News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/04

Started by JotaCC, 24 de April de 2010, 07:42

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Leone avança para lugar de Moisés

É uma baixa de última hora. Moisés lesionou-se no treino matinal de ontem e tudo indica que deverá falhar a deslocação à Figueira da Foz, onde o Sp. Braga defronta a Naval 1.º de Maio. O 'xerife' contraiu uma mialgia na região posterior da perna esquerda e deverá ficar de fora das opções de Domingos Paciência.
Segundo o boletim clínico, o defesa central cumpriu apenas tratamento à lesão e, apesar de não ter sido avançado o tempo de paragem, é pouco provável que o capitão recupere a tempo.
Em sentido inverso, a boa notícia para Domingos Paciência é a integração a cem por cento de André Leone. O brasileiro já não consta do boletim médico, depois de ter ficado ausente da convocatória para o Leixões, sendo que é a alternativa para o lugar de Moisés. Mesmo vindo de uma paragem, Domingos deve voltar a apostar nas qualidades de Leone, formando dupla com Rodriguez, até porque, se perspectiva um futebol rápido na Figueira, mais propício para as características do esquerdino.
Osvaldo e Mossoró continuam de fora por lesão.


Sete mil adeptos 'arsenalistas' vão invadir Figueira da Foz

Os sete mil bilhetes colocados à disposição dos adeptos do Sporting de Braga para a visita de amanhã à Naval 1.º Maio, da 28.ª jornada da Liga de futebol, esgotaram ontem pela manhã, anunciou o clube 'arsenalista'.

A equipa minhota joga uma 'cartada' decisiva frente à equipa da Figueira da Foz, uma vez que se encontra no segundo lugar do campeonato, a seis pontos do líder Benfica, que recebe hoje o Olhanense.

Na última deslocação do Sporting de Braga, mais de sete mil adeptos bracarenses estiveram nas bancadas do Estádio Municipal de Leiria para assistir ao jogo com a União, graças aos bilhetes também disponibilizados gratuitamente pela direção 'arsenalista'.

O encontro de amanhã no Estádio Municipal José Bento Pessoa, cuja lotação máxima não ultrapassa os 9500 espetadores, tem início marcado para as 18 horas e arbitragem a cargo de Jorge Sousa (Porto).


CORREIO DO MINHO

JotaCC




Tonel e Polga estão no mercado

REVOLUÇÃO NO PLANTEL VERDE E BRANCO COMEÇA NO EIXO DA DEFESA

Depois de uma época negativa, os dirigentes leoninos já assumiram que o atual plantel irá sofrer várias alterações. O interesse em Alberto Rodríguez [ver peça à parte] espelha a primeira grande necessidade dos leões: reforçar o setor mais recuado. Depois da contratação de João Pereira e Pedro Mendes - dois jogadores com características defensivas -, os dirigentes leoninos não põem de parte a hipótese de vender Tonel e Polga, na eventualidade de aparecerem propostas que cubram as exigências da SAD verde e branca.

Utilizado em 26 partidas oficiais, o internacional brasileiro, de 31 anos, poderá regressar ao seu país de origem. Anderson Polga tem muito mercado no Brasil mas o alto vencimento que aufere em Alvalade é impeditivo para a grande maioria dos clubes canarinhos.

Em contrapartida, a eventual saída de Tonel parece ser mais viável devido ao tempo de utilização (35 jogos) e aos valores contratuais. Recorde-se que na época transata, o Glasgow Rangers mostrou interesse no central, mas os valores oferecidos pela equipa escocesa - cerca de 3,5 milhões de euros - não agradaram à SAD leonina.


