News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/06

Started by JotaCC, 22 de June de 2010, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Léo Fortunato poupado
NOVO ADJUNTO AO SERVIÇO

Léo Fortunato e Mossoró foram os jogadores poupados no primeiro treino da época, no qual marcou presença o único reforço da equipa técnica: João Carlos Costa. Natural de Valença, Costa tem 37 anos e trabalhou com Fernando Santos no PAOK de Salónica.

Silvino Morais sai desta estrutura e será a "ponte" com Jorge Vital no trabalho dos guarda-redes da formação. Kieszek, Rodríguez e Leandro Salino tiveram licença e não se apresentaram ontem, tal como os mundialistas Eduardo e o camaronês Elderson Echiejile.


Meyong afinal aceitou renovar
MAIS DOIS ANOS DE CONTRATO

A presença de Meyong na apresentação e no treino foi a primeira confirmação. O ponta-de-lança camaronês, que foi uma das novelas do defeso bracarense, afinal acabou por renovar contrato, por mais dois anos.

Também Aníbal, defesa-central, e Dani, defesa-direito, treinaram-se ontem sob as ordens de Domingos Paciência e até podem seguir para estágio. Os dois jogadores da formação bracarense assinaram contrato até 2012 mas vão ser cedidos ao Vizela para aí rodarem. Para já, vão trabalhar com o grupo principal.


RECORD

JotaCC

Eduardo é um caso único
GUARDA-REDES NÃO PERDEU OS PRIMEIROS 17 JOGOS

Eduardo, o guarda-redes de Portugal na fase final do Campeonato do Mundo, continua a fazer história. Até ao momento, nenhum jogador que representou a Seleção conseguiu a proeza de arrancar com uma sequência tão longa sem derrotas. O guardião bracarense somou a 17.ª internacionalização e apresenta um balanço absolutamente fantástico: 13 vitórias e 4 empates. E o mais incrível é que Eduardo só foi batido por três vezes desde que assumiu a baliza nacional.

Por falar em poucos golos sofridos, Carlos Queiroz apresenta um saldo notável nos 24 jogos que leva à frente da Seleção, desde que, em agosto de 2008, iniciou a campanha para o Mundial'2010: em 19 desses encontros Portugal manteve a baliza inviolada. Restam cinco jogos nos quais, ao todo, a equipa sofreu 12 tentos: Brasil (6), Dinamarca (4), Albânia e Camarões (1 de cada).


RECORD

JotaCC

Sp. Braga deu o pontapé de saída para a nova época



O percurso brilhante do Sp. Braga na época passada, com o segundo lugar da Liga e a presença inédita na Liga dos Campeões, não eleva a fasquia para a nova temporada. Mantendo o habitual discurso tranquilo e realista, Domingos Paciência garante que a equipa vai lutar pelos primeiros quatro lugares no campeonato e uma entrada com o pé direito na liga milionária.

"A fasquia está no mesmo ponto que estava no ano passado quando começámos. A fasquia está dentro do que definimos para esta época, que é ficar entre os primeiros quatro lugares e é isso que vamos procurar fazer", frisou o técnico no arranque da temporada 2010/11, lembrando que a mentalidade do grupo vai ser a mesma. "Tudo é possível. Mas tal como foi feito no ano passado, a mentalidade vai ser jogo-a-jogo, vamos trabalhar da mesma forma", frisou.

O treinador - que confessa esperar um campeonato "atractivo e emocionante" - aponta como objectivo prioritário a Liga dos Campeões, cujo arranque está previsto para o final de Julho: "a pré-eliminatória é um grande objectivo do clube, porque depois de termos aberto a porta é com o intuito de atacar a primeira eliminatória confiantes, consistentes, estabilizados para conseguir passar. Sabendo que é muito importante para um clube a receita financeira. Vamos trabalhar no sentido de fazer o nosso melhor, procurar ganhar sabendo que do outro lado há adversários com grande historial".

Com um plantel ainda em aberto e algumas indefinições em termos de entradas e saídas, Domingos lembra que o clube está atento ao mercado.

"Estamos a trabalhar no sentido de reforçar o plantel e fazer com que fique mais forte do que no ano passado. Estamos atentos ao mercado. É um plantel que vai rejuvenescer em termos de idade e é natural que o Sp. Braga trabalhe a pensar numa perspectiva de futuro. Trabalhamos para ter uma equipa mais forte, mais jovem, e vamos evitar que este ano haja tantos jogadores emprestados como na última época", revelou, confirmando o interesse em Hélder Barbosa, Quim e Lima, três possíveis reforços. "São jogadores que têm o seu valor, gosto das qualidades que têm e são jogadores que podem vir a interessar ao Sp. Braga", garantiu o técnico.

