News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/06

Started by JotaCC, 30 de June de 2010, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Esboço do primeiro onze
DOMINGOS JÁ NÃO CONTA COM ALAN QUE ESTÁ DE SAÍDA

Se ainda havia dúvidas de que o processo da transferência de Alan para Alvalade sofre desenvolvimentos decisivos para se tornar uma realidade, as mesmas ficaram logo dissipadas num dos exercícios iniciais do treino de ontem.

Domingos Paciência demonstrou que já não está a contar com o brasileiro, pelo menos para esta primeira fase de testes e enquanto continua de pé o negócio com o Sporting. O treinador mostrou o esboço daquele que poderá ser o primeiro onze da temporada, colocando a defesa de quatro elementos (Miguel Garcia, Moisés, Paulão e o brasileiro Eduardo) num trabalho específico de confronto direto com o meio-campo e ataque.

Neste caso, Vandinho assumiu a posição 6 no início do exercício, mas um pouco mais tarde o brasileiro foi rendido por Madrid. Mais à frente estavam Salino, como organizador e primeira referência nas saídas para o ataque, e o jovem Guilherme, um brasileiro que promete ser surpresa, na esquerda. Paulo César assumiu o seu posto à direita, sendo que a dupla de ataque foi formada por Keita e Matheus.



Eduardo sofre golo 831 minutos depois
UMA IMPRESSIONANTE SEQUÊNCIA EM ENCONTROS OFICIAIS COM A BALIZA INVIOLADA

Eduardo foi a grande figura da Seleção Nacional frente à Espanha, num jogo em que conheceu finalmente a derrota com a camisola das quinas ao peito. O guarda-redes bracarense logrou a incrível sequência de 831 minutos sem sofrer golos em competições oficiais, lapso temporal que separou o golo do dinamarquês Bendtner, aos 42 minutos do jogo em Copenhaga, a 5 de setembro de 2009, e o remate vitorioso de David Villa no jogo de ontem com os espanhóis, conseguido aos 63 minutos.

Novo ciclo

De resto, Eduardo tornou-se a grande figura do ciclo Mundial que ontem chegou ao fim. Se o arranque ficou condicionado pelas oscilações na baliza, das quais Quim foi a figura central, depois dos 3 golos sofridos em Alvalade com a Dinamarca e os 6 na deslocação ao Brasil, Eduardo foi o surpreendente estabilizador. A sua entrada na Seleção coincidiu com a consolidação de um modelo, uma atitude perante o jogo e uma identidade que foi ganhando forma até ao fim da qualificação. É inacreditável que um guarda-redes que só em 2009/10 atingiu a centena de jogos na Liga tenha crescido tanto, pelo que fez no Sp. Braga (guarda-redes menos batido, a par de Quim) mas principalmente pelo nível das prestações na Seleção, na qual começa a apresentar números ao nível dos melhores de sempre.

Impressionante

Para começar, Eduardo não perdeu um dos primeiros 18 jogos que efetuou por Portugal. Nenhum outro jogador, dos 547 que já envergaram a camisola das quinas, conseguiram feito semelhante. Por outro lado, sofreu apenas 4 golos, um em jogo particular (Camarões) e três em competições oficiais (Albânia, Dinamarca e Espanha). Aos 27 anos, Eduardo tem ainda pela frente tempo suficiente para acentuar as marcas na Seleção Nacional. E se chegou perante o olhar desconfiado dos adeptos conclui agora um período que serviu para ser elevado ao estatuto de um dos grandes heróis.

Decisivo

O jogo com a Espanha foi aquele em que o número 1 português mais e melhor se expressou. Se tinha sido discreto no jogo com a Costa do Marfim (apenas uma defesa), com a Coreia do Norte (4 intervenções) e até com o Brasil (só foi chamado a cinco intervenções), com os espanhóis Eduardo entrou em ação por dez vezes, metade das quais assumindo o papel de salvador da equipa. No fim, era ele o mais desconsolado dos jogadores portugueses. Ninguém mais do que ele merecia chegar aos quartos-de-final. Resta-lhe a consolação de que, por ser novo para um guarda-redes, tem ainda muitos grandes palcos para pisar.