Salino apimenta ataque à Champions
MÉDIO DO NACIONAL JÁ ESTÁ MESMO ASSEGURADO PARA A NOVA ÉPOCA DOS ARSENALISTAS

Leandro Salino é mesmo o primeiro reforço assegurado pelo Sp. Braga para a nova época. O brasileiro do Nacional tem um pré-acordo com os arsenalistas para dois anos, mais um de opção, numa operação que não será confirmada oficialmente até ao final do campeonato. Recorde-se que os minhotos terminam a Liga Sagres precisamente na Choupana e não querem que até lá o negócio seja público, mas Record levantou a ponta de véu na edição de ontem e confirma-se que Salino é "pimenta" no ataque à Champions.

Mais uma vez, a SAD bracarense dá provas de antecipação com uma operação que começou a ser pensada ainda durante a reabertura do mercado de inverno, só que nessa fase não havia condições para um acordo com o Nacional, dado que Rui Alves não gostou da forma como Rafael Bastos foi parar ao Minho e pela mão de Adelson Duarte, o mesmo empresário de Leandro Salino.

O certo é que logo após a grave lesão de Mossoró, que vai deixar o criativo brasileiro fora dos relvados até setembro e/ou outubro, os minhotos começaram a estudar possibilidades de terem um elemento capaz de render o brasileiro e o nome do compatriota Salino surgiu logo à cabeça. Aos 25 anos, o médio chega a Braga a custo zero, pois está em final de contrato com os madeirenses, sendo também uma alternativa bem credível a Mossoró, nomeadamente numa das imagens de marca desta época: as rápidas transições ofensivas.



Ponta-de-lança no topo das prioridades

FACE À SAÍDA DE ADRIANO APÓS ÉPOCA SEM SUCESSO

Mesmo sem ter definida a posição final da equipa, fica provado com esta operação Salino que o Sp. Braga já prepara o futuro próximo, procurando antecipar-se à concorrência.

A questão do guarda-redes estará sempre em cima da mesa até que se decida a provável transferência de Eduardo para o Benfica, mas o lugar de ponta-de-lança também está no topo das preocupações da SAD. Com Adriano de saída após uma época sem sucesso em Braga, e Meyong em processo de renovação de contrato que pode não ser confirmada, a equipa fica órfã de um homem de área, dado que Rentería, como se sabe, pertence aos quadros do FC Porto e serão sempre os dragões a ter a última palavra.

Nesta fase, a SAD bracarense já tem uma lista de potenciais alvos e quer fechar este dossiê até junho, possibilitando a Domingos Paciência a hipótese de trabalhar já com a referência ofensiva no início da preparação da nova época. É que até ao fim de julho a máquina tem de estar bem oleada. É aí que começam as decisões da Champions e o novo ponta-de-lança poderá inclusivamente vir de um dos três grandes de Portugal, pois a principal prova europeia de clubes também permite que o Sp. Braga seja visto com outros olhos pelos atletas e não como um passo atrás na carreira...



Motos entram na caravana
SETE MIL NO APOIO À EQUIPA

Às 11 horas de ontem já não havia bilhetes para a Figueira. Restavam 500 dos sete mil reservados e os mesmos voaram ao fim de hora e meia. É mais uma invasão de bracarenses ao Centro, depois dos quase oito mil que estiveram em Leiria há duas semanas.

Desta vez, a distribuição gratuita dos ingressos não esteve limitada aos sócios, mas além das claques organizadas houve mais junção de esforços. O Moto Clube de Braga, por exemplo, organizou uma caravana que vai juntar-se aos cerca de 60 autocarros alugados.



Vizela: Sp. Braga cede 8 a 9 jogadores
AO ABRIGO DE UM PROTOCOLO CELEBRADO ENTRE OS DOIS CLUBES

O plantel do Vizela vai receber do Sp.Braga oito a nove jogadores para a próxima época, ao abrigo do protocolo celebrado entre os dois clubes. Os atletas são oriundos, na maioria, da equipa júnior dos bracarenses. As escolhas serão reveladas oficialmente após o final da época. A parceria já deu frutos, uma vez que joga em Vizela o médio Edu, que começou esta temporada no E. Amadora.

