News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/06

Started by JotaCC, 03 de June de 2010, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

A equação Olivera
SAD TEM MÃOS O DOSSIÊ DO INTERNACIONAL URUGUAIO QUE PASSOU PELA JUVENTUS

Já se sabia que o Sp. Braga seria um clube apetecível no defeso e o longo período que ainda há pela frente servirá para mais exemplos.

Com a Champions no horizonte, António Salvador tem andado num corrupio para formar o melhor plantel possível e nos últimos dias recebeu um dossiê que provocou surpresa, mas que está, de facto, a ser analisado nos gabinetes da SAD arsenalista. Ruben Olivera encontra-se em equação e motiva uma análise cuidada, pois o passado do internacional uruguaio não pode ser ignorado. Em suma, é mais um daqueles casos que merece, pelo menos, ser discutido.

O jogador foi oferecido ao Sp. Braga e espera pela boa nova para confirmar o seu desejo de regressar ao futebol europeu, depois de sete anos em que esteve umbilicalmente ligado à Juventus.

Aos 27 anos, Ruben Olivera quer dar uma "sapatada" na sua carreira e escolheu Braga como o poiso ideal, precisamente porque pode voltar aos grandes palcos europeus. A sua carreira fala por si, mas o que falta saber é se o Sp. Braga estará aberto a "novas oportunidades".

A 8 ou a 10. Olivera nunca se destacou pela sua veia goleadora, parca diga-se desde já. Em 15 jogos pela seleção do Uruguai não faturou e também ficou em branco na época passada, onde voltou ao seu país para ajudar o Peñarol a ganhar o título em 15 jogos.

Trata-se de um jogador que se destaca mais pela potência física (1,82 m e 79 kg) e pela integração no jogo coletivo. É um médio-ofensivo, que ocupa sem problemas as posições 8 e 10. Ou seja, é um elemento que podia ser solução para o lugar de Mossoró (fora do ativo até outubro) ou o de Luís Aguiar, que regressou a Moscovo, mas continua com a porta aberta para voltar a Braga.

Enquanto o Sp. Braga não confirma oficialmente a contratação de Leandro Salino (ex-Nacional), precisamente para render Mossoró, este processo de Ruben Olivera até pode ficar por... aqui!

Custo zero

De apetecível ainda o facto de se tratar de mais um jogador que poderia entrar no novo plantel bracarense a custo zero, já que Olivera está livre de qualquer ligação contratual.

Mas o que podia abrir mais a porta pode também fechá-la, pois o uruguaio tem a liberdade de negociar um bom ordenado, e a ver pelo seu currículo deve estar habituado a ganhar bem...



RECORD

JotaCC

Novo ataque a Eduardo

O Benfica vai avançar nos próximos dias, de forma definitiva, para a contratação de Eduardo. O clube da Luz desmentiu recentemente, em comunicado, o interesse no jogador, mas a verdade é que o titular da Selecção Nacional é o eleito de Jorge Jesus para reforçar a baliza dos encarnados em 2010/11.

Por isso, e apesar do desmentido da última segunda-feira - que se sucedeu a um primeiro já no início de Maio -, numa medida que serviu de protecção para um eventual inquérito da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e que poderia indicar que o assunto iria ficar definitivamente encerrado, os dirigentes benfiquistas decidiram que vão mesmo voltar ao ataque para tentar assegurar o contributo do futebolista bracarense, depois de já terem feito uma primeira abordagem.

Neste novo contacto, o presidente Luís Filipe Vieira e seus pares vão encetar negociações directamente com António Salvador, líder do Braga, procurando convencer o responsável máximo do vice-campeão português a facilitar a saída do guardião, até porque, tal como O JOGO já adiantou, o Benfica não está disposto a pagar os quatro milhões de euros fixados na cláusula de rescisão.

O tema voltou a ganhar força após a revelação feita por Jorge Jesus que deu a entender que Quim não faz parte dos seus planos para a próxima temporada - termina o seu contrato a 30 deste mês e prepara-se por isso para encerrar uma etapa da sua carreira após seis épocas de águia ao peito.

Assim, decidido o guarda-redes que vai abandonar os quadros da Luz (Moreira é o beneficiado), o objectivo passa agora por garantir um namoro antigo do técnico benfiquista e que até esteve em cima da mesa no início de 2009/10. A transferência não avançou, porém, porque o Benfica entendeu que os 3,5 milhões de euros pretendidos pelo Braga eram um valor demasiado elevado.

