações que temos de melhorar."

Mas o treinador tem algo que o preocupa: "O único senão têm sido os traumatismos do Madrid e do Paulo César, o outro problema físico do Matheus e o do Marcos..."

Quanto a reforços, Artur chegou para a baliza e há outro que pode estar para breve: "Agora, temos quatro guarda-redes e é com eles que vamos trabalhar. O Artur foi estudado ao pormenor e tem qualidade. Quanto ao Luís Aguiar, toda a gente sabe que interessa ao Sp. Braga."



RECORD

JotaCC

Crónica de jogo
Athletic Bilbao estragou a festa bracarense


A uma semana de receber o Celtic na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a equipa bracarense mostrou ainda demasiadas debilidades

O Athletic Bilbao estragou por completo uma noite que os responsáveis do Sp. Braga pretendiam de festa. A equipa de Domingos Paciência mostrou alguns bons pormenores na primeira parte, mas perdeu-se por completo na segunda metade e acabou derrotada por 1-3. Um resultado e uma exibição preocupantes a uma semana de receber o Celtic na primeira partida de uma eliminatória que vale milhões.

No início da noite, a novidade na apresentação do plantel foi o guarda-redes brasileiro Artur Moraes, mas foi o regresso do ex-guarda-redes do Benfica Quim, que caminhou para o centro do relvado de canadianas, que mereceu por parte dos adeptos a maior ovação - Mossoró, Alan e Vandinho também foram muito aplaudidos. Luis Aguiar, a assistir à festa no camarote, seguramente que também teria direito a aplausos se estivesse no relvado, mas até se desvincular do Dínamo de Moscovo terá de torcer por fora.

Com o uruguaio, que se assumiu como uma das principais figuras da segunda volta da última Liga, Domingos Paciência teria por certo outras soluções, numa equipa que tem ainda muitos problemas em termos defensivos e de organização nas saídas para o ataque.

O técnico apostou ontem num 4x4x2, mas com algumas caras novas que não conseguem disfarçar as saídas. No lugar de Evaldo, surgiu Elderson, um internacional nigeriano que chega depois de representar os franceses do Rennes e parece ser um jogador que ainda não encontrou o seu lugar, apesar de um ou outro pormenor digno de registo (logo aos 4", teve um cruzamento que Meyong desviou sem êxito). Leandro Salino, proveniente do Nacional, jogou no meio-campo, uma posição normalmente ocupada por Mossóro, que não fez parte dos convocados.

Um dos reforços que se destacou pela positiva foi Lima (ex-Belenenses) que deu a ideia de se entender bem com Meyong. O camaronês, de resto, desperdiçou de forma incrível um passe do brasileiro quando estavam decorridos 18". Mas o Sp. Braga chegou, aos 42", à vantagem. Numa grande penalidade de Gurpegui que Meyong - que renovou neste defeso contrato com os vice-campeões nacionais - converteu. Uma vantagem inteiramente justificada, porque até aí o Sp. Braga conseguiu ter mais bola e esteve sempre mais perto da baliza adversária.

Na segunda metade, a entrada de Hélder Barbosa, outro dos reforços, para a posição de Paulo César, deu ainda mais capacidade ao flanco esquerdo e, logo no início, poderia chegado ao 2-0, após um excelente passe de Vandinho que o deixou na cara do guarda-redes Irairoz. O remate saiu ao lado.

Depois, tudo se desmoronou. A equipa basca a virou o jogo em apenas três minutos. Aos 60", a bola chegou a Susaeta, que rematou por debaixo do corpo de Mário Felgueiras, com a defesa a ver jogar. Um cenário que se repetiu três minutos mais tarde: a defesa bracarense ficou a pedir fora-de-jogo e Igor Martínez, isolado, fez o segundo golo. E, aos 78", quando o San Jose fechou o resultado, o jogo já estava descaracterizado pelo elevado número de substituições de parte a parte.


