News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/07

Started by JotaCC, 09 de July de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Fernando Couto: «Foi um negócio bom para todas as partes»
MANAGER DA SAD E A SAÍDA DE EDUARDO

Fernando Couto teve um longo primeiro ato como manager do Sp. Braga e foi o porta-voz à saída da maratona de negociações que se prolongou até muito perto das quatro da madrugada.

Eduardo está confirmadíssimo no Génova, com os detalhes que ontem Record já revelou:4,5 milhões de euros e o Sp. Braga a ficar ainda detentor de 25 por cento dos direitos económicos do guarda-redes. "Foi um negócio bom para todas as partes. As negociações foram um pouco complicadas devido a pequenas coisas, alguns detalhes, mas correu tudo bem", registou Fernando Couto à saída da reunião. O manager da SAD ainda reforçou: "Defenderam-se todas as partes e enalteceu-se o Eduardo, que foi sempre um grande profissional. O Génova está contente, o Braga também e o Eduardo vai ter uma nova etapa na sua carreira. É o nosso herói, pois fez um excelente Mundial."

Na manhã de ontem, os dois clubes confirmaram oficialmente a transferência, tendo Enrico Preziosi, presidente do Génova, desabafado ainda: "O processo foi duro. O acordo inicial era de 3 milhões de euros, mas chegámos aos 6,5 milhões. No final, lá acabámos por concordar com os 4,5 milhões e um direito de venda. O preço acabou por ser mais alto..."



Collado e Tales com futuro
ESPANHOL E BRASILEIRO APROVADOS MAS PARA EMPRESTAR

São duas questões que estão por resolver, mas o Sp. Braga cuida do futuro ao apostar em jovens promessas como José Collado e Tales Souza, ambos com 20 anos.

O avançado chegou da 2.ª Divisão espanhola e deve continuar nesse patamar, agora no futebol português. O Sp. Braga já tem clubes interessados e um deles é o Leixões, que vê em Collado um bom reforço para a frente de ataque. O empréstimo do dianteiro espanhol já estava previsto aquando da sua contratação. Collado assinou por 4 anos, mas cedo se percebeu que terá grandes dificuldades para jogar com regularidade em Braga, dado o manancial de soluções que Domingos tem para o eixo da ofensiva: Lima, Meyong, Keita ou mesmo Matheus e/ou Paulo César.

Nos 3 jogos já realizados, de resto, Collado foi sempre a derradeira opção, sinal de que o estágio não serviu para mudar o que estava planeado.

Quanto a Tales Souza, o caso é um pouco diferente, até porque o brasileiro com mais internacionalizações (74) nas camadas jovens, surgiu já no estágio de Melgaço e ainda nem sequer assinou contrato. A ideia é segurar este valor e sentir a sua evolução de perto com um empréstimo.



Alan abre uma ferida antes que seja tarde
ATACANTE TEM TUDO ACORDADO COM AL-SHARJAH E PONDERA VOLTAR A NÃO TREINAR-SE HOJE

Apesar das informações contraditórias que ontem circularam, é verdade que Alan se recusou a jogar no último dia do estágio de Melgaço, no particular com o Leixões, e o brasileiro ainda pondera também não marcar presença no treino de hoje. É uma posição de força e uma ferida no relacionamento entre as duas partes, mas que Alan abre de forma propositada antes que não tenha tempo útil para fazer o contrato da sua vida...

O processo de negociações com o Al-Sharjah é longo e tem pormenores caricatos, sendo relevante o último: a SAD arsenalista teve o "sim" do clube árabe no último domingo!

Yahya Abdoul Karim, presidente do Al-Sharjah, já esteve inclusivamente em Braga no início de todo o processo. Visitou o estádio e até acertou para o Minho o estágio da equipa de Cajuda daqui a duas semanas. O acordo parece total, pois o líder do clube do Dubai disse que aceitava a última contraproposta bracarense: 1,7 milhões de dólares e a libertação do jogador até ao final de agosto para poder ajudar os minhotos a chegarem à fase de grupos das Champions. A única diferença é que o Al-Sharjah queria pagar em cinco tranches e não nas quatro que o Sp. Braga propôs.

