News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/04

Started by JotaCC, 05 de April de 2010, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Meyong: "Ainda podemos ser campeões"


Meyong saltou do banco para garantir o triunfo no dérbi minhoto com o Vitória de Guimarães e é um dos rostos da ambição arsenalista. O avançado camaronês acredita que ainda é possível o Sp. Braga ser campeão e garante mais golos nas próximas cinco jornadas que faltam para o final do campeonato.

"Enquanto há vida e matematicamente for possível ainda podemos acreditar. Nós não vamos baixar os braços, ainda podemos ser campeões. Vamos fazer o nosso papel que é ganhar jogo-a-jogo todos os encontros que faltam e vamos ver o que acontece", sublinhou.

Meyong confessa estar "satisfeito" por mais dois golos na conta pessoal (nove no total), mas confessa que esperava mais:"no início da época pensava ter mais golos marcados neste momento, mas a minha preocupação principal é a e quipa, se ganharmos para mim está tudo bem. O Sp. Braga este ano é uma equipa que, colectivamente, toda a gente faz golos. Não é sempre uma só pessoa a fazer golos, como acontece com várias equipas que têm um goleador. Qualquer um pode marcar e a equipa ganha com isso".

Quanto ao regresso à titularidade, o avançado diz não estar preocupado."Não me preocupo muito com isso, nós temos um bom plantel já provámos isso e depois cabe ao treinador fazer a escolha. A minha preocupação é colectiva, para ganharmos jogos. Confio no treinador e nas escolhas deles", frisou, acrescentando que "ainda faltam cinco jogos" e, por isso, "ainda vai haver mais golos". Em fim de contrato, Meyong revelou sentir-se "muito bem aqui em Braga". Quanto ao futuro, "vamos ver".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

O novo desafio de Hugo Viana
INTERNACIONAL PERDEU O ESTATUTO DE INTOCÁVEL

No meio de tanta polémica, com expulsões e penáltis que prolongaram a discussão do dérbi, pouca gente se apercebeu de um dado novo que Domingos Paciência mostrou logo na ficha do jogo: Hugo Viana perdeu o saboroso estatuto de... intocável!

A verdade é que pela primeira vez na época, o esquerdino não esteve no onze por mera opção técnica. Hugo Viana só falhou um jogo do campeonato e cumpre-se esta semana uma volta inteira, pois foi precisamente na receção à U. Leiria. Mas nessa altura foi porque o jogador teve febre em pleno estágio e acabou dispensado. Na partida seguinte, em Matosinhos, frente ao Leixões, Viana sentou-se no banco de suplentes para dar a titularidade a Madrid, mas a pálida exibição do argentino obrigou Domingos a recorrer ao esquerdino para a segunda parte do jogo. Ou seja, dois exemplos de impedimento e mera gestão do esforço que não são comparáveis ao que sucedeu no dérbi com o V. Guimarães. Hugo Viana perdeu o seu estatuto no núcleo duro, mas o curioso da questão é que pode ter sido apenas por uma semana...

De facto, o desenrolar dos acontecimentos, num meio-campo já sem Mossoró, abriram lugar à discussão e até pode ser que Hugo Viana recupere já o seu lugar no jogo do próximo sábado, em Leiria.

É uma semana diferente na perspetiva meramente individual de um jogador com créditos firmados no futebol português. É um novo desafio na luta pela recuperação da titularidade. Hugo Viana saiu menino do Minho, ele que é natural de Barcelos e foi para o Sporting com 16 anos, mas voltou ao fim de dez anos de aventuras por essa Europa fora, para uma primeira fase da época verdadeiramente explosiva. Chegou a ser o melhor marcador da equipa quando apontou aquele fabuloso livre direto na receção ao Benfica, contribuindo de forma decisiva para o triunfo sobre os encarnados e para o trepidante início de época da equipa. Mas parou por aí...


