News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/05

Started by JotaCC, 11 de May de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Leões avançam para Evaldo

Já há contactos para tentar resgatar o lateral-esquerdo ao Sp. Braga. Há outros defesas referenciados mas o bracarense é a prioridade. Passe pode baixar para cerca de 2 milhões.

O Sporting vai avançar para a contratação de Evaldo. O lateral-esquerdo do Sp. Braga é o desejado em Alvalade e, nessa perspectiva, existem já contactos entre as partes, pelo que a contratação pode tornar-se realidade nos próximos dias. Será então a primeira dos leões tendo em vista a temporada 2010/11.

Evaldo há muito que está referenciado pelo Sporting, que apesar de ter outras alternativas para a posição de defesa-esquerdo - entre elas o internacional português do Málaga, Duda - definiu o bracarense como prioritário.

A BOLA

JotaCC

"Uns verdadeiros campeões"



Cenário edílico, recepção digna de campeões, duas centenas de adeptos numa verdadeira manifestação popular. Cânticos, elogios, mas também um ligeiro travo amargo pelo título não rumar para a cidade dos arcebispos. Muito sentimento à mistura e o reconhecimento do líder da autarquia, Mesquita Machado, considerando todos os elementos da equipa como "verdadeiros campeões".

O orgulho dos bracarenses está forte, o peito continua bem cheio e o queixo levantado, apesar de não ter chegado ao título de campeão nacional. O Sporting Clube de Braga cumpriu a melhor temporada de sempre na sua história, tornando-se na primeira equipa fora de Lisboa e do Porto a entrar na corrida pelo título e a conquistar o rótulo de vice-campeão.

A recepção estava marcada para o meio-dia e, com uma pontualidade britânica, a chegada de António Salvador, na companhia da sua equipa directiva, registou o primeiro grande momento de expressão popular. Engolido pelos adeptos, entre imensos cânticos, o presidente dos arsenalistas acabou envolvido pela multidão.

Sete minutos depois verificou-se a chegada do grupo de trabalho e os nomes de Domingos Paciência, Vandinho e Mossoró foram os que mais se ouviram. O salão nobre transformou-se numa autêntica cabine telefónica, e o presidente da Câmara Municipal destacou o amor à colectividade demonstrado ao longo da temporada.

Um sonho que continua por concretizar

"Há sonhos que tenho direito a ter e tenho um, que é ver o Sporting Clube de Braga festejar o título de campeão nacional. Esteve quase, mas perante tantas adversidades foram uns verdadeiros campeões", começou por referir. "Isso não aconteceu porque o futebol ainda não é resultado exclusivo do trabalho nas quatro linhas", acrescentou ainda.

"Realizaram um brilhante campeonato, onde demonstraram paixão e amor pelo clube", salientou Mesquita Machado, oferecendo a todos os elementos do staff bracarense um livro da cidade dos arcebispos. Para além disso, defendeu que "o Sporting Clube de Braga já não é um clube de coitadinhos, já é um grande clube".

Lançou ainda rasgados elogios a António Salvador e a toda a direcção, cujo trabalho "começou há sete anos com muito profissionalismo" e "perante as circunstâncias que rodearam a primeira liga" só "uns verdadeiros campeões é que tinham este comportamento".

António Salvador: "Domingos é o melhor"

António Salvador não tem dúvidas e Domingos Paciência é o "melhor treinador que passou por Braga". "Foi o único que, em sete anos, desde que estou no Braga, definiu claramente comigo a posição de lutar pelo título de campeão nacional, ao contrário de outros que diziam que isso era impossível porque o Braga tinha um orçamento de 10 ou 12 milhões de euros e lutava contra orçamentos de 70, 80 ou 100 milhões", defendeu o líder do Sporting Clube de Braga, que falava um almoço oferecido pela Câmara Municipal de Braga.

António Salvador defendeu porém que o dinheiro "ajuda, mas não é tudo para ganhar os campeonatos. É preciso humildade, ambição, crença e paixão para discutir os jogos". O dia foi intenso e já antes, na recepção no salão nobre dos Paços do concelho, o presidente dos minhotos tinha repetido os elogios ao técnico, garantindo ainda que Domingos Paciência "é o treinador do Sporting Clube de Braga na próxima época e já estamos a trabalhar há algum tempo na nova temporada".

"A equipa fez a melhor época de sempre, como o seu melhor coeficiente de pontos e, até, um dos melhores de sempre do próprio campeonato. É um treinador fantástico, que soube estar imbuído do espírito guerreiro desta equipa e na ambição deste clube", referiu ainda.

Dez vezes campeão...

O discurso de António Salvador começou com sentimento e os parabéns ao seu adversário directo na corrida pelo título, o Benfica. "É um sentimento de grande orgulho, mas não posso esconder que sinto frustração. O Sporting de Braga fez um campeonato fantástico, conseguiu 71 pontos e discutiu a prova até à última jornada. Nos últimos doze anos, com a pontuação que alcançou, o Braga teria sido dez vezes campeão".

Na óptica de António Salvador, o emblema minhoto só não conseguiu chegar ao trono "por causa de uma equipa que se chama Benfica, que fez um campeonato brilhante, fantástico, fora do normal e que é um merecido campeão porque foi o que mais pontos fez".

Fase de grupos da Champions como meta a alcançar

O presidente dos guerreiros do Minho falou da próxima temporada, dos objectivos a alcançar e da situação em torno do plantel arsenalista. Na óptica de António Salvador o cenário de vendas existe, já que "o Sporting de Braga é um clube que precisa de vender, de realizar encaixes financeiros".

