News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/06

Started by JotaCC, 21 de June de 2010, 07:41

Previous topic - Next topic

JotaCC

A cortina ergue-se no Municipal


Abre-se hoje a cortina no palco das paixões, com os guerreiros do Minho a voltarem a formatura. Depois de uma temporada de ilusão, de puro sonho, com o melhor registo de sempre na história do Sporting Clube de Braga, abre-se uma nova era, com os olhos postos na fase de grupos da liga dos campeões.

Leandro Salino chega mais tarde, tal como Echiéjile, defesa-esquerdo que está no campeonato do Mundo ao serviço da selecção da Nigéria. Collado, o brasileiro Eduardo, Keita e Léo Fortunato apresentam-se já ao serviço, sendo que o central brasileiro e o avançado senegalês foram oficializados pelo emblema minhoto.

Plantel por encerrar

Ainda há dúvidas no grupo de trabalho, faltando garantir um reforço para o ataque, bem como um médio ofensivo. Faltam definir as situações de Alan, que é pretendido pelo Sporting, bem como do peruano Rodriguez. Há ainda dúvidas em torno da continuidade do guardião Eduardo, que só será definida após o campeonato do Mundo. Na calha para reforçar os minhotos está Quim, mas o regresso do guarda-redes a Braga só acontece com a confirmação da saída de Eduardo.

Ontem foram oficializados mais dois reforços para o emblema minhoto. Léo Fortunato assinou por uma temporada, com mais três de opção, e vem emprestado pelo Cruzeiro de Belo Horizonte. "É clube grande, muito organizado e com ambição", destacou o defesa em declarações ao site oficial do conjunto minhoto.

Léo Fortunato junta-se a Moisés como certos no grupo, faltando definir se Rodriguez deixa Braga, tal como Paulão, que manifestou vontade de sair para jogar mais.
Por seu turno, o senegalês Keita, que actuava no Vitória de Setúbal, rubricou um vínculo para as próximas três temporadas.

Em declarações ao sítio da internet dos minhotos, o novo guerreiro salientou o crescimento dos arsenalistas nos últimos anos. "O Sporting Clube Braga é uma referência do futebol português e cada vez mais se afirma na Europa".
A apresentação está marcada para as 10.30 horas.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

O vice está de volta com buraco à direita
ALAN MUITO PERTO DE CONFIRMAR SAÍDA PARA O DUBAI E SÓ MIGUEL GARCIA CERTO NO FLANCO

O vice-campeão abre hoje as portas de uma época que pode começar com o histórico apuramento para a fase de grupos da Champions. Domingos Paciência tem pouco mais de um mês para ter a máquina oleada no jogo da 1.ª mão (a 27 ou 28 de julho) da 3.ª pré-eliminatória da principal prova europeia de clubes, mas no imediato há que resolver um problema, pois o primeiro esboço do plantel indica um buraco na ala direita.

Com Alan muito perto de confirmar a sua saída para o Dubai, rumo ao Al-Sharjah de Manuel Cajuda, o flanco tem apenas um nome certo, o defesa-direito Miguel Garcia. Filipe Oliveira, como se sabe, não renovou o seu vínculo e até Paulo Jorge, um dos alvos bracarenses, já deixou de ser hipótese, pois o ex-maritimista vai para o Al-Ittihad de Manuel José.

Alan, de resto, até pode aparecer hoje na apresentação, mas será sempre uma dúvida constante, sendo que o Al-Sharjah estará a estagiar em Melgaço a partir do dia 14 de julho...

Por sectores

Na baliza falta saber quando e para onde vai o "mundialista" Eduardo, que continua a ser jogador do Sp. Braga para todos os efeitos, mas a contratação de Quim não é inocente e quase determina a saída do n.º 1 de Portugal.

Só falta saber que papel estará reservado ao polaco Kieszek e se o jovem Diego será mesmo chamado a regressar à casa-mãe. Na defesa, Moisés e Rodríguez partem como intocáveis, mas o peruano quer sair, tal como Paulão.