RECORD

JotaCC

George Lucas: "Objectivo é a champions e depois acima do 4.º lugar"


George Lucas é um dos últimos reforços apresentados pelo Sp. Braga, tendo em visto o ataque à temporada 2010/2011 (chegou ao estágio na segunda-feira à tarde, juntamente com Quim, outro dos reforços), mas o brasileiro já se mostra muito ambientado ao clube e, bem à vontade, declarou que está a adorar a experiência, que tem sido "espectacular".

"As primeiras impressões têm sido espectaculares. Acho que o Sp. Braga tem uma estrutura espectacular. Tive sempre oportunidade de jogar em clubes grandes, e este é um clube grande. Estou muito contente, satisfeito. Aqui o atleta tem todas as condições para desempenhar todo o seu futebol", declarou o lateral direito, lembrando que já teve uma boa oportunidade de conhecer o futebol europeu: "Estive três épocas no Celta de Vigo, mas voltei para o Brasil devido ao convite de Wanderley Luxemburgo, que me chamou para o Santos e tinha um projecto que incluía vencer o título nacional e a Libertadores, então, esse foi o objectivo com que retornei ao Brasil".

No entanto, pelo meio da conquista dos seus objectivos pessoais, surgiu o convite de voltar à Europa, desta vez a Portugal, para representar as cores do Sp. Braga. Sem dúvida que a possibilidade de poder disputar a Liga dos Campeões foi uma aliciante, mas George Lucas lembra que o importante é vir jogar num clube grande.

"Sem dúvida que poder participar na Champions é uma motivação extra e, neste momento, é mesmo esse o principal objectivo. Passar essas duas eliminatórias, sendo que em Julho temos a primeira, sem dúvida que seria um facto inédito para o Braga e quero fazer parte disso. Vim para ajudar os meus companheiros a entrar nessa fase da Champions League", afirmou.

Quanto ao habitual período de adaptação que todos os jogadores estrangeiros, geralmente, enfrentam, George Lucas acredita que não vai ter grandes dificuldades, até porque o clube tem bastantes atletas brasileiros.
"Sem dúvida que ter aqui muitos brasileiros ajuda na adaptação. Nunca joguei com nenhum deles, mas já joguei contra quase todos, conheço-os e logo a adaptação é mais fácil. Mal cheguei, senti-me quase em casa".

Alan não termina estágio

Dia dois no estágio do Sp. Braga em Melgaço e, apesar de não haver a chegada de novos reforços, o dia continua animado a nível do mercado de transferências, com a contratação de Alan pelo Sporting a manter-se na ordem do dia.
Os leões querem assegurar a contratação do jogador brasileiro a todo o custo, mas o negócio tem sido dificultado e ainda não se concretizou por uma diferença de verbas entre o que o Sp. Braga pede e o que Sporting quer pagar para levar o jogador.

O Sp. Braga não quer vender o jogador a um preço mais baixo do que os dois milhões que estabeleceu para a saída do atleta, mas o Sporting continua a procurar baixar mais o preço.
De qualquer forma, os leões já acertaram as condições do contrato com o atleta brasileiro, com o jogador de 30 anos a assegurar um contrato para as próximas três temporadas, com um rendimento anual a rondar os 500 mil euros, um valor que encaixa perfeitamente no tecto salarial definido pelo Sporting.

De qualquer forma, e apesar da diferença de verbas entre os clubes, o negócio parece estar encaminhado e é bem possível que Alan não cumpra todo o estágio arsenalista.
Até lá, o criativo brasileiro tem estado a treinar a cem por cento, às ordens de Domingos Paciência, no relvado do Centro de Estágios de Melgaço.

Também o nome do guarda-redes Pawel Kieszek está na ordem do dia, com o FC Porto a confirmar que o polaco é o guardião desejado para o plantel portista. Tudo leva a crer que o negócio também será concluído em breve e Kieszek também poderá abandonar o estágio.