Por oposição, ao nível de reforços, "vamos tentar manter o núcleo duro do grupo de trabalho", mas "pela campanha que fez este é um plantel que dá garantias para olhar com ambição para todos os jogos que vamos disputar". Nesse prisma, para a próxima temporada prometeu "um Braga com a mesma ambição, a lutar por vencer todos os jogos e a disputar os primeiros lugares da liga, mas como é evidente não vai assumir-se como candidato ao título", frisou ainda.

Pelo facto de em jogo estar um possível encaixe de sete milhões de euros, António Salvador avisa que o assalto à fase de grupos da Liga dos Campeões "é um dos objectivos a alcançar" e vamos estar prontos para esses quatros jogos". Contudo, o conjunto minhoto não vai entrar em loucuras.

"O que queremos é a equipa do Braga mais perto dos clubes 'grandes' e mais deslocado dos outros, que seja uma equipa honesta e séria dentro do campo, que dê espectáculo e que movimente uma cidade e uma região em prol do seu clube", destacou ainda, deixando "uma palavra de apreço e gratidão à massa adepta por aquilo que fez nos últimos jogos. O segundo lugar deveu-se em muito à sua força".


Eduardo segura baliza nacional

Eduardo, guarda-redes do Sp. Braga, e Pedro Mendes, médio vimaranense, do Sporting, foram os únicos futebolistas minhotos chamados pelo seleccionador nacional para o Campeonato do Mundo na África do Sul. Carlos Queiroz divulgou uma lista com algumas surpresa, mais um que o normal, e explicou o porquê.

"O Mundial vai iniciar-se numa altura em que todos os jogadores já estão de férias, e queremos estar precavidos para imponderáveis que possam acontecer durante o estágio", justificou. De resto, Queiroz enviou ainda uma palavra de "estimulo, apreço e gratidão" a todos os que contribuíram para a selecção e que agora não foram chamados.

"Sei haverá desapontamento de alguns jogadores pelo seu mérito desportivo e dedicação profissional, mas no futuro terão certamente outras oportunidades para ajudar Portugal a qualificar-se e disputar outras competições".

Convocados 24 jogadores para o estágio de preparação na Covilhã

Os guarda-redes Beto, do FC Porto, e Daniel Fernandes, dos gregos do Iraklis, e os defesas Zé Castro, do Deportivo da Corunha, e Ricardo Costa, do Lille, de França, sem qualquer jogo no apuramento, integraram ontem, com surpresa, a convocatória de 24 futebolistas da selecção portuguesa para o Mundial'2010.

De resto, destaque para a chamada do lateral-esquerdo Fábio Coentrão, do Benfica, e para a ausência de João Moutinho, médio do Sporting, que tinha sido chamado para todos os encontros da fase de apuramento. O defesa central P epe, que não joga desde 12 de Dezembro, devido a uma lesão no joelho direito, também foi ch-mado, assim como Danny, recuperado de um grave problema físico.

O seleccionador português, Carlos Queiroz, decidiu convocar 24 jogadores para o estágio de preparação, na Covilhã, tendo depois de descartar um futebolista antes de divulgar a lista final para a África do Sul. Recorde-se que Portugal está integrado no Grupo G do Mundial'2010 e defronta a Costa do Marfim, a 15 de Junho, a Coreia do Norte, a 21, e o Brasil, a 25. Lista de 24 convocados: Guarda-redes: Eduardo (Sp. Braga), Beto (FC Porto) e Daniel Fernandes (Iraklis, Grécia).

OS 24 DE PORTUGAL

NANI (MANCHESTER UNITED)

CRISTIANO RONALDO (REAL MADRID)

HUGO ALMEIDA (WERDER BREMEN)

LIEDSON (SPORTING)

DANNY (ZENIT)

SIMÃO SABROSA (AT. MADRID)

MIGUEL VELOSO (SPORTING)

RAUL MEIRELES (FC PORTO)

DECO (CHELSEA)

TIAGO (AT. MADRID)

ZÉ CASTRO (DEPORTIVO)

PEPE (REAL MADRID)

PEDRO MENDES (SPORTING)

FÁBIO COENTRÃO (BENFICA)

DUDA (MÁLAGA)

RICARDO COSTA (LILLE)

ROLANDO (FC PORTO)

BRUNO ALVES (FC PORTO)

RICARDO CARVALHO (CHELSEA)

PAULO FERREIRA (CHELSEA)

MIGUEL (VALENCIA)

BETO (FC PORTO)

DANIEL FERNANDES (IRAKLIS)

EDUARDO (SP. BRAGA)


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Plantel regressa a 21 de Junho
MOSSORÓ FICA EM TRATAMENTO

As férias dos jogadores arsenalistas começam, oficialmente, no dia de hoje e vão prolongar-se até 21 de Junho, altura em que o plantel se volta a reunir para atacar a nova temporada. Os vários sul-americanos às ordens de Domingos Paciência partem nas próximas horas para os países de origem onde vão reencontrar a família e amigos.

Todos, exceto um: Mossoró continua a recuperar de uma intervenção cirúrgica e vai permanecer na cidade dos Arcebispos até ao próximo dia 22, altura em que está previsto retirar a tala do pé direito. Depois, o médio-ofensivo viaja para o Brasil, regressando uma semana mais cedo do que os restantes companheiros para iniciar trabalho específico.

Colocações


Entretanto, nas próximas semanas, os jogadores dos quadros dos minhotos que se encontraram emprestados vão passar pelas instalações da SAD para saber se entram nas contas da próxima temporada, se voltam a ser cedidos ou até mesmo se rescindem contrato.