Léo Fortunato e Gale iniciam a época na segunda linha de opções, mas na esquerda há luta aberta entre dois reforços (Echiejile e Eduardo) para o lugar que foi de Evaldo. Com Salino a "fazer" de Mossoró, a eventual confirmação de Lima abre a discussão no eixo ofensivo e Hélder Barbosa dava jeito para a esquerda...

Arestas por limar para Lima oficial

Lima é há muito reforço oficioso do Sp. Braga e ainda não é oficial porque há detalhes para acertar no acordo com o Astral, clube-empresa do Brasil dono do passe do avançado que esteve emprestado ao Belenenses na época passada.

Os brasileiros querem mais dinheiro do que a quantia (250 mil euros) que tinham estipulada na cláusula de opção com o clube de Belém. Com o jogador está tudo tratado para um contrato de três anos e o anúncio oficial até pode ser hoje, em dia de apresentação, às 11 horas, no Estádio Axa.


Por avançado canhoto
DIOGO VALENTE NÃO ESTÁ FÁCIL...

Os estudantes continuam no mercado à procura de um ala esquerdo para o ataque. A saída de Lito diminui as opções ao dispor de Jorge Costa e apenas Sougou e João Ribeiro (caso se confirme a esperada continuidade) são opções.

A Académica já se mostrou interessada na possibilidade de contratar o extremo Diogo Valente, de saída do Sp. Braga, mas as negociações estão paradas e o atleta pondera o estrangeiro.

Os responsáveis pelo futebol da Briosa deverão esta semana apontar baterias noutra direção. Até ao início de julho, a Briosa pretende ainda contratar pelo menos mais duas unidades.



RECORD

JotaCC

Barbosa é certeza no dia do arranque

Sem deteriorar qualquer relação institucional, tal como António Salvador exigiu, o imbróglio entre FC Porto, Braga e Nacional a propósito de Hélder Barbosa está praticamente resolvido. Falta acertar apenas algumas agulhas para que o FC Porto e Nacional desfaçam o acordo celebrado para o empréstimo do extremo, ficando este livre para acertar um contrato de quatro anos com os arsenalistas. O processo avançou nos últimos dias e ontem à noite ganhou contornos sólidos. Por isso é muito provável que o jogador marque presença na apresentação da equipa, alegrando Domingos Paciência, de quem o jovem era um desejo pessoal.

O Nacional queria muito Hélder Barbosa, mas a partir do momento em que entendeu que a vontade não era recíproca abriu-se à negociação. O FC Porto exigiu que fosse o jogador a tomar as rédeas da "desvinculação" moral, uma vez que, no plano legal, nada ligava o esquerdino ao clube madeirense. O jogador já não foge, mesmo que hoje ainda não tenha autorização para treinar.

Também certo está Lima. Aliás, o Braga só não o oficializou como Keita e Léo Fortunato porque faltam chegar resultados de alguns exames médicos. Se tudo estiver bem com o brasileiro, hoje de manhã também será confirmado.

Assim, fica para já fechado o ataque arsenalista, que se voltará a abrir quando se consumar a saída de Alan ou as cedências de Collado, Pizzi e/ou Mendes. Renteria não está descartado, mas por não ser um alvo fácil a SAD não quer esgotar esforços no colombiano.


Meyong muito próximo de renovar

É iminente a renovação de Meyong. Os contactos entre jogador e SAD foram restabelecidos recentemente e estão quase a dar frutos. Neste momento, o acordo está muito próximo e até ao final da semana deve consumar-se. Meyong vai continuar no Braga, apesar de várias propostas no estrangeiro. O desejo de ficar em Portugal vai fazer suplantar as diferenças salariais, mais curtas do que o avançado pensaria. Em matérias de novos contratos, há também a registar a possibilidade de Bartosz Bialkowski, guarda-redes de 22 anos do Southampton, assinar. Mas depende de Eduardo, Kieszek e... Quim.


Chegadas de Keita e Léo oficializadas


As contratações de Keita e Léo Fortunato foram ontem oficializadas no sítio do Braga, com o senegalês a rubricar um contrato válido até 2013 e o brasileiro até 2011. Há, no entanto, a possibilidade de o central ex-Cruzeiro permanecer até 2014 se os arsenalistas accionarem a cláusula que lhes permite adquirir metade do seu passe por 500 mil euros. Certo é que os dois estarão hoje na apresentação, mas ontem já deixaram inúmeros elogios ao clube. "O Braga é uma referência do futebol português", sublinhou o avançado ex-Setúbal.