Eduardo para já está à margem do processo, procurando concentrar-se apenas na Selecção Nacional, pois tem a responsabilidade de defender a baliza de Portugal no Campeonato do Mundo. No entanto, a verdade é que o guarda-redes está receptivo a uma mudança para o Benfica não só para abraçar um novo desafio na sua carreira, mas também pela oportunidade de voltar a trabalhar com Jorge Jesus. Recentemente, o técnico elogiou as qualidades de Eduardo, mas jogou à defesa sobre a possível transferência.

"Não está contratado e é muito difícil que venha para o Benfica, embora nada seja impossível", apontou Jesus em entrevista ao programa da RTP N "Trio d'Ataque".

O Benfica não está, no entanto, sozinho na corrida pela contratação do jogador, pois Eduardo já recebeu contactos de dois clubes, que, ao que tudo indica, são o Génova e Colónia, no sentido de aferir do seu interesse em mudar-se para o estrangeiro.



"Sou profissional e tenho de encarar todas as hipóteses"

A hipótese de passar a envergar a camisola do Benfica seduz Eduardo. Ainda que evidenciando grande cuidado nas suas declarações, o guardião abriu ontem caminho a uma transferência para o conjunto orientado por Jorge Jesus. "Sou profissional de futebol e tenho de encarar todas as possibilidades", respondeu quando questionado se lhe agradava o cenário de uma mudança para o novo campeão nacional. No entanto, e destacando o momento que vive, o guardião prometeu concentração total à equipa de Carlos Queiroz. "Estou numa fase importante da minha vida, mas para já estou mais preocupado com a Selecção", realçou.

Apesar da satisfação com o interesse do Benfica, o titular da baliza do Braga frisou que ainda ninguém do clube da Luz falou consigo de modo a apurar a sua receptividade. "Desconheço completamente qualquer abordagem em relação a mim", disse, acrescentando: "Pelo Braga, não posso falar."



Presidente, salve-me

Tal como previsto, Luis Aguiar apresenta-se hoje em Moscovo para iniciar os trabalhos no Dínamo, mas há uma coisa que não lhe sai da cabeça: o regresso a Braga. Embora as certezas em relação ao futuro sejam poucas, até porque não sabe se vai cair nas graças do novo treinador dos moscovitas, Miodrag Bozovic, o médio embarcou ontem à noite rumo à capital da Rússia ainda com a esperança de que os arsenalistas o poderão resgatar. Basta, de acordo com o empresário, um entendimento entre a SAD bracarense e os russos para que o uruguaio se enfie imediatamente num avião rumo a Portugal. "Está tudo nas mãos do grande presidente António Salvador. Se os dois clubes conseguirem entender-se, seja por via do empréstimo ou pela venda do passe, o Luis [Aguiar] vai para Braga com todo o gosto", revela Isidoro Giménez a O JOGO.

Depois de no defeso de 2009 ter pago três milhões de euros ao Braga para o contratar, não é muito do interesse do Dínamo de Moscovo voltar a ceder Luis Aguiar por empréstimo. No entanto, a vontade do médio ambidextro, que deseja ardentemente jogar a Liga dos Campeões, poderá vir a ser importante na hora das negociações, especialmente se não fizer parte dos planos de Miodrag Bozovic. É que na Cidade dos Arcebispos sabe que tem alguém que o quer e que o colocaria entre os intocáveis da equipa. "O Luis [Aguiar] sabe o quanto o Domingos [Paciência] gosta dele. Por isso, se dependesse apenas dele, era no Braga que ele jogava na próxima época", garante Isidoro Giménez, ainda à espera de um contacto oficial por parte dos arsenalistas, que para a posição ocupada pelo uruguaio ainda não contrataram - pelo menos de forma oficial - ninguém.


O Toulouse chama...

O interesse do Toulouse em Filipe Oliveira, anunciado em primeira mão por O JOGO, começa a ter ecos em França, onde o lateral é visto como uma excelente opção para o lado direito da defesa da equipa orientada por Alain Casanova. Aliás, 70 por cento dos adeptos que participaram num sondagem realizada pelo sítio "AllezTFC.com" aprovam a contratação do português, e ainda acreditam que deveria ser o escolhido pelo técnico para ser titular. Somente oito por cento julgam que o ex-bracarense não tem qualidade para representar o clube, enquanto outros 14 o encaram como um bom jogador, mas não o suficiente para jogar de início.

