News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

JUNIORES 2009/2010

Started by Pé Ligeiro, 05 de July de 2009, 13:26

Previous topic - Next topic

1

Quote from: eduardo_manulo on 12 de April de 2010, 12:57
Quote from: Jotacc on 12 de April de 2010, 12:52
Epoca infelizmente a terminar para nós vitória sobre o Candal por 3-1 grande fim de época que esta a fazer o Luis
quem marcou os golos?

Luís marcou 2 e o Nuno 1.

Alguém já viu o Luís jogar? É bom?

donbalon

O Luis é um promissor jogador Argentino que jogava no Platense. É certo na próxima pré época. Vi o jogo dele contra os espanhois e deu "show" de bola. Acredito que seja mais uma boa surpresa a apresentar pelo SCBRAGA!

Kilo



JOVENS PROMESSAS - GUILHERME

Após anos de investimento, o SC Braga finalmente entrou na rota do título. Com 21 jornadas decorridas, o clube ocupa a segunda posição a um ponto do SL Benfica e afigura-se, provavelmente, como a única equipa capaz de fazer frente aos encarnados.

Com uma média de idades a rondar os 28 anos, o plantel bracarense é um dos mais experientes e equilibrados da Liga Sagres. Luís Aguiar (25 anos) foi mais um reforço de peso para um meio campo, habitualmente, composto por Vandinho (32 anos), Mossoró (26 anos), Andres Madrid (28 anos) ou Hugo Viana (27 anos). Apenas o haitiano Joseph Peterson (20 anos) e o venezuelano Louis Ángelo Peña (20 anos) quebram com essa linhagem de jogadores mais maduros. Contudo, ambos contabilizam poucos minutos de jogo esta temporada.

O presidente dos arsenalistas, António Salvador, também tem reservada uma fatia do investimento para a formação e a prova está na tendência de internacionalização do plantel júnior do SC Braga. O objectivo passa por colocar o clube num patamar de exigência também a esse nível, bem como assegurar que a formação seja uma fonte de rendimento desportivo e financeiro.

Incrementação de qualidade na formação arsenalista

Apesar da prestação positiva dos Iniciados na temporada passada, que garantiram uma presença honrosa na fase final do campeonato conquistado pelo SL Benfica, o clube tem sentido algumas dificuldades em colocar a sua equipa de juniores na derradeira fase da competição.

Os comandados de Dito estiveram perto de consumar o feito na época passada, mas perderam ao sprint para o rival Vitória de Guimarães, adiando as expectativas para este ano.

Do actual plantel dos Sub-19, saltam à vista os nomes dos reforços: o norte-americano Gal Agbossoumonde, o israelita Ali Zizov e o brasileiro Guilherme. O investimento além fronteiras em jogadores de tenra idade é uma aposta para manter e Domingos Paciência parece já ter dado o seu aval a algum destes talentos.

O médio ofensivo Guilherme é um dos jogadores mais em foco. O médio ofensivo brasileiro é um dos indiscutíveis de Dito e já fez a sua estreia pela equipa principal. Foi a 24 de Janeiro de 2010, na recepção ao União de Leiria, em jogo a contar para a Carlsberg Cup. O jovem de dezoito anos cumpriu os 90 minutos na vitória por 4-1 sobre os leirienses, sendo esse o momento mais mediático vivido com a camisola do SC Braga.

Talento brasileiro para Dito lapidar

A carreira de Guilherme começou no futsal do Social, uma humilde colectividade do Rio de Janeiro, quando tinha apenas seis anos.

Naturalmente, seguiu-se o futebol de onze e o momento de afirmação. Tal como muitos outros jovens talentos brasileiros, Guilherme assinou o seu primeiro contrato profissional muito cedo. Aos dezasseis anos já era visto como uma grande promessa do Paraíba do Sul Futebol Clube, um clube do Rio de Janeiro fundado em 2005.

Apesar da curta história do clube carioca, os adeptos não esquecem a conquista do campeonato da III Divisão, na categoria de juniores, em 2008. Esse momento foi decisivo para a transferência de Guilherme para Portugal.

Os conhecimentos de Dito também contribuíram para o efeito. O actual técnico dos arsenalistas já conhecia o empresário de Guilherme de outras andanças e isso facilitou o salto para Portugal.

Com dezassete anos, conheceu uma nova realidade e a adaptação não podia ter corrido melhor. Guilherme impôs-se de imediato no onze bracarense e, actualmente, é uma das suas principais armas.