Reforço José Collado é a primeira baixa do estágio

O avançado espanhol José Collado, um dos reforços do Sp. Braga para o ataque à temporada 2010/2011, é a primeira baixa confirmada do estágio que está o clube está a realizar em Melgaço, depois de se ter lesionado no decorrer do treino matinal de ontem.
O jogador, de 20, não completou a primeira sessão de trabalho do dia, tendo abandonado o relvado a coxear, depois de uma pequena conversa com o responsável médico dos Guerreiros do Minho, João Pedro Araújo.

Pouco antes, o atleta tinha estado a realizar corrida, à parte do resto do grupo de trabalho, juntamente com Alan, tendo o brasileiro sido integrado no resto do trabalho de grupo, enquanto Collado regressou aos balneários.
O Sp. Braga já confirmou a lesão do jovem atleta, referindo que se trata de um traumatismo no pé direito, pelo que vai realizar um processo de reabilitação, trabalhando condicionado no ginásio e no relvado.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Alan inclinado para sonho das arábias

Paulo Sérgio confirmou a vontade de contratar um extremo para o plantel leonino, gostava de contar com Alan, mas dificilmente esse desejo será satisfeito. De acordo com o que O JOGO apurou, a prioridade do jogador é o Al-Sharjah, clube dos Emirados Árabes Unidos orientado por Manuel Cajuda, e o Sporting parece estar fora da corrida, uma vez que não tem condições para se aproximar da proposta... das arábias. "Neste momento falar do Sporting é uma perda de tempo. Para o Alan, para o Braga e para o próprio Sporting", afirmou fonte próxima do atleta a O JOGO.

Atracção desportiva à parte, Alan aproxima-se da fase final da sua carreira e pretende assinar o contrato da sua vida, um vínculo que seja capaz de lhe garantir um futuro financeiramente tranquilo, e já informou o presidente do Braga, António Salvador, das suas intenções. Em causa está uma significativa diferença entre as verbas envolvidas no negócio com o Al-Sharjah e o salário que o Sporting pode oferecer: mesmo que os valores se aproximem, a carga fiscal que se abaterá sobre os rendimentos do atleta, caso opte por permanecer em Portugal, reduz a menos de metade o dinheiro que leva para casa no final do mês. As contas são simples: o emblema comandado por Manuel Cajuda atirou cerca de 800 mil euros para cima da mesa que, na ausência de tributação ao rendimento que vinga nos Emirados, representam um vencimento líquido, enquanto o Sporting, disposto a oferecer 900 mil euros por ano, proporciona, na prática, menos de metade desse encaixe. Mediante este cenário, a vontade de Alan é clara e já foi expressa aos responsáveis minhotos: sair o mais depressa possível para a equipa de Cajuda.

Para António Salvador, a alternativa a aceder às pretensões do seu extremo é apenas uma: perdê-lo em Janeiro sem qualquer retorno financeiro.

De acordo com fonte próxima de Alan, este teve ontem uma conversa definitiva com o seu presidente, que prometeu tentar resolver o assunto nas próximas horas, até porque Manuel Cajuda quer ter o plantel definido nos próximos dias. Negociável seria, porém, a presença de Alan na pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, uma vez que o Al-Sharjah estaria na disposição de adiar a inclusão do atleta nos seus quadros, por forma a que ele pudesse ajudar o Braga a alcançar os milhões da Champions.

A mesma fonte garante, de forma peremptória, que só há uma forma de envolver o Sporting nesta equação: a SAD verde e branca aproximar-se dos números oferecidos pelo Al-Sharjah. "O Alan não rejeita o Sporting, mas não é crível que estejam em condições de chegar aos números oferecidos pelo Al-Sharjah. O problema é a carga fiscal...", disse a mesma fonte ao nosso jornal. Certo é que, para Alan, agora ou no final do contrato, os Emirados são a prioridade.



