News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/07

Started by JotaCC, 17 de July de 2010, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Champions: Sorteio não foi amigo do Sp. Braga


A caminhada para a Liga dos Campeões começou há um ano, quando Domingos Paciência assumiu o comando técnico do Sporting de Braga e foi galgando terreno até garantir o segundo lugar na Liga. Agora falta mais um pequeno salto para a história. Ultrapassar o Celtic de Glasgow na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
O sorteio realizado ontem colocou os escoceses no caminho dos arsenalistas, sendo a formação mais "tarimbada" nas provas internacionais, no meio dos restantes adversários que podiam sair em sorte à equipa minhota. O Sporting de Braga tinha como hipóteses também o Unirea Urziceni (da Roménia), o PAOK Salónica (Grécia), o Young Boys (Suíça) e o Gent (Bélgica), mas acabou por ver sair o vice-campeão escocês.
Agora, há que olhar em frente e preparar as "armas" para o confronto com os escoceses. O primeiro jogo será em Braga, onde a equipa de Domingos Paciência terá de lançar todos os trunfos possíveis para enfrentar o segundo jogo na Escócia com maior tranquilidade.
O peso do Celtic nas provas europeias é bem superior ao do Braga, já chegou a conquistar uma Taça dos Campeões Europeus e é um "cliente" assíduo na milionária prova, enquanto os arsenalistas tentam lá chegar pela primeira vez. O Celtic participou em 38 jogos da Liga dos Campeões e apresenta um notável currículo.
Mas, atenção, que os respeito dos escoceses em relação ao Braga é enorme. No seu site oficial, durante o dia de ontem, por exemplo, fazia referência ao embate com o vice-campeão de Portugal. A título de curiosidade, refira-se ainda, a notícia do sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões destacava como jogo principal o embate entre os arsenalistas e a formação do Celtic. Assim, estão reunidos todos os ingredientes para um duelo, a duas mãos, de emoções fortes.

Plantel com muitas nacionalidades

Vários tons se conjugam no emblema de Glasgow. Ao todo são 16 os países representados num plantel, até ao momento, de 30 jogadores. Desde os vizinhos ingleses, galeses e irlandeses, passando por destinos mais exóticos, como a Coreia do Sul, o México e a região escandinava. Há de tudo, numa equipa onde pontifica o grego Samaras, o francês Fortuné e o irlandês McGeady.
A equipa orientada por Neil Lennon tem dado passos no mercado. Curtos, mas, esperam, certeiros. O sul-coreano Cha Du-Ri chegou do Friburgo, da Alemanha, enquanto o médio Juárez deixou o Pumas, do México. Ao mercado interno foram resgatar Mulgrew (Aberdeen) e Hutchinson (ex-Dundee).


Adversário do Sporting de Braga é um velho conhecido dos portugueses

O Celtic Glasgow tem cruzado ao longo dos tempos no caminho europeu dos três grandes do futebol português - numa delas com a conquista da Taça UEFA por parte do FC Porto, na final de Sevilha em 2003 -, mas com o Braga será uma estreia. O clube, um dos míticos na Escócia, a par do rival Rangers, tem, ainda assim, um balanço equilibrado frente às equipas portuguesas, em especial o Benfica e o Sporting, já que frente ao FC Porto perdeu uma final europeia.
Foram seis as vezes que a equipa escocesa defrontou o Benfica, todas na Liga dos Campeões ou ainda na antiga Taça dos Campeões, com as equipas a repartiram as vitórias, três para o Celtic, outras tantas para os "encarnados". O primeiro confronto foi ainda na década de 60, período de ouro para o Benfica mas também para o Celtic, com o título de campeão europeu em 1967, e numa eliminatória com 3-0 para cada lado nos dois jogos.

Fernando Couto: "Temos possibilidades de superar este adversário"

O sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões podia ser mais risonho para o Sporting de Braga, mas Fernando Couto lembrou ontem que "se queremos estar entre os melhores, temos de ultrapassar estes adversários".
O representante do clube bracarense no sorteio em Nyon mostrou-se confiante na possibilidade da equipa bracarense seguir em frente na prova, apesar de destacar as dificuldades que o clube minhoto terá pela frente. "É um adversário complicado, dos possíveis era o mais difícil", reconheceu. "Mas estamos num nível muito superior e todas as que estão nesta fase são grandes equipas. É um óptimo adversário de um campeonato muito complicado, mas temos as nossas armas e vamos dar continuidade ao trabalho que temos desenvolvido até aqui. Se queremos entre os melhores, temos que ultrapassar estas equipas", vincou o 'manager' do clube bracarense. Couto fez ainda alusão ao ambiente infernal que o Braga pode encontrar na Escócia, mas sempre muito confiante. "Penso que temos possibilidades de passar este adversário", disse, lembrando o facto deste ser mais um passo rumo à fase de grupos da Liga dos Campeões ou, no mínimo, em caso de vitória, assegurar, a entrada directa na Liga Europa.