Treino após a apresentação

A época 2010/11 do Braga arranca oficialmente hoje, com a apresentação da equipa aos adeptos agendada para as 11 h00, no Estádio AXA. Para a parte da tarde está agendada a primeira sessão de trabalho da temporada, na qual Domingos já irá contar com a maioria dos reforços. Echiéjilé e Leandro Salino serão as excepções.


Moisés quer entrar com o pé direito

A queda prematura na Liga Europa ainda está bem presente na cabeça de Moisés (na foto), que quer evitar a todo o custo uma eliminação antecipada na Champions. "Toda a gente está ciente da importância dos jogos, e ninguém quer cometer o mesmo deslize do ano passado. Sabemos que vamos ter muitas dificuldades, mas o Braga é uma equipa grande e vamos tentar entrar com o pé direito", referiu o central à chegada a Portugal, desejando ainda "as maiores felicidades ao Carlos Freitas".


Dupla promete dificultar escolhas ao técnico

Domingos que se cuide, pois Matheus e Rafael Bastos querem dificultar-lhe as opções em 2010/11. A dupla chegou ontem a Portugal e não negou o desejo de jogar mais. "Vou tentar fazer uma boa pré-época para ganhar a confiança do técnico, que já me conhece, sabe o que sou capaz de fazer e só espero fazer parte das escolhas dele", afirmou o extremo, cujo contrato acaba em 2011, enquanto o médio garantiu não temer a concorrência. "Apesar de o Hugo [Viana] e o Luis [Aguiar] terem saído, de certeza que o clube contratou bons jogadores. No entanto, vou procurar o meu espaço", disse.


O JOGO

JotaCC

Análise
DOMINGOS PACIÊNCIA: Afastem o cenário de crise e devolvam a confiança



Amanha,Domingos fará a análise táctica, através dos momentos-chave do jogo Portugal-Coreia do Norte

Com o Brasil (naturalmente) qualificado, é fundamental que a selecção nacional hoje consiga uma vitória. Mas, ainda mais que um triunfo, Carlos Queiroz e os jogadores têm de voltar a conquistar a empatia e a crença de um País que vive, actualmente, na incerteza e numa crise de desconfiança devido a tudo o que tem rodeado o grupo de trabalho. Por isso é fundamental ganhar para manter aberto o único caminho para a qualificação e recuperar a onda de entusiasmo e empolgamento de milhões de adeptos.

A Coreia do Norte, considerada, à partida, o "patinho feio" do grupo, deixou uma excelente imagem na partida com o Brasil, sendo certo que nunca será um adversário fácil. Rigor, concentração, ambição e mais intensidade no jogo são atributos fundamentais para que a selecção nacional possa sair vitoriosa do jogo de tudo ou nada.

A ausência de Deco não será uma grande perda para a selecção nacional - pelo menos "o" Deco que esteve em campo no jogo com a Costa do Marfim. Quem jogar naquela posição na partida de hoje terá de ser mais ofensivo e com mais intensidade da apresentada por Deco. O melhor Deco faz falta à selecção, mas isso não tem acontecido.

Este Campeonato do Mundo não tem tido jogos de grande espectacularidade, mas tem sido uma prova com bastantes surpresas pela negativa, como são os exemplos dados por Itália, Espanha, França e Inglaterra, selecções colocadas no topo das candidatas à conquista do título, mas que têm o futuro comprometido. À atenção da selecção


DN

JotaCC

Sporting de Braga apresenta-se hoje

Eduardo por três anos

No dia em que apresentou Fernando Couto como «manager», o Sporting de Braga anunciou também a contratação do brasileiro Eduardo.