O novo treinador Ru Dias já começou a assistir aos treinos da equipa, ainda que não tenha influência no trabalho do dia-a-dia.O atual técnico José Alberto e o treinador de guarda-redes Baptista devem integrar a equipa técnica de Rui Dias.



RECORD

JotaCC

Braga: Meia equipa nova na batalha Naval

Moisés lesionou-se e vai falhar o jogo de amanhã com a Naval, no qual deverá ser substituído por Paulão, embora Leone, que já está apto, seja alternativa. Certo é que o Braga vai tentar desforrar-se do empate sofrido na primeira volta, com um onze bem diferente.

A lesão de Moisés obriga o técnico Domingos Paciência a voltar a mexer no onze, para o importante jogo de amanhã (18 horas, SportTV1), com a Naval, na Figueira da Foz. O central brasileiro lesionou-se anteontem, num treino à porta fechada, mas só ontem, através do boletim clínico, o Braga deu conta do problema. Moisés acusou uma mialgia na região posterior da perna esquerda e ontem limitou-se a fazer tratamento, pelo que, depois de no último jogo, na vitória (3-1) contra o Leixões, se ter estreado a marcar, ao apontar o último golo, desta feita não poderá dar o seu contributo. A indisponibilidade de Moisés, que até aqui só falhou um jogo na Liga (em casa, com o Marítimo, devido a castigo), obriga o treinador a mexer na equipa. André Leone, recuperado da lesão muscular no adutor da coxa esquerda, que o afastou da competição nos últimos jogos, e o compatriota Paulão são os candidatos a actuar ao lado de Rodríguez. No entanto, a opção de Domingos deverá recair em Paulão, um jogador, por sinal, que conhece bem os cantos à casa figueirense, dado que actuou ali nas últimas três épocas.

O Braga vai à Figueira para tentar manter de pé a candidatura ao título, mas também à procura de se desforrar do empate consentido em casa (0-0), na primeira volta. A turma navalista foi a única que os minhotos não venceram em casa e também é o único conjunto que os vice-líderes ainda não bateram na Liga. Curiosamente, em relação ao jogo da primeira volta (13 de Dezembro), muita coisa mudou e a nova batalha Naval de amanhã obriga a mexidas em vários sectores: João Pereira (no Sporting), Moisés, Mossoró e Vandinho estão indisponíveis e Hugo Viana não deve actuar no meio-campo.

Filipe Oliveira, Paulão, Madrid, Luís Aguiar, Matheus e Rentería estão, agora, entre os protagonistas da equipa.

JN

JotaCC

Moisés falha ataque ao título

Uma mialgia na região posterior da coxa esquerda afasta Moisés da viagem à Figueira da Foz, na qual o Braga joga possivelmente as últimas hipóteses de ser campeão. Nenhuma lesão vem em boa altura, mas este é certamente um péssimo momento. E a vítima também não poderia ser mais indesejada: Moisés, o patrão da defesa arsenalista. O brasileiro só falhou uma das 27 jornadas já disputadas e sempre que jogou fê-lo numa bitola de extrema qualidade. Na última vez até se estreou a marcar no campeonato. Não é à toa que lhe chamam xerife nem que Domingos Paciência lhe entregou a braçadeira de capitão depois do castigo aplicado a Vandinho pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes.

A lesão foi sofrida na manhã de ontem, na penúltima sessão de trabalho antes do jogo de amanhã. Não é grave, mas afasta-o com toda a certeza da batalha naval, fulcral nas ambições arsenalistas. E por várias razões. Se o Benfica ganhar, o Braga tem de fazer o mesmo para poder continuar a sonhar. Um deslize do adversário permite reforçar a esperança. Vencer é, pois, obrigatório, até porque permitiria, em caso de vitória na jornada seguinte (Paços de Ferreira), festejar no AXA a inédita qualificação para a Liga dos Campeões. A situação de Moisés será reavaliada no início da próxima semana. Nesta altura não se sabe com rigor o tempo de paragem necessário. Apenas uma certeza: a gravidade da mialgia não é de todo parecida à da recente lesão que afastou Leone durante um mês. Moisés voltará a jogar esta época, provavelmente na penúltima jornada. O defesa foi muito massacrado na época passada e parou nos três últimos meses da mesma e nos primeiros dois da actual. Falhou até os dois jogos europeus contra o Elfsborg. Curada que foi a pubalgia, regressou em força na primeira jornada e não voltou a lesionar-se.

