News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/04

Started by JotaCC, 19 de April de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Madrid: "Continuar a meter pressão no Benfica"

Cada jogo é uma final, e tudo pode ainda acontecer nas três jornadas que faltam. No seio dos 'Guerreiros do Minho' o sentimento continua a ser de esperança num final feliz. "Continuamos na luta para ser campeões, temos essa esperança. Mas primeiro temos de ganhar os nossos jogos, depois esperar que o Benfica perca pontos. Vai ser luta até ao fim do campeonato", afirmou o médio argentino, Madrid, autor da assistência magnífica para o primeiro golo de Alan, que abriu caminho ao triunfo do Sp. Braga sobre o Leixões.

"Estamos fortes, determinados e vamos continuar a meter pressão sobre a equipa que lidera neste momento", asseverou Madrid.
"O Sp. Braga não desiste do sonho do título", garantiu também o 'capitão' Moisés, autor do terceiro tento arsenalista frente aos leixonenses.

"Faltam agora três jogos para o fim do campeonato e o calendário não é fácil para o Braga, nem Benfica nem para o Porto. Continuamos na 'briga' pelo título e a acreditar até ao fim que é possível", afirmou ainda o brasileiro, mostrando-se feliz com as palavras de Cristiano Ronaldo (internacional português do Real Madrid) que afirmou recentemente estar a torcer pelo 'Braga campeão', em vez do Benfica.

"O trabalho do Sp. Braga tem sido reconhecido e essas palavras vinda do jogador que é, que não é preciso palavras para descrever a sua grandeza, dão-nos força e são um incentivo para acreditarmos até ao fim".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Alan nas estrelas
GOLOS SÃO A MAIOR PROVA DO SEU CRESCIMENTO

Os amantes do futebol português andam encantados. Finalmente, podem ver jogar nos nossos estádios craques com cláusulas de rescisão astronómicas, desejados por clubes galácticos e alguns até já com presença garantida no próximo Mundial. Mas não são só esses que têm dado nas vistas. Alan, por exemplo, tem sido uma das unidades mais importantes num Sp. Braga desejoso por recuperar a liderança ao Benfica.

O extremo está a viver uma das melhores épocas de sempre e vai acabar com uma das figuras da prova. Os 8 golos marcados são a fase mais visível de todas as suas ações e falta apenas 1 remate certeiro para igualar o recorde pessoal de 2003/04 (9 tentos em 34 jogos). Do drible curto, das diagonais em velocidade, da facilidade em trocar constantemente de posição, nomeadamente com o ponta-de-lança, para baralhar as marcações já muito se falou e escreveu, mas a classe e frieza demonstrada em frente aos guarda-redes contrários está a surpreender muita gente. Que o diga Berger, do Leixões, que anteontem sofreu 2 enorme dissabores com a assinatura do brasileiro:um de chapéu e outro de cabeça!

Afirmação

Alan deu a volta às críticas e começou a acertar na baliza, dando seguimento às boas exibições das duas últimas temporadas. Se com Domingos Paciência luta pelo título, com Jorge Jesus ganhou a Taça Intertoto e com Manuel Cajuda já tinha chegado à pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ao serviço do V. Guimarães. Isto depois da grande desilusão da década, em termos profissionais: a dispensa do FC Porto.

Depois de 2 títulos nacionais de dragão ao peito, Jesualdo Ferreira abdicou dele para ficar com Tarik Sektioui no plantel para fazer sombra a Ricardo Quaresma. O extremo tinha custado 1 milhão de euros, fazia parte do lote de jogadores de Jorge Mendes e acabaria cedido ao V. Guimarães, fruto da aproximação das duas direções. Até que uma guerra pela Liga dos Campeões virou as costas de Pinto da Costa e Emílio Macedo:Alan foi à SAD das Antas e informaram-lhe que iria ser oferecido ao Sp. Braga!

Não hesitou em trocar de rival do Minho, teve flexibilidade tática para se fixar no losango de Jesus, mas foi com Domingos, no flanco que tanto gosta de desbravar, que tem mostrado ao país que sabe fazer golos.



Peña à espreita da continuidade

VENEZUELANO QUER MANTER-SE NO PLANTEL

César Peixoto e Luís Aguiar deixaram Braga no último verão e a SAD foi à Venezuela contratar um promissor criativo. Quase ninguém conhecia Peña, o médio revelou algumas dificuldades em entrar na equipa durante a pré-temporada e tudo se complicou com a chegada de Hugo Viana.

O internacional sul-americano não desanimou, mostrou classe quando foi chamado para um jogo da Taça da Liga e Domingos ofereceu-lhe a estreia no campeonato anteontem. Aumentou a esperança de se manter no plantel na nova temporada...




Esperanças em recuperar Viana
DOMINGOS DEU FOLGA DUPLA

Os arsenalistas só voltam a entrar em campo no domingo e o treinador entendeu dar duas folgas ao plantel.

Será, então, só amanhã que os atletas se voltam a reunir, altura em que os lesionados vão ser reavaliados.Hugo Viana é a maior preocupação e há esperanças que recupere para a Figueira da Foz. O médio já realizou algum trabalho de relvado no final da semana passada, mas a entorse no tornozelo direito ainda não lhe permitiu ir a jogo.

Leone e Osvaldo são os outros casos clínicos. Nenhum deles com esperanças de entrar no onze.



