News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/04

Started by JotaCC, 06 de April de 2010, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Enchente no treino do Sp. Braga

Contra águias e dragões, a equipa arsenalista está a dar o tudo por tudo por um final de temporada de sonho e os adeptos bracarenses também acreditam que no futebol não há impossíveis. Prova disso foi a recepção digna dos deuses que os jogadores do Sp. Braga tiveram ontem no regresso aos treinos, após a celebração da Páscoa, e a vitória no dérbi contra os velhos rivais do Vitória de Guimarães.

Num cenário de grande euforia, qual perfeita romaria, centenas de adeptos do Sp. Braga aproveitaram a tarde soalheira e a tradicional folga de segunda-feira de Páscoa minhota, e marcaram presença no treino dos arsenalistas, no arranque da operação União de Leiria, jogo da 26.ª jornada da Liga Portuguesa, a disputar no próximo sábado, na cidade do Lis.

Jogadores e equipa técnica, superiormente chefiada por Domingos Paciência, não podiam ter desejado melhor: um banho de multidão, a incentivar os 'guerreiros' para as últimas cinco finais do campeonato, na busca do sonho do título e acesso milionário à Liga dos Campeões.

O final da sessão ficou marcado por uma estrondosa onda de apoio e salva de palmas à 'legião', com os jogadores a responder com sorrisos, autógrafos e boa disposição.
Com o Leiria no pensamento, o plantel do Sp. Braga regressa hoje aos treinos, pelas 10 horas, mas desta vez, à porta fechada.



Paulão espreita nova titularidade




Continua a sina do treinador do Sp. Braga nesta recta final da temporada. Ora por lesão, ora por castigo, Domingos Paciência tem sido sempre obrigado a mexer na equipa, nos últimos jogos, sem ser por opção técnica.

A mais recente dor de cabeça prende-se com o substituto de Rodriguez, no eixo da defesa, ao lado do capitão Moisés. Com o peruano fora do próximo jogo (viu o quinto ama relo com o Vitória de Guimarães), segue-se no lote das opções de raíz: Leone ou Paulão, sendo que o primeiro dos brasileiros tem estado lesionado, e ontem foi um dos ausentes no regresso aos treinos do Sp. Braga.

Mas a semana ainda agora começou, e poderá recuperar até sábado. Operacional e com vontade de jogar e ajudar está Paulão, que não mais jogou depois do desastre no Dragão...


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Eis os rebentos da pedreira

O campeonato pode até já nem merecer tanta atenção, ofuscado pela liderança do Benfica, mas algo está a acontecer, em Braga. Algo está a mudar, e já não é o primeiro lugar que precipita os adeptos para dar aos treinos à porta aberta uma moldura colorida e calorosa - isso foi no Natal, quando a equipa de Domingos Paciência seguia na frente. Desde então, o líder mudou para o vermelho da Luz, mas, no AXA, o entusiasmo permanece inalterado. Quase se arriscaria dizer que cresceu, mas isso não se pode afirmar com rigor, porque não houve controlo, simplesmente a porta aberta e um engarrafamento a confirmar o sedentarismo lusitano. Seriam entre 300 e 500, estimava-se; indesmentível é o quadro inédito da romaria ao estádio, numa tarde de sol a confirmar, de várias formas, que a Primavera chegou: os rebentos da Pedreira estão aí a prová-lo. Havia-os de toda a idade: sócios antigos, fato de três peças, porte distinto e ricas memórias da rivalidade com o Guimarães, que deixou marcas visíveis no acesso ao recinto, no rescaldo do 3-2 da última jornada; e havia-os mais pequenitos, belos, simbólicos, mais tudo, enfim. Os bebés de Braga já vestem a camisola. Ontem, famílias inteiras foram apoiar o segundo da tabela, contrariados apenas, pela polémica que sobrou da arbitragem de Artur Soares Dias - ninguém quer ser prejudicado, mas, é indesmentível, sair beneficiado não ajuda à argumentação, numa discussão de bola. É claro que o campeonato não se esgotou no jogo minhoto, e a sensação de injustiça contribuiu para cimentar esta admiração pelo Braga: Vandinho, que enfrenta um castigo duríssimo na sequência dos incidentes na vitória sobre o Benfica, nunca foi tão apoiado. Na enchente primaveril, até já se reclamava bancada para o relvado em redor do qual se desenhou o testemunho do crescimento do clube. É claro que ainda há muito e muitos a ganhar: Diogo, pequerrucho de camisola 10, que ainda não decifrou os caprichos do erre, gritava "Baga! Baga!", mas, quando a família, entusiasmada, quis saber "quem é o maior", eis que se solta um espontâneo... "Benfica!".


Vantagem de Paulão

No que respeita ao planeamento da próxima jornada, a expectativa do treino de ontem do Braga concentrava-se em André Leone, cuja presença no relvado daria força à hipótese de recuperar a tempo do jogo com o Leiria. No entanto, o central brasileiro nem sequer testemunhou o apoio dos adeptos à equipa: permaneceu em tratamento - assim como Matheus, que, para jogar, tem fintado uma lesão que, tal como a de Leone, remonta ao jogo com o Rio Ave -, o que deixa Paulão em vantagem para substituir Rodriguez, castigado, em Leiria. A vantagem de Leone nesta discussão prende-se com a mais vasta experiência a jogar com Moisés.