Para Domingos Paciência, o súbito problema abre agora uma enorme dor de cabeça. Quem joga ao lado de Rodriguez? Leone seria, pelo estatuto no seio do grupo, a hipótese mais provável. Mas, entre as seis duplas possíveis de fazer, esta foi a única que nunca foi utilizada. Pelo contrário, Paulão já jogou três vezes com o peruano e tem a seu favor o facto de ter jogado recentemente em Leiria, num jogo que correu bem ao Braga. Leone está lesionado desde o dia 13 de Abril e só nos últimos dias integrou o trabalho de grupo. Está fora de ritmo e não conhece a Naval tão a fundo como Paulão.


Só falta Evaldo para toda a defesa ficar a conhecer a enfermaria

É pouco crível que o jogador mais resistente dos últimos cinco anos em Portugal se venha a lesionar. Se isso acontecesse, então toda a defesa arsenalista ficaria a conhecer a enfermaria do Estádio AXA. Entre os centrais só faltava Moisés. Leone é o que mais vezes passa por lá. Mas Rodriguez também teve algumas experiências e até Paulão falhou jogos por lesão. Nas laterais, Filipe Oliveira perdeu os meses de Outubro e Novembro por fracturar um dedo do pé. Miguel Garcia só chegou em Janeiro, mas também já teve duas lesões. Resta Tiago Pinto, que apesar de não estar inscrito também foi cliente durante muito tempo, principalmente em Agosto, pois já chegou lesionado.



Leone nas duas duplas mais eficazes

É o terceiro central do plantel mas faz parte das duas duplas mais eficazes das seis que Domingos Paciência já utilizou esta temporada. Uma, por incluir Frechaut, já não se pode repetir, uma vez que o ex-capitão saiu depois desse jogo no Elsfborg para o Metz, da segunda divisão francesa.

De entre todas as outras possíveis, os números aconselham ao uso de Moisés e Leone em simultâneo. Depois, Paulão/Leone, embora se deva rassalvar que a média baixa corresponde a pouco tempo de utilização conjunta. Paulão está também na pior, ao lado de Moisés mas, dos seis golos sofridos, cinco foram no descalabro do Dragão. Curiosamente, as duas principais alternativas as Moisés (Leone e Rodriguez) nunca jogaram juntos.

Duplas possíveis

DUPLA JOGOS GOLOS MÉDIA GOLOS

SOFRIDOS SOFRIDOS

Moisés / Rodriguez 16 10 0,63

Moisés / Leone 12 5 0,42

Rodriguez / Paulão 3 4 1,33

Moisés / Paulão 2 6 3

Leone / Paulão 2 1 0,50

Leone / Rodriguez 0 0 0



Paulão deixou saudades na Figueira da Foz

Se Domingos entregar a titularidade a Paulão, está não só a dar-lhe uma mostra de enorme confiança como também a jogar pelo seguro. É que poucos como ele conhecem tão bem os atacantes adversários. Paulão jogou três anos na Naval e sempre como primeira opção dos vários treinadores que por lá passaram. Fez 74 jogos nesse período para a Liga Sagres e apontou seis golos, mais do que alguns dos atacantes que amanhã poderá ter de vigiar. No seu tempo não havia Fábio Júnior, mas Simplício, Bolívia, Davide e Marinho já eram figuras.