RECORD

JotaCC

Domingos reinou na louca recepção

O desgaste provocado pelo atraso na viagem de regresso ao continente após a última jornada foi esquecido quando a comitiva bracarense deparou com cerca de 300 adeptos à sua espera no aeroporto. A zona de desembarque foi pintada de vermelho e a ansiedade com que minhotos aguardavam os seus ídolos só fez aumentar a loucura com que os brindaram à saída. Salvador foi o primeiro a passar a porta, já passavam das 3h30 da madrugada. Seguiram-se os jogadores e as confissões de que uma recepção assim não estava nos planos. Terá sido a noite mais louca da história bracarense e o momento de maior proximidade com os adeptos em toda a época.

Nenhum jogador recusou sorrisos e autógrafos, mas Domingos Paciência foi o mais acarinhado. Um cartaz pedia-o no clube para sempre e os adeptos fizeram questão de lhe mostrar gratidão. De tal forma que fez todo o percurso até ao autocarro levado em ombros, sem sequer pisar a passadeira vermelha que a falange de apoio colocou à entrada do veículo que levaria depois os guerreiros até Braga, numa fila interminável pela auto-estrada fora.

Impressionados, os jogadores saltaram a cada "olé" e no autocarros pegaram nos telemóveis para fotografar o momento, único e até há bem pouco tempo impensável para a realidade bracarense. Quem não soubesse não acreditaria que se festejava apenas o segundo lugar.

Vandinho e Mossoró foram, por questões óbvias, os dois jogadores mais saudados. Eduardo seguiu-se em popularidade.


António Salvador

"Outros diziam ser impossível"

Com poucas horas de sono, mas excelente disposição, António Salvador liderou a comitiva bracarense que ontem foi homenageada pela autarquia local. A melhor classificação de sempre justificou os aplausos das cerca de 300 pessoas que esperaram pela comitiva e depois invadiram o salão nobre onde Mesquita Machado liderou as cerimónias. No curto discurso que dirigiu, o presidente da SAD começou a esboçar a ideia que confirmaria depois do almoço. "Felizmente, ao fim de sete anos, tive um treinador que comungou comigo. Quando falámos da palavra título, ele disse que estava comigo. Obrigado Domingos", referiu, para gáudio da plateia, que obrigou a estrutura a demorar mais de 15 minutos para descer os 50 metros de escadas que conduziam à rua. O presidente foi, claro está, o nome mais ouvido nos cânticos.

Mais tarde, e já depois do almoço oferecido pelo município, Salvador reforçou a admiração pelo treinador. "Se o Braga fez a melhor época de sempre e uma das melhores da história do campeonato, foi porque teve um treinador fantástico, que soube estar imbuído no espírito guerreiro da equipa e na ambição do clube. Obviamente foi o melhor que passou por Braga", reconheceu. E tudo por causa da ambição que sempre revelou. Jesus, por exemplo, não acreditava que o Braga pudesse discutir o título. Salvador não usou o nome do técnico do Benfica, mas nem era preciso. "Domingos foi o único que, em sete anos, assumiu claramente esta postura. Ao contrário de outros, que diziam que era impossível lutar quando tínhamos orçamentos de 10/12 milhões a lutar contra outros de 70/80 ou até 100 milhões. O que eu sempre disse às pessoas, aos jogadores e treinadores é que o dinheiro ajuda mas não é tudo", continuou

O brilhantismo da época deixa-o "orgulhoso", mas com um "miudinho" de frustração. "Nos últimos 12 anos o Braga seria campeão 10 vezes. Só não foi agora porque o Benfica fez uma prova brilhante, fora do normal. É merecido, pois foi quem mais pontos fez", elogiou.


Título só quando decidido dentro das quatro linhas


Mesquita Machado, como bom anfitrião, ofereceu um livro da cidade a cada guerreiro. Estes retribuíram com bolas autografadas a todos os vereadores da autarquia. O título é o presente com que o presidente da Câmara sonha, mas isso só será possível quando os resultados "forem exclusivos do trabalho que se desenvolve dentro das quatro linhas." Pelas "circunstâncias que rodearam esta Liga", o autarca não teve pejo em apelidar o grupo de "verdadeiros campeões." O mérito vai todo para António Salvador e seus pares. "O Braga já não é um clube de coitados. Afirma-se como um grande clube. Isto só é possível pelo trabalho desta direcção", fechou.



Benfica beneficiado em triplo com expulsões

Domingos Paciência não foi rigoroso quando disse que o Braga só beneficiou de expulsões dos adversários duas vezes. Ainda que exclua os vermelhos a Ricardo (Paços de Ferreira) e Paulo Sérgio (Académica) por terem acontecido em período de descontos, o Braga jogou quatro vezes contra adversários mais "curtos." No que toca ao Benfica, o rigor foi quase absoluto: a equipa de Jesus jogou mais de um terço do campeonato contra adversários reduzidos a 10 jogadores. Treze dos rivais ficaram com menos um elemento, mas em duas dessas situações o Benfica também foi castigado. No total, 11 jornadas com "ganho" humano, contra as quatro contabilizadas pelos bracarenses. No total absoluto, o Benfica teve 18 adversários expulsos e o Braga 12, quatro deles contra o Guimarães.



Lesão trava férias de Mossoró

Mossoró será o último estrangeiro da equipa a partir para o justo descanso. A grave lesão sofrida na Luz obriga o brasileiro a ficar mais alguns dias em Portugal, para poder concluir mais um patamar da sua recuperação. Só no dia 22 de Maio é que o mágico voltará ao Brasil, devendo também regressar mais cedo do que o grosso dos colegas, que entre hoje e o final da semana partem de férias para os seus países. Dia 21 de Junho, daqui por seis semanas, o Braga volta ao trabalho.