Numa nota publicada no seu sítio, os minhotos revelam terem chegado a acordo com o defesa, ex-Botafogo (Brasil), por três épocas, que passa assim a ser o quarto reforço, depois do médio brasileiro Leandro Salino, do defesa esquerdo nigeriano Echiejile e do avançado Collado.
'Estou muito entusiasmado com este passo enorme que estou a dar na minha carreira. Já conheci o clube, que tem umas instalações espetaculares, e agora só quero começar a trabalhar para ajudar os meus companheiros', sublinhou Eduardo. O jogador, de 21 anos, disse ainda saber que o Sporting de Braga 'é um clube com história e que tem crescido muito nos últimos anos. Sou mais um para ajudar', concluiu.
Entretanto, a equipa de Domingos Paciência tem já agendados sete jogos de preparação: em Melgaço, onde vai decorrer o estágio entre 27 deste mês e 7 de julho, o Braga jogará com o Melgacense (1 de julho, às 18h00), Marítimo (dia 6, às 17h00) e Leixões (dia 7, às 17h00).
No dia 14, desloca-se a Barcelos para defrontar o Gil Vicente (21h00) e dia 21 recebe os espanhóis do Atlético de Bilbao (21h00), naquele que será o jogo de apresentação a sócios e adeptos. Três dias depois, o Sporting de Braga recebe o Tirsense (10h30) e a 30 de julho o Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos (10h30).
O Sporting de Braga regressa hoje ao trabalho, no Estádio Municipal. Às 10h30 está agendado um 'encontro informal', com a comunicação social, seguido de uma subida ao relvado para apresentação aos sócios e adeptos.

Sporting de Braga. Domingos Paciência tem já quatro reforços no plantel que volta a comandar na época 2010/2011


Léo Fortunato e Keita anunciados como reforços

O Sporting de Braga anunciou ontem a contratação dos jogadores Léo Fortunato (ex-Cruzeiro, do Brasil) e de Keita (ex-Vitória de Setúbal). Léo Fortunato, defesa central brasileiro de 27 anos, chega a Braga por empréstimo, tendo o clube minhoto ficado com a opção de compra no final da época por mais três temporadas.
Keita, avançado senegalês também de 27 anos, que na última época marcou 10 golos ao serviço do Vitória de Setúbal, assinou por três temporadas com os «arsenalistas».
Já em Braga, onde a equipa regressa hoje ao trabalho, os dois novos reforços elogiaram o Sporting de Braga.
'É clube grande, muito organizado e com ambição', destacou Léo Fortunato, enquanto Keita frisou que 'o Sporting de Braga é uma referência do futebol português e cada vez mais se afirma na Europa',
O plantel às ordens de Domingos Paciência começa hoje, pelas 10h30, no Estádio Municipal de Braga, a temporada 2010/11.
O estágio de pré-época terá lugar em Melgaço, entre 27 de junho e 7 de julho.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Guerreiros voltam à carga

O Sp. Braga apresenta-se hoje aos sócios para dar o pontapé de saída de uma época que será sempre histórica, quer pela expectativa gerada em torno da participação na Champions quer pela ambição e responsabilidade que decorrem da brilhante campanha da época anterior.

O presidente António Salvador já traçou as metas, dizendo que este Sp. Braga quer estar entre os quatro primeiros... sem perder de vista o título que em Maio viu fugir na última jornada. «Queremos sempre fazer melhor e se pudermos ficar em primeiro não seremos segundos... embora o mínimo que, à partida, se exige é o quarto lugar.»

Para reforçar a candidatura e a ambição, entram hoje em cena os novos Guerreiros do Minho, figurino retocado e reforçado com alguns rostos que prometem fazer as delícias dos adeptos. Com o novo manager, Fernando Couto, apresentado a 48 horas do início da pré-época, chegam mais alguns trunfos para Domingos Paciência.

Ontem foi a vez do avançado senegalês Keita e do defesa brasileiro Léo Fortunato verem as respectivas contratações oficializadas. O avançado (V. Setúbal) está garantido até 2013, enquanto o central cedido pelo Cruzeiro cumpre um ano de Braga ao peito, com opção de compra para as três temporadas subsequentes.
«É um grande clube, muito organizado e com ambição», vinca Léo Fortunato, opinião reforçada por Keita: «O Sp. Braga é uma referência do futebol português e cada vez mais se afirma na Europa.»


A BOLA

JotaCC

Na abertura da nova época desportiva, Fernando Couto apresenta-se como novo manager do Sporting de Braga     

Sporting de Braga inicia hoje a nova época desportiva como o novo manager Fernando Couto.