Hélder Barbosa

Entrou na segunda parte e deu outra dinâmica ao flanco esquerdo bracarense. Teve o golo nos pés e falhou, mas, depois da reviravolta no resultado, foi dos poucos que remou contra a maré.

Vandinho

É um jogador que oferece garantias e, depois da paragem forçada pelo castigo na última época, parece estar

no seu melhor. Mas as pilhas ainda não chegam para um jogo inteiro. Na primeira metade foi um dos responsáveis pela superioridade dos minhotos.

Paulão

Foi o central que jogou boa parte do tempo a ocupar a posição que normalmente pertence a Moisés. Acabou por ter culpas no primeiro golo e parece ainda muito longe da melhor forma.

Segunda parte do Sp. Braga


A formação de Domingos Paciência perdeu a consistência e o Norte. Foi totalmente dominada e sofreu três golos no segundo tempo. Algo de especialmente preocupante quando se aproxima a pré-eliminatória da Liga dos Campeões.



Reforços

Artur Moraes e Sílvio foram apresentados

O guarda-redes brasileiro Artur Moraes, ex-AS Roma, foi ontem apresentado como jogador do Sp. Braga. Moraes foi o primeiro a subir ao relvado e vai ficar com número 1. A contratação do brasileiro vem resolver um dos principais problemas da equipa de Domingos, após a saída de Eduardo para o Génova e da ausência prolongada de Quim, que sofreu uma grave lesão e ficará afastado dos relvados grande parte da época. Com 29 anos, Moraes disputou 12 jogos oficiais pela equipa da capital italiana nas duas últimas épocas.

Confirmada está também a contratação do defesa esquerdo Sílvio, que jogava no Rio Ave. O acordo entre bracarenses e vila-condenses inclui o empréstimo de Tiago Pinto ao Rio Ave e a cedência a título definitivo do avançado Mendes.

Por definir está a situação do médio uruguaio Luis Aguiar. O jogador tem contrato com o Dínamo de Moscovo e esteve ontem na bancada acompanhado pelo presidente do Sp. Braga, António Salvador, e pelo director desportivo do clube minhoto, Fernando Couto.


PUBLICO

JotaCC

Sílvio: Cara nova em Braga

Sílvio, lateral-esquerdo de 22 anos, assinou pelo Sp. Braga, que cede Tiago Pinto ao Rio Ave. Ontem, os arsenalistas perderam com o At. Bilbao (1-3) no jogo de apresentação.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Ex-jogador do Rio Ave

Sporting de Braga contrata Sílvio

O defesa Sílvio é a mais recente contratação do Sporting de Braga. O acordo com o Rio Ave foi conseguido ontem e o jogador já deverá começar hoje a trabalhar com o restante plantel às ordens de Domingos Paciência. Para além de uma verba em dinheiro, ainda desconhecida, o negócio engloba também a cedência ao Rui Ave de Tiago Pinto e do extremo Mendes, sendo que este já trabalha em Vila do Conde desde o início da pré-temporada.
Aos 22 anos, Sílvio, que foi formado nas camadas jovens do Benfica, dá o «salto» para uma equipa com objetivos mais ambiciosos e terá a responsabilidade de fazer esquecer Evaldo, agora no Sporting. Na luta por um lugar na equipa titular, Sílvio, que também pode jogar na direita, terá a concorrência de Echiejile e Eduardo.



Liga dos Campeões

Árbitro belga no Sp. Braga-Celtic

O árbitro belga, Serge Gumienny, foi o nomeado para dirigir o jogo da primeira-mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, entre o Sporting de Braga e o Celtic, que está agendado para dia 28 (quarta-feira). Um dia antes, o árbitro português, Bruno Paixão, estará na Roménia para apitar o embate entre o Unirea e o Zenit São Petersburgo.



PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Derrota na hora certa

Ninguém gosta de perder, muito menos em casa e, pior, no dia de apresentação oficial aos sócios, mas bem se pode dizer que há males que vêm por bem. A derrota de ontem, depois de seis vitórias consecutivas neste início de época, só pode fazer bem a este Braga, isto a uma semana da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, contra os escoceses do Celtic. E só pode fazer bem para colocar a nu algumas deficiências, mas também terá ajudado Domingos a elaborar a lista definitiva a enviar à UEFA.

Infelizmente para o Braga, a eliminatória com o Celtic vem muito cedo. Falta pouco tempo e há ainda muito trabalho pela frente. Mas o futuro pode ser risonho. Vejamos: ontem o vice-campeão nacional não contou com imensos jogadores. Alguns jogaram, mas apenas alguns minutos. Comecemos pela baliza: Artur Moraes só ontem foi apresentado e Marcos só alinhou na segunda parte. Na defesa, Moisés só ontem voltou, depois de ter viajado para o Brasil, devido à morte do pai, e o lateral-direito Lucas ainda precisa de tempo. Na esquerda, Elderson deixou boas indicações, e Sílvio chegou para tentar tirar-lhe o lugar. No meio-campo as maiores ausências. Com Mossoró ainda a recuperar da grave lesão e impedido de defrontar o Celtic, resta ainda Andrés Madrid e talvez mesmo Luis Aguiar, que pode estar de regresso a Braga. Nas alas, Matheus foi outra ausência com o Atlético de Bilbau. Baixas a mais no dia de apresentação, mas resta o optimismo de saber que o plantel tem qualidade. O que poderá faltar em tempo sobrará em vontade de uma estreia inédita na Liga dos Campeões.

Agora o jogo. Um Braga ainda "remendado" entrou bem na partida, realizou uma boa primeira parte e tentou encontrar soluções para derrubar uma bem organizada equipa do Atlético de Bilbau. O golo de Meyong, de grande penalidade, deu justiça ao marcador. Isto num período em que Elderson e Lima mostraram ser bons reforços, enquanto Leandro Salino tentou agarrar o jogo.

No segundo tempo o Braga foi incapaz de segurar o futebol ofensivo do Atlético de Bilbau. A equipa espanhola surgiu com facilidade pelo eixo defensivo da equipa minhota, chegando sem dificuldade a uma vitória confortável. Tudo se complicou nos derradeiros minutos, quando Moisés saiu lesionado. Como não havia mais substituições a fazer, o Braga ficou reduzido a 10 e pouco mais havia a fazer.



Como jogaram os novos do Braga

Mário Felgueiras

Depois de uma primeira parte com pouco trabalho, mostrando-se apenas num livre de Gabilondo, que defendeu para canto, viu a baliza em perigo no segundo tempo e nada pôde fazer para evitar três golos. Antes de sofrer o terceiro, evitou outro, aos 73', com uma palmada para canto.

Elderson

Boa exibição do lateral nigeriano. Sem problemas a defender, subiu várias vezes, efectuando alguns bons cruzamentos.

Leandro Salino

Tecnicamente evoluído, tentou empurrar a equipa para o ataque, mas sentiu problemas para mandar no jogo da equipa.

Lima

Um dos bons reforços. Joga preferencialmente na área, onde se mexe bem e procura o golo com facilidade, mas também sabe procurar jogo fora dela.

Hélder Barbosa

Entrou após o intervalo e teve alguns movimentos interessantes tanto na ala esquerda como no meio. Impôs velocidade ao ataque.

Pizzi

Habituado a jogar na ala direita, foi prejudicado pelo recuo de Vandinho para central, acabando por fazer um jogo esforçado no miolo, no apoio a Guilherme

Marcos

De volta à baliza, ainda fez uma boa defesa, num lance precedido de fora-de-jogo. Nos 16 minutos que esteve em campo não sofrer golos, algo sempre importante para um guarda-redes.

Lucas

Sem problemas a defender, quis ainda marcar, de livre directo, mas a bola saiu contra a barreira.

Keita

Sozinho no ataque, quando o Braga já jogava com menos um devido à lesão de Moisés, mostrou, ainda assim, alguns pormenores interessantes.