Reacções ao sorteio da Champions

O peso do nome Celtic não assusta os adeptos, mesmo que pela frente vá estar um adversário forte e um velho conhecido de equipas portuguesas nas competições europeias.
A brilhante campanha do Sp. Braga na época passada e o inédito segundo lugar continuam a fazer sonhar alto os adeptos e sócios arsenalistas, numa cidade já rendida ao clube minhoto e aos milhões da 'Champions'. E nem a reformulação em curso no plantel - após as saídas de alguns jogadores responsáveis pelo sucesso da temporada transacta - retira o optimismo à massa adepta para aquela que será a primeira experiência na Liga dos Campeões.
A opinião é unânime: o sorteio acabou por não ser de todo favorável, já que o Celtic é um clube com grande historial em termos de competições europeias, e é encarado como o adversário mais difícil entre os possíveis, mas a verdade é que as dificuldades são relegadas para segundo plano perante o forte optimismo no clube, direcção, plantel e equipa técnica liderada por Domingos Paciência.
"Foi sem dúvida o adversário mais forte. Mas é um desafio e temos de estar expectantes. O Sp. Braga tem um excelente plantel, uma equipa madura e um clube com uma força enorme. O grupo dá garantias e temos um excelente treinador. Todos nós adeptos estamos crentes que é grande desafio, mas é possível", destacou Pedro Machado, ex-presidente do Sp. Braga.

Barroso (antigo jogador Sp. Braga)

"O Celtic é um grande clube, é uma equipa com muita história e um estádio em que o público está muito perto do campo e isso complica qualquer adversário. Mas o Sp. Braga já fez história e vai continuar a querer fazer, julgo que nenhum jogador jogou na Liga dos Campeões e isso é uma motivação para a equipa. Vai ser um jogo difícil, mas muitas vezes as coisas difíceis levam a que os jogadores se concentrem e arranjem motivação para um grande jogo".

Zé Nuno (antigo jogador Sp. Braga)
É claramente um adversário difícil, o mais cotado do 'ranking', com uma equipa com uma tradição enorme a nível europeu. Só encontro uma vantagem para o Sp. Braga: em termos económicos, porque em termos desportivos é claramente o adversário pior que podia ter calhado nesta altura ao Sp. Braga".

Pedro Machado (antigo presidente Sp. Braga)
"Dos possíveis adversários foi o mais forte, é uma equipa que está em alteração, perdeu bons jogadores, mas é um futebol muito físico. É um desafio e temos de estar expectantes. Mas se fosse adepto do Celtic também diria que saiu a pior equipa dos adversários possíveis. O Sp. Braga tem um excelente plantel e o Celtic também se deve preocupar. Nós adeptos, estamos crentes que é possível e temos de encher o estádio".

Toni (treinador)

"O Celtic tem uma boa equipa, nesta altura é um clube que fez grandes investimentos na construção do plantel. É um clube tarimbado na 'Champions' e ligas europeias, mas isto não quer dizer que o Sp. Braga não tenha uma palavra forte a dizer em relação a esta eliminatória. Havia adversários mais acessíveis. São dois jogos em que o Sp. Braga vai ter de pensar que não é um jogo só e sim dois e que terá de jogar com esse factor, tentando construir um resultado que dê alguma margem de tranquilidade para o jogo da segunda 'mão'. E sabendo que as equipas que visitam o Celtic sentem grandes dificuldades, porque é um futebol de características fortes, muito musculado, directo e com um público fervoroso".

Artur Correia (ex-jogador Sp. Braga)
"Logicamente esperam-se grandes dificuldades. O Celtic é um grande clube com tradição nas taças europeias, muito organizado, terrivelmente agressivo, competitivo e com ambição. O Celtic foi o adversário mais forte e mais perigoso que poderia ter saído ao Sp. Braga. Temos tido grandes dificuldades com equipas britânicas pelo futebol agressivo e directo, mas o futebol português tem evoluído. O Sp. Braga dos últimos anos é também um adversário muito mais organizado, ambicioso, bem estruturado e acredito que este plantel do Domingos tem todas as condições para ultrapassar o Celtic".



CORREIO DO MINHO

JotaCC

Alan decidiu aceitar proposta de renovação
prolonga contrato por mais 4 épocas

Está perto do fim a "novela" Alan e com um desfecho feliz para o Sp. Braga. O extremo-direito aceitou a proposta de renovação apresentada por António Salvador e na próxima semana deve colocar o preto no branco no novo contrato que será válido por mais quatro temporadas.

O presidente da SAD convidou o brasileiro a ficar no Minho após o assédio do Al Sharjah, emblema dos Emirados Árabes Unidos orientado por Manuel Cajuda. Os 1,2 milhões propostos ficaram longe dos 2 milhões exigidos por Salvador, mas Alan tinha gostado do vencimento que iria auferir em duas épocas.

Por isso, e com Domingos Paciência a fazer figas para que o influente extremo estivesse presente no seu plantel para a tão aguardada estreia na Liga dos Campeões, António Salvador conversou com Alan e em cima da mesa colocou quatro anos de contrato e um ligeiro aumento salarial.

A estabilidade dos arsenalistas e a qualidade de vida que o brasileiro e a família têm no Norte do país falaram mais alto do que o sonho de uma milionária transferência, até porque o badalado interesse do Sporting acabou por não passar das folhas dos jornais. Alan pensou, repensou e decidiu aceitar renovar com o Sp. Braga, clube que voltou a projetá-lo para a alta-roda do futebol, ou não tivesse sido ele um dos principais obreiros do histórico 2.º lugar conquistado na última época.