Vários contratos para rever rapidamente


Apesar de a maioria dos jogadores estar de partida para férias, a SAD vai agir nos próximos dias de forma a segurar alguns activos que, no final do mês, cessam o vínculo com o clube. Kieszek, Leone, Meyong e Filipe Oliveira são os casos mais urgentes, podendo até alguns deles renovar nos próximos dias. Hugo Viana, Renteria e Luis Aguiar, cedidos, serão processos mais morosos, ao passo que Olberdam e Osvaldo, por quase não terem jogado, estão fora de cogitação e não voltarão a Braga no final das férias. O processo de contratações também avançará nos próximos dias.



Di María e Domingos eleitos vencedores


Se anteontem foi o dia D para o Benfica, que venceu o Rio Ave e garantiu a conquista do 32º título de campeão nacional, hoje a quarta letra do alfabeto continua em alta, uma vez que Di María e Domingos viram confirmada a condição de grandes figuras do último Termómetro da temporada, à imagem do que sucedeu na Liga. O argentino foi considerado pelos inquiridos o melhor jogador do campeonato, com uma margem tranquila (5,3%) sobre Falcao, o goleador do FC Porto que disputou o título de melhor marcador com o benfiquista Cardozo até à última jornada. No degrau mais baixo do pódio ficou Liedson, que no mês passado ainda havia roubado a liderança a Angelito. O esquerdino das águias, relembre-se, assumiu a liderança desta classificação no Termómetro de Março, com 16,8%, sendo segundo em Abril (16,5%), para agora vencer este "ranking" com claros 22%, ou não estivéssemos a falar do melhor assistente do campeonato (com sete), do jogador que maior número de cruzamentos efectuou (201) e o segundo no número de ataques.

Quanto a Domingos, dir-se-ia ter sido uma reedição do célebre "slogan" de Fernando Pessoa - primeiro estranhou-se a sua aparição no topo da tabela dos treinadores, tal como o Braga a discutir a liderança do campeonato; depois entranhou-se, tanto no Termómetro (cuja liderança assumiu em Novembro e não mais largou) como na própria Liga, que discutiu até final com o novo campeão. Os inquiridos do Termómetro deram-lhe razão e certamente valorizaram as desigualdades que o próprio Domingos apontou na luta com o Benfica, tendo-lhe dado a vitória final com a maior votação desta época entre os treinadores: 42,9%.


O JOGO

JotaCC

Negociações por Eduardo avançam

Eduardo, guarda-redes do Braga e titular da Selecção, está a ser negociado pelo Benfica. Contudo, uma eventual transferência do atleta para a Luz só será consumada por valores inferiores à verba de quatro milhões de euros, que está estipulada na cláusula de rescisão do contrato que tem com o Braga e que está em vigor até 2013. É que o Benfica só aceitou avançar para a negociação do passe do guardião de 27 anos com a garantia de que conseguiria reduzir substancialmente os custos de uma transferência, deixando em aberto a possibilidade de compensar os bracarenses com a cedência de alguns atletas.

Neste pressuposto reside o cerne da negociação. Em Braga, o presidente do clube minhoto, António Salvador, estará disponível para viabilizar o negócio por uma verba inferior ao da cláusula. Uma das razões para isso prende-se com a vontade de Eduardo em dar o salto e passar a vestir as cores de um emblema de maior projecção e que ofereça melhores condições para a disputa de títulos.

Recorde-se, inclusive, que Eduardo renovou recentemente com o Braga, uma vez que o anterior contrato expirava em 2011, e isso não implicou o aumento do valor da cláusula de rescisão.

Uma das razões para a investida das águias por Eduardo é a relação qualidade/preço que o titular da Selecção garante em relação a outros nomes referenciados para a baliza, casos de Romero e Cavalieri [ver peça à parte]. Aliás, quando da negociação da saída de Jorge Jesus para a Luz, Eduardo foi um nome em cima da mesa de negociações, mas os 3,5 milhões de euros então pedidos por António Salvador foram recusados por Luís Filipe Vieira.

O internacional argentino Romero (AZ Alkmaar), relembre-se, é outro nome que agrada ao técnico dos encarnados, mas a sua contratação dificilmente poderá fechar-se por um valor inferior a cinco milhões de euros, o que joga contra si.

Quim quer ficar

O processo de renovação de Quim é, neste contexto, um caso à parte. O guardião, único totalista na Liga conquistada este ano, afirmou ontem, na festa de apresentação da camisola para 2010/11, que pretende "ficar na Luz", mas que ainda não foi abordado para renovar. "Não houve quaisquer conversas. Sou profissional do clube, tenho contrato até ao final de Junho e até lá vou ficar. Quero continuar no Benfica, pois é o melhor clube português", atirou. O processo está nas mãos de Luís Filipe Vieira.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Três centenas foram à Câmara receber os vice-campeões
"Domingos vai continuar"




Felizmente, ao fim de sete anos, tive um treinador que comungou comigo da ideia de lutar pelo título." Foi assim que António Salvador resumiu a época histórica do Sp. Braga. O presidente do emblema minhoto considerou Domingos Paciência "o melhor treinador que passou pelo clube" e disse que o técnico "vai continuar" em Braga para "lutar de novo pelos lugares cimeiros".

No dia seguinte à atribuição do título ao Benfica, o presidente do Sp. Braga mostrou fair-play. 'Só não vencemos por causa de uma equipa que se chama Benfica, que fez um campeonato brilhante, fantástico, fora do normal, e é um merecido campeão', referiu, para admitir 'alguma frustração'. 'Nos últimos 12 anos, com a pontuação que tivemos nesta época (71 pontos), o Braga teria sido dez vezes campeão', explicou, depois de ter sido recebido com o plantel e a equipa técnica na Câmara Municipal, onde se encontravam três centenas de adeptos, com cânticos de exaltação das cores arsenalistas. O presidente da autarquia, Mesquita Machado, frisou que o Sp. Braga 'já não é um clube pequenino e coitadinho' e dirigiu uma mensagem aos jogadores: 'Pelas circunstâncias que rodearam a Liga, vocês são verdadeiros campeões.'