Paulão despertou há dois anos o interesse de vários clubes, mas só trocou no início desta época, quando ficou livre de qualquer vínculo contratual. Em Braga até começou titular, mas a recuperação física de Moisés e a reabilitação de André Leone, que esteve quase a sair, relegaram-o para quarto plano. Ainda assim, em toda a época já conta 616 minutos (405 para a Liga Sagres), repartidos por 10 jogos, cinco dos quais como titular. No campeonato jogou sete vezes, três delas no onze.



Sete mil batem todos os recordes

Os adeptos são como António Salvador: não desistem de acreditar. Por isso, o repto da SAD voltou, tal como acontecera em Leiria, a funcionar em pleno. Ontem, o Braga esgotou os sete mil bilhetes comprados à Naval e vai assim pintar por completo o José Bento Pessoa de vermelho. É a segunda vez, aliás, que isso acontece no mesmo mês. Na primeira, foi o Benfica a garantir uma enchente na Figueira da Foz. Agora é o Braga, em mais um sinal de que a diferença para os grandes continua a esbater-se paulatinamente.

É certo que a afluência de minhotos só será tão elevada porque a SAD ofereceu os bilhetes. Mas noutras alturas não o fez e a procura foi também intensa. Dos 14 jogos (já incluído o de amanhã) do Braga como visitante, só em Olhão e na Madeira é que não foram esgotados os 5% obrigatórios que o clube da casa deve reservar aos visitantes. Em casa do Marítimo não é difícil explicar porquê. Além da viagem ser custosa, o jogo foi de manhã e não havia voos que permitissem viajar no mesmo dia e evitar o alojamento.

Quanto à visita ao Olhanense, a distância de Braga até ao Algarve (cerca de 600 quilómetros) também é, por si só, uma explicação. Mas a romaria fez-se com 300 pessoas, pois nessa fase a equipa levava cinco vitórias consecutivas e começava a acreditar-se na possibilidade de fazer uma grande temporada.

A SAD tomou consciência de que a euforia já era larga quando viu um milhar de adeptos viajarem à Covilhã para a primeira eliminatória da Taça de Portugal. Desde então, o apoio não voltou a baixar essa fasquia e elevou claramente a média para os 2200 espectadores, número impensável para a realidade bracarense no início da temporada. Melhor só os grandes.

Jogos fora

JORNADA ADVERSÁRIO Adeptos

2ª SPORTING 2000

4ª MARÍTIMO 50

6ª OLHANENSE 300

8ª RIO AVE 1000

10ª GUIMARÃES 2000

12ª LEIXÕES 1000

14ª P. FERREIRA 1000

16ª ACADÉMICA 1500

18ª BELENENSES 1200

20ª FC PORTO 2250

22ª SETÚBAL 1000

24ª BENFICA 3000

26ª LEIRIA 7000

28ª NAVAL 7000




Matheus está recuperado mas sai do onze

O avançado Matheus faz parte dos planos para o próximo jogo. Lesionado até anteontem, já trabalhou ontem sem qualquer problema e será convocado para o difícil jogo do fim-de-semana. Apesar disso, o brasileiro deve saltar do onze titular por troca com Meyong, que tem estado bem e reclama o regresso à primeira equipa para poder lutar pelo terceiro lugar na lista de melhores marcadores do campeonato. Hoje a equipa tem o último treino antes de entrar em estágio à hora do almoço.


Leandro Salino com proposta de dois anos

O Braga está interessado em Leandro Salino e já lhe fez chegar a intenção de o contratar para as próximas duas épocas. A O JOGO, o brasileiro do Nacional desmentiu ter em mãos qualquer proposta, mas recusou afirmar que o futuro não passa pelo Minho. "Gostaria de melhorar de vida. Todos os jogadores gostariam", respondeu, quando questionado sobre se lhe agradava essa hipótese. O empresário de Salino, Filipe Fortuna, também não confirma diz apenas que propostas concretas só do Brasil e Itália. Mas Salino está efectivamente sinalizado e o processo de contratação só avançará no final da temporada. Isto por uma questão de respeito. É que Braga e Nacional são adversários na última jornada e ambas as equipas mantêm objectivos para cumprir. Os madeirenses tentarão renovar com Salino, mas só condições muito superiores o desviarão do Minho.