O antigo internacional português sucede a Carlos Freitas no cargo.

A herança é pesada, até porque os últimos anos dos arsenalistas têm sido de grande nível, mas Fernando Couto destaca que não veio substituir ninguém.

Já António Salvador, destacou que Fernando Couto é uma referência do futebol português.


ANTENA MINHO

JotaCC

Sp. Braga volta: «Fasquia está no mesmo ponto que no ano passado»
Domingos tem 10 reforços, plantel em aberto e discurso tranquilo


O Sp. Braga está de volta ao trabalho. A equipa apresentou-se nesta segunda-feira, com 10 reforços e um discurso tranquilo. Domingos defende que os objectivos não estão mais altos que à partida para a época passada, apesar do excelente campeonato e do segundo lugar atingido.

«A fasquia nesta altura está no mesmo ponto do ano passado, quando se começou. Queremos um dos quatro primeiros lugares», disse o treinador dos vicecampeões nacionais.

Quanto a reforços, e confrontado com os nomes de Lima, Quim, Sílvio e Hélder Barbosa, o treinador deixou tudo em aberto: «São jogadores que têm o seu valor e eu gostando podem vir a interessar ao Braga.»

Certo é que o plantel não está fechado, numa altura em que são estas as caras novas em Braga: Diego (ex-Covilhã), Salino (ex-Nacional), Leo Fortunato (ex-Cruzeiro), Echiejile (ex-Rennes), Eduardo (ex-Botafogo), Mendes (ex-Varzim), Pizzi (ex-P. Ferreira), Keita (ex-V. Setúbal), Collado (ex-Gimnastica Torrelavega) e Guilherme (ex-júnior).


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Meio milhar apoia regresso dos "guerreiros"

O plantel do Sporting de Braga iniciou hoje a preparação da época 2010/11, com um treino no Estádio AXA onde estiveram cerca de meio milhar de adeptos a assistir ao primeiro treino dos vice-campeões nacionais.

No primeiro dia de trabalhos destacaram-se as ausências de Rodriguez, Kieszek e Leandro Salino, devidamente autorizados pela SAD minhota, bem como de Eduardo que está ao serviço de Portugal no Mundial da África do Sul, onde se encontra também o defesa nigeriano Echiejile, um dos reforços já confirmados para a próxima época.

Assim, na apresentação aos sócios estiveram Diego, Miguel Garcia, Moisés, Paulão, Madrid, Vandinho, Rafael Bastos, Peña, Mossoró, Alan, Paulo César, Mateus e Meyong, jogadores que transitam da época passada, bem como os reforços Eduardo (ex-Botafogo), Léo Fortunato (ex-Cruzeiro), Pizzi (ex-P. Ferreira), Mendes (ex-Varzim), Collado (ex-G. Torrelavega) e Keita (ex-V. Setúbal).

Quim, Helder Barbosa, Lima, Sílvio e Bialkowski ainda não foram oficializados como reforços mas são esperados a qualquer momento no reduto arsenalista.

Realce ainda para uma alteração na equipa técnica: João Carlos, que trabalhou com Fernando Santos no PAOK e conta ainda com passagens pelas camadas jovens do FC Porto e Boavista, vai ser adjunto de Domingos Paciência, substituindo Silvino que vai focar-se no trabalho com os guarda-redes.

A BOLA

JotaCC

Eduardo evita euforias e admite interesse de outros clubes

Eduardo, guarda-redes da selecção nacional, em declarações aos jornalistas após a goleada frente à Coreia do Norte, na segunda jornada da fase de grupos do Campeonato do Mundo de 2010:

«Vamos jogar da mesma forma contra o Brasil, será mais um jogo. Temos de ter tranquilidade e não entrar em euforias. É um bom jogo e um bom resultado, sabíamos que iria acontecer mais cedo ou mais tarde. Sinto-me parte de uma equipa que defende bem.