CORREIO DA MANHA

JotaCC


Salvador elogia Domingos e quer fase de grupos da Champions

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, disse ontem que Domingos Paciência foi o único treinador que partilhou com ele o objectivo de levar a equipa ao título de campeão nacional. Na recepção na câmara municipal, ao final da manhã, Salvador agradeceu ainda aos jogadores, equipa técnica e toda a estrutura do futebol do clube "o campeonato memorável" realizado.

"Não conseguimos o primeiro lugar, mas esse foi um objectivo desde o início. Muitos pensavam que era impossível, mas, ao fim de sete anos [desde que assumiu a presidência], houve um treinador que comungou comigo a ideia de ser campeão", afirmou, abraçando Domingos Paciência, antes de referir que agora é necessário entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

"Essas receitas são fundamentais para o Braga", frisou, reconhecendo que o Benfica foi um justo vencedor, mas não escondendo algum desalento. "É um sentimento de grande orgulho, mas não posso esconder que sinto alguma frustração", resumiu.

PUBLICO

JotaCC

Braga: Uma cidade em tributo
Jogadores, técnicos e dirigentes foram homenageados nos Paços do Concelho

Após uma noite longa, que terminou com a chegada da equipa do Braga à capital do Minho em clima de "campeão", o dia de ontem foi dedicado às cerimónias. António Salvador disse ter finalmente encontrado um treinador que acreditou na luta pelo título.

A chuva que caiu durante todo dia em Braga terá afastado muitos adeptos arsenalistas que queriam ver os "campeões" de perto. À entrada da Câmara Municipal, onde os Guerreiros do Minho foram recebidos pelo presidente da autarquia, não estavam mais que 70 adeptos, que, mesmo assim, não deixaram de pedir autógrafos, tirar fotos ou simplesmente tocar nos heróis.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi pequeno, mas mesmo à distância a euforia brcarense fazia-se ouvir, enquanto lá dentro, o autarca Mesquita Machado ia dizendo que "se o Braga dependesse só dos 90 minutos dentro das quatro linhas, o resultado final seria outro". "Este ano esteve quase. Mesmo assim foi um resultado brilhante, até pelas adversidades que teve contra si. Porque infelizmente o futebol ainda não é resultante exclusivo do trabalho que se desenvolve dentro das quatro linhas. Quando assim for certamente que nós lá estaremos", vaticina o presidente da Câmara de Braga, que revelou ainda "sonhar com um Braga campeão". Mesquita Machado enaltece os dirigentes do clube, principalmente o presidente, António Salvador, que pegou num Braga "coitadinho" para o transformar num grande clube. "O Braga já não é aquele clube pequenino dos coitadinhos. Hoje já se afirma como um grande clube e isto só foi possível pelo trabalho desenvolvido pela actual Direcção, comandada com muito profissionalismo por António Salvador. Estou certo de que ainda vamos ter muitas alegrias", concluiu Mesquita Machado.

António Salvador agradeceu todo o apoio, principalmente do treinador, Domingos Paciência, que, segundo o presidente dos "Guerreiros do Minho", foi o único a acreditar, durante os sete anos que leva como dirigente máximo do Braga, que os minhotos podiam lutar pelo título. "Embora muita gente, desde o início da época, dizia que era uma utopia falar em lutar pelo título, encontrei um treinador que comungou comigo da ideia", disse.

Mais tarde, no almoço de final de época, num restaurante no Bom Jesus, o presidente arsenalista falou da planificação da próxima época, que já está a ser feita com Domingos Paciência (para Salvador, o melhor treinador de sempre do clube) e Carlos Freitas. Salvador admitiu a venda de alguns jogadores e considerou que a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões é fundamental por questões financeiras.

O presidente do Braga disse ainda que o Benfica foi um justo vencedor da Liga. "Só não fomos campeões porque o Benfica fez um campeonato brilhante", afirmou.

Os Guerreiros do Minho partem agora para férias e o início dos trabalhos para a época de 2010/2011 está marcado para 21 de Junho.



Eduardo é alvo já esta semana para o Benfica

O Benfica vai atacar Eduardo esta semana com o objectivo de levar o guarda-redes titular da selecção para o plantel encarnado.

Jorge Jesus nunca escondeu a sua admiração pelas qualidades do guardião do Sporting de Braga e não é de agora o seu interesse em ter o jogador ao seu serviço no clube da águia.

Esse é o motivo principal que vai levar a SAD encarnada a tentar adquirir o passe do jogador já a partir desta semana. Mas são várias as razões que abrem a porta ao sucesso das intenções encarnadas.

Em primeiro lugar, Eduardo veria com bons olhos a mudança para o Benfica de Jesus, treinador com quem gosta de trabalhar. Depois porque as relações entre Luís Filipe Vieira e António Salvador são, neste momento, propícias à realização de negócios.

A preferência de Jorge Jesus pelo titular da selecção nacional leva mesmo a que a SAD ainda não tenho feito qualquer proposta de renovação contratual quer a Quim quer a Moreira.

Moreira abordou ontem a questão da renovação contratual de forma extremamente evasiva. "Isso fala-se noutra altura", afirmou, repetindo a frase quando confrontado com o eventual interesse do Sporting.

Já Quim quer continuar: "Não houve conversas. Quero continuar, o Benfica para mim é o maior clube português", afirmou na apresentação da camisola de campeão, ontem à noite.

Jorge Jesus explicou, no final do encontro com o Rio Ave, que a SAD iria debruçar-se sobre o assunto dos jogadores em final de contrato em tempo oportuno e esse será quando as negociações com Eduardo derem certo ou abortarem.