Eduardo: "Muita garra e disposição"

Chegou com vontade de triunfar e ajudar o Sp. Braga a conquistar os objectivos traçados para a nova época. Eduardo é um dos concorrentes ao lugar deixado vago por Evaldo na posição de lateral esquerdo, pode jogar também a central, mas garante que o principal é lutar pela confiança de Domingos Paciência.

"Isso vai ser opção do treina-dor, vim para jogar tanto a central como lateral. Vou procurar trabalhar bem para se tiver a oportunidade aproveitar", frisou o defesa brasileiro.
Com um discurso à 'guerreiro do Minho', o jovem ex-Botafogo está optimista quanto à primeira experiência no futebol europeu: "o primeiro foco é ficar entre os primeiros quatro lugares. O fundamental é ficar na luta. Espero uma óptima temporada".

Confessando ser um jogador que gosta "de avançar no terreno e na saída de bola", Eduardo garante muita determinação durante a nova época.
"Podem ter a certeza que vai ter muita garra e disposição. Vou dar o meu melhor para ajudar o clube, que me tem dado todo o apoio desde que cheguei".

Natural de Salvador, Eduardo enfrentou alguns problemas a nível de processos disciplinares na última época, situações que revela fazem agora "parte do passado".
Eduardo confessa estar a sentir-se já integrado no clube arsenalista, emblema elogiado pelos "amigos que jogaram comigo no Brasil".

Fernando Couto: "Estamos muito activos no mercado"

Um pontapé de saída com um plantel ainda com algumas lacunas e indefinições. Desde logo na baliza e na ala direita da defesa. Fernando Couto admite novas entradas e saídas de jogadores - de um grupo provisório de 25 atletas recheado de caras novas - e garante um Sp. Braga activo no mercado.

"O plantel não está fechado, faltam pequenos acertos. É um clube muito activo, que valoriza os seus jogadores, a prova é que há vários clubes interessados nos nossos atletas. Isso é fundamental e vamos continuar a valorizá-los. Vamos renovar um pouco o plantel, com jogadores mais novos, até porque, a filosofia é estar atentos à formação", sublinhou o novo 'manager' do clube.

Sem levantar o véu quanto a nomes de reforços, Couto admite a existência de "pequenas lacunas", que serão resolvidas a curto prazo: "estamos muito activos no mercado, qualquer saída ou entrada estamos preparados nesse sentido".
Quanto à possível vinda de Hélder Barbosa, "pode ser uma possibilidade entre tantas para o perfil do Sp. Braga".
Fernando Couto revela que os objectivos da nova época foram "bem traçados" e passam por "continuar no top e estar nos quatro primeiros lugares".

O 'manager' dos arsenalistas aponta também como determinante a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, naquele que será o primeiro grande teste da época. "Daqui a pouco tempo temos um jogo que é importante para nós em todos os aspectos: para os jogadores a nível profissional por pertencerem à elite dos melhores jogadores e também financeiramente para o clube. Vamos estar com grande determinação para alcançar o objectivo".



CORREIO DO MINHO

JotaCC

Eduardo sai e tem por onde escolher

É ponto assente: Eduardo não volta a jogar pelo Braga e sai de Portugal. Há já dois clubes que se dispuseram a bater os quatro milhões de euros da sua cláusula de rescisão e, neste momento, ambos negoceiam com o guarda-redes, procurando convencê-lo com argumentos desportivos e financeiros. Falamos do Hoffenheim, 11º classificado da última Bundesliga e de um clube espanhol não identificado, mas também do meio da tabela. Houve uma terceira proposta, de Itália, mas caiu por apresentar números muito inferiores.

António Salvador está a par de todo o processo. O presidente já sabe que vai encaixar uma verba recorde em toda a história do clube, mas não pode anunciar o negócio porque Eduardo ainda não se decidiu. É mentira que o guarda-redes já tenha assinado qualquer vínculo ou que esteja perto de o fazer. Absolutamente concentrado na seleccção nacional, só tratará do seu futuro no final do Mundial. Neste momento estará indeciso. Por um lado, os alemães apresentam números mais chorudos. Por outro, Espanha é um campeonato de outro calibre. Com 27 anos, Eduardo entende ser altura de fazer um grande contrato. Mas recusa sair doa esfera dos clubes que disputam as competições europeias.

Por haver dois clubes que já comunicaram ao Braga estarem dispostos a pagar a verba mínima exigida, a SAD minhota apressou-se a encontrar substituto. Quim, campeão pelo Benfica, já assinou por três anos, mas também não será oficializado nos próximos dias. Isto porque fazê-lo seria assumir a saída de Eduardo. E em Braga ninguém quer distrair o guarda-redes nesta fase particularmente importante da sua vida. Com 34 anos, apresentar um contrato de longa duração foi a única forma de o Braga recuperar o guarda-redes que formou. Quim tinha propostas mais elevadas do estrangeiro, mas apenas de uma época.


