News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/05

Started by JotaCC, 19 de May de 2010, 09:10

Previous topic - Next topic

JotaCC

Domingos: «Só os nomes assustam»
TREINADOR ALIMENTA ESPERANÇA PARA A CHAMPIONS

Domingos Paciência assumiu ontem, durante o 6.º congresso internacional de futebol do ISMAI, que já está a trabalhar na preparação da próxima temporada e que se encontra inteiramente concentrado na possibilidade de guindar os bracarenses à ambicionada fase de grupos da milionária Liga dos Campeões. Um caminho, contudo, que o técnico classifica de muito complicado, embora alimente a esperança não só de superar as duas eliminatórias que antecedem a fase mais ambicionada da prova, como de continuar a fazer história ao serviço dos minhotos.

"Somos cabeças-de-série, mas os adversários em perspetiva para a 3.ª pré-eliminatória não são nada fáceis. Só os nomes assustam", mencionou o técnico, tendo em equação as cinco possibilidades: Celtic (Escócia), PAOK (Grécia), Unirea (Roménia), Young Boys (Suíça) e Gent (Bélgica).

"Vamos trabalhar bem para passar esta fase, que é muito importante para o clube", asseverou ainda Domingos, salientando que a sua preocupação do momento passa por encontrar soluções que permitam dotar o plantel de mais qualidade: "A ideia é fazer uma equipa ainda mais forte."



Lima é o grande alvo para reforçar ataque
BRASILEIRO EX-BELENENSES ESTÁ A SER NEGOCIADO

A SAD do Sp. Braga está a apostar forte na nova época e quer dotar a equipa para o ataque à Champions. Esse investimento deve passar pelo nome de Lima, avançado brasileiro que esteve no Belenenses e que é um dos grandes alvos da direção de António Salvador. Estão em curso negociações muito adiantadas para a aquisição do goleador de 27 anos, estando os minhotos em condições de superar as outras possibilidades que se abriram para o ponta-de-lança, que marcou 12 golos ao serviço do clube do Restelo.

Lima terminou contrato, mas não é um jogador livre, uma vez que está vinculado a um emblema brasileiro. O acerto de verbas está a ser feito com a colaboração da ADM Esporte, empresa que agencia o avançado. Isso mesmo foi confirmado a Record por Hugo Garcia. "Neste momento não há uma situação definitiva, mas é verdade que existem conversações com o Sp. Braga", confessou, sem se adiantar quanto aos números envolvidos e aos cenários alternativos: "Há outros clubes interessados e propostas muito vantajosas do mundo árabe, mas esse não é o nosso foco."

O Sp. Braga oferece a Lima um cenário competitivo muito tentador, além de ter sido contundente no entusiasmo demonstrado na aquisição do jogador. Na época que agora findou, o brasileiro marcou 3 golos ao FC Porto, chegando mesmo a merecer os elogios de Jesualdo Ferreira. O seu futuro ficará definido em breve e, apesar da concorrência, os arsenalistas devem mesmo confirmar a vantagem no concurso por Lima.



RECORD

JotaCC

Cinco adversários possíveis, cinco potenciais problemas

Cinco adversários possíveis, cinco potenciais problemas. Independentemente do clube que vier a calhar em sorte ao Braga no sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, agendado para o dia 16 de Julho, o vice-campeão nacional vai deparar-se com algumas adversidades. Se em alguns destinos, o problema poderá ser o ambiente infernal dos estádios, noutros poderá ser o piso a complicar a vida aos jogadores mais tecnicistas, como são Alan, Paulo César ou Matheus. Há, no entanto, alguns emblemas mais simpáticos e cujo historial nas competições europeias é mais apetecível. É o caso do Young Boys, da Suíça, que Carlitos descreve como "uma equipa que sabe explorar as virtudes de jogar num relvado sintético". "É mais duro jogar em terrenos assim e o futebol torna-se mais rápido. Mas pode ser que na altura o Doumbia, que foi o melhor marcador do campeonato, já não esteja lá, porque o CSKA de Moscovo queria-o", revela a O JOGO o extremo do Basileia.

