News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/07

Started by JotaCC, 10 de July de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: 'Euromilhões' num só ano

É o maior encaixe financeiro de sempre. Os 4,5 milhões de euros que o Sporting de Braga assegurou com a venda do guarda-redes Eduardo ao Génova traduzem-se no negócio mais rentável da história para os cofres arsenalistas, ultrapassando os 3,5 milhões que o Atlético de Madrid pagou pelo avançado Diego Costa, em 2007.
O negócio da transferência do guardião para o emblema italiano assume-se também como o maior de sempre de um clube português para o estrangeiro sem ser um dos denominados 'três grandes' (FC Porto, Benfica e Sporting).
António Salvador já tinha anunciado que a política do clube é vender, num encaixe financeiro que o presidente definiu atempadamente. A brilhante caminhada da equipa na época transacta valorizou os jogadores, transformando alguns deles em verdadeiros 'diamantes'. E os frutos estão à vista.
Feitas as contas, no último ano, as vendas de jogadores e a transferência do técnico Jorge Jesus para o Benfica (no início da temporada passada) já renderam aos cofres 17 milhões e 900 mil euros.
Só este defeso o lucro cifra-se em 7,5 milhões, após a venda de Eduardo ao Génova e de Evaldo ao Sporting (três milhões). Juntam-se os três milhões da saída de João Pereira, em Janeiro, também para o Sporting e outros tantos milhões de euros de lucro pela venda de Luís Aguiar ao Dínamo de Moscovo.
Já a venda de Orlando Sá ao FC Porto significou um encaixe de 3,2 milhões. No lote de euros arrecadados no último ano, somam-se os 100 mil da transferência de Frechaut, 400 mil de César Peixoto (Benfica) e 700 mil com a saída de Jorge Jesus para o clube da Luz.
Dos quatro 'diamantes' preciosos do plantel dois já saíram (Evaldo e Eduardo), resta Alan e Rodriguez. O médio poderá estar a caminho dos Emirados Árabes rendendo mais 2,5 milhões aos cofres arsenalistas.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Alan "preso" na ala
ANTÓNIO SALVADOR QUER CHEGAR AOS 20 MILHÕES NUM ANO DE ALTÍSSIMA FATURAÇÃO DA SAD

O braço-de-ferro entre a administração da SAD bracarense e Alan prossegue. Depois de se ter recusado a defrontar o Leixões na despedida do estágio de Melgaço, o jogador esforçou-se para sorrir e "picou o ponto" no primeiro treino no dia do regresso ao trabalho em Braga. Dá para perceber que não está feliz mas, para já, António Salvador levou a melhor ao conseguir normalizar uma situação que vai evoluir. Mas apenas no caso de o Al-Sharjah abrir os cordões à bolsa, batendo em cima da mesa pelo menos dois milhões de euros e permitindo que Alan dispute a qualificação para a fase de grupos da Champions. O jogador sabe que o espera um contrato milionário (900 mil euros/ano) mas o presidente bracarense não abdica da base negocial e tem a lei pelo seu lado, restando a Alan esperar que as duas partes se aproximem de novo e que tudo se resolva a contento de todos. O que para já não parece fácil.

Faturação

Tem sido política de António Salvador "espremer" ao máximo todos aqueles que querem negociar consigo e o presidente bracarense tem boas razões para não mudar de rumo. Os números falam por si. No último ano, a SAD bracarense encaixou quase 18 milhões de euros e se a venda de Alan se consumar pela base negocial definida pode chegar à marca sensacional dos 20 milhões de euros. Só com este lastro o Sp. Braga pode continuar a ser uma equipa competitiva num ambiente em que está em desvantagem, pois não tem os apoios e os patrocínios dos tradicionais "grandes". Nem o estatuto, como ficou confirmado no último sorteio da Liga, quando não beneficiou do privilégio de FC Porto, Benfica e Sporting, que não se puderam encontrar nas primeiras quatro jornadas. Mas esse até é para o lado que os responsáveis bracarenses dormem melhor. O que é importante é continuar a faturar fora e dentro do campo.

Al-Sharjah cansou-se de esperar por Alan
CLUBE DE MANUEL CAJUDA ENCERRA PROCESSO

O conturbado processo da contratação de Alan pelo Al-Sharjah parece estar encerrado por via do recuo do emblema dos Emirados Árabes Unidos. Segundo Record apurou, o clube orientado por Manuel Cajuda cansou-se dos avanços e recuos provocados pelas exigências da SAD arsenalista. Desta forma, torna-se real a hipótese do brasileiro se manter no Minho em 2010/11.