Couto quer manter clube no top

Depois de ter sido apresentado no sábado, Fernando Couto iniciou ontem funções como manager do Braga, definindo como objectivos "manter o clube no top, ficar entre os quatro primeiros e dar continuidade à determinação do grupo de trabalho". No imediato, a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões assume uma atenção especial, porque é "fundamental, quer para os jogadores a nível profissional quer para o clube em termos financeiros". No que toca às questões relacionadas com o plantel, o novo manager dos bracarenses reconheceu que há "pequenas pechas" e garantiu que o clube está "activo no mercado e preparado para eventuais saídas de jogadores", o que engloba a baliza, onde a equipa possui "um trio de grande valor". Ainda neste contexto, Fernando Couto sublinhou que o Braga quer "continuar a valorizar os seus jogadores, está a renovar um bocadinho o plantel e vai estar atento à formação". Quanto ao interesse em Hélder Barbosa, não escondeu que se trata de "uma possibilidade e que reúne o perfil pretendido pelo Braga".



Missão: quatro primeiros

A época passada colocou o Braga num pedestal e reforçou-lhe o estatuto, mas ninguém assume a candidatura ao título. Tal como António Salvador já havia dito no sábado, Domingos Paciência também foi claro na abordagem à nova temporada. "A fasquia está no mesmo ponto como quando se começou na época passada e o objectivo passa por ficarmos nos primeiros quatro lugares", afirmou o treinador, sem colocar de lado a hipótese de fazer ainda melhor do que na época anterior: "Tudo é possível". Ficar de fora da Champions seria um fracasso. "Depois do que fizemos e a porta que abrimos, é natural que seja um grande objectivo, por isso começamos a trabalhar agora para chegarmos à pré-eliminatória confiantes, consistentes e estáveis", explicou. O treinador fez ainda uma breve antevisão para o nova época em Portugal: "Vai ser tudo diferente. Esperemos cada vez menos polémicas e que seja um campeonato de bom futebol. Estamos um bocadinho com um sabor amargo com o Mundial e esperamos que o campeonato seja emocionante e atractivo".



João Carlos substitui Silvino na equipa técnica

Quem esperava por surpresas teve de se resignar a uma cara nova mas... na equipa técnica. João Carlos Costa, 37 anos, é mestre em futebol e substitui Silvino no grupo liderado por Domingos Paciência. Na época passada foi adjunto de Fernando Santos no PAOK, já depois de ter acumulado experiências no FC Porto e no Boavista, ao nível da formação. Desta forma, a SAD garante o preenchimento de duas lacunas. Por um lado, João Carlos tem um conhecimento do futebol diferente do de Silvino e muito mais especializado na qualidade do treino. Por outro, o anterior adjunto fica solto para trabalhar com os guarda-redes dos escalões de formação, trabalho para o qual está mais habilitado.



Champions embalou arranque a meio-gás

Começaram 25, mas este número sofrerá alterações quase diariamente. Talvez por isso não se tenha tirado a foto de plantel. Há vários casos pendentes, entre saídas, empréstimos e contratações. Hélder Barbosa e Lima, por questões burocráticas, ainda não treinaram nem foram exibidos ao público, mas já estiveram em Braga e são reforços certos. Ainda chegarão um lateral-direito, um médio e outro avançado.

Com ordem para chegar mais tarde, Rodriguez, Leandro Salino e Kieszek prolongaram as férias. E há ainda os mundialistas Echiejile e Eduardo. O primeiro está lesionado e até pode ser hoje dispensado da selecção nigeriana. Quanto ao guarda-redes, só voltará ao AXA para recolher pertences e se despedir. Em situação diferente estão Dani, Cristiano e Aníbal, que também treinaram. Jogarão no Vizela, mas ajudam ao treino nesta fase. Pizzi, Mendes, Collado e Guilherme podem ser emprestados e Alan deve ser vendido.

Na primeira manhã da versão 2010/11 do vice-campeão nacional, foram cerca de 300 os curiosos que quiseram espreitar uma eventual surpresa. Desfeita essa ilusão, foi António Salvador o mais aclamado, seguido de Domingos. Tudo debaixo do hino da Liga dos Campeões, que se voltou a ouvir no Estádio AXA e serviu para embalar novos sonhos. Mesquita Machado foi o último a chegar. O edil não poderia deixar de desejar boa sorte.


Meyong renovou por dois anos e treinou

Tal como O JOGO escreveu, Meyong renovou mesmo o vínculo contratual que o liga ao Braga por mais duas temporadas, pelo que ontem marcou presença na apresentação, de manhã, e treinou normalmente à tarde.

Quem não esteve foi Kieszek, devidamente autorizado pelo Braga, que já accionou a cláusula de opção do guarda-redes polaco.