O JOGO

JotaCC

Título alheio enche a casa

A confirmar-se a enchente que a compra antecipada de 7500 bilhetes por parte do Braga permite perspectivar, o próximo jogo da Naval poderá vir a ser o melhor da época, ao nível da assistência. O recorde do José Bento Pessoa, esta época - 7491 espectadores -, foi estabelecido pelo Benfica, que disputa o título com o Braga.

O JOGO

JotaCC

Moisés desfalca Sporting de Braga frente à Naval

O defesa-central brasileiro Moisés está lesionado - tem uma mialgia na região posterior da perna esquerda - e vai, por essa razão, falhar o decisivo encontro de amanhã (18.00, Sport TV) diante da Naval 1.º de Maio no Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz.

Uma baixa de vulto na equipa treinada por Domingos Paciência, que mantém intactas as hipóteses matemáticas de se sagrar campeã nacional pela primeira vez no historial. Vandinho, castigado, também não faz parte das opções. André Leone e Matheus estão em dúvida para o jogo, ao passo que Mossoró continua lesionado.

Os adeptos afectos ao Sp. Braga vão comparecer em massa nesta partida dos minhotos (28.ª jornada da Liga portuguesa de futebol).

Assim, e neste sentido, o próprio Sporting de Braga anunciou ontem que os sete mil bilhetes que foram colocados à disposição do público para a deslocação ao Estádio José Bento Pessoa, com capacidade para 9500 espectadores, esgotaram ontem pela manhã.

Faltam cumprir três das 30 rondas do campeonato nacional de futebol e o Sporting de Braga está a fazer uma época brilhante. Os bracarenses encontram-se no segundo lugar da tabela classificativa da Liga, a seis pontos de distância do líder, o Benfica, e com cinco pontos de vantagem sobre o terceiro colocado, o FC Porto. Jorge Sousa arbitrará o encontro Naval--Sporting de Braga.


DN

JotaCC

Rodríguez na mira dos leões
CENTRAL DO SP. BRAGA ESTÁ REFERENCIADO E O SEU FUTURO PODE PASSAR POR ALVALADE


O defesa do Sp. Braga Alberto Rodríguez está na órbita dos leões para a próxima temporada. O internacional peruano, de 26 anos, já está referenciado há algum tempo e encaixa no perfil traçado pela SAD do Sporting: é um valor seguro, com técnica acima da média e forte nas transições. Mesmo sendo um central relativamente baixo (1,83 metros), Rodríguez tem um poder de impulsão bastante elevado e compensa a falta de centímetros com um bom posicionamento. Representado por Jorge Mendes - empresário com fortes ligações ao Sporting -, o camisola 2 arsenalista está bem cotado em Alvalade e o seu futuro poderá passar pelo plantel às ordens de Paulo Sérgio.

Recorde-se que, na altura em que o Sporting acertou a contratação de João Pereira, os dirigentes leoninos tentaram, também, assegurar o concurso do peruano. Contudo, as aspirações bracarenses no campeonato condicionaram um negócio que, após o final da temporada, poderá ser consumado.

Com uma cláusula de rescisão cifrada em 6 milhões de euros, o central poderá deixar a formação minhota por um valor mais baixo. Os dirigentes do Sp. Braga estão dispostos a libertar o sul-americano por cerca de 4 milhões de euros, já que o central termina contrato em 2011 e não mostra intenção em renovar.

Aliás, Rodríguez já por várias vezes demonstrou vontade em abandonar a capital do Minho. Titular indiscutível na seleção do Peru, o defesa vê com bons olhos a possibilidade de rumar a Alvalade, não só pela dimensão do Sporting mas também pela melhoria das condições salariais.