Aos 30 anos, o extremo, que uma dia aterrou na ilha da Madeira para vestir as cores do Marítimo e que viria a celebrar dois títulos nacionais ao serviço do FC Porto, marcou 8 golos para o campeonato com Domingos Paciência no banco. Já com Jorge Jesus o veloz brasileiro tinha sido peça determinante para os festejos da Taça Intertoto. Agora, com a proposta de renovação quase assinada, está prestes a escrever nova página dourada na história do clube... ao ritmo do hino da Liga dos Campeões!



RECORD

JotaCC

Stojkovic só dia 23
Futuro não passa por Alvalade

Stojkovic está autorizado pelos responsáveis da estrutura de futebol do Sporting a apresentar-se apenas no dia 23 do corrente. O guarda-redes é, neste momento, o único ativo com contrato em vigor que não está a trabalhar na preparação da época.

A concessão de mais férias para o sérvio não causa grande surpresa, até porque Stojkovic não faz parte dos planos de Paulo Sérgio para a temporada 2010/11, estando excluído do lote de jogadores do plantel que vai fazer a viagem aos Estados Unidos na próxima segunda-feira.

A situação do guarda-redes mantém-se, no entanto, indefinida. O Sp. Braga é uma hipótese em aberto. O próprio Stojkovic já assumiu publicamente que a possibilidade de rumar à cidade dos arcebispos é do seu inteiro agrado.

A verdade é que nesta altura o futuro do jogador não está definido e, caso a transferência para Braga não se concretize, os responsáveis leoninos terão de encontrar uma colocação para o guarda-redes, à semelhança do que já aconteceu em anos anteriores em que o sérvio representou o Getafe, de Espanha, e o Wigan, de Inglaterra, a título de empréstimo.

Polémica em torno de Evaldo
sp. braga aguarda 1.º pagamento

Contratado ao Sp. Braga por 3 milhões de euros, Evaldo não pode ser inscrito na Liga de Clubes como jogador leonino, já que o Sporting ainda não efetuou o pagamento da 1.ª prestação acordada entre os dois clubes.

Considerada uma medida recorrente neste tipo de negócios, Evaldo continua vinculado à formação arsenalista, uma situação que funciona como espécie de caução que só será desbloqueada quando os leões saldarem a dívida inicialmente acordada com o Sp. Braga. Nesta altura, não se coloca a hipótese de o lateral-esquerdo, de 28 anos, regressar à cidade dos arcebispos, mas existe a necessidade de arsenalistas e leões chegarem a um entendimento para concluir o processo. Quando o Sporting efetuar o pagamento previamente acordado, o contrato de desvinculação com o Sp. Braga entra diretamente na Liga de Clubes juntamente com o novo acordo assinado entre Evaldo e o Sporting.

Ontem Costinha reagiu da seguinte forma: "Evaldo é jogador do Sporting. Não tenho conhecimento. De acordo com o que sei, está tudo em ordem." Registe-se ainda que, segundo o relatório e contas leonino do terceiro trimestre do exercício 2009/10, publicado em maio, o Sporting ainda só pagou dez por cento dos 3 milhões acordados na mudança de João Pereira para Alvalade.


RECORD

JotaCC

Eduardo despediu-se à mesa com adeptos

No princípio eram dois sócios de uma empresa de organização de eventos, adeptos do Braga. António Silva, Pedro Cardoso foram inspirados pela insistência do filhote do primeiro, um menino de nove anos que, como muitos milhares de meninos, desenvolveu uma adoração por Eduardo, o guarda-redes da Selecção, que está de partida para o Génova: por que não fazer-lhe uma festa de despedida? A ideia cresceu, fiel aos rituais dos convívios familiares, em que cada um contribuiu com o que pode: uma junta de freguesia cedeu as instalações; uma pastelaria esmerou-se a preparar um bolo à altura de um homem tão especial, também na doçura com que comove perante tanto carinho; uma voz ofereceu-se para cantar o hino do clube; muitos pequenos gestos juntaram-se à ideia e, ontem à noite, à mesa da Escola EB 2/3 de Gualtar, foram cerca de 200 os bracarenses a brindar ao passado e ao futuro do internacional, que agradeceu emocionado, porque não há defesa possível para gestos tão bondosos, genuínos. Alguém lhe fez notar essa diferença: foi uma homenagem promovida pelos adeptos e não pelo clube que encaixará 4,5 milhões de euros com a transferência de um menino humilde que garantiu ao Braga uma transferência que é recorde nas contas da SAD, mas Eduardo nem deu bola a esse jogo. "As pessoas devem fazer o que entendem, mas, não se deve confundir o clube com algumas pessoas", desvalorizou, consumido por outras emoções, que se misturam, por vezes de forma avassaladora, à medida que se aproxima a hora de partir.