Guerreiro Brigantino fez hat trick

Os adeptos do Braga tiveram ontem a primeira oportunidade para ver os reforços em acção. De todos eles, Pizzi foi o que mais se evidenciou no treino, ao marcar três golos e ao fazer outras tantas assistências para remates certeiros. No regresso à base, o extremo natural de Bragança parece disposto a agarrar um lugar no plantel principal dos arsenalistas.


Aníbal assinou contrato profissional

O jovem defesa-central Aníbal assinou ontem com o Braga um contrato profissional, válido até 2012. O internacional sub-19 está a treinar com a equipa principal e vai seguir para o estágio em Melgaço para dessa forma preparar a sua participação no Campeonato da Europa da categoria. Quem fica a ganhar, neste momento, é Domingos Paciência, que assim conta com um central nos treinos para fazer face à ausência de Léo Fortunato. Depois, é certo o empréstimo de Aníbal ao Vizela.


Léo Fortunato chegou ko

Bem-disposto pela manhã, como, aliás, destacou Domingos Paciência, Mossoró deu mostras de uma evolução significativa da lesão grave que sofreu no fim de Março, correndo sem mancar no treino da tarde, depois de ter feito ginásio. Quem se limitou a ficar por lá foi o reforço Léo Fortunato, que trouxe do Brasil uma lesão num joelho.


Eduardo desvaloriza casos de indisciplina

Associado a problemas disciplinares no Brasil, Eduardo retirou total importância ao assunto. "Houve umas situações no Botafogo, mas isso faz parte do passado", disse o defesa, que tanto pode jogar a central como a lateral. "O 'mister' é que decide", disse, definindo-se como um jogador "com qualidade a sair a jogar e forte na marcação", e prometendo "muita garra". Já Vandinho afirmou que o Braga está a construir "um grupo forte" e traçou como "primeiro passo chegar à fase de grupos da Champions". O castigo da época passada já foi posto para trás das costas: "Aprendi muito naqueles três meses".


Diogo Valente está quase

Diogo Valente está cada vez mais perto de vir a ser confirmado como próximo reforço da Académica. O extremo-esquerdo é um desejo antigo do clube estudantil que, já em Janeiro, durante a reabertura de mercado, o tentou contratar, mas, na altura, numa fase sensível da temporada, Domingos Paciência, o treinador do Braga entendeu não deixar sair o jogador.

Agora o cenário é bem diferente. E, conforme O JOGO avançou em primeira mão na edição de 1 de Junho, o clube de Coimbra voltou a apontar as suas baterias para o antigo internacional sub-21 e, apesar do negócio não ser fácil, nunca desistiu da sua concretização. Um desejo que, de resto, foi reforçado pelo sucessor de André Villas-Boas no comando técnico academista, Jorge Costa, que, perante esta possibilidade, terá dado indicações ao responsáveis do clube conimbricense para avançarem em força para este negócio.

Pouco utilizado durante a temporada de 2009/10, Diogo Valente não entra nos planos bracarenses para a próxima época e o jogador, de 25 anos, também não está interessado em ter outra temporada idêntica à última. É um facto que apareceram propostas estrangeiras (fala-se de emblemas de Espanha e de França), mas o extremo formado no Boavista, e que já representou FC Porto e Leixões, verá com bons olhos o ingresso na Académica, bem como a possibilidade de trabalhar com Jorge Costa.

Neste momento, o negócio ainda não será um dado adquirido, mas segundo O JOGO conseguiu apurar o mesmo já terá estado bem mais longe de se concretizar. Faltará neste momento, sobretudo, o acordo entre os dois clubes.

Diogo Valente, por seu turno, que já expressou a sua vontade, ainda tem mais dois anos de ligação ao Sporting de Braga e, por isso, a única via para o negócio passará pelo empréstimo válido por uma temporada. E neste tipo de cenários, como é normal, faltará definir que percentagem calha a cada clube no que diz respeito aos vencimentos do jogador que em 2009/10 totalizou 200 minutos de utilização na Liga Sagres, nos oito jogos em que marcou presença, sendo apenas dois na condição de titular.


O JOGO

JotaCC

Braga regressa com aposta na Champions

Domingos Paciência garantiu ontem que a equipa não perdeu ambição. À luta pelos primeiros quatro lugares na Liga portuguesa, o técnico junta também a entrada na Liga dos Campeões

O Sporting de Braga regressou ontem ao trabalho, com dez reforços para 2010-11. A mesma ambição e uma grande vontade de superar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que permita aos bracarenses angariar muitos euros na prova milionária. Mas a nível interno, o treinador Domingos Paciência salienta que o clube continuará a apostar numa presença entre os quatro primeiros classificados.