O jogador, entretanto, acertou também tudo. Contrato de dois anos na ordem dos 750 mil euros por ano. Ficou de ir ao Dubai no final do estágio para fazer testes, assinar e voltar a Braga. Mas falta a ordem...

RECORD

JotaCC

SAD e Al Sharjah em choque total

Apesar de ontem terem assumido um choque frontal, Braga e Al Sharjah fizeram questão de vincar que não se pode falar de "ruptura" no negócio Alan. Em resposta a notícias recorrentes, o Braga disse à Agência Lusa que há três semanas que aguarda resposta à contraproposta portuguesa feita após a recusa do Al Sharjah em pagar 2,5 milhões de euros pelo jogador. A SAD terá solicitado dois milhões e a resposta foi nula. E por saber que Alan já fechou a sua parte com o clube de Manuel Cajuda, admite fazer uma exposição à FIFA.

Incomodado com o que leu ao início da tarde, Luís Miguel Henrique, advogado mandatado pelos árabes para negociar com o agente a quem o Braga concedeu totais poderes - Gaspar Freire - fez questão de desmentir a versão arsenalista. "Não é verdade. No dia 02/07/2010, pelas 10h34, o representante do Braga no processo enviou por escrito a contraproposta final para o clube e jogador a qual foi aceite pelo Presidente Yahya Karim no passado domingo, dia 04/07/2010 apenas com um pedido de alteração do número de parcelas em que seria feito o pagamento (cinco, em vez de quatro), contou, a O JOGO. O mesmo Luís Miguel Henrique garante que os presidentes dos clubes se encontraram e que Karim até visitou o Estádio AXA e o hotel onde a equipa vai estagiar em Julho.

"O Al Sharjah desconhece o eventual teor da exposição à FIFA a efectuar pelo Braga pois o falado acordo com jogador foi efectuado com o representante que o próprio Braga nomeou para o processo", prossegue, incrédulo até pelo facto de o Braga falar em dois milhões de euros quando, no domingo passado, tudo ficou fechado com pouco mais de 1,3 milhões de euros e a permissão para que o jogador actuasse na pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

No meio do imbróglio está Alan, inquieto porque contava nesta fase já ter feito exames médicos e assinado contrato. O brasileiro sente-se revoltado porque, na tripla negociação, abdicou de 80 mil euros do valor que iria auferir em salários no Dubai em favor do Braga, para agilizar a transferência. Essa foi a sensação com que ficou e a informação que recolheu.

Do Sporting não chegou nenhuma proposta e o jogador ficou louco com o facto de, durante dois anos, poder auferir o triplo do que ganhava em Braga.



Hélder desconhecia Nacional

Primeira intervenção pública de Hélder Barbosa a esclarecer o processo que adiou a sua chegada a Braga, depois de ter sido anunciado por Rui Alves como reforço e de o próprio Pinto da Costa o ter confirmado no clube madeirense. Esteve para ir para o Nacional? Nem pensar. "Nunca falei sequer com o presidente do Nacional. Falava-se de um acordo entre FC Porto e Nacional, mas nunca fui informado de nada. A única coisa que tinha de fazer era escolher o melhor para o meu futuro e, juntamente com o FC Porto, decidimos que o Braga era a melhor opção", clarificou, uma semana depois de ter treinado pela primeira vez às ordens do treinador que o exigiu. "O Domingos teve um papel importante na minha escolha. Já fui treinado por ele e estou habituado a estes métodos desde as camadas jovens do FC Porto. Sabia que ele me queria e isso foi importante", concordou. "E claro, a grandeza do clube também ajudou. Sem menosprezar nenhuma equipa, senti-me lisonjeado por ter vários convites, mas sem dúvida que o Braga foi o mais tentador", encerrou.