RECORD

JotaCC

Stojkovic admite contactos

A SAD do Braga está em conversações com a congénere do Sporting para receber Stojkovic. Quem o revelou foi o próprio guarda-redes, que encaixa na perfeição no perfil de jogador desejado por Domingos Paciência para a baliza, órfã desde a lesão de Quim e a saída de Eduardo. "Sei que os clubes já realizaram alguns contactos preliminares. Se o acordo for alcançado, então podemos negociar", assumiu o internacional sérvio, citado pelo sítio "sportske.net". Uma declaração que vai claramente de encontro ao que o seu empresário, Boban Simic, revelou a O JOGO na primeira vez que foi confrontado telefonicamente com o assunto, logo ao início da tarde. "Se há interesse do Braga? Sim", admitiu, antes de se remeter ao silêncio, que fez questão de não quebrar horas mais tarde.

A possibilidade de Stojkovic trocar o Sporting pelos bracarenses teve amplo destaque na Imprensa da Sérvia. As incongruências são, contudo, enormes e variam consoante o órgão que difunde a notícia. Se uns apontam a transferência definitiva como o cenário mais provável, outros, como o "sportal.rs", escrevem que a proposta que foi atirada para cima da mesa é a de um empréstimo por uma temporada, com os leões a pagarem parte do vencimento, que rondará os 600 mil euros anuais.

Certo é que o Braga não está sozinho na corrida por Stojkovic, que viveu no Estádio AXA uma das suas noites mais gloriosas, na altura em que representava o Estrela Vermelha. A Sampdória e o Olympiacos também já terão demonstrado interesse no guarda-redes, que foi titular nos três encontros que a Sérvia realizou na fase de grupos do campeonato do mundo, mas a lista não termina aqui. "Quem está a tratar dos meus assuntos é o meu empresário, que me informou de que tem uma proposta séria para ficar em Inglaterra", desvendou o guardião ao sítio "sportske.net", embora tenha sublinhado que ainda espera por uma "oferta concreta" para depois tomar uma decisão em relação ao seu futuro.

Eduardo
"Este é o desafio ideal para mim nesta altura"

O primeiro dia de Eduardo como jogador do Génova foi agitado. O guarda-redes esteve em Itália para realizar exames médicos e assinar um contrato válido para as próximas quatro épocas, mas a apresentação oficial ficou adiada para o primeiro dia de trabalho com a sua nova equipa, que poderá ser no próximo domingo. Esse, pelo menos, é o desejo do português, que quase perdeu o avião de regresso a Portugal por causa de um acidente rodoviário que entupiu os acessos ao aeroporto de Malpensa, em Milão. Uma vez em solo português, Eduardo não escondeu a satisfação pelo "novo desafio" que se prepara para abraçar. "Agradeço a todas as pessoas que estiveram envolvidas, do Braga e do Génova, que foi o clube que mostrou sempre grande vontade que eu fosse. Por isso, encaro o futuro com um grande optimismo", referiu o ex-guardião dos minhotos.

No pouco tempo que esteve em Itália, Eduardo recebeu umas luzes do "modus operandi" do Génova, que, no seu entender, "é um grande clube, organizado e com muita ambição". Aliás, tem-no demonstrado neste defeso, contratando jogadores de qualidade inegável, como Luca Toni ou o guarda-redes luso, que mantém o que vinha dizendo. "A única proposta concreta que tive foi do Génova", reiterou, negando, uma vez mais, as informações que o Braga teria recebido uma proposta superior de outro clube. "O Génova mostrou um grande interesse em que eu fosse e eu também queria ir, pois acho que é o desafio ideal para mim, nesta altura. Quero continuar a crescer e a mostrar o meu valor", afirmou.

Embora o negócio não esteja fechado, Miguel Veloso e Rúben Amorim foram apontados como alvos do Génova. E Eduardo encara "com bons olhos" a sua chegada. "O clube tem objectivos altos e eles acrescentariam mais alguma coisa", considerou.

Al-Sharjah não negoceia mais a compra de Alan

Acabou! O Al-Sharjah não negociará mais com o Braga a transferência de Alan. A posição é oficial e foi conhecida volvidas bem mais do que as 48 horas que, na terça-feira, o clube dos Emirados Árabes Unidos deu à SAD arsenalista para cumprir com o que, segundo este, havia ficado estipulado no domingo. Os árabes cansaram-se de esperar e apontam a "total falta de respeito do Braga e de António Salvador pelos compromissos assumidos" como o motivo que esteve na origem do falhanço das conversações. No entanto, a vontade de receber o brasileiro não desapareceu. Aliás, como O JOGO já deu conta, a equipa de Manuel Cajuda está disposta a aguardar mais uns meses para voltar à carga, mas agora sem ter de contactar o clube minhoto. É que o extremo está no início do último ano de contrato e, assim sendo, poderá realizar um pré-acordo com qualquer equipa já a partir de Janeiro.