A diferença de andamento entre o futebol brasileiro e o futebol europeu (neste caso, o português) não se fez sentir, pelo forte espírito competitivo que caracteriza este jovem talento. Chegou como médio ofensivo, mas cedo teve de se adaptar a outras missões, tendo percorrido várias posições no terreno desde o início da época.

A polivalência trouxe algo de novo ao seu currículo, que já apresentava a velocidade, a criatividade e a capacidade de passe como argumentos de peso.

Figura de proa nos Sub-19

Em suma, Guilherme é um desequilibrador nato. No miolo, é ele quem assume a batuta e quase todas as jogadas de perigo da equipa passam pelos seus pés.

Colectivamente, a época não está a correr da melhor forma. Depois de um início comprometedor, a equipa ainda deu sinais de retoma, mas com um ponto conquistado nas duas últimas jornadas a equipa cedeu em definitivo e ocupa agora um desapontante quinto lugar, arriscando-se a ver, novamente, o rival minhoto na fase final.

Mas nem tudo é mau para a equipa de Dito. A abundância de qualidade é evidente e a equipa é respeitada por isso.

O médio brasileiro é um exemplo real de que a aposta na formação pode dar os seus frutos a curto/médio prazo.

Domingos Paciência está atento à sua evolução e em Braga já se fala das semelhanças entre o brasileiro e o internacional português Hugo Viana. É sobretudo no capítulo do passe que se reconhece essa união, embora Guilherme ainda tenha algumas etapas para queimar até alcançar o nível do ex-sportinguista, um jogador que se habituou a admirar.

Mesmo sendo um criativo, a jovem promessa do SC Braga é também um jogador de combate. Essa versatilidade é uma mais-valia garantida e talvez por isso tenha escolhido Vandinho como o seu ídolo e um exemplo a seguir.

Dar o máximo é o lema deste jovem brasileiro e a ter em conta a determinação que transporta para dentro dos relvados, é bem provável que venha a integrar os quadros da equipa principal do SC Braga num futuro próximo. Para já, o sonho de representar o Real Madrid ainda vai ter de esperar.

Nome: Guilherme Costa Marques.
Data de nascimento: 21/05/1991 (18 anos).
Altura: 174 cm.
Peso: 67 kg.
Posição: Médio ofensivo.
Clube: SC Braga.

Texto: Nuno Rocha.

ACADEMIA DE TALENTOS

JotaCC

Ex-capitão Artur Jorge vai treinar os juniores

Carlos Mangas está a proceder à reformulação das equipas técnicas de todos os escalões de formação, na sequência do cargo que assumiu como coordenador da formação minhota, em substituição de Luís Martins. O primeiro passo foi evitar a saída de Zé Manuel, treinador dos juvenis, que não contava para o antigo "chefe" e agora vai permanecer nos quadros minhotos. Mas o mais importante desta reformulação passa pelo escalão mais importante: os juniores. Ao que O JOGO apurou, será Artur Jorge (na foto), ex-defesa-central e capitão do Braga, que assumirá o comando técnico. Artur Jorge treinou o Famalicão na recta final da época transacta e quase subiu à II Divisão. Dito vê, assim, confirmada uma saída anunciada pelos maus resultados desportivos.

Ramiro Lopes

Quote from: Jotacc on 06 de July de 2010, 08:04
Ex-capitão Artur Jorge vai treinar os juniores

Carlos Mangas está a proceder à reformulação das equipas técnicas de todos os escalões de formação, na sequência do cargo que assumiu como coordenador da formação minhota, em substituição de Luís Martins. O primeiro passo foi evitar a saída de Zé Manuel, treinador dos juvenis, que não contava para o antigo "chefe" e agora vai permanecer nos quadros minhotos. Mas o mais importante desta reformulação passa pelo escalão mais importante: os juniores. Ao que O JOGO apurou, será Artur Jorge (na foto), ex-defesa-central e capitão do Braga, que assumirá o comando técnico. Artur Jorge treinou o Famalicão na recta final da época transacta e quase subiu à II Divisão. Dito vê, assim, confirmada uma saída anunciada pelos maus resultados desportivos.

Vamos lá ver o que consegue fazer. Pode ser uma boa escolha, é da casa e fez este trajecto na sua carreira. Desejo-lhe toda a sorte do Mundo!
Futebol em 3D? É no EMB