Eduardo

Tal como Lucas, não teve problemas a defender, numa altura em que a equipa estava "partida".


Luis Aguiar foi a surpresa

António Salvador esforçou-se até à última para presentear os adeptos com a apresentação de Luis Aguiar. E quase o conseguiu. O médio uruguaio será mesmo reforço, cumprindo o maior desejo dos adeptos, que até lhe chamam "o verdadeiro Guerreiro." Aguiar chegou ontem a Braga e esteve no camarote presidencial com Salvador e Fernando Couto. O Braga não o deixou descer à bancada, mas o jogador espreitou muitas vezes à janela e deixou-se ver por parte dos adeptos, que rapidamente passaram a palavra e deixaram todos com água na boca. Ainda por cima, o speaker prometeu várias vezes uma grande surpresa no final da partida, o que adensou a expectativa. Afinal, era um espectáculo de luzes a projectar na relva o nome de quase todos os elementos do plantel. Faltava Luis Aguiar, que só hoje deve ser oficializado, assim que se conheçam os resultados dos exames médicos e o jogador assine.

A forma como Aguiar (não) foi escondido é um claro sinal do Braga que está tudo mais do que acertado quer com o jogador quer com o Dínamo de Moscovo. Os adeptos mereciam a surpresa e esta foi a única forma de os presentear. Aguiar ficará uma época em Portugal, por empréstimo do Dínamo.

Segunda-feira, O JOGO noticiou a possibilidade de Aguiar chegar brevemente. O médio nunca escondeu ser essa a sua vontade, mas o Dínamo de Moscovo não queria emprestar novamente um jogador por quem, há um ano, despendeu três milhões de euros. A engenharia negocial de António Salvador voltou a vencer. E pela segunda vez, apesar do uruguaio partir para a terceira experiência no Minho. Na primeira chegou depois de um ano muito irregular entre Estrela da Amadora e Académica. "O Luís está aqui pela positiva, pelos amigos que deixou. Se esteve cá são vocês que o dizem. Toda a gente sabe que é um jogador que interessa e fez duas boas épocas aqui", limitou-se a dizer Domingos.


Moisés não se abate com 40 pontos

Os sete pontos que Moisés levou na testa não doeram. O central já está habituado e até conta 40 na mesma zona: nove no Flamengo, nove no Boavista e os restantes no Minho. "Coisas piores aconteceram nos últimos dias. Não são estes pontos que vão derrubar-me", garantiu, em alusão à morte do pai. O central não ousa comparar esta com a equipa do ano passado. "Saíram e entraram bons jogadores. Mas é pouco tempo", referiu. "Vimos de uma boa pré-época feita. Não vamos retirar este jogo, mas o objectivo é vencer na próxima quarta-feira", fechou



Kieszek na bancada


Envolvido numa das transferências mais surpreendentes deste defeso, saindo do Braga para o FC Porto, Kieszek não esquece os amigos e ontem esteve nos camarotes AXA, onde viu o jogo com a namorada. Ao intervalo, foi cumprimentar o presidente, António Salvador.


Como jogaram os antigos do Braga

Miguel Garcia

Defendeu bem e, salvo uma ou outra excepção, não foi pelo seu corredor que os bascos incomodaram. Mas falta-lhe a vocação ofensiva a que o Braga se habituou com João Pereira ou Filipe Oliveira.

Paulão

Uma primeira parte tão boa não merecia as desatenções nos dois últimos golos do Bilbau. Ainda assim, mostrou mais serenidade por comparação com a época passada.

Rodriguez

O melhor da defesa. Só teve responsabilidade (repartida) no último golo sofrido. Até essa altura, comandou a preceito e revelou pormenores de grande classe.

Vandinho

Terminou a central, por culpa do infortúnio de Moisés. Sentiu-se sozinho quando esteve no meio-campo e, por isso, raramente avançou.

Alan

Esteve na génese do penálti e de alguns dos melhores lances da primeira parte. O contrato mudou mas não a sua forma de jogar. A abrir o segundo tempo quase marcava.