Num patamar semelhante ao do Young Boys encontra-se o Gent (Bélgica), treinado por Michel Preud'homme, embora aqui as condições do recinto sejam o maior problema. Quem o diz é Lazslo Boloni. "O relvado é pesado, as instalações antigas e o público está muito em cima dos jogadores. Além disso o ambiente é muito quente; principalmente quando estão com o moral em alta, como agora", explica o antigo treinador do Sporting e do Standard de Liège. De resto, o mesmo se aplica ao Celtic (Escócia) e ao PAOK de Salónica (Grécia), dois clubes famosos pelo fanatismo dos seus seguidores e, por isso, a evitar a todo o custo. No caso dos gregos, Geraldo garante mesmo que "depois dos nossos (AEK), os adeptos do PAOK são os piores". "O Braga terá problemas a toda a hora: no aeroporto, no estádio; aquilo é um inferno", refere o central, embora apostasse num triunfo do vice-campeão nacional, tal como Pedro Moutinho (Falkirk) e Nuno Diogo (Brasov). "Se o Braga jogar com a bola no chão pode ganhar ao Celtic", afirma o primeiro, enquanto o segundo aconselha os minhotos a jogarem "em velocidade para derrotar o Unirea".



Matheus aposta tudo na Champions

O mais recente titular do Braga quer aproveitar "a rampa de lançamento" que o bom final de época foi para ser titular logo no início da próxima. A esperança de Matheus tem fundamento, até porque já conhece bem a nova posição de avançado. "No Brasil, já jogava muitas vezes no meio. Mas prefiro se for como extremo declarado. No meio-campo é que não gosto muito", comentou, a propósito da experiência com Jorge Jesus, que "também foi bom" para ele, mas não se compara a Domingos Paciência. "Deu-me mais oportunidades", explicou.

Matheus quer descansar bastante para voltar em força. Os objectivos desportivos são altos e participar na Liga dos Campeões um incentivo extra. "Gosto do Braga, pretendo continuar. A Champions é o sonho de qualquer jogador. Espero estar entre o elenco que a vai disputar e fazer história", atirou, antes de se juntar ao coro de jogadores que têm opinião diferente de António Salvador. "Voltarei com o primeiro lugar no pensamento. Todo o meu trabalho é a pensar nisso.Não podemos dizer que vamos ser campeões, porque cada época tem a sua história. Mas com a directoria, treinadores e jogadores que tempos, podemos voltar a fazer história na Liga", resumiu.


Adeptos pedem renovação de Leone

A partida de Leone, que não acertou com a SAD a renovação de contrato, deixou alguns adeptos à beira de um ataque de nervos. Assim, ontem foi colocada uma tarja no Estádio AXA a pedir a inversão do processo, ou seja, novas negociações para acertar a continuidade do terceiro central do Braga. O pedido não deve, contudo, alterar nada, até porque nenhuma das partes parece em condições de fazer marcha-atrás e ir de encontro às pretensões da outra.




Lima bem encaminhado para reforçar o Braga

Lima está próximo de reforçar o ataque arsenalista, carente de nomes para a próxima época, pois, neste momento, só Matheus está garantido. O avançado que brilhou esta época no Belenenses (sete golos em 26 jogos na Liga Sagres) já tem acordo com os arsenalistas, que agora terão de tratar o resto com o Astral, clube-empresa do Brasil que detém o passe.

Lima jogou no Belenenses na condição de emprestado. A opção sobre o jogador ainda está vigente e custa 200 mil euros, mas os azuis não têm como a accionar. De qualquer forma, o negócio que o Braga vai fazer não passa pelo Belenenses. Tudo será tratado directamente com o Astral e por números ainda desconhecidos.

A oficialização das negociações não acontecerá antes do final do mês. Isto porque, até lá, o Belenenses continua, em teoria, a poder optar pela continuidade do jogador. Como isso não acontecerá, a via fica aberta para o Braga, que apesar de contar com a oposição de outros clubes, em Portugal e até no estrangeiro, tem a preferência do brasileiro. E tudo por causa da presença certa nas competições europeias, possivelmente na Liga dos Campeões. Lima tem 26 anos e acredita que esta é a sua grande oportunidade de se fixar na Europa.


O JOGO

JotaCC

Hugo Viana está muito difícil

Hugo Viana foi um dos jogadores mais influentes para a brilhante caminhada protagonizada pelo Sp. Braga, que acabou com a equipa no segundo lugar da Liga. Segurar o médio cedido pelo Valência é uma prioridade, mas para concretizar o sonho é necessário convencer o futebolista a recusar convites de clubes com argumentos financeiros bastante superiores àqueles que estão ao dispor do emblema minhoto.