"A pressão é exactamente a mesma e os objectivos são idênticos aos da última época. Queremos lutar pelos quatro primeiros lugares", referiu o técnico, frisando que houve um rejuvenescimento do plantel e que, numa primeira fase, vai preparar os jogadores para entrarem bem na nova temporada, com a pré-eliminatória da Champions como pano de fundo. "Esse é um grande objectivo do clube, dos técnicos, da equipa e dos jogadores", explicou, no dia em que a máquina bracarense começou a rolar.

O clube perdeu alguns jogadores, mas ganhou outros: Diego (ex-Covilhã), Salino (ex-Nacional), Leo Fortunato (ex-Cruzeiro), Echiejile (ex-Rennes), Eduardo (ex-Botafogo), Mendes (ex-Varzim), Pizzi (ex-P. Ferreira), Keita (ex-V. Setúbal), Collado (ex-Gimnastica Torrelavega) e Guilherme (ex-júnior). Mas a porta pode ainda estar aberta para a entrada de Lima, Quim, Sílvio e Hélder Barbosa. "São jogadores que têm o seu valor e podem vir a interessar ao Braga", afirmou Domingos, que acredita numa Liga ainda mais competitiva.

"Em termos de campeonato, espero uma Liga mais emocionante do que a da última temporada, que já foi bastante emotiva. O Benfica candidato? Já defini os meus objectivos, os dos outros, eles que os tracem", limitou-se a reparar Domingos.

Para os atingir, Domingos já sabe com quem não pode contar. O lateral esquerdo Evaldo transferiu-se para o Sporting e o médio Hugo Viana também está de saída. Mas em termos organizativos existiram outras alterações. O director desportivo Carlos Freitas optou por rumar para a Grécia, para o Panathinaikos, e foi substituído no cargo pelo antigo internacional Fernando Couto, que desde logo fez questão de salientar que assumiu estas novas funções na sua carreira a convite do presidente António Salvador.

Quando lhe falaram nos objectivos, alinhou pelo mesmo discurso do técnico e confessou que António Salvador não deixou nada ao acaso. "Foi tudo muito bem tratado pelo presidente. Queremos manter a equipa no topo e ficar entre os quatro primeiros. O primeiro grande objectivo é entrar na Champions [curiosamente, os jogadores foram sendo apresentados ao som do hino da prova europeia]. Vamos estar na pré-eliminatória e todos os jogadores querem fazer parte da elite do futebol. Uma entrada terá também grandes repercussões financeiras para o clube, por isso, vamo-nos preparar para chegarmos fortes a essa eliminatória", salientou o novo manager do clube.

Ele, que foi um dos elementos mais aplaudidos pelos cerca de 300 adeptos que se encontravam nas bancadas a assistir ao início dos trabalhos. Nessa altura, o guarda-redes Eduardo ajudava a golear a Coreia do Norte.


PUBLICO

JotaCC

Técnico dos minhotos quer ficar entre os quatro primeiros classificados

Quim interessa ao Braga

O técnico do Braga admitiu, no dia do regresso para preparar a época 2010/2011, o interesse em Quim, Sílvio, Hélder Barbosa e Lima.

Confrontado com os nomes dos quatro atletas, Domingos respondeu: 'São jogadores que têm valor, gosto das suas qualidades, pelo que podem vir a interessar',
Quim, guarda redes que não renovou com o Benfica, poderá regressar a Braga se Eduardo, for vendido, enquanto Hélder Barbosa, cujo passe pertence ao FC Porto, tem o Nacional no encalço. O ponta de lança brasileiro Lima, do Belenenses, e o defesa Sílvio, do Rio Ave, são os outros jogadores que podem reforçar os «arsenalistas».
Domingos Paciência definiu como objetivo da próxima temporada 'ficar entre os quatro primeiros lugares', opinião corroborada pelo novo «manager» do clube, Fernando Couto, que substituiu Carlos Freitas no cargo.
Quanto a fazer melhor do que em 2009/10 – quando alcançou o segundo lugar, melhor classificação de sempre do clube – o técnico afirmou que 'tudo é possível',
'À semelhança do que foi feito no ano passado, a mentalidade vai ser jogo a jogo, vamos trabalhar da mesma forma', frisou.
Fernando Couto disse que o clube está 'ativo no mercado', e sublinhou começar 'uma nova etapa e um novo desafio',
'Estou aqui com grande vontade e disponibilidade para que as coisas corram da melhor forma. É uma honra estar aqui, pertencer a esta estrutura importante que nos últimos anos tem feito um trabalho excelente', referiu.
A 28 ou 29 de julho, o Sporting de Braga joga a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, 'um jogo fundamental em todos os aspetos', admitiu o «manager». Domingos quer também passar à fase seguinte da mais importante competição de clubes a nível mundial: 'Queremos ficar bem o mais rapidamente possível para atacar essa eliminatória confiantes, consistentes e estabilizados',