RECORD

JotaCC

Alan não folga há 30 meses

Fantástico no surpreendente início de época minhoto, Alan não perde fôlego e continua a ser decisivo. Se houvesse prémio para a combatividade, como no ciclismo, o brasileiro era um dos mais fortes candidatos. Não se cansa e, com excepção de Evaldo, é o jogador de campo mais utilizado do Braga. Só perdeu 7 minutos contra o Nacional, mas já não sabe o que é folgar na Liga Sagres há mais de dois anos e meio. São 30 meses, no total, num registo impressionante de 81 jogos consecutivos a ser utilizado, 79 deles como titular. Neste parâmetro, só Eduardo (86) o supera por terras do Minho. Nem o lateral-esquerdo que joga sempre se pode gabar de tanto, uma vez que na época passada ficou de fora uma vez. O que mais cansa em Alan não é ler estes números, mas constatar que ao fim de tanto tempo, e já com 30 anos completos, mantém o mesmo vigor. De tal forma que é o maior canalizador de ataques de todo o campeonato. É certo que Varela e Di María têm médias superiores, mas não foram sujeitos ao desgaste dos 2243 minutos que Alan já jogou. E a regularidade é tremenda, pois é líder desde a segunda jornada. Aliás, o brasileiro tem este ano uma característica que o distingue das época anteriores: não é substituído com frequência. Jorge Jesus tirou-o seis vezes em 2008/09. Em Guimarães, Manuel Cajuda substituiu-o em nove jogos na temporada 2007/08. Dos 81 jogos que referimos, 26 foram jogados pelo Vitória e os restantes pelo Braga.

Alan é, como dissemos, o jogador mais ofensivo da Liga e caminha a passos largos para carimbar a sua melhor época de sempre. Para já, está a três golos dos que marcou em 2003/04, temporada em que foi decisivo para o Marítimo garantir um lugar na Taça UEFA. Nessa altura, o campeonato tinha 34 jogos. Significa isso que, agora, bastam mais dois golos para, em média, ultrapassar esse registo. E 220 minutos para melhorar o tempo de jogo.

Em termos colectivos, já ganhou vários títulos no FC Porto. Mas nunca teve o protagonismo que agora vive na Cidade dos Arcebispos. A confiança é tanta que é o décimo jogador mais rematador da Liga Sagres, oitavo se contabilizarmos apenas os remates devidamente enquadrados. Tem três assistências para golo e Domingos Paciência até o colocou à frente de Luis Aguiar na hora de cobrar a grande penalidade, no dérbi do Minho, que igualaria o jogo. Alan é, sem qualquer dúvida, uma das grandes figuras deste magnífico Braga.


Matheus sai da equipa mas o sucessor ainda não está escolhido


O ataque do Braga está novamente em aberto para o próximo jogo. Matheus vai sair do onze titular, mas não há certezas sobre o seu substituto. Renteria e Meyong são as duas hipóteses e Domingos Paciência terá toda a semana para decidir em conformidade. Meyong está muito moralizado com os dois golos que marcou e pelo facto de ter superado a época transacta. Mas foi Renteria que criou os dois penáltis que o camaronês viria a converter e foi também ele que agitou o ataque e desperdiçou as melhores ocasiões de golo bracarenses.

Estas dúvidas não são uma novidade para o treinador. Nos últimos seis jogos, cada um dos três jogadores foi duas vezes utilizado no onze. Os três têm características muito diferentes e dão-se bem quando jogam juntos. Contra o Guimarães, foi a utilização conjunta de Renteria e Meyong que ajudou a desbloquear o jogo. A dupla fez furor com Jorge Jesus na época transacta. O agora treinador do Benfica não prescindia de os ver juntos sempre que estavam disponíveis. A táctica de Domingos é diferente.



Esforços por Leone

A lesão de André Leone não deve ser impeditiva de que jogue em Leiria, no sábado, no lugar do castigado Rodriguez. Com uma mialgia no adutor da coxa esquerda, o defesa ainda treinou a cem por cento na semana passada, mas uma recaída mandou-o novamente para a enfermaria. O Braga recusa agora acelerar a recuperação do defesa-central brasileiro, mas é provável que esta esteja completa até ao final da semana. Leone não faz qualquer esforço há três dias e será reavaliado hoje, devendo iniciar depois o trabalho sobre a relva. Até ao final da semana o central deve estar a treinar em pleno e em condições de recuperar o lugar na equipa de Domingos Paciência, que perdeu, precisamente, quando contraiu esta lesão, no minuto 55 do jogo com o Rio Ave, na 23ª jornada do campeonato.

Paulão é a outra solução para o eixo da defesa, mas há muito que Domingos Paciência deixou claro que o brasileiro ex-Naval é quarta opção. De tal forma que só ainda foi duas vezes titular na Liga Sagres. Tem ainda quatro aparições enquanto suplente utilizado. Uma marca bem menor do que os registos dos outros centrais do grupo: Moisés, Rodriguez e Leone, por esta ordem.


Treino antes da corrida às bilheteiras

O Braga regressa hoje, pelas 15h30, aos treinos, um dia antes de os oito mil bilhetes grátis para a deslocação a Leiria ficarem à disposição dos associados do clube. Com esta medida, a Direcção do Braga pretende que a equipa tenha um apoio importante nesta recta final do campeonato. O treinador Domingos Paciência poderá contar com quase todo o plantel para um jogo no qual a vitória significa um passo de gigante rumo a um lugar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões.


