News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/05

Started by JotaCC, 15 de May de 2010, 07:43

Previous topic - Next topic

JotaCC

Hospitais desmentem morte de adepto benfiquista


A notícia divulgada, ontem, no canal 'Benfica Tv' foi desmentida pelos Hospitais de Braga e de S. João, no Porto. Alegadamente um adepto benfiquista teria sido agredido no final do campeonato do passado domingo, durante os festejos da conquista do título pelo Benfica, e Braga, e viria a falecer quinta-feira, na sequência da agressão.

Contactada pelo 'Correio do Minho', fonte oficial dos dois hospitais garantiu que, efectivamente, deu entrada em Braga uma vítima de agressões, às 23h42, de 21 anos, com um traumatismo ocular, transferida durante a noite para a unidade hospitalar do Porto, já que em Braga não existe urgência oftalmológica. "Os restantes casos eram ferimentos ligeiros. E não foram registados óbitos", frisou fonte hospitalar.

No Hospital de S. João, também "não foram confirmados óbitos" de transferidos e o jovem "com o problema oftalmo-lógico proveniente de Braga já teve alta". "O jovem transferido de Braga para a nossa unidade não faleceu", esclareceu o responsável.
Contactada a 'Benfica Tv', mais nenhum esclarecimento foi dado sobre a origem da notícia, apenas "sigilo" em torno do caso. Apesar de vários contactos, os dirigentes da Casa do Benfica de Braga estiveram incontactáveis até ao fecho da edição.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Tudo por Luís Aguiar
SALVADOR VAI REUNIR-SE COM O EMPRESÁRIO DO JOGADOR

O Sp. Braga ainda não desistiu da tentativa de continuar a contar com Luís Aguiar para a nova época. O uruguaio pertence aos quadros do Dínamo Moscovo e já recebeu ordens para se apresentar na capital russa no dia 2 de junho. Neste momento, Aguiar encontra-se em gozo de férias em Montevideo e longe do desenrolar da situação, mas na próxima semana pode receber a novidade que quer. O jogador deseja continuar em Portugal e ao serviço do Sp. Braga, isto se entretanto não surgir um grande pelo caminho e já se fala com alguma insistência do Sporting. Luís Aguiar, apesar das ordens que recebeu de Moscovo, já manifestou essa sua vontade aos responsáveis do Dínamo que, no entanto, parecem intransigentes. Para tentar desbloquear o impasse, António Salvador vai procurar fazer uso das boas relações que tem com o Dínamo Moscovo, com quem negociou precisamente o passe de Luís Aguiar no último defeso por... 3 milhões de euros! Verba que, acrescente-se, o Sp. Braga já recebeu na totalidade, pelo que não se coloca aqui a questão de uma eventual dívida que poderia pesar nos argumentos a apresentar pelos arsenalistas.

No sentido de encontrar a melhor solução para o jogador que representa, o empresário Isidoro Giménez desloca-se ao Axa na próxima semana e tem uma reunião agendada com António Salvador. O Sp. Braga, recorde-se, reservou a hipótese de prolongar o empréstimo do jogador quando o recuperou ao Dínamo em janeiro, mas não se sabe em que moldes poderá ser acionada essa "reserva".

António Salvador acredita que será possível garantir um dos desejos de Domingos Paciência para a nova época. O treinador já tinha boa impressão de Luís Aguiar e confirmou isso nos últimos meses, contando com a sua influência para uma segunda fase da época em que o Sp. Braga conseguiu manter a regularidade exibicional e os bons resultados que já tinha logrado na fase inicial.

Entretanto, naturalmente, a palavra do jogador também tem o seu peso. Luís Aguiar não quer mesmo voltar a Moscovo, mas tem contrato e já está avisado que o treinador Miodrag Bozonic quer vê-lo em ação no estágio austríaco, entre 12 e 26 de junho. Ou seja, a novela promete durar até ao início de julho, sendo que o Dínamo só está aberto a vender, mas o Sp. Braga não pode... comprar!