Esclarecidas as dúvidas a propósito do passado, Hélder já aponta ao futuro. "Tive o objectivo de jogar no FC Porto e joguei. Agora quero cumprir objectivos no Braga. É uma fase nova, e é uma equipa com outros objectivos que ultimamente não tenho tido", salientou. Farto de perder, não havia outra solução que não quebrar o vínculo com o FC Porto. "Uma pessoa nunca se habitua a perder. Tenho sempre um pouco de mau perder. Mas temos de viver com a realidade. Estive em equipas que lutavam apenas pela permanência", recordou. "Opções do FC Porto", atirou com resignação, sabedor que os empréstimos sucessivos a Académica, Trofense e Setúbal travaram a confirmação das expectativas que criou ao país quando, com 16 anos, se estreou na primeira equipa dos dragões, no mesmo dia em que Messi se estreou pelo Barcelona. "Jogar em equipas defensivas torna o trabalho dos jogadores da frente muito complicado. São equipas que não têm posse de bola. Temos de ter a cabeça no sítio, criatividade e paciência", explicou.

A provável saída de Alan abre um espaço na equipa. O esquerdino recusa ser substituto e diz que chegou para aprender com o brasileiro e ainda Paulo César e Matheus, jogadores mais experientes e que participaram na magnífica campanha do ano passado. "As pessoas esperam muito do Braga, mas nós temos um objectivo claro que é ficar nos quatro primeiros lugares. Mas sem dúvida que também penso em títulos. É possível fazer mais do que no ano passado. Muito difícil, mas possível. Vamos tentar fazer o mesmo, ou até melhor. A nossa ambição é chegar sempre mais longe, não é ficar igual", sublinhou, com total confiança. "Acredito muito em mim, sei que há pessoas que acreditam e a minha família é um grande suporte. Sem dúvida que ambiciono mais", seguiu, recordando que o Sporting se reforçou bem "porque contratou jogadores ao Braga", mas que nenhum grande é imbatível. "Temos equipa para nos bater com todos eles", acabou.



"Valor para a Champions seja contra quem for"

A Liga dos Campeões é "um aliciante" para qualquer jogador. Hélder também teve isso em conta quando escolheu o Braga. "Cheguei a ser convocado no FC Porto, mas nunca entrei. É um sonho para qualquer jogador", recorda. Agora irá mesmo estrear-se. Na pré-eliminatória é difícil que não faça parte das opções de Domingos. Na fase de grupos depende dos resultados. "É um objectivo e temos valor para passar a eliminatória e chegar à Champions seja contra quem for", garante. "O Celtic é uma equipa forte, com nome na Europa", mas isso não significa que seja o oponente mais difícil: "É impossível escolher entre as cinco equipas. Se estão nesta fase é porque têm valor. Não vou estar a eliminar ninguém. Todas têm o seu valor e vão complicar a nossa passagem."




"Eduardo e Fábio Coentrão destacaram-se na Selecção"


Espectador atento do Mundial e do desempenho de Portugal, Hélder Barbosa garante que faltou espírito colectivo. "Faltou trabalhar mais em equipa. Mas também sorte. Falou-se muito do golo da Espanha, por exemplo", considerou. O mote serviu para o extremo dizer a Carlos Queiroz que quer ser opção. "Ambiciono isso. Não digo que vá ser já. Fiz todos os escalões. Tenho essa ambição", confirmou. Eduardo, que a par de Fábio Coentrão, foi, para Hélder, o melhor de Portugal, é um exemplo de que jogar no Braga pode ser um trampolim. "Foram os que mais se destacaram. Basta fazer uma boa época. Não venho para Braga para chegar à Selecção, mas para crescer e depois chegar à Selecção. Tenho de ambicionar sempre muito mais", concluiu.




Eduardo já voltou a Itália


Eduardo tornou-se o maior encaixe da história do Braga. Contratado pelo Génova, pouco dormiu depois de assinar, pois ontem de manhã regressou a Itália, para conhecer as instalações do clube e completar exames médicos. A apresentação é que pode ficar suspensa por duas semanas, caso Eduardo não se despache hoje a tempo, já que tem férias marcadas. O presidente do Génova disse que as negociações foram "cansativas e trabalhosas".