Sobre o interesse de um clube alemão, que o terá observado nesta segunda-feira: «Quero desfrutar ao máximo dessa experiência, ajudar Portugal no Mundial. Viver ao máximo o sonho. Agora, é natural que as notícias chegam até mim. Quim no Braga? Não sei, são notícias que me chegam pela comunicação social, nada me foi confirmado.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

«Espero um campeonato mais emocionante» - Domingos

Depois de discutir o título com o Benfica até à última jornada da época transacta, o treinador do Sporting de Braga espera uma Liga ainda mais emocionante na próxima temporada.

«Em termos de campeonato, espero uma Liga mais emocionante do que a da última temporada, que já foi bastante emotiva. Benfica candidato? Já defini os meus objectivos, os dos outros, eles que os tracem», disse Domingos Paciência no arranque dos trabalhos com vista à época 2010/11, estabelecendo as metas dos arsenalistas para a época vindoura.

«A pressão é exactamente a mesma e os objectivos são idênticos aos da última época. Houve um rejuvenescimento do plantel e vamo-nos preparar para começar bem a temporada com a pré-eliminatória da Champions. Esse é um grande objectivo do clube, dos técnicos, da equipa e dos jogadores», atirou.




«Queremos manter a equipa no topo» - Fernando Couto

o novo manager do Sporting de Braga, Fernando Couto, traçou os objectivos dos minhotos para a próxima temporada.

«Os objectivos foram muito bem tratados pelo presidente António Salvador. Queremos manter a equipa no topo e ficar entre os quatro primeiros. O primeiro grande objectivo é entrar na Champions. Vamos estar na pré-eliminatória e todos os jogadores querem fazer parte da elite do futebol. Uma entrada terá também grandes repercussões financeiras para o clube, por tudo isso, vamo-nos preparar para chegarmos fortes a essa eliminatória», atirou o novo manager do Sporting de Braga, um dos mais aplaudidos no arranque dos trabalhos dos arsenalistas.

A BOLA

JotaCC

Domingos espera fazer "uma boa campanha"
REGRESSO AOS TRABALHOS ASSISTIDO POR 300 ADEPTOS

O Sporting de Braga apresentou esta segunda-feira a equipa para a próxima época, tendo Domingos Paciência, técnico da equipa bracarense, assumido que pretende fazer "uma boa campanha" na próxima temporada.

A concretização desse desejo inicia-se nas eliminatórias da Liga dos Campeões, no qual espera realizar "um bom trabalho". Para Domingos, o objetivo no panorama nacional passa por lutar "pelos primeiros quatro lugares" da tabela classificativa.

Por outro lado, Fernando Couto, novo "manger" do clube, espera "corresponder às expectativas", apesar desta ser a sua primeira experiência neste cargo. O ex-internacional português explica que o seu ingresso partiu de "um convite feito pelo presidente do clube".

Esta manhã, os reforços Eduardo, Leo Fortunato, José Colado e Keita subiram ao relvado e apresentaram-se aos 300 sócios que se encontravam a assistir nas bancadas. A entrada dos jogadores foi feita ao som do hino da Liga dos Campeões.

O primeiro treino da época será feito à tarde, pelas 17 horas, com todos os jogadores disponíveis. A equipa conta com as ausências de Eduardo e Echiejile, que se encontram integradas nas respetivas selecções nacionais. Já Rodriguez, Leandro Salino e Kieskez também não estiveram presentes.




Domingos admite interesse em Quim, Sílvio, Hélder Barbosa e Lima
OBJETIVO É FICAR ENTRE OS QUATRO PRIMEIROS NA LIGA

O treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, admitiu, no dia do regresso para preparar a temporada 2010/11, o interesse em Quim, Sílvio, Hélder Barbosa e Lima e disse querer ficar entre os primeiro quatro classificados da Liga.

Confrontado com os nomes dos quatro atletas, Domingos Paciência respondeu: "são jogadores que têm o seu valor, gosto das suas qualidades, pelo que são jogadores que podem vir a interessar".

Quim, guarda-redes que não renovou contrato com o Benfica, poderá regressar a Braga se Eduardo, titular da Seleção Nacional, for vendido, enquanto o extremo-esquerdo Hélder Barbosa, cujo passe pertence ao FC Porto, tem o Nacional igualmente no seu encalço. O ponta-de-lança brasileiro Lima, que marcou 7 golos na época passada no Belenenses, e o defesa-esquerdo Sílvio, do Rio Ave, são os restantes jogadores que podem reforçar os minhotos, conforme assumiu o técnico.