À "tristeza" que é inevitável nas despedidas sobrepõe-se a "satisfação" de gestos como este de ontem - "O meu sincero obrigado", insistiu -, assim como a de sair "com a consciência tranquila": "Sempre procurei dar o meu melhor". Os adeptos, bracarenses e não só, são testemunhas desse empenho, que o fez passar pelo Mundial com um golo sofrido, depois de uma época de sonho. Na despedida, Eduardo já pôde ser mais um adepto, entre os 200. Comentou o sorteio da pré-eliminatória da Liga dos Campeões desejando que o Braga "consiga passar" o Celtic; "muito triste pelo que aconteceu ao Quim", deixou ao potencial sucessor na baliza do Braga "uma palavra de conforto e apoio", sem se meter na discussão do lugar: "A mim, só me interessa que a baliza do Braga fique bem entregue".

Rumo a Itália, acenou com um sorriso às notícias que apontam ao mesmo destino o sportinguista Miguel Veloso e o benfiquista Rúben Amorim. "Seriam bem-vindos".


Tiago Pinto no Rio Ave no negócio de Sílvio


O Rio Ave poderá ser o destino de Tiago Pinto, na próxima temporada. A cedência do lateral-esquerdo, 22 anos, é uma das contrapartidas definidas nas negociações entre o clube vila-condense e a SAD minhota para a transferência do defesa-esquerdo Sílvio e do médio Vítor Gomes para os vice-campeões nacionais. Mesmo que só um dos jogadores venha a mudar-se para o plantel de Domingos Paciência, um dos detalhes que mereceram já acordo é o empréstimo do defesa que, recentemente, viu gorada a saída para o Setúbal, também a título de empréstimo. Um problema nos adutores que veio a revelar-se de pouca gravidade levou os sadinos a recusar receber o jogador. Carlos Brito, que hoje recebe o Braga (10h30), num jogo-treino em Fão, conta com Tiago Pinto, e prepara-se para perder duas peças-chave da época passada, rumo ao AXA.


João Ferreira parado e de fora contra o Braga

Condicionado por dores musculares, João Ferreira é o único caso clínico do Rio Ave. O guarda-redes voltou a falhar mais dois treinos e não entrará hoje em acção, frente ao Braga (10h30, em Fão). O jogo com os minhotos assinalará o fim do estágio da pré-época em Ofir.


Evaldo seguro em Alvalade

Evaldo é jogador do Sporting e nada num futuro próximo deverá alterar esse cenário. Ontem, alguns órgãos de Comunicação Social chegaram a noticiar que seria possível o regresso do lateral-esquerdo a Braga, por incumprimento das condições de transferência acordadas entre os minhotos e o Sporting mas, ao que O JOGO apurou, nenhuma das partes contempla, sequer, esse cenário.

O Sporting contratou Evaldo ao Braga por três milhões de euros, a serem pagos de forma faseada, mas os dirigentes bracarenses têm demonstrado capacidade de diálogo no que ao prazo de pagamentos estabelecidos diz respeito, procedimento, aliás, já adoptado na transferência de João Pereira da Pedreira para Alvalade.

Ontem, questionado sobre esse tema, o director para o futebol verde e branco, Costinha, comentou: "Não tenho conhecimento dessa situação. O Evaldo é jogador do Sporting e de acordo com o que sei está tudo regularizado. Vou-me informar, mas pelo que sei está tudo em ordem."



O JOGO

JotaCC

Celtic complica sonho do Braga

Uma fava (Celtic) e dois brindes (FC Nordsjaelland e FC Honka ou Bangor City) - assim se pode resumir o resultado do sorteio, ontem realizado em Nyon, das terceiras pré-eliminatórias da Liga dos Campeões (para o Braga) e da Liga Europa (para o Sporting e, eventualmente, Marítimo).

O Celtic era o mais forte adversário que podia calhar aos bracarenses no caminho para a concretização de estar na prestigiada prova europeia... e as bolas do sorteio foram madrastas para o vice-campeão português, combinando um desafio contra um histórico que se tornou imediatamente no principal jogo da eliminatória, sendo inclusivamente a notícia de abertura do sítio oficial da UEFA. Fernando Couto, representante dos arsenalistas no sorteio, queria precisamente evitar o clube escocês - que vai defrontar o Sporting nos próximos dias em jogo amigável, nos Estados Unidos -, mas não teve sorte mesmo com o estatuto de cabeça-de-série que ostentava no grupo dos não-campeões. Além do mais, joga primeiro em casa e terá a decisão do apuramento no sempre complicado ambiente de Glasgow. Em caso de qualificação, o Braga entra no sorteio para o play-off, último passo para aceder à fase de grupos da milionária Champions. Se por caso for eliminado, cai para o play-off da Liga Europa.

E é precisamente na Liga Europa que os outros dois clubes portugueses intervenientes no sorteio tiveram mais sorte. O Sporting, já qualificado para a terceira pré-eliminatória, jogará contra o FC Nordsjaelland, da Dinamarca. O sorteio ditou que os leões têm de disputar o primeiro jogo fora de casa, o que configura um problema - "calculado", segundo o director para o futebol, Costinha - devido ao facto de a chegada da digressão aos Estados Unidos ocorrer apenas a 26, ou seja, três dias antes do embate. O Sporting ainda tentou chegar a um entendimento com o Nordjaelland para que a primeira mão fosse disputada no Estádio José Alvalade, mas... a convergência de interesses foi impossível. Do mal o menos, graças a ter saído no sorteio a bola com o nome do clube dinamarquês, o Sporting viu facilitada a vida quanto à análise do rival e à logística da deslocação (podia ter saído um de dois adversários ainda por apurar...).