Domingos já com ideias

Chamar-lhe onze inicial é claramente precipitação. Mas, que Domingos já tem um grupo preferido, isso foi visível no treino matutino de ontem. Foi a primeira vez que o treinador trabalhou declaradamente a táctica da equipa à vista de todos. Primeiro em 4x3x3, depois em 4x4x2. Em ambos os conjuntos, o mesmo número de caras novas em relação à equipa tipo que se sagrou vice-campeã nacional: quatro, que seriam cinco se o exercício contemplasse sempre o mesmo guarda-redes. Assim, Eduardo, Guilherme, Leandro Salino e Keita juntam-se aos mais antigos. Miguel Garcia e Matheus não eram habitualmente primeira opção, mas beneficiam agora de situações distintas: o rival de Garcia, George Lucas, tem apenas dois treinos; Alan, que seria indiscutível numa das pontas, está de saída e Domingos já o utiliza como suplente. Esse é, aliás, um sinal claro da iminência da transferência {ver mais página 32].

Na equipa em 4x3x3, Guilherme e Leandro Salino foram os médios-interiores. Matheus e Paulo César ficaram nas alas. Em 4x4x2, Matheus chegou-se a Keita, Paulo César passou para a direita o ex-júnior brasileiro encostou-se à extrema esquerda.

O tempo trará mais reforços e permitirá dissipar dúvidas e lançar na luta jogadores que começaram com bastante atraso. Rodriguez, por exemplo, jogará sempre se ficar. Léo Fortunato faz recuperação e Collado contraiu ontem um traumatismo no pé direito. Echiejile mantém-se de férias, Lima e Hélder Barbosa também arrancarão mais tarde.


Nova saga de Lucas

Por coincidência, eis um guerreiro com o nome do realizador que imortalizou a saga da "Guerra das Estrelas". George Lucas é conterrâneo de Scolari e com o realizador norte-americano só partilha a atracção pelas estrelas. As da Champions foram decisivas para escolher o Braga: "É uma motivação extra. O principal objectivo é entrar na fase de grupos. Na Liga, queremos os quatro primeiros lugares". Lucas sente-se "em casa" desde "o primeiro dia." Fã de Roberto Carlos, já jogou contra quase todos os companheiros brasileiros e é breve no auto-retrato. "Procuro defender bem e atacar no momento certo". "Cruzamento e bolas paradas" são pontos fortes.



Carlos Mangas ganhou a Rui Águas

Com Luís Martins de saída para a Arábia Saudita, o Braga já tem sucessor para coordenar a formação: Carlos Mangas é um nome ligado ao universo bracarense. Professor de desporto, treinou alguns escalões do Braga e estava no Departamento de Marketing. Mangas ganhou a corrida a Rui Águas, que já foi adjunto do clube e desempenhou funções no futebol juvenil do Benfica. Ainda no que respeita à reestruturação do clube, Paulo Menezes deve mesmo ir para o Panathinaikos.



O JOGO

JotaCC

Rodríguez vai ser dragão


Alberto Rodríguez, "El mudo", vai finalmente representar o FC Porto, e em princípio já estará na apresentação dos dragões, na próxima sexta-feira.

Rodríguez era um alvo bem definido pelos dragões desde há um ano, e até poderia ter sido transferido na última janela de Inverno, mas por diversas razões, uma das quais as óptimas perspectivas desportivas que se abriam aos bracarenses, mantiveram o assunto em banho-maria. A mudança está, agora, praticamente negociada.

Na prática, Rodríguez já pode ser visto como dragão. Neste intervalo desde Janeiro, o processo foi sendo trabalhado e aproximações diversas concorreram para facilitar tudo: o futebolista iria partir para a temporada final do contrato (só tem mais um ano), e quando disse, há um mês, ao Correo de Lima, que «gostaria de mudar para um clube com ainda maiores ambições» e que «o FC Porto é o clube que mais me seduz», logo aí se percebeu que dificilmente o Sp. Braga o seguraria.

Até porque, dentro de meio ano, ele já se poderia comprometer com outra entidade e os bracarenses não teriam a menor compensação por um jogador que apesar das muitas lesões, confirmou no Minho tudo o que vinha a prometer desde que foi descoberto no Sporting Cristal, do Peru.