Domingos Paciência definiu como objetivo da próxima temporada "ficar entre os quatro primeiros lugares", opinião corroborada pelo novo manager do clube, o antigo internacional português Fernando Couto, que substituiu Carlos Freitas no cargo.

Quanto a fazer melhor do que em 2009/10 - quando alcançou o 2.º lugar, melhor classificação de sempre do clube -, o técnico afirmou que "tudo é possível". "À semelhança do que foi feito no ano passado, a mentalidade vai ser jogo a jogo, vamos trabalhar da mesma forma", disse.

O plantel está ainda em aberto, podendo registar-se entradas e saídas, confirmaram os dois responsáveis. "Sabemos que esta é uma altura muito precoce, mas estamos atentos ao mercado. Este ano houve muitas mexidas, porque havia muitos jogadores emprestados no plantel e que terminavam contrato. Agora o plantel vai rejuvenescer", referiu Domingos Paciência.

Fernando Couto disse que o clube está "ativo no mercado" e sublinhou começar a partir de hoje "uma nova etapa e um novo desafio" na sua vida. "Estou aqui com grande vontade e disponibilidade para que as coisas corram da melhor forma. É uma honra estar aqui, pertencer a esta estrutura importante que nos últimos anos tem feito um trabalho excelente. Com a minha experiência acumulada ao longo destes anos vou tentar ser útil à causa", referiu o antigo jogador de FC Porto, Parma, Barcelona e Lázio.

A 28 ou 29 de julho, o Sp. Braga joga a 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, "um jogo fundamental em todos os aspetos, para os jogadores, que querem pertencer à elite dos melhores jogadores, e pela vertente financeira", admitiu. Domingos quer também passar à fase seguinte da mais importante competição de clubes a nível mundial: "queremos ficar bem o mais rapidamente possível para atacar essa eliminatória confiantes, consistentes e estabilizados". O treinador disse ainda antever um "campeonato muito diferente" do ano passado e desejou que o futebol praticado seja qualitativamente melhor do que no Campeonato do Mundo, que tem deixado "um sabor amargo".


RECORD

JotaCC

Vandinho: «Aprendi muito nos meses que estive de fora»
Capitão do Sp. Braga aponta à Liga dos Campeões


Vandinho é o líder de um grupo que procura continuar a fazer história. Depois do inédito segundo lugar no ano passado, o Sp. Braga quer entrar na Liga dos Campeões e o capitão bracarense deu conta disso mesmo, durante a apresentação da equipa à comunicação social.

«No nosso pensamento apenas está conquistar o nosso objectivo que é terminar entre as quatro primeiras equipas e chegar à Liga dos Campeões. Estamos a montar um grupo que dê garantias, vamo-nos preparar e pensar nas eliminatórias da Liga dos Campeões. Temos de entrar bem, para agarrar esta oportunidade que tanto procuramos.»

Apesar do sonho que o Sp. Braga viveu na temporada passada, Vandinho viveu meses de pesadelo, face ao castigo que três meses que lhe foi aplicado e que acabou por, também, marcar a prova.

«Época para esquecer? Não, acho que até foi positiva. Tive muito carinho das pessoas e aprendi muito naqueles três meses que estive de fora. Não interessa agora falar disso, as pessoas viram o que aconteceu», afirmou Vandinho.



Sp. Braga: reforço Eduardo desvaloriza problemas disciplinares
Brasileiro joga como central ou defesa esquerdo


Domingos que decida. Eduardo, reforço que o Sp. Braga contratou ao Botafogo, está pronto para a jogar e não tem preferências sobre a posição em campo. No Brasil, actuava como central e lateral esquerdo e, neste novo desafio da carreira, também está disposto a ser multi-funções.

«Vai tudo depender da opção do treinador. Posso jogar a central, mas também parece que o lateral esquerdo que contrataram se lesionou. Se precisarem, jogo também a lateral esquerdo. Ser campeão? Para já temos de conseguir ir à Champions, depois o objectivo é ficar nos quatro primeiros lugares. Quanto a mim, vou mostrar vontade e disposição para ajudar o clube», garantiu.