O JOGO

JotaCC

26.ª Jornada
Sp. Braga quer 8 mil em Leiria

Com a Liga dos Campeões no horizonte, a SAD do Sp. Braga requisitou oito mil bilhetes para a deslocação da equipa a Leiria, em jogo da 26ª jornada da Liga, no sábado (19h15, Sport TV1).

Depois de assegurada a melhor classificação de sempre do clube – na pior das hipóteses, o terceiro posto não escapa aos arsenalistas – a equipa de Domingos Paciência terá apoio redobrado na visita à cidade do Lis, depois do esforço financeira realizado pela direcção, que abriu os cordões à bolsa para preparar uma autêntica invasão ao Municipal de Leiria.

Os sócios não pagam. Para os simpatizantes bracarenses que não estão inscritos na Família dos Guerreiros do Minho, os ingressos custam cinco euros e poderão ser adquiridos nos habituais pontos de venda — bilheteiras do Municipal de Braga, secretaria do Estádio 1º de Maio e lojas do Sp. Braga. Na prática, a SAD suporta parte substancial dos custos inerentes a esta operação, pois reconhece que o investimento poderá conhecer importante retorno desportivo para o clube.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Tarde de decisões na defesa

O plantel do Sp. Braga regressa esta tarde ao trabalho, depois de 48 horas em gozo de folga, a retemperar forças para o duelo com o U. Leiria.

O primeiro ensaio da semana será preponderante para conhecer as possibilidades de Leone recuperar para o desafio. O brasileiro tem estado parado por causa de uma lesão muscular no adutor da coxa esquerda e na semana passada teve uma recaída, o que acentuou a preocupação do departamento médico.

Com o peruano Rodriguez castigado, Domingos tem em Paulão uma alternativa, mas a experiência de Leone e a rotina que possui a jogar ao lado de Moisés, dão outro tipo de garantia ao treinador do Sp. Braga.


A BOLA

Pé Ligeiro

V. Guimarães confirma protesto do jogo com o Sp. Braga
Emílio Macedo fala em erro técnico de Artur Soares Dias


O Vitória de Guimarães vai protestar o jogo com o Sp. Braga, que terminou com a vitória da equipa de Domingos Paciência por 3-2. O duelo minhoto ficou marcado por quatro castigos máximos e igual número de expulsões de jogadores vitorianos.

«Ficou decidido, após a reunião com o departamento jurídico, que vamos contestar o jogo devido ao caso do Rodriguez. Ele viu um amarelo, depois o vermelho e foi convidado a sair. Mesmo assim, ficou em campo. Isso é um erro técnico. Também vamos pedir a despenalização do Andrezinho, pois o segundo amarelo foi injustificado», explicou Emílio Macedo, presidente do V. Guimarães.

Refira-se que Andrezinho foi expulso na sequência da última grande penalidade, quando Rentería caiu em lance com Flávio Meireles.
MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Banho de multidão no regresso ao trabalho
PLANTEL RECEBIDO EM EUFORIA NO ESTÁDIO AXA 


O plantel do Sp. de Braga voltou esta segunda-feira ao trabalho depois da folga concedida por Domingos Paciência por altura das festividades da Páscoa.

Os bracarenses foram recebidos por muitos adeptos, o que retardou o início do treino. Os jogadores retribuíram o carinho prestado pelos adeptos com autógrafos e fotos.

De referir que na terça-feira serão disponibilizados oito mil ingressos para o encontro de sábado no reduto da União de Leiria. A direção do clube minhoto adquiriu os bilhetes e irá oferecê-los aos adeptos que pretendam deslocar-se à cidade Lis.

No plano desportivo, referência para a ausência de Leone no treino desta segunda-feira, o que coloca o defesa bracarense praticamente fora do baralho para o jogo de Leiria. Por seu turno, Mateus fez gestão de esforço.

O plantel dos "arsenalistas" volta a treinar na terça-feira, pelas 10 horas no Estádio Axa, à porta aberta.

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Centenas de adeptos no regresso aos treinos

Cumpridas as 48 horas de descanso após a vitória no «derby» minhoto, o Sp. Braga voltou ao trabalho. Os jogadores e comando técnico não podiam ter pedido mais: centenas de adeptos a apoiar e uma tarde soalheira, para aumentar os sorrisos e motivação no seio do grupo.

No relvado anexo ao Estádio AXA, o público transbordavam euforia, aplaudindo no final do certame treinador e jogadores, que mostraram natural boa disposição ao longo da sessão.

A presença do número avultado de pessoas acaba por ser justificado pela tradição de não se trabalhar em Braga na segunda-feira após a celebração do dia de Páscoa.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!