Papel preponderante num eventual negócio terá o empresário Jorge Mendes. O representante de muitos jogadores do Braga não é oficialmente o agente de Eduardo, mas participa activamente nas intermediações que envolvam tanto os arcebispos como os benfiquistas.

O valor estimado do passe de Eduardo é de quatro milhões de euros, verba ao alcance dos cofres encarnados. No entanto, a SAD pretende que esse valor desça e, para tal, está disposta a incluir no negócio o passe de alguns atletas com que Jorge Jesus não conta e que sejam do agrado de Domingos Paciência.

Mas a principal dificuldade dos encarnados na concretização do objectivo Eduardo é o facto de o Braga participar na Liga dos Campeões e querer contar com as melhores peças. Eduardo é, indiscutivelmente, uma delas.

Resta saber se a vontade do Braga em contar com o atleta será suficiente para o manter.


JN

JotaCC

António Salvador considera que o Benfica foi um justo campeão nacional

Orgulho e frustração

Presidente do Sporting de Braga elogiou o trabalho de Domingos Paciência e só lamenta a grande temporada que o Benfica fez.

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, considera que o Benfica foi um justo campeão, mas assume alguma frustração pelo facto dos bracarenses não terem conseguido mais do que o segundo lugar. O líder diretivo do clube lamenta o campeonato 'brilhante', do campeão nacional. 'É um sentimento de grande orgulho, mas não posso esconder que sinto alguma frustração. O Sporting de Braga fez um campeonato fantástico, conseguiu 71 pontos e discutiu o campeonato até à última jornada. Nos últimos 12 anos, com a pontuação que alcançou neste campeonato, o Braga teria sido 10 vezes campeão. Mas tal não foi possível por causa de uma equipa que se chama Benfica, que fez um campeonato brilhante, fantástico, fora do normal e que é um merecido campeão porque foi o que mais pontos fez', realçou António Salvador.
O líder máximo do Sporting de Braga elogiou o trabalho de Domingos Paciência e o facto do treinador ter assumido o objectivo de lutar pelo título de campeão desde o início do campeonato. 'Foi o único treinador, em sete anos desde que estou no Braga, que definiu claramente comigo a posição de lutar pelo título, ao contrário de outros que diziam que isso era impossível porque o Braga tinha um orçamento de 10 ou 12 milhões de euros (ME) e lutava com orçamentos de 70, 80 e 100 ME. O dinheiro ajuda, mas não é tudo para ganhar os campeonatos. É preciso humildade, ambição, crença e paixão para discutir os jogos', confidenciou o presidente braguista.
Para a próxima época, António Salvador prometeu 'um Braga com a mesma ambição, a lutar por vencer todos os jogos e a disputar os primeiros lugares', mas 'é evidente que não vai assumir-se como candidato ao título', 'O que queremos é uma equipa mais perto dos clubes «grandes» e mais deslocado dos outros. Que seja uma equipa séria e honesta dentro do campo, que dê espetáculo e que movimente uma cidade e uma região em prol do seu clube', desejou Salvador.
Por fim, dirigente fez questão de deixar uma 'palavra de muito apreço e gratidão à massa adepta, da cidade e da região do Minho, por aquilo que fez nos últimos jogos, a acompanhar o Braga em todos os campos',
Também Mesquita Machado elogiou a equipa que terminou o campeonato no segundo lugar, lamentando o facto de os resultados não serem apenas decididos dentro das quatro linhas. Mesquita Machado frisou ainda que o Sporting de Braga 'já não é um clube coitadinho e pequenino',

Em 2010/11. Salvador quer um grupo tão competitivo como esta época

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Eurosondagem
Os melhores foram Domingos e Dí María


Adeptos elegem Domingos como melhor treinador da Liga e Dí Maria como melhor jogador.  O técnico do Braga tem larga vantagem sobre Jorge Jesus (42,9%-26,5%), enquanto o médio do Benfica ultrapassa Falcao e Liedson. Inquiridos crêem que Portugal vai até aos oitavos-de-final do Mundial 2010.

Jorge Jesus sagrou-se campeão nacional, mas o melhor técnico da Liga foi Domingos Paciência. A opinião é dos adeptos entrevistados pela Eurosondagem (num estudo realizado para DN, O Jogo, TSF e Sport TV). No entanto, os inquiridos elegem um benfiquista como melhor jogador da prova: o argentino Dí Maria.

Os resultados das entrevistas, realizadas a 6 e 7 de Maio (exactamente antes da última jornada da Liga que coroou o Benfica como campeão), não deixam dúvidas. Domingos, treinador do vice-campeão Sp. Braga, com 42,9% dos votos - contra 26,5% de Jorge  Jesus. Jesualdo Ferreira (FC Porto, 13,3%) e Carvalhal (Sporting, 7,6%) tiveram votações residuais.

Na eleição do melhor jogador, sim, ganhou um campeão. Angel Di Maria, médio esquerdo do Benfica, recolheu 22% de preferências, contra 16,7% do portista Falcao e 16% do sportinguista Liedson. Em quarto lugar ficou o benfiquista David Luz (9,9%), enquanto o melhor bracarense, Alan, foi só o sétimo mais votado (com 4,8%).

O Mundial 2010 já mexe, agora que está terminada a Liga 09/10. A  maioria dos adeptos ouvidos pela Eurosondagem (38%) acredita que a campanha da selecção portuguesa vai até aos oitavos-de-final. É claro que há 12% que acreditam na conquista do campeonato da África do Sul... mas são quase tantos como os que prevêem um adeus nos quartos-de-final (13%) ou na fase de grupos (10,1%).