Com a porta do regresso a Braga fechada, devido à divergência de verbas com a SAD em relação ao próximo contrato, Filipe Oliveira deverá voltar a emigrar, sendo o Toulouse uma possibilidade real. Nos franceses, o internacional jovem luso poderá voltar a partilhar o balneário com Paulo Machado, que foi seu companheiro no Leixões, na temporada de 2007/08.



Cinza escuro substitui o preto

Um terceiro equipamento em tons de cinza escuro com uma lista branca e outra vermelha na diagonal é a grande novidade para a época de 2010/11, depois de na última este ter sido em preto. Os novos "kits" foram revelados ontem no sítio do clube, apesar de para o dia 9 de Junho ainda estar prevista uma apresentação oficial, com a presença de Marco Malandrino, responsável da Macron na Península Ibérica, e hoje já poderão ser adquiridos pelos adeptos. As principais diferenças entre as duas principais camisolas da temporada transacta e da actual, na qual o vermelho continua como a cor predominante da primeira e o branco a do alternativo, reside no formato da gola, bem como nas mangas. Os calções mantêm o símbolo do clube no lado direito e, exceptuando o cinza, são da cor oposta à da camisola.



Sem propostas do Braga


Apesar de notícias que dão contam das possíveis transferências de Sílvio e Vítor Gomes para o Braga, O JOGO apurou que, até ao momento, não chegou ao Rio Ave qualquer proposta dos bracarenses.

Aliás, responsáveis dos dois clubes conversaram nos últimos dias para agendar um jogo de pré-época e nada foi falado em relação a estes dois casos particulares.

O lateral-esquerdo e o médio são muito cobiçados e não é garantido que permaneçam no Rio Ave na próxima temporada, até porque o clube tem necessidade de realizar, pelo menos, um negócio por época para equilibrar as contas. Recorde-se que o Braga vai voltar a emprestar Yazalde ao Rio Ave que pretende também assegurar o concurso do extremo-direito Mendes, que esteve no Varzim e vai fazer a pré-época no emblema minhoto.



500 mil para Evaldo

O acordo entre a Sporting, SAD e a Braga, SAD para a contratação de Evaldo é total, faltando apenas o acerto dos pormenores relativos à duração do contrato e ao salário do atleta, ao qual os responsáveis leoninos pretendem propor um vencimento a rondar os 500 mil euros por ano.

A transferência do lateral-esquerdo para Alvalade deverá render, aos cofres do emblema minhoto, entre 2,5 e 3 milhões de euros, verba acordada no passado fim-de-semana entre os dois presidentes, José Eduardo Bettencourt e António Salvador, deixando via aberta para que o Sporting possa chegar a acordo com o atleta, actualmente de férias no Brasil. Por enquanto, o representante de Evaldo, Renato Moura, ainda não recebeu qualquer contacto por parte do Sporting (ver peça à parte), sendo que, sabe O JOGO, este será confrontado com uma oferta para o jogador na ordem dos 500 mil euros por ano, valor idêntico ao que é auferido por João Pereira - lateral-direito contratado em Janeiro último ao Braga -, que representa mais do que o dobro dos 200 mil euros que os minhotos pagam ao lateral.

Todavia, o ponto central das negociações será a duração do contrato, uma vez que Evaldo, com 28 anos, pretende firmar o vínculo contratual da sua vida, preferencialmente por quatro temporadas. É possível que as exigências financeiras do atleta possam ser superiores aos 500 mil euros anuais que o Sporting deseja oferecer, no entanto a vontade de Evaldo de se transferir de novo para um clube grande no futebol luso - já teve uma curta passagem pelo FC Porto, em 2003/04 - pode atenuar eventuais divergências e consumar o negócio. Evaldo já não deve fugir, apesar de emblemas ingleses, como o Aston Villa, e alemães, caso do Colónia, estarem à espreita.



Agente quer "prudência"

Ainda sem conhecer oficialmente as pretensões do Sporting, o empresário de Evaldo, Renato Moura, recomenda, em declarações à Rádio Renascença, "prudência" em torno do negócio. "Estou a aguardar um contacto. O Braga tem os direitos federativos, e não quero falar sobre possibilidades para não criar falsas sensações. É preciso prudência. É o momento ideal para uma transferência", afiança.



O JOGO

JotaCC

Acordo feito com Braga, falta acrescentar um jogador
Evaldo custa milhão e meio

O Sporting e o Sp. Braga já chegaram a um acordo para a transferência de Evaldo, lateral-esquerdo de 28 anos, para Alvalade, apurou o Correio da Manhã.