Por último, o Marítimo, que anteontem ganhou 3-2 em casa ao Sporting Fingal na segunda pré-eliminatória, terá de aguentar a vantagem na Irlanda para entrar na terceira pré-eliminatória. Aí já tem alinhamento, mas ainda não adversário definido, pois este será o vencedor do desafio entre o FC Honka (Finlândia) e o Bangor City (País de Gales). Adversários acessíveis e do agrado do Marítimo, na medida em que evitam deslocações complicadas para países de Leste, mas não totalmente, já que os insulares preferiam jogar primeiro fora para defender o resultado em casa e embalar na Madeira para o início da Liga Zon Sagres.

Liga dos Campeões

Jogos da 3ª pré-Eliminatória

Primeira mão 27 ou 28 de Julho

Segunda mão 3 ou 4 de Agosto

Caminho dos não-campeões

Dínamo Kiev - Gent

Young Boys - Fenerbahçe

BRAGA - Celtic

Unirea - Zenit S. Petersburgo

Caminho dos campeões

Metalurg/Sparta de Praga vs. Inter Baku/Lech Poznan

Aktobe/Olimpi Rustavi vs. H. Telavive/Zeljeznicar

Sheriff/Dínamo de Tirana vs. Dínamo de Zagreb/Koper

Litex/Rudar Pljevlja vs. Birkirkara/Zilina

Levadia Tallinn/Debreceni vs. Basileia

AIK/Jeunesse Esch vs. Linfield/Rosenborg

Partizan/Pyunik vs. Ekranas/HJK Helsínquia

BATE Borisov/Hafnarfjordur vs. FC Copenhaga

Bohemian/New Saints vs. Anderlecht

AC Omonia/Renova vs. Salzburgo/Torshavn


Reacções em discurso directo

Fernando Couto, "manager" do Braga

"Temos vontade e possibilidade"

O Celtic é um adversário complicado, mas nesta fase são todos extremamente difíceis, muito fortes. É uma equipa importante, de um campeonato forte, com prestígio e história. Mas temos vontade de passar esta fase e queremos dar continuidade ao trabalho que tem sido feito, que é muito bom. É mais um passo para entrar na elite e estar entre os melhores. É um bom adversário, com um ambiente difícil no seu estádio. Estou confiante, pois acho que temos possibilidades. É nossa aposta dar continuidade ao grupo para ter possibilidade de passar.



Adversário do Braga | Celtic
Uma sociedade das nações
DUARTE TORNESI

Presença habitual nos relvados portugueses desde 1967, quando se sagrou campeão europeu no Estádio Nacional, o Celtic vai agora defrontar o Braga, naquela que é a sua 11ª eliminatória europeia frente a equipas lusitanas. Apesar de ser considerada a "fava" do sorteio, uma consequência do impressionante registo caseiro em provas europeias, o Celtic anda longe do fulgor evidenciado em 2003, quando perdeu a final da Taça UEFA frente ao FC Porto de Mourinho, e a nível doméstico foi batido no campeonato pelo rival Rangers nos últimos dois anos. A equipa orientada pelo ex-jogador Neil Lennon é actualmente uma autêntica sociedade das nações, com 16 nacionalidades representadas num grupo de 30 jogadores onde os nomes mais sonantes são Samaras, McGeady e Maloney. A equipa ficou bastante desfalcada no final da época após as saídas de Robbie Keane, Boruc, Braafheid e McDonald. Para suprir essas ausências, o Celtic já garantiu quatro reforços: Mulgrew (ex-Aberdeen), Hutchinson (ex-Dundee), Murphy (ex-Sunderland), o internacional sul-coreano Du-ri Cha (ex-Friburgo), titular da sua selecção no último Mundial, e encontra-se em negociações avançadas com o internacional mexicano Juárez.

Figura | Samaras

Com a saída de Robbie Keane no final da época transacta, o internacional grego Samaras herdou a responsabilidade de ser o goleador da equipa. Muitas vezes utilizado por Neil Lennon como único homem do ataque - na selecção grega costuma actuar pelo lado esquerdo -, o ex-avançado do Manchester City destaca-se por aliar o seu poderio físico (1,92 metros) a uma mobilidade surpreendente.

Palmarés

42 Campeonatos da Escócia

34 Taças da Escócia

14 Taças da Liga

1 Taça dos Campeões Europeus


Braga pediu o jogo para a noite de 27

Na conversa rápida que Fernando Couto e David Brannan mantiveram após o sorteio, o responsável dos minhotos pediu ao representante dos escoceses que o jogo da primeira mão, a disputar em Braga, se realizasse a 27 de Julho, ou seja, uma terça-feira à noite. Dada a diferença horária para os Estados Unidos, que onde a equipa escocesa se encontra, não foi possível, contudo, acertar logo o calendário, mas os escoceses ficaram em contacto com o responsável da agência Cosmos presente em Nyon para definir eventuais pormenores relacionados com a deslocação a Portugal, sempre de acordo com a data que viesse a ser escolhida para o primeiro jogo. O segundo será a 3 ou 4 de Agosto.