Concorrência

No entanto, os leões não estão sozinhos na corrida pelo jogador bracarense. São vários os clubes estrangeiros interessados em Alberto Rodríguez, principalmente em Inglaterra e Espanha, países onde o central está muito bem referenciado. Contudo, o facto de ser um jogador extracomunitário fecha-lhe algumas portas em terras de Sua Majestade.

A cumprir a 4.ª temporada no Sp. Braga, El Mudo é um dos jogadores mais valiosos da segunda defesa menos batida da Liga. Contratado ao Sporting de Cristal (Peru) em 2005/06, o sul-americano cedo assegurou a titularidade na formação minhota e rapidamente começou a despertar a cobiça de vários clubes europeus devido às boas exibições nas competições europeias.

Este é mais um dossiê para Costinha e José Eduardo Bettencourt resolverem.

RECORD

JotaCC

Na pista de Stopira

A mudança de técnico programada para a próxima temporada, consequência da saída de Paulo Sérgio para Alvalade, não implica um corte radical com o projecto que estava a ser desenvolvido no clube vitoriano para a campanha de 2010/11.

Várias das ideias defendidas pelo ainda treinador do V. Guimarães, relativamente à selecção final dos jogadores que integrarão os quadros da equipa na época que se segue, têm um prazo de validade que se estende para lá de 9 de Maio, dia da última jornada da Liga e da despedida do actual staff técnico.

Emílio Macedo, Paulo Pereira e José Pereira, a "troika" responsável pelo futebol vimaranense, assinaram por baixo o parecer de Paulo Sérgio, nomeadamente, quanto à necessidade de ser reforçada a defesa. E com as iminentes saídas de Andrezinho (este lateral-direito de origem tem sido solução para o lado contrário, mas termina contrato) ou Leandro Silva (expira o empréstimo patrocinado pelo Benfica), não chega apenas contratar Ricardo (o pacense já tem acordo com os vitorianos, válido por duas épocas).

O corredor esquerdo sempre foi sector considerado deficitário, pois Milhazes nunca conseguiu convencer Paulo Sérgio, enquanto Bruno Teles, a outra alternativa, só recentemente mostrou o que vale (e não é pouco, como demonstra o interesse do Vitória em renovar o vínculo do brasileiro ex-Grémio de Porto Alegre).

A hipótese de encontrar no mercado um novo defensor esquerdino continua, assim, em vigor e há já uma solução que o V. Guimarães possui em carteira. Trata-se de Stopira, cabo-verdiano de 21 anos, que é titular do Santa Clara e de quem os minhotos recolheram excelentes informações, via observação directa de vários jogos dos açorianos.

Baptizado com o apelido do antigo internacional francês (lembram-se do Euro-84?), por ambos terem um nome próprio foneticamente semelhante (o africano tem Ianique no BI, enquanto o gaulês foi registado como Yannick), Stopira tem um ano mais de contrato com o Santa Clara e esse será o maior obstáculo a ultrapassar pelos vitorianos no sentido de garantir os serviços do caboverdiano, não obstante existirem relatos de Sp. Braga e Marítimo também serem visitas regulares em partidas do emblema ilhéu e pelos mesmos motivos do Vitória. Porém, se os açorianos falharem a subida à Liga — nas últimas duas épocas ficaram à porta... —,não surpreenderá que o lateral troque a ilha de S.Miguel pelo Minho.


A BOLA

JotaCC

Hugo Viana e André Leone regressam às opções
MOISÉS AINDA É DÚVIDA PARA DOMINGOS PACIÊNCIA

Os regressos de Hugo Viana e André Leone são as grandes novidades dos convocados do Sp. Braga para a deslocação de domingo a casa da Naval (18 horas). Ambos os jogadores estão recuperados das lesões que os afastaram dos relvados nas últimas semanas e estão de volta aos eleitos do treinador, Domingos Paciência, para o jogo na Figueira da Foz.

De fora ficaram os médios brasileiros Rafael Bastos e Olberdam, sendo que Moisés, a contas com uma mialgia na perna esquerda, integra a lista de convocados, mas está em dúvida e só amanhã saberá se pode jogar.