Guarda-redes é o próximo

Paralelamente ao negócio de Alan, António Salvador vai fixar-se também na aquisição de um novo guarda-redes para substituir o polaco Bialkowski, que chumbou nos exames médicos. Marcos só tem a concorrência de Diego Silva e falta outro para completar o trio. Domingos quer uma boa solução e deu tempo ao presidente, que já tentou recuperar Kieszek e adquirir Fernando ao Vasco da Gama.


Lateral Ney é esperado hoje no Bonfim

O lateral Ney é esperado hoje no Bonfim para assinar contrato com o Setúbal. O jogador brasileiro, de 29 anos, rescindiu ontem o vínculo que o ligava ao Braga e caso chegue a acordo com os sadinos deverá, de imediato, integrar os trabalhos do plantel. Ney, que na época passada vestiu as cores do clube do Sado, por empréstimo dos minhotos, é um dos jogadores há muito desejados pelo técnico vitoriano, que vê no brasileiro uma mais-valia.

Quem não entra nos planos de Manuel Fernandes é o avançado Luís Carlos que tem treinado à parte do restante plantel. Entretanto, o amigável, inicialmente agendado para a próxima quarta-feira, em Óbidos, frente à formação do Al Ittihad, de Manuel José, foi transferido para Setúbal. A partida terá lugar às 17h30, no Bonfim.



O JOGO

JotaCC

Eduardo jogará quatro épocas no Génova e Sp. Braga encaixa 4,5 milhões de euros

Com as vendas de Eduardo e Kieszek e a lesão de Quim, o clube minhoto ainda procura mais um guarda-redes

Ficou consumada na madrugada de ontem a transferência do guarda-redes Eduardo do Sporting de Braga para o Génova. O clube minhoto confirmou o negócio, que lhe vai render 4,5 milhões de euros, ficando ainda com 25 por cento do passe do titular da selecção portuguesa. Será a primeira aventura no estrangeiro para Eduardo, que assinou com a formação italiana um contrato para as próximas quatro temporadas.

Depois do aparente impasse nas negociações, em que Eduardo teria viajado para Itália sem conhecimento do Sp. Braga, os responsáveis do Génova vieram a Portugal e estiveram reunidos, ontem, com os elementos do clube minhoto. "Conseguiu-se um bom negócio para todos. O Génova está contente, o Sp. Braga também e o Eduardo vai ter uma nova etapa na carreira, é o nosso herói, fez um excelente Campeonato do Mundo", frisou Fernando Couto, manager do Sp. Braga, que liderou as negociações da parte portuguesa.

Eduardo, de 27 anos, foi um dos poucos elementos em destaque da selecção portuguesa no Mundial 2010, tendo sofrido apenas um golo em quatro jogos. Formado nas escolas do Sp. Braga, Eduardo começou por ser emprestado ao Beira-Mar e ao Vitória de Setúbal, antes de agarrar a titularidade da equipa minhota, em 2008, pela mão de Jorge Jesus. Manteve o estatuto na época seguinte e Carlos Queiroz promoveu a sua estreia na selecção.

Com as vendas de Eduardo ao Génova e do polaco Kieszek ao FC Porto, para além da lesão prolongada de Quim, o Sp. Braga vai avançar para a contratação de mais um guarda-redes. Para já, o técnico Domingos Paciência conta com o experiente brasileiro Marcos e com o jovem Diego.


PUBLICO

JotaCC

Génova confirma Eduardo

O Génova confirmou ontem a contratação do guarda-redes da selecção nacional Eduardo. Depois de uma longa novela, o Sporting de Braga e o emblema transalpino chegaram a um entendimento, com o clube português a receber 4,5 milhões de euros pela transferência.

A equipa minhota ficará ainda na posse de 25% do passe do n.º1 da selecção portuguesa, podendo vir ainda a receber mais dinheiro caso o Génova venda o passe de Eduardo num futuro próximo.