Aos 26 anos, Rodríguez prepara-se para dar o salto final numa carreira sempre em ascensão, e também marcada por alguns azares, mas aos quais El mudo reagiu sempre com tenacidade, reemergindo sempre com maior força, presença e personalidade.


A BOLA

JotaCC



Diogo Valente por empréstimo

Diogo Valente vai jogar na Académica na próxima temporada, por empréstimo do Sporting de Braga. Depois de ter alinhado nas duas ultimas épocas ao serviço do Leixões, o médio de 25 anos não constava dos planos do técnico Domingos Paciência, dão a possibilidade de jogar em Coimbra com mais regularidade.



PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Eduardo em lágrimas devido a golo "fortuito" de David Villa

O apito final do árbitro Héctor Baldassi fez rebentar todas as emoções de Eduardo que, sentado no chão e de cabeça baixa, chorava convulsivamente. Enquanto isso, jogadores portugueses e espanhóis trocavam camisolas e abraços. Os sorrisos abertos contrastavam com os rostos fechados. Eduardo lá se levantou quando apareceu Casillas, guarda--redes do Real Madrid, que admirou mais uma extraordinária exibição do atleta do Sporting de Braga. O abraço sentido e o re- conhecimento pelo seu bom trabalho. A tristeza de Eduardo era indisfarçável ainda na zona mista, onde assumiu ter visto ser desfeito "o sonho de passar" aos quartos-de-final. Tudo por causa de um golo de Villa, que considerou ter sido "fortuito". "Foi pena. Queríamos fazer melhor, mas hoje não estivemos ao nosso melhor nível", adiantou, destacando ainda que "a Espanha é uma equipa forte, pois não é fácil roubar-lhes a bola". De qualquer forma considerou que a equipa "defendeu bem", mas "não conseguiu sair para o ataque".

Eduardo admitiu que no balneário de Portugal o ambiente era de "frustração e tristeza" e assumiu que na hora da derrota "a responsabilidade é de todos". "Estamos desolados. O importante é o colectivo. Somos um grupo quando ganhamos e também temos de ser quando perdemos", atirou.



DOMINGOS PACIÊNCIA:Sem fuga possível da pressão colocada pela Espanha

Eduardo adiou até ao impossível o golo da Espanha, assumindo-se como a verdadeira figura da Selecção Nacional, não só na partida de ontem, como durante todo o Campeonato do Mundo. Para mim, que trabalho com ele, é um enorme orgulho assistir à resposta que deu, demonstrando, no maior palco mundial, todas as suas qualidades de atleta de eleição. No golo de Villa, o camisola 1 de Portugal ainda defendeu o primeiro remate (como foi possível surgir sem cobertura na pequena área?), mas nada pode fazer no segundo. A exibição de Eduardo, aliás, começou a um nível elevadíssimo logo nos dois primeiros minutos do encontro (duas defesas importantíssimas), dando o mote para uma exibição perfeita.

Sem colocar em causa as opções do seleccionador nacional, o certo é que transmitimos para o exterior um enorme sinal de respeito pelo adversário com a constituição da equipa. Ao colocar Ricardo Costa no lado direito da defesa assumimos claramente que iríamos ter menos um corredor ofensivo.

Perante uma Espanha muito forte, a Selecção Nacional poderia (e devia) ter sido mais eficaz em determinados momentos do jogo. No momento do ganho da bola, Portugal nunca conseguiu sair em transição em rápida, optando, erradamente, por sair pelo meio, nunca conseguindo dois/três passes seguidos e jogando com pouca amplitude. Os nossos avançados, por outro lado, deram sempre pouca confiança para a equipa subir e sair da zona de pressão.

Nas raras vezes em que a selecção nacional foi rápida na transição, Hugo Almeida conseguiu fugir pelo corredor e criar uma situação que poderia ter mudado o cariz do jogo. Aos 51', e com a partida ainda empatada sem golos, a tentativa de assistência para Cristiano Ronaldo levou Puyol a cortar para a sua linha de baliza. A bola saiu a centímetros do poste de Iker Casillas e, a partir daí, Portugal nunca mais conseguiu criar perigo, Até porque a entrada, pouco depois, de Danny para o lugar do ponta-de-lança não surtiu qualquer efeito.