RECORD

JotaCC

Alan na versão melhor de sempre

Eduardo e Evaldo têm mais sete minutos do que Alan na Liga, mas o avançado brasileiro deve ser destacado no final da temporada como o guerreiro com mais influência na fantástica época do clube. Foi Alan que brilhou no começo da prova e, depois de um período menos vivo, volta a surgir em força nesta recta final da temporada.

No sábado consumou o primeiro bis desde que há nove anos aterrou em Portugal. Nove é também o número para que elevou a sua conta pessoal de golos nesta temporada: oito no campeonato, um na Carlsberg Cup. Tantos como em 2003/04, na época mais produtiva até agora. Mas nem aí conseguiu repetir a dose no mesmo jogo. Esse feito só no Brasil, quando ainda jogava no eixo do ataque e era goleador nas equipas por onde ia passando. Os adeptos do Ipatinga foram os últimos a comemorar dois golos de Alan no mesmo jogo. Isto no início de 2001. Mas se recuarmos a 1999, encontramos um hat trick pelo Uberlândia num jogo a contar para a Taça João Havelange, que equivale à Taça de Portugal.

Dizer que este é o melhor Alan de sempre passou a ser uma verdade também apoiada na estatística. É que se em matéria de golos está empatado, os outros números ajudam a confirmar a prática: conta com quatro assistências para golo e 255 ataques canalizados, número insuperável por qualquer outro jogador deste campeonato. Prova de regularidade é também a pontuação que O JOGO atribui semanalmente. Tem uma média de 6,22 pontos por jogo, acima dos 6,14 de Mossoró e dos 5,81 de Vandinho.

Contra o Leixões, Alan marcou de cabeça e num bonito chapéu de pé esquerdo. Mais uma razão para comemorar, pois agora também se pode gabar de já ter facturado de todas as formas e feitios. Marcou seis golos de pé direito, um com o esquerdo e dois de cabeça. Já teve sucesso na pequena área, na grande, bastante fora dela e até da marca do penálti. Brilhante!


Festa do jogo 300 tem de esperar

Alan pensaria que completaria 300 jogos em Portugal esta temporada. O afastamento precoce da Liga Europa travou essa ambição, que assim fica guardada para os primeiros meses de 2010/11. Actualmente, o brasileiro conta com 289 jogos repartidos por Marítimo, FC Porto, Guimarães e Braga. Vai fazer mais três jogos, se nada de anormal acontecer, e entrará na nova temporada com 292 partidas e à bica de fazer história. É que, com nove épocas apenas passadas no País, a média é impressionante: 32 jogos em cada uma delas.




Peña reduziu lista dos que falta estrear


Os quatro minutos a que Peña teve direito contra o Leixões foram um prémio para o trabalho do jovem venezuelano, que já brilhara na Carlsberg Cup e até entrara contra o Covilhã na Taça de Portugal, mas ainda não tinha tido a oportunidade de se estrear na Liga Sagres. Com a entrada do médio-ofensivo, restam três jogadores sem qualquer minuto na competição principal: os guarda-redes Kieszek e Cristiano e o criativo haitiano Petterson. Isto sem contar com Tiago Pinto, que, apesar de se integrar no plantel, não está inscrito e por isso já sabe que passará o ano em branco.

Domingos Paciência pretenderá oferecer minutos a todos, mas a situação de pressão positiva que a equipa vive pelo facto de ainda poder ser campeã trava essa intenção. Só depois de estar definida a classificação final é que o trio pode aspirar a jogar.



Recuperar Hugo Viana

Sem lesões decorrentes do jogo de sábado nem qualquer um dos três jogadores à bica castigados, a maior dúvida de Domingos Paciência no que respeita às opções para o próximo jogo, contra a Naval, centra-se em Hugo Viana. Lesionado, o médio será hoje reavaliado, mas só no final da semana terá certezas acerca de uma eventual disponibilidade.



Prospecção atenta às promessas sub-19

O gabinete de prospecção do Braga mudou-se para o Porto nos últimos dias. Foram vários os olheiros do clube que estiveram no Torneio Internacional do Porto para selecções Sub-19. Rui Vieira e Aníbal eram os jogadores minhotos ao serviço de Portugal, mas o Braga esteve em todos os jogos da competição, atento às promessas da Rússia, Bulgária e Geórgia, as outras participantes. Bruno Tiago, novo membro do departamento juvenil, esteve presente. Luís Martins (coordenador), Dito e Vital (treinadores) também passaram por lá.



O JOGO

JotaCC

Semana abre com duas dúvidas

Com o triunfo conquistado ontem pelo Benfica em Coimbra, o jogo com a Naval ganhou redobrada importância para um Sp. Braga que se comprometeu a não desistir do título, enquanto for matematicamente possível. Domingos Paciência tem os seus habituais titulares na máxima força para o desafio na Figueira da Foz.

Numa concessão rara do calendário, o treinador deu dois dias de folga ao plantel, permitindo que os seus jogadores, sobretudo os mais utilizados, recarreguem baterias. A semana abre com duas dúvidas: Leone e Hugo Viana.

É previsível a recuperação do médio para a deslocação ao terreno da Naval, um adversário historicamente difícil para o Sp. Braga. O caso clínico de Leone também caminha a passos largos para um final feliz.

A BOLA