Celtic avisado de madrugada e pode ser observado pela TV

Os responsáveis pelo futebol do adversário que calhou em (pouca) sorte ao Braga, o Celtic, foram avisados ainda de madrugada, via telefone, do seu rival na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Isto porque David Brannan, responsável de operações do emblema escocês, ligou imediatamente ao sair da sala do sorteio para o staff técnico do clube, que se encontra nos Estados Unidos com um fuso horário distinto. Por coincidência, o Celtic vai defrontar o Sporting, já no dia 21, nos Estados Unidos, pelo que o Braga até pode observar e estudar melhor o seu oponente... graças à transmissão televisiva do encontro para Portugal.

Couto voou 48 horas para chegar a tempo

Fernando Couto viajou directamente do Panamá para Nyon, sem passagem por Portugal, para chegar a tempo do sorteio que ontem de manhã se realizou na cidade suíça de Nyon. O ex-jogador foi um dos participantes no jogo dos amigos de Messi contra uma selecção do resto do mundo com alguns mundialistas, e chegou a Nyon praticamente sem dormir.

Pedidos de fair play e urgência nos vistos

Instantes antes de começar o sorteio, os responsáveis da UEFA fizeram um pedido aos clubes para terem fair play, para pugnarem para que não se verifiquem casos de racismo, e, acima de tudo, para serem céleres nos pedidos e preenchimento dos formulários dos vistos, a fim de evitar problemas. Os vistos são mesmo um dos motivos para o sorteio se realizar antes de a segunda pré-eliminatória estar concluída.


O JOGO

JotaCC


Celtic não é missão impossível para o Sporting de Braga

Difícil, mas longe de ser uma missão impossível. O Sp. Braga vai defrontar os escoceses do Celtic na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, no início de um percurso complicado para quem tem com objectivo final a fase de grupos da mais importante competição de clubes da UEFA. Se afastar o vice-campeão escocês, o Sp. Braga terá ainda que disputar um play-off, e os possíveis adversários são de respeito: Auxerre, Sevilha, Tottenham, Sampdoria e Werder Bremen.

Dos cinco adversários que podiam calhar em sorte ao Sp. Braga, o Celtic era um dos menos desejados a nível desportivo. Os suíços do Young Boys e os belgas do Gent eram, teoricamente, os oponentes mais acessíveis, aparecendo depois com maior grau de dificuldade o PAOK, ex-equipa de Fernando Santos, os romenos do Unirea Urziceni, clube de Semedo e Bruno Fernandes que na última época conseguiu oito pontos na fase de grupos da Champions e o Celtic.

Com uma boa receita garantida no primeiro jogo da eliminatória (dia 27 ou 28 em Braga), visto que o Celtic arrasta sempre milhares de adeptos nos jogos fora, os bracarenses têm boas hipóteses de juntar o útil ao agradável, conseguindo o apuramento para o play-off.

A equipa escocesa realizou na última temporada uma carreira decepcionante, falhando redondamente todos os objectivos. A nível interno, o Celtic perdeu a batalha contra o eterno rival Glasgow Rangers (ficou em segundo lugar a seis pontos de distância) e foi afastado nos quartos-de-final da Taça da Escócia pelo Hearts. Nas provas da UEFA, o cenário não melhorou: eliminado no play-off de acesso à Liga dos Campeões pelo Arsenal (derrotas por 2-0 e 3-1) e terceiro lugar na fase de grupos da Liga Europa, atrás do Hamburgo e Hapoel Telavive, que ditou o afastamento das competições europeias.

A má época levou ao despedimento de Tony Mowbray do comando técnico do Celtic e, desde Março, é Neil Lennon que dirige a equipa. O novo treinador, no entanto, não parece ter a vida facilitada para a época que se avizinha: Robbie Keane regressou ao Tottenham após um empréstimo de seis meses; o polaco Artur Boruc, guarda-redes titular nas últimas cinco épocas, foi transferido para a Fiorentina; Edson Braafheid, defesa esquerdo holandês que esteve no Mundial 2010 regressou ao Bayern Munique. Para colmatar as perdas, o Celtic contratou nomes pouco sonantes. O sul-coreano Cha Du-Ri, o avançado irlandês Daryl Murphy, o galês Joe Ledley e os escoceses Mulgrew e Hutchinson são os reforços já confirmados.



PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga defronta Celtic
"Adversário é um bocadinho complicado"

"É um bocadinho complicado e difícil", disse ontem Fernando Couto, director desportivo do Sp. Braga, após o sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que colocou o Celtic na rota dos minhotos, com jogos a realizar a 27 ou 28 de Julho e 3 ou 4 de Agosto. "A este nível competitivo, todos os adversários são complicados, mas nós temos as nossas armas e pretendemos dar continuidade ao trabalho realizado na última época. Temos possibilidades de superar o Celtic", acrescentou o antigo futebolista, frisando que o objectivo é "entrar na elite da Liga dos Campeões".

Caso eliminem os escoceses, os bracarenses terão ainda de disputar igualmente um 'play-off' de acesso à fase de grupos e juntar-se, assim, ao Benfica.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Leão espera dinheiro de Moutinho para pagar Evaldo

Sp. Braga pode reclamar regresso do defesa por falta de pagamento, mas a vontade do jogador será determinante

O Sporting está à espera que o FC Porto liquide a primeira tranche da transferência de João Moutinho para poder pagar Evaldo. Os leões estão em falta com o Sp. Braga no pagamento da primeira parcela (500 mil euros) relativa à contratação do defesa, cujo negócio foi fechado por 3 milhões de euros.