A selecção nacional teve algumas oportunidades para fazer o golo, mas a verdade é dura e crua e Portugal acaba por ter alguma sorte no jogo, devido às imensas situações de golo criadas pela Espanha aos longo dos noventa minutos. Eduardo foi gigante, senão o resultado seria mais dilatado.


DN

JotaCC

Primeiro jogo é já quinta-feira

Depois dos primeiros dias ainda muito marcados por um trabalho de arranque, não muito direccionado para as questões tácticas, o Sp. Braga entra a partir de quinta-feira numa fase mais adiantada.

O jogo com o Melgacense será a primeira grande oportunidade para Domingos Paciência fazer experiências e testar soluções. Mais a sério será nos dias 6 e 7 de Julho, os últimos dois do estágio em Melgaço, frente a Leixões e Marítimo.


A BOLA

JotaCC

Acordo com Sp. Braga por horas
FORMA DE PAGAMENTO DE ALAN SEPARA LEÕES E MINHOTOS

As negociações entre Sp. Braga e Sporting para a transferência de Alan estão cada vez mais próximas do sucesso. Nesta altura, a aquisição do extremo brasileiro, de 30 anos, está pendente do acordo total entre os clubes: o negócio poderá ser concluído por 1,8 milhões de euros, mas o que tem separado as duas partes é o modo de pagamento.

À imagem do que sucedeu com os dossiês de João Pereira e Evaldo, a SAD leonina pretende pagar a transferência de Alan em várias prestações. No entanto, o líder arsenalista quer receber no imediato uma boa parte dos 1,8 milhões de euros acordados, dotando os cofres bracarenses de alguma liquidez para investir no reforço do plantel tendo em vista a participação na pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Avanços

Os últimos dias conheceram significativos avanços e, caso o processo negocial chegue a bom porto, Paulo Sérgio poderá contar com um jogador importante nas transições ofensivas e que encaixa no perfil traçado pelo ex-timoneiro do V. Guimarães para o reforço dos corredores ofensivos: criativo, rápido, forte no um contra um e com boa capacidade de explosão.

Alan encontra-se nesta altura em Melgaço, local onde o Sp. Braga está a efetuar o estágio de pré-temporada, mas o extremo já manifestou junto da SAD bracarense a vontade em abraçar um novo projeto. Após as várias investidas de Al-Sharjah (Dubai) e Al-Ittihad (Arábia Saudita), o brasileiro não tem dúvidas de que o seu ciclo em Braga chegou ao fim e, nesse sentido, o Sporting apresenta-se como uma hipótese muito apelativa para prosseguir a carreira, tanto a nível profissional como no plano familiar.

Os próximos dias serão decisivos para a SAD leonina assegurar um dos elementos prioritários para o reforço do plantel verde e branco. A poucos dias do estágio em Evian-Les-Bains, o objetivo passa por concluir as negociações antes do plantel rumar a França.


RECORD

JotaCC

Formação


Eis os juniores de ouro

O Sporting conquistou o 15º título no escalão de juniores. Na fase final, conseguiu vencer todos os jogos ante FC Porto e Guimarães, sempre pelo mesmo resultado (1-0). Menos felizes foram os confrontos com o Benfica, a única equipa a vencer no reduto dos sportinguistas, o que não impediu os tricampeões nacionais de serem a defesa menos batida nos jogos como visitados. Os encarnados, por sua vez, arrecadaram o primeiro lugar da Zona Sul, mas na fase crucial da época não conseguiram o tão ambicionado título. Na fase regular da Zona Norte, o FC Porto impôs-se à concorrência, juntando o melhor ataque e defesa e consentindo apenas duas derrotas, que aconteceram nas deslocações aos redutos de Gondomar e Leixões. Na fase final, porém, o Estádio do Dragão não se revelou factor fundamental... e os azuis e brancos não conseguiram levar de vencida os rivais lisboetas. Por seu turno, o Guimarães apresentou maior regularidade face a adversários como Académica e Braga e apurou-se para a fase final. Com um onze habitualmente constituído por vários atletas de primeiro ano, privilegiou a solidez defensiva e a construção de ataques rápidos.