As notícias do interesse do Al-Sharjah em Alan, que se encontra decepcionado com o fim das conversações, surgiram logo após o final da liga e o próprio extremo manifestou a O JOGO a vontade de sair. "Gostaria muito de ir, pois será bom para mim e para o Braga em termos financeiros. Resolverá de vez a minha vida e ainda terei a possibilidade de tirar os meus pais da zona do Rio de Janeiro onde residem para outra mais segura", referiu o luso-brasileiro a 30 de Maio.

As negociações arrancaram de imediato e foram duras. Os árabes avançaram com uma proposta inicial de 1,2 milhões de euros, mas o Braga exigiu uma superior, a rondar os 1,7 milhões. Pelo meio surgiu o interesse do Sporting, que, embora não se tenha concretizado, prejudicou a posição do Al-Sharjah. Apesar de tudo, as duas partes conseguiram chegar a um entendimento que permitiria aos bracarenses encaixarem 1,4 milhões de euros e ainda utilizar Alan nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. O jogador começou a acreditar na possibilidade com mais força, mas, à medida que os dias foram passando, foi perdendo novamente a esperança e chegou mesmo a recusar-se a jogar contra o Leixões. Ontem, viu o sonho terminar. Pelo menos, por enquanto...

Moreirense jogará no AXA

O próximo jogo-treino do Braga será já amanhã e terá como palco o Estádio AXA. O embate com o Moreirense, que constituirá o quarto teste da equipa de Domingos Paciência nesta pré-época, tem início previsto para as 10h30 e as entradas serão livres. Hoje há mais uma sessão de trabalho matinal, mas, ao contrário dos últimos dias, será fechada.

João Martins foi novidade

Enquanto o terceiro guarda-redes não é contratado, Domingos voltou a recorrer aos jovens do clube para compor o grupo de trabalho e, ontem, foi a vez de o guardião João Martins (juniores) se treinar com a equipa. Entretanto, o Braga garantiu o regresso de Reko, de 14 anos, que nos últimos dois anos representou o Sporting. O médio jogará nos juvenis B.

O JOGO

JotaCC

Guarda-redes Eduardo fala do Génova como o "desafio ideal"

O guarda-redes titular da selecção nacional, que aproveitou o Mundial 2010 para se mostrar ao mundo e conseguir um contrato melhor do que aquele que tinha no Sporting de Braga, considerou a sua saída do vice-campeão português para os italianos do Génova como sendo "o desafio ideal" da sua carreira.

Entusiasmado com a sua primeira experiência no estrangeiro, Eduardo confessou que o interesse do emblema italiano foi o único real: "Houve várias sondagens mas a única proposta concreta foi a do Génova. Demonstraram sempre grande vontade na minha contratação e eu encarei este desafio como o ideal para mim", explicou o jogador esta tarde à chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, proveniente de Itália.

"Quero continuar a crescer para que o meu valor venha ao de cima", acrescentou o internacional português, confidenciando que é "com muita vontade e imensa fé" que regressará a Génova para iniciar a pré-temporada. O entusiasmo é tanto que o guarda-redes vai mesmo prescindir de alguns dias de férias para se apresentar no primeiro dia dos trabalhos. "Foi uma exigência minha", revelou o futebolista formado no Sp. Braga e que chegou a estar emprestado ao Beira-Mar e ao Vitória de Setúbal até conquistar a titularidade no clube minhoto, quando Jorge Jesus treinou o conjunto bracarense.

PUBLICO

JotaCC

Stojkovic admite haver contactos

O guarda-redes sérvio do Sporting, Vladimir Stojkovic, disse ter conhecimento de sondagem bracarense.

Ainda não há fumo branco em relação ao nome do guarda-redes que vai concorrer com Marcos pela titularidade da baliza do Sp. Braga. O perfil está traçado.

Como A BOLA publicou na edição de ontem, será uma unidade sensivelmente com a mesma idade e experiência de Eduardo e é nestes dois pontos que encaixa Vladimir Stojkovic, titular das redes da Sérvia que tem as portas de Alvalade fechadas.

Em declarações à imprensa do seu país, Stojkovic admitiu ter conhecimento «de contactos preliminares» entre Sporting e Sp. Braga».

«Sei disso e sei que deixei em Braga boa impressão quando estava ao serviço do Estrela Vermelha e os defrontei. Vou aguardar. O meu empresário falou-me também de uma sondagem interessante de Inglaterra», acrescentou o guarda-redes.

A BOLA

Pé Ligeiro

Fábio Coltorti na mira dos "Arsenalistas"

De acordo com o jornal espanhola "AS", o Sp. Braga está interessado em contratar o guardião suíço Fábio Coltorti, do Santander.

O clube espanhol já está a par do interesse do clube minhoto, porém está à espera de outras ofertas, uma vez que o desejo do jogador é continuar em Espanha.

Até agora nenhum clube espanhol demonstrou interesse por Coltorti.

OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!