O canhoto irá custar ao Sporting uma verba a rondar 1,5 milhões de euros, mais a cedência de um atleta – Domingos, treinador dos bracarenses, quer Pereirinha ou Adrien. Pelo que o CM apurou, Evaldo também tem um acordo verbal com o Sporting para representar o clube de Alvalade nas três próximas épocas.

Em sentido oposto, Ronny, lateral esquerdo que terminava contrato com os leões, assinou com o Hertha de Berlim (que desceu à Segunda divisão alemã) por três temporadas. Ronny vai jogar com o irmão, Raffael.

As movimentações em Alvalade sucedem-se. O Everton está em vias de perder Arteta, médio espanhol cobiçado por Arsenal e Man. United, o que pode abrir portas a novo interesse em Moutinho, apurou o CM. O Sporting ficou com caminho aberto para contratar Lazaretti, pois o V. Guimarães não exerceu direito de opção. A SAD terá de pagar cerca de 500 mil euros ao Atlético Paranaense por metade do passe. Antes de comprar, porém, o Sporting, precisa de vender e Vukcevic dialoga há dois meses com o Espanhol com vista à transferência. Os leões querem dois milhões de euros e o agente aconselhou os catalães a esperar que a SAD baixe as exigências financeiras.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sporting só paga 2 milhões por defesa Evaldo

As negociações entre o Sporting e o Sporting de Braga por Evaldo continuam. O jogador quer jogar em Alvalade apesar de existirem outros clube interessados, por exemplo de Inglaterra, e de os bracarenses preferirem vender o seu passe para o estrangeiro, onde há mais dinheiro.

É que os leões já fizeram saber que não estão dispostos a oferecer mais que dois milhões pelo lateral. Este é o valor que a direcção presidida por José Eduardo Bettencourt estipulou, sendo que até pode chegar aos três milhões, mas só caso os arsenalistas esperem por uma saída de um futebolista de Alvalade, cuja venda possa equilibrar as finanças leoninas.

O jogador está no Brasil, mas está a ser informado do interesse dos leões, tendo dado indicações ao seu empresário que está mais inclinado a aceitar essa proposta do que outra de clubes com menor dimensão em Inglaterra e de França. O clube verde e branco está disposto a oferecer um contrato na ordem dos 500 mil euros por ano, sendo que o brasileiro pretende mais e ainda um contrato longo, pelo menos válido por quatro temporadas.



DN

JotaCC

Eduardo na mira alemã

Única proposta forte na SAD é do futebol germânico. Mas minhotos esperam que Mundial valorize o guardião. Cláusula é de 4 milhões de euros.

Será o desempenho de Portugal no Campeonato do Mundo que determinará a cotação de Eduardo, neste momento com cláusula de rescisão fixada em 4 milhões de euros. A saída do número 1 bracarense e das redes da Selecção Nacional neste defeso é um dado seguro, apesar de na SAD repousar apenas uma proposta concreta, abaixo da cláusula, proveniente da Alemanha.

Especula-se no Minho que se trata do Hoffenheim, emblema que há pouco tempo viu partir o seu titular, Timo Hildebrand. Nas últimas horas, o Génova, de Itália, surgiu associado a Eduardo, que estará no topo das escolhas caso o guardião Marco Amelia seja transferido. Para todos os efeitos, é o futebol alemão que atira o primeiro olhar forte ao guarda-redes, titularíssimo do Sp. Braga nos últimos dois anos. Um estatuto que o polaco Pawel Kieszek não conseguiu anular esta temporada, pois Eduardo terminou o Campeonato como totalista, juntamente com o lateral-esquerdo Evaldo.

A BOLA

JotaCC

António Fiúza espera contar com a presença de António Salvador nas eleições da Liga de Clubes     


António Fiúza defende a união de todos os clubes à volta da candidatura de Fernando Gomes à presidência da Liga de Clubes.

O acto eleitoral decorre na próxima segunda-feira, onde será definido o sucessor de Hermínio Loureiro...

O presidente do Sp. Braga não esclareceu o seu sentido de voto e até pondera nem marcar presença neste acto, em sinal de revolta com os castigos que o clube bracarense foi alvo ao longo da temporada que recentemente findou....

Mas, António Fiúza, porta-voz da Comissão de Regeneração da II Liga, destaca a importância da presença de António Salvador e faz votos para demover o presidente do clube bracarense.


ANTENA MINHO