Olberdam: «Não fui o culpado no Dragão»
MÉDIO NÃO DESCARTA A HIPÓTESE DE REGRESSAR

Olberdam foi para férias cheio de interrogações. "O Carlos Freitas disse que nada estava decidido em relação ao meu futuro e que se fosse para continuar me contactava", registou o brasileiro que pretende ver "tudo resolvido dentro de duas semanas". De qualquer forma, o próprio sabe que muito dificilmente tem hipóteses de continuar em Braga, ele que chegou emprestado pelo Marítimo em janeiro e não conseguiu impor-se na equipa de Domingos.

Mas tudo tem uma explicação. "Cheguei consciente de que seria muito complicado substituir um grande jogador como é o Vandinho", reconheceu entre outros argumentos: "Estava sem ritmo, sei que podia render mais e sinto que precisava de mais 2 ou 3 jogos para ganhar confiança e mostrar todo o meu futebol. Foi difícil entrar de início naquele jogo no Dragão. Não me considero a grande vítima nem o culpado da derrota. Toda a equipa não rendeu. Mas a goleada foi um peso na minha permanência na equipa e tenho a certeza de que se tivéssemos vencido o jogo, teria continuado como titular e o pensamento de todos seria diferente."

Olberdam também registou que "Madrid entrou bem na equipa", mas deixou o desabafo: "Gostava de ter uma nova oportunidade no Sp. Braga. Ficava muito feliz se regressasse. Saio com o currículo enriquecido com o 2.º lugar.



Yazalde entre os Arcos e Portimão
TUDO DEPENDE DA PALAVRA DO SP. BRAGA

Criado no rival Varzim, Yazalde conquistou a admiração dos adeptos vila-condenses na segunda metade da época 2008/09 aquando do seu empréstimo por parte do Sp. Braga. O avançado também impressionou os responsáveis do Rio Ave, que não veem com maus olhos o regresso do jovem internacional português, de 21 anos, aos Arcos.

"O Yazalde é sempre apontado como nosso reforço... Nunca mais falei com ele desde que jogámos pela última vez frente ao Sp. Braga. É um jogador interessante, mas não sei como é que as coisas vão evoluir. Não contactei o seu empresário nem o Sp. Braga", afiançou o diretor-desportivo Henrique Maia. Apesar de o processo se encontrar numa situação bastante embrionária, Record sabe que o Rio Ave não enjeita a possibilidade de voltar a contar com Yazalde, mas, para isso, terá de bater a concorrência do Portimonense. Os algarvios, de regresso à Liga Sagres na próxima época, pretendem reforçar o seu setor avançado com a aquisição do atleta. Em qualquer dos casos, o Sp. Braga terá sempre a última palavra a dizer na definição do futuro de Yazalde. O jovem jogador vai deslocar-se no início da próxima semana ao Estádio Axa para ficar a saber quais as hipóteses que os arsenalistas têm, neste momento, em cima da mesa.

Definições

Com a certeza de que João Tomás já tem contrato com o Rio Ave válido para a próxima temporada - quem o quiser desviar terá de bater o valor da cláusula de rescisão -, a direção procura convencer Zé Gomes e Carlos a renovarem os respetivos contratos. As negociações com os dois atletas serão reatadas a partir da próxima segunda-feira.

Taça Coca-Cola: Filipe Oliveira confirmado
BRACARENSE PRESENTE EM VILA NOVA DE FAMALICÃO

Filipe Oliveira, jogador do Sp. Braga, vai estar presente, hoje, às 12 horas, no Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão, palco da oitava etapa da Taça Coca-Cola.

Além do vice-campeão nacional, o evento contará ainda com a presença de Vítor Paneira, antigo internacional português e atual treinador do Boavista. Os jogos começam às 10 horas e são esperados cerca de 1.800 jovens participantes, dos quais sairão os apurados para as finais.



RECORD

JotaCC

Renteria é objectivo
ANDRÉ MORAIS

Evitar a "fuga" de Renteria como aconteceu há um ano é o objectivo do Braga. O colombiano faz parte dos planos para a próxima temporada, e a SAD quer resolver a situação rapidamente para que o jogador se apresente no próximo dia 21, data em que o plantel começa a preparar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Renteria está na Colômbia neste momento, mas viajará em breve para Porto Alegre, onde reside o seu empresário, Jorge Machado. "Sei que isso é verdade, mas é muito cedo para dizer o que quer que seja. O Renteria tem muitas propostas, mas tem contrato com o FC Porto para mais um ano, e eles é que podem decidir", confirmou a O JOGO.