Ontem, foi conhecida a lista de convocados pelo seleccionador Carlos Queiroz. E os portugueses só acertaram em 18 das escolhas do técnico. No resto, tinham "pedido" Rui Patrício, Quim, João Pereira, Daniel Carriço e João Moutinho, mas saíram-lhe Daniel Fernandes, Beto, Duda, Ricardo Costa, Zé Castro e Danny.

O novo técnico do Sporting  também foi avaliado. 58,6% dos adeptos concordam com a escolha de Paulo Sérgio, mas 25% dos votantes rejeitam o treinador, que falhou o apuramento para a Liga Europa, com o Vitória de Guimarães.
Os inquiridos também avaliaram os orgãos administrativos. Hermínio Loureiro, ex-presidente da Liga, recebeu nota positiva de 45,9% dos adeptos e negativa de 40,6%. Já os líderes da Comissão de Arbitragem, Vítor Pereira, e da Comissão Disciplinar, Ricardo Costa, tiveram "sinal menos". Pereira: 47,5% de votos negativos, 40,1 de positivos. Costa: 49,5 de negativas, 40,5 de positivas.


Bracalli defendeu tiro certeiro de Alan após assistência de Di María

Alan foi o jogador que mais faltas sofreu e o que mais atacou na Liga portuguesa na época 2009/10. Por 106 vezes, em 30 jogos, os adversários tiveram de recorrer à falta para parar o extremo do Sp. Braga, que sofreu em média 3,5 "entradas" fora de tempo por encontro .

O avançado brasileiro ultrapassou ainda o argentino Di María na lista dos jogadores com mais ataques, num ranking liderado pe- lo FC Porto entre as 18 equipas. O atleta do Sp. Braga entrou para a última jornada com menos se- te ataques do que o argentino, mas beneficiou do facto de o jo-gador do Benfica não ter participado no último encontro devido a castigo e acabou líder dos que mais atacaram durante a época. Alan terminou com 281 ataques, à média de 9,3 por jogo, enquanto Di María foi segundo, com 276, mas com um média superior (10,6 por encontro). O argentino foi ainda o que mais cruzamentos fez para a área (201 em 26 partidas).

Mas se o Benfica terminou com o melhor ataque e teve na equipa o melhor marcador, Cardozo ( foi o mais rematador, com 108 remates em 29 jogos), foi o FC Porto que mais atacou a baliza adversária esta época, com um total de 1303 ataques em 30 jornadas (média de 43,4 por jogo), seguido da equipa de Jorge Jesus (1208 acções ofensivas, 40,2 por encontro) e do Sp. Braga (1127, média de 37,5).

Já o brasileiro Bracalli, do Nacional, foi o guarda-redes que mais defesas fez, com um total de 145 em 30 jogos (média de 4,8).O guarda-redes insular fez mais cinco defesas no jogo da última jornada (empate com o Sp. Braga) e ficou à frente do francês Peiser, da Naval, com 123 em 28 jogos, numa média de 4,3 defesas. Bruno Gama (Rio Ave) terminou a Liga na liderança de perdas de bola. Já o médio do V. Setúbal Sandro foi o jogador que mais faltas cometeu, ao recorrer à falta por 66 vezes em 26 encontros.


DN

JotaCC

Oito saídas já confirmadas

Terminada a época, é tempo de o Sp. Braga se debruçar sobre o planeamento da nova temporada, que marcará a estreia do clube na Champions - terceira pré-eliminatória.

Da lista de saídas constam os nomes de Adriano, que não vai renovar, Osvaldo, Renteria, Olberdam, Hugo Viana e Luís Aguiar, todos de regresso aos clubes de origem. No caso de Aguiar e Viana há a esperança de que ambos continuem em Braga, mas esse é um dossier que vai demorar tempo a resolver.

Do plantel sairão ainda o guardião Cristiano e o médio Peterson, activos promissores que vão ser cedidos para ganhar rodagem competitiva.

Em matéria de renovações, Leone vai ser formalmente convidado a continuar, possivelmente por mais dois anos. Eduardo, Rodriguez, Evaldo e Alan são os jogadores mais cobiçados pelo mercado e a venda dos seus passes é quase incontornável.

A BOLA

JotaCC

Adeptos do Sporting de Braga prestam homenagem a Domingos Paciência     

As homenagens sucedem-se ao Sporting de Braga. Hoje é a vez dos adeptos do clube bracarense assinalar o fecho da época desportiva e a conquista do histórico segundo lugar na Liga Portuguesa de Futebol.

A iniciativa parte do Superbraga.com, através de um jantar, que conta com a presença do treinador Domingos Paciência.


São esperados cerca de duas centenas de adeptos bracarenses na iniciativa desta noite.


ANTENA MINHO

JotaCC

Mundial2010: Eduardo (perfil)

Eduardo protagoniza uma das mais surpreendentes e rápidas ascensões do futebol nacional em termos de seleção, aproveitando um conjunto de fatores para ser, para Carlos Queiroz, o inquestionável dono da baliza de Portugal.

O guarda-redes de 26 anos apenas "apareceu" em 2008 quando o selecionador quis analisar mais de perto o seu trabalho, depois de uma época de destaque ao serviço do Vitória de Setúbal, que lhe valeu o regresso ao Sporting de Braga, no qual iniciou a carreira.

Intercalando com Daniel Fernandes na retaguarda a Quim - após a era Luiz Felipe Scolari, Ricardo não mais defendeu as cores da seleção -, Eduardo teve a sua oportunidade depois da penalizadora goleada 6-2 de Portugal no particular com o Brasil, a 20 de novembro de 2008.

Na primeira oportunidade, Queiroz confiou em Eduardo para a baliza e a estreia decorreu a 11 de fevereiro no Algarve, no particular com a Finlândia, sendo titular, substituído aos 61 minutos por Daniel Fernandes.