SAD em silêncio

Enquanto em Guimarães se protesta a arbitragem e o jogo que o Braga venceu, na última jornada, por 3-2, numa partida marcada pelo número invulgar de grandes penalidades e de expulsões - quatro, em qualquer dos casos, com os castigos a provocarem uma razia entre os vimaranenses, devido ao desnorte nos minutos finais - em Braga assiste-se, em silêncio, aos desenvolvimentos da polémica. Carlos Freitas, voz da SAD que se fez ouvir noutros momentos conturbados, escusou-se a comentar as críticas do rival minhoto, assim como a intenção anunciada - e entretanto confirmada - de protestar o jogo, por alegado erro técnico de Artur Soares Dias.

Leiria será minhota

Os oito mil bilhetes que a SAD do Braga tem para oferecer aos sócios que queiram acompanhar a equipa a Leiria, no sábado, estarão hoje disponíveis, nos pontos que, habitualmente, são de venda (para os adeptos que não sejam filiados, a entrada custa cinco euros). Em estudo permanecia, ao final do dia de ontem, a melhor solução para transportar toda esta gente até Leiria. Os cerca de 230 quilómetros até ao palco do próximo desafio poderão ser percorridos em autocarros ou de comboio - ou até com recurso a ambos os meios. O que resta da organização desta aventura inédita dos bracarenses no Magalhães Pessoa deverá ficar decidido ainda hoje.

Porta fecha-se


Embora compensadora para o plantel, a abertura que marcou o treino de ontem não se repetirá, hoje. O Braga prepara-se para o Leiria pela manhã, mas, desta vez, com as portas fechadas.


O JOGO

JotaCC

Sempre avança Paulão
LEONE NÃO RECUPERA PARA LEIRIA E SÓ RESTA UMA SOLUÇÃO PARA O EIXO DA DEFENSIVA

André Leone não deve estar disponível para jogar em Leiria e sempre avança Paulão como a solução disponível para Domingos Paciência formar o eixo da defensiva.

Aquele que é o posto que o treinador considera estar mais bem preenchido no plantel, surge agora depauperado para uma deslocação tão decisiva em face da ausência forçada de Rodríguez, que tem de cumprir 1 jogo de castigo. Leone continua entregue ao departamento médico e, ontem, nem sequer subiu ao relvado, ele que seria a solução mais credível para render o peruano, formando a dupla com o compatriota Moisés. Até pela simples razão de que Leone também é um defesa-central que joga preferencialmente do lado esquerdo, tal como Rodríguez, mas o problema muscular do brasileiro parece suficientemente grave para o deixar mais uma semana fora do ativo. Leone, recorde-se, sofreu uma lesão muscular em pleno jogo com o Rio Ave, já não foi solução para a viagem ao Estádio da Luz e regressou aos treinos na semana de preparação do dérbi do Minho, mas acabou por ter uma recaída que o deixa outra vez fora dos planos.

Época residual

Em Leiria, portanto, joga Paulão, um defesa-central mais habituado a alinhar do lado direito, onde Moisés é rei e senhor da defensiva bracarense. O possante defesa (1,86 m e 82 kg) que veio da Naval não tem tido uma época de estreia em Braga como certamente esperaria. Utilizado em 6 jogos do campeonato, Paulão apenas foi titular em dois. Alinhou com Moisés na goleada de má memória do Dragão e esteve ao lado de Rodríguez na vitória caseira sobre o Marítimo. De resto, Paulão tem sido chamado com frequência aos convocados e um sinal da confiança de Domingos Paciência nas suas capacidades é a Taça da Liga, onde o jogador, de 27 anos, foi sempre titular e alinhou a tempo inteiro nos três jogos da competição, com Sporting, Trofense e... U. Leiria.

RECORD

JotaCC

Castigos: 40 dias para Rui Costa, 45 para Carlos Freitas
CD da Liga pune directores desportivos de Benfica e Sp. Braga

A Comissão Disciplinar da Liga determinou a suspensão por 40 dias de Rui Costa, director desportivo da Benfica SAD, na sequência dos incidentes ocorridos no jogo entre o Sp. Braga e o Benfica, relativo à 9ª jornada. O dirigente do futebol encarnado foi também castigado com multa de 1250 por ofensas a João Gomes, director-geral da SAD bracarense.

Nas deliberações do plenário da última quarta-feira, a CD da Liga puniu também Rui Costa e João Gomes com multa de 500 euros, por violação do artigo relativo a «acesso e permanência no recinto de jogo e balneários».

Por sua vez, Carlos Freitas, director desportivo do Sp. Braga, SAD, foi também punido com 45 dias de suspensão e multa de 1500 euros, por «lesão da honra e reputação» da CD da Liga e do seu presidente, Ricardo Costa, em declarações publicadas em vários órgãos de Comunicação Social, na sequência dos castigos aplicados a Vandinho e Mossoró.

Das restantes decisões do CD da Liga, refira-se que o Marítimo foi multado em três mil euros devido à presença irregular de Mitchell Van der Gaag no banco de suplentes, no seu jogo de estreia com a Académica, e o U. Leiria foi punido com mil euros de multa, devido à presença de duas pessoas não autorizadas no túnel de acesso aos balneários, no U. Leiria-Nacional.

António Silva Gomes, presidente do Penafiel (II Liga) foi castigado com 50 dias de suspensão e 750 euros de multa por ofensas ao árbitro do jogo Penafiel-Freamunde.

MAIS FUTEBOL