Meyong

O golo da praxe, da forma que mais marcou o ano passado: penálti. De resto, ficou patente que ainda não está entrosado com Lima.

Paulo César

Interventivo, mas globalmente apagado na hora de decidir.

Moisés

Três dias sem treinar fizeram-lhe mal, pois foi batido duas vezes de forma pouco habitual. Para piorar, um choque frontal obrigou-o a sair 20 minutos depois de entrar.

Guilherme

Primeiro fez de Salino, depois de Vandinho. Não teve tempo de pegar num, nem noutro lado.


Moraes resolve baliza

Era uma das curiosidades destinadas para a apresentação oficial e ficou esclarecida rapidamente. Pouco depois das 20h00, o speaker do Estádio AXA começou a chamar individualmente os jogadores por ordem numérica e Artur Moraes foi logo o primeiro, sendo bastante aplaudido pelos adeptos, entusiasmados pela confirmação de mais um reforço.

Após duas épocas no Roma, de Itália, onde esteve sempre na sombra dos compatriotas Doni e Júlio Sérgio, o guarda-redes brasileiro, de 29 anos, aceitou o convite do Braga seduzido pela oportunidade de jogar na Liga dos Campeões, rubricando um contrato válido por uma temporada. Artur Moraes era uma das três hipóteses apontadas à baliza bracarense. O também brasileiro Felipe estava no topo da lista de preferências dos minhotos, mas não conseguiu desvincular-se do Corinthians, ao passo que a alternativa portuguesa, Daniel Fernandes, preferiu dar continuidade à carreira na Grécia. Os bracarenses tinham Artur Moraes de prevenção e resolveram ontem a preocupação mais marcante da pré-época.

Com Artur Moraes, o plantel passou a contabilizar cinco guarda-redes, já que este se juntou a Marcos, que nos últimos dias esteve em dúvida devido a um problema físico; Quim, que ontem foi apresentado de muletas e com a perna direita imobilizada; e aos jovens Mário Felgueiras e Diego.



Daniel Fernandes no Pana


Daniel Fernandes tinha até ontem para dar uma resposta ao Braga e acabou por dizer não, dando preferência ao Panathinaikos, que o assegurou por ano de empréstimo dos alemães do Bochum e sem direito de opção. O guarda-redes que Carlos Queiroz convocou para o Mundial'2010 sente-se bem na Grécia, onde representou o PAOK durante cinco épocas e o Iraklis, na temporada passada, e optou continuar por lá, dando o salto para o actual campeão grego, no qual terá a oportunidade de jogar na Liga dos Campeões.



"A equipa está bem e preparada"

A derrota não diminuiu confiança de Domingos Paciência, que no final garantiu que "a equipa está bem e preparada" para o jogo de quarta-feira ante o Celtic da primeira-mão da terceira pré-eliminatória da Champions. Na opinião do treinador bracarense, "mais importante do que o resultado são situações que a equipa tem de melhorar e trabalhar para ficar mais eficaz", por forma a apresentar-se "no máximo" frente aos escoceses.

Para Domingos, as muitas alterações feitas na segunda parte "não justificam por si só" a derrota. "Tivemos algum ascendente na primeira parte, mas, por vezes, não fomos tão contundentes como costumamos ser no ataque. Na segunda parte, com a substituição forçada do Paulo César, que sofreu um traumatismo, entrámos bem e podíamos ter feito o 2-0 pelo Hélder Barbosa. O jogo seria diferente", comentou o técnico. Por falar em traumatismos, Domingos lamentou as lesões "não musculares" que têm afectado alguns jogadores do plantel, nomeadamente "Paulo César, Madrid, Mateus e Marcos". Por fim, o treinador dos minhotos comentou o dossiê dos guarda-redes. "Não tem sido fácil nem para mim nem para a estrutura directiva. Mas está resolvido. É com estes quatro guarda-redes que contamos. O Mário é uma opção válida e o Moraes foi o que decidimos contratar em face da política do clube", disse.