Curiosamente, Hugo Viana até foi o último guerreiro do Minho a integrar o plantel e por isso mesmo nem sequer participou no estágio de pré-época, porque só chegou no final de Julho, mas necessitou de pouco tempo para apanhar o andamento dos companheiros e dar início a uma temporada memorável.

Os números não enganam e nem a arreliadora série de lesões conseguiu travar-lhe a marcha. No campeonato só falhou dois jogos, participou nas quatro eliminatórias da Taça de Portugal, esteve num encontro da Taça da Liga e noutro da Liga Europa. Feitas as contas, foi ausência notada em meia dúzia de desafios.

Com a integração de Hugo Viana no onze, o futebol bracarense transfigurou-se para melhor. O meio-campo ganhou outra dinâmica, porque o internacional sabe quando é preciso segurar a bola ou o momento certo para lançar um companheiro para ataque rápido. Há ainda outro dado relevante: assinou quatro golos no campeonato, bisou frente ao Belenenses e marcou nos jogos com V. Setúbal e Benfica.

A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência: "Só os nomes assustam"


O pensamento do Sporting Clube de Braga está já na próxima época e na milionária Liga dos Campeões. A equipa bracarense garantiu o estatuto de cabeça-de-série no sorteio da pré-eliminatória da 'Champions', mas nem por isso Domingos Paciência antevê facilidades ou apresenta um discurso de facilitismo. Pelo contrário. O técnico está à espera de grandes dificuldades na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões

"Vamos ser cabeças-de-série num grupo de cinco equipas, mas os adversários que nos podem calhar na terceira pré-eliminatória não são fáceis. Só os nomes assustam", revelou em declarações a um site desportivo. No lote de nomes estão o Celtic (Escócia), PAOK (Grécia), Unirea (Roménia), Young Boys (Suíça) e Gent (Bélgica), os cinco possíveis adversários do Sp. Braga.

Domingos Paciência lembra que o objectivo passa por fazer uma equipa "ainda mais forte" para atacar a presença inédita na Liga dos Campeões, reconhecendo que "não vai ser fácil" ultrapassar o primeiro de dois patamares de acesso à 'Champions'.
Nessa perspectiva, o técnico é peremptório: "há que trabalhar bem para atacar essa fase. É muito importante".

Recorde-se que o Sp. Braga é cabeça-de-série com o Zenit (Rússia), Ajax (Holanda), Fenerbahçe (Turquia) e Dínamo Kiev (Ucrânia).
A equipa bracarense entra em acção na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões a 27 ou 28 de Julho, enquanto a segunda 'mão' realiza-se a 3 ou 4 de Agosto.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Hugo Viana:"A minha vontade é estar onde sou desejado"

Em declarações à Antena 1, o futebolista Hugo Viana admitiu que, sobre o futuro, a única certeza que tem é que tem mais um ano de contrato com o valência: "A única certeza é que tenho mais um ano de contrato com o Valência".

Lembre-se que Viana foi emprestado pelo Valência ao Sp. Braga na passada época, onde teve um papel primordial na grande exibição do clube: "Fui muito acarinhado pelos adeptos e o Sp. Braga ficará para sempre no meu coração, pois fiz parte da equipa que conseguiu a melhor época de sempre.", confessou.

Dos vários caminhos possíveis para Hugo Viana, ficar em Braga, partir para Valência ou ir para o Sporting, como foi recentemente noticiado, o jogador apenas admite que " a minha vontade é estar onde sou desejado".

O JOGO

JotaCC

Contrato com Valência é única certeza para Hugo Viana

Esteve em destaque na excepcional época protagonizada pelo Sp. Braga, onde esteve por empréstimo do Valência. Agora, a única certeza para Hugo Viana é que tem mais um ano de contrato com o clube espanhol.

«A única certeza é que tenho mais um ano de contrato com o Valência», vincou Hugo Viana, em declarações prestadas à Antena 1.

Voltar ao clube espanhol, permanecer em Braga ou até rumar a outras paragens – fala-se do interesse do Sporting, onde foi formado – são então as opções para o médio, que apenas pretende estar onde for desejado. «A minha vontade é estar onde sou desejado», salienta, deixando ainda a garantia que o Sp. Braga será sempre uma boa recordação: «Fui muito acarinhado pelos adeptos e o Sp. Braga ficará para sempre no meu coração, pois fiz parte da equipa que conseguiu a melhor época de sempre.»


A BOLA