Refira-se que o guarda-redes, de 28 anos, assinou um contrato válido para as próximas quatro temporadas com a equipa de Génova. Este emblema, da primeira liga italiana, continua atento ao mercado português e tem debaixo de mira os médios Miguel Veloso e ainda Rúben Amorim, que também fizeram parte dos 23 escolhidos de Carlos Queiroz.


DN

JotaCC

Domingos pede reforço
Eduardo já não conta

Domingos já está conformado com a saída de Eduardo do Sp. Braga e pede um sucessor para o internacional com a mesma qualidade. "Queremos um substituto à altura do Eduardo, que nos dê garantias, mas não é fácil, não pode ser uma decisão precipitada", disse o treinador do Sp. Braga.

Domingos admitiu que o plantel vai receber "mais dois ou três jogadores, no máximo", e disse que o objectivo é "ficar entre os quatro primeiros", mas sem prometer um novo segundo lugar.



CORREIO DA MANHA

JotaCC

800 mil euros empatam Alan

SAD espera vendê-lo por dois milhões de euros, Al-Sharjah não passa dos 1,2 milhões. Jogador dá sinais de alguma ansiedade.

Alan quer sair, o Sp. Braga tem interesse em vendê-lo e até está a contar com o dinheiro de uma eventual transferência para completar o montante previsto para as vendas. Já há uma proposta do Al-Sharjah, do Dubai, mas a resolução deste impasse tarda em chegar.

Porquê? A resposta está, essencialmente, num desencontro de verbas, que ainda é significativo, entre os dois milhões de euros exigidos pelo Sp. Braga (menos 500 mil do que o valor do passe estipulado, mas com a condição de Alan ainda poder jogar os dois jogos da pré-eliminatória da Champions e só depois seguir para os Emirados) e os 1,2 milhões oferecidos pelo Al-Sharjah.

Ontem, a SAD do Sp. Braga fez saber que as negociações se mantêm em aberto, mas têm sido perturbadas pela interferência de «vários empresários», sem especificar, no entanto, quais.

Luís Miguel Henrique, advogado que foi mandatado pelo Al-Sharjah para representar os interesses dos árabes nestas negociações, emitiu um comunicado à Imprensa, afirmando que «não é verdade que o Sp. Braga esteja a aguardar por uma resposta do Al-Sharjah nas últimas três semanas».

O jogador, que cumpriu os treinos e os dois primeiros jogos do Sp. Braga no estágio em Melgaço de forma exemplar, esteve ausente do derradeiro jogo-treino, frente ao Leixões - mas a SAD garante que o atleta não se recusou a participar nessa partida.


A BOLA

JotaCC

Por causa de empresários

Sp. Braga na FIFA

O Sporting de Braga pondera fazer uma exposição na FIFA contra 'alguns empresários e advogados', que estarão a tentar condicionar a transferência de Alan. Segundo uma fonte ligada ao clube bracarense, a única proposta recebida pelo jogador foi apresentada pelo Al Sharjah, equipa dos Emirados Árabes Unidos treinada por Manuel Cajuda. Inicialmente o Sporting de Braga pediu 2,5 milhões de euros (ME) ao clube árabe, mas Al Sharjah pediu aos responsáveis bracarenses que apresentassem uma contra proposta, o que o Braga fez há cerca de três semanas: 2 milhões de euros e a permissão da participação de Alan até à desejável fase de grupos da Liga dos Campeões (terceira pré-eliminatória e, caso se apure, no play-off). 'Até hoje (ndr: ontem) não houve qualquer resposta e o Sporting de Braga estranha o envolvimento de empresários e advogados no processo que estão a condicionar o acordo. Por isso, o clube equaciona fazer uma exposição à FIFA a denunciar o caso', explicou a mesma fonte.