Mossoró e Osvaldo, lesionados, e Vandinho, a cumprir castigo de três meses, são as outras baixas do Sp. Braga.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek
Defesas: Evaldo, Filipe Oliveira, Moisés, Paulão, Miguel Garcia, Rodriguez e André Leone
Médios: Madrid, Luís Aguiar, Peña e Hugo Viana
Avançados: Alan, Meyong, Renteria, Matheus, Paulo César, Diogo Valente e Adriano



Domingos Paciência: «Vamos sair como verdadeiros campeões»
TÉCNICO NÃO COMENTA JOGO DO BENFICA

Sem máquina de calcular na mão, Domingos Paciência dispensa olhares e pensamentos sobre o jogo de hoje do Benfica. O título ainda está na mira e por Braga (quase) só se fala de uma equipa. "Vamos sair deste campeonato como verdadeiros campeões. Somos uma equipa muito honesta", atirou o treinador dos arsenalistas, sem nunca concretizar a ideia.

Vencer na Figueira da Foz é obrigatório, nem que seja para segurar a 2.ª posição, e vão ser muitos os atletas observados por espiões de grandes equipas. "É natural que haja interesse porque aqui há muita qualidade. Mas a valorização de cada um é fruto de um trabalho coletivo", assumiu, concluindo: "A Naval já alcançou o seu objetivo e vai jogar de uma forma tranquila. As nossas dificuldades serão maiores, mas, se formos iguais a nós próprios, estaremos perto da vitória."


RECORD

JotaCC

Moisés convocado a condição

Apesar de ter contraído uma mialgia na região posterior da perna esquerda no treino desta sexta-feira, o defesa brasileiro foi convocado à condição para o jogo do Sp. Braga no campo da Naval 1º de Maio.

Apesar de convocado, incerteza quanto à utilização de Moisés deverá manter-se até perto da hora do jogo.

Na lista de convocados por Domingos Paciência, destaque ainda para os regressos de Leone e Hugo Viana e para as saídas de Olberdam e Rafael Bastos.

Lista de convocados:


Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;

Defesas: Evaldo, Rodriguez, Paulão, Leone, Moisés, Filipe Oliveira e Miguel Garcia;

Médios: Luís Aguiar, Diogo Valente, Peña, Andrés Madrid, Hugo Viana, Matheus e Alan

Avançados: Paulo César, Rentería, Meyong e Adriano


«Temos de fazer a nossa parte» - Domingos Paciência

A três jornadas do final do campeonato o treinador do Sp. Braga garante que «ainda há muito a conquistar».

«Sabemos fazer as contas. Faltam-nos três jogos e ainda há muito para conquistar. Como sempre, temos é de fazer a nossa parte», afirmou Domingos, na conferência de imprensa de antevisão ao Naval - Braga, que ocorrerá depois do Benfica - Olhanense. Um facto que não preocupa o técnico arsenalista. «Eu penso é no Braga», afirmou.

«Digo o que disse antes do jogo com o Leixões. Os meus jogadores são uns verdadeiros campeões por tudo o que já fizeram. Têm sido fantásticos e não é sequer normal ver tantos adeptos do Braga irem fora apoiar a equipa. Vivemos um momento único, de grande orgulho para mim, para o presidente e para toda a família do clube».

Quanto ao jogo deste fim-de-semana, Domingos diz não ter «dúvidas de que vai ser um jogo difícil, frente a uma equipa que já garantiu o seu objectivo principal – a permanência – e que por isso poderá fazer um jogo tranquilo».

Questionado sobre as notícias que dão conta do interesse de outros emblemas nos jogadores do Sp. Braga, o técnico foi claro: «sinto que o grupo tem consciência do que está a fazer e que os meus jogadores colocam os interesses colectivos acima dos individuais».

«Se no final da época sair alguém, isso será sempre uma consequência do trabalho colectivo», sublinhou.

A BOLA