Assim, o dinheiro do ex-capitão (custou aos portistas 10 milhões mais Nuno André Coelho, avaliado em um milhão de euros) é, pois, encarado como um factor de reatamento das boas relações entre lisboetas e minhotos. E desse relacionamento também parece estar dependente a transferência do guarda-redes Stojkovic.

A verdade é que actualmente, o Sp. Braga está incomodado com o incumprimento do Sporting e ameaça anular o negócio. Numa das cláusulas do acordo entre os dois clubes, os minhotos salvaguardaram o incumprimento de pagamento com o retorno do brasileiro. Porém, neste caso será determinante a vontade de Evaldo, uma vez que, segundo sabe o DN, tal cláusula só foi assinada apenas pelos clubes. O jogador ficou à margem, o que lhe confere o direito de negar o regresso.

O Sporting parece não estar preocupado com a situação do lateral, que integrou o estágio em França. O director Costinha garantiu não existir qualquer problema: "Evaldo é jogador do Sporting. Pelo que sei, está tudo em ordem."

Na época passada, em finais de Dezembro, o bom relacionamento entre Sp. Braga e Sporting teve como resultado a transferência de João Pereira, também por 3 milhões. Até ao momento, o Sporting pagou 10% desse valor (300 mil). A próxima tranche deste negócio está prestes a vencer. Pelo que parte do dinheiro do FC Porto, quando der entrada, irá de imediato para os cofres do Sp. Braga.

O Sporting conta ainda resolver os problemas financeiros mais imediatos com a venda de Veloso. Contudo, as propostas recentes estão longe dos 12 milhões que o clube pede. A última, do Génova, não passava dos oito milhões.



Sporting frente ao Nordsjaelland e Braga testado pelo Celtic


Três clubes portugueses ficaram ontem a conhecer os adversários para a Liga Europa e pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Sporting e Marítimo (este só se passar o Sporting Fingal, que quinta-feira venceu por 3-2), ambos na Liga Europa, vão medir forças com Nordsjaelland e o vencedor do encontro Honka-Bangor City, respectivamente. Já os arsenalistas terão pela frente na liga milionária o Celtic.

Do lado do Sporting, apesar do optimismo, o treinador Paulo Sérgio exige respeito para com o adversário. "Trata-se de um adversário de um campeonato que não tem a expressão de outros campeonatos europeus, mas devemos ter o máximo respeito por eles e preparar a eliminatória com todos os cuidados", referiu.

Por sua vez, do lado do Sp. Braga, Fernando Couto, director-desportivo, está à espera de dificuldades no confronto com os escoceses, mas confiante na passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões. "A este nível todos os adversários são complicados. No entanto, consideramos que o Celtic é uma equipa boa para defrontarmos e temos possibilidades de o superar", referiu.

Já do lado dos maritimistas, que ainda têm de eliminar o Sporting Fingal, com a segunda-mão marcada para dia 22, também é grande o entusiasmo. "Honka e Bangor City estão ao nosso alcance", disse o presidente Carlos Pereira.



Lateral esquerdo ex-Rio Ave
Sílvio reforça Sporting de Braga


O jogador já chegou a acordo com os minhotos que têm assim mais uma opção para o lado esquerdo da defesa

Sílivio, de 22 anos, defesa-esquerdo do Rio Ave, é o novo reforço do Sporting de Braga e mais uma opção para colmatar a vaga deixada em aberto por Evaldo, que se transferiu para o Sporting (a transferência está em risco por alegada falta de pagamento dos leões). Isto apesar de os arsenalistas já terem reforçado esse sector com as aquisições de Elderson e Eduardo.

O jogador ex-Rio Ave foi formado nas escolas do Benfica e nos últimos anos tem dado nas vistas ao serviço do clube de Vila do Conde. Antes de rumar ao Rio Ave, Sílvio representou o Atlético do Cacém e o Odivelas.

DN

Pé Ligeiro

Felipe oferecido como solução

Foi dos primeiros nomes a saltar para a agenda bracarense, mal se soube da gravidade da lesão de Quim. Felipe, até há pouco tempo titular indiscutível da baliza do Corinthians, parecia um sonho impossível de concretizar. Há algumas semanas, era de facto assim, porque o ordenado mensal do guarda-redes rondava os 80 mil euros, valores naturalmente incomportáveis para o Sp. Braga.

O caso mudou de figura nas últimas horas, ainda que continue a ser um alvo muito difícil. Felipe viu confirmada a sua saída do Corinthians e o empréstimo a um clube europeu é agora a solução para continuar a jogar. No Brasil, só o poderá fazer na Série B (II Divisão), dado que já disputou sete jogos no colosso de São Paulo, ultrapassando o limite estipulado pela CBF para poder transferir-se para outro clube do mesmo campeonato.

Felipe foi de facto oferecido ao Sp. Braga e até se dá o caso de os minhotos o conhecerem muito bem, pois o brasileiro chegou a estar a um passo de Génova. A escolha dos italianos acabou por recair, como se sabe, em Eduardo.