Seis caras novas na apresentação


O Sporting de Braga regressou então ao trabalho com seis contratações, mas ainda com o plantel por definir, sendo certo que vão ainda entrar e sair jogadores. De momento, os reforços são Eduardo (ex-Botafogo), Echiejile (ex-Rennes), Léo Fortunato (ex-Cruzeiro), Leandro Salino (ex-Nacional), Keita (ex-Vit.de Setúbal) e Collado (ex-Gimnástica Torrelavega). Eduardo e Echiejile (ao serviço das seleções portuguesa e nigeriana no Mundial2010), Leandro Salino, Rodriguez e Kieszek, devidamente autorizados, não marcaram presença no arranque dos trabalhos. Da lista fornecida à comunicação social, constam 25 jogadores, entre eles Meyong, num sinal que o avançado pode renovar.

Fernando Couto. Ex-internacional português é o novo «manager» do Braga

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Arrancou a temporada no Estádio Municipal de Braga    


Abriu a oficina no Estádio Municipal de Braga. Depois de uma época de sonho, com o segundo lugar na liga, o pano levantou-se sob a ilusão da liga dos campeões.

Domingos Paciência destacou que a fasquia está ao mesmo nível da que existia no ano passado.

O brasileiro Eduardo é um dos reforços para a nova época. O defesa sonha entrar na liga milionária.

O Sporting de Braga treina esta tarde, a partir das 17 horas.



Mesquita Machado quer um campeonato resolvido dentro das quatro linhas     

Mesquita Machado marcou presença no arranque oficial da nova temporada dos guerreiros do Minho.

O presidente da autarquia acredita que o Braga vai um dia ser campeão nacional e quer que o campeonato seja resolvido dentro das quatro linhas.

Já Vandinho, na hora do arranque, destacou o carinho sentido ao longo do castigo.


O Sporting de Braga luta este ano por um dos primeiros quatro lugares na liga portuguesa.

ANTENA MINHO

JotaCC

Seis reforços num plantel ainda por definir

Equipa de Domingos regressou  ao trabalho com situações por resolver

O Sporting de Braga, actual vice- -campeão nacional, regressou ontem ao trabalho para a temporada 2010/11 com seis contratações, mas ainda com o plantel por definir, sendo certo que vão ainda entrar e sair jogadores.

De momento, os reforços bracarenses são os defesas esquerdos Eduardo (ex-Botafogo) e Echiejile (ex-Rennes), o defesa central Léo Fortunato (ex-Cruzeiro), o médio Leandro Salino (ex-Nacional) e os avançados Keita (ex-Vitória de Setúbal) e Collado (ex-Gimnástica Torrelavega).

Eduardo e Echiejile (ao serviço das selecções portuguesa e nigeriana no Mundial 2010), Leandro Salino, Rodriguez e Kieszek, devidamente autorizados, não marcaram presença no arranque dos trabalhos.

O capitão Vandinho disse que este será "um grupo forte" e considerou que a época passada, apesar do castigo de três meses que o manteve afastado da competição, foi "positivo": "Aprendi muito e recebi muito carinho das pessoas."

Também Eduardo, defesa esquerdo brasileiro (ex-Botafogo) que também pode alinhar no eixo defensivo e até no meio-campo, como explicou, disse esperar "uma óptima época" e frisou que o principal objectivo é ficar nos primeiros quatro lugares.

"Vou dar o meu melhor com toda a garra para ajudar o clube que desde que cheguei me tem dado o maior apoio", disse.

Da lista fornecida, constam 25 jogadores, entre eles Meyong, num sinal que o avançado camaronês pode renovar contrato com os arsenalistas apesar das dificuldades nas negociações.

No estágio em Melgaço, que decorrerá de 27 deste mês, domingo, a 7 de Julho, participarão ainda os jovens Guilherme (ex-júnior), Mendes (que regressa do empréstimo ao Varzim) e Pizzi (que regressa do empréstimo ao Paços de Ferreira), não sendo ainda certo que façam parte do plantel.

Por definir está ainda a situação do médio Fernando Alexandre, emprestado ao Leixões na última época, mas com quem Domingos Paciência não conta.

Registo para as saídas de Evaldo (para o Sporting), André Leone, Filipe Oliveira, Hugo Viana, Olberdam, Adriano e Osvaldo.

Nota ainda para uma alteração na equipa técnica, entrando para treinador adjunto João Carlos, com passagens pelas camadas jovens do FC Porto, Boavista e pelos gregos do PAOK de Salónica, para o lugar de Silvino, que passa para a formação do clube.

Mudança também na cúpula do futebol bracarense, com a saída de Carlos Freitas do cargo de manager e a entrada de Fernando Couto, antigo internacional português.


DN

JotaCC

Keita vai «trabalhar para jogar»

O avançado senegalês Keita, que neste defeso trocou o Vitória de Setúbal pelo Sporting de Braga, promete «muito trabalho» para entrar nas primeiras opções de Domingos Paciência.