E é no FC Porto que estará realmente a chave deste imbróglio. Para o Braga, o mais importante mesmo é segurar o jogador, que é uma espécie de três em um para Domingos Paciência, pois pode jogar no ataque e numa ala em 4x3x3 e como avançado solto num esquema em 4x4x2. Mas a preferência da SAD é ficar com ele em definitivo e não emprestado pelo terceiro ano consecutivo. Até porque a Liga dos Campeões vem aí, e as hipóteses de valorização de activos próprios vão disparar. As conversas com o presidente Pinto da Costa vão decorrer nesse sentido embora nesta fase não haja qualquer garantia. Renteria não cabe no FC Porto, que até gostaria de se desfazer de um ordenado que não rende juros à casa. Mas o avançado nunca poderia, em Braga, auferir um contrato tão bom como o que mantém, e é nesse aspecto que o negócio pode andar mais devagar. Mas é difícil parar, até porque é conhecida a capacidade de António Salvador nesta matéria. E um contrato longo pode compensar o que o jogador perde na primeira época. Há casos recentes, como os de Alan e Diogo Valente, que foram resolvidos dessa forma.

Quanto ao jogador sul-americano, está receptivo a ouvir todas as propostas, incluindo as do estrangeiro. Mas não quer "perder" seis meses como sucedeu aquando da passagem pelo brasileiro Atlético Mineiro e ficar em Braga é jogar pelo seguro, quer no capítulo desportivo quer no relacionado com a vida pessoal. "É claro que ele gostaria de ficar. É muito feliz em Braga. Mas é preciso analisar muitas situações, e isso só faremos quando estivermos juntos", concluiu o empresário do atacante do Braga.



Tiago Pinto troca com Ney

Tiago Pinto e Ney podem fazer trajecto inverso. Ou seja, o regresso do brasileiro ao Braga, depois de meia época cedido ao Setúbal, é um cenário que ganha força depois dos bons jogos realizados e da vantagem que o lateral tem por jogar nos dois lados do campo e até a central ou no meio-campo. Domingos reconheceu essa possibilidade na entrevista com que se despediu da época 2009/10, quando incluiu o seu nome junto dos de Pizzi, Mendes e Fernando Alexandre. Ney aguarda agora uma ordem concreta para se apresentar dia 21 de Junho. Pelo contrário, e depois de um ano em que não chegou a ser inscrito, Tiago Pinto irá rodar. O jovem lateral-esquerdo é uma aposta para o futuro e tem contrato com o Braga por mais dois anos, o que lhe confere margem de crescimento e possibilidade de se afirmar no futuro, como Pizzi, por exemplo, fez na época finda. Tiago Pinto não tem ritmo que lhe permita discutir a titularidade com Evaldo nem assegurar a sua substituição em cenário de crise, e o Braga procura esses atributos para atacar a Liga dos Campeões.

Com vários interessados no seu contributo, o empréstimo a uma equipa da Liga Sagres para retomar a condição de lateral muito promissor com que chegou é certo. Este ano, só participou em jogos da Liga Intercalar.



Melgaço para estágio

O Braga tem nesta altura três hipóteses para fazer o seu estágio de pré-época. A decisão só será tomada depois de estudadas as propostas finais dos centros candidatos a albergar a equipa. Melgaço está na frente da corrida, mas Portimão (que acolheu os minhotos na época passada) e outra unidade no Centro do País ainda podem convencer.


Olberdam assume que jogou mal

Olberdam partiu com a promessa do Braga de lhe ligar para clarificar o futuro. O jogador não vai, contudo, permanecer, pois a época correu-lhe muito mal. Ser contratado para substituir Vandinho pesou muito. "Joguei com isso na consciência. Cheguei sem ritmo e sabia que ele é um grande jogador e seria difícil. Podia render mais. Precisava de dois ou três jogos para ganhar confiança e fazer o que sei, que é jogar futebol", explicou. Os 5-1 no Dragão marcaram-no de vez. "Foi um peso muito grande na minha permanência", lamenta, agradecendo a forma como foi recebido. "Fui muito feliz. Se voltasse, ficaria muito feliz", fechou.