      
Guilherme Marques - Médio-centro (Braga)

O médio canhoto brasileiro tem uma enorme qualidade de passe, criatividade e capacidade de desequilibrar. Revelação do Nacional de juniores, teve oportunidade de jogar pela equipa principal na Taça da Liga.

Lassana Camará "Saná" - Médio-centro (Benfica)

É um poço de energia, sendo essencial a defender e a atacar. Recupera inúmeras bolas e, através da sua qualidade técnica e de passe, joga e faz jogar toda a equipa.

Rui Caetano - Extremo-esquerdo (FC Porto)

O extremo portista é bastante móvel e repentino, o que faz dele um quebra-cabeças para qualquer adversário. É possuidor de argumentos como velocidade, técnica, capacidade de desequilíbrio no um-contra-um e resistência. Foi o artilheiro dos azuis e brancos, com 17 golos.

Amido Baldé - Avançado-centro (Sporting)

Elemento crucial na conquista do título, com destaque para os golos decisivos. Ostentando um porte físico assinalável, é um atleta bastante móvel na procura do esférico e nas combinações com os colegas de equipa.


O JOGO

JotaCC

Paulo César: «Tentar repetir época passada»
BRASILEIRO SABE QUE SERÁ DIFÍCIL MAS VÊ QUALIDADE NO NOVO GRUPO

Paulo César está consciente das dificuldades do Sp. Braga em fazer "uma época tão boa", mas nota "grande qualidade" no novo grupo para voltar a fazer história: "Temos este primeiro objetivo que é chegar aos grupos da Champions, mas vamos tentar repetir o feito da época passada. Desde o início do campeonato a nossa vontade vai ser andar sempre entre os quatro primeiros."

A cumprir a 10.ª época em Portugal, o extremo renovou o seu contrato com os minhotos por mais dois ano e garante que vai ser "o mesmo de sempre". Claro que o ideal é superar os números do "ano anterior" e Paulo César quer "mais e melhor".

Ainda com a melhor temporada de sempre do Sp. Braga na memória, Paulo César reconhece que "foi difícil ultrapassar aqueles dias que se seguiram ao fim do campeonato". Tudo por uma razão muito simples: "É lógico que ficámos frustrados, pois tivemos sempre o título muito perto e a partir de determinada altura esse era o nosso grande objetivo. Mesmo assim já deu para estarmos na história do clube, mas não vou esconder que queríamos mais."



Tales Souza é reforço
MÉDIO JÁ TREINOU

O Sp. Braga contratou Tales Souza, médio ofensivo de 20 anos, proveniente do Internacional de Porto Alegre.

Tales Souza já intregou o treino desta manhã dos arsenalistas, no qual também esteve Alan, enquanto não fica formalizada a transferência para o Sporting.

Tales Souza tem sido internacional brasileiro em todas as camadas inferiores.

RECORD

JotaCC

Tales Souza integra treino «arsenalista»

A presença do reforço brasileiro Tales Souza, ex-Internacional, foi a principal novidade no terceiro dia do estágio do Sp. Braga.

O médio ofensivo «canarinho», que é o mais internacional dos jovens jogadores brasileiros, com 74 jogos, segundo revela a Confederação brasileira de futebol (CBF) e que foi campeão sul-americano nos sub-16 e sub-20, está agora às ordens do técnico Domingos Paciência, que passa a contar com 29 jogadores.

O plantel «arsenalista» está de folga à tarde e apenas regressa ao trabalho na quinta-feira, onde irá realizar o primeiro particular da temporada frente ao Melgacense, às 19h00.


A BOLA

JotaCC

Tales Souza é reforço e já treinou

O Sp.Braga contratou Tales Souza, médio ofensivo de 20 anos, o jogador actuava no Internacional de Porto Alegre.

O médio, internacional em todas as camadas jovens do Brasil, já treinou hoje com o restante plantel bracarense.

O JOGO