«Vou trabalhar muito para jogar e justificar a contratação. Sei que não vai ser fácil porque aqui há muito bons jogadores, mas o meu primeiro objectivo é trabalhar para jogar e depois os golos vão aparecer», disse Keita, que definiu os objectivos dos "guerreiros" para a próxima temporada.

«Ficar nos quatro primeiros lugares e entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões: seria um grande sonho chegar lá», afirmou, mostrando-se «muito feliz por ter assinado pelo Sp. Braga», que considerou «um grande clube».


A BOLA

JotaCC

Keita: "Vou trabalhar muito para jogar"

Keita, avançado que se transferiu recentemente do Vitória de Setúbal para o Sporting de Braga, prometeu hoje "justificar a contratação" com "muito trabalho".

"Vou trabalhar muito para jogar e justificar a contratação. Sei que não vai ser fácil porque aqui há muito bons jogadores, mas o meu primeiro objectivo é trabalhar para jogar e depois os golos vão aparecer", disse Keita.

O jogador falou também nos objectivos dos sadinos para a próxima temporada: "Ficar nos quatro primeiros lugares e entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões: seria um grande sonho chegar lá."


O JOGO

JotaCC

Keita promete "muito trabalho"
PONTA-DE-LANÇA TEM DROGBA COMO ÍDOLO

O ponta-de-lança Keita, do Sporting de Braga, que na época passada marcou 10 golos ao serviço do Vitória de Setúbal, revelou esta terça-feira que o marfinense Drogba é o seu ídolo no futebol e por isso escolheu o número 11.

O jogador senegalês contratado aos sadinos não quis avançar com o número de golos que quer marcar esta temporada, prometendo apenas "muito trabalho", tendo ainda revelado que escolheu o número 11 para a camisola arsenalista porque idolatra o avançado do Costa do Marfim.

"Vou trabalhar muito para jogar e para justificar a razão do Braga me ter contratado. Sei que não vai ser fácil, porque aqui há muito bons jogadores, mas o meu primeiro objetivo é trabalhar para jogar e depois os golos vão aparecer", afirmou aos jornalistas no Estádio Municipal de Braga.

Keita, de 27 anos, disse-se "muito feliz por ter assinado pelo Braga", que considerou "um grande clube".

Quanto a objetivos coletivos, espera "ficar nos quatro primeiros lugares e entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões - seria um grande sonho chegar lá".


RECORD

JotaCC

Salvador confirma interesse em Hélder Barbosa, Lima e Quim

Hélder Barbosa, Lima e Quim têm sido apontados há algum tempo como reforços do Sp. Braga para a próxima época, mas o clube ainda não confirmou oficialmente o ingresso do trio. Por outro lado, o presidente António Salvador assumiu o interesse nos três jogadores.

O líder arsenalista revelou que o treinador Domingos Paciência ainda vai receber «mais quatro ou cinco jogadores» e confirmou que Lima e Hélder Barbosa interessam ao emblema da cidade dos Arcebispos.

O nome de Quim, guarda-redes que termina contrato com o Benfica, veio, naturalmente, à baila e Salvador foi categórico: «Se o Eduardo sair - e ele tem uma cláusula de rescisão --, o Braga tem de contratar um guarda-redes com a mesma qualidade e que dê a mesma segurança. Estando livre, o Quim pode estar incluído nesse lote de guarda-redes para colmatar uma eventual saída do Eduardo».

Mas não há só jogadores a entrar no Sp. Braga. O dirigente máximo esclareceu que o clube vai «vender dois ou três jogadores», mas quando questionado sobre a saída de Alan, alvo de interesse do Sporting e de alguns clubes do Médio Oriente, Salvador não foi elucidativo: «Está a treinar e vai continuar a treinar, por enquanto».



«Quarto lugar é o mínimo» - António Salvador

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, traçou o quarto lugar como o objectivo mínimo para a próxima temporada e assumiu o sonho antigo de ver os «arsenalistas» chegarem a uma final da Taça de Portugal.

«[A equipa vai] trabalhar para ficar na melhor classificação possível. O mínimo, é o quarto lugar. Abaixo disso é claramente um objectivo não cumprido. Cada vez mais, este é um clube mais firme, com mais ambição e que irá discutir todos os jogos olhos nos olhos para vencer», explicou o líder bracarense.

Já sobre a presença numa final da Taça de Portugal, Salvador atirou: «Ando a dizer isso há alguns anos. Cheguei a duas meias-finais e espero um dia chegar lá e que seja já este ano».


A BOLA

JotaCC

Axa renova por 3 anos
NAMING DO ESTÁDIO BRACARENSE

O Sp. Braga e a Axa assinaram esta terça-feira um contrato que revalida por mais três anos o "naming" do estádio bracarense, que vai continuar a chamar Estádio Axa.