Definindo-se como um jogador que «gosta de subir com bola», sem descurar a marcação, Eduardo confessou não conhecer Evaldo, sem antecessor na posição de lateral esquerdo em Braga e desvalorizou os problemas disciplinares que teve no Botafogo: «Faz tudo parte do passado, espero que aqui dê tudo certo.»



Domingos não quer polémicas: «Este ano vai ser tudo diferente»
Sp. Braga quer «um dos quatro primeiros lugares»

A oficina está aberta em Braga e Domingos Paciência já tem em vista o primeiro objectivo da época: conseguir o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois da fantástica temporada que o Sp. Braga realizou no ano passado, coroada com o segundo lugar na Liga, a «Champions» seria a cereja no topo do bolo.

«A Liga dos Campeões é um grande objectivo nosso, depois do que fizemos no ano passo. É por isso que optamos por começar já, para estarmos bem na altura de atacar a pré-eliminatória. Temos de tentar porque a receita financeira é muito importante», recordou o técnico.

Para Domingos há, no entanto, algo que não muda: a forma de trabalhar em Braga: «Sabemos que vamos trabalhar sempre da mesma forma como temos vindo a trabalhar até aqui. Nada muda. Se no final, ficarmos num dos quatro primeiros lugares, o objectivo estará cumprido.»

Com Mossoró no grupo mas «ainda em recuperação», Domingos deixa a porta aberta ao reforço do plantel. Quim, do Benfica, Lima, do Belenenses, Hélder Barbosa, do F.C. Porto, e Sílvio, do Rio Ave, são nomes apontados e a quem o treinador não coloca grandes barreiras.

«Estamos a trabalhar para o reforço do plantel, estamos atentos ao mercado. Esta ainda é uma altura muito precoce. Mas temos já algumas directrizes pensadas. No ano passado tínhamos muitos jogadores emprestados, outros em fim de contrato. Este ano vamos tentar não ter tantos jogadores emprestados. E este plantel é mais jovem, também», sublinhou.

Por fim, Domingos desvalorizou as polémicas que envolveram o campeonato da temporada passada, em que o emblema bracarense se viu privado de Vandinho, castigado 3 meses, pelos incidentes no encontro com o Benfica, em Braga.

«Este ano vai ser tudo diferente. Esperemos que não haja polémicas e que seja um campeonato de bom futebol, até porque estamos todos com um sabor amargo na boca, pelo que temos visto no Mundial. Benfica, o principal candidato ao título? Os nossos objectivos estão definidos, os outros que definam os deles», concluiu.



Fernando Couto: «A minha relação com Domingos vai ajudar»
Novo director desportivo foi «aposta pessoal» de António Salvador

Fernando Couto dá os primeiros passos na nova função, mas já se mostra plenamente imbuído do espírito que se vive em Braga. Não é altura de mudanças mas de capitalizar o que tem vindo a ser feito e Fernando Couto quer apenas ser mais uma peça na engrenagem.

«Espero com a experiência que tenho contribuir para esta causa. Acho que estão reunidas as melhores condições para dar continuidade ao bom trabalho que tem sido feito. Fui uma aposta pessoal do nosso presidente e acho que isso acaba por ser uma mais-valia. A minha relação de amizade com o Domingos vai ajudar, sobretudo no diálogo entre direcção e equipa técnica. Conheço a maneira de trabalhar dele e vamos estar em sintonia», assegurou o novo director desportivo bracarense.

O novo dirigente quer, agora, que o ritmo de trabalho entre em velocidade de cruzeiro: «Daqui a pouco tempo já temos um jogo fundamental, não só pelo valor desportivo, mas também pela vertente financeira que, para nós, é muito importante.»

Por fim, sobre o plantel, partilhou da opinião de Domingos que falou ainda na chegada de novos reforços. «Faltam alguns acertos no plantel. Temos valorizado os nossos jogadores, como se comprova pelos clubes importantes que têm mostrado interesse neles. Vamos continuar a valorizá-los e estar atentos à formação e aos novos talentos. Estaremos preparados para agir caso haja alguma saída», vincou.


MAIS FUTEBOL