Leia mais na edição impressa de A BOLA

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Bom teste em meio jogo
sp. braga vence rio ave (1-0)
   
O Sporting de Braga realizou na manhã deste sábado o último jogo de preparação antes da apresentação. Desta feita os vice-campeões nacionais tiveram pela frente o conjunto do Rio Ave que, durante a primeira parte, se revelou um bom adversário para testar a entrada em competição. Vandinho deu a vitória (59') depois de várias oportunidades falhadas.

RECORD

JotaCC

Vandinho garante vitória do Sp. Braga diante do Rio Ave

Um forte remate de Vandino, aos 59 minutos, valeu a vitória do Sp. Braga diante do Rio Ave, em encontro de preparação realizado em Fão.

Os vila-condenses encerraram assim com uma derrota o estágio de pré-época, enquanto os bracarenses continuam a somar bons resultados, isto quando estão a pouco mais de uma semana para entrarem em competição a sério, defrontando o Celtic no acesso à Liga dos Campeões.

Domingos Paciência apresentou «onze» com algumas experiências, enquanto o Rio Ave já mostrou aquela que poderá ser a equipa-tipo para a nova época. Na segunda parte, no entanto, houve muitas substituições por parte dos vila-condenses, que ainda assim, depois de terem sofrido o golo de Vandinho, esboçaram boa reacção, contudo sem efeitos práticos.


A BOLA

JotaCC

«Jogar frente ao Celtic não será fácil» - Matheus

O avançado do Sp. Braga Matheus assumiu que o Celtic é um rival de peso no acesso à Liga dos Campeões, mas salientou que os minhotos também vão ter algo a dizer na terceira pré-eliminatória da prova milionária.

«Temos a noção de que não será um adversário fácil, mas estou certo que eles, do outro lado, estão a pensar o mesmo», sublinhou Matheus.

O brasileiro deu ainda a receita para os "Guerreiros" passarem a eliminatória: «Trabalhar com humildade até ao dia do jogo para conseguir o apuramento».

Matheus reconheceu que «todas as equipas, nestas eliminatórias, querem fazer o primeiro jogo fora», mas ressalvou «Calhou jogarmos em Braga. Temos de conseguir um bom resultado cá, para depois estarmos mais confortáveis no jogo na Escócia».



Vítor Gomes nega ter recebido ofertas do Sporting e Sp. Braga

O médio do Rio Ave Vítor Gomes sublinhou este sábado que está agradado por ouvir falar do interesse do Sporting e do Sp. Braga, mas negou ter recebido qualquer proposta formal de ambos clubes.

«Sobre o Sporting de Braga a mim não me chegou nada, mas claro que fico contente quando ouço sobre esse interesse. Quem trata da minha carreira é o meu empresário e todas as perguntas sobre esse assunto terão de ser feitas a ele», afirmou Vítor Gomes, que, no entanto, reconheceu que «se isso viesse a acontecer, seria bom».

O médio revelou ter conhecimento do interesse dos "leões", mas realçou que «nunca houve uma proposta concreta».


A BOLA

JotaCC

Matheus: "Temos de trabalhar com humildade até ao apuramento"

Matheus, avançado do Sp.Braga admitiu, este Sábado, que apesar do celtic ser um adversário de peso na Liga dos Campeões, os bracarenses não vão baixar os braços.

"Temos a noção de que não será um adversário fácil, mas estou certo que eles, do outro lado, estão a pensar o mesmo", disse, adiantando que o segredo estará em "trabalhar com humildade até ao dia do jogo para conseguir o apuramento".

Em relação ao facto do Braga jogar a primeira eliminatória "em casa", Matheus garante que "as equipas, nestas eliminatórias, querem fazer o primeiro jogo fora", "calhou jogarmos em Braga. Temos de conseguir um bom resultado cá, para depois estarmos mais confortáveis no jogo na Escócia", concluiu.

O JOGO

JotaCC

 Avançado Matheus considera que Celtic "não será adversário fácil"

Matheus, avançado do Sporting de Braga, considerou hoje que o Celtic de Glasgow "não será um adversário fácil" para a equipa minhota, na terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões de futebol.

Ainda assim, o avançado brasileiro considerou que as dificuldades do encontro serão também sentidas pelo oponente escocês.

"Temos a noção de que não será um adversário fácil, mas estou certo que eles, do outro lado, estão também a pensar a mesma coisa", considerou Matheus, acrescentando: "resta-nos trabalhar com humildade até ao dia do jogo para conseguir o apuramento".

Confrontado com as vantagens, ou desvantagens, do primeiro jogo da eliminatória ser disputado em Braga, Matheus confessou que seria melhor o sorteio ter ditado outro alinhamento.

"Todas as equipas nestas eliminatórias querem fazer o primeiro jogo fora de casa, mas calhou jogarmos em Braga o primeiro desafio. Temos de conseguir um bom resultado cá, para depois estarmos mais confortáveis no jogo na Escócia", analisou Matheus.

Entretanto, o Sporting de Braga irá enviar um elemento da sua estrutura técnica aos Estados Unidos para acompanhar a digressão que o Celtic está a fazer no país.

LUSA