António Salvador, presidente da SAD bracarense, e João Leandro, presidente da Axa Portugal, rubricaram hoje o novo contrato. "O Sp. Braga contribuiu para o sucesso da Axa e hoje é um parceiro que valoriza a marca", disse o líder bracarense, enquanto João Leandro felicitou o Sp. Braga pelo trabalho realizado nos últimos três anos, período durante o qual "conseguiu uma dinâmica de sustentabilidade no crescimento". Não foi revelado o montante de um contrato que deve rondar o milhão de euros por ano.

O Sp. Braga treina esta terça-feira ao fim da tarde, mas de manhã falou um dos reforços. Keita, ex-V. Setúbal, reafirmou a confiança numa boa época e revelou ter escolhido o n.º 11 para a camisola, em homenagem ao seu compatriota Didier Drogba.



Salvador: «4.º lugar é o mínimo»
PRESIDENTE ARSENALISTA ESTABELECE OBJETIVO PARA A NOVA ÉPOCA

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, disse esta terça-feira que a ambição da equipa é ficar, "no mínimo", no 4.º lugar na temporada 2010/2011.

Segundo António Salvador, na próxima época a equipa vai "trabalhar para ficar na melhor classificação possível", sendo que, "o mínimo, é o quarto lugar".

"Se ficarmos abaixo disso é claramente um objetivo não cumprido. Cada vez mais, este é um clube mais firme, com mais ambição e que irá discutir todos os jogos olhos nos olhos para vencer", sublinhou.

Sonho antigo é a presença no Estádio do Jamor para disputar a final da Taça de Portugal: "Ando a dizer isso há alguns anos, já cheguei a duas meias finais, espero um dia chegar lá e que seja já este ano", afirmou.



Salvador: «Quim pode colmatar eventual saída de Eduardo»
PRESIDENTE BRACARENSE NÂO DÁ CERTEZAS MAS ADMITE POSSIBILIDADE


António Salvador confirmou que o Sp. Braga precisa "de mais quatro ou cinco jogadores" e confirmou o interesse em Lima, ponta de lança brasileiro que alinhou no Belenenses, e em Hélder Barbosa, extremo esquerdo que jogou no Vitória de Setúbal, emprestado pelo FC Porto.

Confrontado igualmente com o nome de Quim, guarda-redes que vai sair do Benfica, António Salvador admitiu que "se o Eduardo sair - e ele tem uma cláusula de rescisão --, o Braga tem de contratar um guarda-redes com a mesma qualidade e que dê a mesma segurança".

"Estando livre, o Quim pode estar incluído nesse lote de guarda-redes para colmatar uma eventual saída do Eduardo", disse, lembrando que o clube precisa de "vender dois ou três jogadores".

Quanto a Alan, por quem o Sporting estará interessado, o dirigente foi mais evasivo: "Está a treinar e vai continuar a treinar, por enquanto".

Salvador confirmou ainda a renovação do ponta de lança camaronês Meyong por mais dois anos e disse que até ao final desta semana vai tentar "resolver os problemas pendentes", de forma a que o plantel esteja praticamente definido no início do estágio em Melgaço, no próximo domingo.


RECORD

Pé Ligeiro

Kieszek integrado no segundo dia de trabalhos


O guarda-redes polaco Kieszek, que ontem falhou o arranque da nova temporada do Sporting de Braga, foi hoje integrado no treino que decorreu nos campos anexos do Estádio AXA sob calor intenso.

Ausentes continuam Leandro Salino e Rodriguez, que deverão apresentar-se até ao final da semana, bem como Eduardo (Portugal) e Echiejile (Nigéria), que estão ao serviço das respectivas selecções no Mundial da África do Sul.

Por confirmar continuam as contratações de Quim (Benfica), Hélder Barbosa (V. Setúbal), Sílvio (Rio Ave), Lima (Belenenses) e Bialkowski (Southampton), jogadores que tem sido apontados ao plantel orientado por Domingos Paciência.

Amanhã, os "guerreiros" realizam mais dois treinos de preparação no Estádio AXA
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

António Salvador não assume recandidatura

António Salvador, presidente do Sp. Braga, não quis desvendar o mistério que rodeia a sua recandidatura ao cargo que estará em sufrágio em Outubro, mas assumiu que gostaria de ver concorrência pelo lugar.

«Ainda é cedo para falar sobre isso, mas este clube já não é o que era. Tem vindo a crescer firmemente e era importante que aparecessem candidatos», afirmou o líder dos minhotos.

O dirigente explicou que a elevada disputa pelo lugar seria um sinal de crescimento arsenalista: «Isso acontece nos outros clubes e gostaria imenso que no Sporting de Braga fosse igual, que houvesse gente que gostasse de o gerir».

A BOLA