O JOGO

JotaCC

Evaldo ainda aguarda investida da SAD leonina

Evaldo é, como O JOGO deu conta em tempo oportuno, a principal prioridade do Sporting para reforçar o plantel com que Bettencourt, Costinha e Paulo Sérgio pretendem resgatar o título de campeões nacionais em 2010/11. O lateral-esquerdo do Braga - cuja contratação foi mesmo equacionada em Janeiro, quando os leões recrutaram, no AXA, o seu companheiro da lateral direita João Pereira - é encarado como o reforço ideal para o flanco esquerdo da defesa, onde o técnico ontem apresentado pelos leões conta apenas com Grimi como solução de raiz. A SAD do Sporting, porém, ainda não procedeu a qualquer abordagem pela transferência do atleta luso-brasileiro. Isso mesmo foi ontem confirmado a O JOGO por Renato Moura, agente FIFA que representa o jogador. "Ainda ninguém do Sporting falou comigo ou com o Evaldo", sustentou, revelando "o interesse de clubes brasileiros e europeus". As conversações com o Braga também ainda não foram estabelecidas, devendo verificar-se desenvolvimentos em breve. A transferência deve rondar os dois milhões de euros.


Afinal, morto anunciado pela Benfica TV está vivo

A Benfica TV, e mais tarde uma série de órgãos de Comunicação Social portugueses, viram-se envolvidos numa lamentável notícia que sempre careceu de fundamento, tendo anunciado anteontem que havia falecido o adepto do clube encarnado espancado no domingo em Braga, enquanto festejava na Cidade dos Arcebispos o título de campeão do Benfica. A notícia foi avançada pelo canal de televisão - o clube defendeu ontem que foi dada por um convidado e não pelo canal - sem que Polícia ou qualquer hospital tivessem feito semelhante anúncio e, na altura, levou diversos órgãos de Imprensa, citando a Benfica TV, a darem conta do que fora avançado pelo canal de televisão.

A verdade é que não há morto. Ontem, 24 horas depois de a notícia ter surgido, tanto a PSP como o Hospital de Braga negaram qualquer falecimento, explicando que o jovem de 21 anos, que deu entrada no Hospital de São Marcos na noite de domingo com um traumatismo ocular, fora transferido para o Porto apenas porque na unidade bracarense não existe urgência oftalmológica. Aliás, a Polícia de Segurança Pública explicou que recebera só duas queixas na noite de domingo, ambas feitas depois de as vítimas terem recebido tratamento.

Num curto espaço de tempo a Benfica TV vê-se envolvida em dois casos infelizes. Antes, um comentador havia incitado à retaliação sobre os adeptos do FC Porto - usando a expresão "pegar em armas" - na sequência dos incidentes no último clássico no Dragão.



O JOGO

JotaCC

Jogo que pode dar título com nomeação polémica

O FC Porto viaja hoje até Braga, onde pelas 17h00 defrontará o ABC num jogo em que os portistas, caso vençam, renovam o estatuto de campeões nacionais. No entanto, ontem as atenções voltaram-se para a nomeação da equipa de arbitragem, que será constituída por António Trinca e Tiago Monteiro, precisamente a mesma dupla que apitou o último encontro dos minhotos, em Belém, há apenas três dias, e que terminou com críticas de ambas as formações e um pesado desfecho disciplinar: dez exclusões e duas desqualificações para o ABC, entre elas um vermelho ao técnico Jorge Rito. Além disso, António Trinca, que é presidente da Associação Portuguesa de Árbitros e Oficiais de Mesa (APAOMA), apresentou uma queixa contra o técnico do ABC, em nome da associação que representa, pelas críticas que Jorge Rito fez após o jogo no Funchal, frente ao Madeira SAD, e pelas quais o técnico já tinha sido castigado.

Mesmo conhecendo todos estes factos, António Galambas, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação, optou por uma dupla que dificilmente será bem recebida em Braga, enviando para o Funchal, onde jogam Madeira SAD e Sporting, a dupla portuguesa mais cotada (Eurico Nicolau e Ivan Caçador) .

Alheio a tudo isto está o FC Porto, que espera repetir o desfecho dos últimos quatro encontros que esta temporada realizou com a equipa academista, pois saiu sempre vencedor. Por outro lado, o ABC precisa de vencer para conservar o objectivo de garantir o segundo lugar do campeonato.



O JOGO