Sp. Braga e Génova chegaram a acordo

Eduardo rende 4,5 milhões de euros

O Sporting de Braga confirmou a transferência de Eduardo para o Génova, por 4,5 milhões de euros. Este valor equivale a 75 por cento dos direitos económicos do guarda-redes da seleção portuguesa, já que o clube português manteve a restante percentagem do passe de Eduardo. Em comunicado, o clube bracarense 'enaltece o carácter, entrega e profissionalismo', de Eduardo e deseja-lhe 'os maiores sucessos pessoais e profissionais', no clube italiano. O «guardião» internacional português assinou um contrato válido por quatro temporadas e viu o seu salário mensal aumentado substancialmente.



PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Ney Santos acertado hoje

Polivalente lateral desvinculou-se ontem do Sporting de Braga. Reúne-se de manhã com a Administração sadina e pode mesmo treinar-se da parte da tarde. Luís Carlos posto à parte.

Ney Santos deve tornar-se hoje jogador do Vitória. O brasileiro acertou ontem, ao final da manhã, a desvinculação com o Sporting de Braga, viajou depois para Setúbal onde não chegou a tempo de se reunir, como estava previsto, com Fernando Oliveira, presidente sadino, para discutir os termos do contrato que o vai ligar ao Vitória.

O encontro foi adiado para esta manhã, com todos os indicadores recolhidos a anunciarem o desenlace esperado. Ou seja, Ney, na sequência da mudança do avançado Keita para o Minho, vai mesmo vincular-se ao Vitória, cumprindo-se assim o desejo de Manuel Fernandes de voltar a contar com o defesa de 29 anos depois da cedência, na temporada passada, dos bracarenses.

Dependendo da celeridade das conversações não está posta de parte a possibilidade de Ney já trabalhar com o plantel sadino na sessão de treino marcada para esta tarde e que, à semelhança do que se passou ontem, deverá contar com algumas dezenas de associados interessados em conhecer as novidades do grupo.

A Administração sadina vai aos poucos fechando o dossier das entradas, podendo, depois de concluída o acordo com Ney, centrar-se no reforço do ataque. Manuel Fernandes pretende mais duas unidades para o sector, jogadores que acrescentem experiência e que se assumam desde logo como mais-valias.


A BOLA

JotaCC

Todos integrados no regresso a casa


O plantel do Sporting de Braga realizou hoje o primeiro treino no Estádio AXA após o estágio de dez dias que decorreu em Melgaço. À excepção de Mossoró e Quim, Domingos Paciências pôde contar com todos os jogadores.

O médio brasileiro voltou a realizar treino condicionado, ao passo que o guarda-redes se encontra em repouso a recuperar de cirurgia ao tendão de Aquiles direito.

Cerca de três dezenas de adeptos assistiram ao apronto matinal. Para a tarde ficou marcado novo treino (15.30 horas), desta feita à porta fechada.

Amanhã há treino às 9.30 horas e no domingo, pelas 10.30 horas, os arsenalistas realizam um particular com o Moreirense.

A BOLA

JotaCC

Eduardo já fez testes médicos em Génova
Guarda-redes dá últimos passos antes da assinatura do contrato

Eduardo realizou esta sexta-feira de manhã em Génova os habituais testes médicos necessários antes de assinar contrato pelo clube italiano.

O guarda-redes, titular da Selecção Nacional e ex-Sporting de Braga, vai ter a sua primeira experiência fora do país e logo no exigente futebol italiano.

Apesar de um engarrafamento provocado por um acidente ter obrigado o jogador e o seu empresário a alguma ginástica os dois estarão de regresso esta tarde a Portugal.


MAIS FUTEBOL

Pé Ligeiro

UEFA: Sporting e Sp. Braga conhecem adversários dia 16
Pré-eliminatórias de Liga dos Campeões e Liga Europa sorteadas


O Sp. Braga e o Sporting vão conhecer os adversários europeias dia 16 de Julho. A UEFA marcou o sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões para o meio-dia dessa sexta-feira, altura e que os bracarenses vão conhecer com quem vai disputar o acesso à fase de grupos.

Uma hora depois, são definidos os jogos da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, na qual entra o Sporting. Refira-se que nesta prova já está o Marítimo, que defronta o Sporting Fingal, da Irlanda, na segunda pré-eliminatória.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!