"Estou feliz pela primeira internacionalização. Cumpri um sonho e agora espero continuar. É algo que já procurava há muito tempo. Vou trabalhar da mesma maneira para continuar a merecer a confiança do selecionador", disse Eduardo, sem saber, ainda, que tinha chegado o seu momento.

Quim não voltou a ser chamado para a seleção e Eduardo fez o primeiro jogo oficial a 28 de março, no Estádio do Dragão, no empate 0-0 na corrida ao Mundial2010.

A partir daí, o transmontano (nasceu em Mirandela) Eduardo dos Reis Carvalho não mais deixou a baliza de Portugal, com Carlos Queiroz a insistir na sua titularidade, mesmo quando alguns críticos defendem que o guarda-redes não está ao nível do restante "onze".

Depois de cinco anos na equipa B do Sporting de Braga, Eduardo foi emprestado, em anos sucessivos, ao Beira-Mar e Vitória de Setúbal, tendo regressão a "casa" com a chegada de Jorge Jesus ao clube.

Eduardo, que defendeu três penaltis que garantiram ao Setúbal o triunfo na primeira Taça da Liga, frente ao Sporting, foi determinante na melhor época de sempre do Sporting de Braga, concluída com o segundo lugar - a esperança do título só acabou na ultima jornada.

Nome: EDUARDO dos Reis Carvalho.

Data de Nascimento: 19 setembro de 1982.

Naturalidade: Mirandela.

Clube: Sporting de Braga.

Posição: Guarda redes.

Percurso: Sporting de Braga B (2001-2006), Beira-Mar (empréstimo 2006-2007), Vitória de Setúbal (empréstimo 2007-2008) e Sporting de Braga (desde 2008).

Internacionalizações/golos: 12/-2.

Passado no mundial (jogos): Nenhum.

Títulos mais importantes: Taça da Liga (2008).

LUSA

JotaCC

Domingos Paciência orienta equipa de Figo no All Stars 2010

O treinador de futebol do Sporting de Braga, Domingos Paciência, vai orientar a equipa capitaneada por Luís Figo no jogo "All Stars 2010", frente à formação da Associação Kandenge Habilidoso, liderada pelo angolano Akwá.

O percurso do treinador do Sp. Braga
   
O jogo, organizado conjuntamente pela Fundação Luís Figo e pela Associação Kadengue Habilidoso, que apoia projetos sociais para crianças desfavorecidas, realiza-se em 15 de maio em Benguela, Angola, vai juntar antigos internacionais de vários países.

De acordo com o comunicado hoje divulgado, Domingos Paciência vai orientar uma equipa composta, entre outros por Pauleta, Jorge Andrade, Fernando Couto, Sá Pinto, Dimas, Paulo Madeira, Boa Morte e também os ex-internacionais brasileiros Mozer e Taffarel, campeão do mundo pelo Brasil em 1994.

As receitas do jogo revertem para o projeto "Swatch/Casa dos Refugiados" e para a criação de uma "Aldeia SOS" em Benguela.

O projeto "Swatch / Casa dos Refugiados" visa construir o primeiro Centro de Acolhimento Temporário para crianças refugiadas em Portugal, ao serviço do Conselho Português para os Refugiados (CPR), uma Organização não Governamental para o Desenvolvimento.

SIC NOTICIAS

JotaCC

All Stars 2010: Domingos treina Figo

O treinador do Braga, Domingos Paciência irá treinar a formação capitaneada por Luis Figo, no encontro "All Stars 2010", que irá decorrer em Benguela, Angola, a 15 de Maio.

Domingos irá contar com jogadores como Pauleta, Jorge Andrade, Fernando Couto, Sá Pinto, Boa Morte, Mozer ou Taffarel.

A equipa irá defrontar a Associação Habilidoso, que apoia projectos sociais para crianças desfavorecidas, sendo que as recitas do jogo revertem para o projecto Swatch / Casa dos Refugiados" e para a criação de uma "Aldeia SOS" em Benguela.

Saliente-se que a equipa angolana será dirigida pelo antigo internacional angolano Akwá.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga inicia férias

O Sp. Braga iniciou esta terça-feira as férias, depois de uma época em que lutou pelo título até à última jornada, alcançando a melhor classificação de sempre.

De partida para os seus respectivos países, Renteria, Rodriguez, Vandinho, Matheus, Moisés, Luis Aguiar, Rafael Bastos, Olberdam, Adriano e Osvaldo mostraram-se orgulhosos da época do clube, apesar de alguma frustração pelo facto de não terem alcançado o título.

A equipa irá regressar ao trabalho no dia 21 de Junho, com vista à preparação da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

O JOGO

JotaCC

Plantel parte de férias com sentimento de dever cumprido

O Sp. Braga lutou pela conquista do campeonato até à última jornada e garantiu a melhor classificação de sempre da história do clube. Os jogadores partem de férias com sentimento de dever cumprido, não disfarçando, porém, que a conquista do título teria sido o epílogo perfeito para uma época ímpar.

Renteria, Rodriguez, Vandinho, Matheus, Moisés, Luis Aguiar, Rafael Bastos, Olberdam, Adriano e Osvaldo foram os jogadores que, na manhã desta terça-feira, "voaram" para os respectivos destinos.

No aeroporto Francisco Sá Carneiro, todos eles se manifestaram orgulhosos com o percurso do Sp. Braga na Liga, ainda que assumindo ligeiro amargo de boca por o título não ter rumado à cidade dos Arcebispos.

O regresso ao trabalho está marcado para o dia 21 de Junho, a pensar na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, prevista para o final de Julho.


A BOLA