Sílvio facilita Champions

O namoro era antigo mas só ontem deu em casamento. Sílvio assinou por quatro épocas com o Sporting de Braga e chegou ao AXA a tempo de ser apresentado e receber uma das maiores ovações dos adeptos, ávidos de surpresas. Esta não era propriamente inesperada, uma vez que desde sexta que O JOGO antecipou o cenário.

O Braga teve interesse no jogador em Maio, mas as exigências financeiras do Rio Ave impediram o negócio. O problema é que os laterais contratados a seguir - Elderson e Eduardo - ainda não se adaptaram, especialmente o brasileiro. Aliás, Eduardo deve ser um dos excluídos da lista a enviar hoje para a UEFA e que habilitará 23 jogadores do plantel a jogarem contra o Celtic, na próxima semana. Léo Fortunato é outro candidato. Para se desfazer de Sílvio, o Rio Ave vai receber algum dinheiro e o empréstimo dos jovens Tiago Pinto e Mendes, sendo que este último já estava em Vila do Conde.

Para a definição total, falta acordar os salários com os jogadores.


Cajuda deseja boa sorte aos Guerreiros e a Alan

Apesar da polémica que envolveu o Braga e o Al-Sharjah por causa das negociações em torno de Alan, o treinador português da equipa dos Emirados Árabes Unidos, Manuel Cajuda, não misturou as coisas e desejou "boa sorte" aos minhotos para a Liga dos Campeões. "Espero que o Alan seja feliz, e espero vê-lo a ele e ao Braga a jogar a Champions", declarou o técnico à sua assessoria de Imprensa, torcendo para que "não aconteça ao Braga o que aconteceu ao Guimarães há dois anos e que apanhe duas arbitragens justas". Sobre Alan, Cajuda referiu que "o jogador ficou a perder porque ia gastar mais dinheiro" e que aceitou recebê-lo só em Setembro "para que pudesse jogar a pré-eliminatória da Champions".


O JOGO

JotaCC

Brasileiro reforça bracarenses

O guarda-redes Artur Moraes, proveniente da AS Roma, foi ontem confirmado como jogador do Sporting de Braga, na apresentação oficial da equipa com o Athletic de Bilbau, equipa que venceu os minhotos, por 3-1.


DN

JotaCC

Sporting de Braga apresentou-se ontem aos sócios. O encontro particular frente ao Atlético de Bilbao terminou com a primeira derrota da pré-época antes da estreia europeia diante do Celtic de Glasgow     

Sporting de Braga apresentou-se ontem aos sócios.

O encontro particular frente ao Atlético de Bilbao terminou com a primeira derrota da pré-época, por 3-1, antes da estreia europeia diante do Celtic de Glasgow

Após a derrota por 3-1 com o Atlético de Bilbau, no jogo de apresentação aos adeptos, Domingos Paciência elogiou o trabalho da equipa, sobretudo no primeiro tempo, mas reconheceu ser necessário melhorar.

O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, garantiu que a equipa está preparada para o primeiro jogo oficial da época, com o Celtic, a 28 de julho, da primeira mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões em futebol.

Domingos revelou ainda que o médio uruguaio Luís Aguiar é um "jogador que interessa" e mostrou-se satisfeito por estar fechado o quadro de guarda-redes, após a contratação do guarda-redes André Moraes, que assinou por uma época.

O lateral esquerdo Sílvio, proveniente do Rio Ave, assinou por quatro temporadas.

O treinador do Atlético de Bilbau, Joaquim Caparros, elogiou o desempenho da sua equipa na segunda parte e garantiu que a formação que orienta está preparada para a Liga espanhola.


ANTENA MINHO

JotaCC

TREINO SEXTA-FEIRA ÀS 10H00 À PORTA ABERTA

O plantel do SC Braga treina sexta-feira, dia 23 de Julho, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e comunicação social.

S.C.BRAGA.PT